terça-feira, agosto 17, 2010

Agripino também recebe apoio de evangélicos

O candidato ao Senado, José Agripino, esteve na manhã do sábado (14), reunido com lideranças evangélicas no Clube Assen, em Natal. Onde foi recebido pelo deputado estadual e candidato Antônio Jácome que declarou apoio à chapa majoritária completa da coligação a Força da União: Rosalba governadora, José Agripino e Garibaldi Filho ao Senado. Anfitrião do evento, o médico e advogado convocou o público presente a votar casado: “quem entrou aqui sem pensar em votar nos dois, vai sair certo de que é 252 e 154 para o Senado, o voto deve ser casado para fazer o Rio Grande do Norte mais forte", disse, o também pastor, Jácome.

José Agripino destacou a importância do trabalho do segmento evangélico para a sociedade. "Vocês são pessoas de bem, que fazem o bem, são formadoras de opinião e por isso, fizemos questão de estar aqui hoje, para firmar essa parceria e caminharmos juntos”, afirmou. O senador ainda falou sobre seu papel no Congresso Nacional em defesa dos interesses do RN. "Nós defendemos a refinaria, o aeroporto de São Gonçalo, a Barragem de Oiticica, os interesses dos pescadores, do pequeno agricultor, lutamos contra a CPMF. E não tem como negar, quando o interesse do Rio Grande do Norte está em jogo, não tem divergência partidária que consiga me impedir de lutar pelas causas do nosso estado”, completou.

Garibaldi recebe o apoio do Prefeito de São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), declarou ontem (16) seu apoio a reeleição de Garibaldi Filho (PMDB) para o Senado Federal. Com este novo apoio, Garibaldi tem o apoio de todos os prefeitos dos municípios da Grande Natal: São Gonçalo, Macaíba, Extremoz, Parnamirim e Ceará-Mirim.
 “Além do reconhecimento do empenho do senador em várias causas, estou seguindo a recomendação do presidente do meu partido, o deputado João Maia. O PR tem uma coligação com o PMDB e com o PV e nesta conjunção o nosso senador é Garibaldi Filho”, explicou.
O prefeito disse que além de seguir a orientação de João Maia segue também a da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. “Ela veio aqui e pediu votos para Garibaldi”.
E complementou: “Além disso, estou fazendo justiça, porque  — como senador — ele colocou emendas de mais de R$ 2 milhões para pavimentar dezenas de ruas de São Gonçalo. O meu segundo voto vai para Garibaldi porque ele trouxe essas obras que estão garantindo uma melhoria da qualidade de vida para a população da minha cidade”.

Carlos Eduardo visita Feira de Nova Cruz e recebe apoio no município

A feira livre de Nova Cruz, na região Agreste, recebeu na manhã desta segunda-feira (16) os candidatos da coligação Coragem Pra Mudar (PDT/PCdoB/PRP) a governador, Carlos Eduardo, e a vice-governador, Álvaro Dias. Juntos com lideranças políticas locais, eles conversaram com feirantes e frequentadores, colhendo sugestões para o Programa de Governo e também divulgando algumas das suas propostas.
Apresentando-se no município como candidato a governador, Carlos Eduardo confirmou os planos de revitalizar e padronizar as principais feiras livres do interior do Estado, a exemplo do trabalho que realizou em sua gestão como prefeito de Natal em feiras tradicionais da capital, como as do Alecrim, do Carrasco e das Rocas. “Sei perfeitamente da importância que tem a urbanização de uma feira e dos resultados positivos gerados por essa ação, por isso defendo a ampliação do trabalho que fizemos em Natal para todas as regiões do Rio Grande do Norte”, explicou o candidato do PDT.
Da mesma forma que tem acontecido em outros municípios pelos quais tem passado, Carlos Eduardo recebeu diversas manifestações de apoio em Nova Cruz. O suboficial reformado da Marinha, Gabriel de Souza, fez questão de abraçar o representante da coligação Coragem Pra Mudar e declarar seu voto e da sua família para o ex-prefeito de Natal. “Carlos Eduardo é uma pessoa decente e distinta, que trabalha pelos mais pobres”, definiu.
O feirante Sebastião Manoel da Costa, que atua há 30 anos na Feira de Nova Cruz, afirmou que possui casa em Parnamirim e, pela proximidade com a capital, acompanhou a administração de Carlos Eduardo na Prefeitura de Natal. “Eu vi o que ele fez por Natal e quero que ele melhore também a nossa feira aqui em Nova Cruz, construindo um galpão para os feirantes, uma promessa que muitos já fizeram, mas que até hoje não foi cumprida”, destacou o comerciante.
Em Nova Cruz, Carlos Eduardo e Álvaro Dias foram acompanhados por aliados políticos, tendo à frente o presidente local do PDT, Manelzinho Catolé. Também integraram a comitiva da coligação Coragem Pra Mudar na passagem pela Feira de Nova Cruz outros representantes da comissão dirigente do PDT municipal (Fernando Barbosa, Afrânio Patrício e Antônio Barbosa) e os suplentes de vereador João Catolé e Wilson Camelo.
A campanha de Carlos Eduardo ao Governo do Estado prossegue na tarde desta mesma segunda-feira, com uma caminhada no bairro Nazaré, em Natal.

Carroçada marca manifestação de apoio a Rogério Marinho

Nada de carreata, os moradores de São Gonçalo do Amarante realizaram uma carroçada para manifestar  o apoio a reeleição do deputado federal Rogério marinho(PSDB). Mais de 50 carroças, todas muito enfeitadas com as cores e as fotos de Serra e Rogério.

O evento foi fruto de iniciativa do diretório tucano em São Gonçalo do Amarante, presidido por Nilson do Posto e a ex-candidata a vereadora Virgínia Teixeira.

Ricardo Motta em Brejinho

O deputado estadual Ricardo Motta(PMN), candidato a reeleição participou neste domingo de um almoço oferecido por lideranças políticas do município de Brejinho. Antes do almoço o deputado reservou um tempinho para expressar seu carinho para com as lideranças de Brejinho e Santa Cruz que também participaram da confraternização.

O encontro aconteceu na fazenda do vice-prefeito de Brejinho Marquinhos, com a presença do prefeito João Gomes e dos vereadores João Justos, Neto Chacon, Geraldinho, Augusto, Ademar, Anilda além de outras lideranças.

Ezequiel recebe apoios de Prefeito, Vereadores e Suplentes em Equador

Ezequiel recebeu neste domingo (15) a oficialização de apoio do prefeito de Equador  Vanildo Fernandes (PDT), mais quatro vereadores: Murica, Carlinhos Derick, Dirceu e Josa Nunes e três suplentes que eram ligados a oposição Luiz Benedito, Vitória de Rafo e Cícero Padeiro. O apoio ao candidato foi oficializado na festa de comemoração aos 30 anos  de Medicina do prefeito em sua residência.

 “Sinto-me feliz com o apoio de Dr. Vanildo, esse médico e prefeito competente que não perde uma campanha em Equador há mais de 15 anos. Sentir que o povo reconhece a luta e o trabalho dele”, enfatizou o deputado. 

Padre Jocimar lançará campanha de seus candidatos nesta sexta

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar (PMDB) lançará oficialmente a campanha de seus candidatos, nesta sexta-feira (20). A concentração vai começar às 20 horas no Posto Laís, na entrada da cidade. Depois tem passeata pelas principais ruas, encerrando com comício no centro da cidade.
Em contato com o Blog de Marcos Dantas, o prefeito confirmou as presenças do senador Garibaldi Filho, do deputado federal Henrique Eduardo e do estadual Nelter Queiroz, todos do PMDB e que contam com o apoio do prefeito. Além destes, Jocimar também vai declarar oficialmente o apoio à Dilma (presidente) e Rosalba (governo). O prefeito ainda não decidiu quem será o seu segundo senador.
Fonte: Marcos Dantas

Universitário fala pela primeira vez após sequestro

A família do universitário e vendedor Paulo Buarque, de 22 anos, que estava desaparecido desde a última terça-feira (10) e foi encontrado em Pernambuco, na madrugada de sábado (14), divulgou um vídeo agradecendo o apoio e as orações destinadas à família. O vídeo não traz detalhes sobre o desaparecimento do jovem. 

Paulo Buarque e sua mãe, Célia Buarque, aparecem no vídeo que tem duração de 5 minutos e 47 segundos, fazendo agradecimentos. "Deus estava no coração de seu agressor e ele nem sabe disso. Detalhes sobre o que aconteceu com o nosso Paulo são com a polícia, pois para nós, não é importante. O foco é a reconstrução das nossas vidas, pois estávamos morte e ressuscitamos", disse Célia, na gravação. 

O jovem apareceu no vídeo segurando um terço na mão esquerda e lendo também, um texto de agradecimentos. Paulo agradece as pessoas que o acolheram na BR em que foi localizado, dando alimento, conforto e segurança, além da polícia, aos familiares e anônimos. Ele diz que a temida "sexta-feira 13" será o seu novo aniversário.  “Que Deus possa converter toda essa energia que me passaram. Que ela possa ser revertida de forma grandiosa em saúde, paz e muitas realizações para todos, que de forma direta ou indireta contribuiu para eu estar aqui.
Fonte: DN Online

Estado convoca 46 novos aprovados em concurso da Saúde

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) divulgou uma nova lista com 46 novos nomeados. A lista com os nomes dos novos nomeados, aprovados no último concurso para preenchimento de vagas na Secretaria foi divulgada no último sábado (14) no Diário Oficial do Estado e pode ser acessada através do site www.dei.rn.gov.br

Ao todo 46 médicos, entre cirurgião e neurocirurgião, estão sendo chamados para trabalhar nas regiões Metropolitana, para onde serão nomeados 13; Agreste (8), Oeste (10), Alto Oeste (4), Seridó (8), Açu (2) e Mato Grande (1).

A Sesap pretende chamar novos aprovados ainda este ano. "Estamos nos preparando para novas convocações, que deverão acontecer até meados de setembro por etapas", explicou Eliseu Andrade, subcoordenador de Gestão do Trabalho da Secretaria.

Os aprovados deverão se apresentar na Sesap, na avenida Deodoro, no centro da cidade, até o dia 12 do próximo mês para a entrega dos documentos solicitados.

Caern elabora programa para reduzir perdas e melhorar oferta de água no Agreste e Trairi

Uma equipe especializada da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai iniciar, a partir da próxima segunda-feira (23), uma série de visitas de trabalho a todas as cidades, distritos e comunidades rurais abastecidos através do Sistema Adutor Monsenhor Expedito para definir os pontos para a instalação de macromedidores. O objetivo é a elaboração de um plano de combate às perdas e, consequentemente, melhorar a oferta de água para uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. 

A adutora Monsenhor Expedito tem captação na Lagoa do Bonfim, produz 1,8 milhão de litros de água por hora e abastece 30 cidades e cerca de 200 comunidades rurais, onde serão instalados aproximadamente 250 macromedidores de alta precisão. Após a visita para detectar os locais, serão instalados medidores da vazão, registros de manobra, válvulas redutoras de pressão e juntas mecânicas, que proporcionarão condições para a execução de um balanço hídrico completo do sistema adutor. A partir desse diagnóstico, serão identificados os locais onde estão acontecendo os maiores índice de perdas, possibilitando dados para a elaboração do Plano de Combate às Perdas.

Com esse trabalho, a Caern vai acompanhar o fluxo de água entre as estações elevatórias reduzindo, desta forma, a área de pesquisa para detectar vazamentos ou desvios, os conhecidos "gatos", responsáveis por um elevado índice de perdas. Também vai monitorar o volume de água entre uma elevatória e o reservatório da cidade, estreitando mais ainda a área de pesquisa para evitar e combater desperdícios, pois terá a certeza do volume produzido e o armazenado para distribuição. Todos esses benefícios vão contribuir para manter a distribuição contínua de água e oferecer melhores condições de saúde e conforto à população. 

