sexta-feira, abril 08, 2011

Rio de Janeiro: Porteiro e Estudantes falam sobre massacre

Porteiro ajudou no resgate em escola

O porteiro Ivo Rodrigues dos Santos, de 54 anos, foi um dos primeiros a chegar à escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, após os disparos feitos por Wellington Menezes de Oliveira. Ele mora a uma quadra do colégio e foi chamado pela sobrinha, que chegou em casa chorando.
"O que eu vi foi uma tragédia que nunca mais vai sair da minha cabeça. Na sala de aula do primeiro andar as crianças estavam amontoadas, todas mortas, cheias de sangue. As meninas estavam separadas dos meninos, mas todas juntas, perto da parede", diz o porteiro.
Ele diz ter socorrido um menino, que continua internado. Ao pegar o garoto no colo e levá-lo para ambulância, o porteiro contou que o estudante lhe afirmou que o atirador selecionou as vítimas.

'Ele foi escolhido para morrer', conta porteiro
"Ele só disse que o Wellington entrou na sala, olhou para o primeiro da fila e disse: 'Você não, você eu não vou matar, pode ir embora. Ele era o segundo da fila e, na hora que o cara atirou contra ele, levantou o braço direito para proteger o rosto. Por isso o tiro atingiu o braço e ele não morreu. Ele disse que foi escolhido para morrer", diz Santos.

Depois, conta o porteiro, o menino levou outro tiro no peito. "Pelo que as crianças contaram, parecia que o cara estava brincando, se divertindo com a situação.

 'Pretendia pedir ela em namoro', afirma estudante de 14 anos

Um estudante de 14 anos diz que uma das vítimas do massacre na escola Tasso da Silveira, em Realengo, Laryssa Silva Martins, morreu porque voltou para a sala de aula para tentar buscar a mochila.


"Vi a Laryssa sair correndo da sala de aula dela, onde o atirador estava. As meninas chamaram ela, mas quando ela chegou na porta da sala voltou. Foi quando o garoto deu um tiro na cabeça dela", desabafou o menino, chorando. "Ela morreu porque quis buscar o material".


"Eu vi o garoto entrando armado, ele ainda sorriu para mim. Percebi o volume da arma nas costas, mas mesmo assim subi para a sala de aula, no primeiro andar, porque o professor estava chamando. Foi quando começaram os tiros", disse.


O estudante se diz muito triste porque na véspera da tragédia, quarta-feira (6), ele havia "discutido" com Laryssa. "Brigamos feio, mas eu gostava dela. Pretendia pedir ela em namoro ontem (quinta-feira, dia do tiroteio). Ela iria aceitar, porque também gostava de mim", afirmou.



O estudante Mateus Moraes, de 13 anos, contou que as meninas eram o alvo do atirador o ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. "Ele matava as meninas com tiros na cabeça. Nas meninas, ele atirava para matar. Nos meninos, os tiros eram só para machucar, nos braços ou nas pernas", disse o aluno, acrescentando que o atirador saiu da sala cinco vezes para recarregar as arma, e a ação durou cerca de cinco minutos.


O menino disse ainda que chegou a conversar com o atirador durante o ataque. "Estava no meio da aula de português quando ele apareceu. Só pedi a Deus para ele não me matar. E ele falou para eu ficar tranquilo que eu não ia morrer. Fiquei orando e pedindo a Deus para me guardar", disse o aluno do 7º ano. 


Mateus não sabe se conseguirá voltar à escola depois de sobreviver ao ataque. "Não sei se vou voltar aqui por causa das lembranças", disse o aluno, desolado.   




A estudante Jade Ramos de Araújo, de 12 anos, disse que estava no meio de uma prova de Ciências quando começou a ouvir os disparos. "Todo mundo achou que era tiro, mas as professoras tentaram tranquilizar a turma", contou a menina.

