quarta-feira, abril 28, 2010

1º DUELO


Com a pressão do tamanho de suas torcidas, Flamengo e Corinthians dão início, às 21h50m desta quarta-feira, em um Maracanã lotado, a um duelo por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Depois dos altos investimentos feitos para 2010, os dois times apostam em suas estrelas, principalmente Adriano e Ronaldo, para manter viva a esperança de continuar na competição que motivou o planejamento das diretorias.


O Flamengo conseguiu a sua classificação para as oitavas de maneira turbulenta. A última vaga possível, de pior segundo colocado, só veio após uma combinação de resultados de outros grupos. Enquanto isso, o Corinthians, que concentrou todas as suas forças em conquistar na competição no ano do seu centenário, teve a melhor campanha da fase de grupos e, por isso, o jogo de volta será no Pacaembu, na próxima quarta.

Independentemente do local, as atenções estarão voltadas para Adriano e Ronaldo. Apesar de estarem longe da forma física ideal, a esperança de gols ou de jogadas de efeito no clássico entre as maiores torcidas do Brasil está nos pés dos dois atacantes, que foram companheiros na seleção brasileira, na Copa de 2006. Pelo currículo dos dois, seus técnicos esperam que os dois sejam decisivos.

Adriano tem tudo para participar muito bem. Nos últimos dias ele treinou bem e estamos confiantes que ele possa render nesta partida – disse Rogério Lourenço.

É fundamental para as nossas pretensões na Libertadores que o Ronaldo volte a ser mais Ronaldo. Ele tem de fazer o que se espera dele. E eu tive a chance de dizer isso a ele. Nesse momento é preciso que se sinta importante. A equipe está bem, segura, mas é preciso algo mais – disse Mano Menezes.

Rômulo é a novidade do interino Rogério Lourenço

O Flamengo vai a campo atravessando um momento político conturbado. Na última sexta-feira, a presidente Patrícia Amorim demitiu o técnico Andrade, o vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor-executivo de futebol, Eduardo Manhães. Sem um plano B após a negativa de Joel Santana, que preferiu continuar no Botafogo, o então auxiliar Rogério Lourenço foi efetivado interinamente no cargo. Mas, ao mesmo tempo, a cúpula presidencial ainda busca um nome de peso.

Enquanto isso, Rogério mostra personalidade, ou pelo menos coragem, ao dar uma oportunidade a Rômulo entre os titulares. Essa foi a principal mudança com relação ao time que vinha jogando. O volante, que foi inscrito na Libertadores ao lado Denis Marques e Ramon, saiu do grupo de reservas dos reservas diretamente para o time principal no lugar de Toró.

Acredito muito no potencial do Rômulo e que ele vai fazer um bom jogo – explicou Rogério.

Além dele, David é a outra mudança promovida por Rogério. Mas o zagueiro, na verdade, está entrando na vaga de Álvaro, vetado com problemas na panturrilha direita. De resto, o time é todo igual, e a esperança de gols está no Império do Amor. Também há grande expectativa com relação à atuação de Adriano, que só disputou três dos seis jogos do Flamengo na Libertadores, marcando apenas um gol. No último jogo rubro-negro, contra o Caracas, o Imperador deixou o Maracanã debaixo de vaias, xingamentos e protestos da torcida.

Ronaldo volta ao time para a alegria da Fiel

Para o primeiro duelo contra o Flamengo, Mano Menezes esperava contar com o retorno do goleiro Felipe. Só que o camisa 1 continua fora por conta de um coágulo na perna direita. Assim, Julio Cesar será novamente titular. O reserva ganhou a vaga que antes era de Rafael Santos há duas partidas.

Mas o que mais importa para a Fiel é o retorno de Ronaldo. Poupado do último confronto da fase de grupos, contra o Independiente Medellín-COL, ele passou os últimos dias aprimorando a parte física. Esse empenho agradou ao técnico.

Qem ganhou um voto de confiança e tanto foi Moacir. Titular da lateral direita desde que Alessandro machucou, no dia 7 de março, contra o São Caetano, o jogador está mantido. Não só por estar em boa fase, mas também pelo que apresentou Alessandro em seu retorno aos gramados, no amistoso com o Botafogo.

Gostei daquilo que o Alessandro produziu como primeiro retorno, mas ainda não é suficiente para voltar – disse o técnico.

Farmacia Popular

 
Mais dois medicamentos foram incluídos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do governo
federal com drogarias comerciais que vendem remédios - com até 90% de desconto. A partir de maio, os estabelecimentos conveniados estão autorizados a oferecer sinvastatina, usada no tratamento do colesterol ruim (dislipidemia), e a insulina regular para o diabetes.

Para garantir a venda dos medicamentos será investido pelo governo R$ 44,6 milhões ao longo deste ano. A
inclusão dos medicamentos foi anunciada pelo Ministério da Saúde por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, na segunda-feira (26).

A sinvastatina reduz o nível de colesterol ruim e triglicerídeos, melhorando o fluxo sanguíneo. Isso diminui
o risco de hipertensão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Agora o programa conta com 14 medicamentos. Atualmente são oferecidos remédios contra diabetes,
além de anti-hipertensivos e anticoncepcionais. O Brasil possui 11.905 drogarias conveniadas, com uma cobertura populacional de 118 milhões de brasileiros.

EMPATADOS FORA DE CAMPO





Adversários nas oitavas de final da Libertadores, Flamengo e Corinthians travam outro duelo fora do campo. Afinal, quem tem a maior torcida?

O Datafolha realiza pesquisas sobre o tema desde 1993 e sempre com os cariocas em primeiro. Entretanto, em novo estudo realizado nos dias 15 e 16 deste mês, rubro-negros e alvinegros voltam a ficar empatados tecnicamente.

Na pesquisa de dezembro, realizada logo após o título brasileiro do Fla, a porcentagem de rubro-negros era de 19%. Agora, caiu para 17%. Os fãs do Corinthians, ao contrário, cresceram, saltando de 13% para 14%. Como a margem de erro é de 2%, há o empate técnico.

Na divisão por regiões, a torcida do Corinthians bate a do Flamengo no Sudeste (19% a 13%) e ainda consegue um empate técnico no Sul (8% a 7% para os alvinegros). Entretanto, os rubro-negros sobram no Nordeste (24% a 10%) e no Norte/Centro-Oeste (27% a 10%).

O Flamengo tem a vantagem de ter mais torcedores entre os jovens: são 22% de rubro-negros entre 16 e 17 anos, contra 17% de alvinegros. Isso pode garantir aumento da diferença de torcedores no futuro.

Os corintianos, entretanto, praticamente empatam com os rubro-negros no quesito renda familiar mensal. Nas que ganham dez salários mínimos ou mais, o Fla só tem 1% de vantagem: 17% a 16%. Isso pode ajudar o clube paulista a ter valores de patrocínio tão bons ou até maiores do que o carioca.

São Paulo segue em terceiro

Distantes de Flamengo e Corinthians, os demais grandes clubes do país seguem bem próximos um dos outros. São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Vasco (4%) também estão tecnicamente empatados. Eles são seguidos por Grêmio (3%), Inter (3%), Cruzeiro (3%), Atlético-MG (2%) e Santos (2%). Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e Portuguesa aparecem com 1%. Ainda 25% dos entrevistados disseram não torcer por clube algum.

São Miguel

Uma chuva de aproximadamente 100 mm caiu durante toda a noite desta segunda-feira no município de São Miguel. Em virtude do volume de água caído, os reservatórios de água da Zona Urbana alcançaram o seu limite máximo de armazenamento.

É o caso de açude público localizado na divisa entre os bairros Sabino Leite e Manoel Vieira. O reservatório que já serviu como fonte de abastecimento de água no passado iniciou a sua sangria durante a madrugada.



















O outro reservatório de água encontrado na Zona Urbana do município é a lagoa de São Miguel. O principal marco da história de São Miguel também alcançou o seu limite durante a madrugada desta terça.














Quanto ao Açude do Bonito que é o reservatório que abastece toda a população de São Miguel, informações dão conta de que falta pouco mais de 1 metro para o mesmo alcançar a sua sangria.

Noticias de São Miguel

Tangará

O Secretário de Administração do Estado Paulo César Medeiros, esteve ontem em Tangará para lançar a Escola de Governo no Município.

A Escola de Governo do RN foi criada por meio do Decreto Nº 19.896 de 06/07/2007. É vinculada a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), com o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público estadual, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão e adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público.

Divulgado gabarito de concurso da Caern

O gabarito das provas objetivas do Concurso Público da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi divulgado nesta terça-feira (27), no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, instituição organizadora do concurso, o processo transcorreu sem registro de ocorrências graves. Aproximadamente 15% dos 16.737 candidatos não compareceram aos locais de provas, segundo a FGV, que irá divulgar ainda esta semana o número exato de faltosos.

Todas as informações sobre o andamento do concurso estão disponíveis no site da FGV, no endereço http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/caern10/. Os recursos contra o gabarito devem ser enviados na terça-feira (27) e quarta-feira (28). A divulgação das notas preliminares das Provas Discursivas e de Redação está prevista para o dia 26 de maio. O resultado final do concurso público da Caern será divulgado no dia 15 de junho.