Serão beneficiadas as cidades de Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serra Caiada, Tangará, São José de Campestre, Lagoa D´Anta, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Japi, Serrinha e Senador Elói de Souza, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Lagoa de Velhos, Sítio Novo, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Santa Maria, Santa Cruz. Lajes Pintada,Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e São Bento do Trairi.

Em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, os investimentos dos governos federal e estadual vão ultrapassar R$ 1 bilhão, até o final de 2010, em todas a região do Estado. Trata-se do maior volume de recursos já investido no Rio Grande do Norte, suficientes para duplicar o atendimento em saneamento básico em Natal e no interior, após a conclusão das obras iniciadas e as que vão começar, já com os recursos alocados.

Alexandria

O corpo de um homem usando apenas cueca, provavelmente, morto a pedradas, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (16/08), no Sítio Casteliano, município de Alexandria. Policiais Militares foram acionados para fazer o isolamento da área enquanto aguardava a chegada do rabecão do ITEP de Mossoró.

As primeiras informações apontam para a probabilidade de assassinato, levando em consideração o fato de o rosto da vítima estar desfigurado ao ponto de tornar-se irreconhecível. Ao redor do cadáver, foram encontrados dois documentos, sendo uma carteira do SUS (Sistema Único de Saúde) em nome de Alexandre Camargo da Silva e uma CTPS – Carteira de Trabalho e Previdencia Social – tendo como titular Antonio Neto da Silva. Também foram localizadas perto do corpo um a pedra manchada de sangue e algumas peças de roupas, intuitivamente, pertencentes à vítima que Trata-se de Edmilson Marcelino de Figueiredo, 45 anos, natural de Belem do Brejo do Cruz-PB.
Fonte: Grande Plantão Policial.

Homicídio em Ipueira

O agente penitenciário Laênio Mendes de Medeiros, de 34 anos, matou com tiros de pistola por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem em Ipueira o jardineiro Fábio Bezerra de Lima, de 29 anos.

Ambos estavam participando das festividades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Ipueira que estava sendo encerrada ontem. Segundo informações de testemunhas, o agente efetuou quatro disparos contra a vítima em meio à multidão.

Os PMs conseguiram prender o autor do crime em flagrante que ainda efetuou um disparo contra os policiais, mas não atingiu. Laênio é lotado na penitenciária estadual do Seridó e reside em São Manede/PB.

A vítima trabalhava na prefeitura de Patos/PB.

Segundo informações da polícia, o jardineiro já respondeu  a um processo por um homicídio contra um amigo do agente com quem tinha rixa. O agente penitenciário já respondia a crime de tentativa de homicídio. Em maio de 2009 no centro da cidade de São Mamede ele tentou matar com disparos de arma de fogo o operador de produção Ademir Delfino Dantas. Em março deste ano Laênio Mendes tentou cometer suicídio numa cela do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos, onde estava preso por causa da tentativa de homicídio.
Fonte: Roberto Flavio.

Jacaré foi fotografado em quintal na zona rural de Luiz Gomes

Ontem, por volta das 20h, nas proximidades do sítio Caititu, zona rural de Luís Gomes/RN, o Luís-Gomense Gerônimo Alexandre da Silva, que voltava da cidade de Riacho de Santana/RN, foi surpreendido com a presença de um jacaré de aproximadamente 40 quilos bem no meio da estrada.

O réptil, que estava obstruindo a passagem de um motoqueiro que fazia o trajeto contrário, foi fotografado e depois provocado a deixar local livre para a passagem dos veículos.

O animal, que saiu em direção a uma residência localizada às margens da rodovia, pode estar sendo atraído pela presença de galinhas, patos e guinés que existem próximas a uma casa que serve como deposito de rações e equipamentos agrícolas.

De acordo com Gerônimo Silva, o jacaré não apresentou nenhuma resistência e podia até ser tocado se caso alguém quisesse tivesse coragem. Ainda de acordo com Gerônimo, a região de Pitombeira, Caititu, Ímbé e Poço de Pedra encontra-se infestada de jacarés.
Fonte: Nosso Paraná

Atenção concurseiros

Mais uma boa notícia para os concurseiros do país. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal analista o Projeto de Lei 153/08, que garante o direito de nomeação e posse dos aprovados em seleções dentro do número de vagas previstas em edital.
A idéia do PLS, de autoria do senador Mão Santa (PSC-PI), surgiu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter determinado que os classificados em concursos dentro do quantitativo previsto nos documentos de abertura possuem direito líquido e certo à convocação e não só mera expectativa.
“Os candidatos investem muito do seu tempo preparando-se para o certame, ao custo de elevados encargos financeiros que são pagos aos cursos preparatórios, acreditando que a promessa do Poder Público é séria e que será cumprida”, defende o texto inicial do projeto. Se aprovado, o PLS vai alterar a Lei 8.112/90, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União.
A proposta tramita e já conta com parecer favorável do relator na CCJ, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Para o parlamentar, a garantia da posse "elimina um foco de excessos e abusos" nos processos seletivos. Vale lembrar que o texto não determina prazo para que os aprovados sejam convocados – ou seja, a efetivação deve ocorrer dentro do prazo de validade dos concursos.

Vereador de Bento Fernandes Capota na RN-120

O vereador do município de Bento Fernandes, Francisco Eduardo, se envolveu em um acidente na noite deste sábado quando retornava para sua cidade. Após participar de mobilização política em favor do seu candidato a deputado em João Câmara, o veículo do vereador, uma L 200, desceu o aterro e capotou ficando com os pneus para cima. O vereador que teve ferimentos leves estava só, conseguiu sair de debaixo do veículo e foi socorrido para o Hospital Regional de João Câmara. O capotamento aconteceu próximo João Câmara na RN – 120.
Fonte: Bento Fernandes em Ação

Chapeus fabricados no Seridó fazem a cabeça de personagens de novela global



Uma fabrica de chapeus de São José do Seridó está tendo seus produtos utilizados por atores da novela TI-TI-TI da rede globo. Umas das personagem que usará as boinas produzidas pelas fábricas potiguares é Mabi. Uma menina de 12 anos que será apresentada como colecionadora de bonés que boa parte são no Rio Grande do Norte.
No decorrer da novela, outros personagens também aparecerão usando os acessórios. É o caso do irmão de Mabi, o personagem Luiz Felipe Spina, interpretado pelo ator David Lucas, e também o estilista Ariclenes Martins, vivido por Murilo Benício.
O Presidente da Associação de Bonés do Seridó, Jaedson Dantas  acredita que o resultado da propaganda será bastante positivo. “A gente tem certeza que, com esse merchandising, a gente vai vender mais boné, porque na hora que a gente está fazendo uma propaganda de que as pessoas devem usar boné, com certeza a produção vai se aquecer bem acima do percentual que a gente está esperando”.

