sexta-feira, maio 21, 2010

TRISTEZA CARIOCA E ALEGRIA GAUCHA

Giuliano, o salvador da pátria colorada
Meia faz o gol da classificação para a semi da Libertadores aos 43 minutos do segundo tempo. Estudiantes vence por 2 a 1, mas é o Internacional quem enfrenta o São Paulo

Vencer e perder é difícil de aceitar
Vagner Love e Adriano, assim como boa parte do grupo rubro-negro, demonstraram grande abatimento após a desclassificação da Libertadores

Ficha Limpa só vai atingir políticos que forem condenados após sanção

Uma alteração no texto do Projeto Ficha Limpa, aprovado pelo Senado, deixará candidatos conhecidos no cenário nacional – como Joaquim Roriz e Paulo Maluf – fora da abrangência da lei. No trecho sobre a concessão do registro, a expressão “os que tenham sido condenados” foi substituída por “os que forem condenados”. Com isso, a regra só vai ser aplicada aos casos de candidatos condenados após a sanção da medida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), explicou que a alteração foi feita apenas na redação da proposta e que, na prática, os políticos com condenações anteriores à lei serão punidos com base na atual Lei de Inelegibilidade.

“Gostaria que essas pessoas não pudessem se candidatar. Mas temos um parâmetro jurídico. A lei age para frente, e não para trás”, disse. “Foi apenas a mudança de um tempo verbal. E a lei atual é rigorosa”, completou.

Segundo Demóstenes, as alterações foram feitas para facilitar os julgamentos. Das nove emendas feitas pela Câmara ao projeto, quatro traziam a expressão “os que forem condenados”, quatro falavam em “os que tenham sido condenados” e uma não fazia menção ao tempo. “Ia virar uma confusão na cabeça do legislador”, comentou. Mas, o assunto deverá passar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

Os candidatos que renunciaram no passado para fugir da perda do mandato, com a nova lei, também cumprirão prazo de inelegibilidade. Políticos como o ex-senador Joaquim Roriz, se tivessem renunciado na vigência da nova lei, ficariam 16 anos sem poder se candidatar novamente: os oito anos do mandato de senador, mais os oito anos da inelegibilidade.

Quanto ao texto aprovado na noite de ontem (19), o senador foi claro: ele vai dar uma nova conotação às eleições. Práticas como caixa 2, compra de voto e crime eleitoral – que antes resultavam apenas em perda de mandato – agora geram inelegibilidade.

O impedimento de concorrer às eleições abrange candidatos condenados por órgão colegiado e também com sentenças transitadas em julgado. Demóstenes explicou que, por isso, não adianta o candidato com condenação apenas em primeira instância desistir do recurso pensando que, assim, poderá concorrer. “Não adianta ser espertinho. A lei atinge também decisões transitadas em julgado”, disse.

Funcab divulga concorrência e locais de prova de concurso da Sesap

A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) divulgou a demanda de candidatos por vaga e os locais de prova do concurso público da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). No total, foram inscritos 24.877 candidatos para 2.450 vagas. As provas serão aplicadas no próximo domingo (23), às 14h10.

Segundo a Funcab, os candidatos devem comparecer ao local de realização das provas às 13h, já que horário estabelecido para o fechamento dos portões é às 14h. Os candidatos devem levar documento oficial e original de identidade, caneta esferográfica na cor preta ou azul.

A comissão organizadora esclarece ainda que a localização de duas escolas em Natal estão deixando os candidatos com dúvidas, são elas: a Sociedade Educativa Deodoro - SED, que corresponde à razão social do CDF da Av. Deodoro e a Sociedade Educativa Princesa Isabel SEP, o CDF da Rua Princesa Isabel. O candidato que tiver qualquer problema referente à localização de alocação da prova deve entrar em contato com a Funcab através do telefone (84) 3082-7177.

Maior empresa produtora de banana do Brasil reafirma seu compromisso de continuar produzindo no Estado

A maior empresa produtora de banana no Brasil, a Del Monte, vai continuar produzindo no Rio Grande do Norte. A afirmação foi feita pelo diretor jurídico e de relações institucionais da empresa, Newton Assunção, durante reunião na tarde desta quinta-feira (20) com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco Segundo de Paula, no Centro Administrativo.