Segundo ela, as crianças gritavam muito, mas as professoras pediam para fazerem silêncio. "Elas diziam: 'ele vai ficar nervoso, vai querer matar todo mundo'". Ao entrar nas salas, ainda segundo a menina, o atirador disse para que as crianças ficassem de frente para a parede. "Ele pedia para virarem de costas para a parede e falava que ia matar todo mundo. Foi nessa hora que alguns conseguiram fugir", relatou.

"Vi muito sangue nas escadas, crianças desmaiadas. Quando a gente subia tinha um bando de gente amontoada no chão. Os alunos foram pisoteados durante a fuga, as crianças iam fugindo subindo as escadas e algumas acabaram desmaiando", disse.

A menina contou ainda que contou com a ajuda do irmão, de 17 anos, para sair da escola. "Meu irmão veio me buscar, ele procurou de porta em porta. O atirador ainda estava vivo quando ele entrou e conseguiu me tirar daqui", falou. Jade voltou à escola na tarde desta quinta (7) para tentar recuperar seus pertences e, principalmente, tentar falar com os policiais que a salvaram. "Vim para agradecer aos policiais porque ele ia matar todo mundo", completou.

Já o motorista de ônibus Elias Campista da Silva, disse que o sobrinho relatou que conseguiu fugir do atirador no momento em que ele recarregava uma de suas armas. "Ele correu na hora, escorregou numa poça de sangue, caiu e se machucou enquanto tentava fugir", contou o tio de Patrick da Silva Figueiredo, de 14 anos.
'
Vai ser difícil voltar a estudar aqui', diz aluno
Segundo Elias, foi Patrick quem ajudou a menina Renata Lima Rocha, 13, a escapar do atirador. A menina foi baleada nos rins durante o ataque e está internada Albert Schweitzer, que fica no mesmo bairro o colégio.
“Foram pelo menos dez minutos de tiro sem parar. O professor de geografia mandou todo mundo deitar no chão e saiu da sala trancando a turma pelo lado de fora, pois era o único jeito de trancar a gente lá. Quando eu saí, eu vi cena de guerra, de terror. Vai ser difícil voltar a estudar aqui. Não é nem pelo atentado, pelos amigos que perdi”, relata Riccele Ponce, de 15 anos, que perdeu três amigos.

'Pensei que fosse morrer'
O estudante Marcus Vinicius estava no último andar da escola quando ouviu muitos tiros. "A professora mandou todo mundo abaixar e trancou a porta. Foi terrível. Fiquei muito nervoso. Pensei que fosse morrer", diz o menino, de 10 anos. Outra aluna também lembrou dos momentos de terror na unidade. A menina de 12 anos disse que viu o atirador entrar na escola. Ela estava dentro da sala de aula quando ele abriu fogo contra os alunos.



“Ele começou a atirar. Eu me agachei e, quando vi, minha amiga estava atingida. Ele matou minha amiga dentro da minha sala”, conta ela, que afirma que estava no pátio na hora em que o atirador entrou na escola.

“Ele estava bem vestido. Subiu para o segundo andar e eu ouvi dois tiros. Depois, todos os alunos subiram para suas salas. Depois ele subiu para o terceiro andar, onde é a minha sala, entrou e começou a atirar”, completou.
Ainda de acordo com os relatos, professores e alunos colocaram armários e cadeiras atrás das portas das salas para evitar a entrada do atirador.



G1

O adeus às vítimas do atirador de Realengo, no Rio

Começaram a ser enterrados, no fim da manhã desta sexta-feira (8) os corpos de crianças mortas pelo atirador Wellington Menezes de Oliveira na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.

Veja lista de vítimas do tiroteiro em escola de Realengo, no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio informou, na noite desta quinta-feira (7), que o número de crianças mortas no ataque à escola  em Realengo, na Zona Oeste do Rio, subiu para 12, sendo 10 meninas e dois meninos.

Luiza Paula da Silveira, 14 anos
Luiza estava no 8º ano do Ensino Fundamental e sonhava em ser modelo fotográfico. "Ela adorava tirar fotos e colocar no Orkut", contou a tia dela, Cristiane da Silva Machado Gomes. Luiza era fã de Ivete Sangalo. "Tem uma música da Ivete, que fala em sol, terra, mar, que ela adorava. E essa música dizia: 'Quando a chuva passar...' Parece que ela sabia o que ia acontecer, e ela queria deixar essa mensagem. Acho que é essa música que vai ajudar a consolar a gente." A estudante fazia aulas de inglês e adorava ir à academia de ginástica. "Ela estava malhando com a prima, que é minha filha. As duas estavam querendo ficar em forma para o aniversário de 15 anos dessa minha filha", disse a tia.


Karine Chagas de Oliveira, 14 anos
Karine era uma menina muito carinhosa, de acordo com Ana Paula Oliveira dos Santos, tia da estudante. A aluna da Escola Municipal Tasso da Silveira tinha acabado de começar a praticar atletismo na Escola Militar, em Sulacap. Segundo Ana Paula, a sobrinha vivia com a avó desde pequena. "Minha mãe está em estado de choque. Ela cria a Karine desde dois anos de idade", contou a tia da menina.







Larissa dos Santos Atanázio, 13 anos
Larissa era uma menina muito brincalhona, simpática e inteligente. Assim Daniele Azevedo define a prima que foi vítima do atirador na escola em Realengo. Segundo Daniele, Larissa, que aparece na foto ao lado posando de modelo, estudava na Escola  Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, há dois anos. "Ela gostava muito de ir à aula."








Rafael Pereira da Silva, 14 anos
A foto ao lado mostra a imagem de Rafael carteirinha de transporte escolar do jovem estudante, outra vítima da chacina. O pai, Carlos Mauricio Pinto, se emociona ao lembrar do filho. Rafael foi um dos dois meninos assassinados pelo atirador Wellington Menezes de Oliveira, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. As outras dez vítimas assassinadas pelo atirador eram meninas.







Samira Pires Ribeiro, 13 anos
Samira havia entrado este ano na Escola Municipal Tasso da Silveira, de acordo com a irmã dela, Valéria Pires.
A estudante estava no 8º ano e gostava muito de ir às aulas. A morte deixou a família muito abalada. “Minha mãe está em estado de choque", disse Valéria.













OUTRAS VÍTIMAS
Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos
Bianca Rocha Tavares, 13 anos
Géssica Guedes Pereira (aguardando documento)
Igor Moraes da Silva, 13 anos
Laryssa Silva Martins, 13 anos
Mariana Rocha de Souza, 12 anos
Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
Do G1.com

SUSTO: Assaltantes invadem escola e assustam alunos e professores no RJ


Professora é atendida em estado de choqu
Dois assaltantes invadiram uma Escola Municipal Astrogildo Pereira, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, após praticar assaltos na rua do colégio. Segundo a polícia, eles estavam fugindo e entraram na unidade para se esconder dos agentes.

Os dois, apesar de desarmados chegaram a fazer uma criança de escudo, de acordo com a polícia. Após negociação com os agentes, eles se entregaram e foram levados para a 34ª DP (Bangu).

Sitio Novo planeja estratégias de combate a Dengue

A manhã desta quinta-feira foi de planejamento para as cerca de cem pessoas que compareceram ao auditório da Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici. A reunião que contou com a presença de Secretários, professores, estudantes e diversos profissionais da rede municipal de saúde, teve como objetivo a elaboração de um plano para o desenvolvimento das ações de combate a "Dengue" que serão desenvolvidas em conjunto com a comunidade local através de um grande mutirão que acontecerá na próxima segunda-feira a partir das 08:hs da manhã.

Para elaborar estratégias de combate a Dengue foram formados vários grupos que sairão pelas ruas da cidade visitando moradores e alertando a todos como combater o mosquito.



Demora na derrubada de parede da prefeitura vem prejudicando alunos de Escola em Jardim do Seridó


Os alunos da Escola Estadual Antônio de Azevedo Maia estão prejudicados, já que até agora, o prefeito de Jardim do Seridó, padre Jocimar Dantas (PMDB) não autorizou a demolição, do restante da estrutura da prefeitura, que desabou nos últimos dias na cidade. A escola que funciona ao lado da prefeitura, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, já que uma parede da estrutura da prefeitura, vem colocando em risco o prédio da escola, mesmo sua estrutura não ter sofrido nenhum abalo com o desabamento.
Cansados de esperar, a direção da Escola resolveu pedir ajuda à paróquia e recebeu do padre Amaurilo a liberação para funcionar, temporariamente no prédio onde funcionou por muitos anos, a Escola Rural. Como todos os trabalhos pastorais são realizados na antiga escola, a permanência desses alunos será por apenas 30 dias. Em contato com o Blog, a diretora da Escola Antônio de Azevedo, Maísa Silva disse que as aulas estão mais curtas, já que não tiveram condições de transferir a cozinha da escola para o Centro Pastoral. Os mais de 400 alunos estão assistindo aulas apelas até as 9h30 e estão prejudicados.
Ao Blog de Marcos Dantas o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Caicó, Tenente Lima. Ele deixou claro que a escola só será liberado, após a demolição de toda a estrutura da prefeitura. "Isso não depende da gente. Depende apenas da vontade do prefeito de lá em autorizar a demolição. Enquanto isso não podemos liberar a escola para funcionar no seu local de origem", explicou.
Fonte: Marcos Dantas

Ex-governador Iberê agora é cotado para o Banco do Nordeste


Antes conceituado para assumir um cargo no Ministério da Integração Nacional, o ex-governador Iberê Ferreira (PSB) amanheceu esta quinta-feira (07) cotado para assumir a superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Iberê esteve em Brasília reunido com o líder do PMDB na Câmara, deputado federal Henrique Alves, e com o ministro da Integração, Fernando Coelho.

George Soares demonstra preocupação com a falta de segurança no Estado

Em seu pronunciamento na tarde ontem (07), o deputado estadual George Soares tratou de um tema extremamente importante, que é aflição vivida tanto pelos potiguares como por todos os brasileiros diante da falta de segurança que nos cercam. “Como representantes do povo, nós, deputados e deputadas, podemos contribuir para que as pessoas possam voltar a sentir uma sensação de que não estão permanentemente ameaçadas”, informou o parlamentar.
O clima de insegurança a cada dia é mais visível, pois as ações não refletem em soluções eficazes. O parlamentar mostrou que quer contribuir para desenvolver novos mecanismos e que os resultados possam trazer bem estar e um pouco de segurança a todos os potiguares.

Preocupa-nos o acúmulo de funções de delegados, situação que só dificulta o alcance de bons resultados, as condições precárias de algumas delegacias, as solicitações das convocações dos suplentes da Policia Militar e da Policia Civil, a aquisição de novos equipamentos, e o mais importante, o investimento na policia investigativa. Tudo isso, precisa ser discutido e o governo tem que apresentar respostas”, afirmou o deputado.

A Primeira Câmara acata inspeção especial em 12 municípios do RN


Acatando sugestão do diretor da Diretoria da Administração Municipal (DAM), Humberto de Aragão Mendes Neto, a presidência da Primeira Câmara do Tribunal de Contas aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira pela manhã, a realização de inspeção especial nos municípios cujos ordenadores de despesas falharam em seus deveres precípuos de prestar contas.

A sugestão, apresentada em plenário pelo conselheiro Alcimar Torquato de Almeida, determina a realização de inspeção in loco das contas, relativa ao exercício de 2010, nas seguintes prefeituras e câmaras municipais: Barcelona, Felipe Guerra, Galinhos, Jardim de Angicos, Monte das Gameleiras, Paraú, Rafael Fernandes, Santa Maria, São Francisco do Oeste, São José de Campestre, Serra de São Bento e Severiano Melo.

O conselheiro destacou que, na inspeção, serão apuradas possíveis irregularidades com despesas em geral, licitações, contratos, obras de engenharia, educação e saúde, no afã de dar uma maior eficácia às análises, já que se trata de fatos relativos a período recente – no caso o ano de 2010.

A medida foi elogiada pelo procurador do Ministério Público de Contas, Carlos Thompson, que destacou inclusive o caráter pedagógico da iniciativa. “Será um exemplo para as demais administrações municipais”, disse.

Governo cancela 40 mil benefícios do Bolsa Família


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou, até o mês passado, 40.383 benefícios do Programa Bolsa Família por causa da baixa frequência escolar e pelo não cumprimento da agenda de saúde. Além disso, o ministério suspendeu o pagamento de 120.548 benefícios por 60 dias.

Para participar do programa, dependentes de 6 a 15 anos devem atingir, no mínimo, 85% de frequência escolar. Para adolescentes de 16 e 17 anos, é cobrada frequência mínima de 75%. Na área da saúde, para crianças com até sete anos de idade é exigida a caderneta de vacinação em dia. As gestantes, por sua vez, devem fazer o exame pré-natal de acordo com as exigências médicas. Para participar do programa, a renda mensal familiar não pode ultrapassar R$ 140 por pessoa.
Em caso de descumprimento das regras, o programa prevê quatro etapas até o cancelamento do benefício: advertência, bloqueio do pagamento, suspensão do benefício e, por fim, o cancelamento definitivo da bolsa. No total, o Bolsa Família atende a 12,9 milhões de famílias.

Atriz Global receberá Titulo de Cidadã Natalense


A Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão desta quinta-feira (7) a criação de duas medalhas de honra, as de Mérito Legislativo e de Mérito Djalma Maranhão, e ainda a concessão de três títulos de Cidadão Natalense, a serem entregues ao empresário Mário Carvalho, à atriz Eva Wilma e ao procurador Fernando Gaburri.

O titulo de Cidadã Natalense para a atriz Eva Wilma Riefle, foi uma proposição de Júlio Protásio (PSB). O vereador destacou a ligação da atriz global com a cidade, lembrando que Eva Wilma é “madrinha” e uma das grandes incentivadoras do Festival de Cinema de Natal (Festnatal).

MPF denuncia quadrilha acusada de fraudar seguro desemprego desde 2005 no RN

A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN) ajuizou nesta quinta-feira (7), ação penal em face de sete pessoas por prática de fraudes contra o seguro desemprego. Todos são acusados de formação de quadrilha e estelionato. A investigação foi realizada inicialmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego e depois complementada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF/RN). 


De acordo com o procurador da República Paulo Sérgio Rocha, que assina a denúncia, o grupo criminoso agia desde 2005 e o modo de operar consistia na criação de empresas de fachada, na simulação de relações empregatícias de empregados e na falsificação ideológica de documentos, tais como carteiras de trabalho, guias de seguro desemprego, livros de registro de empregados. Os denunciados também inseriam dados falsos em sistemas públicos de informação (Secretaria Estadual de Tributação, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), explica o procurador. 



A denúncia foi apresentada à Justiça Federal porque os crimes praticados pelo grupo criminoso causaram prejuízos ao Ministério do Trabalho e Emprego, que é um órgão federal. A formação de quadrilha pode gerar penalidade de até três anos de reclusão. Já obter vantagem ilícita mediante fraude é crime de estelionato, que tem pena prevista de um a cinco anos de reclusão. 



Trata-se do primeiro grupo denunciado pelo MPF/RN, mas as investigações dão conta da existência de mais nove grupos que também fraudavam o seguro desemprego no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, podendo gerar novas ações penais. 



Modo de agir 



Após a criação de uma empresa de fachada, o grupo criava relações de emprego inexistentes com esta mesma empresa, em decorrência da qual supostamente se pagava um salário de um determinado valor. Em seguida, três meses antes da demissão fictícia, o valor desse salário era aumentado, justamente para repercutir no pagamento de um benefício de seguro desemprego de valor mais elevado. 



O referido aumento salarial refletia no cálculo do benefício do seguro desemprego, que toma por base a média dos últimos três salários mensais percebidos no último vínculo empregatício. A manobra dava margem à obtenção de vantagem econômica indevida, em detrimento dos cofres públicos federais, já que os falsos empregados conseguiam perceber um benefício de seguro desemprego de valor consideravelmente maior.

Rosalba Ciarlini participou da troca de comando da 1a Força Aérea em Parnamirim


A solenidade de troca de comando da 1a Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Parnamirim, aconteceu nesta quinta-feira (7) e contou com a presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini. O Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer, é o novo comandante da FAB. Ele substituiu o Major Brigadeiro do Ar Raul Botelho que ficou no comando durante dois anos. 

A cerimônia foi presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier e reuniu no pátio da Base Aérea de Parnamirim diversas autoridades civis e militares.

Semarh atualiza Plano de Recursos Hídricos no interior do RN


O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte está em processo de atualização pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a sociedade civil. Nesta quinta-feira (7), a cidade de Assú recebeu a comitiva para discutir o planejamento das ações relacionadas ao uso da água no Vale do Açu.

No próximo dia 03 de maio, a equipe irá discutir a atualização do Plano Estadual na região Oeste na cidade de Mossoró e no dia 05 de maio na cidade de Caicó.

O estudo das demandas hídricas das regiões do Estado serão debatidas através de oficinas que irão resultar num diagnóstico que servirá de base para a construção de um novo plano.

A atualização do plano vai otimizar a gestão das reservas hídricas no Estado e garantir a utilização correta dos recursos hídricos.

A conclusão da atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos está prevista para janeiro de 2012 e este estudo está sendo financiado com recursos do Programa Semiarido Potiguar (PSP).

Gestante exonerada recebe indenização


O Estado do Rio Grande do Norte apelou ao Tribunal de Justiça contra uma sentença proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal que julgou procedente o pedido de indenização da autora que foi exonerada no período em que se encontrava gestante.

O Estado argumentou dizendo que o cargo exercido pela autora era demissível, fato que afastaria o direito a indenização, e que bem ou mal a autora sobreviveu durante esse período sem o salário.

O relator do processo, desembargador Saraiva Sobrinho, após citar decisões do Superior Tribunal de Justiça e do próprio TJRN, reconheceu que a servidora gestante, ocupante de cargo comissionado e exonerada no período da gestação tem o direito a uma indenização correspondente ao período de licença-gestante, por se tratar de direito social que efetiva o princípio da dignidade da pessoa humana, assegurado a todas as trabalhadoras, nos termos do artigo 5º da Constituição Federal. (Processo nº 2011.002288-0)

TJ reforma sentença e determina posse de aprovado em concurso


Uma aprovada em concurso público moveu a Apelação Cível (nº 2010.015853-9), junto ao TJRN, e teve o pleito atendido pela 3ª Câmara Cível da Corte, a qual reformou a sentença inicial, que retirava o direito da candidata tomar posse no cargo.

A Câmara reformou a sentença e determinou a nomeação e a posse da autora da ação, no cargo de Auxiliar de Secretaria Escolar do Município de Felipe Guerra, com efeitos legais e financeiros. O concurso foi realizado em 2002.

A decisão também determinou que o ente público pague a indenização, no valor de um salário mínimo e o pagamento mensal de salário na via administrativa. A 3ª Câmara Cível também condenou o município de Felipe Guerra ao pagamento de danos patrimoniais devidos à autora da ação. 

TJRN é o 2º tribunal do Brasil a utilizar postagem virtual


Na próxima terça-feira (12), no auditório do Tribunal de Justiça, os Correios fará o lançamento oficial do sistema V-Post (postagem virtual), em funcionamento desde de 11 de fevereiro deste ano nas varas que já possuem o processo digital. O TJRN é o segundo tribunal do país a fazer essa integração, que é de extrema importância para a automação do judiciário e uma prática recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Todo o funcionamento do serviço V-Post consiste na recepção de arquivos eletrônicos e no processamento da informação, geração de objetos, envelopamento, fechamento, carimbação, triagem, entrega dos processos e/ou notificações e intimações, proporcionando maior agilidade e controle virtual na tramitação dos dados.

Com a nova ferramenta, o Tribunal ganhará mais rapidez no envio das informações, além da economia de recursos como papel, envelopes, impressão e de pessoal. Em menos de dois meses 20 mil V-posts já foram emitidos pelas varas que utilizam o processo digital.

Projeto do Estádio das Dunas é bem avaliado pela FIFA e Comitê Organizador da Copa

A FIFA e o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA realizam nesta semana mais uma inspeção virtual de estádios. O encontro técnico, que acontece regularmente na sede do Comitê Organizador, começou na segunda-feira (4/4) e termina hoje (6/4).
Coube ao secretário extraordinário da COPA, SECOPA-RN, Demétrio Torres, fazer a apresentação do projeto do Estádio das Dunas - Novo Machadão. "Já começamos a etapa do projeto definitivo, o projeto executivo. A equipe FIFA fez algumas sugestões e que foram aceitas pois ainda cabem dentro da execução. A equipe FIFA recebeu nosso projeto com entusiasmo. Nosso projeto realmente é muito bom", disse Demétrio Torres.


A última inspeção virtual de estádios foi realizada no início de novembro.Na inspeção, membros das áreas de competições, marketing, TV, broadcast e tecnologia discutem diversos aspectos referentes aos estádios. A FIFA observa se as recomendações para a realização da competição estão sendo plenamente compreendidas em cada projeto.



Vale lembrar que a próxima inspeção, ainda sem data marcada, deverá ser realizada nos locais onde estão sendo construídos ou reformados os estádios.

Governadora prestigia comemorações do Dia Mundial da Saúde


As comemorações alusivas ao Dia Mundial da Saúde aconteceram na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A governadora Rosalba Ciarlini foi recepcionada pelo Coral do Hospital Walfredo Gurgel e pelo grupo de teatro de rua Saúde Popular, da Secretaria de Saúde  de Nísia Floresta. O secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, a secretária adjunta, Ana Tânia Sampaio e servidores da Sesap também participaram das comemorações.

Depois da recepção, Rosalba falou sobre a importância deste dia. "Vocês são meus colegas de trabalho e nós estamos numa missão muito difícil: conseguir melhorar o índice de saúde do nosso Estado. Por isso precisamos estar unidos", disse. A Governadora lembrou que está completando 100 dias de sua administração, data que significa um marco e que é aguardada por toda sociedade. "Em 100 dias não é possível resolver toda a problemática acumulada durante tantos anos, principalmente na área da saúde. Mas estou procurando fazer a coisa funcionar e encontrar o rumo certo", observou. 

"A saúde já melhorou em algumas coisas, como, por exemplo, na área de ortopedia. Antes, as pessoas esperavam cinco meses por uma cirurgia e agora não tem mais esta espera, praticamente zerou a fila", analisou a Governadora. Ela usou como exemplo também a melhoria no atendimento no Vale do Açú, com o funcionamento do Pronto Socorro no Hospital Regional de Assu; o sistema da Samu, que vai se estender para todas as regiões do Estado; a retomada das obras do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal; a abertura de mais leitos de UTIs neonatal. "São ações que já estão acontecendo, mas eu sei que na saúde precisamos avançar muito mais", concluiu.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Abertas inscrições para concurso público na câmara de vereadores de Assu


Fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pactuado sob a interveniência da representação do Ministério Público Estadual em 2010, o concurso público da Câmara Municipal do Assu será realizado ainda neste primeiro semestre de 2011. Por intermédio do exemplar da última terça- feira do Diário Oficial do Município, a mesa diretora do Poder Legislativo fez veicular o resumo do Edital de Convocação da referida seleção publica assinado pelo presidente do legislativo assuense o Vereador Odelmo de Moura Rodrigues (PMDB). As vagas oferecidas são as seguintes: Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Telefonista, Recepcionista, Auxiliar de Secretaria, Assistente de Plenário, Digitador, Contador/Contabilista e Procurador. O edital e outras informações estão no endereço eletrônico: www.concsel.com.br

Sesap notifica mais de 6 mil casos de dengue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa de Controle da Dengue, divulgou, nesta quinta-feira (07), o mais recente boletim epidemiológico da dengue no RN. Desde o início do ano até o último sábado, foram contabilizados um total de 6.643 casos notificados, dos quais 1.470 foram confirmados.

Conforme os últimos dados, o número de municípios que apresentam incidência alta em dengue corresponde a 35, enquanto 45 estão com média, 68 com baixa e 19 com incidência silenciosa.

Segundo a técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, Lúcia de Fátima Araújo, “a Sesap recomenda às gestões municipais e à população em geral que eliminem criadouros do mosquito Aedes Aegypti”. Além disso, destacou a técnica, “é preciso que os gestores municipais estruturem melhor os serviços de vigilância de suas localidades, de modo a possibilitar o controle efetivo da doença”.

Sequestradores de Baraúna são presos em Mossoró


A policia de Mossoró evitou o que seria um sequestro relâmpago na noite de terça feira 05 de Abril de 2011. 

A vítima uma mulher que teve o nome preservado, foi surpreendida por dois elementos na cidade de Baraúna. Os mesmos armados de revolver calibre 38 municiado, conduziram a vítima até Mossoró no seu próprio veiculo, um crosfox de cor preta. Em Mossoró, os dois levaram a mulher até a Agência do Banco do Brasil da Alberto Maranhão no centro. 

Um dos indivíduos entrou com a mulher na agencia do banco para sacar o dinheiro enquanto outro ficou no carro dando cobertura. 

Dentro da agencia mulher percebeu a presença dos seguranças e pediu socorro. Os seguranças renderam um dos elementos e acionaram a policia. O outro que estava fora percebeu a movimentação e abandonou o veiculo e tentou fugir. 

"José Rogério de Souza", (de amarelo) 26 anos de idade, agricultor natural de Baraúna foi preso dentro do banco. 

"Édipo Josenildo da Silva", (de azul) 19 anos de idade, agricultor natural de Baraúna, tentou fugir mas foi alcançado por trás da loja Riachuelo do centro da cidade com a arma usada para praticar o sequestro.

Criança comete suicídio na zona rural de Água Nova/RN

A Criança de Iniciais JJAF, de apenas 12 anos de idade, cometeu suicídio na noite de desta quarta-feira (06), por volta das 21 horas, em sua própria residência, localizada no Sítio Carnaubal, zona rural de Água Nova/RN. De acordo com vizinhos, a mãe da criança, teria vindo à zona urbana em busca de atendimento médico e quando retornou para casa, em frente a sua residência se encontravam várias pessoas e seu filho pendurado na sala com uma corda no pescoço. A criança que morava com a mãe, se encontrava sozinha no momento em que cometeu o transloucado gesto, segundo informações o mesmo tomava remédios controlado, o motivo não foi informado. O Comandante do Policiamento e seus comandados compareceram no local e fizeram o isolamento até a chegada de uma equipe do ITEP/RN.
Fonte: O Camera