Mas a aparição na trama não está sendo por acaso. É tudo fruto de uma propaganda idealizada por treze empresas do setor boneleiro do Seridó. Cada uma enviou cerca de vinte modelos para a produção da novela. A intenção é uma só. “A nossa ideia é que o boné vire moda. Um acessório que seja usado, não só pelos meninos, mas que as meninas comecem a usar e fazer uso frequente dessa ideia”, revela a empresária Sueide Pereira.

Portanto, se virem esses charmosos acessórios entre uma cena e outra, fiquem de olho: pode ser o estilo potiguar lançando moda pelo Brasil a fora.

Fonte: Inter Tv Cabugi.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Justiça julga ação penal contra ex-prefeito Juarez Bezerra

O Juíz federal Jailson Leandro de Sousa, da 9ª vara (sediada em Caicó/RN), julgou procedente no último dia 30 de Junho o processo Nº 2007.84.02.000130-4, que trata de uma ação penal movida pelo Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Acari Juarez Bezerra de Medeiros. De acordo com a sentença, o réu teria praticado irregularidades na aplicação de recursos destinados à reconstrução de 31 unidades habitacionais no município. Com a condenação, o ex-prefeito foi multado e ficará inelegível por 5 anos.
Fonte: Romeu Dantas

Propostas para saúde do RN

Iberê Ferreira (PSB) - Na saúde tenho um compromisso que vem antes de qualquer outra coisa por sua própria urgência: a construção de um segundo pronto-socorro com capacidade de 350 leitos, a mesma universalidade de atendimento e a mesma capacidade do Clóvis Sarinho. Com isto vamos poder adotar uma modernidade em termos de administração hospitalar: dividir o atendimento em estruturas abertas e fechadas. Abertas para urgências e emergências; fechadas para a medicina de complexidade. Com duas estruturas de pronto-socorro deixaremos o Walfredo Gurgel cumprindo a sua missão de hospital geral. Vamos implantar Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS), em São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Macaíba, São José de Mipibu, Santa Cruz, João Câmara, Canguaretama, Assú, Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros, mantendo parcerias com a União e os Municípios. Vamos estadualizar o Samu que prestará atendimento a todas as cidades do Estado. Os hospitais regionais serão reequipados. Vamos realizar concursos para contratar, qualificar e treinar pessoal de nível técnico e superior dentro das especialidades necessárias. Vamos expandir o serviço da Unicat com unidades de distribuição em cada região e implantar uma grande central de marcação de consultas. Vamos cuidar das pessoas que hoje já estão melhor alimentadas, mas ainda precisam de uma boa assistência médica. Precisamos da medicina curativa para ouvir e curar as queixas dos doentes, mas também precisamos de uma política eficiente de saúde preventiva e nutrição.

Rosalba Ciarlini (DEM) - A Saúde do RN está longe de atender às necessidades da população. Mas é possível melhorar a qualidade da saúde pública do RN. Fiz isso quando estive no poder executivo e recebi um prêmio da Organização Mundial de Saúde pela implantação da primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Brasil, que hoje serve de modelo para todo país. E Mossoró, durante minha gestão, teve a saúde municipal considerada pela OMS como a 13ª melhor do Brasil. O que sinto na saúde é que falta gestão, para melhorar e humanizar o atendimento. A maioria dos hospitais regionais está desestruturado. Há hospitais no interior onde há 10 anos não se realiza um parto. É um fato inaceitável. Já na capital, pretendo de imediato construir um novo hospital geral que funcionará na região Oeste de Natal. Vamos também apoiar a ampliação do Hospital dos Pescadores, em Natal. E construiremos o Hospital Escola materno-infantil de Mossoró, vinculado a UERN, para atender à demanda da região Oeste. Vamos criar o programa Município Nota 10, em que teremos metas de desempenho a serem cumpridas. Vamos premiar quem atingir essas metas, dar um selo de qualidade e os profissionais serão reconhecidos pelo mérito. Vamos implantar um programa itinerante, o Saúde em Movimento, para suprir a demanda reprimida com relação a cirurgias eletivas e a consultas em algumas áreas específicas. Enfim, priorizaremos a saúde como uma das principais necessidades básicas do cidadão. Nossos hospitais, nossas unidades de saúde, serão lugares de acolhimento das pessoas, e não de rejeição, como acontece hoje.



Carlos Eduardo (PDT) - A solução para o problema da Saúde no Rio Grande do Norte passa necessariamente por dois pontos: o aumento dos recursos e a capacidade de dialogar com os municípios. É preciso melhorar a prevenção, vigilância sanitária e atendimento em todos os níveis de complexidade e acabar com as desigualdades regionais. Nós vamos consolidar o processo regionalização do SUS e fortalecer o controle social dos conselhos de saúde. Vamos nos antecipar à regulamentação da Emenda 29 e aplicar 12% da nossa receita em gastos específicos para a Saúde. Daremos total apoio aos municípios para que eles assumam completamente o atendimento da atenção básica – inclusive com atendimento médico 24h -, executem o reconhecimento epidemiológico do seu território e exerçam as ações básicas de vigilância. Vamos estabelecer pactos com as prefeituras para construir e manter centros de diagnóstico, atendimento e procedimentos de média e alta complexidades nas regiões do estado. Mossoró, que ainda não possui maternidade pública, terá a sua maternidade. Vamos recuperar o salário dos profissionais de saúde, garantir a sua formação continuada e instituir uma política de incentivo ao atendimento no interior. Por fim, é preciso dizer que a Saúde não pode ser pensada isoladamente, mas inserida num planejamento de desenvolvimento humano com ações integradas na Educação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Habitação e Transporte.

Bartô Moreira (PRTB) - Um dos maiores problemas que a população menos favorecida enfrenta hoje no RN é a falta de assistência. Não existe uma política de preocupação eficaz com esse sistema, no entanto as pessoas permanecem nos corredores dos hospitais e morrendo sem atendimento. É necessário que se crie mecanismos de incentivos para os trabalhadores dessa área, qualificando servidores, e dando-lhes os valores que merecem financeiramente. Nós pretendemos implantar um sistema inovador pensando no futuro, construindo hospitais de alta, média e pequena complexidade em todas as regiões do estado, para atender os municípios daquelas regiões, inclusive com atendimento pediátrico e obstetra, só assim desobstrui os hospitais da Capital. Vou criar centros de atendimento odontológico, para atender com eficiência a nossa população. Criaremos um sistema de atendimento através de hospitais privados, fazendo convênios, com a obrigatoriedade de atendimento imediato desde que o hospital de atendimento não tenha capacidade de absolver o paciente. Implantar o sistema de atendimento vinte quatro horas(24hs) em unidades de saúde de todos os municípios do Rio Grande do norte, através de parcerias com as prefeituras e com a iniciativa privada de saúde de cada município de acordo com suas potencialidades. Criação de um hospital geriátrico, com atendimento especifico para tratamento de idosos, bem como estabelecer a criação do sistema fisioterapeuta da família, onde profissionais atendam pacientes em sua residência. Esse o nosso projeto para saúde do nosso estado.

Simone Dutra (PSTU) - A situação da saúde pública no RN é de descaso e abandono. Apesar do crescimento econômico, isto não se reverteu para que o Estado tivesse uma saúde de qualidade para população. Ao contrário, a destruição dos serviços públicos, junto com a ausência de investimentos na saúde, revela índices de mortalidade e aumento do número de doenças no Estado. No RN a média de mortalidade materna é de 60 óbitos para 100 mil nascidos vivos, três vezes maior do que a taxa tolerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A mortalidade infantil é de 33 por mil nacidos vivos, a 5ª maior taxa do Nordeste. Os hospitais regionais no interior estão sucateados e não há centros de exames e assistência especializados, concentrando o atendimento na capital. Nos hospitais é constante a falta de medicamentos, alimentos, sabão, papel, álcool, hipoclorito, reagentes para exames, equipamentos, leitos e profissionais. A falta de leitos de UTI faz com que pacientes graves morram todos os dias. Faltam cerca de 4 mil profissionais de saúde na rede estadual. A maioria dos serviços de saúde do RN funciona hoje com a superexploração dos servidores por meio de banco de horas. Grande parte dos recursos do SUS vão para a rede privada de saúde através da compra de serviços, principalmente nos exames e assistência especializadas, uma vez que o Estado não dispõe de uma rede própria de média e alta complexidade que atenda à demanda da população. Para modificar a realidade da saúde, propomos: um sistema de saúde público e estatal, contra as terceirizações e privatizações; triplicar as verbas para a saúde investindo no mínimo 6% do PIB nacional; descentralização da média e alta complexidade com a criação de Centros de Terapia e Diagnóstico estatais em Natal e interior.

Sandro Pimentel (PSOL) - No RN, todos os hospitais regionais atendem precariamente. Os últimos governantes irresponsavelmente transferiram a gestão de diversos hospitais para prefeituras, sem qualquer competência para administrar. Nossa saúde está na UTI. Defendemos o fortalecimento do SUS. Converteremos a saúde pública como prioridade do nosso governo. Ampliaremos a contratação de médicos e equipe de enfermagem. Estabeleceremos a carga horária de 30h para a enfermagem. Lutaremos incansavelmente pela aprovação da EC 29 que garante orçamento da união em no mínimo 10% para a saúde. Todos os parlamentares do RN têm sido contrário, absurdo. Nosso foco principal será a prevenção. Construiremos mais dois hospitais exclusivos para pacientes que sofrem de distúrbios psíquicos de comportamento, com atendimento por 24 horas. Teremos serviço especializado no tratamento da dependência química sintonizado com as últimas tendências mundiais em desintoxicação química. O dependente não será tratado como marginal, mas como doente. Construiremos leitos especiais para a fase de desintoxicação, incluindo redução de danos e reinserção social. Construiremos dois Centros de Referência a Saúde do Idoso (CRESI) que serão tratados com exclusividade e não como indigentes, como ocorre no governo atual. Construiremos uma unidade estatal de produção de medicamentos. Desenvolveremos políticas que garantam os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, incluindo na rede estadual as condições para a realização do aborto legal, com atendimento humanizado, acompanhamento psicológico e assistência social, e o acesso a contraceptivos gratuitos, sobretudo à pílula do dia seguinte. Todos os recursos públicos destinados à saúde serão direcionados ao setor público, com isso fortaleceremos e ampliaremos o sistema público atual. Vamos estimular os servidores através do PCCS, de modo a garantir não apenas melhorias salariais, mais também atendimento prioritário a saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.



“Caravana da Coragem” percorre região Agreste

Uma multidão recepcionou na noite deste sábado (14), no município de Santo Antônio, a “Caravana da Coragem” liderada pelo candidato a governador Carlos Eduardo (PDT). Santo Antônio foi o ponto de chegada da caravana, que começou por Parnamirim e passou também por São José de Mipibu, Monte Alegre e Brejinho, em movimentação que durou mais de sete horas.

“É muito bom poder chegar nessas cidades e ver que a população do Agreste está acolhendo cada vez mais o nosso nome e aprovando as propostas que temos para desenvolver o Rio Grande do Norte e gerar mais riquezas para os potiguares”, destacou Carlos Eduardo, ao fim da caminhada. Durante o trajeto da Caravana da Coragem na região, ele desfilou em carro aberto com os companheiros de chapa Álvaro Dias (candidato a vice-governador pelo PDT) e Sávio Hackradt (candidato a senador pelo PCdoB), com candidatos da chapa proporcional e com lideranças políticas regionais.

