Diversos municípios da região do Médio, estão sofrendo com o abastecimento irregular de água feito a partir da Barragem "Armando Ribeiro Gonçalves", localizada nos municípios de Assu e Itajá.
De acordo com os moradores dos municípios de Patu, Messias Targino e Janduís, nos últimos meses, a água tem chegado com dificuldade às torneiras devido à instabilidade no abastecimento.
Nos últimos dias, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), responsável pela manutenção e pela operação da Adutora Arnóbio Abreu, noticiou uma pequena parada no fornecimento de água desses municípios, alegando a realização de serviços de manutenção no sistema adutor da região, no entanto, depois de concluída a operação, os moradores continuam reclamando que a água continua chegando de forma irregular.A população também reclama que não existe um sistema de abastecimento definido que possa assegurar água nas torneiras. Segundo os moradores, no ano em que chove regularmente o abastecimento melhora, no entanto com a chegada da estiagem, a adutora, que seria a solução para a falta de água na região, passa a distribuir água de forma irregular, prejudicando a população que reside nas cidades que estão na sua área de abrangência.
Em alguns desses municípios a solução encontrada pelos moradores tem sido a compra de água através de carros-pipa, gerando mais custos para a população, uma vez que precisam comprar a água fornecida pelos carros-pipa e continuam sendo obrigados a pagar a conta de água da Caern. Além disso, na maioria dos casos, a água comprada nos carros-pipa não recebe tratamento, sendo oriunda de reservatórios que não possuem água apropriada para o consumo humano.
Fonte: Correio da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário