terça-feira, agosto 03, 2010

Sitio Novo realiza Capacitação de Saúde e Prevenção nas Escolas.


Na busca pelo bi para conquistar o premio do selo UNICEF – Edição 2009/2012, o Grupo Gestor Municipal de Saúde e Prevenção nas Escolas juntamente com a Comissão Municipal Pro-Selo, realizará nos dias 05 e 06 de Agosto a I Capacitação de Saúde e Prevenção nas Escolas.

O evento capacitará servidores das áreas da Educação, Saúde Assistência Social, Conselho Tutelar além dos membros dos Conselhos Municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, dos Direitos da Criança e Adolescente, Projovem Adolescente, Representantes dos Pais e as Pastorais da Juventude e Criança.

O Inicio das Atividades contará com apresentações culturais realizada pelos artistas local.

CRONOGRAMA DA CAPACITAÇÃO

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho educativo, informativo, reflexivo e preventivo com as temáticas de Educação Sexual , junto aos alunos do  ensino fundamental do município de Sitio Novo

Objetivos Específicos:
Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva com responsabilidade;

Agir de modo consciente para prevenção das DSTs/AIDS e de modo solidário aos portadores do HIV;

Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez na Adolescência;

Reconhecer a eficácia dos preservativos e a necessidade do sexo seguro;

Refletir os direitos Humanos e as diversidades


Metodologia:
Será baseada na vivência e na participação em situações reais e imaginárias, No enfoque participativo valorizando  os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão,na  identificação e busca de soluções para problemas que emergem de suas vidas cotidianas onde através de técnicas de dinâmica de grupo, jogos dramáticos e outros,os participantes consigam trabalhar seus valores, conceitos/pré conceitos e tabus com as temáticas da sexualidade  .

Primeiro modulo (MANHÃ)
Apresentação:
Porque Educação Sexual na Escola?
Sexualidade: Responsabilidade e Prazer
1-Cuidando do Seu Corpo; 2-Vulnerabilidades e juventudes; 3 -A Gravidez na adolescência;

Segundo modulo: (TARDE)
 As DST; AIDS; e Hepatites Virais: Conhecendo e prevenindo
1-Histórico 2 – meios de transmissão – 3- sexo Seguro 4 – Arvore do Prazer
2-Hepatites Virais: 
1-Tipos de Hepatites 2- Formas de Transmissão 3- como prevenir

Terceiro modulo: (MANHÂ)
Gênero e Diversidades /homofobia: Respeitando os direitos Humanos
1–Direitos Sexuais e Reprodutivos 2 – Diversidades 3 – Homofobia

Quarto modulo (TARDE)
Violência ; Construindo um mundo melhor
1-O que é violência?  2- Tipos de Violência
 Drogas : Ilusão de prazeres
1-Drogas  2- Conseqüências das drogas  3 – Como prevenir 

Nova Associação dos Prefeitos da Região Potengi e Trairi

Será realizado em Natal nesta quarta-feira (04) a partir das 17:30hs, uma reunião com os gestores municipais das regiões Trairi e Potengi.

O objetivo da reunião e a criação da Nova Associação dos Prefeitos da Região Potengi e Trairi, para que os gestores municipais possam desenvolver planejar e definir estratégias que se fizerem necessário para as regiões.

UFRN abre inscrições para processo seletivo nesta terça

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre nesta terça-feira (03) o processo seletivo para professor substituto, segundo edital publicado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos. A seleção destina-se à formação de quadro de reservas. Os locais de prova serão definidos por cada departamento ao qual o candidato esteja vinculado.

Os professores substitutos de ensino superior serão destinados aos Departamentos de Direito Privado, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Clínica, Nutrição, Psicologia e Saúde Coletiva, todos no campus Natal. Já os de ensino básico, técnico e tecnológico irão para a Escola Agrícola de Macaíba e para a Escola de Enfermagem de Natal.

Um tiro no pé

Um tiro no pé. Assim alguns classificaram o discurso do candidato a governador Iberê Ferreira de Souza em Nova Cruz, quando este falou que recebeu um aviso de que ao chegar em Nova Cruz poderia ser impedido de entrar na cidade. 

“Iberê, o senhor pode vir à Nova Cruz quando quiser, e a hora que quiser, que será bem recebido tanto pelos seus aliados, como adversários. O povo de Nova Cruz é educado, pacato, e acolhedor. De maneira alguma irá impedir você e seu grupo de fazerem campanha em Nova Cruz. Muito pelo contrário. Nova Cruz não é cidade de faroeste, e aqui, todos respeitam o próximo. Não tenha medo de vir à Nova Cruz”, escreveu um leitor à Gazeta do Agreste.

Garibaldi participa de reunião política com Felipe Maia

O candidato à reeleição para o Senado Federal, Garibaldi Filho (PMDB), participou, ontem, 2, de uma reunião política promovida por Felipe Maia, candidato à reeleição para Deputado Federal pelo partido dos Democratas. Entre os presentes, Ney Lopes Júnior (DEM), candidato à uma vaga para Deputado Estadual e a candidata da coligação “A Força da União” para o governo estadual, Rosalba Ciarlini (DEM), além de centenas de líderes comunitários.
O senador afirmou em discurso que, embora as pesquisas garantam o bom desempenho dos candidatos da coligação frente ao eleitorado potiguar, ele descarta qualquer clima de “já ganhou”. “Não existe isso. O trabalho começa a partir de agora”, disse Garibaldi. A senadora Rosalba Ciarlini concordou com a opinião de Garibaldi.
Mesmo sendo, até o momento, o nome mais lembrado para assumir o governo estadual, Rosalba pediu ainda mais apoio para a população. “Não tem nada decidido e quero combinar um coisa com vocês. Na casa onde eu não puder levar a minha voz, que vocês levem. É preciso multiplicar a esperança e fazer o Rio Grande do Norte acontecer”, indicou a candidata ao governo.
Falando para uma platéia de cerca de 300 pessoas que lotaram as depedências do Clube Albratoz, em Petrópolis, Felipe Maia agradeceu a presença de Garibaldi e de Rosalba Ciarlini. “Agradeço a presença de todos, mas quero lembrar que se eu for eleito, poderei fazer muito pouco sozinho. Por isso, além de me reelejer, é preciso garantir a presença de Rosalba Ciarlini no governo e José Agripino e Garibaldi novamente no Senado” indicou Felipe.

Garibaldi em entrevista ao Panorama Politico

 O senador Garibaldi Filho negou que o apoio a senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao Governo pelo DEM, tenha sido motivada pelo fato do pai dele ser o primeir suplente da parlamentar do DEM.

“Não faço troca de apoio, não negocio, não barganho. Meu apoio a Rosalba se deu há algum tempo atrás. Fizemos aliança em 2006 onde se entendeu que meu pai seria o melhor. A aliança nasceu ali. Fizemos campanha irmanados, todos sabem muito bem”, comentou.
O senador peemedebista foi o primeiro convidado do programa Panorama Político, da Rádio Globo Natal, na rodada de entrevistas com os candidatos ao Senado Federal.
Veja os principais trechos da entrevista:

Desejo de ser senador
Eu quero ser reeleito porque eu venho ao longo da minha vida política me dedicando ao trabalho no Legislativo. Comecei cedo como deputado estadual. O debate é o cerne da Casa Legislativa. Nesse clima cheguei a Presidência do Senado Federal. Graças a Deus tive a oportunidade de ter o julgamento da própria imprensa nacional. Mais do que nunca eu estou preparado para ser um bom senador pelo Rio Grande do Norte.

Obras
Se conquista (obras) fora do próprio Parlamento. Nem sempre o Parlamento é o fórum mais adequado para conquista de melhorias administrativas. Acontecem essas coisas porque o orçamento federal não permite uma modificação substancial. O orçamento é autorizativo.

Críticas de Wilma de Faria
Todas as vezes que ela nos chamou nós atendemos ao convite dela. Mas nem todas as vezes que nós convidamos para ela (Wilma de Faria) participar de reunião que queríamos ter ao nosso lado a governadora do Estado ela participou. Digo isso mas não é afirmação minha. Podem ouvir a Confederação Nacional da Pesca, que é testemunha, ela (Wilma de Faria) jamais participou do encontro com relação a assunto de pesca. A governadora precisa ouvir mais as pessoas

Felipe Maia em Tangará

“Estou rodando o RN porque fiz uma parceria com a população. Eu escuto o que o povo quer e precisa, para, em Brasília, trabalhar pela melhoria na qualidade de vida do pai e mãe e família”, afirmou.

O parlamentar ressaltou o entusiasmo e animação dos moradores das cidades por onde passavam. “O entusiasmo é a ferramenta principal da vitória e foi o que vi em todas as cidades em que estivemos. Em outubro será o Rio Grande do Norte três vezes mais forte”

Vilma parabeniza ex-prefeito de Goaninha

Vilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, prestigiou na noite desta segunda-feira (2) o aniversário do ex-prefeito de Goianinha, Disson Lisboa, comemorado com uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.

A igreja ficou lotada de amigos do ex-prefeito, entre eles, os atuais prefeitos de Arês, Dr. Erço; de Baía formosa, Nivaldo; e de Goianinha, Júnior Rocha. Todos eles estão com Vilma de Faria para o Senado, assim como o aniversariante.

Ao agradecer a presença dos amigos, o homenageado dirigiu-se à Vilma como “a ex-governadora, amiga e parceira de Goianinha”. Disson se referia ao trabalho realizado por Vilma de Faria no município apoiando a atual administração e a gestão do ex-prefeito.

“Espero fazer muito mais como senadora”, disse Vilma em sinal de gratidão ao povo de Goianinha e ao apoio declarado pelo atual prefeito, Júnior Rocha, e o ex-prefeito Disson.

Aprovado registro de candidatura de Vilma

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, o pedido de registro de Wilma de Faria (PSB) para o Senado Federal. O requerimento estava sendo contestado pela Procuradoria Regional Eleitoral, ressalvando que a candidata não estava com a ficha totalmente limpa porque tinha descumprido um acordo de parcelamento de dívida feito na esfera judicial. O argumento do Ministério Público Eleitoral foi negado e a líder do PSB é, oficialmente, postulante a uma vaga no Senado Federal

Rosalba apresenta projeto Mão Amiga na região Trairí

De acordo com a agenda da candidata ao governo do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, neste domingo (01) em Tangará, região Trairí, estava marcado uma reunião com lideranças, mas a rua localizada ao lado da BR ficou tomada de gente e a reunião se transformou em comício.
Comitivas de várias cidades foram ouvir as palavras de Rosalba. Foram representações das cidades de Serra Caiada, Sítio Novo, Coronel Ezequiel, Boa Saúde, Santa Cruz, Campo Redondo, São Bento do Trairí, Lages Pintada, São Paulo do Potengi e São José do Campestre, entre outras.
“Esse calor humano, essa vontade de fazer Rosalba governadora dá mais força para que eu siga com minha caminhada. Fui convidada para uma reunião, pensei encontrar cerca de cinquenta a cem pessoas que queriam me ouvir para levar meu nome, mas vejo essa multidão. É muito bom saber que vocês estão com a Rosa”, agradeceu Rosalba Ciarlini.
A candidata ao governo lembrou que agora só tem dois meses de campanha e precisa da força e garra de todos que estão ali para fazê-la governadora. Rosalba falou também da proposta de seu governo que é o projeto Mão Amiga, que irá financiar parte dos custos das pessoas que querem abrir e investir nos negócios, tendo ainda orientação e capacitação. “Por onde ando vejo que tem gente com aptidão para o mundo dos negócios. Na maioria das vezes, faltam condições financeiras, mas como são trabalhadores de bem, abrem o próprio negócio dentro de casa. São pessoas que produzem lancheiras de aniversário, tem uma estofaria, produzem doces e salgados para vender, costureiras, e por aí vai. O projeto Mão Amiga vai estimular e ajudar a desenvolver esse comércio informal que tem uma parcela importante na nossa economia”, disse.

Leonardo Nogueira recebe apoio de prefeito de Campo Grande

Depois de realizar a primeira grande carreata de sua campanha, sábado, o deputado estadual Leonardo Nogueira voltou a mobilizar sua militância nesta segunda-feira, 2. 

Às 19h, realizou uma reunião, em sua residência, em Mossoró, quando recebeu, ao lado da prefeita Fafá Rosado, lideranças políticas de vários municípios. 

Um dos destaques no encontro, foi uma caravana do município de Campo Grande, sob o comando do prefeito Francisco das Chagas - popurlamente conhecido por Bibi.

Ao lado de um grupo de vereadores de Campo Grande, Bibi participou da reunião na casa de Leonardo, reafirmando seu apoio ao nome do parlementar e seu projeto de reeleição. 

Bibi destacou que seu apoio ao nome de Leonardo, decorre do trabalho que o parlamentar já realiza e poderá ampliar, em defesa de seu município. 

Ao mesmo, o prefeito lembrou que o apoio ao deputado Leonardo Nogueira teve a defesa de vereadores e do povo de Campo Grande. 

Além de Campo Grande, outros municípios como Umarizal também participaram da reunião de Leonardo Nogueira. 

Prefeito de Coronel João Pessoa e vereadores aderem à candidatura de Rosalba

O prefeito da cidade de Coronel João Pessoa, Francisco Alves, O Pachica (PP), anunciou na manhã deste domingo seu apoio a candidatura da Senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado. Pachica que já tinha declarado voto aos deputados Raimundo Fernandes e Fabio Faria anunciou também que apoiará as candidaturas ao senado de José Agripino e Garibaldi Alves.

Além do prefeito Pachica, sete vereadores do município de Cel. João Pessoa já anunciaram que seguirão a orientação do Chefe do Executivo pessoense e apoiarão as candidaturas de Rosalba, Agripino, Garibaldi, Raimundo e Fabio.

Iberê garante novos apoios em Felipe Guerra

O governador Iberê Ferreira (PSB) recebeu na noite desta segunda-feria (2) novos apoios no município de Felipe Guerra, na região Oeste do Estado. Iberê passa a contar com o apoio de Dr. Canindé (PR), candidato a prefeito na eleição de 2008, o vereador Ubiraci Pascoal e Rosemberg Pascoal, ambos também do PR, e Fernando Morais, do PPS. Eles se juntam aos vereadores Salomão Gomes, do PR, e Otoniel Maia, do PTB, que já apoiam Iberê. O anúncio de apoio contou com a presença do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR e que pleiteia a renovação do mandato.

“Decidimos apoiar Iberê por acreditar neste homem que tem uma história de seriedade, de honra, de honestidade. Ele tem credibilidade para receber o nosso apoio e continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte”, afirmou Dr. Canindé, ao justificar a opção pela candidatura do governador à reeleição.

O vereador Ubiraci Pascoal lembrou que a opção do seu grupo não poderia ser outra a não ser apoiar Iberê Ferreira que tem demonstrado, ao longo de sua vida pública, ser uma pessoa de compromisso.

Luiz Almir afirma apoio a Rosalba

O deputado estadual Luiz Almir (PV) afirmou nesta segunda-feira (2) que segue a orientação do Partido Verde, que decidiu informalmente pelo apoio à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao Governo do Estado.

“Voto com o Partido Verde, sigo a orientação do partido, com o qual estou muito bem. Estamos acompanhando a decisão de apoiar Rosalba”, assegurou o parlamentar, que foi visto, no dia 26 de junho, na convenção do PSB de Iberê Ferreira, deixando dúvidas sobre qual era sua posição neste pleito eleitoral.

“O PV não disse que tenho que me intrigar com os outros. Fui [à convenção] para dar um abraço num amigo [Iberê]”, explicou o deputado que se disse “amigo” de Iberê Ferreira e Wilma de Faria (ambos do PSB e contrários a Rosalba). Amizade que poderia render até voto, se o parlamentar não estivesse “enquadrado” pela legenda.

Comunidade de São Paulo do Potengi recebe Centro de Múltiplas Atividades

A comunidade rural de Lagoa Comprida, no município de São Paulo do Potengi, foi contemplada com mais um projeto do Programa Desenvolvimento Solidário, do Governo do Estado. Neste último final de semana, foi inaugurada a sede do Centro de Múltiplas Atividades. O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Gercino Saraiva, participou do evento representando o governador Iberê Ferreira de Souza.

O Centro de Múltiplas Atividades vai funcionar como ponto de apoio para a associação de Lagoa Comprida, além de oferecer cursos de capacitação, oficinas nas áreas de cidadania, associativismo, ovinocultura, cajucultura, artesanato e corte e costura, beneficiando cerca de 400 pessoas. O projeto foi financiado com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado, totalizando mais de R$ 54 mil em investimentos.

Emater orienta escolas públicas sobre lei da merenda escolar

A Emater-RN realiza nesta terça-feira (3), no auditório da instituição, reunião com diretores de 120 escolas das redes públicas para apresentar as novas diretrizes para a merenda escolar com base na Lei Federal 9.1147/2009. Com isso, todas os estabelecimentos públicos de ensino terão que investir, no mínimo, 30% dos recursos destinados à merenda escolar, com a aquisição de produtos da agricultura familiar. 

Conhecida como lei da merenda escolar, em vigor desde junho de 2009, a Lei Federal 9.1147/2009 foi criada com o objetivo de fortalecer as economias locais, gerar renda para o pequeno agricultor, estimular novos hábitos alimentares nos estudantes e promover a produção de alimentos da agricultura familiar que respeitam as tradições alimentares locais. 

A Lei determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam aplicados na compra de alimentos de agricultores familiares. Para evitar a concentração de contratos em um fornecedor, a resolução estabelece limite de R$ 9 mil de compra de cada produtor familiar.

Governo do RN participa da cerimônia de sanção do Projeto que cria o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na tarde desta segunda-feira (2) o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A cerimônia de sanção do Projeto de Lei ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília. Pelo governo do Rio Grande do Norte, participaram o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Lázaro Mangabeira, e o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro. 

O Projeto, aprovado em março na Câmara dos Deputados e em julho, no Senado, estabelece regras para o tratamento do lixo e proíbe a criação de lixões. Pelo projeto de lei, as prefeituras deverão construir aterros sanitários adequados ambientalmente. Também obriga fabricantes e vendedores a criarem políticas de destinação ambiental correta para eletroeletrônicos descartados.