sexta-feira, novembro 25, 2011

Sinal Fechado: Vilma emite nota desafiando o MP


Depois de Iberê foi a vez de Vilma emitir nota sobre as acusações apontadas pelo Ministério Público Estadual na Operação Sinal Vermelho que foi deflagrada nesta quinta-feira (24). Segundo investigação tanto Vilma quanto Iberê seriam beneficiários do esquema de corrupção montado através da inspeção veicular.

Confira a nota na íntegra.
Mais uma vez, sempre de má fé, o meu nome é envolvido em noticiário escandaloso como se para julgar a honra de alguém bastasse apenas substituir a verdade pela pirotecnia jurídica.



Toda a opinião pública se recorda que, antes mesmo da minha posse para o primeiro governo, fui vítima de denúncia escabrosa de possuir uma conta milionária na Suíça. Denúncia esta que desmoralizei perante a justiça e o povo.

Ao longo dos meus dois governos fui, várias vezes, acusada injustamente da prática de conviver com ilicitudes, sem sequer ser ré em qualquer ação judicial que apure crimes de corrupção.

Há nove meses os fatos anunciados na chamada operação "Sinal Fechado" são objeto de investigação do Ministério Público Estadual que, não incluiu meu nome na relação dos acusados e não pediu qualquer medida contra mim.

A má fé se caracterizou quando indagado pela imprensa durante entrevista coletiva, sobre as acusações objetivas contra mim, um representante do ministério público limitou-se, de forma precária, a dizer que não há provas contra a minha pessoa.

Sou ré, sim, de uma má fé que insiste em transformar em verdade desejos, frustrações e medos políticos inconfessáveis.

Na elaboração da mensagem criando a Lei de n. 7290, em dezembro de 2009, que instituiu o serviço de inspeção veicular no Rio Grande do Norte, os ritos legais foram, rigorosamente, observados e cumpridos.

O Gabinete Civil do governo submeteu a mensagem aos órgãos de assessoramento jurídico do Estado, para, só então, encaminhar ao Poder Legislativo, onde a lei foi aprovada, em sessão pública.

A inspeção veicular, prevista na legislação federal, foi também cobrada pelo próprio Ministério Público, preocupado com o controle da poluição ambiental.

A lei que sancionei nunca foi questionada pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário.

O envolvimento do meu nome é um ato de absoluta má fé. não sou ré e as 189 laudas da petição do Ministério Público mostram que não sou. não há na peça acusatória nenhuma denúncia que exija de mim pelo menos uma explicação.

Não quero acreditar que a insistência da má fé tenha se transformado em prestação de serviço político da parte de uma instituição que tem o dever de bem acusar os culpados, mas também de bem defender a verdade, para não pré-julgar inocentes, expondo à sanha da opinião pública, intencionalmente confundida.

Desafio que provem qualquer envolvimento da minha pessoa nas denúncias de recebimento de propinas ou de conivência com lobistas.

Sempre estive e continuo à disposição do povo e da justiça para prestar todos os esclarecimentos que a sociedade julgar necessário.

Nada temo. Nem as mais sórdidas ameaças. Partam de onde partirem. A minha honra não conseguirão ferir.

Wilma Maria de Faria

Machadão está totalmente demolição

Foto: Aldair Dantas
As obras de demolição do estádio do Machadão que se iniciaram no dia 21 de outubro foram concluídas na tarde desta sexta-feira quando a última estrutura que ficava próximo ao portão 5 foi ao chão. Agora será realizada a retirada dos entulhos para que possam ser iniciadas as obras de fundação para construção do novo estádio Arena das Dunas previstas para iniciar no dia 15 de dezembro e concluída em março de 2012.

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DO 1º ENCONTRO DE BLOGUEIROS E REDES SOCIAIS DO POTENGI


16:00 – PALESTRA: Liberdade de Expressão e Formação de Opinião com ênfase  na importância de blog’s e redes sociais nas eleições de 2012.
16:00 - 1° Palestrante: Anna Ruth Dantas
16:30 - Abertura para 02 rodadas de 03 perguntas por inscrição (com tempo máximo de 02 minutos para pergunta).
17:00 - 2° Palestrante: Woden Madruga
17:30 - Abertura para 02 rodadas de 03 perguntas por inscrição (com tempo máximo de 02 minutos para pergunta).
18:00 - Cafezinho
18:20 - 3° Palestrante: Dr. Antônio Carlos(advogado)
18:50 - Abertura para 02 rodadas de 03 perguntas por inscrição (com   tempo máximo de 02 minutos para pergunta).
19:20:00 - Momento de interação e integração dos meios de comunicação.
 20:00 - Encaminhamentos;
 20:30 - Encerramento.

Sitio Novo: “Sábado é dia D” Campanha de Vacinação Anti-Rábica


A Secretaria Municipal de Saúde deu inicio na última quarta-feira (23) a campanha de Vacinação anti-rábica. As equipes de vacinadores coordenadas por Aluizio Correia iniciaram a campanha pelas comunidades da zona rural.  

Neste sábado as equipes estarão disponíveis somente pela manhã para receber a população do Distrito da Serra da Tapuia e da Cidade que deverão levar seus animais ao posto de saúde para serem vacinados.

A campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos em todo o município, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana.

Portanto pessoal, a vacina é sim muito importante e fundamental! Não só essa vacina anti-rábica, mas todas as outras que nossos animais precisam. Por isso, sempre fique de olho nas datas e vacinas que seu animal precisa tomar, para prevenir ele e as pessoas em volta dessas doenças que existem por ai.

Natal: Carlos Eduardo recebe título de cidadão natalense


Fotos: Marcelo Barroso

Muita gente compareceu na noite desta quinta-feira(24) à Câmara Municipal para prestigiar a sessão solene em que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves foi agraciado com o título de cidadão natalense.

O vereador Raniere Barbosa foi o autor da proposição para que a Câmara Municipal concedesse a homenagem a Carlos Eduardo. “Com Carlos Eduardo aprendi muito e hoje me sinto honrado com essa homenagem que a Câmara está prestando a ele”, afirmou Raniere Barbosa.  O vereador foi secretário de Assuntos Parlamentares, Desenvolvimento Comunitário e Serviços Urbanos durante a gestão de Carlos à frente da Prefeitura de Natal.

Em seu pronunciamento, Carlos Eduardo agradeceu o gesto da Câmara Municipal e ressaltou sua relação estreita com os natalenses. “Essa é uma homenagem que me emociona muito, já que embora tenha nascido no Rio, firmei raízes em Natal”, enfatizou o ex-prefeito.

Carlos Eduardo nasceu no Rio e na cidade maravilhosa fez o curso de Direito na Universidade Católica Santa Úrsula. Quando veio para Natal, Carlos ingressou na política, seguindo os passos do seu pai, deputado estadual Agnelo Alves.

Além de deputado estadual, Carlos Eduardo foi vice-prefeito e prefeito de Natal. Em 2012 ele pretende disputar novamente a Prefeitura de Natal pelo PDT.

Os vereadores Aquino Neto, Sargento Regina, Julia Arruda e Adão Eridan, além de Raniere Barbosa, participaram da sessão solene. Quem também esteve presente ao evento foi o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.

Fonte: Oliveira Wanderley

Presidenta Dilma terá agenda no RN na próxima segunda-feira

A presidenta Dilma Rousseff estará no Rio Grande do Norte para assinar o contrato do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na próxima segunda-feira (28), às 10 horas. O aeroporto norte-rio-grandense é o primeiro a ser construído no modelo de concessão e espera-se que esteja concluído até 2014.


Galinhos: TRE cassa mandatos do prefeito, do vice e de vereador determinando novas eleições

Após uma análise minuciosa do processo, feita por cada um dos juízes da Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por 4 votos a 3, o cassou, os mandatos de Francisco Rodrigues de Araújo, o Chiquinho (na foto), Francisco Antônio Pereira, o Concon e Hudson Matias Cavancanti, prefeito, vice-prefeito e vereador respectivamente, de Galinhos, na região Salineira.

Os três foram eleitos na eleições de 2008, ao julgar recurso interposto em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Após o seu voto, o presidente do TRE, desembargador Saraiva Sobrinho, que em razão da matéria, tem direito a voto, pediu vista dos autos para uma melhor análise do tema.  Já na sessão desta quinta-feira (24), ao trazer o seu voto, o desembargador Saraiva entendeu da mesma forma que o relator do processo, votando assim pelo desprovimento da AIME.

Sinal Fechado: Deputado visita suplente de senador preso em quartel


Quem esteve hoje pela manhã no quartel do Comando Geral da PM para visitar o suplente de senador João Faustino foi o deputado federal Felipe Maia. Ao ser entrevistado por uma equipe do Tribuna do Norte o deputado demonstrou confiança ao suplente de seu pai ao dizer que acredita em sua inocência. "A história pregressa dele demonstra uma vida política repleta de honestidade", disse Felipe Maia.

Ministério Público não requisitou prisão de Iberê e Wilma alegando que não obteve provas de recebimento de propinas


O Ministério Público do Estado promoveu uma coletiva com a imprensa, no final da tarde desta quinta-feira (24).  O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, afirmou que o alvo da Operação Sinal Fechado era desorganizar a quadrilha que atuava no Estado extorquindo a população. "A fraude tinha tentáculos em outras unidades da federação. Com a Operação Sinal Fechado, combatemos a corrupção instalada de maneira evidente no Detran/RN", disse. 

E o promotor de Defesa do Patrimônio Público, Eudo Rodrigues Leite, afirmou que a Justiça aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos envolvidos no processo fraudulento. "Interrogamos dois presos na tarde de hoje (ontem) e eles confirmaram a participação dos ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza no processo de corrupção". Eudo afirmou, ainda, que o empresário Gilmar da Montana, detalhou durante o depoimento, que tanto Wilma de Faria quanto Iberê Ferreira, receberiam 15% dos lucros futuros da empresa GO Desenvolvimento de Negócios. O suplente de senador João Faustino e o próprio Gilmar, receberiam 10% cada.

Questionado porque o Ministério Público não solicitou à Justiça a prisão dos ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza, Eudo disse que não foram obtidas provas do recebimento de propinas. "Não tínhamos requisitos técnicos que embasassem o pedido de prisão preventiva ou temporária. Dificilmente, se encontrariam provas contra a ex-governadora Wilma de Faria. A fraude no Detran começou em 2008", destacou Eudo Rodrigues Leite.
 

Boletim diz que Gilmar da Montana chegou ao Hospital do Coração com “dor epigástrica” e “forte tensão emocional”

"Paciente José Gilmar de Carvalho Lopes deu entrada no Hospital do Coração de Natal com quadro de dor epigástrica de forte intensidade, associada a pico hipertensivo. Sob forte tensão emocional. Hoje realizará outros exames laboratoriais, radiológicos e endoscopia digestiva. O novo boletim médico sairá às 18 horas desta sexta-feira”, diz boletim assinado por Marcos Dias Leão, médico assistente.

A informação foi publicada em primeira mão pela Tribuna do Norte. O empresário ainda permanece internado no hospital onde nove policiais militares realizam sua escolta.

Sinal Fechado: José Gilmar passa a noite no Hospital do Coração

O empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, o "Gilmar da Montana", passou sua primeira noite como preso no Hospital do Coração após passar mal ser levado para o Hospital. Ainda não há informações de quanto tempo o empresário, acusado de integrar o esquema de corrupção no Detran, ficará internado no hospital.

Com informações do TN

Sitio Novo: Dedé Moral é a atração desta sexta-feira na Praça Central


Grosso: Comunidades rurais estão sem abastecimento de água há 90 dias


Cerca de 60 famílias que vivem em algumas comunidade rurais do município de Grossos vem enfrentando uma enorme dificuldade com a falta d’água que já dura cerca de 90 dias. As comunidades prejudicadas são Alagamar, parte de Pernambuquinho, Boi Morto e os assentamentos Caenga, Meu País e Costa Branca.

Na tentativa de buscar uma solução para acabar com problema moradores entregaram um abaixo assinado com mais de 90 assinaturas às autoridades municipais e ao Ministério Público.

Segundo um agricultor de uma das comunidades prejudicadas a sorte das famílias está sendo um açude situado as margens da RN-012. Os serviços de abastecimento que era realizado através de carro-pipa acabaram sendo interrompido há quase três meses.

Com informações do Jornal de Fato

Abraço do Blog


Gostaria muito de deixar meu abraço e meus agradecimentos aos nossos queridos leitores fies que nos acessam diariamente como à senhora Edilza Alcantara mãe do amigo e também blogueiro Édipo Natan que revelou durante o encerramento do encontro de blogueiros que aconteceu em Santa Cruz no último dia 20 no Museu Rural Auta Pinheiro Bezerro sua preferência e admiração pelo nosso blog que tem o prazer de poder participar do dia-dia de nossos leitores.
Outro que nos revelou em visita que fez ao município de Sitio Novo está semana foi um dos membros da família Cardoso que hoje residem em São Paulo Potengi Liberalino mais conhecido por de Lira de Luiz Cardoso que disse que toda sua família também nos acompanha. 

Serra Caiada: Mais uma pesquisa aponta vantagem de Socorro


Segundo avaliação realizada pelo Instituto Item Pesquisas Técnicas através de mais uma pesquisa no município de Serra Caiada que analisou apenas os nomes dos pré-candidatos confirmados. A ex-primeira dama Socorro continua liderando na categoria estimulada com 69,1%.

Apesar do atual prefeito Jessé não ter confirmado ainda se disputará a reeleição o nome de Keka vem sendo sondado e avaliado como a possível candidata do prefeito nas pesquisas. Também na estimulada a pré-candidata aparece com 15,9%. Ainda na estimulada, os indecisos, brancos e nulos somam 15%.

Foram entrevistadas 514 Pessoas, sendo 44,9% na Zona Rural e 55,1% na Zona Urbana do município de Serra Caiada

Em outra avaliação feita pelo Item, o ex-prefeito Faustinho ainda é considerado a maior liderança política do município segundo números da pesquisa. O resultado apontou que 66,6% dos entrevistados disseram que Faustinho era o maior líder político, em seguida com 7,1% aparece o prefeito Jessé, Socorro vem em seguida com 5,9% já Keka soma 4,6% seguida por Wanderley com 4% e De Maria com 3,5%.

Abalos no Ceará não afetarão o RN


O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) descartou a possibilidade de uma falha geológica encontrada recentemente no município de Santana do Acaraú, na Zona Norte do Ceará, e distante 500km de Mossoró, possa atingir o Rio Grande do Norte.

De acordo com o coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, Joaquim Ferreira, como as ocorrências acontecem especificamente na região Norte do Ceará, não tem como atingir o RN. Ele disse também que é comum haver anomalias nos locais onde acontecem tremores. "Se tem um tremor de terra, tem uma falha geológica associada", afirma.

De acordo com Joaquim, as últimas ocorrências de tremores registradas neste ano no RN aconteceram em João Câmara.

Sinal Fechado: Juíza decreta prisões e sequestro de bens de Iberê


O ex-governador Iberê Ferreira teve seus bloqueados pela juíza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Pereira Fernandes, após a operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) que revelou um forte esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). 

Sinal Fechado: Wilma vai falar sobre operação


A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) deverá se pronunciar nesta sexta feira sobre a Operação Sinal Fechado que acabou com a prisão do suplente de senador João Faustino. Citada no processo do Ministério Público Estadual, Wilma não foi investigada e nem recebeu a polícia para mandado de busca e apreensão. 

Sinal Fechado: Ex-deputado tem pedido de prisão domiciliar negado pela Justiça


O advogado do ex-deputado João Faustino entrou com um pedido de prisão domiciliar para o suplente de senador preso na “Operação Sinal Fechado” do MP, alegando que ele sofre de cardiopatia e, por isso, precisaria ficar em sua residência. No entanto, a Justiça negou a solicitação, assim como também rejeitou o habeas corpus do tucano, que inicialmente alegou “constrangimento ilegal” para pedir sua liberdade. 

Sinal Fechado: Gilmar da Montana afirma que comissões de Iberê e Wilma era de 15% para cada um

O empresário Gilmar Montana, um dos homens mais ricos do estado, dono da Empresa Montana Construções, tendo em suas veias o sangue da família Lourenço, uma das mais tradicionais famílias do município de Sitio Novo voltou a ter seu nome veiculado na imprensa potiguar. Em julho deste ano Gilmar foi destaque pela pretensão de disputar as eleições de 2012 a prefeitura de Ceará-Mirim. Ontem o nome do empresário voltou a circular na imprensa após a realização da operação “Sinal Fechado” que a nove meses investigava um grande esquema de corrupção no Detran/RN.  

Foto: Emanuel Amaral
Em depoimento ao Ministério Público, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, conhecido como Gilmar da Montana, disse que as comissões dos ex-governadores Iberê Ferreira e de Wilma de Faria no esquema da inspeção veicular seria de 15% para cada um. Além disso, o próprio Gilmar receberia 10% e o suplente de senador João Faustino receberia outros 10%. Ou seja, no esquema da inspeção veicular, 50% do valor arrecadado seria para propinas e os outros 50% ficaria com o advogado George Olímpio, operacionalizador de todo esquema.

No depoimento, Gilmar da Montana também afirmou que Iberê Ferreira recebeu R$ 1 milhão em propina.

Fonte: Panorama Politico

Sinal Fecahdo: Iberê Ferreira culpa Wilma de Faria pelo esquema de corrupção no DETRAN


O ex-governador Iberê Ferreira culpou a ex-governadora Wilma de Faria pelo esquema de corrupção no Detran. Em nota, Iberê disse que toda licitação para inspeção veicular foi feita na gestão de Wilma de Faria.

A licitação 001/2010 para a contratação do serviço de inspeção ambiental veicular foi iniciada nos primeiros meses de 2010, quando eu ainda não era o governador do Estado do Rio Grande do Norte. Coube ao meu governo tão somente homologar a concorrência e assinar o contrato com o Consórcio Inspar, vencedor do certame”, escreveu Iberê Ferreira.
Por Anna Ruth