“Estamos reafirmando ao Governo do Estado nosso compromisso com o Rio Grande do Norte de produzir os mil hectares de banana, do tipo Nanica, na região do Vale do Açu. Nosso compromisso é por prazo indeterminado e nós não temos nenhuma intenção – nem de diminuir, nem de estancar as operações de fruticultura irrigada no estado do Rio Grande do Norte”, garantiu Newton Assunção.

A empresa atua no Estado desde 1998 e já chegou a produzir em 2.200 hectares de banana, número diminuído por causa das enchentes de 2008. “A empresa nunca cogitou a saída do Rio Grande do Norte. O que está acontecendo é que suspendemos a safra do melão no Ceará, que começa em Agosto e termina em Janeiro. Mesmo assim, não houve demissão em massa, apenas não vamos contratar os empregos do Ceará só para esta safra”, reafirma Newton. A justificativa para a interrupção da produção no Ceará está relacionada com o enfraquecimento do dólar e a questões de mercado que envolvem queda de preços e de consumo nos países importadores.

Para provar que a empresa tem planos de continuar fixada no Estado até com possibilidade de expansão, Newton Assunção, lembra dos dois projetos essenciais para a ampliação da empresa no Rio Grande do Norte: a barragem de Oiticica (incluída no PAC 2) e o compromisso com o Mercosul e a União Européia com acordo de livre comércio que incluiria cotas de banana, livres da tarifa de importação.

O empresário destacou ainda as vantagens do Brasil, com as questões tarifárias e o Rio Grande do Norte, principalmente na região do Vale do Açu, como o clima, boas condições de solo, agricultura e ainda os ganhos na logística de distribuição das frutas. “Enquanto os navios do Rio Grande do Norte demoram de 9 a 12 dias, os navios da América central demoram de 14 a 17 dias, então, ganhamos em três dias saindo por aqui”, explica.

Além disso, Newton conta que em terras potiguares não há incidência de pragas na banana e as aplicações contra a doença são feitas duas vezes ao ano, diferente do que acontece na América Central que essas aplicações aéreas precisam ser feitas uma vez por semana.

O representante da Del Monte no Brasil falou ainda que o Governo do Estado tem cumprido com o seu papel e que já reconheceu os créditos repassados pelas exportações – em regime da Lei Kandir. Atualmente, a empresa exporta mais de dois milhões e meio de caixas de banana (cada uma com dezoito quilos cada) por ano que são exportadas diretamente para a União Européia para os países da Alemanha, Itália, Holanda e Inglaterra.

Divulgados locais de provas para concurso do MP do RN;

Os candidatos que concorrem aos cargos de nível médio e superior do Concurso Público para provimento de vagas do quadro de Servidores do Ministério Público já podem consultar seus locais de prova de acordo com a tabela abaixo:

Locais de realização das provas:

UnP (Av. Senador Salgado Filho, nº 1610, Lagoa Nova): manhã (nível médio);

UnP (Av. Floriano Peixoto, nº 295, Petrópolis): manhã (nível médio);

Colégio Marista (Rua Apodi, 00330 - Cidade Alta): manhã (nível médio) e tarde (nível superior);

Colégio das Neves (Praça Pedro II, 01055 – Alecrim): manhã (nível médio).

As provas serão aplicadas em Natal, no dia 23 de maio. Os candidados que concorrem ao cargo de Agente Administrativo - Área Administrativa, farão as provas no turno matutino e os de nível superior, no turno vespertino. Os portões serão abertos entre as 7h30 e as 8h, pela manhã; e entre as 13h30 e as 14h à tarde. As provas de nível médio terá duração de três horas e as de nível superior quatro horas.

Os cartões de inscrição já foram enviados por e-mail a todos os inscritos com as informações sobre locais, data e horário das provas. Mas que não recebeu pode retirar no site da Fundação Carlos Chagas: www.concursosfcc.com.br.

Confronto de torcidas organizadas causa confusão no Centro de Natal


Integrantes de torcidas organizadas foram apreendidos pela polícia após confusão nas imediação do supermercado Nordestão, na avenida Deodoro. Cerca de 25 jovens estavam brigando e utilizando bombas.

Quando os policiais chegaram ao local, os jovens correram em direção à Praça André de Albuquerque, no Centro. A polícia conseguiu deter cinco jovens, todos aparentando ser menores de idade.

