quinta-feira, janeiro 14, 2010

Poço Branco espera ajuda

O prefeito de Poço Branco, Maurício Menezes, está tentando uma audiência com a governadora Wilma de Faria, para pedir ajuda do governo estadual para aquisição de barracas que passarão a servir de dormitórios para as famílias da zona urbana e rural do município, situado a 55 quilômetros a noroeste de Natal, que tiveram suas casas danificadas em razão dos terremotos de sábado e segunda-feira, dias 9 e 11 de janeiro.


Maurício Menezes afirmou que as pessoas não estão querendo passar a noite e dormir em suas casas por temor de que novos abalos sísmicos possam trazer mais danos às suas residências.

Menezes disse que a Comissão Municipal de Defesa Civil está em estado de alerta, mas a prefeitura não tem condições financeiras de adquirir as barracas nem cobrir as despesas de recuperação de pelo menos mil moradias, que foram afetadas pelos tremores de terras ocorridos num espaço de tempo de apenas 72 horas.

“Não são danos de grandes portes, a maioria das casas tem fissuras e rachaduras”, infomrou o prefeito, mas existe a possibilidade de que tudo se torne uma coisa maior, caso ocorram novos tremores na região do Mato Grande.

O prefeito disse que tenta uma audiência com a governadora “há dois meses”, mas agora a situação é diferente e ele aguarda uma brecha na agenda de Wilma de Faria para reivindicar ajuda para o município, “como o cheque-reforma para as pessoas restaurarem as casas que foram danificadas”.

Até mesmo as casas que foram construídas pelo Exército em 1986, com estrutura de madeiras entrelaçadas e esteios nas partes laterais e frontais que são preenchidas com argamassas para resistirem a esses fenômenos naturais, sofreram com os abalos sísmicos dos dias 9 e 11.

Foi o caso da residência da dona de casa Edilma Tertulino da Silva, cujo revestimento não resistiu aos tremores e mesmo a madeira que já está comprometida, cedeu um pouco na cozinha com os abalos. “Aluguei uma casa para morar por R$ 150,00”, contou ela, que continua morando na mesma rua de Poço Branco, a Presidente

Corpo de Zilda arns chega hoje

O corpo da médica sanitarista Zilda Arns, que morreu soterrada entre escombros de uma igreja no terremoto em Porto Príncipe, será enterrado no Cemitério Água Verde, após vigília na sede da Pastoral da Criança na capital paranaense. Zilda Arns, fundadora e coordenadora Internacional da Pastoral da Criança, morreu no momento que concluía uma palestra para cerca de 150 pessoas numa igreja do Haiti.


Potiguar sobrevive ao tremor no Haito

O potiguar Helder Batista de Araújo, 25 anos, terceiro-sargento do Exército Brasileiro, pode dizer que nasceu de novo. Ele estava no Haiti quando aconteceu o terremoto de 7 graus na escala Richter, que pode ter matado mais de 100 mil pessoas, inclusive vários brasileiros, e conseguiu sobreviver à tragédia sofrendo apenas escoriações. Após um dia inteiro de angústia, sem conseguir contato com Helder, a família, que mora em Timbaúba dos Batistas (RN), finalmente falou com ele no início da noite de ontem e confirmou que estava tudo bem. O sargento contou, inclusive, que chegou a participar das buscas por sobreviventes.

Lotado em Boa Vista (Roraima), Helder decolou daquela cidade em direção ao Haiti na segunda-feira, chegando lá no mesmo dia, para servir na Força de Paz mantida pelo Brasil. Quando soube do terremoto, sua mãe, Aldenora Batista de Araújo, 47 anos, temeu pelo pior. Sofreu durante todo o dia com a falta de informações oficiais e ausência de contato direto com o filho. Para aumentar a dúvida, um sub-tenente do Exército chegou a informar que o avião com Helder teria voltado ao Brasil antes de chegar ao Haiti. Só à noite o pai conseguiu contato via Internet com Helder, que informou estar bem e ter, inclusive, participado da busca por sobreviventes.


"Foi a pior sensação da minha vida. Está tudo destruído aqui e o caos é total na cidade", foi o relato de Helder ao pai, Francisco Batista de Araújo, 55 anos. Só na noite de ontem, o sargento conseguiu mandar uma mensagem via Orkut para um amigo, pedindo que ele ligasse para tranquilizar sua família. Em seguida, foi possível fazer contato com o pai pela Internet, inclusive usando Webcam. Foi o fim do mistério.

Segundo a mãe, Aldenora Batista de Araújo, 47 anos, no último dia 23 de dezembro, Helder esteve na cidade de Timbaúba dos Batistas, onde ela mora, para visitar os pais e passar as festas de fim de ano. Helder seguiu de volta para Roraima no dia 8 de janeiro e viajou para o Haiti, saindo de Boa Vista, um dia antes do desastre. "Enquanto não falar com ele, não fico sossegada", afirmava à tarde. Ainda de acordo com Aldenora, o último contato do filho com ela havia sido no domingo, pouco antes do embarque para o Haiti. "Estamos nervosos com a situação. Ainda não temos notícias", disse ela à reportagem.

Procurado pelo DN no meio da tarde de ontem, o sub-tenente Arimatéia, do 6º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, em Roraima, chegou a negar que Helder tivesse desembarcado no Haiti. "O vôo que estava levando o grupo de militares para o Haiti, incluindo o Helder, parou para abastecer na República Dominicana e retornou para o Rio de Janeiro por falta de condições de troca de contigente", afirmou Arimatéia.

Estação
O terremoto de 7 graus na escala Richter que abalou o Haiti foi captado pela estação sismográfica de Riachuelo, coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apesar disso, os pesquisadores avisaram que o fenômeno não está relacionado com os abalos sísmicos registrados no estado no último sábado e na segunda-feira passada. "Este fato não tem absolutamente nenhuma relação com o ocorrido aqui em Taipu", disse Aderson Nascimento. O tremor registrado no estado foi de 2,7 graus no sábado e 4,2 na segunda, de acordo com números da UFRN.

Crea constata avarias, mas nega risco

Os quatro primeiros reservatórios visitados ontem — primeiro dia de inspeções realizadas pelos engenheiros do Crea, Dnocs e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos — mostram sinais de desgastes acumulados e ocasionados pelos dois últimos anos de bom inverno no interior do Rio Grande do Norte. A constatação preliminar é que a falta de manutenção da estrutura física tem ocasionado pequenas avarias, mas que podem evoluir e comprometer parcialmente alguns desses reservatórios. O diagnóstico assegurado pela equipe, mesmo antes de emitirem um relatório é que “não há risco da barragem Armando Ribeiro Gonçalves romper em decorrência das duas erosões na parte de fora da parede”.



Os engenheiros encontraram erosão nas paredes dos açudes Boqueirão de Angicos (em Angicos) e Mendubim (Assu), ocasionadas pelas fortes chuvas dos anos de 2008 e 2009. Em dimensão bem menor àquelas encontradas na parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Assu), mas que segundo o engenheiro civil e consultor em barragens da Semarh, José Mário Borba Gomes de Melo, indicam a necessidade de um trabalho mais freqüente de manutenção.


“Nada muito oneroso, mas que precisa ser feito. É certo que nesses dois últimos anos tivemos um inverno rigoroso, mas é preciso agir para evitar que essas erosões evoluam”, disse José Mário. A fiscalização preventiva integrada vai até o próximo dia 20, quando os técnicos terão vistoriado 22 açudes e barragens considerados os maiores ou os mais “importantes” do Estado.

No açude Boqueirão de Angicos, os engenheiros observaram que em uma das extremidades do sangrador há necessidade de nova intervenção porque a força da água já escavou a base de alvenaria. O local já havia passado, há alguns anos, por intervenção. O Mendubim, açude que antes da instalação da adutora servia de fonte para abastecimento da cidade de Assu, praticamente não apresenta avarias. Quanto à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, onde a equipe dedicou mais tempo em suas observações, os técnicos observaram que as duas grandes erosões ocorreram porque as calhas de alvenaria por onde escorre a água da chuva estavam parcialmente entupidas.

“Esse material acumulado fez a água transbordar das calhas e escorrerem sobre o talude da parede, abrindo esses rasgos”, explicou o coordenador técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Assu, João Guilherme. E conclui — “a barragem não vai arrombar, mesmo que o serviço não seja feito antes do inverno”.

João Guilherme afirma que o dinheiro para recuperar a parede da Armando Ribeiro Gonçalves não foi liberado. Mas que o processo continuar tramitando e seria necessário cerca de R$ 400 mil. “Barragens de grande porte, como a Armando Ribeiro e Umari (em Upanema), são frequentemente inspecionadas, segundo assegurou o coordenador do Dnocs. Mas, claro, eventuais problemas de desgaste podem ocorrer e constar em nossos relatórios com pedido de providência”, afirma Guilherme.

Rompimento

O técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mário Borba Gomes de Melo, explicou porque essa possibilidade de ruptura está descartada. A parede da “Barragem do Assu”, uma das maiores do Estado com capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos, possuem uma espécie de filtro de areia no miolo da estrutura (como se fosse uma caixa de areia), que funciona como um filtro. “Mesmo que a água vazasse para dentro da parede, ela desceria até a base da estrutura e seguia no subsolo. Sequer umedeceria a parede pelo lado de fora”.

Em Umari manutenção já começou

O último reservatório visitado ontem foi a barragem de Umari, onde os engenheiros encontraram empreiteiras contratadas pelo Estado realizando serviço de manutenção em parte da estrutura. Com a última sangria, em 2009, parte do piso localizado no sopé do sangradouro desprendeu. As enormes placas de concreto estavam sendo repostas.

Algumas poucas infiltrações na parte externa da parede chamaram a atenção dos engenheiros. Logo analisaram que seriam decorrentes de um processo natural de infiltração, visto que a barragem tem pouco tempo de sua construção. “Isso é comum e acaba à medida que o carbonato do cimento vai sendo liberado, fechando esses poros”, justificou o engenheiro José Mário.

O relatório final, com as conclusões e ponderações dos engenheiros, deve ficar pronto até o dia 27 deste mês, segundo o engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RN, segundo o engenheiro Eunélio Silva. Os engenheiros seguem um protocolo em planilha específica para avaliação de reservatórios hídricos, que depois são analisadas pela comissão da inspeção integrada preventiva. A equipe deve visitar hoje os seguintes reservatórios: Santa Cruz do Apodi, Lucrécia, Pau dos Ferros, Apanha Peixe (Caraúbas) e Rodeador (Umarizal

Santa Cruz realizará a 4a. Confêrencia das Cidades

O Governo Municipal de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a ETAPA MUNICIPAL DA 4ª. CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES. A Conferência Municipal acontecerá no Auditório do SENAI, no dia 21 de janeiro de 2010, a partir das 09 horas.


O Lema da Conferência é: Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social e, o tema é: Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano. Os eixos temáticos serão 05: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no distrito federal; aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; e, relação entre os programas governamentais – como PAC e Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.

Câmaras buscam orientação em TCEs sobre queda do duodécimo

Várias Câmaras Municipais em todo o país têm procurado o Tribunal de Contas de seus estados, em busca de orientação sobre a redução das verbas das casas legislativas, prevista na Emenda Constitucional que aumentou o número de vereadores no país. Em comum, têm ouvido que não há como modificar o texto aprovado pelo Congresso Nacional, a não ser através de uma interpretação do Supremo Tribunal Federal, que é o órgão que tem competência para interpretar a Constituição.


A PEC dos Vereadores, como ficou conhecida, foi aprovada na Câmara e no Senado, mas uma liminar do STF impediu a posse imediata dos suplentes nas Câmaras Municipais onde foram criadas as novas vagas. Como a liminar só atacou a posse dos vereadores, os tribunais entendem que a redução das verbas das câmaras municipais, também prevista na Emenda Constitucional, foi mantida.

Como a maioria dos presidentes das Câmaras Municipais acredita que a redução da verba pode inviabilizar a gestão nas casas legislativas, alguns articulam para questionar a Emenda Constitucional no STF. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, vereadores de vários municípios estão articulando e nas primeiras semanas de janeiro decidem se entram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn), contra a redução do duodécimo.

Enquanto isso não acontece, já estão cientes que têm duplo desafio: adaptar-se a um orçamento menor e, ao mesmo tempo, se preparar para receber mais parlamentares nas próximas eleições municipais, em 2012.

Comércio de João Câmara cada vez mais Fortalecido

O comércio de João Câmara, vem sofrendo uma grande transformação nos últimos anos, com a implantação de grandes empresas nos mais diversos seguimentos, e cada vez mais fortalecendo o comércio local, com a chegada da concessionária da Honda, loja da Yamaha, Rede Mais Supermercado, Farmácia Irmã Dulci, o comercio sofre uma transformação satisfatória para os consumidores que ganha cada vez mais novas opções de compras.


Depois de todas essas empresas citadas a bola da vez agora e a Ótica Dinis uma rede de Óticas espalhada por toda nordeste, que acaba de alugar um prédio no centro da cidade para se estala no município. Empresários locais donos de pontos comercias, no centro da cidade, citaram também que uma grande empresa no ramo de eletroeletrônicos e outra no ramo de imóveis estiveram em João câmara, a procura de prédios de aluguel. Com essas grandes empresas no município, vem diminuído o índice de desemprego, e aumentando a geração de renda, e a cidade cada vez mais crescendo economicamente.

Prefeito de São Miguel não esconde desejo de disputar as eleições de 2010

Começa a ganhar força a possibilidade de o prefeito de São Miguel, Galeno Torquato (PSB), efetivar candidatura a deputado estadual. Tido como um dos melhores gestores da nova geração do Alto Oeste, o prefeito trabalha com um objetivo de realizar um sonho espelhado no passado. Com base no depoimento de pessoas ligadas ao prefeito, o CORREIO DA TARDE obteve a informação de que Galeno tem como meta assegurar uma das vagas da Assembleia Legislativa, como fez seu pai.


Embora tenha afirmado por diversas vezes que o projeto não visa uma disputa para a eleição de 2010, Galeno não esconde que tem o desejo de chegar à Assembleia.

Mas para realizar seu sonho o prefeito de São Miguel terá que transpor algumas barreiras, como o fato de ser afilhado político e ter laços familiares com o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN), que aparece como principal líder político na região do Alto Oeste.

Cauteloso, o prefeito diz que em principio sua meta seria concluir o segundo mandato, concretizando as metas de desenvolvimento traçadas para São Miguel, o que, segundo setores da imprensa local, poderia garantir impulso para uma projeção regional em médio prazo.


Galeno sabe que não pode desconsiderar a existência do deputado Raimundo Fernandes, já que bater de frente com "Bigodão" poderia sepultar seu projeto. Ele sabe, entanto, que outros aliados do deputado micaelense já começam a tentar ocupar novos espaços. O ex-prefeito de Luis Gomes, Pio X Fernandes (PSB), um dos principais aliados de Raimundo Fernandes, já demonstrou abertamente sua pretensão de lançar candidatura a deputado estadual.

Casado com a prefeita de Major Sales, Maria Elce, o médico Pio X Fernandes é nome que figura como possível candidato da ala 'Raimundista'. O ex-prefeito garantiu eleição com candidatura única nas duas cidades onde mantém comando de liderança: Luis Gomes e Major Sales. Sem mandato, o médico oestano poderá atuar na articulação de um projeto político que acabe por desbancar seu atual líder. Correio da Tarde

Fábio Faria apresenta emenda para construção de açude no Alto Oeste


Uma obra estimada em R$ 20 milhões vai beneficiar municípios da região do Alto Oeste. O deputado federal Fábio Faria (PMN) apresentou proposta de emenda ao Orçamento Geral da União para a construção do açude Poço de Varas, que será construído em área limite entre os municípios de Venha Ver, Coronel João Pessoa e São Miguel. Uma reivindicação de aproximadamente 70 anos. O projeto foi incluído na programação de emendas coletivas da bancada federal do Rio Grande do Norte.


"Sugeri este projeto também em 2008, mas poucas emendas coletivas foram liberadas naquele ano. Desta vez, encaminhamos para execução do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e temos grande expectativa que seja viabilizado rapidamente, pela importância do reservatório para a região do Alto Oeste e o compromisso do órgão com esse tipo de investimento", avalia o deputado.

