quarta-feira, janeiro 27, 2010

Ex e Atual prestigiam juntos o encerramento da festa do padroeiro da cidade

O encerramento da festa do padroeiro São Paulo Apóstolo em São Paulo do Potengí reúniu o Ex-Prefeito Naldinho e o atual Prefeito Azevedo, com a presença da Governadora Vilma, parecia está tudo na santa paz.


Teve gente apostando que o acontecimento é um pequeno ensaio que deverá se repetir na campanha

ACARI GANHA ACADEMIA PÚBLICA



A cidade de Acari será presenteada com uma Academia da Terceira Idade (ATI). A inauguração acontecerá nesta sexta feira (29) às 18 horas na praça Cipriano Pereira, em frente a secretaria de saúde. O Prefeito em exercício, Alexandre Fernandes (PSB), fala da alegria de está entregando uma academia a população, onde faz parte do Projeto Acari Mais Saúde.


Composta por dez equipamentos como remada, cavalgada, surf, alongador, a academia é a primeira implantada na região do Seridó. De Acordo com o Secretário de Saúde, o médico José Fernandes Neto, a intenção é executar ações especificamente voltadas à prevenção e promoção da saúde na terceira idade, ampliando o envelhecimento bem-sucedido.

Após a inauguração será oferecido um lanche para os duzentos participantes do projeto e ainda uma atração local animará a festa.

Inauguração do Centro Alice Pinheiro em Janduís


Os médicos Salomão Gurgel e Nina Barinova, que tinham um sonho de possuir um espaço para desenvolverem suas atividades profissionais em Janduís fou realizado, construiram em 2009 o Centro Alice Pinheiro, que foi projetado dentro dos mais modernos conceitos da arquitetura e teve projeto executado pela Medeiros Edificações. O mais importante é que esse investimento também criou emprego e renda para os janduienses, que com o passar dos anos, está construindo um comércio forte, não dependendo exclusivamente da prefeitura.

4º Conferencia da Cidade de Parelhas



Acontece hoje a 4º Conferência da Cidade de Parelhas. A edição, que tem como tema central “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, objetiva reunir representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir assuntos voltados para o crescimento do Município.


O evento, que é uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal do Gabinete Civil, ocorrerá na AABB da cidade durante todo o dia. O lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social” assim como o tema, são os mesmos das Conferências Estadual e Nacional, esta última acontecerá em Brasília no período de 24 a 28 de maio de 2010.

A edição Municipal visa traçar planos administrativos e técnicos para o desenvolvimento da cidade e é ainda uma preparação para as etapas seguintes. Além da participação do Prefeito e Secretários de Parelhas, o evento contará com representantes do poder legislativo, movimentos sociais, trabalhadores (através de suas entidades sindicais), empresários, entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e ONGs.

Dentre os assuntos a serem discutidos nos eixos temáticos sugeridos para a Conferência estão a Criação e implantação de Conselhos das Cidades; Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; A integração da política urbana no território; e a relação entre os programas governamentais e a política de desenvolvimento urbano.

Estudante de baixa renda receberá bolsa do ProUni em instituição espanhola


O Ministério da Educação brasileiro e a Universidade de Salamanca, Espanha, firmarão acordo nesta terça-feira, 26, para criação de programa de estudos superiores. A universidade espanhola oferecerá bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) a alunos brasileiros de baixa renda.


A medida permitirá que os estudantes ocupem vagas de graduação na Universidade de Salamanca e tenham garantia de subsistência e permanência na Espanha até que se formem. A seleção dos alunos seguirá os critérios e procedimentos atuais do ProUni.

Uma comissão de acompanhamento, formada por representantes dos dois países, será responsável pela regulamentação do programa. O grupo vai definir, por exemplo, o número de vagas e os cursos oferecidos.

O acordo, que valerá por quatro anos, faz parte do tratado geral de cooperação e amizade firmado entre Brasil e Espanha em 1992. O documento prevê o fortalecimento da cooperação bilateral na área da educação por meio do intercâmbio acadêmico entre universidades dos dois países.

Em 2000, a Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha, criou o Centro de Estudos Brasileiros para debate de temas relativos ao Brasil no exterior.

Estratégia Nacional

A estratégia nacional de enfrentamento da Influenza A (H1N1) foi anunciada nesta terça-feira (26) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Um dos principais pilares da estratégia, ao lado do reforço na rede de assistência, será a vacinação de públicos prioritários, em quatro etapas. O objetivo da ação não é evitar a disseminação do vírus, que já está presente em 209 países de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. A expectativa é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquirida pelo ministério será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de ampliar o público-alvo.