Os policiais estão fazendo diligências na área para tentar encontrar outros membros das torcidas. Os que já foram apreendidos estão aguardando que a polícia decida para onde serão encaminhados.

IFRN abre inscrições para 296 vagas gratuitas


O IFRN abriu inscrições para os Processos Seletivos 2010.2, que seleciona os alunos de quatro modalidades de ensino para o segundo semestre letivo do ano. Os editais, divulgados pela Pró-Reitoria de Ensino da instituição, prevêem 296 vagas. As inscrições acontecem até às 22h do dia 2 de junho.

São quatro modalidades de ensino: cursos superiores de licenciatura e tecnologia (110 vagas), para candidatos inscritos no Enem 2009; cursos técnicos integrados na modalidade Jovens e Adultos (EJA; 110 vagas), para quem já tem mais de dezoito anos e não concluiu ensino médio; especialização em Gestão Ambiental (36 vagas), para estudantes-público e estudantes-empresa, oriundos de empresas que participam de atividades ambientais e mantêm convênios com o IFRN; e cursos superiores da Plataforma Freire (40 vagas), destinados a professores da rede pública de ensino.

Todas as opções são para cursos regulares oferecidos gratuitamente pelo IFRN, inclusive a especialização. As vagas foram distribuídas em cinco campi: Natal-Central, Natal-Zona Norte, Natal-Cidade Alta, Mossoró e Apodi.

Processos Seletivos 2010.2

Graduação (Enem e Plataforma Freire) - http://www.ifrn.edu.br/ensino/processos-seletivos/graduacao/2010-1

EJA integrado - http://www.ifrn.edu.br/ensino/processos-seletivos/tecnico-integrado/eja-integrado/2010

Especialização - http://www.ifrn.edu.br/ensino/processos-seletivos/pos-graduacao/pos-graduacao-2010.2/2010

As inscrições para todos os cursos podem ser feitas no endereço: http://selecao20102.ifrn.edu.br/

OPORTUNIDADE

O Natal Shopping está com oportunidade de trabalho e estágio. Interessados devem encaminhar currículo profissional para o setor de Recursos Humanos do Shopping, até o dia 1° de junho.

O profissional dará suporte direto ao Gerente de Operações do shopping, em atividades de gestão da área operacional, controle administrativo e de custos. Cabe também ao Coordenador de Operações: acompanhar e executar obras, reformas e novos projetos no shopping.

Os requisitos necessários aos interessados é o idioma inglês e ensino superior completo em Engenharia Civil, Elétrica ou Mecânica. Além disso, os candidatos precisam ter habilidade interpessoal, liderança, gestão de equipes, foco em resultados e habilidade com números. “É importante que o candidato à vaga tenha vocação para crescer. Para a contratação, além dos requisitos solicitados a cada função, nós também analisamos se o perfil do candidato está de acordo com os valores da empresa”, revela Tatiana Costa, coordenadora de RH.

Os candidatos devem enviar currículo profissional até 01/06 para os e-mails: steffano.antunes@natalshopping.com.br ou tatiana.costa@natalshopping.com.br.

As vagas para estagiários são destinadas ao setor e Pesquisa e Auditoria do Natal Shopping e é direcionado para estudantes de 17 aos 22 anos, que estejam cursando o Ensino Médio ou os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais ou Economia. A carga horária é de 30 horas semanais.

Os estudantes interessados em estagiar no setor de Pesquisa e Auditoria do Natal Shopping devem enviar currículo para: renata.maia@natalshopping.com.br

Erick Pereira diz que ficha limpa é "simplório" e prega reforma política


O advogado e professor universitário Erick Pereira afirmou que o projeto “Ficha Limpa”, aprovado pelo Senado, é "um avanço” e "simplório". Ele frisou que a aprovação da norma não substitui a necessidade de uma "reforma política ampla e estruturante".

“Não podemos substituir uma reforma política estruturante por um projeto de lei simplório. Temos que aprofundar essa questão e convocar o cidadão para participar deste processo”, declarou, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM) desta quinta-feira (20).

Ele disse não acreditar que a classe política leve à frente a proposta de reforma, porque, em sua opinião, isso contraria muitos interesses que estão em jogo.

“Isso [reforma política] nunca vai haver. Desde [o presidente] João Goulart se fala em reforma política no Brasil, mas nunca saiu e nem vai sair”, lamentou.

Erick Pereira destacou que o Brasil “é a única democracia no mundo que criou uma norma para dizer que político tem que ter ficha limpa”. Ele advertiu que, independente da lei, o candidato tem a "obrigação" de ser honesto.

O Senado aprovou ontem à noite o projeto que proíbe a candidatura de políticos com condenação por um colegiado. Os 76 senadores presentes à sessão votaram favoravelmente ao texto. Agora, a matéria será encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, podendo valer já para as eleições deste ano.

Resultado de iniciativa popular, o projeto reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas. No texto original, previa a inelegibilidade para políticos condenados ainda na primeira instância.

Erick Pereira disse que ainda há muitas dúvidas sobre o projeto, entre as quais a incerteza sobre se a regra poderá ou não retroagir para políticos que já tenham alguma condenação.

“Uma emenda de última hora do senador Francisco Dornelles mudou o mérito do projeto e, com isso, as condenações colegiadas para aplicar a inelegibilidade só vão valer daqui para frente”, comentou.

O advogado ponderou ainda que o projeto pode não ter eficácia para as eleições deste ano. “Se partida já iniciou, não posso mudar a regra dizendo que agora quem tiver condenação não pode mais ser candidato”.

A última dúvida, segundo ele, é em relação ao princípio da inocência. “Há um conflito entre o princípio da inocência e o da probidade administrativa. A probidade, porém, não é uma princípio, mas sim uma regra. O Supremo Tribunal Federal privilegiou o princípio da presunção da inocência, todas as democracias do mundo vêm fazendo isso, porque isso mede o grau de civilidade de uma administração”, exortou.

TCE condena dois ex-prefeitos a ressarcirem mais de R$ 300 mil

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte condenou na manhã desta quinta-feira (20), durante a sessão da 1ª Câmara do TCE, dois ex-prefeitos por irregularidade.

Presidente da Câmara, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves relatou o primeiro processo. A análise em questão foi uma prestação de contas referente ao 6º bimestre de 2003 da prefeitura de Lagoa D´Anta, sendo o ordenador da despesa Germano de Azevedo Targino.

O voto foi pela irregularidade. Com isso, Germano Targino deve restituir, com a devida atualização monetária, a quantia de R$ 229.192,25 diante da omissão ao dever constitucional de prestar contas, além de multa na gradação de 10% sobre o débito atualizado. As principais peças do processo serão enviadas ao Ministério Público Estadual para que sejam adotadas as devidas providências.

O segundo processo, relatado pelo conselheiro Valério Mesquita, tratou-se de balancete do Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - do exercício de 2002, da prefeitura de Santo Antônio.

Na época, a cidade estava sob a responsabilidade de Luiz Carlos Vidal Barbosa. O voto foi pela restituição aos cofres públicos da importância de R$ 110.655,190, por entendimento de que houve ausência de prestação de contas e apresentação do plano de aplicação do valor de R$ 242.079,73, não utilizados para remuneração do magistério, no exercício de 2002, cujo pagamento deve ser efetuado aos professores.

MESSIAS TARGINO

A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, do Partido da República do RN, recebeu na noite desta quarta-feira (19) o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor, do Sebrae. Shirley foi à única mulher, entre os nove prefeitos escolhidos, a receber a homenagem pelo projeto "Meu Sertão que Produz", categoria formalização de empreendimento. O município de Messias Targino foi agraciado pelo incentivo da Prefeitura ao homem do campo, garantindo mercado na merenda escolar. A prefeita garante que hoje, mais de 100 famílias sobrevivem com esse projeto. Além de incentivar a produção agrícola, a Prefeitura está apoiando o trabalhador rural na compra de toda produção para as Escolas.

A solenidade em Brasília contou com a presença do presidente da República, em exercício, José de Alencar, ministros de Estado, superintendente regional do Sebrae, Zeca Melo, senadores Rosalba Ciarlini e Garibaldi Filho, dentre outras autoridades. As prefeituras de Vera Cruz e Janduís também foram destaques entre os finalistas. Fechando a programação, o Sebrae fez uma homenagem ao presidente José de Alencar, como "perfeito empreendedor".

MACAU

O município de Macau, a 176km de Natal, recebe neste sábado (22) a Oficina de Relações Interpessoais promovida pela Escola de Governo do Rio Grande do Norte. A iniciativa da Secretaria da Administração do Estado, através da Escola de Governo, em parceria com o IEL, é voltada para a capacitação de servidores públicos municipais e estaduais, e será realizada no auditório do Sesi, em duas edições, sendo a primeira das 8h às 12h e a segunda das 14h às 18h.

No evento estarão presentes o secretário da Administração do Estado, Paulo César Medeiros e o prefeito de Macau, Flávio Veras. O palestrante será o Mestre em Administração e professor da UERN, em Mossoró, Saulo de Medeiros Diniz. Ele debaterá sobre a importância das relações entre gestores em prol da melhoria dos serviços prestados a população.

O diretor do setor de capacitação da Escola de Governo, Ricardo Amaral, confirmou que todas as vagas já foram preenchidas e destacou a importância da oficina para os servidores. “Nosso objetivo maior é capacitar os servidores públicos. Promovemos oficinas em municípios como Itajá, Ipanguaçú, Areia Branca, entre outros, e verificamos que todas as vagas foram preenchidas. Isso demonstra o interesse do servidor em se capacitar. Pretendemos continuar promovendo essas oficinas em outras cidades do Estado”, lembrou Amaral.

Lula assina projeto que protege prefeituras de perdas do FPM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (20), mensagem que encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei que garante que as prefeituras receberão num ano, a título de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no mínimo o que tiveram no ano anterior. Com isso, a receita de FPM das prefeituras estará protegida de variações conjunturais e, dessa forma, dará mais previsibilidade, estabilidade e condições de planejamento aos municípios.

O FPM é abastecido com uma parte da arrecadação federal do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Quando a economia desacelera ou o governo adota medidas de desoneração daqueles impostos, a arrecadação de ambos pode cair e, portanto, diminui também o FPM. Foi assim em 2009, por conta da crise financeira internacional.

Na ocasião, para ajudar os municípios a enfrentar problemas de caixa, o governo federal já adotara o procedimento de garantir que o repasse de FPM de 2009 não seria menor que o de 2008: injetaria recursos adicionais ao FPM. É esse procedimento que, agora, propõe perenizar, com o projeto enviado ao Congresso.

A proposta foi anunciada pelo presidente no encerramento da XIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. No evento, ele também assinou mensagem que manda ao Congresso outro projeto de interesse das prefeituras: proposta que transforma o Comitê de Articulação Federativa (CAF) em órgão de assessoramento presidencial.

O CAF é um espaço de diálogo e pactuação entre o governo e os municípios criado por decreto em 2003. A mudança proposta dá mais força política ao comitê. A existência dele estará prevista em lei, não apenas em decreto. E o órgão fará parte da estrutura básica da Secretaria de Relações Institucionais.

O CAF vai articular e estratégias entre as esferas federal e municipal de governo para implementar ações e aprimorar relações federativas. Será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e terá por mais 36 membros: 18 federais e 18 municipais.

TOUROS


A Promotora de Justiça Juliana Alcoforado de Lucena instaurou um Inquérito Civil (IC) para apurar possível prática de nepotismo na prefeitura de Touros. Na Portaria de abertura do IC ela ressalta que “a afinidade familiar entre membros de Poder (Juízes, membros do Ministério Público, Secretários, Governadores, Prefeitos, Deputados, Vereadores e membros de Tribunais ou Conselhos de Contas), ocupantes de cargos de direção e assessoramento e ocupantes de cargos de provimento em comissão ou de funções gratificadas é incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira, que estão albergadas pelo Princípio constitucional da Moralidade Administrativa, sendo a sua prática, comumente denominada Nepotismo, repudiada, por decorrência lógica, pela Constituição de 1988”.

Para colher elementos que comprovem ou afastem os indícios dessa prático no município, Juliana Alcoforado solicita à prefeitura, no prazo de 15 dias, a relação dos atuais ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo do Município de Touros, a indicação de seus respectivos ocupantes, fornecendo seus nomes e endereço, e o grau de parentesco destes com qualquer das pessoas ocupantes dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários municipais e Vereadores do referido Município, ou cargos de direção ou assessoramento. As mesmas informações devem ser encaminhadas com relação aos ocupantes de funções de confiança e às pessoas contratadas temporariamente por excepcional interesse público.

Ela pede também cópia das leis que criaram e disciplinaram todos os cargos comissionados e funções de confiança existentes no Poder Executivo do município; e a relação dos contratos vigentes, esclarecendo o nome, CNPJ e sócios das empresas contratadas, bem como se entre seus sócios existe alguém que seja parente consagüíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o segundo grau a indicação de seus respectivos ocupantes, fornecendo seus nomes e endereço, e o grau de parentesco com qualquer das pessoas ocupantes dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários municipais e Vereadores do referido Município, ou cargos de direção ou assessoramento.

Com isso, a Promotora de Justiça pretende rastrear a existência de situações tipificadas como nepotismo e adotar as medidas legais correspondentes; pois ela entende que “a investidura de pessoas que detenham vínculo de parentesco com os dirigentes estatais já citados em cargo de provimento em comissão ou função de confiança revela forma de favorecimento intolerável em face do princípio da Impessoalidade”.

EXTREMOZ

Um homem indetificado como José Martins, 55 anos, está sendo acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 16 anos, que sofre paralisia cerebral. O crime foi descoberto na manhã desta quinta-feira (20), quando a mãe estava dando banho na garota e percebeu o aumento da barriga e notou que algo se movimentava dentro dela. O acusado é o seu padastro, que já teria confessado o ato. As informações foram passadas pelo delegado Silva Júnior, que destacou que José Martins terá a prisão preventiva decretada.

De acordo com o delegado, o fato aconteceu no distrito de Santa Maria, no município de Extremoz. A adolescente foi encaminhada para o conselho tutelar do município, onde foi constatada a gravidez de 4 meses. A mãe da garota informou que o padrasto teria confessado o crime antes de fugir. Ele ameaçou de morte a outra enteada.

A adolescente será encaminhada para realizar o exame de conjunção carnalno Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

ASSU

A Prefeitura do Assu está realizando o pagamento da primeira parcela do programa “Terra Pronta”. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a parcela representou a importância de R$ 23.056,00.

Nesta etapa foram distribuídas 524 horas de trator para o preparo do solo objetivando o plantio da safra agrícola de pequenos agricultores familiares e colonos de áreas de assentamento de reforma agrária do município.

No mês de abril, o prefeito Ivan Júnior havia autorizado o pagamento da primeira parcela do programa, no valor de R$ 20.064,00, atendendo a um universo de 456 horas. A segunda etapa contemplou mais de dois mil pequenos agricultores familiares, conforme dados divulgados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

O prefeito declarou que a ação – realizada consorciadamente com a Petrobras e a Emater/RN – reafirma o compromisso de sua administração com o homem do campo. "Nosso governo possui uma série ações voltadas para o setor rural do município”, reforçou Ivan Júnior.

O investimento total promovido pela prefeitura na reedição do programa “Terra Pronta” em 2010 foi de quase R$ 70 mil. Um total de 919 famílias de trabalhadores rurais foram cadastradas no programa.

O secretário Paulo César de Brito ressaltou que recebeu a orientação do prefeito no sentido de que o programa atenda rigorosamente aos seus propósitos. Assu foi contemplado com 15 mil litros de óleo diesel para assistir à demanda do “Terra Pronta”.

SANTA CRUZ


A um dia do prazo estipulado pela CBF para inscrição do representante potiguar na Série D do Campeonato Brasileiro de 2010, o Santa Cruz anunciou a desistência da competição.

O presidente do clube, Luiz Antônio Lourenço de Farias “Tomba”, confirmou que o Gavião do Trairy não participará da quarta divisão por motivos financeiros.

“Nós terminamos a competição estadual agora e o time teve um gasto com os atletas e comissão técnica. Não conseguimos patrocínio para viabilizar nossa campanha porque a Federação (FNF) também não ajuda em nada. Eles só tiram dinheiro dos clubes, mas não fazem nada”, alfinetou.

Com a desistência do Santa Cruz, quem herda a vaga direta é o Potiguar de Mossoró. Vale lembrar que antes de abrir mão da vaga da quarta divisão, o Corintians de Caicó já tinha desistido também por motivos financeiros.

SÃO JOSÉ DO MIPIBU


Vereadores da Câmara Municipal de São José de Mipibu, apoiados pela prefeitura e diversas instituições organizadas da sociedade mipibuense, promovem um ato público de fechamento da BR 101 por 30 minutos em protesto contra o descaso do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para com o município.

Os vereadores, antes de organizarem o ato de protesto, tentaram, sem sucesso, uma audiência com o diretor do DNIT, Fernando Rocha.

Rapidez

Os edis partem do pressuposto de que é preciso agir rápido, uma vez que as obras estão passando pelo perímetro urbano do município. “Se não fizermos nada neste momento, os prejuízos para o município serão irrecuperáveis”, opinou o presidente da Câmara.

CAICÓ


A sétima edição do Leilão Seridó Terra do Leite será realizada neste sábado (22), em Caicó. O evento é promovido pelo Governo do estado, por meio da Emparn, e acontecerá durante a 37ª Exposição Agropecuária do Seridó, no Parque Walfredo Gurgel, no período de 21 a 23 de maio.

Durante o evento serão ofertados aos pecuaristas da região cerca de 50 lotes da melhor genética do estado. Este ano, a Emparn disponibilizou 13 dos 50 lotes do leilão, todos bovinos de alto valor genético, distribuídos entre tourinhos e matrizes das raças: Pardo-suiço, Gir e Guzerá. Os lotes restantes serão fornecidos pelos melhores selecionadores do Estado. As resenhas dos animais, já estão disponíveis no endereço http://www.emparn.rn.gov.br.

Para os criadores interessados em adquirir os animais, as condições serão bastante facilitadas, são 16 parcelas sem juros. Além de estar presente no leilão, a Emparn também participa da exposição, nos julgamentos de bovinos e com um estande da empresa montado com demonstrações práticas de pesquisas e distribuição de publicações com resultados e produtos desenvolvidos pela Empresa.

JARDIM DE PIRANHAS

O promotor Alysson Michel de Azevedo Dantas, que responde pelo Ministério Público de Jardim de Piranhas, baixou recomendação N° 08/2010 notificando a FM Vale do Piranhas e resolveu solicitar, que a emissora se abstenha de divulgar a realizar bingos e festivais de prêmio, bem como de vender cartelas e de transmitir os sorteios, pois a prática de bingos e festivais de prêmios configura a contravenção penal prevista no Decreto-lei n.º 3.688/41, art. 50.

De acordo com o documento assinado pelo promotor, ele considerou comum a divulgação pela rádio FM Vale do Piranhas, a realização de festivais de prêmios ou bingos em São Bento/PB, inclusive com transmissão ao vivo dos sorteios, publicidade por meio de carros de som e venda de cartelas... "Mesmo que se entenda possível a exploração de jogo de azar, os responsáveis pelos bingos e festivais de prêmios necessitariam de credenciamento e autorização dos órgãos competentes, o que de fato não ocorre", frisou. Não é só em São Bento/PB que ocorre esses bingos, em vários lugares é comum... A recomendação do promotor serve de alerta também para outros que promovem esses jogos.

FLORANIA

Os moradores estão pagando para carros particulares abastecerem a água em suas residências.

José Vilani da Silva, residente na rua Joaquim Laurentino de Mederios, 118, no município de Florânia procurou a reportagem da Rádio Seridó na manhã desta quinta-feria (20) para denunciar um problema que está vitimando cerca de 2 mil moradores do bairro Rainha do Prado: há treze dias moradores sofrem com a falta de água.

A caern já foi acionada e a resposta que os moradores obtiveram é que uma das bombas está quebrada, por este motivo o problema não foi solucionado.

Os moradores estão pagando para carros particulares abastecerem a água em suas residências.

LAGOA NOVA

Conhecido como Um movimento de jovens do Rio Grande Do Norte; a FEJERN que tem como presidente estadual o jovem Igor Henrique, convidou o Jovem Anderson Primo (PSDC) de Lagoa Nova para presidir o movimento naquela Cidade.

A instalação da FEJERN em Lagoa Nova, vai de maneira proporcionar os jovens debaterem assuntos de seus interesses e também de lutar por causas no município.

Segundo Igor Henrique na foto; Presidente Estadual da FEJERN; a cidade de Lagoa Nova está preparada para receber o movimento de juventude que é de grande importância para a juventude; A federação esta presente em algumas cidades do RN, e tende a crescer e contribuído para o enriquecimento a juventude do Rio Grande Norte.