O Município de Itajá, será beneficiada com o lançamento de uma série de atividades desportivas e recreativas da Secretaria Estadual de Esporte. O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (9), na Associação de Proteção ao Idoso (API) do município de Itajá, o Projeto Esporte e Lazer na Cidade - Vida Saudável, também chamado de “PELC Vida Saudável”, e o projeto “Ruas de Lazer”.
As ações tem por finalidade melhorar a qualidade de vida dos potiguares através da prática de atividades físicas e de lazer, e consequentemente reduzir o sedentarismo que atinge grande parte da nossa população.
O "PELC Vida Saudável" consiste na promoção de atividades educativas de esporte recreativo, de lazer e físicas para pessoas com idade acima de 45 anos em núcleos com atividades sistemáticas como oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação a caminhada, capoeira entre outras manifestações da cultura local. O projeto possibilita às pessoas envolvidas alternativas de prevenir, conservar e recuperar as qualidades funcionais que determinam a saúde física, emocional e social.
De acordo com a secretária estadual de Esportes, Magnólia Figueiredo, o programa Vida Saudável oferece atividades lúdicas, recreativas e de esportes para evitar a ociosidade em uma parte da população que está entrando para a fase de aposentadoria. "É um trabalho de prevenção que visa incentivar hábitos de vida saudáveis que evitam o comprometimento da saúde física, mental e emocional”, afirma a titular da Seel.
As atividades do “PELC Vida Saudável” são realizadas diariamente em dois turnos e os exercícios são orientados por profissionais de educação física e assistência social.
Ruas de Lazer
O segundo projeto contemplado pelo evento, o “Ruas de Lazer’, consiste na promoção de uma vasta programação de esporte e lazer junto aos jovens e crianças da localidade. Durante o encontro são realizadas atividades esportivas, recreativas, jogos, brinquedos e brincadeiras envolvendo a comunidade. O projeto visa oferecer não apenas o lazer das pessoas, mas também incentivá-las à prática esportiva como meio de inclusão social e de qualidade de vida. Dados estatísticos do projeto apontam que apenas no mês de março o projeto atendeu aproximadamente 4.384 pessoas. “Este é um projeto que amplia o leque psicomotor das pessoas e leva-as à prática de alguma modalidade esportiva", define a coordenadora do projeto Ruas de Lazer, Gilda Galvão.