quarta-feira, março 02, 2011

Santa Cruz conquista vaga na final do primeiro turno


Com a vitória sobre o Palmeira de Goianhinha, por 2 a 1, o Santa Cruz garantiu sua vaga à decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2011.
Os gols do Santa Cruz foram marcados por Quirino, aos 16 minutos, e Alvinho, aos 32 minutos. O gol do Palmeira foi marcado por Zig-Zig, aos 28 minutos.
O Santa Cruz soma 22 pontos e aguarda a briga dos seus advesários para saber quem será que irá compor o confronto final do primeiro turno.

Tomba em seu primeiro pronunciamento na AL


O deputado Tomba Farias (PSB) fez seu primeiro pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, destacando sua trajetória na vida pública, e as intenções para os quatro anos de mandato. Tomba agradeceu a região do Trairí, em especial a Santa Cruz, onde foi prefeito e teve grande votação. "Trago comigo a vontade de mudar e de fazer diferente. E quero colaborar com as mudanças do Rio Grande do Norte com toda a humildade", afirmou.Tomba Farias lembrou que durante o mandato de prefeito recebeu Santa Cruz com 33% saneada e conseguiu depois de oito anos, entregou a cidade com 98%.
E esta será uma grande marca do mandato, buscar projetos de infra-estrutura para as cidades. O turismo do interior, e principalmente o religioso, esteve presente no discurso. "Hoje cidade de Santa Cruz é uma referencia nacional em turismo religioso, depois da imagem de Santa Rita de Cássia"

Ricardo Motta anuncia comissão parlamentar para tratar de enchentes no Vale do Açu


A preocupação com o inverno deste ano mobilizou deputados, prefeitos e órgãos competentes, na audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (02). O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PMN) anunciou a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar o tema, e prometeu visitar regiões de maior risco de alagamentos. "A Assembleia faz mais uma vez sua parte. As portas estão sempre abertas para temas que tocam a população. Vamos trabalhar juntos na prevenção", afirmou.
No final do debate, a mesa votou um relatório com uma série de ações efetivas. A Defesa Civil ficou encarregada de criar um alarme sonoro que deve ser instalado em comunidades de risco. O representante do DNOCS se comprometeu em abrir mais as comportas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, apontada como ação de prevenção. A audiência também garantiu a criação de um fórum permanente de debate sobre as conseqüências das chuvas, composto por prefeitos e a Defesa Civil.

Walter Alves pede empenho dos órgãos competentes para reconstrução da Ponte de Campo Grande


Diante dos estragos causados pelas chuvas em Campo Grande, na médio Oeste, onde inclusive a ponte que dá acesso à cidade foi destruída impedindo o acesso de carros ao município, o deputado Walter Alves solicita ao Governo do Estado urgência junto aos órgãos competentes para reconstrução imediata da obra, localizada na BR 110. "Devido às chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira (28), o município ficou completamente isolado, na prática, sem condições de habitação, já que são grandes as dificuldades de acesso. O tráfego de pessoas está sendo feito de barco", justificou pedindo o máximo de empenho para reconstrução imediata.
Segundo relatos da população as pessoas estão sofrendo com a falta de acesso a cidade a Polícia Rodoviária Federal está providenciando um desvio para os motoristas que precisam passar pelo local. "As vias já estão sinalizadas para orientar os condutores e enquanto o desvio não fica pronto, a gente aconselha que o tráfego seja feito pelas RNs 117 e 230", disse o chefe da 4ª Delegacia da PRF de Mossoró, inspetor Aleiathar Gibson.

Júnior Queiroz aproveita audiência pública na Assembleia e volta a cobrar o DNOCS em relação aos diques de Jucurutu


Durante a audiência pública que discutiu a questão das enchentes no interior potiguar, o prefeito de Jucurutu Junior  Queiroz voltou a fazer cobranças ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
"Quero aqui fazer um apelo ao DNOCS... Cuide mais dos diques da nossa Jucurutu. A população está apreensiva com as notícias de possíveis precipitações de chuvas. O DNOCS tem que fazer um relatório. Infelizmente as casas foram construídas numa área de risco, mas precisamos prestar nossa solidariedade a esse povo", discursou Júnior Queiroz sob os olhares do engenheiro João Guilherme do DNOCS regional de Natal, que chegou atrasado e também estava na mesa das autoridades.

Gustavo Fernandes defende o DNOCS das críticas de Júnior Queiroz


E coube ao deputado Gustavo Fernandes (PMDB), filho do diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes rebater as criticas do prefeito Júnior Queiroz (PSB), contra a instituição. Júnior culpou o DNOCS pela inundação que aconteceu em Jucurutu no início deste ano. Gustavo disse que existiu uma tromba dagua, muito forte (em apenas um dia choveu 168mm) que inundou as bombas, fazendo com que todas elas queimassem, provocando o alagamento do conjunto.
Já o prefeito de Jucurutu, fez duras críticas ao DNOCS. Junior Queiroz disse que a culpa da enchente foi do órgão que não fez a manutenção necessária nas bombas da Barreira Armando Ribeiro Gonçalves. Em resposta as declarações do prefeito, o coordenador estadual do DNOCS, João Guilherme, disse que todas as bombas foram consertadas e já estão prontas. 

Aloizio Mercadante visita o RN nesta quinta-feira


O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante estará em Natal, nesta quinta-feira (03), cumprindo agenda administrativa. A agenda oficial inclui a apresentação ao Ministro do Instituto Internacional de Neurociência, às 09h, e, em seguida, entrevista coletiva à imprensa.

Depois, Mercadante visitará o Centro de Estudos e Pesquisa Professora Cesar Timo-Iaria, o Centro de Saúde Anita Garibaldi e o Centro de Pesquisa de Macaíba e a Escola Alfredo J. Monteverde, estes últimos em Macaíba.

Às 12h30, será a vez do ministro conhecer as obras de construção do Campus do Cérebro. Logo após, às 15h30, ele terá uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini.

Meteorologista da EMPARN garante que haverá chuvas acima do normal e com risco de enchentes


Também na audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa no final da manhã desta quarta-feira (02), ao falar sobre os riscos de enchentes, o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bistrot, alertou que no Rio Grande do Norte as chuvas serão acima do normal e que teremos um inverno rigoroso, como em 2009, que deixaram milhares de desabrigados em várias regiões, destruíram pontes e estradas e cidades alagadas. "Evidenciamos nos últimos 15 dias aquecimento das águas do Atlântico Sul e um esfriamento nas águas do Atlântico Norte, o que garante chuvas fortes", disse.
O meteorologista disse que este ano já houve inundações no Agreste, os grandes açudes do Estado estão quase cheios e que a Emparn está fornecendo os dados técnicos para que sejam tomadas as devidas providências. "A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 80% de capacidade e a Santa Cruz também está com grande volume de água. A preocupação maior é com os municípios dessas áreas, como Ipanguaçu, Baraúnas, Alto do Rodrigues e tantos outros", disse. 

Ceará-Mirim: MP vai investigar maus tratos a idosos


O Promotor de Justiça de Ceará-Mirim, Ivanaldo Soares da Silva Júnior, vai ter muito trabalho pela frente. Mandou apurar investigação contra suposta prática de maus tratos a nada mais, nada menos, que 20 idosos da cidade.
Algumas pessoas investigadas são parte da família do próprio idoso, filhos e até netos acusados de agressão.

Delegado de Parelhas responde por nove delegacias e reconhece falhas na segurança


Um depoimento que chamou a atenção de todos os presentes à audiência promovida pela Câmara de Vereadores de Parelhas, para discutir a insegurança que reina na cidade, onde nas últimas semanas, pelo menos cinco tentativas de homicídios foram registradas, foi do delegado da cidade, o bacharel George Davi Leão. Ele disse se sentir constrangido ao reconhecer que não vem dando conta, de responder por nove delegacias na região, e não poder dar uma resposta que a população merece.
George Leão, por sinal, chegou atrasado à audiência pública, pois teve que se deslocar para Equador, onde atendeu a ocorrência de um possível seqüestro ao gerente dos Correios da cidade, para somente depois retornar à Parelhas. O delegado ainda responde por cidade como Jardim do Seridó e Caicó. A única solução, na opinião de George Leão para resolver a deficiência de delegados na região, seria a convocação de aprovados em concurso, coisa que se depender do otimismo do delegado, não deve acontecer nem tão cedo. 
Fonte: Marcos Dantas

Juíza suspende pagamento de bandas para o Carnaval de Macau e Guamaré


A juíza Aline Danielle Belém Cordeiro Lucas entrou com ação cautelar com pedido de liminar suspendendo pagamento para bandas contratadas para o Carnaval 2011 dos municípios de Macau e Guamaré. Na decisão, a juíza contesta a contratação de profissionais de setor artístico para o carnaval sem licitação. As prefeituras têm 24 horas para se pronunciar sobre a liminar e estão sujeitas a multa diária de 500 mil reais, caso seja efetuado algum pagamento às bandas.
Fonte: DN online

Governadora assegura ao prefeito de Carnaúba dos Dantas que Sistema Adutor será concluído


O prefeito Alexandre Dantas (PP) conseguiu conversar com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sobre a ordem de paralisação da construtora do Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas/Parelhas. "Diga ao povo de Carnaúba dos Dantas que a adutora vai continuar", foi o que disse a governadora ao prefeito. Alexandre conseguiu conversar com Rosalba nesta terça-feira (01), também durante o I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde no Hotel Praia Mar.
Mesmo sendo adversária de Alexandre, Rosalba foi atenciosa e gentil. Ela explicou que a paralisação se deu em razão de questões técnicas financeiras relacionadas à contrapartida e, para tanto, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos esteve em Brasília resolvendo essa questão.

Árvores tombadas em Ouro Branco recebem placas


Em Ouro Branco, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Cláudio coordenou o trabalho de fixação das placas nas mais de 20 árvores, conforme aprovação de Projeto de Lei pela Câmara Municipal. Já estão identificadas algarobas, craibeira e um conjunto de oiticicas as margens do Rio Quipauá. "Todas as placas foram colocadas durante esta segunda-feira (28), agora precisamos do apoio da população para que nos ajude a fiscalizar o cumprimento dessa lei. A Comissão de Tombamento e conservação dos Bens Culturais de Ouro Branco atuará ativamente", afirmou o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente iniciará ainda esta semana uma campanha educativa através de veículos de comunicação do município com o intuito de alertar para o que diz a Lei 609/2009, que foi aprovada por todos os vereadores de Ouro Branco.
"É preciso que a população tenha consciência do que diz a Lei. Caso algum vândalo tente tirar as placas, tudo será denunciado às autoridades competentes. Nós precisamos alertar a população já que quem não cumprir a lei poderá ser até preso", frisou Roberto Cláudio, que essa semana fará juntamente com a procuradora-adjunta Marlyane Pinheiro um esclarecimento na Rádio Marairama FM.

João Maia é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico na Câmara dos Deputados


O deputado federal João Maia (PR) vai presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, na Câmara dos Deputados. A instalação e eleição do presidente e dos vice-presidentes da comissão aconteceram na manhã desta quarta-feira (02), na Câmara Federal, em Brasília.
No último mandado como deputado federal, João Maia foi o primeiro vice-presidente da mesma comissão, além de ser responsável por relatar importantes projetos como o Pré-Sal e Lei do Gás.
Para João Maia, assumir a presidncia da comissão no seu segundo mandato é importante para dar continuidade ao seu trabalho para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
“Me sinto honrado como representante do povo do Rio Grande do Norte. Essa comissão discute temas que são do meu maior apresso, como a geração de emprego, renda e desenvolvimento, que entendo como geração de emprego e renda. É uma prioridade que me dedico desde quando pensei em ser parlamentar”. Durante seu discurso, quando tomava posse como presidente da comissão na manhã desta quarta-feira, o deputado João Maia revelou ter um olhar especial para geração de emprego e renda para os jovens do interior, como uma forma de prevenção as drogas. “A maneira mais eficiente de evitar que os jovens se envolvam com as drogas é a prevenção, e através da educação e do emprego isso é possível”.