Fábio Faria, que coordena a bancada federal do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, lembra que deputados e senadores definiram, por consenso, a inclusão de outra obra hídrica entre as 18 emendas coletivas ao OGU 2010. A barragem de Oiticica será construída no município de Jucurutu e está estimada em R$ 8 milhões. Também será executada pelo DNOCS.



Rodolfo Fernandes realizará 4ª Conferência Municipal

A Prefeitura de Rodolfo Fernandes, através da Secretaria de Comunicação, realiza no próximo dia 23 a 4ª Conferência Municipal da Cidade, quando elegerá os delegados para a Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Norte, que acontecerá em Natal.


De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o evento se destina a congregar entidades representativas de vários segmentos da sociedade para tratar de temas indicados para a conferência em âmbito nacional.

A 4ª Conferência Municipal da Cidade deverá contar com delegados representando os vários segmentos, além de gestores, administradores públicos e legislativos, movimentos sociais populares, trabalhadores, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e ONGs com atuação na área.

As vagas para delegados do poder público serão preenchidas por indicação do Poder Executivo. A Conferência Municipal da Cidade desenvolverá os seus trabalhos a partir de temas nacionais: "Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social" e "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".

Pau dos Ferros implanta o Núcleo de Apoio à Saúde

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde implantou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que foi regulamentado pela Portaria 154 do Ministério.


Este núcleo reunirá inúmeros profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, além de psicólogos e assistentes sociais. Estes profissionais atuarão em conjunto com as Equipes de Saúde da Família.

Com esta parceria, o município receberá, mensalmente, um repasse do Ministério para o funcionamento desta equipe. Entre os municípios do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros foi um dos cinco contemplados com o NASF Tipo I, que são para os municípios que possuem o mínimo de oito unidades do PSF.

Atualmente, a equipe encontra-se em Natal, onde passa por uma capacitação, para que possa iniciar a sua atuação em Pau dos Ferros. Assim, passa funcionar como um importante mecanismo de integração entre as unidades do PSF.

A equipe do NASF atuará na Unidade de Saúde do São Benedito, que receberá uma nova estrutura e, além disto, é o bairro mais populoso do município.

A implantação do NASF em Pau dos Ferros foi comemorada pelo prefeito Leonardo Rego, afinal, são inúmeros os benefícios para a população, que vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores.

Por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a população será beneficiada com a ampla divulgação das ações relacionadas à saúde em todo município, além do planejamento de ações que poderão integrar as unidades de saúde, humanizando o atendimento, oferecendo mais dignidade aos pacientes.

Para Leonardo, o planejamento elaborado pelo NASF e as unidades de saúde, poderão oferecer mais eficiência nos trabalhos na área da saúde. Serão elaboradas as prioridades em cada setor, determinando as ações e as melhores práticas a serem adotadas.

Venha-Ver adere ao Selo Unicef

A cidade do Venha-Ver/RN aderiu à edição 2010 do Selo Unicef, e o prefeito Expedito Salviano elabora planos, unindo os diversos setores do município, como também todas as secretarias municipais, com a intenção de elevar a qualidade de vida, como também na promoção do crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes do referido município.

Cheiro de Menina em Nova Cruz

O show em comemoração ao padroeiro de São Sebastião de Nova Cruz que tradicionalmente acontece em 19 de janeiro, esse ano contará com as atrações de Vicente Nery e Cheiro de Menina, e a banda Edson e Forrozão Balança Bebê, tradicionalmente acontece em 19 de janeiro.


Novos gestores de Pedro Velho recebem diplomas

O Município de Pedro Velho tem novos gestores, o prefeito Lenivaldo Brasil Fernandes e a nova vice-prefeita, Patrícia Peixoto Targino ambos do PV, receberam os diplomas das mãos da Juíza Tatiana lobo Maia nesta terça-feira(12) após a justiça eleitoral cassar o mandato por compra de votos no pleito de 2008 de Elizeu Jalmir Macedo(PP) e André Marques Jorge(PMN)



A deputada Gesane Marinho e centenas de populares acompanharam a solenidade. Alguns deles, inclusive, resolveram pintar o corpo de verde para saudar os gestores recém-diplomados.