domingo, agosto 01, 2010

Carlos Eduardo e Alvaro Dias no Vale do Açu

O candidato a governador da coligação Coragem Pra Mudar, Carlos Eduardo, passou no teste de aceitação popular no centro de Assú, na manhã deste sábado (31).

Ao lado dos candidatos a vice-governador, Álvaro Dias (PDT), e a senador, Sávio Hackradt (PCdoB), e de outros aliados da região, Carlos Eduardo foi muito bem recebido e cumprimentado por freqüentadores do comércio assuense, da feira livre e do Mercado Público Municipal, por onde o ex-prefeito de Natal passou.

“Quero agradecer à população de Assu por todo o carinho com que nos recebeu em sua cidade. Isso reforça ainda mais a vontade que temos de trabalhar pela cidade e por todo o Vale do Açu quando chegarmos ao Governo do Estado”, pontuou o candidato do PDT, em comício realizado na Praça Pedro Velho, após a caminhada no centro comercial de Assu.

No seu discurso, Carlos Eduardo ratificou sua proposta de investir em infra-estrutura. Para aumentar o número de empregos e a geração de renda no Vale do Açu, o pedetista compromete-se em cobrar e unir esforços com o governo federal para a implantação da Zona de Processamento de Exportação de Assu, a chamada ZPE do Sertão. “A ZPE de Assu é um projeto que vai impulsionar a economia e a qualidade de vida em todo o Vale do Açu, transformando a realidade da população local”.

Além de Álvaro Dias e Sávio, Carlos Eduardo foi acompanhado no centro comercial de Assú por aliados políticos com atuação na região e outros candidatos da coligação Coragem Pra Mudar. Entre as lideranças políticas, destacavam-se o médico Arnóbio Júnior (dirigente do PMDB assuense), o ex-prefeito de Itajá, Lutércio Guimarães (PSB), o ex-vice-prefeito de Itajá, Djaílson Viegas (PDT), e o presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto. Os outros candidatos que participaram da caminhada foram Tião da Lanchonete (PCdoB), candidato a deputado federal, Juscelino França (PHS), Renato César (PCdoB) e Dênio Silveira (PDT), estes postulantes a deputado estadual.

A campanha da coligação Coragem Pra Mudar prossegue neste sábado no Vale do Açu. A partir das 15h30, haverá uma carreata em Assu, com concentração no posto Florestal, às margens da BR-304, em uma das entradas da cidade. À noite, Carlos Eduardo cumpre agenda em Itajá e Porto do Mangue.
Fonte: Robson Pires

Censo 2010 começa hoje


O trabalho de recenseamento começa neste domingo (1º) em todo o Brasil e, no Rio Grande do Norte, deve atingir aproximadamente 900 mil domicílios. O processo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem como objetivo estabelecer os parâmetros da sociedade brasileira para o desenvolvimento de políticas públicas.

A coordenação do Censo 2010 no Estado informou que os cerca de 900 mil domicílios que serão recenseados estão divididos em áreas. Com isso, o Rio Grande do Norte tem um total de 4.307 setores. Para dá conta do serviço, o IBGE contratou um total de 2.724 recenseadores.

O Censo 2010 tem início neste domingo e segue até o fim de outubro. Nestes três meses, os recenseadores estarão andando pelas ruas do Brasil. Preocupado com a segurança, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou algumas mudanças neste ano.

Agora, o recenseador está identificado com colete e crachá. Além disso, eles estarão com computador de mão e usando boné, tudo personalizado. Mesmo assim, o cidadão ainda tem a opção de ligar para o IBGE (0800 721 8181) e confirmar a identificação

Prefeito anuncia atraso no pagamento dos servidores efetivos

A crise das prefeituras de pequeno porte que sobrevivem apenas dos repasses federais(FPM) e dos benefícios da Previdência Social, volta a tona e ocupa as manchetes dos jornais. A queda de 26% este mês, como já era esperada, foi considerada “desastrosa” para os municípios de coeficiente 0.6, como Jardim de Angicos, Bento Fernandes, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta e outras.

No final da manhã desta sexta-feira(30) o prefeito da cidade de Jardim de Angicos, Manoel Agnelo Bandeira desabafou na rádio Baixa Verde AM(João Câmara) e anunciou que não tem dinheiro para pagar a folha do funcionalismo público do seu município, com exceção apenas dos professores, devido o Fundeb.

Irritado com a queda do FPM o prefeito disse que os pouco mais de R$ 65 mil que entraram nos cofres do seu município nesta sexta-feira(30) não serão suficientes para pagar a folha, já que só de parcelamento do INSS foram descontados automaticamente pouco mais de R$ 57 mil.

O gestor municipal pediu paciência aos funcionários, seus correligionários e adversários no sentido de entenderem o momento crítico que a prefeitura está enfrentando. Disse que fará de tudo para pagar o funcionalismo com a verba do dia 10 de agosto. O recado vai também para os credores e fornecedores do município.
Fonte: Assis Silva

Pesquisadores condenam água de Pau dos Ferros

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) deverá divulgar nos próximos dias um estudo feito por especialistas da IFRN, apontando um alto grau de poluição da água das barragens de Pau dos Ferros, Acari (Gargalheiras) e Lucrécia.

O mesmo estudo aponta que a água da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, tem um alto teor de pureza. Melhor, inclusive, do que algumas marcas de água mineral vendida em garrafões em várias cidades do Estado. As Barragens Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu, e Itans, na região Seridó, apresentaram qualidade de água razoável. Requer cuidados.

O pesquisador do IFRN Ronaldo Fernandes Diniz, que coordenou o estudo, confirma a informação. Diniz, assim como os demais pesquisadores de sua equipe, se mostram preocupados com o quadro de poluição avançada da Barragem de Pau dos Ferros, Gargalheiras e também do açude de Lucrécia. "Esses reservatórios abastecem várias cidades", justifica a preocupação.

Já, com relação à Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, os pesquisadores se mostraram surpresos com os resultados das análises feitas em amostras coletadas no período de janeiro a março de 2010. "Em todas as amostras as propriedades microbiológica, físico-química e biológica foram excelentes, melhor que muita água mineral", explica a pesquisadora André Lessa, doutora em ciências biológicas e professora do IFRN.
Fonte: Jornal de Fato

Mulher é morta pelo companheiro em Presídio

Uma mulher foi assassinada na tarde deste sábado (31) durante visita no Presídio de Detenção Provisória Raimundo Nonato. Samille Laine Lima, 22 anos, foi morta por volta das 13h30. O acusado do crime é seu companheiro, João Paulo Fassanaro, 24 anos, a quem Samille tinha ido visitar.

O irmão da vítima, que não quis se identificar, disse que a suspeita é que a morte tenha sido causada por estrangulamento. O irmão ainda disse que João Paulo estava preso em regime semi-aberto, acusado de roubar um revólver calibre 38 em assalto a um guarda municipal no bairro de Pajuçara.


Fora do presídio, testemunhas disseram que o irmão do acusado entrou no prédio junto com um advogado. Ele teria dito que o próprio João Paulo telefonou para ele de dentro do presídio comunicando o homicídio e pedindo que ele fosse buscar seu filho de três anos, que havia ido para a visita junto com a mãe.

Por volta das 16h, o carro do Conselho Tutelar de Natal levou a criança para ser entregue à família de Samille.






Fonte: Tribuna do Norte

Blog manda recado ao Prefeito de São Vicente


Quixabeira News: Meu caro Prefeito estarei publicando aqui fotos da ambulância que estar escondida na cidade de Currais Novos na próxima semana e vou fazer uma campanha muito seria junto ao povo para que todos solicite em uma abaixo assinado pedindo a sua saída da Prefeitura, pois com este tipo de papel do senhor não dar mais para o senhor continuar a frente do nosso município.

Carreata do Oeste

Campo Grande
Ao chegar, no começo da tarde, em Campo Grande para a largada da Grande Carreata do Oeste, a candidata ao governo Rosalba Ciarlini, encontrou a população vestida de Rosa, que simboliza a cor de sua campanha. Rosalba teve uma recepção calorosa e depois de abraços e cumprimentos afetuosos.

O prefeito Bibi de Nenca afirmou que confia que com Rosalba governadora ele poderá fazer uma administração ainda melhor. Rosalba garantiu que no Governo não esquecerá de Campo Grande e afirmou que fará por todo o Rio Grande do Norte o que já fez por Mossoró, quando foi prefeita.

Janduís
Quando a Grande Carreata do Oeste chegou a Janduís, por volta de 13h30, os candidatos encontraram a cidade mobilizada. Comitivas de outros municípios esperavam Rosalba na entrada da cidade.

De Martins, a caravana “Rosa” foi comandada pela prefeita Mazé; de Alexandria, pelo prefeito Alberto Patrício, e de Lucrécia, por diversas lideranças. O ex-prefeito de Janduís, Chico Tampa, também recepcionou a candidata da Força da União.

O ex-prefeito Cassinho Targino pediu a Rosalba para resolver os problemas da Educação. Escolas no município foram fechadas por falta de professores, apesar do governo ter feito concurso público para o magistério estadual. Rosalba lembrou PEC de sua autoria que determina a convocação imediata dos candidatos aprovados em concurso público, que está tramitando no Senado Federal.

Messias Targino
Messias Targino é o terceiro município por onde passa a grande carreata do médio oeste. Ao lado dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho e de candidatos à deputado federal e estadual, Rosalba teve uma recepção calorosa. A população vestiu rosa e saiu às ruas e pegou as estradas, acompanhando a candidata da Força da União.
A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, agradeceu às emendas destinadas por Rosalba ao município.
José Agripino foi direto: “Messias Targino está fazendo às 15h30, num sol de rachar, um comício com quantidade de gente para às 21h. Sabe o que é isso? É povo querendo dizer bem alto que está com a Rosa. É Rosalba Governadora!”, disse o candidato ao Senado.
Garibaldi Alves pediu o voto casado para Rosalba, José Agripino e para ele e dedicou parte do seu discurso a aconselhar Rosalba: “Seja melhor do que eu fui. Amplie o programa do leite e aumente o programa de adutoras. Eu sei de sua vontade e sei que você vai conseguir”, disse o senador.

Almino Afonso
O prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim, do PP, declarou que vai votar na candidata da Força da União porque preza a saúde de seu município. “Almino Afonso tinha um hospital que atendia plenamente ao município e região e foi fechado pelo atual governo”, desabafou Lawrence, dizendo estar confiante que Rosalba será uma boa governadora para o povo de Almino Afonso e de todo o RN. Lawrence também está participando da Carreata do Oeste.
Umarizal
A Carreata saiu de Campo Grande, passando por Janduís, Messias Targino, Patu, Olho D’Agua do Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrécia e Umarizal, onde foi encerrada com um grande comício.
De carro ou a pé, o eleitor saiu de casa para receber os candidatos. Foi uma verdadeira festa. Rosalba, Robinson, Agripino e Garibaldi foram recebidos com carinho e entusiasmo. Pfrefeitos, vereadores e outras lideranças de várias regiões do RN também participaram. Todo mundo junto pra fazer acontecer!





CARREATA "BERÊ, BARÁ, COM LULA VAI GANHAR"

São Gonçalo
A população de São Gonçalo do Amarante saiu de casa na tarde deste sábado (31) para acompanhar a passagem de mais uma grande carreata da Vitória do Povo e saudaram Iberê, Vilma, Hugo, Vagner e a caravana da Vitória do Povo com bandeiras, fotos dos candidatos, cartazes, aplausos e acenos, em Regomoleiro, Santo Antônio do Potengi e no centro da cidade.





O deputado estadual Poti Júnior, o prefeito Jaime Calado, vereadores e lideranças de São Gonçalo organizaram uma festa para receber a caravana e se integraram à carreata “Berê, Bará, com Lula vai ganhar”, juntamente com os deputados Henrique Alves, João Maia, Fátima Bezerra e Márcia Maia, além de Kelps Lima e Cláudio Porpino, candidatos a deputado estadual.


Macaiba
Recebidos pela prefeita Marília Dias e seu numeroso grupo de amigos, a caravana da Vitória do Povo percorreram pelas ruas de Macaíba. A população saiu às ruas para saudar os caravaneiros que têm o apoio do presidente Lula e da futura presidente, Dilma Rousseff. O "Iberetion" é o hit da campanha cantado por crianças e jovens.

Lagoa de Pedra
A chegada a Lagoa de Pedras aconteceu no início da noite. A caravana foi recebida pelo ex-prefeito Pedrão e lideranças políticas. Os Candidatos a deputado estadual, Márcia Maia, Cláudio Porpino, Tomba (ex-prefeito de Santa Cruz) e Zé Lins (ex-prefeito de Currais Novos) também marcam presença.




Serrinha

Serrinha foi o quinto município visitado pela carreata da coligação "Vitória do Povo". O prefeito Fabiano de Souza, vereadores e lideranças do município receberam os seus candidatos em clima de festa, de otimismo e de confiança na vitória dos aliados do presidente Lula e da futura presidente Dilma.

Santo Antonio
Em Santo Antônio a multidão enfrentou o frio da noite no Agreste e não "arredou o pé" das principais ruas por onde a caravana passou. O entusiasmo era tanto que os candidatos da Vitória do Povo pararam para falar à multidão.
O deputado federal Henrique Alves era o retrato do entusiasmo. “Por onde nós passamos, o vermelho era a cor predominante. Mas, Iberê e Vilma, em todas as cidades, o verde 'bacurau' estava presente para dizer que deseja ver Iberê reeleito governador para continuar transformando o Rio Grande do Norte junto com Dilma que será nossa presidente", afirmou o líder do PMDB na Câmara dos Deputados.




A vereadora Gorete, que apoia Iberê, Vilma e Hugo, também deu o seu recado e forma di rima. "Quem segue Lula, quem vai seguir Dilma, deve eleger Hugo. E o voto para governador de Lula, de Dilma, de Vilma e de Santo Antônio é Iberê para continuar o trabalho iniciado por Vilma com o apoio de Lula e de Dilma".

Nova Cruz


Uma grande queima de fogos marcou a chegada, em Nova Cruz, da carreata “Berê, Bará com Lula vai ganhar”, que percorreu 100 km neste sábado, passando por sete municípios da Grande Natal e da região agreste.

O comício reuniu milhares de pessoas nas ruas, o povo festejou a passagem da caravana da vitoria do povo.





Estiveram presentes com suas caravanas, os prefeitos Erço (Arês), Nivaldo (Baía Formosa), Wellinson (Canguaretama), Marília Dias (Macaíba), Jaime Calado (São Gonçalo), Tito (Lagoa D’Anta), Pepeu (Passa e Fica), Zequinha (São José de Camnpestre), Chico de Erasmo (Serra de São Bento), Fabiano de Souza (Serrinha), Marcos Cabral (Vera Cruz), Benes Leocádio (Lajes), Péricles Farias (Santa Cruz), Zenilton (São Bento do Trairi) e Edinho (Caiçara do Rio dos Ventos).






Deputados e candidatos que marcaram presença, Henrique Alves, Fátima Bezerra, João Maia, Márcia Maia, Fernando Mineiro, Cláudio Porpino, Tomba, Zé Lins, entre outros companheiros da Vitória do Povo.