terça-feira, agosto 23, 2011

Giro Policial

Natal: Vítima de bullying tenta suicídio no Marista


Circula no twitter que um adolescente de 13 anos, vítima de bullying, tentou suicídio, hoje pela manhã, no colégio Marista de Natal (RN). As informações na rede social é de que ele teria se jogado do segundo andar, e está hospitalizado com muitas fraturas.

Segundo uma amiga do aluno Marista, o garoto está bem: "quebrou 4 dentes, o braço, rasgou o queixo, mas vai se recuperar.

Confira a nota do Colégio Marista:

"Infelizmente, encaminho este e-mail para informá-los (las) à respeito da fatalidade ocorrida no Colégio Marista de Natal na manhã desta terça-feira (23).

O aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental, L., de 15 anos, pulou do 1º andar de um dos corredores de sala de aula da escola.

Felizmente, nada de grave aconteceu com o garoto, que foi levado consciente para o Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com informações do Diretor do Marista de Natal, Irmão Nilton Dourado, que acompanhou o estudante até o hospital, “ele sofreu um corte no queixo e quebrou um braço”.

L. continua internado no HWG, em observação, e na companhia do pai e da coordenadora do Ensino Fundamental I, Ester Yglesias.

Ainda segundo informações apuradas com o Irmão Nilton Dourado, L. deve passar por uma cirurgia no braço que quebrou.

O que motivou L. a tomar essa decisão desesperadora ainda está sendo investigado pela polícia. Um Boletim de Ocorrência foi protocolado na 1ª DP (Centro da Cidade)."




Fonte:Blog do Barbosa

Agnelo Alves: “Acordão cheira mal, fede”


Entrevistado ontem no “Espaço Cidadão” da TV União, o deputado Agnelo Alves (PDT) disse que o entendimento a que estão chegando PMDB e DEM no Rio Grande do Norte, disse que “acordão cheira mal, fede”.

Agnelo afirmou que se José Agripino, Rosalba, Henrique e Garibaldi estão se unindo para barrar o vice-governador Robinson Faria, “é porque esse homem vem muito forte em 2014”.

Alto do Rodrigues: Ex-prefeito Abelardo lidera pesquisa


Pesquisa divulgada nesta segunda-feira(22) pelo instituto Teledata, mostra como está o cenário político para disputa das eleições de 2012 na cidade de Alto do Rodrigues. O ex-prefeito Abelardo Rodrigues é o franco favorito na pesquisa estimulada e na espontânea.

Na espontânea, Abelardo tem 38,49% das intenções de votos. Em segundo vem o atual prefeito Eider com 21,43% e na terceira colocação, Oliveira com 2,78%.

Na pesquisa estimulada, onde o entrevistador apresenta os nomes dos pré-candidatos, Abelardo também lidera com folga. 46,83% contra 25,40 de Eider. Oliveira tem 6,75%.

Fonte: Assis Silva

Caso Milena: Encontrada camisa que pode ter sido usada por acusado de crime contra menina de 10 anos em Jucurutu

A reportagem do Blog de Cardoso Silva foi acionada na manhã de hoje até a Penitenciária Estadual do Seridó quando lá recebeu a informação que a direção do presídio encontrou uma camisa branca, rasgada parcialmente queimada e com  manchas que pode ser sangue, em uma bolsa em meio as roupas de Alexsandro Soares de Melo, 38 anos, (Sandro) apontado pela Polícia como autor do homicídio contra a menina Milena Soares da Silva, 10 anos, na noite de domingo(14) em uma estrada carroçável nas proximidades da área urbana da cidade de Jucurutu.

A direção do Presídio disse a reportagem que recebeu uma bolsa com as roupas do acusado, quando revistada para surpresa, essa peça de roupa parcialmente queimada, rasgada e com algumas manchas.

A diretora do Presídio Verusca Saraiva não tem deixado passar nada para dentro do presídio, sem antes ser vistoriada. A peça de roupa de Sandro deverá ser periciada.

Lagoa Nova sediará 1º Moto Serra do Seridó


Lagoa Nova sediará a partir da próxima sexta-feira, 26 de agosto, até o domingo (28), o 1º Moto Serra do Seridó. À noite, a partir das 20h, acontece música ao vivo nos barzinhos de Lagoa Nova, principal cidade da chamada Serra de Santana.  No sábado (27), a partir das 9h, acontece a recepção oficial dos motos clubes na entrada da cidade.

 Às 12h, será promovida a Feijoada Fest no Chalé dos Cajueiros, com animação de Forró Só o Mi. A partir das 21h, tem abertura oficial da festa de rua do 1º Moto Serra. Às 22h, show musical com Forró do Namoro no palco principal da feira coberta e tenda eletrônica com DJ Léo. À noite ainda tem a escolha da Garota Moto Serra. A banda Cadilac VIP entrará no palco pela madrugada. A festa será encerrada às 7h30 com missa para abençoar os motociclistas na Matriz de São Francisco.

Macau: Pesquisa revela números da disputa sucessória


O Instituto Seta realizou pesquisa eleitoral no município de Macau para saber a intenção de voto do eleitor macauense em relação aos candidatos que pretendem disputar a eleição municipal de 2012.

Pesquisa foi realizada no último dia 22 de agosto e ouviu 300 pessoas na cidade. A margem de erro é de 3,8% e a confiabilidade da sondagem é de 95%.

Confira os percentuais dos candidatos que obtiveram acima de 4% na pesquisa:
(Estimulada)
Zé Antônio – 20,86%
Túlio Lemos – 16,89%
Kerginaldo Pinto – 12,91%
Eduardo Lemos – 7,28%
Bosco Afonso – 5,3%
Zé Filho – 5,3%
Odete Lopes – 4,64%
NS/NR – 14,24%
Nulo/Branco – 4,3%.



(Espontânea)
Zé Antônio – 13,91%
Kerginaldo Pinto – 6,62%
Eduardo Lemos – 5,96%
Túlio Lemos – 4,3%
Odete Lopes – 1,32%
Bosco Afonso – 0,33%
Zé Filho – 0,99%
NS/NR – 45,03%
Nulo/Branco – 4,3%.



A pesquisa fez o cruzamento de alguns confrontos diretos. No confronto entre Túlio Lemos e Odete Lopes os números são os seguintes:
Túlio Lemos – 42,4%
Odete Lopes – 16,9%
NS/NR – 21,5%
Nulo/Branco – 19,2%.



No confronto entre Túlio Lemos e Kerginaldo Pinto, eis o resultado:
Túlio Lemos – 41,7%
Kerginaldo Pinto – 24,2%
NS/NR – 17,2%
Nulo/Branco – 16,9%.



No confronto entre Kerginaldo Pinto e Odete Lopes, confira o resultado:
Kerginaldo Pinto – 27,5%
Odete Lopes – 22,2%
NS/NR – 26,8%
Nulo/Branco – 23,5%
.
Fonte: Robson Pires

Novas unidades de IFRN devem ser licitadas até dezembro


De acordo com a assessoria da deputada federal Fátima Bezerra (PT), ontem em reunião com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, ficou definido que as novas unidades do Instituto em Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi devem ter as licitações concluídas até dezembro.

O Instituto foi objeto de emendas da presidenta da Comissão de Educação e Cultura nos últimos três anos. O número de unidades de IFRN saltou de duas em 2003 para 15 em 2011 – em 2012, provavelmente, Canguaretama, São Paulo do Potengi e Ceará-Mirim também estarão na lista.

Ministro Aloísio Mercadante profere Aula Magna na UFRN


O ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, virá a Natal nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, para proferir Aula Magna que marca o início das atividades letivas do segundo semestre na UFRN.

O tema da Aula Magna será Ciência, Tecnologia e Inovação, estratégias para o pais”. O evento acontecerá no auditório Otto Brito de Guerra, no prédio da Reitoria.

A Aula Magna reúne alunos, professores e servidores da universidade, além de autoridades da área de educação e demais convidados. O evento também é aberto ao público em geral.

Polemica: Agentes penitenciários do RN querem retratação da Rede Globo


O último capítulo da novela global “Insensato Coração”, apresentado sexta-feira passada, apresentou uma cena onde diversos agentes penitenciários foram subornados, recebendo 50 reais cada, para deixar que o assassinato de um detento acontecesse na instituição penal. Revoltado com o fato, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte vai entrar com uma ação contra a Rede Globo de Televisão, exigindo a retratação pública.

O presidente do Sindasp/RN, Alexandre Medeiros de Assis, disse que, da maneira que foi apresentada a cena, ficou registrado o entendimento que todos os agentes penitenciários são corruptos. “Recebi diversos telefonemas de colegas, que não gostaram nem um pouco do que viram. A Rede Globo, simplesmente, mostrou aos seus telespectadores que todos os agentes penitenciários são corruptos, o que não é verdade. Em todas as profissões existem os bons e os maus profissionais, mas não podemos generalizar”, disse. A assessora jurídica do Sindicato, Kátia Nunes, também recebeu telefonemas de agentes penitenciários, reclamando do que foi apresentado a milhões de pessoas.

Santa Cruz ganhará nova emissora de rádio


O Diário Oficial da União desta segunda-feira (22) publicou a Portaria nº 359 de 17 de agosto de 2011, assinada pelo Ministro das Comunicações Paulo Bernardo da Silva que permite a Rádio Santa Cruz AM explorar serviço de radiodifusão em frequência modulada, pelo prazo de dez anos, em Santa Cruz.

O novo veículo fará parte do Sistema de Comunicação Santa Cruz, que já conta com a Rádio Santa Cruz AM e tem como principal acionista Iberê Ferreira de Souza.

O processo para que a Rádio Santa Cruz FM passe a funcionar deverá passar ainda pela Casa Civil, Câmara e Senado Federal e só então haverá a assinatura de contrato.

A estrutura da emissora, que terá os estúdios instalados no mesmo local onde funciona a Rádio Santa Cruz AM, já está sendo planejada e deverá ir ao ar já no próximo ano. 


Site de Romário destaca iniciativa da Assembleia Legislativa

Em visita a Assembleia Legislativa para participar de evento da Câmara dos Deputados, o deputado federal Romário (PSB/RJ), conheceu o projeto pioneiro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de contratação de jovens com Síndrome de Down.

O parlamentar fez questão de destacar a importância do projeto no site pessoal (www.romario.org), onde disse ter tomado conhecimento da iniciativa através de redes sociais.
Na matéria Romário destacou: “Fiquei muito feliz em saber da inclusão de três jovens com Síndrome de Down na Assembleia do Rio Grande do Norte. E entendo que esse modelo deve ser repetido em outros estados”.

O texto destaca que o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, entregou ao deputado Romário uma caixa com peças publicitárias para divulgação do projeto e cópia do convênio firmado. O objetivo é que o material seja usado como exemplo para outros estados.

A reportagem também destacou a defesa do projeto pelo deputado Ricardo Motta. “Esse trabalho é espelhado em pessoas como você, que lutam pela dignidade da pessoa com deficiência. Espero que seja reproduzido em todas as Casas Legislativas do nosso país”.

A Assembleia contratou três jovens com Síndrome de Down para trabalharem na Casa por meio de um convênio com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB). Os jovens estão prestando serviço no Cerimonial da Assembleia,no Centro de Estudos e Debates, e na Secretaria Legislativa.

Sitio Novo: Calçadão sofre com ação de vandalos

 
Considerado um dos mais novos e belos cartões postais da cidade o Calçadão localizado na entrada da cidade com uma bela vista para o principal açude do município onde ao fundo estão às serras de São Pedro e Inéz desde que foi inaugurado em 2008 vêm sendo alvo da fúria de vândalos que insistem em destruir os patrimônio públicos municipais construídos em prol de toda população sitionovense.

O calçadão que não só mudou o visual da chegada à cidade como também foi adotado por muitos para a pratica de atividades físicas como a caminhada mede cerca de 220mt de extensão em meio a plantas e um alambrado que deveria oferecer mais segurança aos usuários. E é justamente o alambrado que vem sendo destruídos por pessoas que sem motivo algum aos poucos estão arrancando as barras que servem como proteção para que as pessoas que utilizam o calçadão não possam mais realizar suas atividades físicas com segurança.



Na semana passada o blog esteve no local no momento em que servidores da prefeitura recolhiam as barras de ferros que foram arrancadas e abandonadas no local.  







Eduardo Campos lança candidaturas a prefeito de Wilma de Faria e Larissa Rosado


O presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, lançou as candidaturas a prefeito de Wilma de Faria (PSB), em Natal, e Larissa Rosado (PSB), em Mossoró. A declaração de apoio foi dada durante a convenção do partido realizada na Assembleia Legislativa.


Sobre Larissa, ele destacou que ela vem cumprindo bem a difícil missão de ser oposição na Assembleia Legislativa e disse que ela será candidata em Mossoró pelo PSB. "Larissa vem se destacando como deputada estadual e chegou a hora de ela ir para o Executivo. Ela será a prefeita de Mossoró, que precisa conhecer o jeito do PSB de governar", frisou o governador de Pernambucano, que em termos proporcionais foi o mais votado em 2010.


Sobre Wilma de Faria, Campos disse que o trabalho dela como prefeita do Natal e governadora a credencia para voltar ao comando da capital. "Wilma será candidata em Natal, que reconhecerá mais uma vez o trabalho dela como gestora", afirmou.

O governador de Pernambuco ainda fez elogios à deputada federal Sandra Rosado (PSB). "Sandra é uma peça importante no Congresso Nacional. O Rio Grande do Norte pode ter certeza que tem uma defensora intransigente de seus interesses", declarou.



Mossoró: Deflagrada greve dos técnicos-administrativos e professores do IFRN


A partir de hoje, 23, técnicos-administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, composto por 118 funcionários efetivos e 10 professores substitutos, paralisam suas atividades por tempo indeterminado.


De acordo com o professor Fábio Ricardo Procópio, coordenador da sessão de Mossoró do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), algumas atividades ainda serão mantidas nessa primeira semana de paralisação. "Como algumas turmas da educação de jovens e adultos foram iniciadas com atraso, elas ainda estão sendo fechadas, mas a partir da próxima semana somente 30% dos funcionários, percentual exigido pela lei, permanecerá trabalhando", explica.

Dentro das ações iniciais programadas pela categoria em greve, está uma reunião, na tarde de hoje, com os pais dos alunos do IFRN. O encontro será realizado no auditório do campus Mossoró, a partir das 17h30. "Nós iremos esclarecer aos pais que comparecerem à reunião os motivos que nos levaram à paralisação", destaca o professor Fábio Ricardo.

Pela manhã, os profissionais planejam uma série de visitas a instituições federais e estaduais da cidade, buscando apoio ao movimento que se inicia. "Queremos realizar uma grande mobilização, mas ainda estamos desenvolvendo essas ações", revela o coordenador local do Sinasefe.

Entre as reivindicações está o reajuste imediato de 14,67%; destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação pública; reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Salários; ampliação e manutenção de concursos públicos no IFRN e carga horária de 30 horas semanais para os técnicos-administrativos. "Estamos lutando pela valorização da educação, educação essa que se for dada a devida importância poderá mudar a nossa sociedade", conclui Fábio Ricardo.



Florânia: Suspeito em fraudes, vereador de Florânia poderá enfrentar processo de cassação e perda de mandato


Em Florânia, o vereador Magnus Lopes (PR) está realizando um trabalho de fiscalização no projeto de melhorias de casas populares do Assentamento João da Cruz, Zona Rural de Florânia, onde encontrou supostos indícios de irregularidades praticadas pelo vereador Geovani Cruz (PSB) (na foto), através de um recibo de R$ 1.800,00 em nome do parlamentar.
“O vereador Geovani Cruz, usando sua influência de ser vereador e fundador do assentamento Serra Nova e Serra do Meio, com a concordância da diretoria da associação, cometendo atos ilícitos com recursos Federais, sendo hoje o atual presidente”, explanou Magnus Lopes no Blog Tonny Washington, acrescentando que tudo leva a crer que Geovani recebeu indevidamente uma taxa para elaboração da planilha, além de ser impessoal, pois não houve seleção para o contrato de projetista.
“A elaboração dos projetos técnicos de planilhas de custo é de inteira responsabilidade do Dr. Silvino de Medeiros Neto, como consta no oficio encaminhado Valmir Alves da Silva – Superintendente Regional do INCRA, no entanto Geovani recebeu R$ 1.800,00 para a elaboração de projetos de 45 casas na primeira etapa”, disse Magnus Lopes, que ainda ressaltou que ao final da investigação, caso se concretize as suspeitas de fraude, irá pedir a cassação do vereador Geovani.

Do Blog Marcos Dantas



Sarney propõe regulamentar o mensalão para evitar corrupção


O Presidente do Senado José Sarney quer acabar com a corrupção no governo Dilma. Para isso, irá regulamentar o mensalão. “A única forma de acabar com a corrupção é tornar ela legal”, disse a assessoria do senador. Dilma parabenizou o Projeto de Lei proposto por Sarney e disse que já está com a caneta na mão, preparada para sancionar. 


A finalidade do Projeto de Lei é tornar legal o desvio do dinheiro público para pagar parlamentares que aprovarem leis do governo. Se a Lei for aprovada, não será mais ilegal pagar os políticos para votarem a favor os projetos de leis do governo. 

Na tarde desta segunda-feira (22), diversos políticos foram parabenizar o Senador José Sarney pela ideia que caracterizara o projeto como sendo o melhor do ano. 

“Agora o povo não poderá mais chamar o governo de corrupto, e nós políticos não precisamos mais esconder o mensalão na cueca, podemos receber livremente inclusive na presença das câmeras”, disse um parlamentar elogiando o Projeto de Lei a favor do mensalão. 

Do G17



Currais Novos: Promotora vai apurar inúmeras dispensas de licitações para compra de medicamentos feitas por Geraldo Gomes


O Ministério Público de Currais Novos instaurou inquérito através da portaria Nº 020/2011 com a finalidade de investigar as inúmeras dispensas de licitações nos anos de 2009 e 2010, realizadas na administração do prefeito Geraldo Gomes (DEM). A promotora Marília Regina Soares Cunha já iniciou as primeiras diligências.
Na visão do Ministério Público de Currais Novos, “constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente (art. 10, inciso da Lei Nº 8.429/92), bem como configura crime dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade, sujeitando-se o responsável à pena de detenção, de 3 a 5 anos, e multa (art.89 da lei Nº 8.666/93”, considerou a promotora na portaria.
A promotora Marília Regina Soares Cunha mandou oficializar o prefeito Geraldo Gomes (DEM) sobre a investigação e requisitou cópias dos processos de dispensas de licitações e concedeu apenas 10 dias de prazo para que a prefeitura de Currais Novos envie a documentação solicitada. A promotora também pediu para registrar no livro de inquéritos civis da Comarca de Currais Novos. À Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público também recebeu correspondência informando sobre o ato. 

Fonte: Marcos Dantas



Taipu: Defesa Civil do RN mapeia áreas de risco


Nesta terça-feira (23), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá visitar a cidade de Taipú. O objetivo da visita técnica é realizar um levantamento dos abalos sísmicos, dos deslizamentos, inundações, verificar a quantidade de abrigos temporários e cadastramento de pessoas que encontram-se em áreas de risco na região agreste.


A equipe de técnicos será composta pelo 2º Ten. BM Jonas, SD BM Jorimar e 1º Sgt BM Marques da Defesa Civil e o Prof. Me. Joaquim Mendes Ferreira, da UFRN.

A ação desenvolvida pela coordenadoria de Defesa Civil no RN visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento diverso. "Através de visitas às prefeituras do interior do Estado, estamos oferecendo palestras educativas, informando sobre a importância da implantação destas coordenadorias e suas atribuições junto ao órgão estadual e nacional", destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, Tem, Cel. Acioli.

Os demais municípios que serão visitados pela Defesa Civil são: Tabuleiro, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Souza, Serra Caiada, Santana dos Matos e Florânia.



Abóbora de 587,4 quilos vence concurso nos EUA

Uma abóbora de 587,4 quilos foi a vencedora de um concurso realizado durante a feira agrícola do estado do Iowa (EUA). Ela foi cultivada por Dan Carlson e Marc Peterson, que  receberam um prêmio de US$ 1,3  mil. Em segundo lugar ficar uma abóbora de 527,5 quilos.



Plantão de Noticias do Governo

São Tomé: Prefeito resalta dificuldade do município e fala sobre cobrança de imposto


A prefeitura de São Tomé, através do gestor Anteomar Pereira da Silva, mais conhecido como babá, fez algo que outros gestores de cidades com mesmo porte têm dificuldade. Passou a cobrar IPTU.

Sobre o receio de perder votos em função da cobrança, babá diz que precisou explicar à população a necessidade da cobrança. Mais ainda: prestou contas do que foi feito com os recursos arrecadados.

Segundo o prefeito: “existe uma lei que diz que para o gestor cobrar, o município precisa oferecer contrapartida”, colocou.

Na opinião do prefeito de São Tomé, “o atual momento é de sacrifício para todos os prefeitos, sobretudo os de cidades menores”, justificou.

Fonte:blog Noticias de São Tomé