A Prefeitura do Assú vai lançar durante o primeiro semestre de 2011 o Portal da Transparência do município. Aliás, Assú foi um dos primeiros municípios do Rio Grande do Norte a instituir o Diário Oficial do Município (DOM), criado pela Lei Municipal nº 084, do dia 27 de março de 2002. Marcos Cézar Cavalcante Matos, executivo da empresa Ágili Sistemas para a Área Pública, responsável pela confecção do portal disse que a criação do site está em consonância com recomendação legal aplicada nacionalmente.A adoção do Portal da Transparência significará mais um avanço da administração no exercício da cidadania. "O prefeito Ivan Lopes Júnior reafirma o compromisso de seu governo com a clareza e acessibilidade das ações do poder público municipal", disse Marcos Cézar. “O Portal da Transparência permitirá a qualquer cidadão ter acesso a todas as informações da gestão”, completou.
O Portal da Transparência é um canal pelo qual o cidadão poderá acompanhar a execução financeira dos programas de governo. Por intermédio deste instrumento, serão disponibilizados conteúdos sobre os recursos públicos transferidos pelo Governo Federal para o município e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pela administração em compras ou contratação de obras e serviços, assim como as receitas arrecadadas.
O cidadão também poderá obter informações sobre os recursos públicos que o Estado repassa para Prefeitura, objetivando a realização descentralizada das ações públicas, bem como os repasses a cidadãos e às organizações da sociedade civil. O Portal da Transparência foi acessado através de um Link que será criado na página eletrônica da Prefeitura – www.assu.rn.gov.br. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e contribuir para o aumento da conscientização da importância da participação da sociedade na administração pública (controle social) e o combate à corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário