terça-feira, agosto 16, 2011

Quatro municípios do RN estão entre os sorteados pela CGU


Entre os 60 municípios sorteados nesta segunda-feira(15) pela Controladoria-Geral da União (CGU) em Brasília que receberam uma equipe de técnicos para mais uma edição do Programa de Fiscalização aparecem os municípios de João Câmara, Fernando Pedroza e Upanema.


Já entre os 24 municípios sorteados para capacitação do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública – criado em 2006 com o objetivo de promover em cidades com até 50 mil habitantes, a boa e regular aplicação e prestação de contas dos recursos públicos, por meio da capacitação dos agentes municipais o município de Tabuleiro Grande aparece na oitava colocação entre os municípios sorteados nesta segunda-feira (15). 

Natal: Tentativa de assalto e tiroteio no Alecrim

Do Tribuna do Norte
Moradores das ruas Jericó e 12 de Outubro, no Alecrim, viveram momentos de pânico no final da tarde desta terça-feira (16). Após realizar assalto numa padaria localizada entre a Avenida dos Canindés e a Rua Pres. José Bento, o assaltante Adilson Medeiros de Souza, fugia de bicicleta até ser interceptado por uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Quando visualizou a viatura, ele abandonou a bicicleta e invadiu uma das casas da Rua Jericó e pulou o muro até chegar numa das residências da Rua 12 de Outubro. Lá, eles fez dos moradores reféns, até
a chegada da Polícia Militar.

Durante troca de tiros, o policial militar Jean Carlos Chagas, que estava à paisana e decidiu ajudar os colegas de farda, foi alvejado na perna. Adilson também foi atingido. A quantidade de tiros disparados contra o bandido não foi informada pelos policiais presentes na ocorrência. Policial e bandido foram socorridos ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. O militar passa bem, de acordo com com informações repassadas pelo major Marinho momentos após o incidente.

Em princípio, a Polícia Militar acreditava que dois homens haviam assaltado a padaria. Porém, um dos clientes que estavam no local no momento da ação do assaltante, confirmou que somente Adilson Medeiros de Souza  cometeu o crime. "O cara chegou com uma arma escondida e anunciou o assalto. Ele chegou, inclusive, a agredir a atendente com um tapa na cara", relatou Paulo César, que comunicou o assalto à Polícia Militar.

Já no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, um dos policiais que participou da ocorrência reconheceu o assaltante. O dinheiro que conseguiu pegar do caixa da padaria foi encontrado pelos militares dentro da cueca do bandido. A ação contra o policial militar provocou o deslocamento de diversas viaturas para a rua na qual o bandido se escondeu. Os moradores estavam assustados e a dona da casa que serviu de abrigo para o assaltante, chorava copiosamente. No entanto, somente o policial e o bandido foram feridos.

Henrique quer mais presídios para o Rio Grande do Norte


O líder do PMDB na Câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves, acompanhou a audiência da governadora Rosalba Ciarlini com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta terça-feira (16).

A governadora apresentou ao ministro o pleito para construção de mais um presídio feminino no Rio Grande do Norte e de outra unidade do CEDUC, voltada para jovens infratores.
O deputado reforçou o pedido da governadora junto ao ministro. José Eduardo Cardoso ressaltou que a proposta, com o aval da bancada federal do Rio Grande do Norte, vai de encontro com a nova política do Ministério da Justiça direcionada para as mulheres prisioneiras.

José Eduardo Cardoso também confirmou presença na Campanha do Desarmamento, em setembro, no Rio Grande do Norte.

Ele  visitará Mossoró no próximo dia 02/09, para conhecer o presídio federal e conferir a reforma feita no local. No sábado (3), em Natal, ele vai participar de um debate sobre segurança pública no Brasil e no rio Grande do Norte.

“Cada estado tem sua realidade e peculiaridades. É bom que o ministro tome conhecimento dos nossos projetos e problemas para que possamos agir em conjunto com o governo federal”, disse Henrique Alves.

CGU define municípios a serem fiscalizados no 34º Sorteio

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, nesta segunda-feira (15), em Brasília, os 60 municípios incluídos na 34ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos.

Dentre os municípios sorteados, o mais populoso é Caruaru, em Pernambuco, com 314,9 mil habitantes. Já Reserva do Cabaçal, no Mato Grosso, é o município com o menor número de habitantes, com pouco mais de 2,5 mil moradores. Desde o lançamento do programa, em 2003, já foram fiscalizados 1.821 municípios. (Veja a lista dos municípios sorteados no nesta edição do programa)

O sorteio realizado, no auditório da Caixa Econômica Federal, por meio dos mesmos equipamentos empregados nas extrações das loterias federais, contou com a presença de Secretário Federal de Controle, da CGU, Valdir Agapito, e do Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, da CGU, Mário Vinicius Spinelli. 


Capacitação 
Outros 24 municípios também foram sorteados por conta da 13ª edição do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública – criado em 2006 com o objetivo de promover em cidades com até 50 mil habitantes, a boa e regular aplicação e prestação de contas dos recursos públicos, por meio da capacitação dos agentes municipais. (Veja aqui a relação dos municípios sorteados) Cada estado teve um município sorteado, exceto Acre, Amapá e Roraima, cujos municípios concorreram conjuntamente para a escolha daquele que receberá a ação de capacitação. A relação dos 1.177 municípios inscritos na 13ª Edição foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (11).


Assessoria de Comunicação Social

Escola de Contas abre inscrições para cursos de capacitação


A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira realiza neste mês de agosto uma série de palestras, cursos, seminários e encontros voltados para os públicos interno e externo do Tribunal de Contas do Estado. São ações de capacitação que têm o objetivo de atualizar gestores e servidores públicos sobre o SIAI/2011 – Sistema Integrado de Auditoria Informatizada; fiscalizar a execução da despesa pública sob a ótica da Resolução nº 09/2011; além de promover o I Encontro Técnico Municipal de Obras e Serviços de Engenharia para um público de 350 participantes.

Pau dos Ferros: Portadora de pneumopatia terá tratamento gratuito


Uma portadora de pneumopatia ganhou uma ação judicial em Pau dos Ferros que determina que o Estado do Rio Grande do Norte, através da sua Secretaria de Saúde, bem como, o Município de pau dos Ferros, lhe forneçam, enquanto perdurar a indicação médica, as substâncias pleiteadas por ela nos autos processuais. A sentença é da juíza Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, da 1ª Vara Cível daquela Comarca.

Na ação, a autora, foi representada por sua mãe e por uma Defensora Pública, afirmou que é portadora de Pneumopatia Crônica e para o tratamento específico dessa doença, é necessário que a ela faça o devido tratamento, com os seguintes medicamentos: Fluimicil 500mg, Aerolin Spray 300mg, Cloreto de Sódio e Água Destilada. Porém, ela alega que é pobre e que não tem condições de custear esse tratamento, que impõe um gasto mensal de R$ 291,13.

Plantão de Noticias do Governo

Terraplenagem do Arena das Dunas é iniciada no Largo do Machadinho
Secretário destaca potencial e RN desponta como favorito em leilão de energia
Dilma anuncia campus da UFERSA e Institutos Tecnológicos para o RN
Clínica Médica do Hospital de Macaíba reabre em 30 dias
Governadora anuncia no próximo dia 25 resposta às reivindicações da PM e do Corpo de Bombeiros
Postos do SINE em Natal e interior do Estado suspendem atendimento para implantação de novo sistema
Diretor do IPEM/ RN participa de reunião para discutir a nova fase do Inmetro dentro do Plano Brasil Maior
Sesap apresenta Plano Estadual de Atenção Integral à População Prisional
Campanha de vacinação segue até 16 de setembro
Ciclo de palestras discute a cultura popular do Rio Grande do Norte
Caern analisa qualidade da água em municípios seridoenses

Iberê descobre novo tumor, mas se diz confiante

O ex-governador Iberê Ferreira de Souza confirmou nesta manhã via Twitter que irá enfrentar uma nova batalha contra o câncer. “Amigos, estou diante d + um desafio. Em SP, descobri novo tumor, esse bem pequeno e na área periférica do cérebro. Farei cirurgia logo mais”.


Iberê viajou a São Paulo no domingo (14), para fazer avaliação da saúde, como vem realizando periodicamente.

No ano passado o ex-governador passou por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pulmão. Após tratamento quimio e radioterápico, os médicos confirmaram a cura da doença.

Em seguida, o ex-governador passou por mais um procedimento cirúrgico na próstata.

Apesar notícia, Iberê está confiante. “Conto com as orações de todos vocês. Tenho muita fé e confio que Deus irá me ajudar a vencer mais essa batalha”, afirmou.

O procedimento para a retirada do tumor no cérebro deve acontecer ainda nesta terça-feira (16) no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. A remoção será feita através de radiocirurgia, método que não há necessidade de abertura do crânio.

Fonte: Rádio Santa Cruz 

PMs devem realizar ato público em prol de melhorias salariais


Caso Milnea: População revoltada tenta linchar acusado em Jucurutu





 Babá ( Comerciante ) Pai da menor assassinada








Polícia autua acusado do crime contra a garota Milena de Jucurutu

O delegado Luiz Antonio do Nascimento,  que era o responsável pelo plantão do final de semana da policia judiciária na região do Seridó, autuou em flagrante delito, no final da tarde dessa segunda (15) o principal suspeito de ter matado a garotinha Milena Soares da Silva, 09 anos, residente na cidade de Jucurutu.

Alexsandro ou Sandro como é mais conhecido está preso na delegacia de Policia Civil de Caicó, segundo o delegado Luiz Antonio, são fortes os indícios que o levaram a autuar o suspeito em flagrante pela autoria do crime. Ele disse que os depoimentos de algumas pessoas foram fundamentais para se chegar a Sandro. A primeira pista teria sido a placa do carro do acusado, informação que uma testemunha teria dado ao pai da garota que ao checar, se tratava da placa do carro de Sandro. O delegado também informou que o suspeito foi reconhecido por outra testemunhas através de fotos de celular.

Ao delegado, o pai de Milena disse que Sandro teria, em outras oportunidades, levado a sua filha para ensinar a dirigir e que a menina havia contado em casa, que Sandro a colocou no “colo”.
 
O Principal suspeito de ser o autor do bárbaro crime contra a garota Milena, será transferido para a Penitenciária Estadual do Seridó (Pereirão) onde deverá ficar em uma sela isolado, sem contato com os demais presos.

Detalhes: Gilmar Cardoso

G-1 repercute morte da garota Milena na cidade de Jucurutu

O G-1 que é um dos maiores portais de noticias do Brasil estampa em sua pagina na internet uma materia sobre a maorte da garotinha Milena Soares da Silva, 9 anos, brutalmente morta na noite de ontem na cidade de Jucurutu.

Na matéria aparecem fotos da viatura da Policia Militar de Caicó que foi apedrejada no momento em que o suspeito do crime era transferido para a cidade de Caicó. A Foto reprodução acima mostra a materia estampada no portal G-1

FOTOS: Revolta e emoção no enterro da jovem assassinada em Jucurutu

A cerimônia foi com muita emoção por parte de familiares e amigos no Cemitério, em Jucurutu. No final da tarde, o caixão da vítima morta brutalmente foi levado para o cemitério público da nossa cidade. O Carro da funerária foi acompanhado por diversos alunos da Escola Municipal Santo Alexandre e populares residentes tanto na zona rural como urbana da cidade. O Sepultamento aconteceu com muita dor e tristeza. A Mãe e pai de Milena estavam bastante emocionados no momento de dar o último adeus a filha de apenas 10 anos.








Fotos: Edilson Silva