sábado, março 26, 2011

Jailson Santos comemora seu aniversário em Festa de Lagoa de Velhos



Quem está aniversariando hoje é o grande vocalista da Banda Cavaleiros do Forró Jailson Santos, “o véi”. E o blog vai curti o show da banda que se apresenta hoje na festa de emancipação política do município de Lagoa de Velhos.

Parabéns Vei, sucesso e felicidade sempre, já já o blog está chegando para curtir mais um show do Cavaleiros.

Vazamento de Gás gera tensão e pânico em Currais Novos


Muita tensão e pânico para moradores do bairro Antônio Rafael e adjacentes a BR 427 saída para Acarí na manhã deste sábado em Currais Novos, foi ocasionada depois que um caminhão que faz o transporte e descarrego de Gás natural para o posto Lais teve problemas quando fazia a transferência do produto do seu reservatório para o do posto quando um grande vazamento de Gás motivou o isolamento de toda a área entorno do posto de combustível e os moradores mais próximos tiveram que serem evacuados de suas casas, pois havia a possibilidade de explosão iminente.
Policiais da 3ªCIPM e do 2ºGPRE isolaram o local e interditaram todas as vias de acesso. O trãnsito de pessoas e veículos ficou totalmente restrito aos técnicos e Bombeiros que estiveram no local do incidente.

A situação só normalizou depois de uma hora, quando todo o gás se dissipou e o reservatório foi totalmente esvaziado.

Fonte: Transito no Seridó

GIRO PARABENIZA



O aniversariante de hoje no blog, é o meu amigo João Paulo que é de São Paulo do Potengi, mas após passar no concurso da prefeitura passou a residir no município de Sitio Novo. Quero muito que você seja feliz em todas as coisas que se dispuser a realizar na sua vida profissional e particular.

Parabéns e muitas felicidades, hoje, amanhã e sempre!!!

Torcida alerta


Adriano diz que Ronaldo o convenceu a fechar com Corinthians


O atacante Adriano afirmou que a ida para o Corinthians se deve ao ex-companheiro de Seleção Brasileira, Ronaldo. Ainda faltando assinar com o clube do Parque São Jorge, o jogador crê que estará apto para jogar em cerca de dois meses e prometeu ser guerreiro na nova equipe. A informação foi divulgada por um jornal paulista na manhã deste sábado.

De acordo com o atacante, Ronaldo falou muito da torcida, fator que empolgou Adriano, que se diz louco para entrar no coração dos torcedores alvinegros e que sonha em fazer parte "dessa família".

O ex-jogador da Roma disse ainda que ficou chateado com a atitude do Flamengo de não o procurar e que a chegada ao clube paulista o aproxima de um retorno à Seleção Brasileira. O craque afirmou que não pretende sair do Parque São Jorge antes de 2014 e que não pensa em jogar novamente no futebol europeu.

A confirmação da ida de Adriano para o Corinthians foi dada nesta sexta-feira (25). O contrato com o Corinthians e deve apresentado no dia 29, mesma data em que o grande reforço do São Paulo, Luis Fabiano, será recebido no Morumbi. O clube cogita fazer um grande show para receber o jogador

Final do mês será de chuva em todas as regiões do RN


A previsão do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) é de que a última semana de março “seja de ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado”. O meteorologista Gilmar Bristot disse que “teremos um fim de mês úmido”, com a tendência de pancadas de chuvas em diversos municípios.

A Emparn registrou chuva em 69 municípios entre a manhã da quinta-feira e a manhã de ontem. As maiores precipitações ocorreram nos municípios de Passa e Fica (135,5mm), Serra de São Bento (118,9mm) — ambos na região Agreste potiguar —, e São Gonçalo do Amarante (93,5mm), na região Leste. Em Natal, o telhado de uma casa desabou, mas o único morador não ficou ferido. A casa foi isolada pelo Corpo de Bombeiros.

Em Passa e Fica — município distante 121 km de Natal e localizado na divisa com o estado da Paraíba —, a forte chuva ocasionou alguns estragos na zona urbana. No bairro São Pedro, uma lagoa transbordou e alagou algumas casas. O prefeito Pedro Augusto Lisboa afirma que é uma área de risco e a administração tem um projeto com recursos pleiteados junto ao governo federal para as obras de contenção. Apesar da intensidade, não houve grandes áreas de alagamento ou danos às estradas de acesso.

A base da economia do município é a agricultura, através do cultivo de mandioca, e comércio. As áreas de plantio não foram afetadas. Havia duas semanas que não chovia no município, que atualmente está sob estado de emergência decretado em função da falta d’água, com abastecimento feito por carro-pipa em algumas localidades.