Em Parnamirim, primeira escala da caravana, por exemplo, passou por diversos bairros ao lado do prefeito Maurício Marques (PDT), do ex-prefeito e candidato a deputado estadual, Agnelo Alves (PDT), de vereadores e outras lideranças do município — todos acompanharam a programação até o fim. Não houve comício em Parnamirim. Em compensação, a cidade foi onde a Caravana da Coragem mais se prolongou, percorrendo ao longo de três horas bairros como Monte Castelo, Passagem de Areia, Primavera, Nova Esperança, Rosa dos Ventos e Cohabinal, sendo sempre bem recebida em todos eles.

A boa acolhida não foi diferente nas outras cidades pelas quais a Caravana passou. Mas Santo Antônio merece destaque pela grande concentração de pessoas que esperava Carlos Eduardo e os outros membros da coligação Coragem Pra Mudar na entrada do município e que se integrou à mobilização, engrossando-a ainda mais. Santo Antônio parou para acompanhar a chegada e a passagem da Caravana da Coragem.

 O município também abrigou o comício de encerramento da movimentação. Diversas lideranças políticas locais subiram ao palanque com Carlos Eduardo, Álvaro Dias, Sávio Hackradt e outros candidatos da coligação. Entre essas lideranças, destacavam-se o empresário e presidente municipal do PDT, Lula Ribeiro, o advogado e secretário-geral do PDT na cidade, Edmilson Targino, o vereador Nego de Mário, e as vereadoras Eliete Fagundes e Gorete do Carmo, além dos suplentes Genival, José Humberto, Pelé, Rubens e Luiz Antônio.


Todos os líderes locais expuseram reivindicações para a população de Santo Antônio, a qual, segundo eles, “sente-se abandonada” pelos últimos governantes e representantes políticos que se propuseram a trabalhar pela cidade e não o fizeram. A construção de um Mercado Público, de um campo de futebol e a reestruturação do hospital figuravam nos pleitos apresentados.

Carlos Eduardo assumiu não apenas estes, como também listou seus próprios compromissos para Santo Antônio, incluindo a padronização da feira livre municipal, a exemplo do que fez com as feiras de Natal na época em que foi prefeito da capital. O candidato também agradeceu a receptividade da população do município à sua campanha pelo Governo do Estado. “Vamos sair daqui com mais energia para ganhar essa eleição, sabendo que contamos com o apoio do povo independente de Santo Antônio”, afirmou. “Isso nos deixa felizes, principalmente porque também consolidamos aqui a nossa principal aliança, que é com a população”.

Em São Paulo do Potengi, Carlos Eduardo diz que dará prioridade à Agricultura Familiar

 Em entrevista ao programa “Conexão Cidade”, da Rádio Potengi AM, de São Paulo do Potengi, neste domingo (14), o candidato ao Governo, Carlos Eduardo (PDT), explicou como dará prioridade ao desenvolvimento da Agricultura Familiar e à logística dos pequenos negócios. “O nosso Governo vai incentivar o desenvolvimento econômico de todo o Rio Grande do Norte. Vamos garantir os incentivos fiscais, a acessibilidade, a energia, a água e a gestão ambiental. Os distritos industriais de Extremoz e Macaíba já estão saturados”, disse.

No Rio Grande do Norte, mais de 70 mil famílias se sustentam através da Agricultura Familiar. “Sabemos que, para desenvolver esse mercado, temos que pavimentar as estradas vicinais que ligam os distritos aos municípios. Isso vai melhorar o comércio, a Saúde, a Segurança, o transporte escolar”.

Em seu Programa de Governo, Carlos Eduardo também assume o compromisso de fortalecer os pólos de fruticultura, recuperar a assistência técnica e valorizar a Emater, estimular a produção de mel e derivados do caju e urbanizar as feiras livres, entre outros pontos.

O candidato da coligação “Coragem pra Mudar” (PDT-PCdoB-PRP) visitou a feira de São Paulo do Potengi pela manhã ao lado da liderança Eugênio Pacelli, do vice-prefeito José Luís (PDT), da ex-vereadora Marli de Fátima (PSB), da vice-presidente do PMDB de Riachuelo, Gracinha Alves, do vereador Washington da Cooperativa e da vereadora Maria Nericivan (PSB).


Carlos Eduardo discursou no meio da feira para centenas de pessoas. “Nós tivemos um olhar para os pequenos, porque os pequenos são a maioria e é quem gera emprego e renda. Os pequenos de Natal já estão com Carlos Eduardo. Os do Estado também ficarão”.  Foi muito aplaudido.

Seridó

Garibaldi Filho, candidato à reeleição pelo PMDB, participou ontem do I Encontro Regional de Lideranças Políticas do Seridó, evento capitaneado pelo prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (DEM). A reunião de lideranças contou com a presença  de prefeitos e vereadores da região, deputados federais e estaduais, além dos majoritários: a candidata ao governo, Rosalba Ciarlini, e o também candidato ao Senado, José Agripino.
Em seu discurso, Garibaldi Filho falou da importância que a região do Seridó têm para a economia e para a cultura do estado e relembrou ainda, projetos como o Programa do Leite, implantado por ele enquanto governador, que desenvolveu a pecuária e a economia de várias cidades, como é o caso de Currais Novos, beneficiando milhares de pessoas.
“Para que programas como esse voltem a ser feitos, é preciso que o Seridó aposte na união de Rosalba, José Agripino e Garibaldi. Eu poderia estar do lado do governo, mas eu atendi à vontade do povo e os números das pesquisas estão mostrando que eu estava certo”, disse o senador, ressaltando ainda a importância de sua passagem pela presidência do Senado.
“Em pouco mais de um ano à frente daquela casa (Senado Federal), garanti para os municípios  do Rio Grande do Norte mais de R$ 100 milhões em emendas que se transformaram em benefícios para o povo potiguar”, afirmou o senador.
Para Geraldo Gomes (DEM), prefeito de Currais Novos, a região do Seridó está unida na defesa do projeto de reeleição de Garibaldi Filho. “Currais Novos e muitos outros municípios do Seridó estão com Garibaldi e José Agripino. Tenho certeza que o povo vai escolher certo, porque essa união é a melhor opção para o Rio Grande do Norte”, apontou o prefeito.

Agripino recebe apoio do prefeito e vereadores de Ielmo Marinho

O candidato à reeleição ao Senado, José Agripino, esteve no início da noite desta quinta-feira (12) em Ielmo Marinho para receber o apoio do prefeito Germano Patriota e de todos os oitos vereadores do município à Coligaçao Força da União.  Segundo Patriota, Agripino merece seu voto porque é um verdadeiro parceiro de Ielmo Marinho, inclusive destinando suas emendas para Infra-estrutura esportiva, calçamento, drenagem, melhorias sanitárias, praça e estruturação da rede de saúde da cidade.

 Ao discursar, na comunidade de Canto de Moça, José Agripino afirmou que não faz campanha se valendo de mentiras e fofocas, algo comum entre seus adversários. “Apresento ideias e faço promessas que sempre cumpro, seja no Legislativo ou no Executivo”, disse o parlamentar, que também participou de carreata ao lado do prefeito Patriota, do deputado federal Betinho Rosado, e do estadual Walter Alves.

Movimentação política da força da união neste domingo

A Força da União percorreu, neste domingo, as cidades de Tibau do Sul, Goianinha, Arez, Georgino Avelino, São José do Mipibu e Monte Alegre, na Grande Carreata do Litoral e Agreste. Por onde Rosalba, Robinson, Agripino, Garibaldi e os candidatos a deputados estadual e federal passaram, foram recebidos com entusiasmo pelos potiguares.
No discurso no comício de encerramento, em Monte Alegre, Rosalba disse que, com a experiência de quem já foi prefeita, quer fazer mais por todo o Estado. “Com minha experiência, força de vontade para trabalhar e amor pelo meu Estado, eleita governadora, vou fazer o melhor pelo Agreste, pelo Trairi, Seridó, Oeste… por todas as regiões do RN. É por isso que eu digo e repito: vou fazer o Rio Grande do Norte acontecer”, declarou Rosalba
Rosalba também reforçou que não vai medir esforços para trazer desenvolvimento para o RN e, para isso, vai contar com a ajuda de Garibaldi Filho e José Agripino, no Senado. Por isso, a Rosa pediu para o povo agresteiro não esquecer do voto casado. Pediu para, dia 3 de outubro, os potiguares votarem nos três.
O povo, mais uma vez, mostrou que quer mudar o Rio Grande do Norte, que quer mais saúde, educação e segurança pública. Mostrou que quer um Estado com mais oportunidades de emprego, mais desenvolvimento. E o que o povo quer é Rosalba Ciarlini no governo, pra fazer acontecer. É Rosalba governadora para trazer o progresso que o RN precisa e merece.

Movimentação política da vitória do povo neste Domingo

Após passar por Afonso Bezerra pela manhã, os candidatos da coligação Vitória do Povo foram recebidos com festa no município de Carnaubais, no início da tarde deste domingo (15). Ao lado do prefeito Luizinho, do vice-prefeito Nilson Dias e vereadores do muncípio, Iberê, Vilma e Hugo participaram de carreata e comício. Apesar do sol inclemente e da temperatura acima dos 40 graus, os carnaubenses não perderam a oportunidade de saudar, ouvir e aplaudir a caravana dos que estão com o presidente Lula.
“Quem tem o que dizer não tem medo de ir às ruas e de casa em casa pedir o voto. Estamos de cabeça erguida e de mãos limpas que votamos em Iberê para governador, Vilma e Hugo para o Senado e em Dilma para ser nossa presidente”, declarou o prefeito Luizinho, de Carnaubais.

Iberê destacou o apoio de Luizinho e de todo o seu grupo político. “Vou ser reeleito governador e serão mais quatro anos de trabalho, progresso e justiça para Carnaubais”, anunciou o governador, que assumiu compromissos com melhorias no campo da educação, qualificação dos jovens e habitação para o homem do campo.


Em meio ao comício realizado em Carnaubais, no início da tarde deste domingo (15), um anúncio de apoio coletivo vindo da cidade de Pendências. O vice-prefeito Maurício, o presidente da Câmara, vereador Carlos Montenegro (PSDB), os também vereadores João Rodrigues (DEM), Isaac Carlos (PT), Franklin de Lima (PPS) e Tácia Eliane (PRB), além de Gustavo Queiroz (PPS), candidato a prefeito nas eleições 2008, e os suplentes Rosinélio e João Zuza, anunciaram, em conjunto, o apoio à candidatura de Iberê.

“Agradeço a todos eles pelo gesto de hombridade e de coragem. Isto significa mais um sinal de que estamos no caminho para uma grande vitória”, afirmou o governador.



Em Porto do Mangue a caravana foi recebida pelo ex-prefeito Chico Pereira, pelos vereadores Carlos Augusto, Márcio e Galego e por lideranças que foram esperar o governador Iberê Ferreira, candidato à reeleição, e Vilma, candidata ao Senado, e vários candidatos a deputado na entrada na cidade.
Logo se formou uma carreata que percorreu as principais ruas do município. E, apesar do horário e do forte calor, centenas de pessoas juntaram-se para ouvir os caravaneiros que tem o apoio do presidente Lula.

Em Baraúna, liderada pelo prefeito Aldivon Nascimento, a população saiu às ruas para ver, saudar e ouvir os caravaneiros da Vitória do Povo, liderados pelo governador Iberê, pela futura senadora Vilma, pelo candidato a vice-governador Vagner Araújo, pelas deputadas Sandra e Larissa Rosado e outros companheiros.

O prefeito Aldivon abriu o encontro com a população enaltecendo as transformações que têm passado o município, creditando-as à parceria administrativa e política com Vilma e Iberê. “Se Baraúna deseja que essas mudanças continuem a melhorar a vida do nosso povo já sabe em quem votar. É votar em quem trabalha e tem compromisso com Baraúna”, afirmou.
O governador disse estar muito feliz com a receptividade do povo de Baraúna e de outros municípios. “O povo do Rio Grande do Norte já compreendeu que não basta falar de político. É preciso votar certo e consciente e votar bem. Se a gente vota bem, escolhe bons políticos. Se vota mal, os maus políticos permanecem”, enfatizou Iberê.

Com um discurso permeado por propostas claras e concretas, o governador reafirmou o compromisso de continuar trabalhando por Baraúna. Enfatizou suas prioridades: ensino profissionalizante para os jovens, habitação para o meio rural, investimentos em saúde, educação e segurança.

Iberê e Vilma também foram a Areia Branca

Os candidatos ao Senado e ao Governo do Estado, Vilma de Faria e Iberê Ferreira, participaram da procissão de encerramento da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos. A celebração religiosa foi conduzida pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzano. 

Vilma e Iberê, acompanhados pelo deputado federal Henrique Alves,  foram recebidos pelo prefeito e o vice-prefeito de Areia Branca, Sousa e Dr. Bruno, além de outras lideranças locais.

Rosalba e Garibaldi participaram da procissão Nossa Senhora dos Navegantes

Rosalba amanheceu em Areia Branca, onde acompanhou a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, como vem fazendo ao longo de 30 anos. “Minha fé e identidade com Areia Branca me trazem todos os anos a essa festa que é um dos maiores eventos religiosos do Estado”, declarou Rosalba, que conversou com os fieis na companhia do senador Garibaldi Filho
Na festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Rosalba foi recebida por três ex-prefeitos, além de vereadores e outras lideranças políticas do município. A candidatura dela vai reunir, no mesmo palanque, os ex-prefeitos Expedito Leonez, Ruidemberg Ferreira (Beguinho) e José Alfredo Rebouças. A candidata disse que está muito feliz por poder contar com o apoio dos ex-prefeitos, entendendo que o exemplo de Areia Branca é uma prova de que os interesses do Rio Grande do Norte estão acima de qualquer questão partidária.
Os deputados federais Betinho Rosado e Fábio Faria, candidatos à reeleição, também estavam na procissão da padroeira dos marítimos, em Areia Branca.

Empossada nova diretoria do SINDJORN

A nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte tomou posse na noite desta sexta-feira (13), na sede do Sindjorn, em Natal.

A presidente reeleita Nelly Carlos falou sobre os avanços da sua primeira gestão que reorganizou o setor de finanças do Sindjorn e equipou a sede com infraestrutura necessária para o seu bom funcionamento.

Além de Nelly Carlos no cargo de presidente, a nova Diretoria Executiva do Sindjorn para o triênio 2010/2013 é composta por: Breno Perruci (secretário geral), Raildon Lucena (departamento de interior), Ana Paula e Sérgio Villar (comunicação e cultura), Jan Varela e Rudson Pinheiro (política e formação sindical) e Canindé Soares (administrativo financeiro). O conselho fiscal do Sindjorn é formado pelos jornalistas: Iano Flávio, Alexandre Othon, Bruno Rebouças e Ciro Ney.

Ezequiel ganha adesão do PR em Acari

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) esteve na última sexta-feira (13) em Acari cumprimentando aliados na última semana da Festa de Nossa Senhora da Guia. Na cidade, Ezequiel ganhou a adesão dos vereadores Leonardo Ferreira, o Leó e Chico Dias, ambos do PR. Suplentes como Flávio Colhega (PR) também integram agora o bloco do deputado. A vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão (PP), esteve acompanhando o mesmo em Acari.
Fonte:Romeu Dantas

Prefeito Jackson encerra caminhada em protesto a queda do FPM

Na chega a Afonso Bezerra no fim da manhã deste sábado, Jackson foi recebido por uma multidão que tomou conta das ruas, foi na entrada da cidade e com gritos de “Guerreiro” e diversas faixas aclamavam Jackson como grande lutador pelo bem dos municípios do Brasil.

O Presidente da Federação do Municípios (FEMURN) e prefeito de Lajes, Benes Leocádio acompanhado de diversos prefeitos da Região Central e do Estado o recepcionaram e caminharam com Jackson até a frente da prefeitura onde foi feita uma solenidade de homenagens a Jackson pelo feito e discursos referentes à luta destes municípios.

O prefeito Benes disse que todos os problemas nas cidades são de responsabilidade dos municípios, no entanto, não são repassados recursos suficientes para suprir as demandas necessárias. A população precisa ser conscientizada de que nem tudo é assim, o governo federal não tem dado atenção devida a estes gestores e colocando as cidades nesta situação de calamidade.      “dos impostos arrecadados para o FPM, a União fica com 60%, o estado com 25% e os municípios com apenas 15%”, comentou Benes.

Ao relatar a situação de injustiça na distribuição do bolo tributário, Jackson Bezerra informou números que retratam a grave situação financeira dos pequenos: A União, os governos estaduais e os 200 maiores municípios do País ficam com 95 por cento de tudo que é arrecadado no País. Para os outros 5.464 municípios sobram 5% do bolo.

Além de Benes, estiveram presentes em Afonso Bezerra, os prefeitos Kerginaldo (Senador Elóy de Sousa), Gilson (Francisco Dantas), Severino (Lagoa de Velhos), Alberto Patrício (Alexandria), Júnior Bernardo (Riachuelo), Chagas Oliveira (Pilões), Francisco Edson (Caiçara do Rio do Vento), Marcos Aurélio (Riacho da Cruz), Leonardo (Ipanguaçu), Assis (Santana do Matos), Valter Araújo (Lucrécia), Babá (São Tomé) e Jackson Queiroga, de Olho D'Água dos Borges.

O movimento dos prefeitos potiguares não para por aí. Na próxima semana eles pretendem convocar, para um ato suprapartidário, todos os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, a bancada federal, além de todos os candidatos às eleições 2010. O objetivo é arrancar compromissos dos atuais e futuros governantes e parlamentares em defesa dos pequenos municípios.
Fonte: Robson Cabugi

São Fernando

Foi inaugurada em São Fernando a nova sede moderna da Secretaria de Saúde do município. O novo prédio da Secretaria de Saúde de São Fernando é dotado de várias salas, com computadores e também salas preparadas e reservadas para o Conselho de Saúde e ainda psicóloga.