quarta-feira, julho 06, 2011

Senado Aprova Profissão de Taxista


O Senado aprovou nesta quarta-feira, 6, o projeto que regulamenta a profissão de taxista. De autoria do ex-deputado Confúcio Moura, o projeto (PLC 27/11) define a profissão como sendo a atividade de motorista de transporte público remunerado de até sete passageiros, em veículo automotor, próprio ou de terceiro.


De acordo com a proposta, o taxista deverá ter habilitação para conduzir veículo, além de certificação específica para exercer a profissão. O profissional deverá ainda participar de curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.

O texto aprovado define quatro categorias de taxistas: autônomo, que trabalha por conta própria; empregado, subordinado a uma empresa; auxiliar de condutor autônomo; e, por último, locatário, que aluga veículo de propriedade de pessoa jurídica titular de autorização.

Em municípios com mais de 50 mil habitantes, o projeto determina que será obrigatório o uso de taxímetro. Agora, ele segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: estadão.com.br

Caicó: Vice-prefeito confirma que é candidato a prefeito

“Como o PT é um partido que se consolidou nacionalmente, é notório que ele tenha o intuito de participar das eleições, também compondo a chapa, seja com candidatura própria, seja compondo a chapa majoritária nas eleições. Como todos os filiados do PT estão à disposição das decisões tomadas internamente, eu também sou um deles que estarei colocando o meu nome à disposição da agremiação partidária, para ser discutido junto aos demais componentes políticos existentes na cidade de Caicó”, afirmou o atual vice-prefeito Gilberto Costa em entrevista ao repórter Paulo Júnior, do Jornal Correio do Seridó, nesta segunda-feira.

Nova lei impede prisão de quem frauda licitação

A nova lei 12.403, que entrou em vigor nesta segunda-feira (04), impede a prisão preventiva de autoridades ou servidores públicos que são flagrados fraudando licitações, somente porque a pena prevista para esse crime é inferior a quatro anos. De acordo com a Lei das Licitações (nº 8.666), a pena para fraude é de três anos e seis meses. A punição para quem dispensa licitação ilegalmente é de apenas três anos e cinco meses.

Do Cláudio Humberto

Pelo twitter Henrique confirma candidatura de Hermano Morais a prefeitura do Natal

O deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves confirmou em seu twitter na tarde desta quarta-feira a candidatura do atual deputado estadual Hermano Morais à Prefeitura de Natal no próximo ano.

“Em Natal estamos avançando nas negociações e o nosso candidato natural é o deputado Hermano Moraes!”, afirmou Henrique em seu microblog.

Essa não é a primeira vez que Henrique lança o nome de Hermano Morais, mas os aliados apontam o também deputado estadual Walter Alves (PMDB) como opção para a eleição.

Mossoró: Menino de onze anos atrai objetos de metal com o próprio corpo

O garoto Paulo Davi de onze anos, residente na cidade de Mossoró/RN tem uma habilidade especial. Ele consegue atrair objetos de metal junto ao corpo, como se fosse um imã humano.

A descoberta foi feita pelo próprio pai, o economista Junior Amorim que após assistir uma reportagem na TV, em que um menino croata realizava a mesma façanha, decidiu brincar com o filho. "Achei o biótipo parecido com o do meu filho, então resolvi colocar um talher próximo ao tórax e acabou grudando nele. Em seguida, fui colocando outros objetos de metal e ouro, e também começaram a grudar. Ficamos surpresos”, relatou o pai.

Filho único do segundo casamento, Junior Amorim disse que nenhum outro parente apresentou essa habilidade. Além de talheres, a região do tórax e abdômen do garoto, consegue atrair celulares, anéis, microfone e até uma panela. Apesar do fato inusitado causar espanto inicial, a família tratou com alegria a novidade. O garoto conta que sente os objetos sendo atraído para próximo do corpo, como se fizesse uma pressão, mas sem machucar.

Apesar de ser considerado um fato inusitado, a família não pretende levar a criança a nenhum médico. O pai justificou a decisão explicando que pretende procurar um especialista, caso seu filho apresente algum problema de saúde ou físico, fato que até o momento não ocorreu. Na internet, já é possível encontrar vídeos e fotos mostrando a façanha do garoto que recebeu até o apelido de “Menino imã do Brasil”.

Terremoto leva a alerta de tsunami para Nova Zelândia e Tonga

Um terremoto de 7,6 graus na escala Richter na região das ilhas Kermadec, na Oceania, causou um alerta de tsunami para Nova Zelândia e Tonga. A informação inicial era de que o tremor teve uma magnitude de 7,8. O abalo ocorreu às 7h03 locais (cerca de 16h03 em Brasília), a uma profundidade de cerca de 20 km, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do terremoto foi registrado a 161 km da ilha Raoul, parte do arquipélago Kermadec, a 913 km de Tonga, e a 1.185 km de Auckland, na Nova Zelândia. SAIBA MAIS

Holandesa é resgatada após 18 dias presa em barranco na Espanha
A turista holandesa Mary Anne Goossens, de 48 anos, desaparecida havia 18 dias na localidade espanhola de Nerja (Málaga, Andaluzia) durante suas férias, foi encontrada nesta quarta-feira e resgatada em bom estado de saúde de um canal no fundo de um barranco. Segundo ela, ela só pôde beber água durante o período em que ficou presa. Mary Anne "estava caminhando na beira de um rio e se perdeu", contou Antonio Diaz, representante da família. "Ela estava presa em um vale ao longo do rio, impossibilitada de subir à margem sozinha", afirmou a Guarda Civil em comunicado. SAIBA MAIS



Tempestade de areia cobre cidade nos EUA

Uma enorme tempestade de areia atingiu na terça-feira a cidade de Phoenix, no oeste dos Estados Unidos. Vários voos para a cidade tiveram de ser cancelados devido à falta de visibilidade. Pousos e decolagens foram cancelados por cerca de uma hora. Os fortes ventos também derrubaram árvores e provocaram apagões em milhares de residências. Tempestades, como a que causou a nuvem de areia de aproximadamente 80 quilômetros, são comuns nesta época do ano no Estado americano do Arizona. Veja aqui

Barco com 200 imigrantes ilegais naufraga na costa do Sudão
Um barco cheio de imigrantes ilegais com destino à Arábia Saudita afundou na costa do Sudão, deixando 197 desaparecidos, informou uma agência de notícias sudanesa ligada ao governo nesta terça-feira. Apenas três pessoas foram resgatadas, disse a agência Media Center, citando autoridades em Porto Sudão, às margens do Mar Vermelho. SAIBA MAIS

Giro Nacional

BAHIA: Homem é preso e sai morto de delegacia

Um homem de 27 anos morreu nesta terça-feira (5) poucas horas após ser preso em São Domingos (245 km de Salvador). Suspeita-se que a vítima tenha sido torturada. O policial civil que fez a prisão foi afastado das funções.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Sidnei de Santana Rocha foi levado à delegacia na madrugada de terça, após brigar com um guarda municipal. O relato oficial aponta que o rapaz “se mostrava exaltado e recusava-se a ficar custodiado”. LEIA MAIS

PARANÁ: Motociclista cruza sinal e passa por baixo de caminhão 
Câmeras de segurança da Secretaria de Transportes de Maringá, no Norte do Paraná, registraram uma cena de cinema. Um motociclista de apenas 16 anos fugia de um carro da polícia quando cruzou o sinal vermelho. No mesmo momento, um caminhão atravessa no sinal verde e o menor consegue escapar por baixo do veículo em movimento. O rapaz foi lançado da moto e passou entre as rodas da caçamba do caminhão. A polícia afirma que o adolescente ficou dois dias no hospital e foi encaminhado à delegacia do menor. VEJA

PARÁ: Mais dinheiro para fazer plebiscito, diz juiz
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Ricardo Ferreira Nunes, afirmou que o valor de R$ 7,8 milhões para a realização do plebiscito dia 11 de dezembro sobre a criação dos Estados de Carajás e de Tapajós serão insuficientes. A declaração foi dada em entrevista ao jornal "Diário do Pará" e foi publicada nesta quarta-feira (06). SAIBA MAIS

MARANHÃO: MP pede inquérito por crime de racismo na UFMA
O Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA) pediu na tarde desta terça-feira à Polícia Federal a abertura de inquérito criminal para apurar denúncia de preconceito racial cometido pelo professor do departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Cloves Verde Saraiva. Saraiva é acusado por alunos do curso de Engenharia Química da Instituição de humilhar, em sala de aula, o aluno do 1º período do curso, Nuhu Ayuba. 

A solicitação do MPF foi feita pelo procurador-chefe José Raimundo Leite Filho. No documento, o procurador-chefe também determina que seis alunos testemunhas dos possíveis atos de racismo sejam ouvidos, além do próprio José Cloves e de Nuhu Ayuba. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também vai ser notificada para dar explicações sobre o cargo exercido pelo professor de Matemática. MATÉRIA COMPLETA



São Paulo do Potengi poderá sediar jogos do América

Segundo informações do Blog SPP NEWS o município de São Paulo do Potengi irá receber na manhã desta quinta-feira a visita de alguns dirigentes do América de Natal que estarão no município com o propósito de realizar uma vistoria no Estádio Municipal Augusto Gomes da Rocha.

Com o processo de demolição do Machadão vários boatos surgem de a equipe alvirrubro  poderá sim mandar seus jogos no município da região potengi.

Além da vistoria os dirigentes deverão tratar de uma possível parceria com a Prefeitura de São Paulo do Potengi, para que o Estádio Municipal venha a ser a sede da equipe em 2012 ou mesmo ainda este ano pela Série C.

Governadora recebe Comenda Ordem do Mérito Naval

A governadora Rosalba Ciarlini foi homenageada na manhã desta quarta-feira (6), na Base Naval de Natal. A solenidade teve como objetivo comemorar o aniversário de 31 anos de ingresso da mulher na carreira militar da Marinha e homenagear a Governadora com a entrega da comenda Ordem do Mérito Naval.

“É uma honra muito grande receber esta comenda e uma responsabilidade ainda maior receber esta homenagem num dia tão significativo, quando se comemora 31 anos da presença da mulher na Marinha. Esta homenagem é o reconhecimento por desempenhar a minha missão de ser boa cidadã e poder contribuir para o Rio Grande do Norte e para o País”, expressou a Governadora.

A condecoração tem a finalidade de agraciar militares da Marinha que tenham se destacado no exercício de sua profissão; corporações militares e instituições civis; e personalidades que prestaram relevantes serviços à Marinha. 

MP investiga SAC das operadoras de telefonia móvel no RN

A 59ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Natal instaurou inquérito civil para investigar o funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das operadoras de telefonia móvel Oi, Claro e Vivo.

O documento que instaura o inquérito considera que o SAC deve obedecer, sobretudo, aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade. Além de outros quesitos, a Promotoria de Justiça observa que o SAC deve garantir no primeiro menu eletrônico as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços.


Os clientes também deverão ter a garantia de que o acesso inicial ao atendente não será condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor, bem como o consumidor não terá a sua ligação finalizada pelo fornecedor antes da conclusão do atendimento.

O SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição. Já no caso de reclamação e cancelamento de serviço, não será admitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes possuírem atribuições para executar essas funções.
Fonte: O Mossoroense

Alunos da rede municipal abrilhantam o encerramento do Festival de Quadrilhas

A última noite do VII Festival de Quadrilhas de Sitio Novo além de contar com as melhores apresentações da edição contou também com a participação das quadrilhas da rede municipal de ensino.

Quem deu início as apresentações locais foi o Arraia Encanto da Pedra, formada por alunos da Escola Municipal Senador Cortez Pereira da comunidade do Assentamento Pedra de São Pedro e coordenada pelas professoras Rejane Lourenço e Rosangela.


Em seguida foi à vez dos alunos da creche que com o empenho de toda a equipe que faz parte da educação infantil entrar na quadra e encantar a todos com sua apresentação pra lá de contagiante com direito a trio de forrozeiro.


Já os alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais Presidente Emilio Garrastazu Médici (Arraia do Xamengo) e José Machado de Souza (Arraia do Machadão) ambas beneficiadas com o incentivo financeiro de 3 mil reais ofertado pelo governo do estado que pela primeira premiou 116 grupos juninos com o apoio.

Fotos da Apresentação do Arraiá Encanto da Pedra




Fotos da Apresentação do Arraiá da Educação Infantil








Fotos da Apresentação do Arraiá do Xamego



Fotos da Apresentação do Arraiá do Machadão






Viatura da Polícia cai em barranco ao atender ocorrência na RN-118

A Viatura do Grupo Tático Operacional de Jucurutu se envolveu em um acidente no início da tarde de ontem após receber uma informação de um possível assalto e sair em diligências com quatro policiais em seu interior.

O fato aconteceu por volta de 12h00 de hoje, quando a viatura S-10 cabine dupla de placas MZG-9814/Jucurutu/RN se deslocava pela RN 118 com destino ao Sítio Loca para atender uma denúncia feita por um popular dando conta de um suposto assalto contra uma carreta de combustível no local. Contudo, ao chegar próximo ao Bodega Bar, o motorista perdeu o controle e acabou descendo o barranco. A suposta causa do acidente teria sido o asfalto molhado. Ao perder o controle do carro, o policial "sobrou" na curva, caindo no barranco. Apesar da gravidade do acidente e do susto, ninguém saiu gravemente ferido.

Site da Gazeta do Agreste é alvo de invasão hacker

Mais uma vez o site da Gazeta do Agreste foi alvo de uma invasão hacker, na semana passada. O Editor do jornal, Rafael Gustavo, só tomou conhecimento da invasão na sexta-feira (1º), e de imediato tomou providencia. 

Para reforçar a segurança e garantir mais qualidade para o leitor, o Gazeta do Agreste passará a ser monitorado pela empresa do Rio Grande do Sul, MEVEL, de Ernani Panisson. Isto vai garantir que, mesmo que haja tentativas de novas invasões, os técnicos estarão 24 horas de prontidão para solucionar o problema.

Embalado para viagem

Um homem tentou escapar da prisão escondido dentro de uma mala de viagem com rodinhas na cidade mexicana de Chetumal, informou a polícia nesta segunda-feira (4).

Segundo a polícia, o caso ocorreu no sábado (2), após uma visita conjugal. O presidiário Juan Ramirez Tijerina, que cumpre pena de 20 anos por posse ilegal de armas, se escondeu na mala que seria levada pela namorada, Maria del Mar Arjona, de 19 anos. Mas o plano não deu certo. Os agentes penitenciários perceberam o nervosismo da jovem e estranharam o fato dela puxar uma mala muito pesada. A mulher foi presa.
Fonte:globo.com

RN tem mais de 15.700 casos de dengue notificados no estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou sexta-feira (1º), o mais recente boletim sobre a situação da dengue no estado. Nesse último levantamento feito até o último dia 25 de junho foram notificados 15.722 casos da doença, sendo que 5.656 foram confirmados.
Ao todo, 99 municípios do estado apresentaram alta incidência de dengue, sendo que Natal, continua apresentando os maiores índices da doença, com 4.638 casos notificados. Os outros municípios que apresentam altos números de notificações são: Mossoró (1.949), Parnamirim (1.237), Santa Cruz (623), João Câmara (575), São Gonçalo do Amarante (513), Macaíba (496), Nova Cruz (421), Pau dos Ferros (399) e São Paulo do Potengi (372).
Desde o início do ano até agora, a Sesap registrou 34 óbitos suspeitos causados pela dengue. Até o momento, 12 mortes foram confirmadas, 02 foram descartadas e 21 ainda estão sob investigação.
DN Online

Caicó realiza capacitação sobre doença de Chagas

A IV Unidade Regional de Saúde (Ursap), sediada em Caicó, promoverá nesta quarta (06) e quinta-feira (07), em seu auditório, uma capacitação de manejo clínico da doença de Chagas. O curso será voltado a médicos e enfermeiros dos 25 Municípios jurisdicionados pela IV Ursap.

Segundo dados do Programa de Controle da Doença de Chagas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no Rio Grande do Norte, bem como nos demais estados brasileiros onde existem casos da doença, a população atingida é constituída por habitantes das áreas rurais, onde as condições de moradia são precárias. Os municípios onde o agravo é mais comum são os da região do Seridó e Oeste,&nbspcomo Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e Apodi.

Doença parasitária resultante da infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi, a doença de Chagas tem como principal forma de transmissão a vetorial, por meio de insetos, seja via lesão resultante da picada, seja por mucosa oral ou dos olhos.

Patos: mulher é esfaqueada e morta

A polícia está à procura de um indivíduo identificado por Carmélio Dionísio Santiago, 48 anos, ex-presidiário, que é suspeito de ter esfaqueado uma mulher no bairro “Sete Casas” na Rua Euclides Franco. A vítima é sua cunhada, Gilmara Coelho da Silva Santos, 34 anos, morta com uma facada no pescoço.

O crime aconteceu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (05), por volta 06h:15m quando houve entre acusado, vítima e o companheiro dela, conhecido por Fabiano Marcos da Conceição [foto de boné], uma grande briga entre eles. O rapaz ficou bastante machucado, porém sua esposa não teve a mesma chance de defesa e morreu no local.Ela correu e caiu. O acusado chegou com uma faca velha e enferrujada e cravou uma lesão fatal na sua jugular. A mulher teve morte instantânea e não houve tempo suficiente para que uma equipe do Samu prestasse os primeiros socorros.

Conforme informações da polícia a vítima era usuária de droga e costumeiramente utilizava filhos para pedir esmolas pelas Ruas de Patos. O companheiro dela, inclusive já foi preso e as crianças entregues ao Conselho Tutelar, por cometer a mesma situação. Um de seus filhos desolado na calçada da tia, chora pela morte da mãe.
O corpo foi removido para UML de Patos e não será enviado a Campina Grande como era de costume e graças a contratação de seis profissionais legistas, a autopsia será realizada aqui mesmo na cidade.
Fonte: Portal Patos

Caso F Gomes: Gordo da rodoviária vai continuar preso, decide TJ

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte julgou na manhã desta terça-feira (5) o mérito do pedido de Habeas Corpus que foi impetrado pelo advogado Antônio Carlos, em favor do comerciante Lailson Lopes, acusado de ser o mandante da morte do jornalista F Gomes. 

O pedido foi negado novamente, e ele permanece na cadeia, em Caraúbas Quando o processo retornar para a Vara Criminal de Caicó, o juiz Luiz Cândido, terá que dar andamento ao processo. O próximo passo poderá ser a prolação da sentença de pronúncia que manda Lailson Lopes, a julgamento popular.
Fonte: Tribuna do Norte

José da Penha: Faleceu na manhã desta terça-feira em Natal o ex-prefeito Jorge Dólar

Faleceu as 09h00min da manhã desta terça-feira (05) no Hospital Natal Center na capital do estado o ex-prefeito da cidade de José da Penha, José Josemar de Oliveira, conhecido popularmente como Jorge Dólar que há alguns anos lutava contra um câncer.

O corpo de Jorge será velado durante toda noite desta terça-feira na Capela de São Francisco de Assis na cidade de José da Penha e amanhã a partir das 07h00min da manhã em sua residência na Vila Major Felipe. As 16h00min será celebrada missa de corpo presente na Capela de Santo Expedito da Vila Major Felipe e na sequencia acontecerá o sepultamento no Cemitério Público da Vila de Major Felipe.

Vida Política - Jorge Dólar exerceu seu primeiro mandato de prefeito do município de José da Penha entre os anos de 1997 e 2000, tendo conseguido se reeleger em candidatura única para um novo mandato entre os anos de 2001 a 2004. Em 2004, apoiou seu sobrinho, Abel Dólar, para a prefeitura, e mais uma vez mostrou sua força política na cidade. Abel foi eleito naquele ano e reeleito, também em candidatura única, em 2008.

Coisas de Brasil


Decisão unânime da corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no começo da noite desta terça-feira (05), julgou improcedente ação que pedia a cassação de um prefeito que disse em vídeo ter comprado o diploma escolar, pois, na verdade, era analfabeto. “Comprei o diploma, sou analfabeto, mas sei trabalhar”, disse o prefeito de Dom Cavati, a 270 quilômetros de Belo Horizonte, Jair Vieira (DEM). Veja Aqui

Rosalba recebe visita da Miss RN

Foto: Elisa Elsie

A miss Rio Grande do Norte, Daliane Menezes, visitou a Governadora Rosalba Ciarlini na tarde desta terça-feira (5). Daliane foi vencedora da etapa estadual que aconteceu no dia 26 de março, em Mossoró, representando a cidade de Parnamirim. A miss estava acompanha pelo coordenador do concurso aqui no Estado, George Azevedo.

Com 1,80 m de altura, 22 anos de idade, Daliane é Jornalista e atualmente fez reingresso no curso de Rádio e Tv da UFRN. Em 2009, ela representou o Brasil no Miss Friendship, concurso de beleza realizado anualmente na China, sendo a terceira colocada.

Na próxima semana, Daliane segue para São Paulo, onde dia 23 de julho acontecerá o Concurso Miss Brasil 2011. Pela primeira vez, o Brasil irá sediar, no dia 12 de setembro, o Concurso Miss Universo, no ano que o evento completa 60 anos de existência.

Giro Internacional

Índia: Ministro diz que homossexualismo é uma “doença”
O ministro da saúde da Índia, Ghulam Nabi Azad, gerou uma polêmica no país após ter dito, em uma conferência sobre a Aids, que o homossexualismo é uma “doença” que atinge cada vez mais pessoas. “A doença dos homens que praticam sexo com outros homens é antinatural e não é boa para a Índia. Não somos capazes de identificar onde está ocorrendo”, disse Azad nesta segunda-feira (4). Ativistas disseram que as declarações são um atraso e prejudicam o debate no país.

China: Filhote de zebra e jumento nasce em zoológico 
O "zebrento" ou "jumebra" quase morreu durante o parto, segundo funcionários do zoo. A mãe agora recebe uma dieta especial de farelo de trigo com açúcar mascavo para garantir a produção de leite para o filhote. O zoológico de Xiamen Haicang, no sudeste da China, anunciou o nascimento de uma rara cruza entre uma zebra e um jumento. 
O filhote tem apenas um metro de altura e pesa cerca de 30 quilos. veja aqui

Homossexuais ganham direito de receber visita intima em presídio


Os detentos homossexuais terão direito à visita íntima nos presídios de todo o país. A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, foi publicada nesta segunda-feira (04) no Diário Oficial da União. De acordo com a resolução, "o direito de visita íntima é, também, assegurado às pessoas presas casadas, em união estável ou em relação homoafetiva".

A medida vale a partir de nesta segunda-feira(4) e revoga a Resolução nº 01/99 de 30 de março de 1999, publicada no Diário Oficial da União de 5 de abril de 1999, que omitia, na recomendação sobre a visita íntima feita aos departamentos penitenciários estaduais, o relacionamento gay. A visita íntima deve ser assegurada pela direção do estabelecimento prisional pelo menos uma vez por mês.


CBF confirma que Brasil enfrenta Espanha e Itália ainda em 2011



A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou nesta terça-feira mais dois amistosos da seleção brasileira para o segundo semestre de 2011. E Mano Menezes não terá facilidade, já que os rivais serão os dois últimos campeões mundiais: a Espanha, líder do ranking Fifa, e a Itália. Os jogos serão em outubro e novembro, na Europa, mas o local ainda não está definido (ambos podem ser em Londres). Antes, em agosto, o Brasil ainda enfrenta a Alemanha, dia 15, em Stuttgart.

Em setembro, ocorre a reedição da Copa Roca, que será chamado de Super Clássico, tradicional torneio do início do século passado entre Brasil e Argentina. Os jogos serão dia 14 (em Buenos Aires) e dia 21, no Brasil, mas a cidade ainda não escolhida. Belém e o interior paulista são candidatos a receber a partida, que só terá jogadores convocados que atuam dentro do Brasil.

TCU descobre que SUS pagou R$ 14,4 milhões pelo tratamento de pessoas mortas


Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que o governo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), gastou R$ 14,4 milhões para custear tratamentos ambulatoriais de alta complexidade e internações de pessoas mortas.

De acordo com o relatório, foram encontrados nomes de 5.353 pessoas que morreram antes da data registrada do início dos tratamentos ambulatoriais, que custaram R$ 5,48 milhões ao contribuinte. O TCU identificou ainda 3.481 casos em que a data da morte é anterior ao período de internação hospitalar e 890 casos em que a morte ocorreu durante o período de internação, sem que haja relação entre os fatos, e que deram um prejuízo de R$ 8,92 milhões aos cofres públicos.

A auditoria foi feita entre junho de 2007 e abril do ano passado nas secretarias municipais de Saúde de Fortaleza (CE), Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA) e Campina Grande (PB) e na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.


Divulgado gastos da verba de gabinete dos deputados estaduais


A  Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou os gastos  da verba de gabinete dos deputados estaduais durante o mês de junho. 

Confira os gastos do seu deputado:
  1. Gesane Marinho R$ 24.057
  2. Ricardo Motta R$ 24.057
  3. Ezequiel Ferreira R$ 24.057
  4. Vivaldo Costa R$ 24.057
  5. Poti Júnior R$ 24.057
  6. Gustavo Carvalho R$ 24.057
  7. Gilson Moura R$ 23.998
  8. Nelter Queiróz R$ 23.997
  9. Agnelo Alves R$ 23.995
  10. Hermano Morais R$ 23.973
  11. Dibson Nasser R$ 23.851
  12. Gustavo Fernandes R$ 23.848
  13. George Soares R$ 23.805
  14. Getúlio Rêgo R$ 23.759
  15. Tomba Faria R$ 23.427
  16. Raimundo Fernandes R$ 23.245
  17. Márcia Maia R$ 23.044
  18. Fábio Dantas R$ 22.890
  19. Larissa Rosado R$ 22.670
  20. Antônio Jácome R$ 22.161
  21. Leonardo Nogueira R$ 22.609
  22. Fernando Mineiro R$ 22.113
  23. José Dias R$ 21.446
  24. Walter Alves R$ 18.164

Correios


Divulgado ontem o resultado das provas objetivas do Concurso dos Correios para 9.190 vagas para nível médio e siperior. O resultado pode ser conferido no site www.in.gov.br, na Seção 3, a partir da página 127, para os cargos de nível médio -clique aqui para ver, e a partir da página 237, para nível superior - clique aqui para ver. O resultado final vem pelo nome do cargo, atividade, diretoria regional, localidade-base, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética e nota final nas provas objetivas.

São Vicente: Prefeito recebe recomendação para anulação de concurso


A Promotoria de Justiça da Comarca de Florânia expediu recomendação ao prefeito de São Vicente, José Bezerra Neto, determinando a rescisão do contrato celebrado com a empresa Multi-Sai no prazo de dez dias. A empresa é responsável pela realização do concurso público para preenchimento de vagas do quadro de cargos públicos permanentes do município.

A recomendação do MP leva em consideração o fato da empresa Multi-Sai ter praticado fraudes em concursos públicos realizados em vários municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, comprovadas a partir de uma busca e apreensão efetuada pelo Juízo da Comarca de Currais Novos, onde diversos documentados foram encontrados, constatando a não idoneidade da empresa.

Fonte: Robson Pires

Decisão que nomeava concursados da Polícia Civil é suspensa


O desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro deferiu o efeito suspensivo pleiteado pelo Estado do Rio Grande do Norte a uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal que havia deferido “a nomeação e posse dos candidatos aprovados para os cargos de Delegado, Agentes e Escrivães de Polícia Civil, dentro do número de vagas previstas no Edital, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação, no prazo de 60 (sessenta) dias”.

No entendimento do desembargador, como o concurso ainda está dentro de seu prazo de validade, as efetivas nomeação e posse devem guardar observância aos critérios de conveniência e oportunidade da Administração Pública, principalmente levando-se em consideração o impacto orçamentário que causaria esta decisão nas finanças de um Estado com um grande déficit nesta seara.

Porém, o desembargador registrou a sua extrema preocupação quanto aos problemas sociais pelos quais passam os indivíduos em nossa sociedade, porém entende que não é possível suprir tais necessidades adentrando no mérito dos atos administrativos sem o respaldo jurídico necessário, já que, não se pode esquecer da extrema necessidade de nomear médicos, professores, enfermeiros, dentre outros, e assim, resolver, ou pelo menos amenizar os problemas sociais como um todo.

Saúde: Menos da metade dos municípios tem plano de saneamento


Até o momento, 78 prefeituras procuraram o apoio técnico da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para elaboração do documento.

Os planos são instrumentos legais imprescindíveis para a obtenção de recursos de fontes de financiamento para obras e serviços nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, segundo determina a Lei do Saneamento (11.445/07). Embora sejam fundamentais para traçar um diagnóstico do setor, os planos foram iniciados por apenas 46,7% dos municípios norte-rio-grandenses. 


Das cidades que começaram a elaborar os planos, 13 receberão a versão preliminar do documento agora em julho. Eles conterão verdadeiro diagnóstico da situação presente em cada cidade e suas necessidades e planejamento de ações para as próximas três décadas na área de saneamento básico. 

O primeiro grupo de municípios contemplados com a versão preliminar do Plano de Saneamento Básico é formado por Acari, Angicos, Apodi, Caraúbas, Caicó, Goianinha, Jardim do Seridó, Macau, Nova Cruz, Parelhas, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi e Tangará. Em seguida. 

Outros 10 municípios serão contemplados: Areia Branca, Açu, Currais Novos, João Câmara, Jucurutu, Macaíba, Pendências, Pau dos Ferros, Santo Antônio e São Miguel.
Fonte: Assessoria