segunda-feira, agosto 02, 2010

Governador foi o primeiro entrevistado do Censo 2010 no RN


O governador Iberê Ferreira de Souza foi o primeiro norte-riograndense a responder o questionário do Censo 2010. A entrevista ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), na residência oficial do governador, na rua Desembargador Raimundo de Brito, nº 1891, no bairro Morro Branco, em Natal. Neste domingo (1), o IBGE deu início oficialmente à contagem populacional em todo o Brasil, mas, no Rio Grande do Norte, os trabalhos começaram nesta segunda.

“É muito importante a população receber bem o recenseador e responder corretamente ao questionário. É através dessas informações, colhidas no Censo, que poderemos direcionar nossas políticas públicas, poderemos ver o quanto crescemos nos últimos anos e em que ainda precisamos melhorar”, destacou o Iberê.


MP investiga abuso de autoridade por parte de policiais em cidades do RN

Lesão corporal, concussão, exercício arbitrário, abuso de poder e abuso de autoridade. Esses são alguns das possíveis práticas cometidas por policiais nas cidades de São Paulo do Potengi e Luís Gomes investigados pelos Promotores de Justiça Ricardo José da Costa Lima e José Fontes de Andrade.

Em ambos os municípios os Promotores de Justiça foram procurados por pessoas que alegaram ter sido vítimas de policiais. Baseado nos depoimentos das supostas vítimas foram abertos três Procedimentos Investigatórios Criminais, dois deles em São Paulo do Potengi e o outro no município de Luís gomes.

O objetivo das investigações é a colheita de elementos que provem ou refutem as declarações registradas nas Promotorias de Justiça. Para isso, entre as medidas iniciais estão as notificações aos possíveis agressores e às supostas vítimas para que prestem maiores esclarecimentos.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MP/RN

Vilma em defesa da fidelidade partidária

A reforma política e seus resultados na sociedade foi tema da entrevista de Wilma de Faria (PSB) ao Jornal 96 da 96 FM. A candidata ao Senado que já teve atuação parlamentar como governadora, prefeita e deputada federal, argumentou que é necessária uma reforma política baseada na segurança jurídica. 

“A reforma política é fundamental para diminuir a insegurança jurídica e melhorar a fidelidade partidária. Muitas vezes o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronuncia contra uma coligação depois de uma consulta de partido e temos que mudar as alianças”, garante. 

Wilma de Faria defende também o financiamento público de campanha, com justa distribuição de recursos e o voto distrital misto, no qual o eleitor escolhe o candidato de acordo com sua região no Estado. 

Ela lembra que a cobrança política é feita aos membros do executivos, mas não é cobrado do legislativo. “Não há cobrança dos eleitores em relação aos senadores. A população se acostumou em só cobrar do poder executivo”, frisa.

PRF registra cinco mortes no fim de semana

Nesse final de semana, a Polícia Rodoviária Federal registrou um total de 37 acidentes nas estradas que cortam o Rio Grande do Norte. Cinco mortes foram registradas.

As primeiras mortes aconteceram no município de Apodi, às 17h20 da sexta-feira (31). Duas motocicletas colidiram frontalmente no Km 73,8 da BR 405, devido a uma ultrapassagem forçada feita pela condutora de uma Biz, Katiucia Michelle Santana, 26 anos.

O ato levou a óbito o condutor da motocicleta CG 150 Manoel Freire de Souza Filho, 25 anos e a própria causadora do acidente.
Outro acidente grave aconteceu em Natal, às 17h30 também da sexta-feira (31). Tércio Bernardo de Souza, 44 anos, atropelou o pedestre Francisco Serafim Alves de 46 anos no Km 2,3 da BR 226. Francisco não resistiu aos graves ferimentos e faleceu.


A quarta morte registrada pela PRF ocorreu em Assu, às 05h do sábado (01). Jenilson Costa da Silva, 32 anos, pilotava uma motocicleta YBR e perdeu o controle sobre a mesma colidindo com um objeto fixo. O condutor sofreu lesões graves e o passageiro da moto Francisco Anderson da Silva, 24 anos faleceu.

O quinto óbito registrado nas estradas do Rio Grande do Norte aconteceu no Km 115 da BR 406, município de Poço Branco. O condutor de um Vectra de placa MXH 0269/RN atropelou o pedestre Otávio Domingos da Silva, 61 anos, que faleceu. A causa do acidente ainda não foi definida.

Gija recebe seus candidatos em Tangará

O ex-prefeito de Tangará, Gija (PR), mostrou sua força política e reuniu grandes líderes do Trairi em sua residência para receber a visita da Candidata Rosalba na cidade de Tangará.

Durante a reunião, Gija declarou seu apoio para aos Deputado Federal Felipe Maia, ao Estadual Vivaldo Costa, Rosalba (Governadora), Garibaldi (Senador) e José Agripino (Senador).


Além da Prefeita Wanira de Holanda Brasil de Sítio Novo estiveram presentes lideranças de São Bento do Trairi, Japi, São Paulo do Potengi, Campo Redondo, Serra Caiada, Boa Saúde, Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Santa Cruz, Bom Jesus e Lagoa Salgada, entre outras cidades, distritos e comunidades.
Fonte: Blog do Wallace

PEC da licença à gestante deve ser votada esta semana

O Senado retoma as atividades legislativas nesta segunda-feira (2), após o recesso parlamentar de julho. Entre as matérias que deverão ser votadas no Plenário no primeiro período de esforço concentrado, conforme acordo entre os líderes cujos detalhes serão definidos em reunião na terça (3), estão três propostas de emenda à Constituição, entre elas a licença-maternidade obrigatória de 180 dias.
A da ampliação da licença à gestante (PEC 64/07), apresentada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), chegou a ser aprovada em primeiro turno.

Casal é sequestrado em Macaíba

Um casal foi vítima de sequestro na madrugada desta segunda-feira (2), no município de Macaíba. Segundo informações preliminares, pelo menos quatro homens chegaram à residência onde as vítimas estavam e os raptaram.

Durante toda a madrugada, policiais militares realizaram diligências na tentativa de localizar o casal sequestrado. De acordo com a polícia, as vítimas teriam sido levadas como forma de proteção para os bandidos.

Agora é a vez da Consult

A onda de pesquisa voltou a todo vapor e esta semana teremos mais números para sucessão estadual, disputa para o senado e corrida presidencial. Além do instituto Gama, do Ceará e que trabalha para a candidatura de Rosalba, teremos também pesquisa da Consult.

Será a primeira do instituto já registrada no TRE/RN sob o nº 20261/2010. O instituto vai ouvir 1.700 eleitores em todo o Rio Grande do Norte. O trabalho de campo será concluído nesta segunda-feira(2). A contratante é a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN.
Fonte: Assis Silva

Idema leva educação ambiental a Baía Formosa

Idema chega à cidade de Baía Formosa. Com objetivo de promover uma série de ações de cunho educativo-ambiental junto à comunidade. As atividades ocorrerão nos dias 3 e 4 de agosto.

O projeto tem duração de quatro dias em cada município visitado, onde em cada um desses dias é contemplada alguma escola municipal ou estadual das zonas urbanas e rurais. Até o final do ano, além de São Rafael e agora Baía Formosa, o projeto pretende visitar também os municípios de Carnaúba dos Dantas, Grossos, Ipueira e Caicó.