Rio Grande do Norte realiza Promoshopping em São Paulo

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) realiza mais um trabalho de promoção e divulgação do destino Rio Grande do Norte. Desta vez, os atrativos turísticos do Estado estão sendo divulgados no Shopping Butantã, em São Paulo, objetivando alcançar o público final frequentador daquele estabelecimento.

A iniciativa, denominada de "Promoshopping", conta com a parceria das agências de viagens do grupo Carrefour e seguirá até o próximo dia 9 de maio, Dia das Mães. Durante esse período, o shopping espera receber cerca de um milhão de pessoas.

A expectativa é que os sorteios de pacotes para Natal e Pipa também atraiam o púbico. Serão dois pacotes, com direito a passagens aéreas, hospedagem, traslados e passeios pela cidade.

"A Emprotur tem potencializado as ações de divulgação nas regiões Sudeste e Sul, sendo a primeira o nosso maior pólo emissor. Há uma necessidade de realizarmos ações promocionais focadas no público final, no turista em potencial", afirmou o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino.

"O Promoshopping é uma ação que fortalece a divulgação do Rio Grande do Norte como produto turístico e que já se firmou como uma estratégia de sucesso garantido", disse o secretário estadual de Turismo, Múcio Sá.

Ministro garante a Iberê liberação de R$ 26 milhões para RN

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, garantiu ao governador Iberê Ferreira de Souza a liberação de R$ 26 milhões das emendas de bancada dos parlamentares do Rio Grande do Norte aprovadas no Orçamento Geral da União de 2010.

Do total dos recursos a serem liberados, R$ 16 milhões serão destinados à conclusão do terminal pesqueiro de Natal e outros R$ 10 milhões para garantir o acesso ao terminal.

“O ministro Padilha foi muito cordial e sensível com os nossos pleitos e prometeu nos atender com esses recursos para a conclusão da obra do terminal pesqueiro. Saímos dessas audiências em Brasília bastantes satisfeitos porque vamos poder fazer os investimentos necessários em benefício da população do Rio Grande do Norte”, disse o governador Iberê Ferreira.

Governo anuncia início das obras dos centros profissionalizantes no RN


O governador Iberê Ferreira de Souza anuncia para junho o início das obras dos 10 centros de ensino profissionalizantes que serão implantados no Rio Grande do Norte numa ação conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O anúncio foi feito logo após a audiência que o governador teve com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta terça-feira (27) em Brasília. Os 10 centros vão totalizar investimentos da ordem de R$ 55 milhões, recursos dos governos do Estado e Federal.


Na audiência ficou acertada ainda a atuação conjunta entre os dois governos para agilizar a ampliação de 82 escolas de ensino médio no RN. Esta ação vai demandar investimentos de R$ 115 milhões, a serem partilhados entre Estado e União. Para isso, técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEEC) e da Infra-estrutura (SIN) se somarão aos técnicos do Ministério da Educação, em Brasília, para dar início aos trâmites que definirão o cronograma das obras.

Tanto a implantação dos centros de ensino profissionalizantes quanto as ampliações das 82 escolas estaduais são projetos que constam do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, mas em parceria com os estados. “O Rio Grande do Norte e o Paraná, foram os dois estados brasileiros que mais agilizaram as ações do programa Brasil Profissionalizado”, ressaltou o ministro Haddad.

Acompanhado do secretário de Educação Otávio Augusto Tavares, o governador Iberê Ferreira de Souza, destacou que “assim como o combate às drogas e à violência, a educação será prioridade nosso governo”.

Os 10 centros profissionalizantes serão implantados em Mossoró, Alto do Rodrigues, cuja licitação para as obras já está para ser aberta, Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. As escolas profissionalizantes serão dotadas de toda infra-estrutura necessária para o aprendizado teórico e prático de segmentos profissionais como computação, mecânica e informática. A previsão é de que até o final do ano todas elas estejam concluídas.

Ainda em Brasília, Iberê teve encontro, também, no início da tarde com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, a quem pleiteou a liberação de recursos para diversas áreas do Rio Grande do Norte.

Cantor José Augusto está confirmado para o dia 09 em Caicó

O Sesc vai presentear as mães do Seridó. Foi confirmado para o domingo, dia 09 de maio show musical com o renomado cantor José Augusto, intérprete de vários sucessos, como Agüenta Coração, Sábado, Fui Eu, De que vale ter tudo na vida, Sonho por sonho, Tudo deu em nada e tantos outros. O show será na concha acústica do Sesc Seridó, no bairro Boa Passagem. Por lá já passaram grandes atrações como Geraldo Azevedo, Pholhas, Fevers e outros. O primeiro lote de ingressos será vendido no inicio da próxima semana. Vai faltar chão. Informações: (84) 9108-6550/ 3421-2337.

Timbaúba dos Batistas

Em uma conversa ao Blog de Marcos Dantas, o prefeito de Timbaúba dos Batistas Ivanildinho Albuquerque, explicou como seu trabalho lhe rendeu em 2009 o título de prefeito empreendedor do Sebrae e que este ano também ficou entre os 25 classificados do Estado.

"Ano passado o projeto foi voltado para a área do artesanato. Várias bordadeiras foram beneficiadas... Hoje em torno de 80% da nossa economia gira em torno do artesanato. Nós voltamos a apresentar o projeto esse ano, já com várias inovações e tivemos a oportunidade de ser selecionado entre os finalistas pelo Sebrae", disse.

Ivanildinho também lembrou o apoio do Governo do Estado para a conquista desse reconhecimento via uma instituição séria como o Sebrae. "Fiquei muito feliz de ser lembrado tanto por Iberê, como por Wilma, que deu destaque também a nossa gestão. O Governo do Estado chegou inclusive a dá o incentivo fiscal, reduzindo a alíquota do ICMS de 17% para 1%, o que garantiu hoje a revenda do nosso artesanato em várias lojas grandes como a Rio Center. Ela coloca hoje uma ala na loja da Prudente de Morais à disposição para vender bordado deTimbaúba dos Batistas", revelou.

Caicó

O prefeito Bibi Costa (PR) já anunciou que apoiará à reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o deputado federal João Maia (PR) e o retorno de Vivaldo Costa (PR) para a Assembleia Legislativa. Para o Senado, o prefeito de Caicó também votará na ex-governadora Wilma de Faria (PSB), a novidade será o "único voto", que Bibi planeja adotar nessa eleição. "Tenho pregado as pessoas que me escutam, o voto único e exclusivo para o Senado em Wilma. Um voto só. Tem a opção de votar em dois candidatos, mas vejam bem: Nessa hora que estamos trabalhando, Wilma está precisando do apoio, não só de Caicó, mas do Rio Grande do Norte para chegar ao Senado", justificou.

"Nós não podemos ficar sem Wilma. Ela é importante para o projeto de Caicó", argumentou. Bibi Costa adiantou em exclusividade ao Blog que caso veja a vitória garantida de Wilma através das pesquisas, aí escolherá o segundo nome. "Lá na frente, mais ou menos em setembro, a gente tendo a absoluta certeza através de pesquisas de institutos sérios, dizendo que Wilma é franca favorita, aí o segundo voto com certeza nós daremos a José Agripino. Nesse momento a gente prega apenas o voto de Wilma, como forma de garantir a presença dela no Senado", frisou.

Questionado como ele conciliará a sua posição política para o Governo, já que pela primeira vez estará em palanque separado do ex-governador Vivaldo Costa (PR), seu irmão, que votará na governadorável Rosalba Ciarlini (DEM). "Desde 1972 nós estamos na luta do Papa Jerimum. De lá para cá todos os candidatos de Vivaldo foram os meus. Mas, é chegada a hora, por exemplo, nessa campanha que ele tomou uma posição diferente e nós somos gratos a quem veio para nossa campanha", explicou.

Indagado se vai se empenhar para a vitória do governador dentro de Caicó, Bibi Costa não titubeou: "Com certeza. Lutaremos com todos. Não é só o general que vai para a luta. São todos. Tenho conclamado os amigos, as lideranças de bairros, conselhos comunitários, pessoas que gostam do nosso trabalho... E até hoje, graças a Deus não ouvir um não. A gente sabe quem procurar, sabe as pessoas certas e essas pessoas sabem para que a gente continue com os investimentos e obras em Caicó é importante a reeleição de Iberê", argumentou.

Marcos Dantas

São José do Mipibu

Foi inaugurado nesta segunda-feira no município de São José de Mipibu, o novo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Estiveram presentes autoridades do Governo do Estado, da Polícia Rodoviária Federal, do ministério público, e do município de São José de Mipibu.

O recurso financeiro utilizado na execução do novo posto da PRF, foi proveniente de uma emenda orçamentária do deputadoo federal Fábio Faria, com articulação do deputado estadual Antonio Jácome.

Terminado o ato solene, as autoridades visitaram as instalações do novo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Blog do Adalto

Luis Gomes

Um jacaré de aproximadamente 30kg, foi capturado na noite da última quinta-feira(22), nas proximidades do sítio Amanço, localidade que fica na zona urbana do município de Luís Gomes.