A chuva da quinta para a sexta-feira encheu boa parte dos pequenos açudes e o maior reservatório do município, o Calabouço, acumulou bastante água. Sobre a continuidade do inverno para o semiárido do Rio Grande do Norte, o meteorologista Gilmar Bristot afirma que a tendência é de o mês de abril ser mais chuvoso do que março. “Embora entre a segunda e terceira semana “possa haver um veranico”. Mas não tão prolongado como ocorreu este mês. 

Abril deverá começar com chuvas, reforça Bristot, embora afirme que “não existe uma projeção mais clara” com relação ao mês de maio, quando, historicamente, termina a temporada invernosa na região semiárida do Nordeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) corrobora as previsões da Emparn para este fim e começo de semana, com o céu apresentando-se nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuvas esparsas no litoral leste e pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nas demais áreas.

Para amanhã, a previsão do Inmet é de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) só monitora a situação volumétrica dos reservatórios do Rio Grande do Norte com capacidade de armazenar acima de cinco milhões de metros cúbicos. Nessa situação estão 60 açudes e barragens, das quais, somente 12 atingiram 100% de sua capacidade volumétrica.

Com relação aos três maiores reservatórios de água do Rio Grande do Norte, os últimos dados da Semarh são de 2 de março, quando a barragem de Santa Cruz, em Apodi, apresentava um volume de água de 480,90 milhões de metros cúbicos ou 80,19% de um total de 599 milhões. Na mesma data, a barragem de Umari, em Upanema, tinha 207 milhões de sua capacidade de armazenamento, o equivalente a 70,80% da capacidade máxima, que é de 292.8 milhões m³.

Na última coletada de dados realizada em 21 de março, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado e localizada no Vale do Açu, estava  com 85,44%, de uma capacidade total de 2,4 bilhões de m³.

Chuvas no RN - Fortes precipitações que caíram no Estado nas últimas 48h, contribuíram para aumentar a reserva de água em açudes 
100% de volume de água em milhões m³
Encanto (Encanto)    6.23 
Santana (Rafael Fernandes)    7.0 
Marcelino Vieira (M. Vieira)    11.2 
Apanha Peixe (Caraúbas)    10.0 
Rodeador (Umarizal)         21.7 
Lagoa do Boqueirão (Touros)    11
Lagoa de Extremoz (Extremoz)    11
Beldroega (Paraú)    8 
Campo Grande (São P. do Potengi)    34 
Trairi (Tangará)    35.2
Santa Cruz (Santa Cruz)    5,15

Com Informações do Tribuna do Norte 

Assassino de Maisla Mariano é condenado a 40 anos de prisão


Por volta das 0h10 depois de longas explanações do promotor do Ministério Público e do advogado de defesa do réu Osvaldo Pereira de Aguiar, acusado da morte da menina Maísla Mariano, os jurados decidiram e a juíza Ana Karyne pronunciou a sentença de culpa de Osvaldo e sua condenação de 40 anos de prisão em regime fechado. 

Com a decisão, o advogado de defesa Marcos Alânio afirmou que irá recorrer do julgamento. Osvalso foi condenado por 27 anos de prisão por homicídio qualificado, 10 anos por atentado violento ao pudor e 3 anos por degradação e ocultação de cadáver, somando a pena final de 40 anos. 

Os pais de Maísla estiveram presentes no júri em todos os momentos desta sexta-feira. Antes de sair à decisão do júri, a família se reuniu em oração do lado de fora do tribunal.  Após a decisão demonstraram alivio e a mãe disse, "Osvaldo esse é o deus que eu sigo e você vai pagar". No único momento que falou Osvaldo disse, "Você vai ver no julgamento lá de cima".

Após os últimos testemunhos dos peritos, o promotor José Hindemburgo e o advogado Marcos Alânio promoveram os debates com argumentos de acusação e defesa respectivamente, apresentando laudos técnicos do Itep, fotos e argumentos para convencer os jurados. 

Em seguida a juíza convocou o jurados para a sala secreta, onde por aproximadamente uma hora eles votaram e definiram a sentença. Não foi informado o número de votos favoráveis a condenação.

No dia 12 de maio de 2009, Maisla Mariano dos Santos, de 11 anos de idade, desapareceu quando ia deixar o almoço para o pai no bairro Jardim Lola em São Gonçalo do Amarante. Um dia depois, partes do seu corpo foi encontrado em um terreno baldio próximo à avenida Tomaz Landim. No dia 14, as outras sacolas com o restante do cadáver foi achado por populares. Laudos comprovaram tortura e violência sexual no corpo da criança esquartejado em 11 partes. A hipótese contra Osvaldo Pereira foi levantada, pois a mãe da garota teria sido uma das pessoas que o denunciou e o levou a ser expulso da igreja em que frequentava. 

Caico: Jovem é perseguido e executado a tiros de pistola


Um jovem identificado como Tiago Pereira Batista foi executado a tiros no final da noite de ontem em Caicó, região Seridó do estado. De acordo com a polícia, pelo menos quatro tiros de pistola foram disparados contra a vítima, que morreu ainda no local do crime. 

O assassinato de Tiago ocorreu por volta das 23h40. Ele trafegava em sua moto pela Rua Sergipe, no bairro Walfredo Gurgel, quando foi surpreendido por quatro disparos de pistola 380. 

Tiago perdeu o controle do veículo, caiu e morreu ainda no local. Pelo menos três tiros foram transfixantes. A polícia acredita que ele tenha sido perseguido antes de assassinado. 

Os policiais ainda não sabem o que motivou o crime. Diligências foram feitas na tentativa de localizar os suspeitos, mas sem êxito. O caso será investigado pela delegacia de Caicó.

Um homem é baleado e outro é morto em Mossoró


Um homem identificado como Francisco Teixeira da Silva, de 46 anos, foi baleado na noite de ontem, após uma discussão sobre o volume de um som utilizado por seu vizinho. O fato aconteceu por volta das 19h40, na Rua Natália de Melo Alves, no bairro Paredões, em Mossoró.
De acordo com a polícia local, Francisco pediu ao vizinho que baixasse o som do veículo, que estava o incomodando. Segundo relatos de testemunhas à polícia, nesse momento o acusado desceu do carro e atirou contra Francisco, evadindo-se do local logo em seguida. 

Francisco foi socorrido e encaminhado ao hospital Tarcísio Maia. De acordo com as primeiras informações, ele não corre risco de morte. Várias diligências foram feitas no local na tentativa de localizar o suspeito, mas até a manhã deste sábado as buscas não haviam obtido êxito.

Na manhã deste sábado um homem ainda não identificado não teve a mesma sorte e foi morto a tiros. De acordo com a polícia mossoroense, o crime ocorreu por volta das 5h30, na Rua Natália de Melo Alves, no bairro de Paredões.
Segundo informações de populares repassadas à polícia, pelo menos dois homens efetuaram os disparos. Logo após os tiros, os acusados fugiram. A polícia foi acionada, mas quando chegou ao local à vítima já estava sem vida. 

Os policiais militares acionaram o Instituto Técnico e Científico de Polícia e o delegado de Plantão. O corpo foi conduzido ao Itep, no entanto, seguia sem identificação.

Mossoró: Após denúncias Detran-RN cassa licenças de autoescolas


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) resolveu cassar o credenciamento e as licenças de funcionamento de três centros de formação de condutores (CFC) de Mossoró, envolvidos em denúncias de corrupção no processo de retirada de carteiras de habilitação. As cassações foram oficializadas após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e explicadas pelo diretor do órgão estadual, Érico Vallério Souza, em entrevista coletiva concedida na manhã de ontem, em seu gabinete. O diretor também antecipou que o novo controlador de trânsito, responsável por fiscalizar todo o processo para a retirada das carteiras de habilitação no órgão, será nomeado pela governadora.

As denúncias contras os CFC's de Mossoró foram recebidas pelo órgão no dia 20 de janeiro. Após as investigações, o diretor resolveu cassar todos os registros e licenças de funcionamento das autoescolas, além de impugnar juridicamente todos os diretores das autoescolas Piloto, Vitória e Siga, que são, respectivamente, Dirceu Lima Batista de Melo, Severino de Souza Lima Filho e Ermano Gameleira Gomes.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

TCE aumenta acessos aos orçamentos municipais


O anseio da sociedade por mais transparência na utilização dos recursos públicos transformado num dos pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal- LRF, começa a dar os primeiros resultados.

No Rio Grande do Norte, além de Natal, Mossoró e Parnamirim – municípios com mais de 100 mil habitantes e que, por isso, são obrigados a disponibilizarem suas contas na internet, a partir de 27 de maio também estarão obrigadas a divulgar estas informações Caicó, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaiba e Assu, municípios que possuem entre 50 e 100 mil habitantes.

Dentro de mais dois anos, todos os municípios brasileiros terão que adotar estas medidas.

Em reunião com representantes do Movimento Articulado de Combate a Corrupção – Marcco, realizada no final de fevereiro, foi solicitado o acompanhamento da execução orçamentária e financeira, em tempo real, por meio eletrônico de acesso público.