Projeto geladeira econômica em Campo Grande

O projeto que partiu de uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil junto com a COSERN, beneficiará famílias das comunidades rurais de Campo Grande. As Comunidades de Caiana, Lagoinha e Bom Jesus receberão cerca de 75 geladeiras novas, menos poluentes e de menor consumo de energia em troca dos atuais eletrodomésticos velhos e com características contrárias.
Fonte: Noticias do Sertão 

João Maia cumpre agenda em Parnamirim e Vera Cruz

Na manhã deste domingo (01) o primeiro compromisso do deputado federal João Maia foi participar de uma confraternização com os amigos do suplente de vereador Santana, em Parnamirim.
O evento aconteceu na sede do Potiguar Esporte Clube. Santana fez questão de apresentar seus candidatos João Maia (PR), para federal, e Antônio Jácome, para estadual, que também estava presente ao evento. Em Parnamirim, João Maia é apoiado pela maioria dos vereadores da Câmara e alguns suplentes, como é o caso de Santana.
No segundo compromisso da agenda, neste domingo (01), o deputado federal e candidato a reeleição João Maia foi visitar cidade de Vera Cruz, onde foi recebido na residência do prefeito Marcos Cabral que apóia João para federal e Tomba (PSB) para estadual. O candidato Tomba também estava presente no evento, que reuniu centenas de amigos do prefeito, das comunidades rurais de Vera Cruz.

Vilma recebe apoio de lideranças evangélicas

Vilma de Faria, candidata ao Senado pela coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB E PPS), recebeu o apoio de lideranças evangélicas durante o lançamento da candidatura do pastor Valdir Trindade, neste domingo (01), no Albatroz, em Natal.

Presentes no evento, o candidato a deputado federal Adenúbio Melo e o vereador Francisco de Assis reafirmaram o voto em Vilma Senadora, Iberê Ferreira para governador e Dilma Rouseff presidente.

Lauro Maia em carreata por João Câmara

Em visita ao município de João Câmara, neste sábado (31) o candidato a deputado estadual Lauro Maia (PSB) desfilou em carro aberto ao lado do seu pai e deputado estadual Lavoisier Maia (PSB), cumprimentou eleitores e discursou para as centenas de pessoas que acompanharam a carreata em apoio ao candidato.

No município, Lauro Maia recebe o apoio de lideranças de diversas áreas como saúde, educação e segurança, bases que o candidato irá lutar por melhorias quando eleito deputado estadual. Integrantes da Juventude Guerreira do PSB também demonstraram seu apoio a Lauro Maia, além de centenas de pessoas da zona rural do município de João Câmara que participaram da movimentação.

“Fico muito feliz em ver que tenho o apoio da população de João Câmara. Quando eleito deputado estadual vou lutar para que a Assembléia Legislativa aprove ações em prol do desenvolvimento econômico, da educação de base e projetos que ofereçam esporte e lazer para as nossas crianças e adolescentes”, disse o candidato.

Iberê Ferreira e Vilma de Faria no aniversário da TV Canção Nova e Rádio Rural de Natal

O governador Iberê Ferreira e Vilma de Faria, candidata ao Senado, participaram na manhã deste domingo (1º), no ginásio Machadinho, da festa de aniversário dos 10 anos da TV Canção Nova e 52 anos da Rádio Rural de Natal. O evento contou com a presença de Wellington Silva Jardim (“Eto”), presidente do Sistema Canção Nova de Comunicação e co-fundador da TV Canção Nova, um dos principais canais católicos de televisão do País.

A co-fundadora da TV Canção Nova, Luzia Santiago, e a presidente da Rádio Rural, Alexandra Gonçalves, os padres Roger (Canção Nova) e Marcelo (Paróquia de Santo Antônio, de Natal), e Carlos Santos (Rede Vida Natal) também participaram do evento.

Ao cumprimentar o público presente ao Machadinho, o governador parabenizou as emissoras Canção Nova e Rádio Rural pelo trabalho de evangelização e destacou o pioneirismo na Rural no trabalho de educação à distância, que virou modelo para o País, a partir dos anos 60.

Iberê pediu licença e aproveitou dar um testemunho pessoal de como a fé o ajudou quando descobriu, a 11 dias de tomar posse como governador, que estava com câncer de pulmão. Num relato simples e emocionante, ele narrou que a fé em Deus e a devoção à Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, o ajudaram a fazer o tratamento e buscar a cura.

Vilma de Faria também parabenizou a Canção Nova e a Rádio Rural pelo aniversário e disse que é muito importante que os veículos de comunicação sejam utilizados para a evangelização. Vilma disse que a fé em Deus a tem ajudado a enfrentar os desafios e sempre a orientou nas decisões tomadas na vida pública.

Fabio Faria recebe apoio de lideranças de CEL João Pessoa, Paraná, Marcelino Vieira e José da Penha

O prefeito de Coronel João Pessoa, Francisco Alves da Costa, o Pachica, anunciou apoio à candidatura de Fábio Faria para a Câmara Federal, neste domingo, durante visita do deputado à região Oeste. O anúnciou foi feito durante homenagem ao ex-prefeito de José da Penha, Jorge Dólar. Pachica assegurou a Fábio Faria o apoio dos nove vereadores do município, que seguem sua orientação política.

Mais um líder político da região Oeste confirma apoio ao deputado federal Fábio Faria (PMN). Iramar Oliveira, ex-prefeito de Marcelino Vieira, acompanhou o parlamentar na Carreata do Oeste. Ele também defende a reeleição de Raimundo Fernandes (PMN). Junto com Iramar Oliveira, Fábio Faria recebe o apoio de quatro vereadores do município. O prefeito de Paraná, Geraldo Alexandre Maia, também garantiu seu apoio à candidatura de Fábio Faria.

"São apoios importantes, que reforçam a nossa campanha, estimulam mais ainda o nosso trabalho. São prefeitos bem avaliados, que somam 13 vereadores de uma região importante para a nossa candidatura, ao lado do deputado Raimundo Fernandes, um grande parceiro", avalia Fábio Faria.

O deputado federal Fábio Faria (PMN) participou na manhã deste domingo (1º) de uma homenagem ao ex-prefeito de José da Penha, Jorge Dólar, que desembarcou em Pau dos Ferros após passar por tratamento de saúde. Ele foi recebido pelos candidatos da coligação "Força da União" - Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, Fábio Faria, Raimundo Fernandes, José Agripino e Garibaldi Alves Filho, além do atual prefeito, Abel Dólar, e lideranças políticas da região.

De Pau dos Ferros, eles seguiram em carreata até José da Penha, onde milhares de pessoas aguardavam a caravana. "Jorge Dólar é um grande líder político que merece todo o carinho e respeito da população da região Oeste, um amigo que admiro como cada uma dessas pessoas que vieram aqui lhe demonstrar apoio", disse Fábio Faria

Felipe Maia em Macaiba e Pedro Velho

No sábado (31), em meio a chuva que caía em Macaíba, o deputado federal Felipe Maia (DEM), candidato à reeleição foi à feira livre do município. O parlamentar foi recebido pela ex-prefeita Odiléia Costa e o irmão Odilon. Na oportunidade, também foi acompanhado pelo candidato a deputado estadual, Dibson Nasser (PSDB).

Em meio as barracas e lojas, Felipe Maia cumprimentou a população e os comerciantes locais e andou pelas principais ruas da feira. O deputado também visitou o mercado público da cidade e ouviu depoimentos entusiasmados sobre sua atuação parlamentar: “Eu voto em Felipe Maia porque ele é competente e tem trabalho. Merece receber o meu voto novamente”, disse a dona de casa Terciane Rocha.

No município de Pedro Velho participou do 1º São João fora de época, um evento de cunho social que contou com a presença do deputado federal Felipe Maia, candidato à reeleição. O parlamentar foi recebido pelo prefeito da cidade, Lenivaldo Brasil, que consolidou o apoio ao deputado.

Na visita, o Felipe Maia andou em algumas ruas da cidade e conheceu mais sobre o trabalho desenvolvido pelo prefeito. De acordo com o deputado, o apoio de Lenivaldo Brasil é muito relevante para fortalecer sua candidatura na região. “Poder contar com o prefeito e a cidade de Pedro Velho é fundamental para engrandecer a minha candidatura. Esse apoio é muito importante”, disse o deputado.

Candidato do PT sofre acidente durante carreata

O candidato a deputado estadual pelo PT, Glauco, se envolveu em um acidente automobilístico quando participava da carreata da coligação Vitória do Povo, ontem na região agreste. A blazer do candidato desceu um barranco na estrada que liga os municípios de Lagoa Salgada a Serrinha.

Glauco foi socorrido para o hospital São Lucas em Natal onde foi medicado. Não houve ferimentos graves e o candidato não corre risco de morte. Estavam no veículo do candidato petista o seu motorista Edilson, Glauco, seu irmão Rômulo e mais outras pessoas que foram não foram identificadas, todas receberam atendimento médico e passam bem.
Fonte: blog Foco Sertanejo

Trocando de lado

“Eu estava do lado de lá e vim para o lado da vitória”, disse o prefeito que salientou que está interpretando o sentimento das ruas que vai lutar com todas as forças para assegurar a vitória de Rosalba Ciarlini ainda no primeiro turno

Escoteiros declaram apoio a Jácome

Companheiros e companheiras sempre alerta! Foi assim que iniciou, na manhã deste sábado, 31/07, o encontro promovido pela União Escoteira do Brasil no RN com o candidato a reeleição Antônio Jácome.
Jácome, que é escoteiro, tem fortes laços com a instituição onde apóia e incentiva diversos projetos como, por exemplo, o escotismo nas escolas, uma realidade através do mandato Jácome, que leva os alunos a aprenderem, além de noções de sobrevivência, o respeito ao meio ambiente, companheirismo, cidadania e trabalho em grupo.
Durante o encontro Jácome conversou com representantes do escotismo de várias cidades do interior do RN e da capital.
Para Carlos Pinto, presidente da União, o mandato de Antônio Jácome representa uma cadeira escoteira na Assembléia e que para ele é um grande prazer saber que Jácome faz parte da história do escotismo no RN.

José Adécio recebe apoios em Ielmo Marinho

Na noite desta sexta-feira (30), o deputado estadual candidato a reeleição José Adécio (DEM) visitou o município de Ielmo Marinho, no agreste potiguar. O democrata foi recepcionado pelos ex-prefeitos Tonico Menezes (PSB) e Hostílio Medina (PMN), líderes da oposição local, que também conta com os vereadores Gileno (PTB) e Peba Soares (PTB), além do candidato a vice na chapa de Hostílio em 2008, Dr. Cássio (PHS).
Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento e declararam total apoio a José Adécio, que fez questão de cumprimentar todos os presentes, um a um. Em seu discurso o deputado falou dos vários anos de vida pública e lembrou do tempo em que era prefeito de Pedro Avelino: "Sempre trabalhei em prol dos mais necessitados da minha cidade, assim como Tonico e Hostílio fizeram e continuam fazendo em Ielmo Marinho". "Hoje, como deputado, tenho o privilégio de ajudar o povo de todo o Rio Grande do Norte", completou.
Para encerrar, José Adécio agradeceu o apoio de Tonico e Hostílio, e prometeu voltar a cidade para percorrer todas as comunidades do município ao lado dos ex-prefeitos, pedindo o voto dos Ielmo-marinhenses.
Fonte: Romeu Dantas

Luiz Almir oficializa apoio a Garibaldi Filho

O deputado Luiz Almir (PV) anunciou que votará na reeleição do senador Garibaldi Filho. O deputado explicou que além do fato de seu partido estar coligado com o PMDB, ele sempre teve um grande apreço e respeito pelo senador.
“Garibaldi fez um grande trabalho como governador. Foi o único nosso que representou o Rio Grande do Norte como presidente do Senado. E num período de turbulência ele demonstrou grande habilidade política. Por isso ele tem todos os méritos para retornar ao Senado”, afirmou.