De acordo com o adolescente, que prefere não ter seu nome divulgado, o réptil foi visto por volta das 22h30, momento em que ele voltava da escola.

Ainda de acordo com o estudante, o animal foi pego e preso no tronco de uma árvore com uma corda.

As chuvas voltaram a cair no Seridó

A cidade de Jucurutu teve registros nas comunidades Lagoa (52 mm) e Riacho de Santana (35 mm). Timbaúba dos Batistas registrou 60 milímetros na zona urbana.

Na zona rural de Serra Negra do Norte as chuvas banharam as comunidades Arapuá (50 mm), Alecrim e Barra da Maniçoba, estas últimas com 42 milímetros. Caicó registrou 26 milímetros na área da Brasilgás, no bairro Paraíba, e 25 milímetros no sítio Logradouro.

Os municípios de Jardim de Piranhas e São Fernando registraram as maiores precipitações pluviométricas desta segunda-feira. Inclusive, a zona rural jardinenses recebeu a maior chuva: 108 milímetros no sítio Logradouro. E ainda nos sítios Angicos (90 mm), Amparo (60 mm) e Fechado (45 mm). O escritório da Emater naquela cidade registrou 72 milímetros. Em São Fernando, foram informadas chuvas nos sítios Cruz (102), Ramada (101) e Garcia (100). A zona urbana contabilizou 48 milímetros. Com esses índices, o açude público de São Fernando alcançou a lâmina de sangria.
Robson Pires

Defensoria pública faz mutirão na Ilha de Santana

A próxima ação da Defensoria Itinerante - projeto da Defensoria Pública do Geral do Estado - acontecerá amanhã em Caicó e, em função do calor, terá um horário diferenciado. Os atendimentos acontecerão no horário de 17h à meia noite, na Ilha de Santana, junto com o Justiça na Praça.

Com o objetivo de garantir a prestação de assistência jurídica, gratuita e de qualidade aos cidadãos necessitados dos mais diversos municípios do estado a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte implantou a Defensoria Itinerante. Segundo o Defensor Público Geral do Estado, Paulo Linhares, esta ação faz parte do processo de capilarização dos serviços da instituição que já atingiu os municípios de Macaíba e Nísia Floresta e chega na próxima quinta, 29, a Caicó.

A presença de Defensores Públicos, através da Defensoria Itinerante já aconteceu nos municípios de Macaíba e Nísia Flo-resta. Com esta ação está sendo possível atender as demandas existentes nas cidades do interior do estado. Além da orientação as pessoas, quando necessário, os defensores também já recolhem a documentação para que seja dada entrada na ação.

Bandidos provocaram terror na divisa do RN com á Paraíba

Cerca de 10 homens fortemente armados provocaram terror na tarde desta segunda nas proximidades da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, entre os municípios de Vista Serrana(PB) e Serra Negra do Norte(RN).

A quadrilha montou uma "blitz" por volta de meio-dia e fizeram reféns todas as pessoas que passavam pela estrada ocupando motos e carros. Foram levados para o matagal a 200 metros da estrada, cerca de 50 pessoas, 20 carros e 10 motos.

As vítimas eram abordadas por dois bandidos que portavam espingardas calibre 12.Eram levadas para uma revista de outro bandido e em seguida conduzidas para um cativeiro onde ficavam sob a mira de armas de fogo de diferentes calibres de outros integrantes do bando.

O arquiteto Nei Douglas Dantas e o comerciante da empresa Madesel, Lúcio Bezerra Dantas, se deslocavam de Vista Serrana para Caicó. Os ladrões levaram de Lúcio, uma Saveiro Preta, de placas MYW - 2455/Caicó(RN).

No momento da abordagem aos dois caicoenses que estavam no mesmo carro, os bandidos gritaram:"É esse que vamos queimar", se relacionando a Nei Douglas. Eles perguntaram o nome do arquiteto que se identificou. Os bandidos não acreditaram e ordenaram que o mesmo entregasse um documento de identidade. Após o arquiteto mostrar a carteira de identidade, teve a certeza que não era quem eles estavam procurando, após atingir a vítima com uma coronhada de arma de fogo. Os bandidos pegaram celulares, dinheiro, jóias e objetos das vítimas, liberaram todos e fugiram em dois carros, um deles uma Saveiro pertencente ao comerciante.

Disseram a Lúcio Bezerra que o carro dele seria abandonado após a realização de uma "parada". A conversa entre o grupo girava em torno da execução de uma pessoa da região com muitos tiros. Até o momento a polícia não localizou os bandidos e o clima é de preocupação na região.