Mostrando postagens com marcador POLITICA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador POLITICA. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, dezembro 09, 2011

PRE/RN: combate à infidelidade partidária gera mais 12 ações


A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) ingressou com mais 12 ações na Justiça Eleitoral, motivadas por desfiliação sem justa causa. Tratam-se de desfiliações de vereadores ocorridas nos municípios de São Tomé, Ielmo Marinho, Rafael Godeiro, Lucrécia e Almino Afonso. Com a nova remessa, agora são 75 ações que pedem a perda do cargo eletivo em razão da infidelidade partidária, esse ano, dentro do estado.

O somatório é resultado do trabalho realizado até o momento pela PRE/RN, juntamente com as promotorias eleitorais, contando ainda com a contribuição de denúncias dos próprios cidadãos.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Veja quem são os 10 piores prefeitos do RN na opinião dos iternautas

O site http://webdemocracia.com/ postou o ranking dos 10 piores prefeitos do Rio Grande Norte segundo a opinião dos internautas que acessaram o site.

Alto do Rodrigues: Vereadores deixam Prefeito inelegível por 8 anos


A Câmara de vereadores de Alto do Rodrigues, deliberou e votou na sessão desta quarta-feira (07), as contas do prefeito referente ao exercício de 2009. Segundo informações apuradas pelo Blog durante a sessão, foram analisados pilhas de documentos e encontrados diversas irregularidades, com despesa sem a realização de serviços, como locação de veículos e serviços que claramente não integram o acervo municipal de obras.

O relator do processo das contas, o vereador José Itamar dos Santos, disse ter detectado vícios e prejuízos que vão de encontro ao bom uso do erário público. Ao final, concluiu pela desaprovação. O placar de votação foi 6 X 3 pela aprovação do relatório do vereador José Itamar.

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Deputado Fábio Faria sugere revisão no programa luz para todos

Com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das atividades agropecuárias em cidades do interior de todo o País, o Deputado Federal Fábio Faria (PSD) sugeriu ao Ministério de Minas e Energia que efetue uma revisão no programa Luz para Todos, no sentido de que as novas ligações à rede elétrica utilizem a configuração trifásica.Segundo o parlamentar, o programa proporcionou inúmeros avanços para a população da zona rural ao tornar acessíveis benefícios como iluminação, conservação de alimentos e acesso aos meios de comunicação. No entanto, para que essas regiões continuem crescendo através das atividades agropecuárias, é preciso que o Luz para Todos seja aperfeiçoado, oferecendo uma nova opção de configuração elétrica.”Os equipamentos trifásicos são mais baratos, e sua instalação possibilita a redução dos investimentos necessários para que os agricultores, geralmente sem capital, possam incrementar a produtividade de suas propriedades rurais”, ressalta Fábio Faria, ao explicar que equipamentos que utilizam motores de alimentação trifásica apresentam muitas vantagens em relação aos que funcionam com a configuração monofásica, disponibilizada atualmente pelo Programa.

terça-feira, dezembro 06, 2011

Agripino é reconduzido a presidência do DEM até 2014.


Quem acabou sendo reconduzido a presidência nacional do DEM em convenção realizada nesta terça-feira na sede do partido, no Senado Federal, foi senador potiguar José Agripino Maia que permanecerá a frente do partido se estenderá até 2014.

“O DEM é, hoje, um partido consolidado e com pessoas que acreditam nas idéias e na formulação programática da legenda. Embora o partido tenha perdido alguns parlamentares, Agripino desejou aos que saíram “boa viagem”. “O Democratas vai sobreviver em nome de suas idéias porque temos autoridade moral para combater a corrupção, porque não convivemos com a improbidade”, disse Agripino. Segundo ele, a principal meta do partido é eleger em 2012 mais prefeitos do que os que tem atualmente e, em 2014, uma bancada na Câmara dos Deputados maior do que a da última eleição.

Com informações da Agencia Brasil



segunda-feira, dezembro 05, 2011

Carlos Lupi pede demissão do Ministério do Trabalho


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do PDT, entregou neste domingo à presidente Dilma Rousseff seu pedido de demissão. Ele se antecipou, desta forma, à decisão da presidente, que convocou para esta segunda-feira reunião da coordenação política para tratar especificamente do caso. Na sexta-feira, em Caracas, Dilma já dera a indicação de que bateria o martelo sobre o futuro de Lupi nesta segunda. Afirmou ainda que tomava decisões objetivas e que não era nada romântica, em alusão ao fato de Lupi ter dito declarado “Dilma, eu te amo” em audiência no Congresso Nacional. Lupi é o sexto ministro a cair envolvido em escândalos de corrupção no mandato da presidente Dilma Rousseff.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Jaçanã: Presidente da CPI entrega provas contra Presidente da Câmara


A última sessão ordinária do dia 28/11 na câmara municipal foi marcada pela apresentação de provas e explicações envolvendo o Presidente da Câmara, Vereador Nascimento da Silva Sobrinho, que está sendo investigado por ter distribuídos cerca de 28 cheques da casa a agiotas da região para pagar contas pessoais.

As provas contra o presidente foram entregues a cada um dos parlamentares pelo vereador que presidi a CPI dos cheques, Geraldo Abdias da Silva Filho, através de um Dossiê.

Quem também resolveu se explicar depois de ter sido acusado de ter vendido seu voto para presidência da câmara por 7 mil reais e 4 pneus foi o vereador Robério José da Costa o “Rodela”. A acusação partiu do próprio presidente em entrevista ao blog do Edigar.

Na explicação o vereador Rodela desmentiu a versão apresentada pelo presidente alegando que os 4 pneus para o seu carro foram comprados em sete parcelas com um cartão de crédito do Sr. José Farias da Costa, irmão do prefeito atual Uady e pai de Esdras. 

com informações do Blog Edigar Abençoado

Natal: Empate define a eleição de parlamentar em Natal


Empatados os vereadores Edivan Martins e Raniere Barbosa foram eleitos os Parlamentares do Ano de 2011 na Capital Potiguar. Tanto Edivan quanto Raniere obtiveram 06 votos cada um em eleição realizada nesta quarta-feira(30) pelo Comitê de Imprensa da Câmara Municipal.

A eleição foi coordenada jornalista Flávia Urbano (na foto), presidente do Comitê de Imprensa. “Pela primeira vez na história desse comitê tivemos um empate”, disse Flávia.

Todos os parlamentares estão aptos a receber essa homenagem. Estou consciente das audiências que realizei e dos projetos que apresentei neste plenário. A imprensa tem um olhar de comprometimento para o nosso mandato”, declarou Raniere.

Essa eleição renova a nossa responsabilidade como parlamentar. Essa é a terceira vez que recebo essa comenda e isso redobra a nossa responsabilidade com o trabalho desenvolvido”, afirmou Edivan.

Justiça eleitoral ajuiza mais 57 ações por desfiliação sem justa causa


A procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte entendeu que não houve justa causa nas desfiliações e pediu a perda do cargo eletivo de 45 vereadores, 4 prefeitos e 8 vice-prefeitos do estado.

Os municípios em que os prefeitos estão correndo o risco de perderem seus mandatos são Passa e Fica, Lajes, Pilões e de Almino Afonso. Para a PRE/RN, não houve a existência de qualquer fato que se enquadre nas hipóteses de justa causa. Chega a 63 o número de ações analisadas pela Justiça Eleitoral potiguar. 

São Vicente: MP ajuíza ação contra ex-prefeito por emissão emitiu 91 cheques sem fundos


O ex-prefeito de São Vicente, Josifran Lins de Medeiros, está sendo investigado pelo Ministério Público pela emissão de 91 cheques sem fundo durante o período de Agosto á Dezembro de 2008, que acabou chamando a atenção da justiça por coincidir com o período eleitoral e o final do mandato. 

A Promotoria de Justiça da Comarca ajuizou uma ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito onde também pede a suspensão dos direitos políticos, o ressarcimento ao erário, a aplicação de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

quarta-feira, novembro 30, 2011

Natal: Vereadores querem o impeachment da prefeita


O vereadores opositores a administração da Prefeita Micarla de Souza não estão pra brincadeira com descumprido do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP) e atraso de duas parcelas do decêndio,  que deveria ser repassado todo dia 10 para a Educação, os vereadores Raniere Barbosa (PRB), Júlia Arruda (PSB), Sargento Regina (PDT), Assis Oliveira (PR), Adão Eridan (PR), Fernando Lucena (PT), George Câmara (PCdoB) e Luís Carlos (PMDB) irão de reunir na próxima terça-feira para definir como iniciarão o processo de impeachment contra a prefeita.

Para dar sequencia ao processo a oposição precisará de sete assinaturas de parlamentares e uma fundamentação jurídica que comprove um ato de improbidade administrativa. 

terça-feira, novembro 29, 2011

Macau: Teledata divulga números de pesquisa sobre a sucessão municipal


O Instituto Teledata divulgou os números de uma pesquisa realizada no sábado (26), sobre preferência dos eleitores quanto aos nomes que poderão concorrer a sucessão municipal no ano que vem.

Kerginaldo – 22%
Odete Lopes – 15%
Zé Filho – 14%
Eduardo Lemos – 12,3%
Bosco Afonso – 3,3%
Champirra – 2,5%
Candidato do PT – 2%
Indecisos – 6,3%
Brancos/Nulos – 6,5%
Não Responderam – 16,3%

E a pesquisa Teledata, também apurou a opinião dos eleitores sobre quem eles não votariam de jeito nenhum:

Odete Lopes – 12,5%
Eduardo Lemos – 11,3%
Champirra – 9,8%
Kerginaldo – 9,3%
Bosco Afonso – 8,8%
Candidato do PT – 4,5%
Zé Filho – 3,8%
Não Responderam – 40,3%

Touros: Depois de noticia veiculado pela imprensa da região Diego França nega acordo com Kainara


Caros amigos leitores da Folha do Mato Grande, venho através desta, me pronunciar sobre o que foi exposto na semana passada na coluna do amigo Lindó. Quero deixar bem claro, que não existe "chapa" nenhuma formada entre a esposa do ex-prefeito Heriberto, Kainara Farias, e a minha pessoa. Aprendi com meu pai, que política se faz ouvindo os anseios do POVO e não dentro de gabinete. O que houve, apenas, em conversa informal com o nobre colunista, elogiei a ex-primeira dama do nosso município e disse que seria uma honra te-la numa formação de "chapa", pois a mesma carrega o forte nome do seu esposo, Dr. Heriberto.

Quero, também, deixar claro, que sou um jovem como qualquer um de nossa cidade, que quer apenas ver o crescimento da economia, do desenvolvimento do turismo, da geração de renda do nosso município. Juntamente com o vereador Ney Leite, o empresário Carlinhos da Biomar, o ex-prefeito Heriberto, o ex-prefeito Josemar França e com o vereador Fernando Rocha, estamos UNIDOS em busca do melhor nome para ver Touros de volta ao caminho do DESENVOLVIMENTO.

Agradeço a oportunidade de esclarecimento,

Diego França.

Natal: Com o envolvimento de seu nome nas investigações da Operação Sinal Fechado, Vilma pode ser deixada de lado para disputar as eleições de 2012


Com a repercussão da operação Sinal Fechado que envolveu o nome da ex-governadora Vilma de Faria nas investigações feitas pelo Ministério Público Estadual, alguns membros do partido já trabalham com possibilidade de apoiar a candidatura o ex-prefeito Carlos Eduardo.

Antes o partido cogitava o lançamento de uma candidatura própria onde o nome mais cotado era o de Vilma de Faria. Com o escândalo envolvendo o nome da ex-governadora o PSB estuda os nomes dos vereadores Julia Arruda e Adenúbio Melo para compor a chapa como vice de Carlos Eduardo.

Analisando os nomes dos dois parlamentares o partido ver em Julia o destaque de sua atuação como parlamentar já Adenúbio tem os votos do eleitorado evangélico.


Com informações de Robson Pires

segunda-feira, novembro 28, 2011

Carnaubais: Pré-Candidatura de Dinarte Diniz é oficializada em convenção do DEM


O empresário Dinarte Diniz teve sua pré-candidatura confirmada em convenção realizada na última sexta-feira (25) que contou com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Felipe Maia e dos prefeitos Ivan júnior(Assú) e Flávio Veras(Macau).
Para o deputado Felipe Maia a experiência de empreendedor do pré-candidato será fundamental para trabalhar em prol do futuro população. “Dinarte Diniz é um empreendedor de sucesso e será com base em sua experiência profissional que ele irá trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade. Não tenho dúvidas da sua capacidade e vontade de servir ao povo de Carnaubais”, comentou o parlamentar.

sábado, novembro 26, 2011

Fátima Bezerra aproveita prisão de suplente de Agripino e faz recomendação ao senador


"Se o preso fosse um aliado do governo Dilma, Agripino estaria esbravejando. Mas, como se trata de seu suplente, clama pela inocência do suspeito." 

A declaração é da deputada federal Fátima Bezerra(PT) e foi dada ao jornal Folha de S.Paulo. Fátima recomenda ao senador José Agripino, presidente nacional do DEM, que não se antecipe à Justiça na condenação de agentes públicos acusados de ilícitos.    

Agnelo Alves está em casa, passa bem e afirma: "Tenho muita vontade de viver. Amo viver”


Quem já está em casa depois realizar sua primeira quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo/SP para curar o câncer no esôfago diagnosticado recentemente é o deputado estadual Agnelo Alves. Em casa o deputadao passa bem e recebendo visita de amigos e espera voltar aos trabalhos na Assembléia na próxima semana.

“Estou muito bem. Não é a primeira vez que acontece comigo, mas tenho muita vontade de viver. Amo viver”, afirmou Agnelo. O parlamentar já recebeu a visita de alguns amigos, entre eles o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta, e do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.

O deputado está sendo atendido pela mesma equipe que está tratando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem à frente o médico Roberto Kalil. Na próxima terça-feira(30) volta ao Sírio-Libanês para a segunda sessão de quimio. Segundo Agnelo, foi constatado que a doença não tem metástase ou invasão para o estômago.

Apodi: Fábio Faria indica emenda para construção de cartório eleitoral


O deputado federal Fábio Faria (PSD) prevê recursos da ordem de R$ 330 mil para a construção de um cartório eleitoral no município de Apodi. A indicação do deputado atende a um pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro.


“Atendemos à solicitação do desembargador e esperamos que o pleito possa ser atendido pelo governo. Seria mais uma conquista para Apodi, que vem crescendo e sendo parte imprescindível no desenvolvimento da região”, destacou Fábio Faria. 


No último mês de agosto, o presidente do TRE e a diretora geral do órgão, Lígia Limeira, realizaram várias visitas aos parlamentares da bancada federal para solicitar apoio para a construção e reforma de cartórios eleitorais em municípios norte-rio-grandenses por meio da destinação de emendas individuais.

sexta-feira, novembro 25, 2011

Galinhos: TRE cassa mandatos do prefeito, do vice e de vereador determinando novas eleições

Após uma análise minuciosa do processo, feita por cada um dos juízes da Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por 4 votos a 3, o cassou, os mandatos de Francisco Rodrigues de Araújo, o Chiquinho (na foto), Francisco Antônio Pereira, o Concon e Hudson Matias Cavancanti, prefeito, vice-prefeito e vereador respectivamente, de Galinhos, na região Salineira.

Os três foram eleitos na eleições de 2008, ao julgar recurso interposto em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Após o seu voto, o presidente do TRE, desembargador Saraiva Sobrinho, que em razão da matéria, tem direito a voto, pediu vista dos autos para uma melhor análise do tema.  Já na sessão desta quinta-feira (24), ao trazer o seu voto, o desembargador Saraiva entendeu da mesma forma que o relator do processo, votando assim pelo desprovimento da AIME.

Serra Caiada: Mais uma pesquisa aponta vantagem de Socorro


Segundo avaliação realizada pelo Instituto Item Pesquisas Técnicas através de mais uma pesquisa no município de Serra Caiada que analisou apenas os nomes dos pré-candidatos confirmados. A ex-primeira dama Socorro continua liderando na categoria estimulada com 69,1%.

Apesar do atual prefeito Jessé não ter confirmado ainda se disputará a reeleição o nome de Keka vem sendo sondado e avaliado como a possível candidata do prefeito nas pesquisas. Também na estimulada a pré-candidata aparece com 15,9%. Ainda na estimulada, os indecisos, brancos e nulos somam 15%.

Foram entrevistadas 514 Pessoas, sendo 44,9% na Zona Rural e 55,1% na Zona Urbana do município de Serra Caiada

Em outra avaliação feita pelo Item, o ex-prefeito Faustinho ainda é considerado a maior liderança política do município segundo números da pesquisa. O resultado apontou que 66,6% dos entrevistados disseram que Faustinho era o maior líder político, em seguida com 7,1% aparece o prefeito Jessé, Socorro vem em seguida com 5,9% já Keka soma 4,6% seguida por Wanderley com 4% e De Maria com 3,5%.