segunda-feira, abril 04, 2011

Usuários da CAERN em Sitio Novo acumulam débitos por irresponsabilidade da própria Cia.


Alguns sitionovenses estão indignados com a falta de responsabilidade da CAERN na entrega das faturas de pagamentos que chegam a passar meses sem serem entregues aos usuários deixando-os impedidos de manter sua conta de água em dia.

No município, quem mais vem sofrendo com os atrasos na entrega das faturas, são as 51 famílias que compõe o Assentamento Pedra de São Pedro, que por não terem acesso a internet acabam prejudicadas com o acumulo de débitos com a Cia de água, diferente de alguns usuários que residem na zona urbana, que sempre procuram a prefeitura que através do acesso a internet consegue imprimir uma 2º via da fatura.

“Após está postagem o blog espera que o responsável pela Unidade na Região, tome as devidas providencias para com a falta de responsabilidade por parte da CAERN para com a população sitionovense que não pode ficar prejudicada com a incompetência ou falta de compromisso de seus funcionários”.  

Do Blog do BG: Leandrão X André Neles


Corpos são achados entre destroços de avião do voo 447 apois dois anos


O governo francês anunciou nesta segunda-feira que foram encontrados corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009, em partes dos destroços da aeronave localizados neste fim de semana.

De acordo com ministra dos Transportes da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, os corpos estavam na fuselagem do avião e podem ser identificados. Os cadáveres estavam em uma grande peça única encontrada e a esperança é de que também sejam localizadas as caixas-pretas da aeronave, o que poderia desvendar as causas do acidente que matou as 228 pessoas a bordo (sendo passageiros de 32 nacionalidades, incluindo 72 brasileiros).

A mais de um ano das eleições presidenciais nos EUA, Obama se lança à reeleição

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve se candidatar à reeleição em 6 de novembro de 2012. Em um vídeo postado na rede social YouTube, supostos eleitores de Obama confirmam que ele deve concorrer a um segundo mandato. No vídeo, de dois minutos e oito segundos, que também aparece na página oficial de campanha de Obama (www.barackobama.com), não há a imagem de Obama confirmando a intenção.

Mas vários cidadãos norte-americanos de diferentes localidades dos Estados Unidos, a maioria mulheres, analisam na gravação o governo Obama e falam de suas expetativas políticas. No final do vídeo, é mostrado o slogan “It begins with us” – em tradução livre significa Começa por nós.

Na página oficial de Obama, há uma mensagem na qual se lê que a campanha está por começar e que Obama quer lançar um diálogo com os eleitores no caminho para conquistar a vitória em 2012. Segundo a legislação eleitoral norte-americana, o vídeo só é divulgado após aprovação do candidato.

Da Agencia Brasil



Só não estuda quem não quer, diz Dilma sobre financiamento estudantil

Ao comentar as novas regras para o financiamento estudantil, a presidenta Dilma Rousseff informou hoje (4) que 34 mil alunos já contrataram o serviço desde 31 de janeiro, quando começaram as inscrições. Há ainda 29 mil processos em análise. “Só não estuda quem não quer”, disse, em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta.

Os números, entretanto, foram avaliados por Dilma como baixos, uma vez que o objetivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é promover a inclusão de milhões de jovens que não têm renda suficiente para pagar a faculdade.

A presidenta lembrou que os juros cobrados atualmente pelo financiamento estudantil são baixos (3,4%) e que o prazo para início do pagamento foi estendido para um ano e meio após a formatura. O montante pode ser pago em um período que represente três vezes a duração do curso, mais 12 meses.

De acordo com as novas regras, não há mais um período limitado para pedir o financiamento estudantil. As inscrições para o Fies podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do aluno.

Japão registra 12.157 mortos e 15.496 desaparecidos depois do terremoto

Às vésperas de completar um mês do pior terremoto seguido de tsunami registrado na história recente do Japão, as autoridades japonesas informaram hoje (4) que já são 12.157 mortos e 15.496 desaparecidos. O balanço com os números é atualizado com frequência pelas autoridades. As buscas ainda são mantidas, embora agora tenham entrado em uma etapa menos acelerada do que a anterior.

Ontem (3) foi concluída uma operação, que durou três dias, para buscas de desaparecidos em três províncias. Mais de 25 mil militares do Japão e da União Europeia, em parceria com a polícia, os bombeiros e a guarda costeira japonesa, participaram da ação. Houve ainda o apoio de 120 meios aéreos e mais de 60 embarcações. A operação conseguiu resgatar 78 corpos.

De acordo com os dados da polícia japonesa, cerca de 160 mil pessoas que perderam suas casas nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, no Nordeste do Japão, ainda estão em 2.100 abrigos temporários. Essas foram as áreas mais afetadas pelo tsunami.

Na província de Miyagi, foram registados 7.431 mortos e mais de 6.300 desaparecidos, em Iwate, 3.550 mortos e 4.500 desaparecidos, e em Fukushima, 1.126 mostos e 4.570 desaparecidos. Na Região Nordeste do Japão, havia 777 brasileiros, mas não foram registradas vítimas entre eles.







Tribuna recebe “Deusa da Fortuna”

A TRIBUNA DO NORTE está entre as empresas de dezoito segmentos que mais se destacaram no ano de 2010 e foram as ganhadoras do Prêmio Mérito Lojista Brasil. A entrega da estatueta “Deusa da Fortuna” ocorreu na noite da última quinta-feira (30) em solenidade no Centro de Convenções Brasil 21, de Brasília, com a presença de lideranças empresarias de todo o país. O jornal foi representando pelo diretor administrativo e de operações, Ricardo Alves.

A “Deusa da Fortuna” é considerada o “Oscar do Varejo” no mercado brasileiro e vem sendo entregue desde 1980. Os homenageados de 2010 (o prêmio é entregue no ano subseqüente a escolha) foram eleitos durante a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Florianópolis (SC), reunindo representantes das 27 Federações Estaduais, 1.375 Câmaras de Dirigentes Lojistas e 1.700 SPCs. Na categoria jornal, é escolhido um único veículo de comunicação impressa por estado, seguindo-se os critérios de “qualidade do produto oferecido, preço, serviço, atendimento, promoção e propaganda”.

Corrida Soldados do Fogo

O Corpo de Bombeiros do RN deu início ao planejamento da Corrida Soldados do Fogo, promovida anualmente pela corporação em função das comemorações em torno da Semana Nacional de Prevenção, que este ano acontece entre os dia 27 de junho e 1 de julho, e do Dia do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.

O evento é uma forma da corporação estreitar o relacionamento com o empresariado local e a comunidade em geral, como também uma excelente oportunidade para ajudar as pessoas carentes da cidade, uma vez que o evento arrecada alimentados para ser doado a instituições carentes.

Na manhã desta quinta, 31, a comissão responsável em organizar a Corrida esteve reunida com o Professor Marcos Gomes para tratar sobre o regulamento deste ano.

A corrida, que é aberta à participação de toda a população, acontecerá neste ano, no dia 2 de julho (sábado), às 15h, com largada e chegada da sede do comando.

Algumas informações importantes, como a extensão do percurso, regulamento e o período de inscrição, estarão sendo definidas nos próximos dias.

A competição promovida pelo CBMRN já está consolidada no calendário de provas dessa natureza em Natal. Todos os participantes recebem medalhas, camisas e certificados.

"Demos início ao planejamento e até a próxima semana estaremos com todos os detalhes definidos. Para 2011 está confirmada a mudança de percursso e o aumento de categorias", disse o Tenente Christiano Couceiro, membro da comissão de organização do evento.

Prazo para regularização do título encerra em 10 dias

No próximo dia 14 abril a Justiça Eleitoral encerra o prazo para regularização do título eleitoral daqueles que deixaram de votar nas três últimas eleições. De acordo com levantamento realizado em todo o Brasil, mais de um milhão de eleitores ainda podem ter o documento cancelado porque não compareceram aos cartórios eleitorais para regularizar a situação.

Quem não regularizar o título de eleitor, além de perder o cadastro junto a Justiça Eleitoral, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, além de poder se prejudicar na investidura e nomeação em concurso público.

Extremoz e Gov. Dix-Sept Rosado completam 48 anos


Extremoz
No final do século XVIII, a paz e a fartura reinavam na aldeia de São Miguel do Guajirú e seus habitantes, os índios Tupi e Paiacu, mantinham um bom relacionamento com o trabalho catequético desenvolvido pelos padres jesuítas. A ganância dos colonizadores, no entanto, falou mais alto e, em 1757, eles expusaram os líderes religiosos da localidade. Os jesuítas foram embora, mas deixaram na aldeia 1.429 pessoas, fartura de gado e víveres, além da mais linda igreja da capitania. Em 1758, o Desembargador Bernardo Coelho Gama Casco fundava na localidade a Vila nova de Extremoz, a primeira vila do Rio Grande do Norte. Em 18 de agosto de 1855, a sede da vila foi transferida para o povoado de Boca da Mata, tornando-se Vila de Ceará Mirim. A execução dessa mudança foi suspensa no dia 4 de setembro de 1856, e voltou a ser confirmada em 30 de julho de 1858. Assim, Extremoz voltava à concição de povoado, permanecendo por 105 anos, quando, através da lei n° 2.876, de 4 de abril de 1963, desmembrou-se de Ceará Mirim para ter autonomia municipal. 

Governador Dix-Sept Rosado

No ano de 1806, o Capitão pioneiro morreu sendo sucedido por seu filho, também Sebastião Machado de Aguiar, que tinha o mesmo estilo desbravador que caracterizou o seu pai.

Em 1870, teve início nos sítios Gangorrinha e Quixaba de São Bento, uma produção de liliáceas que deu origem a grande atividade econômica voltada para o comércio do alho fazendo com que durante algum tempo, a localidade fosse chamada de capital do alho.

Pela sua localização na orla do rio Mossoró o povoado sofreu muito com as águas que transbordavam. Por causa das grandes enchentes do rio São Sebastião ficou algum tempo sem sua capela, mas a população, liderada por Manuel Joaquim de Oliveira, reconstruiu a igreja com melhor estrutura, duas torres ornamentais e em 1941, passou à condição de Igreja Matriz. Em 1943, dois anos depois, o povoado passou a se chamar Sebastianópolis.

Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras, deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Dix-Neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Jerônimo continuou a trabalhar nas jazidas de gesso do pai, avançou na atividade pública em 1948, foi eleito prefeito de sua terra. Em 1950, foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste. Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte.