Após cumprir cautelosamente o tempo de tolerância a espera da chegada do Presidente Inácio Marcos da Silva, a Vice-Presidente Judrene então assumiu a presidência da Câmara Municipal de Sitio Novo na ausência do presidente, dando início a sessão que contou com as presenças dos vereadores Sarú Mafra, Branquiha, Joana Darc e Missinho e ausências dos vereadores José Lucas, Dailton Gonçalo e Lucinalva Régia.
A presidente colocou os Projetos de Lei nº 003/2010: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária anual para o exercício financeiro de 2011, 005/2010: Autorização para alienação de veículos, 007/2010: Estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011, para discussão, não havendo muita discussão os projetos foram lançados em votação sendo aprovados por unanimidade pelos cinco vereadores presentes.
Após a aprovação dos projetos a vereadora Branquinha explicou a população que a mesa procurou de forma legal perante orientação do Ministério Publico, que a sessão viesse acontecer legalmente, não querendo jamais passar por cima do presidente, mas sim com o objetivo de atender a população sitionovense com a aprovação dos projetos. A vereadora lamentou ainda as ausências dos vereadores José Lucas e Lucinalva Régia.
Em seguida o vereador Sarú Mafra também explicou sobre a decisão da mesa ao procurar o Ministério Publico, tendo em vista que a antecipação de duas das quatro sessões do 5º período para o mês de outubro foi realizada de forma ilegal pelo presidente Inácio Marcos. Segundo o vereador a decisão não teve participação alguma dos vereadores. Sarú aproveitou ainda para solicitar a presidente, à anulação das duas sessões ordinárias que foram antecipadas de forma que fere o artigo 109 do regimento interno que diz: “As sessões ordinárias realizaram-se todas as sextas-feiras ás 20:00hs com duração máxima de duas horas podendo ser prorrogada por igual tempo nos meses de Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro”. Afirmou o parlamentar que teve seu requerimento aprovado pela presidente Judrene.
Sarú lembrou ainda que a vereadora Joana Darc, ao chegar a pouco mais das 19:30hs, não pode participar da ultima sessão realizada.

Estou ansioso para assistir uma sessão da Câmara de Sítio Novo.
ResponderExcluirA atitude da mesa diretora foi corretíssima, acima de tudo legal, de acordo com as normas regimentais.