quinta-feira, junho 16, 2011

Definidas as atrações do São João da Serra da Tapuia





























Já foram definidas as atrações forrozeiras para realização da Tradicional Festa de São João da Serra da Tapuia município de Sitio Novo que acontecerá no dia próximo dia 23 no espaço do forró sob organização de Emanuel e Juvanilson e animações de Neguinho e Forrozão Arrocha e Neguinho Forrozeiro.

Você está convidado para prestigiar “A Festa de São João no Arraiá do Machadão” 

Senadores ameaçam greve se não reajustarem o salário


Deu no G17

A manhã desta terça-feira (14) começou fervendo dentro do Senado Federal. Os senadores querem novamente reajustar os seus salários, e o bate-boca fizeram os parlamentares ameaçarem de fazer greve caso não consigam um aumento de salário.

Segundo informações da repórter Bárbara Beatriz Bezerra Borges Bocado, do G17 em Brasília, os Senadores querem um aumento de 69%. No início do ano eles já haviam conseguido um reajuste, mas acharam pequeno o valor.

60% dos senadores se pronunciaram a favor da greve, e os outros 40% não estavam no plenário para discutir o assunto.

“O país todo está em greve, bombeiros, policiais, professores, médicos, e o Senado Federal, que é uma casa democrática, tem também o direito de reivindicar aumento para os parlamentares que dão duro o ano todo”, disse um Senador.

Giro Nacional


Pastoras lésbicas querem fazer 'evangelização' na Parada Gay de SP

Três semanas depois de inaugurar uma igreja inclusiva e voltada para acolher homossexuais no Centro de São Paulo, o casal de pastoras Lanna Holder e Rosania Rocha pretende participar da Parada Gay de São Paulo, em 26 de junho, para "evangelizar" os participantes. Estudantes de assuntos ligados à teologia e a questões sexuais, as mulheres encaram a Parada Gay como um movimento que deixou de lado o propósito de sua origem: o de lutar pelos direitos dos homossexuais. Veja materia

Rio Grande do Sul confirma terceira morte por gripe suína
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte por influeza A (H1N1) – gripe suína – este ano. A vítima, uma mulher de 42 anos que morava em Pelotas, morreu no último sábado (11). A paciente não havia sido vacinada contra a doença e apresentava imunidade baixa. O último balanço indica que o Estado já confirmou seis casos de infecção pelo vírus Influenza H1N1 e três mortes. Há ainda 42 casos em investigação. A secretaria informou que, no momento, a situação é de normalidade e não caracteriza uma epidemia.

O Ministério da Saúde disponibilizou 100 mil doses extras de vacina contra a gripe suína. Devem ser enviados ainda nesta semana ao Rio Grande do Sul 200 mil tratamentos antivirais para pacientes internados com sintomas de síndrome respiratória aguda grave. Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas e profissionais de saúde devem receber o medicamento diante do aparecimento de sintomas de gripe, como febre e tosse.

Polícia Federal prende 7 acusados de fraude em prefeituras da PB
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira seis pessoas na Paraíba e uma em São Paulo acusadas de integrar uma quadrilha especializada em fraudar licitações em 35 municípios paraibanos. A "Operação Gasparzinho" foi deflagrada pela PF, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF). leia mais


Fátima Bezerra comunica assassinato de petista potiguar ao ministro da Justiça


A deputada federal Fátima entrou em contato com o líder do PT na Câmara Federal, Paulo Teixeira, comunicando o assassinato do dirigente petista de Serra do Mel.

Fátima também informou que ligou para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comunicando o fato e solicitando que ele entre em contato com o secretário de Segurança do Estado e com o superintendente da Polícia Federal do RN.

“Pedi ao ministro que entre em contato com o secretário de Segurança e o superintendente da Polícia Federal para reforçar as investigações sobre o assassinato do companheiro Ednaldo”, enfatizou Fátima.

O deputado estadual Fernando Mineiro já entrou em contato com o secretário estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha, e o superintendente da Polícia Federal no Estado Marcelo Mosele. Mineiro pediu agilização na investigação do caso.
Fonte: Oliveira Wanderley

Hospital Walfredo Gurgel alerta para os riscos de queimaduras no período junino


Durante as festas juninas, aumentam os riscos de queimaduras e acidentes devido ao manuseio inadequado de fogos de artifício. Mensalmente, cerca de 50 pessoas queimadas dão entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), totalizando quase 600 casos ao ano.

Com a chegada do período junino, há uma elevação de cerca de 50% no número de pacientes atendidos, no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel. A queimadura é o ferimento que mais tempo necessita para sua completa cicatrização. No CTQ, muitos pacientes chegam a permanecer meses internados, precisando receber tratamento psicológico, já que lidar com as lesões muitas vezes gera conflitos. Atualmente, 11 pacientes internados no Centro de Tratamento (quatro crianças, quatro homens e três mulheres) são atendidos pelo Setor de Psicologia.

Segundo a psicóloga do CTQ, Jésia Barbosa, "a queimadura ameaça o senso de integridade paciente, já que quando o corpo se modifica, há alteração também na identidade corporal, e, consequentemente, surgem os conflitos emocionais". Esses conflitos passam pelo medo da limitação motora, da perda da autonomia para atividades da vida diária - como se alimentar ou tomar banho - e do retorno ao convívio social e ao trabalho. A psicóloga explica que o tratamento psicológico do paciente visa a minimizar a dor psíquica vivenciada.

Esse é o caso de Jailson Felix da Silva. Internado pela segunda vez no CTQ, devido ao agravamento de uma queimadura de terceiro grau no braço esquerdo, ele lembra que o acompanhamento psicológico foi essencial no seu primeiro internamento, quando apresentou sintomas de ansiedade. "Estava com minha mente despreparada para suportar aquela situação. Para mim, o trabalho da psicologia ajudou a superar meus problemas emocionais".

Presidente do PT de Serra do Mel é assassinado


O fundador do jornal Serrano e presidente municipal do PT em Serra do Mel, Edinaldo Filgueira, 36 anos, foi assassinado ontem (15), em frente ao seu local de trabalho, próximo à agência dos Correios daquela cidade. O crime aconteceu aproximadamente às 22h.
Segundo informações, três elementos se aproximaram de Filgueira de moto e armados; dispararam várias vezes contra a vítima, que morreu no local. A polícia ainda não tem informações dos acusados e nem os motivos da execução.
Com informações do blog O Câmera.
Foto: jornaloserrano.webnode.com.br

GIRO PARABENIZA

 

O dia hoje é de comemoração para meu amigo Rozenildo mais conhecido por Galego, e o blog gostaria de parabenizar o jovem sitionovense por mais um ano de vida e realizações, desejando muitos anos vida repleto de paz, saúde e felicidades.

Feliz Aniversário 

Enquete: Major Edilson é o preferido dos leitores do Blog


Major Edilson

Após 30 dias avaliando a opinião de nossos leitores quanto à preferência dos nomes de alguns pré-candidatos a sucessão municipal, o Giro divulga hoje o resultado final da enquete lançada pelo blog após uma sondagem realizada no dia 15 do mês passado e que percorreu algumas das principais ruas da cidade colhendo informações de populares sobre a preferência dos nomes que aparecem em nossa enquete como possíveis candidatos a prefeito nas eleições de 2012 em Sitio Novo.

Durante a enquete que contabilizou 832 votos, o nome do Major Edilson foi o único que se manteve todo tempo na liderança, seguido pelo do ex-prefeito Chiquinho Camilo e o ex-vereador Nenê, irmão do ex-prefeito Hudson Xavier. Já atual vice-prefeita Evanilda só se manteve a frente do vereador Missinho que recentemente deixou o bloco da prefeita e se aliou ao grupo de Nenê.

Veja os números da enquete:

Major Edilson --------------------------------------------- 373 votos (43%)

Chiquinho Camilo -------------------------- 270 votos (31%)

Nenê Xavier ------------------------- 117 votos (13%)

Evanilda Mafra ------------ 67 votos (7%)

Missinho ------- 25 (2%)

Charge do Brito



Na Câmara Municipal de Natal, o movimento #Fora Micarla, dançou uma quadrilha junina improvisada, marcada pelo vereador Luís Carlos. Enquanto urmininus arrastavam o pé no forrobodó da Casa do Povo, o deputado federal Paulo Wagner botava lenha na fogueira do Arraiá da Barbuleta. O deputado verde Paulo Sherlock Holmes Wagner descobriu que o articulador do movimento ForaMicarla seria o vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire. Urra. Alavantu, Anarriê

Ficção aborda realidade preocupante do rio Apodi-Mossoró


A situação agonizante em que vive o rio Apodi-Mossoró será retratada em breve em um filme. De forma criativa, o “Memórias do Rio da Morte” visa chamar a atenção das autoridades e da população em geral sobre os problemas e descaso que o recurso natural vem enfrentando nos últimos anos. 

O projeto Zombie Walk, que teve a iniciativa a partir da jornalista Ellen Dias e do cinegrafista Alysson Moura, está em fase de conclusão das filmagens. Nós participamos do Curta Mossoró e do Mossoró Audiovisual e percebemos que o pessoal só fazia documentário e nenhuma ficção. Eu tinha a ideia de fazer algo relacionado a zumbi e resolvemos, eu e Ellen, fazer o roteiro”, explica o cinegrafista.
 
Alysson conta que a proposta é dar um cunho ambiental ao curta com tempo estimado entre 12 e 15 minutos. No vídeo as pessoas que comem os peixes ou entram em contato com as águas do rio Mossoró se transformam em zumbis.
 No dia 5 deste mês, os comunicadores, junto a dezenas de voluntários, iniciaram as gravações no centro da cidade vestidos com roupas velhas e pintados de vermelho simbolizando sangue.  

Alysson informa que algumas cenas ainda serão gravadas no próximo fim de semana e a intenção do grupo Alterna Comunicação é iniciar a edição entre o fim de junho e início de julho. 

A produtora Ellen Dias conta que o grupo está planejando alguns preparativos para o lançamento. “Ainda estamos definindo o local, como vai ser essa primeira exibição. Queremos exibir outros vídeos também no mesmo dia, mas ainda não há nada certo”, explicou.
Gazeta do Oeste

Tenente Laurentino: MPF processa ex-prefeito e contadora por sonegação fiscal previdenciária


O Ministério Público Federal em Caicó ingressou com uma ação penal e uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Joarimar Tavares de Medeiros, e a atual contadora do município, Francisca Maria da Solidade. Ambos são acusados de sonegar mais de R$ 330 mil em contribuições previdenciárias de trabalhadores daquela Prefeitura, causando prejuízo aos cofres do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Além de ser ato de improbidade, a conduta é considerada crime, com pena prevista de até cinco anos de reclusão.

As ações foram motivadas por irregularidades constatadas pela Receita Federal no recolhimento de contribuições previdenciárias sob responsabilidade da Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz, de janeiro a dezembro de 2007. Após análise das guias de recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (GFIP/GRFP), os fiscais apuraram que o então gestor municipal deixou de recolher um montante correspondente à R$ 330.035,37 em contribuições ao INSS. As irregularidades resultaram em dois autos de infração lavrados pela Receita Federal contra Joarimar Tavares de Medeiros.

Para a procuradora da República Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais, “como gestor municipal e ordenador de despesas, Joarimar Tavares tinha o dever legal de prestar informações corretas ao INSS, bem como de fiscalizar a atuação dos subordinados. A contadora da prefeitura, por sua vez, contribuiu eficazmente para a prática do ilícito, uma vez que era de competência dela proceder a apresentação da GFIP em conformidade com os dados dos servidores ou contratados do Município”, destaca a procuradora.

Do Panorama Politico

Câmara de Caicó fará homenagem ao jornalista F. Gomes


A Câmara Municipal de Caicó realizará nesta quarta-feira (15), às17h30, solenidade para apresentação da sua nova página oficial e do Portal da Transparência. Na oportunidade também serão entregues os notebooks aos vereadores, para utilização na atividade parlamentar.

Segundo o presidente Leleu Fontes (PDT), O destaque será a homenagem ao jornalista e radialista F. Gomes, assassinado em 18 de outubro de 2010, que emprestará seu nome à sala do Comitê de Imprensa do Legislativo, no qual ele atuou por quase duas décadas. O local também receberá uma série de equipamentos para auxiliar no trabalho de assessoria.

Janduís: Prefeito pede licença, vice assume e demite secretários


O vice-prefeito Antônio José Bezerra (PT) assumiu nesta terça (14), por um período de apenas 25 dias, a Prefeitura de Janduís. O médico Salomão Gurgel pediu licença do cargo para resolver assuntos pessoais, fora do país.

A primeira ação administrativa de José Bezerra foi reunir o secretariado de Salomão e pedir os cargos comissionados, afirmando que faria alterações e remanejamentos.

No período da tarde, o prefeito em exercício demitiu o secretário de Educação Cácio Santos e fez um remanejamento entre os secretários de Finanças, Marcosuel Arruda, e o Controlador Geral do Município, Rômulo Gurgel. Ele também sugeriu que a secretária de Governo, Lourinalda Almeida Gurgel, que é irmão do prefeito, pedisse licença do cargo.

Com as alterações de ontem, o secretariado municipal de Janduís, que tem compromisso político e administrativo com o prefeito Salomão Gurgel, decidiu entregar um pedido coletivo de demissão em massa.

De acordo com Salomão Gurgel, a atitude do prefeito interino causou um transtorno à administração pública. Ele afirma que no processo democrático, em nenhum lugar do mundo, um vice assume e faz modificações na equipe por um período tão curto de tempo. Além do mais, destacou Gurgel, o prefeito interino não havia sinalizado que pretendia fazer alterações na equipe de Governo.

Salomão Gurgel acredita que haverá problemas na continuidade administrativa da gestão, pois, destacou, os secretários são pessoas responsáveis e estavam coordenando obras do porte de R$ 3,5 milhões. Ele cita como exemplo o esgotamento sanitário de Janduís que é coordenada por três secretários e é fiscalizada pela Funasa. Ele também ressaltou que as discussões com os professores da rede municipal, a respeito do Plano de Cargos, Carreira e Salários, que estavam adiantadas, deverão emperrar durante esse período.
Fonte: Raildon Lucena

Comandante da PM anuncia regularização de salários


O comandante Geral da PM/RN, Coronel Araújo, anunciou que os salários dos Soldados 2010.2 e Aspirantes serão regularizados neste mês de Junho.

Os Aspirantes-a-Oficial PM, os Soldados PM 2010.2 e os Alunos-Soldados PM 2011 em pleno exercício de suas funções, que até a presente data, não estão percebendo as respectivas remunerações, a partir do mês de junho do corrente ano passarão a ter implantado o pagamento do seu salário de forma atualizada, de acordo com cada Cargo PM (Aspirante-a-Oficial PM, Soldado PM ou Aluno-Soldado PM), desde a data em que se deu o efetivo exercício funcional de cada um dos Militares Estaduais, sendo efetuado à razão de um mês vincendo e um mês vencido, até a regularização total dos pagamentos.

Caminhão atropela pai e filho na RN-015, na entrada de Baraúna


Um grave acidente foi registrado na noite desta quarta-feira (15), na RN-015, próximo a Comunidade Primaveram, distante 3km do município de Baraúna. As informações dão conta que um caminhão que trafegava no sentindo Baraúna – Mossoró, colidiu violentamente com uma motocicleta, após desviar de um buraco na pista. As vitimas foram identificadas como Nazareno Marceno de Souza, 52 anos de idade e seu filho que vinha na garupa identificado apenas como Everton, 17 anos de idade.

A colisão arrastou a motocicleta a cerca de 25 metros do local do impacto. Uma das vitimas ficou preso junto com a motocicleta. O motorista do caminhão após o acidente evadiu-se do local. Viaturas do Esquadrão Águia da Polícia Militar, foram acionados ao local do acidente e realizaram o isolamento da área até a chegada dos peritos do ITEP, que fez a remoção do corpo para a unidade em Mossoró.

Fonte:passandonahora

Justiça libera protestos a favor da legalização das drogas


O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu nesta quarta-feira (15) o direito de cidadãos realizarem manifestações pela legalização de drogas em todo o Brasil. Por unanimidade dos oito ministros que participaram do julgamento, o STF decidiu que, a partir de agora, a Justiça não poderá proibir protestos e eventos públicos, como as marchas da maconha.

A Corte julgou ação proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que defende o direito a manifestações pela descriminalização das drogas, sem que isso seja considerado apologia ao crime.

Começou errado: Até mortos ‘assinaram’ ficha de criação do PSD de Kassab

Matéria publicada no portal IG:


Partido em fase de criação capitaneado pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o PSD usou a assinatura de quatro pessoas mortas na lista de apoiamento para a fundação da sigla em Santa Catarina. O iG teve acesso ao relatório produzido pelo chefe do cartório da 49ª Zona Eleitoral do Estado, Ângelo Eidt Pasquale. Segundo o documento, 140 assinaturas “não tiveram a autencidade comprovada”.

Os indícios de fraude foram identificados nos municípios de Jupiá, Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste, que fica a cerca de 600 km de Florianópolis. Em maio deste ano, o governador catarinense Raimundo Colombo anunciou que deixaria o DEM rumo ao PSD. Ontem, o iG já havia revelado que a Justiça Eleitoral solicitou a instalação de um inquérito policial para investigar uma série de irregularidades na documentação do novo partido de Kassab.