Já estão devidamente monitorados o Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Poder judiciário, Ministério Público, Prefeituras de Natal, Mossoró e Parnamirim, o que foi realizado imediatamente.

“Disponibilizamos no site do TCE os links de acesso a todos estes órgãos, além da prestação de contas do TCE e o Portal da Transparência, divulgando informações de todos os municípios”, enfatizou Paulo Roberto.

 Os dados exibidos neste ambiente são de responsabilidade dos gestores, sendo que muitos ainda não estão sendo disponibilizados de forma devida.

Veja a lista nos municípios que receberão agências do Banco do Brasil


O Rio Grande do Norte receberá nove novas agências do Banco do Brasil nos próximos dias. As cidades contempladas serão: Pedro Velho, Lagoa Nova, Tangará, Tibau do Sul, Upanema, Pendências, Serra do Mel, Nízia Floresta e Jardim de Piranhas. As novas agências terão autonomia contábil e outorga de funcionamento concedida pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Serão oito agências do tipo simplificadas e uma agência maior para a cidade de Jardim de Piranhas. Estas instalações fazem parte do Projeto Agência Complementar, desenvolvido pelo BB. A premissa básica do Projeto é a parceria com os Governos Estadual e Municipais.
De acordo com o superintendente estadual do Banco do Brasil, o plano de expansão prevê a implantação de agências em todas as cidades do Rio Grande do Norte até 2015. Além das novas agências, também foi anunciado que duas partidas de jogos amistosos internacionais das seleções de vôlei e futsal do Banco do Brasil serão realizadas no Rio Grande do Norte.

Reunião no seridó termina em discussão entre prefeito e deputado


Discussão entre o prefeito de São Fernando Genilson Maia (PSB) e o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) durante reunião que aconteceu hoje pela manhã no auditório da regional de saúde para tratar da estadualização do Hospital Regional termina causando um grande desconforto entre os presentes.

O prefeito Genilson Maia fez severas críticas à saúde afirmando que o modelo ultrapassado em que hoje se encontrava a saúde da região se devia as conveniências e interesses dos líderes políticos Caicó que passaram 50 anos no poder sem fazer nada pela área.  Numa provocação direta ao deputado estadual Vivaldo Costa, que presente ao local ficou inconformado com a colocação.

Vivaldo tomou as dores e reagiu discordando das colocações de Genilson. O Papa-Jerimum disse que a partir daí o prefeito de São Fernando passou a agredi-lo chamando-o até de velho sem-vergonha.

Vivaldo reagiu e defendeu os líderes tradicionais afirmando: se você não tem respeito por mim, tenha pelo menos pelos líderes que passaram pela política de Caicó como Dinarte Mariz, Walfredo Gurgel, Milton Marinho, José Josias, e até Manoel Tôrres que sempre lutaram para melhorar a saúde do município. Você feriu a memória desses líderes. Você (Genilson) é conhecido por ser agressivo, mal-educado e não passa de um vagabundo. E de um prefeito sem-futuro, concluiu Vivaldo.

Genilson reagiu dizendo que “vagabundo era Vivaldo”. A confusão somente não terminou em algo mais sério porque houve a interferência de terceiros.
Vivaldo retirou-se da reunião e Genilson permaneceu no local. Muitos presentes ficaram solidários ao deputado Vivaldo Costa pelas agressões sofridas, inclusive a secretária-adjunta Ana Tânia que coordenava a reunião. Ela se retirou do local acompanhado Vivaldo Costa.
Fonte: Robson Pires

Sadef conquista 83 medalhas na maior competição do paradesporto regional


Com um resultado espetacular em um dos eventos esportivos mais competitivos do País, a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF- Petrobras/ Caern/Prefeitura do Natal/ Uniodonto/ Governo do Estado) retorna da 1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, Atletismo e Natação, que aconteceu em Fortaleza no último final de semana. Com a participação de 44 atletas, a instituição emplacou nada menos que 83 medalhas na disputa, sendo 41 ouros, 24 pratas e 18 bronzes.

Apesar da Sadef ter se destacado nas três modalidades, foi na natação que a entidade conseguiu o maior número de medalhas, com 36 no total (20 ouros, nove pratas e sete bronzes), com destaque para o atleta Emanuel Marques do Nascimento, que conseguiu cinco medalhas de ouro e duas de prata.

O halterofilismo - a equipe foi eleita Campeã Geral do torneio – contou com a participação de 17 atletas na modalidade, conquistando nada menos que 15 pódios, sendo oito medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, com destaque para Maria Luzineide dos Santos, que levantou 75kg e conquistou ouro o na categoria até 44 kg. A marca garantiu-lhe o melhor índice técnico entre todas as mulheres. “Ainda estamos no início do ano e da preparação. Meu objetivo é chegar forte no Parapan e em Londres 2012, minha principal meta”, explicou a atleta que defendeu o Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008.

Já a delegação de atletismo, que foi à competição com 16 atletas, voltou com um total de 32 medalhas (13 ouros, 10 pratas e nove bronzes). "Estamos muito felizes com os resultados. Tivemos oito atletas que conseguiram índice para a etapa nacional, com destaque para José Fernandes de Macêdo, de Santa Cruz, que conquistou o recorde brasileiro no salto triplo e foi ouro também no salto em distância e prata nos 100m; e Higor Santos Feitoza, de Lajes Pintada, que venceu os 100m e a prova de salto em distância", afirma o treinador Jonas Morais Sobrinho. 

A etapa regional Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa provou que 2011 será um ano de muitas vitórias. “Fortaleza mais do que superou nossas expectativas. A região Norte/Nordeste tem melhorado ano a ano. Este ano tivemos um maior número de participantes, mais recordes foram quebrados e mais atletas foram classificados aqui, o que significa que os clubes têm investido continuamente em novos atletas. Além disso, o nível de competição está bem alto: 15 recordes brasileiros quebrados na primeira etapa regional, quando os atletas ainda estão começando a sua preparação, é um número muito bom”, avaliou o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Edílson Rocha Tubiba.

Garibaldi defende volta de Carlos Eduardo para o PMDB


Em matéria no Jornal de Hoje, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), descartou a possibilidade de apoiar o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), apenas pelo grau de parentesco que existe entre ambos.

Para o ministro, o retorno de Carlos ao PMDB seria uma alternativa para que o pré-candidato tivesse mais chances de contar com o apoio da família. “Nós falamos em candidato próprio e, se as eleições, fossem hoje, esse nome não poderia ser ele (Carlos). A chance maior de ele ter o nosso apoio seria essa volta ao PMDB”, disse Garibaldi, que reafirmou o desejo da legenda lançar um nome próprio para o pleito do próximo ano.

Teatro Alberto Maranhão celebrou 107 anos


Na celebração dos 107 anos do Teatro Alberto Maranhão, a solenidade que aconteceu nesta quinta-feira, 24, contou com a apresentação de vários grupos de canto e dança do Rio Grande do Norte.

Na comemoração do aniversário do TAM, ex-diretores do teatro foram lembrados. Dorian Gray Caldas, Hilneth Correia, Diana Fontes, Olga Aranha e Ivonete Albano receberam da governadora Rosalba Carlini homenagem por suas contribuições ao TAM. 

A governadora agradeceu também ao público, que lotava as galerias do teatro nas comemorações do aniversário. 

"Tenho que agradecer a todas as pessoas que fazem cultura no Rio Grande do Norte, mas, primeiramente, tenho que agradecer às pessoas que fazem o público, que é o coração pulsante da arte e deste teatro", disse Rosalba.

Para a diretora do Teatro Alberto Maranhão, Dione Caldas, o TAM é um patrimônio histórico e precisa de cuidados e manutenção constantes. 

"Foram feitas algumas reformas, mais ainda faltam coisas a serem reparadas. Será iniciada agora uma recuperação na parte de som do teatro e das varandas", disse a diretora. 

De acordo com Dione as pequenas reformas serão realizadas de maneira a não interromper a pauta do teatro, que está cheia até o final do ano.

8 Municípios completam 48 anos neste sábado

CAMPO REDONDO

FRANCISCO DANTAS

GALINHOS

JAÇANÃ

LAGOA DE VELHOS

RUY BARBOSA

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

VERA CRUZ

Santacruzense e Tangaraense representam o Trairi no Miss RN


Hoje duas representantes da região trairi brigam pelo titulo de Miss RN que acontecerá em Mossoró definindo um representante do RN para disputar o Miss Brasil.
ANA BEZERRIL                                        THAIS VIEIRA 
Umas das representantes da nossa região é a jovem Ana Bezerril de Santa Cruz, a outra  representante é a tangaraense Thais Vieira.
Na disputa da miss RN não podemos ajudar, mas tem uma forma de dar destaque à nossa candidata, vote na enquete da Tribuna do Norte, clique aqui.

Prefeitura segue realizando reformas

A prefeitura municipal de Sitio Novo deu inicio na manhã desta quinta-feira a reforma da delegacia de policia. O Blog esteve na delegacia na tarde para  conferir em que estado se encontra o prédio que há anos não recebe manutenção em sua estrutura física. Veja Fotos: