quarta-feira, agosto 04, 2010

Rosalba vai somando apoios pelo RN


Tomaz Sena (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Macaíba, anunciou ontem (02), que vai votar em Rosalba Ciarlini para o governo do Estado e já nessa semana vai caminhar na cidade com a sua candidata. Em Macaíba, Rosalba possui o apoio do ex-prefeito da cidade Fernando Cunha (PMN).


Tomaz também articulou o apoio para Rosalba do advogado Júnior Gurgel, liderança da Serra de São Bento. Júnior, apesar de não ser filiado a nenhum partido político, presta grandes serviços às comunidades de Serra de São Bento. Lá o nome dele é considerado promissor.



Em Caiçara do Rio dos Ventos foi o grupo político dos ex-prefeitos Emanoel Gelson de Andrade (PSB) e Etevaldo Câmara (DEM), ambos, anunciaram que estão trabalhando para a vitória da candidata ao governo do Estado do RN, Rosalba Ciarlini.
“Confio na administração de Rosalba. Sei a capacidade que ela tem de realizar. Minha decisão foi tomada ouvindo meu grupo político que é formado pelo PR, PTB, PPS e PSDB”, afirmou Emanoel.


De Passa e Fica, quem declarou apoio a Rosa vereador mais votado da cidade, Lula Caboclo (PP).
Ele veio à Natal especialmente para anunciar o apoio e disse que, no dia 03 de outubro, vota em Rosalba para o Governo do Rio Grande do Norte.


Lauro Maia ganha apoio do Presidente da Câmara de Serra do Mel

O candidato a deputado estadual de Lauro Maia (PSB) ganha mai um apoio. Desta vez, é o vereador Vandré Leite Veras (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Serra do Mel Vandré Leite Veras que está em seu segundo mandato e foi o segundo vereador mais votado no município de Serra do Mel.

“Lauro Maia é um nome novo na política. Ele vai chegar a Assembléia Legislativa com muita vontade de trabalhar e de fazer pelo Estado, pela Região Oeste e por Serra do Mel”, disse o vereador.

O advogado Lauro Maia irá lançar oficialmente sua candidatura a deputado estadual pelo PSB nesta quarta-feira (04), às 19h, no Clube da ASSEN (Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Natal), que fica localizado na Avenida Prudente de Morais, nº 828.

Garibaldi recebe apoio de Prefeito e Vereadores de Frutuoso Gomes

O prefeito de Frutuoso Gomes, Lucídio Jácome Ferreira do PSB, oficializou neste finam de semana seu apoio a Garibaldi Filho para o Senado. Além dele, os vereadores Antônio Júnior (PP), Edileuza Gurgel (DEM), José Rosa (DEM), Tony Charles (PR) e Wilson Câmara (PSB) apoiaram a reeleição de Gari.
O prefeito justificou que Garibaldi é um dos senadores que sempre tem dado atenção ao município. O prefeito informou também que como senador Garibaldi Filho tem ajudado o município na construção de praças, do abatedouro municipal e ainda de um museu.

Ricardo Motta participa de calvagada em Barcelona

No último sábado (31) o deputado Ricardo Motta (PMN) participou da tradicional cavalgada de Barcelona à Lagoa de Velhos.

Durante a cavalgada da Ricardo Motta era acompanhado por diversas lideranças da região como o  ex-prefeito de Lagoa de Velhos Ailton Araújo, Dr Raidan vice-prefeito de Barcelona, Duíta vice-Prefeito de Ruy Barbosa, Dr. João ex-prefeito de Ruy Barbosa e Dr. Haroldo, candidato a prefeito em Barcelona, além de outras lideranças da região. Todos comprometidos com a recondução do deputado Ricardo Motta à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

terça-feira, agosto 03, 2010

Sitio Novo realiza Capacitação de Saúde e Prevenção nas Escolas.


Na busca pelo bi para conquistar o premio do selo UNICEF – Edição 2009/2012, o Grupo Gestor Municipal de Saúde e Prevenção nas Escolas juntamente com a Comissão Municipal Pro-Selo, realizará nos dias 05 e 06 de Agosto a I Capacitação de Saúde e Prevenção nas Escolas.

O evento capacitará servidores das áreas da Educação, Saúde Assistência Social, Conselho Tutelar além dos membros dos Conselhos Municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, dos Direitos da Criança e Adolescente, Projovem Adolescente, Representantes dos Pais e as Pastorais da Juventude e Criança.

O Inicio das Atividades contará com apresentações culturais realizada pelos artistas local.

CRONOGRAMA DA CAPACITAÇÃO

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho educativo, informativo, reflexivo e preventivo com as temáticas de Educação Sexual , junto aos alunos do  ensino fundamental do município de Sitio Novo

Objetivos Específicos:
Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva com responsabilidade;

Agir de modo consciente para prevenção das DSTs/AIDS e de modo solidário aos portadores do HIV;

Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez na Adolescência;

Reconhecer a eficácia dos preservativos e a necessidade do sexo seguro;

Refletir os direitos Humanos e as diversidades


Metodologia:
Será baseada na vivência e na participação em situações reais e imaginárias, No enfoque participativo valorizando  os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão,na  identificação e busca de soluções para problemas que emergem de suas vidas cotidianas onde através de técnicas de dinâmica de grupo, jogos dramáticos e outros,os participantes consigam trabalhar seus valores, conceitos/pré conceitos e tabus com as temáticas da sexualidade  .

Primeiro modulo (MANHÃ)
Apresentação:
Porque Educação Sexual na Escola?
Sexualidade: Responsabilidade e Prazer
1-Cuidando do Seu Corpo; 2-Vulnerabilidades e juventudes; 3 -A Gravidez na adolescência;

Segundo modulo: (TARDE)
 As DST; AIDS; e Hepatites Virais: Conhecendo e prevenindo
1-Histórico 2 – meios de transmissão – 3- sexo Seguro 4 – Arvore do Prazer
2-Hepatites Virais: 
1-Tipos de Hepatites 2- Formas de Transmissão 3- como prevenir

Terceiro modulo: (MANHÂ)
Gênero e Diversidades /homofobia: Respeitando os direitos Humanos
1–Direitos Sexuais e Reprodutivos 2 – Diversidades 3 – Homofobia

Quarto modulo (TARDE)
Violência ; Construindo um mundo melhor
1-O que é violência?  2- Tipos de Violência
 Drogas : Ilusão de prazeres
1-Drogas  2- Conseqüências das drogas  3 – Como prevenir 

Nova Associação dos Prefeitos da Região Potengi e Trairi

Será realizado em Natal nesta quarta-feira (04) a partir das 17:30hs, uma reunião com os gestores municipais das regiões Trairi e Potengi.

O objetivo da reunião e a criação da Nova Associação dos Prefeitos da Região Potengi e Trairi, para que os gestores municipais possam desenvolver planejar e definir estratégias que se fizerem necessário para as regiões.

UFRN abre inscrições para processo seletivo nesta terça

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre nesta terça-feira (03) o processo seletivo para professor substituto, segundo edital publicado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos. A seleção destina-se à formação de quadro de reservas. Os locais de prova serão definidos por cada departamento ao qual o candidato esteja vinculado.

Os professores substitutos de ensino superior serão destinados aos Departamentos de Direito Privado, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Clínica, Nutrição, Psicologia e Saúde Coletiva, todos no campus Natal. Já os de ensino básico, técnico e tecnológico irão para a Escola Agrícola de Macaíba e para a Escola de Enfermagem de Natal.

Um tiro no pé

Um tiro no pé. Assim alguns classificaram o discurso do candidato a governador Iberê Ferreira de Souza em Nova Cruz, quando este falou que recebeu um aviso de que ao chegar em Nova Cruz poderia ser impedido de entrar na cidade. 

“Iberê, o senhor pode vir à Nova Cruz quando quiser, e a hora que quiser, que será bem recebido tanto pelos seus aliados, como adversários. O povo de Nova Cruz é educado, pacato, e acolhedor. De maneira alguma irá impedir você e seu grupo de fazerem campanha em Nova Cruz. Muito pelo contrário. Nova Cruz não é cidade de faroeste, e aqui, todos respeitam o próximo. Não tenha medo de vir à Nova Cruz”, escreveu um leitor à Gazeta do Agreste.

Garibaldi participa de reunião política com Felipe Maia

O candidato à reeleição para o Senado Federal, Garibaldi Filho (PMDB), participou, ontem, 2, de uma reunião política promovida por Felipe Maia, candidato à reeleição para Deputado Federal pelo partido dos Democratas. Entre os presentes, Ney Lopes Júnior (DEM), candidato à uma vaga para Deputado Estadual e a candidata da coligação “A Força da União” para o governo estadual, Rosalba Ciarlini (DEM), além de centenas de líderes comunitários.
O senador afirmou em discurso que, embora as pesquisas garantam o bom desempenho dos candidatos da coligação frente ao eleitorado potiguar, ele descarta qualquer clima de “já ganhou”. “Não existe isso. O trabalho começa a partir de agora”, disse Garibaldi. A senadora Rosalba Ciarlini concordou com a opinião de Garibaldi.
Mesmo sendo, até o momento, o nome mais lembrado para assumir o governo estadual, Rosalba pediu ainda mais apoio para a população. “Não tem nada decidido e quero combinar um coisa com vocês. Na casa onde eu não puder levar a minha voz, que vocês levem. É preciso multiplicar a esperança e fazer o Rio Grande do Norte acontecer”, indicou a candidata ao governo.
Falando para uma platéia de cerca de 300 pessoas que lotaram as depedências do Clube Albratoz, em Petrópolis, Felipe Maia agradeceu a presença de Garibaldi e de Rosalba Ciarlini. “Agradeço a presença de todos, mas quero lembrar que se eu for eleito, poderei fazer muito pouco sozinho. Por isso, além de me reelejer, é preciso garantir a presença de Rosalba Ciarlini no governo e José Agripino e Garibaldi novamente no Senado” indicou Felipe.

Garibaldi em entrevista ao Panorama Politico

 O senador Garibaldi Filho negou que o apoio a senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao Governo pelo DEM, tenha sido motivada pelo fato do pai dele ser o primeir suplente da parlamentar do DEM.

“Não faço troca de apoio, não negocio, não barganho. Meu apoio a Rosalba se deu há algum tempo atrás. Fizemos aliança em 2006 onde se entendeu que meu pai seria o melhor. A aliança nasceu ali. Fizemos campanha irmanados, todos sabem muito bem”, comentou.
O senador peemedebista foi o primeiro convidado do programa Panorama Político, da Rádio Globo Natal, na rodada de entrevistas com os candidatos ao Senado Federal.
Veja os principais trechos da entrevista:

Desejo de ser senador
Eu quero ser reeleito porque eu venho ao longo da minha vida política me dedicando ao trabalho no Legislativo. Comecei cedo como deputado estadual. O debate é o cerne da Casa Legislativa. Nesse clima cheguei a Presidência do Senado Federal. Graças a Deus tive a oportunidade de ter o julgamento da própria imprensa nacional. Mais do que nunca eu estou preparado para ser um bom senador pelo Rio Grande do Norte.

Obras
Se conquista (obras) fora do próprio Parlamento. Nem sempre o Parlamento é o fórum mais adequado para conquista de melhorias administrativas. Acontecem essas coisas porque o orçamento federal não permite uma modificação substancial. O orçamento é autorizativo.

Críticas de Wilma de Faria
Todas as vezes que ela nos chamou nós atendemos ao convite dela. Mas nem todas as vezes que nós convidamos para ela (Wilma de Faria) participar de reunião que queríamos ter ao nosso lado a governadora do Estado ela participou. Digo isso mas não é afirmação minha. Podem ouvir a Confederação Nacional da Pesca, que é testemunha, ela (Wilma de Faria) jamais participou do encontro com relação a assunto de pesca. A governadora precisa ouvir mais as pessoas

Felipe Maia em Tangará

“Estou rodando o RN porque fiz uma parceria com a população. Eu escuto o que o povo quer e precisa, para, em Brasília, trabalhar pela melhoria na qualidade de vida do pai e mãe e família”, afirmou.

O parlamentar ressaltou o entusiasmo e animação dos moradores das cidades por onde passavam. “O entusiasmo é a ferramenta principal da vitória e foi o que vi em todas as cidades em que estivemos. Em outubro será o Rio Grande do Norte três vezes mais forte”

Vilma parabeniza ex-prefeito de Goaninha

Vilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, prestigiou na noite desta segunda-feira (2) o aniversário do ex-prefeito de Goianinha, Disson Lisboa, comemorado com uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.

A igreja ficou lotada de amigos do ex-prefeito, entre eles, os atuais prefeitos de Arês, Dr. Erço; de Baía formosa, Nivaldo; e de Goianinha, Júnior Rocha. Todos eles estão com Vilma de Faria para o Senado, assim como o aniversariante.

Ao agradecer a presença dos amigos, o homenageado dirigiu-se à Vilma como “a ex-governadora, amiga e parceira de Goianinha”. Disson se referia ao trabalho realizado por Vilma de Faria no município apoiando a atual administração e a gestão do ex-prefeito.

“Espero fazer muito mais como senadora”, disse Vilma em sinal de gratidão ao povo de Goianinha e ao apoio declarado pelo atual prefeito, Júnior Rocha, e o ex-prefeito Disson.

Aprovado registro de candidatura de Vilma

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, o pedido de registro de Wilma de Faria (PSB) para o Senado Federal. O requerimento estava sendo contestado pela Procuradoria Regional Eleitoral, ressalvando que a candidata não estava com a ficha totalmente limpa porque tinha descumprido um acordo de parcelamento de dívida feito na esfera judicial. O argumento do Ministério Público Eleitoral foi negado e a líder do PSB é, oficialmente, postulante a uma vaga no Senado Federal

Rosalba apresenta projeto Mão Amiga na região Trairí

De acordo com a agenda da candidata ao governo do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, neste domingo (01) em Tangará, região Trairí, estava marcado uma reunião com lideranças, mas a rua localizada ao lado da BR ficou tomada de gente e a reunião se transformou em comício.
Comitivas de várias cidades foram ouvir as palavras de Rosalba. Foram representações das cidades de Serra Caiada, Sítio Novo, Coronel Ezequiel, Boa Saúde, Santa Cruz, Campo Redondo, São Bento do Trairí, Lages Pintada, São Paulo do Potengi e São José do Campestre, entre outras.
“Esse calor humano, essa vontade de fazer Rosalba governadora dá mais força para que eu siga com minha caminhada. Fui convidada para uma reunião, pensei encontrar cerca de cinquenta a cem pessoas que queriam me ouvir para levar meu nome, mas vejo essa multidão. É muito bom saber que vocês estão com a Rosa”, agradeceu Rosalba Ciarlini.
A candidata ao governo lembrou que agora só tem dois meses de campanha e precisa da força e garra de todos que estão ali para fazê-la governadora. Rosalba falou também da proposta de seu governo que é o projeto Mão Amiga, que irá financiar parte dos custos das pessoas que querem abrir e investir nos negócios, tendo ainda orientação e capacitação. “Por onde ando vejo que tem gente com aptidão para o mundo dos negócios. Na maioria das vezes, faltam condições financeiras, mas como são trabalhadores de bem, abrem o próprio negócio dentro de casa. São pessoas que produzem lancheiras de aniversário, tem uma estofaria, produzem doces e salgados para vender, costureiras, e por aí vai. O projeto Mão Amiga vai estimular e ajudar a desenvolver esse comércio informal que tem uma parcela importante na nossa economia”, disse.

Leonardo Nogueira recebe apoio de prefeito de Campo Grande

Depois de realizar a primeira grande carreata de sua campanha, sábado, o deputado estadual Leonardo Nogueira voltou a mobilizar sua militância nesta segunda-feira, 2. 

Às 19h, realizou uma reunião, em sua residência, em Mossoró, quando recebeu, ao lado da prefeita Fafá Rosado, lideranças políticas de vários municípios. 

Um dos destaques no encontro, foi uma caravana do município de Campo Grande, sob o comando do prefeito Francisco das Chagas - popurlamente conhecido por Bibi.

Ao lado de um grupo de vereadores de Campo Grande, Bibi participou da reunião na casa de Leonardo, reafirmando seu apoio ao nome do parlementar e seu projeto de reeleição. 

Bibi destacou que seu apoio ao nome de Leonardo, decorre do trabalho que o parlamentar já realiza e poderá ampliar, em defesa de seu município. 

Ao mesmo, o prefeito lembrou que o apoio ao deputado Leonardo Nogueira teve a defesa de vereadores e do povo de Campo Grande. 

Além de Campo Grande, outros municípios como Umarizal também participaram da reunião de Leonardo Nogueira. 

Prefeito de Coronel João Pessoa e vereadores aderem à candidatura de Rosalba

O prefeito da cidade de Coronel João Pessoa, Francisco Alves, O Pachica (PP), anunciou na manhã deste domingo seu apoio a candidatura da Senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado. Pachica que já tinha declarado voto aos deputados Raimundo Fernandes e Fabio Faria anunciou também que apoiará as candidaturas ao senado de José Agripino e Garibaldi Alves.

Além do prefeito Pachica, sete vereadores do município de Cel. João Pessoa já anunciaram que seguirão a orientação do Chefe do Executivo pessoense e apoiarão as candidaturas de Rosalba, Agripino, Garibaldi, Raimundo e Fabio.

Iberê garante novos apoios em Felipe Guerra

O governador Iberê Ferreira (PSB) recebeu na noite desta segunda-feria (2) novos apoios no município de Felipe Guerra, na região Oeste do Estado. Iberê passa a contar com o apoio de Dr. Canindé (PR), candidato a prefeito na eleição de 2008, o vereador Ubiraci Pascoal e Rosemberg Pascoal, ambos também do PR, e Fernando Morais, do PPS. Eles se juntam aos vereadores Salomão Gomes, do PR, e Otoniel Maia, do PTB, que já apoiam Iberê. O anúncio de apoio contou com a presença do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR e que pleiteia a renovação do mandato.

“Decidimos apoiar Iberê por acreditar neste homem que tem uma história de seriedade, de honra, de honestidade. Ele tem credibilidade para receber o nosso apoio e continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte”, afirmou Dr. Canindé, ao justificar a opção pela candidatura do governador à reeleição.

O vereador Ubiraci Pascoal lembrou que a opção do seu grupo não poderia ser outra a não ser apoiar Iberê Ferreira que tem demonstrado, ao longo de sua vida pública, ser uma pessoa de compromisso.

Luiz Almir afirma apoio a Rosalba

O deputado estadual Luiz Almir (PV) afirmou nesta segunda-feira (2) que segue a orientação do Partido Verde, que decidiu informalmente pelo apoio à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao Governo do Estado.

“Voto com o Partido Verde, sigo a orientação do partido, com o qual estou muito bem. Estamos acompanhando a decisão de apoiar Rosalba”, assegurou o parlamentar, que foi visto, no dia 26 de junho, na convenção do PSB de Iberê Ferreira, deixando dúvidas sobre qual era sua posição neste pleito eleitoral.

“O PV não disse que tenho que me intrigar com os outros. Fui [à convenção] para dar um abraço num amigo [Iberê]”, explicou o deputado que se disse “amigo” de Iberê Ferreira e Wilma de Faria (ambos do PSB e contrários a Rosalba). Amizade que poderia render até voto, se o parlamentar não estivesse “enquadrado” pela legenda.

Comunidade de São Paulo do Potengi recebe Centro de Múltiplas Atividades

A comunidade rural de Lagoa Comprida, no município de São Paulo do Potengi, foi contemplada com mais um projeto do Programa Desenvolvimento Solidário, do Governo do Estado. Neste último final de semana, foi inaugurada a sede do Centro de Múltiplas Atividades. O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Gercino Saraiva, participou do evento representando o governador Iberê Ferreira de Souza.

O Centro de Múltiplas Atividades vai funcionar como ponto de apoio para a associação de Lagoa Comprida, além de oferecer cursos de capacitação, oficinas nas áreas de cidadania, associativismo, ovinocultura, cajucultura, artesanato e corte e costura, beneficiando cerca de 400 pessoas. O projeto foi financiado com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado, totalizando mais de R$ 54 mil em investimentos.

Emater orienta escolas públicas sobre lei da merenda escolar

A Emater-RN realiza nesta terça-feira (3), no auditório da instituição, reunião com diretores de 120 escolas das redes públicas para apresentar as novas diretrizes para a merenda escolar com base na Lei Federal 9.1147/2009. Com isso, todas os estabelecimentos públicos de ensino terão que investir, no mínimo, 30% dos recursos destinados à merenda escolar, com a aquisição de produtos da agricultura familiar. 

Conhecida como lei da merenda escolar, em vigor desde junho de 2009, a Lei Federal 9.1147/2009 foi criada com o objetivo de fortalecer as economias locais, gerar renda para o pequeno agricultor, estimular novos hábitos alimentares nos estudantes e promover a produção de alimentos da agricultura familiar que respeitam as tradições alimentares locais. 

A Lei determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam aplicados na compra de alimentos de agricultores familiares. Para evitar a concentração de contratos em um fornecedor, a resolução estabelece limite de R$ 9 mil de compra de cada produtor familiar.

Governo do RN participa da cerimônia de sanção do Projeto que cria o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na tarde desta segunda-feira (2) o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A cerimônia de sanção do Projeto de Lei ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília. Pelo governo do Rio Grande do Norte, participaram o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Lázaro Mangabeira, e o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro. 

O Projeto, aprovado em março na Câmara dos Deputados e em julho, no Senado, estabelece regras para o tratamento do lixo e proíbe a criação de lixões. Pelo projeto de lei, as prefeituras deverão construir aterros sanitários adequados ambientalmente. Também obriga fabricantes e vendedores a criarem políticas de destinação ambiental correta para eletroeletrônicos descartados.

segunda-feira, agosto 02, 2010

Governador foi o primeiro entrevistado do Censo 2010 no RN


O governador Iberê Ferreira de Souza foi o primeiro norte-riograndense a responder o questionário do Censo 2010. A entrevista ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), na residência oficial do governador, na rua Desembargador Raimundo de Brito, nº 1891, no bairro Morro Branco, em Natal. Neste domingo (1), o IBGE deu início oficialmente à contagem populacional em todo o Brasil, mas, no Rio Grande do Norte, os trabalhos começaram nesta segunda.

“É muito importante a população receber bem o recenseador e responder corretamente ao questionário. É através dessas informações, colhidas no Censo, que poderemos direcionar nossas políticas públicas, poderemos ver o quanto crescemos nos últimos anos e em que ainda precisamos melhorar”, destacou o Iberê.


MP investiga abuso de autoridade por parte de policiais em cidades do RN

Lesão corporal, concussão, exercício arbitrário, abuso de poder e abuso de autoridade. Esses são alguns das possíveis práticas cometidas por policiais nas cidades de São Paulo do Potengi e Luís Gomes investigados pelos Promotores de Justiça Ricardo José da Costa Lima e José Fontes de Andrade.

Em ambos os municípios os Promotores de Justiça foram procurados por pessoas que alegaram ter sido vítimas de policiais. Baseado nos depoimentos das supostas vítimas foram abertos três Procedimentos Investigatórios Criminais, dois deles em São Paulo do Potengi e o outro no município de Luís gomes.

O objetivo das investigações é a colheita de elementos que provem ou refutem as declarações registradas nas Promotorias de Justiça. Para isso, entre as medidas iniciais estão as notificações aos possíveis agressores e às supostas vítimas para que prestem maiores esclarecimentos.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MP/RN

Vilma em defesa da fidelidade partidária

A reforma política e seus resultados na sociedade foi tema da entrevista de Wilma de Faria (PSB) ao Jornal 96 da 96 FM. A candidata ao Senado que já teve atuação parlamentar como governadora, prefeita e deputada federal, argumentou que é necessária uma reforma política baseada na segurança jurídica. 

“A reforma política é fundamental para diminuir a insegurança jurídica e melhorar a fidelidade partidária. Muitas vezes o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronuncia contra uma coligação depois de uma consulta de partido e temos que mudar as alianças”, garante. 

Wilma de Faria defende também o financiamento público de campanha, com justa distribuição de recursos e o voto distrital misto, no qual o eleitor escolhe o candidato de acordo com sua região no Estado. 

Ela lembra que a cobrança política é feita aos membros do executivos, mas não é cobrado do legislativo. “Não há cobrança dos eleitores em relação aos senadores. A população se acostumou em só cobrar do poder executivo”, frisa.

PRF registra cinco mortes no fim de semana

Nesse final de semana, a Polícia Rodoviária Federal registrou um total de 37 acidentes nas estradas que cortam o Rio Grande do Norte. Cinco mortes foram registradas.

As primeiras mortes aconteceram no município de Apodi, às 17h20 da sexta-feira (31). Duas motocicletas colidiram frontalmente no Km 73,8 da BR 405, devido a uma ultrapassagem forçada feita pela condutora de uma Biz, Katiucia Michelle Santana, 26 anos.

O ato levou a óbito o condutor da motocicleta CG 150 Manoel Freire de Souza Filho, 25 anos e a própria causadora do acidente.
Outro acidente grave aconteceu em Natal, às 17h30 também da sexta-feira (31). Tércio Bernardo de Souza, 44 anos, atropelou o pedestre Francisco Serafim Alves de 46 anos no Km 2,3 da BR 226. Francisco não resistiu aos graves ferimentos e faleceu.


A quarta morte registrada pela PRF ocorreu em Assu, às 05h do sábado (01). Jenilson Costa da Silva, 32 anos, pilotava uma motocicleta YBR e perdeu o controle sobre a mesma colidindo com um objeto fixo. O condutor sofreu lesões graves e o passageiro da moto Francisco Anderson da Silva, 24 anos faleceu.

O quinto óbito registrado nas estradas do Rio Grande do Norte aconteceu no Km 115 da BR 406, município de Poço Branco. O condutor de um Vectra de placa MXH 0269/RN atropelou o pedestre Otávio Domingos da Silva, 61 anos, que faleceu. A causa do acidente ainda não foi definida.

Gija recebe seus candidatos em Tangará

O ex-prefeito de Tangará, Gija (PR), mostrou sua força política e reuniu grandes líderes do Trairi em sua residência para receber a visita da Candidata Rosalba na cidade de Tangará.

Durante a reunião, Gija declarou seu apoio para aos Deputado Federal Felipe Maia, ao Estadual Vivaldo Costa, Rosalba (Governadora), Garibaldi (Senador) e José Agripino (Senador).


Além da Prefeita Wanira de Holanda Brasil de Sítio Novo estiveram presentes lideranças de São Bento do Trairi, Japi, São Paulo do Potengi, Campo Redondo, Serra Caiada, Boa Saúde, Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Santa Cruz, Bom Jesus e Lagoa Salgada, entre outras cidades, distritos e comunidades.
Fonte: Blog do Wallace

PEC da licença à gestante deve ser votada esta semana

O Senado retoma as atividades legislativas nesta segunda-feira (2), após o recesso parlamentar de julho. Entre as matérias que deverão ser votadas no Plenário no primeiro período de esforço concentrado, conforme acordo entre os líderes cujos detalhes serão definidos em reunião na terça (3), estão três propostas de emenda à Constituição, entre elas a licença-maternidade obrigatória de 180 dias.
A da ampliação da licença à gestante (PEC 64/07), apresentada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), chegou a ser aprovada em primeiro turno.

Casal é sequestrado em Macaíba

Um casal foi vítima de sequestro na madrugada desta segunda-feira (2), no município de Macaíba. Segundo informações preliminares, pelo menos quatro homens chegaram à residência onde as vítimas estavam e os raptaram.

Durante toda a madrugada, policiais militares realizaram diligências na tentativa de localizar o casal sequestrado. De acordo com a polícia, as vítimas teriam sido levadas como forma de proteção para os bandidos.

Agora é a vez da Consult

A onda de pesquisa voltou a todo vapor e esta semana teremos mais números para sucessão estadual, disputa para o senado e corrida presidencial. Além do instituto Gama, do Ceará e que trabalha para a candidatura de Rosalba, teremos também pesquisa da Consult.

Será a primeira do instituto já registrada no TRE/RN sob o nº 20261/2010. O instituto vai ouvir 1.700 eleitores em todo o Rio Grande do Norte. O trabalho de campo será concluído nesta segunda-feira(2). A contratante é a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN.
Fonte: Assis Silva

Idema leva educação ambiental a Baía Formosa

Idema chega à cidade de Baía Formosa. Com objetivo de promover uma série de ações de cunho educativo-ambiental junto à comunidade. As atividades ocorrerão nos dias 3 e 4 de agosto.

O projeto tem duração de quatro dias em cada município visitado, onde em cada um desses dias é contemplada alguma escola municipal ou estadual das zonas urbanas e rurais. Até o final do ano, além de São Rafael e agora Baía Formosa, o projeto pretende visitar também os municípios de Carnaúba dos Dantas, Grossos, Ipueira e Caicó.

Projeto geladeira econômica em Campo Grande

O projeto que partiu de uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil junto com a COSERN, beneficiará famílias das comunidades rurais de Campo Grande. As Comunidades de Caiana, Lagoinha e Bom Jesus receberão cerca de 75 geladeiras novas, menos poluentes e de menor consumo de energia em troca dos atuais eletrodomésticos velhos e com características contrárias.
Fonte: Noticias do Sertão 

João Maia cumpre agenda em Parnamirim e Vera Cruz

Na manhã deste domingo (01) o primeiro compromisso do deputado federal João Maia foi participar de uma confraternização com os amigos do suplente de vereador Santana, em Parnamirim.
O evento aconteceu na sede do Potiguar Esporte Clube. Santana fez questão de apresentar seus candidatos João Maia (PR), para federal, e Antônio Jácome, para estadual, que também estava presente ao evento. Em Parnamirim, João Maia é apoiado pela maioria dos vereadores da Câmara e alguns suplentes, como é o caso de Santana.
No segundo compromisso da agenda, neste domingo (01), o deputado federal e candidato a reeleição João Maia foi visitar cidade de Vera Cruz, onde foi recebido na residência do prefeito Marcos Cabral que apóia João para federal e Tomba (PSB) para estadual. O candidato Tomba também estava presente no evento, que reuniu centenas de amigos do prefeito, das comunidades rurais de Vera Cruz.

Vilma recebe apoio de lideranças evangélicas

Vilma de Faria, candidata ao Senado pela coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB E PPS), recebeu o apoio de lideranças evangélicas durante o lançamento da candidatura do pastor Valdir Trindade, neste domingo (01), no Albatroz, em Natal.

Presentes no evento, o candidato a deputado federal Adenúbio Melo e o vereador Francisco de Assis reafirmaram o voto em Vilma Senadora, Iberê Ferreira para governador e Dilma Rouseff presidente.

Lauro Maia em carreata por João Câmara

Em visita ao município de João Câmara, neste sábado (31) o candidato a deputado estadual Lauro Maia (PSB) desfilou em carro aberto ao lado do seu pai e deputado estadual Lavoisier Maia (PSB), cumprimentou eleitores e discursou para as centenas de pessoas que acompanharam a carreata em apoio ao candidato.

No município, Lauro Maia recebe o apoio de lideranças de diversas áreas como saúde, educação e segurança, bases que o candidato irá lutar por melhorias quando eleito deputado estadual. Integrantes da Juventude Guerreira do PSB também demonstraram seu apoio a Lauro Maia, além de centenas de pessoas da zona rural do município de João Câmara que participaram da movimentação.

“Fico muito feliz em ver que tenho o apoio da população de João Câmara. Quando eleito deputado estadual vou lutar para que a Assembléia Legislativa aprove ações em prol do desenvolvimento econômico, da educação de base e projetos que ofereçam esporte e lazer para as nossas crianças e adolescentes”, disse o candidato.

Iberê Ferreira e Vilma de Faria no aniversário da TV Canção Nova e Rádio Rural de Natal

O governador Iberê Ferreira e Vilma de Faria, candidata ao Senado, participaram na manhã deste domingo (1º), no ginásio Machadinho, da festa de aniversário dos 10 anos da TV Canção Nova e 52 anos da Rádio Rural de Natal. O evento contou com a presença de Wellington Silva Jardim (“Eto”), presidente do Sistema Canção Nova de Comunicação e co-fundador da TV Canção Nova, um dos principais canais católicos de televisão do País.

A co-fundadora da TV Canção Nova, Luzia Santiago, e a presidente da Rádio Rural, Alexandra Gonçalves, os padres Roger (Canção Nova) e Marcelo (Paróquia de Santo Antônio, de Natal), e Carlos Santos (Rede Vida Natal) também participaram do evento.

Ao cumprimentar o público presente ao Machadinho, o governador parabenizou as emissoras Canção Nova e Rádio Rural pelo trabalho de evangelização e destacou o pioneirismo na Rural no trabalho de educação à distância, que virou modelo para o País, a partir dos anos 60.

Iberê pediu licença e aproveitou dar um testemunho pessoal de como a fé o ajudou quando descobriu, a 11 dias de tomar posse como governador, que estava com câncer de pulmão. Num relato simples e emocionante, ele narrou que a fé em Deus e a devoção à Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, o ajudaram a fazer o tratamento e buscar a cura.

Vilma de Faria também parabenizou a Canção Nova e a Rádio Rural pelo aniversário e disse que é muito importante que os veículos de comunicação sejam utilizados para a evangelização. Vilma disse que a fé em Deus a tem ajudado a enfrentar os desafios e sempre a orientou nas decisões tomadas na vida pública.

Fabio Faria recebe apoio de lideranças de CEL João Pessoa, Paraná, Marcelino Vieira e José da Penha

O prefeito de Coronel João Pessoa, Francisco Alves da Costa, o Pachica, anunciou apoio à candidatura de Fábio Faria para a Câmara Federal, neste domingo, durante visita do deputado à região Oeste. O anúnciou foi feito durante homenagem ao ex-prefeito de José da Penha, Jorge Dólar. Pachica assegurou a Fábio Faria o apoio dos nove vereadores do município, que seguem sua orientação política.

Mais um líder político da região Oeste confirma apoio ao deputado federal Fábio Faria (PMN). Iramar Oliveira, ex-prefeito de Marcelino Vieira, acompanhou o parlamentar na Carreata do Oeste. Ele também defende a reeleição de Raimundo Fernandes (PMN). Junto com Iramar Oliveira, Fábio Faria recebe o apoio de quatro vereadores do município. O prefeito de Paraná, Geraldo Alexandre Maia, também garantiu seu apoio à candidatura de Fábio Faria.

"São apoios importantes, que reforçam a nossa campanha, estimulam mais ainda o nosso trabalho. São prefeitos bem avaliados, que somam 13 vereadores de uma região importante para a nossa candidatura, ao lado do deputado Raimundo Fernandes, um grande parceiro", avalia Fábio Faria.

O deputado federal Fábio Faria (PMN) participou na manhã deste domingo (1º) de uma homenagem ao ex-prefeito de José da Penha, Jorge Dólar, que desembarcou em Pau dos Ferros após passar por tratamento de saúde. Ele foi recebido pelos candidatos da coligação "Força da União" - Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, Fábio Faria, Raimundo Fernandes, José Agripino e Garibaldi Alves Filho, além do atual prefeito, Abel Dólar, e lideranças políticas da região.

De Pau dos Ferros, eles seguiram em carreata até José da Penha, onde milhares de pessoas aguardavam a caravana. "Jorge Dólar é um grande líder político que merece todo o carinho e respeito da população da região Oeste, um amigo que admiro como cada uma dessas pessoas que vieram aqui lhe demonstrar apoio", disse Fábio Faria

Felipe Maia em Macaiba e Pedro Velho

No sábado (31), em meio a chuva que caía em Macaíba, o deputado federal Felipe Maia (DEM), candidato à reeleição foi à feira livre do município. O parlamentar foi recebido pela ex-prefeita Odiléia Costa e o irmão Odilon. Na oportunidade, também foi acompanhado pelo candidato a deputado estadual, Dibson Nasser (PSDB).

Em meio as barracas e lojas, Felipe Maia cumprimentou a população e os comerciantes locais e andou pelas principais ruas da feira. O deputado também visitou o mercado público da cidade e ouviu depoimentos entusiasmados sobre sua atuação parlamentar: “Eu voto em Felipe Maia porque ele é competente e tem trabalho. Merece receber o meu voto novamente”, disse a dona de casa Terciane Rocha.

No município de Pedro Velho participou do 1º São João fora de época, um evento de cunho social que contou com a presença do deputado federal Felipe Maia, candidato à reeleição. O parlamentar foi recebido pelo prefeito da cidade, Lenivaldo Brasil, que consolidou o apoio ao deputado.

Na visita, o Felipe Maia andou em algumas ruas da cidade e conheceu mais sobre o trabalho desenvolvido pelo prefeito. De acordo com o deputado, o apoio de Lenivaldo Brasil é muito relevante para fortalecer sua candidatura na região. “Poder contar com o prefeito e a cidade de Pedro Velho é fundamental para engrandecer a minha candidatura. Esse apoio é muito importante”, disse o deputado.

Candidato do PT sofre acidente durante carreata

O candidato a deputado estadual pelo PT, Glauco, se envolveu em um acidente automobilístico quando participava da carreata da coligação Vitória do Povo, ontem na região agreste. A blazer do candidato desceu um barranco na estrada que liga os municípios de Lagoa Salgada a Serrinha.

Glauco foi socorrido para o hospital São Lucas em Natal onde foi medicado. Não houve ferimentos graves e o candidato não corre risco de morte. Estavam no veículo do candidato petista o seu motorista Edilson, Glauco, seu irmão Rômulo e mais outras pessoas que foram não foram identificadas, todas receberam atendimento médico e passam bem.
Fonte: blog Foco Sertanejo

Trocando de lado

“Eu estava do lado de lá e vim para o lado da vitória”, disse o prefeito que salientou que está interpretando o sentimento das ruas que vai lutar com todas as forças para assegurar a vitória de Rosalba Ciarlini ainda no primeiro turno

Escoteiros declaram apoio a Jácome

Companheiros e companheiras sempre alerta! Foi assim que iniciou, na manhã deste sábado, 31/07, o encontro promovido pela União Escoteira do Brasil no RN com o candidato a reeleição Antônio Jácome.
Jácome, que é escoteiro, tem fortes laços com a instituição onde apóia e incentiva diversos projetos como, por exemplo, o escotismo nas escolas, uma realidade através do mandato Jácome, que leva os alunos a aprenderem, além de noções de sobrevivência, o respeito ao meio ambiente, companheirismo, cidadania e trabalho em grupo.
Durante o encontro Jácome conversou com representantes do escotismo de várias cidades do interior do RN e da capital.
Para Carlos Pinto, presidente da União, o mandato de Antônio Jácome representa uma cadeira escoteira na Assembléia e que para ele é um grande prazer saber que Jácome faz parte da história do escotismo no RN.

José Adécio recebe apoios em Ielmo Marinho

Na noite desta sexta-feira (30), o deputado estadual candidato a reeleição José Adécio (DEM) visitou o município de Ielmo Marinho, no agreste potiguar. O democrata foi recepcionado pelos ex-prefeitos Tonico Menezes (PSB) e Hostílio Medina (PMN), líderes da oposição local, que também conta com os vereadores Gileno (PTB) e Peba Soares (PTB), além do candidato a vice na chapa de Hostílio em 2008, Dr. Cássio (PHS).
Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento e declararam total apoio a José Adécio, que fez questão de cumprimentar todos os presentes, um a um. Em seu discurso o deputado falou dos vários anos de vida pública e lembrou do tempo em que era prefeito de Pedro Avelino: "Sempre trabalhei em prol dos mais necessitados da minha cidade, assim como Tonico e Hostílio fizeram e continuam fazendo em Ielmo Marinho". "Hoje, como deputado, tenho o privilégio de ajudar o povo de todo o Rio Grande do Norte", completou.
Para encerrar, José Adécio agradeceu o apoio de Tonico e Hostílio, e prometeu voltar a cidade para percorrer todas as comunidades do município ao lado dos ex-prefeitos, pedindo o voto dos Ielmo-marinhenses.
Fonte: Romeu Dantas

Luiz Almir oficializa apoio a Garibaldi Filho

O deputado Luiz Almir (PV) anunciou que votará na reeleição do senador Garibaldi Filho. O deputado explicou que além do fato de seu partido estar coligado com o PMDB, ele sempre teve um grande apreço e respeito pelo senador.
“Garibaldi fez um grande trabalho como governador. Foi o único nosso que representou o Rio Grande do Norte como presidente do Senado. E num período de turbulência ele demonstrou grande habilidade política. Por isso ele tem todos os méritos para retornar ao Senado”, afirmou.