sexta-feira, abril 22, 2011

Shopping é esvaziado após guarda-chuva ser confundido com rifle


Um shopping foi esvaziado na terça-feira (19) em Burlington, no estado de Massachusetts (EUA), depois que a polícia recebeu denúncias de que um homem estaria carregando um rifle dentro do estabelecimento. Ao chegar ao local, porém, os policiais descobriram que o homem carregava, na verdade, um guarda-chuva.
Dylan Cate, de 19 anos, disse que estava carregando o guarda-chuva, pois a previsão de tempo indicava que ia chover durante o dia. O jovem disse que não entendeu porque seu guarda-chuva de US$ 27 foi confundido com um rifle. Segundo ele, o objeto até parece uma espada, mas não um rifle.

Pedra Grande: Vereadores aprovam lei do piso salarial dos professores


Em meio as notícias negativas de sua administração, o prefeito Marcão, da cidade de Pedra Grande dar um passo importante junto a área da educação com a aprovação por parte dos vereadores da lei que dar benefícios salariais aos professores instituindo o piso nacional  para a categoria. A aprovação aconteceu na última terça-feira(19) em sessão ordinária da CÂmara que contou com a presença do prefeito, secretários municipais, diretores de escolas, professores e comunidade.

A lei aprovada institui o piso salarial dos professores do município de Pedra Grande nos termos da Lei Federal nº 11.738 de 16 de julho de 2008, alterando a tabela salarial dos professores da rede pública de ensino.

Além do piso salarial que será equiparado e abrangerá aposentados e pensionistas profissionais do magistério, deixa garanti a promoção salarial de uma classe para outra, progressão funcional, Plano de Carreira, Remuneração do Magistério, gratificação de regência de classe, dentre outros benefícios.

O piso salarial profissional inicial das carreiras para os profissionais do magistério da educação básica com carga horária de 30 horas, será de R$ 1.187,74.
Fonte: Assis Silva

Rosalba recebe a Medalha da Inconfidência


A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, recebeu a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais (MG), a Medalha da Inconfidência, na manhã desta quinta-feira (21), em Ouro Preto, na região Central do Estado de MG.
O governador de MG, Antonio Anastasia, presidiu a solenidade de entrega da medalha, ao lado da Presidenta Dilma Rousseff.
Após o evento, a governadora do RN integrou um grupo de 60 convidados para um almoço na fazenda do ex-ministro do Turismo no governo Lula, Walfrido Mares Guia, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. O almoço será no distrito de Santo Antônio do Leite, na cidade de Ouro Preto.
A comenda
Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente, desde 1952, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão Ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. A solenidade encerra as comemorações da Semana da Inconfidência.

Secretário de Agricultura se reúne com produtores de leite em Afonso Bezerra


O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, Betinho Rosado, esteve reunido com produtores de leite e o prefeito na cidade de Afonso Bezerra, nesta quarta-feira(20). Na oportunidade, o secretário esclareceu aos produtores de leite algumas dúvidas quanto ao pagamento aos produtores, principalmente os pronafianos que estão com dez quinzenas em atraso.

Betinho Rosado tranqüilizou os produtores garantindo que a governadora Rosalba Ciarlini irá fazer o pagamento, mas não soube precisar a data certa devido os entraves burocráticos, mas que será em breve. O secretário foi a Afonso Bezerra a pedido do prefeito Jackson Bezerra, para uma conversa franca com os produtores de leite.

O presidente do Sindicato Patronal de Lajes, vereador César Militão, também participou do encontro e agradeceu a presença do secretário por ter se deslocado até Afonso Bezerra para um encontro com os produtores de leite que estão apreensivos quanto ao não pagamento pelo fornecimento do produto.

Com informações do blog de Robson Cabugi

Mais um sobrevivente do massacre de Realengo deixa o hospital


Teve alta na tarde desta quinta-feira (21) do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na zona oeste do Rio, o adolescente Carlos Matheus, de 13 anos, um dos quatro alunos feridos no massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira que permaneciam internados. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil estadual. 

Carlos Matheus tinha retornado ao hospital no último dia 19, queixando-se de fortes dores no braço esquerdo, atingido por dois tiros disparados pelo assassino Wellington Menezes de Oliveira.

No mesmo hospital permanece internado em estado estável o aluno Edson, de 14 anos. No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, se recuperam os outros dois adolescentes, Luan Vitor, de 13 anos, e Thayanne, da mesma idade, que está em observação rigorosa, pois o estado de saúde dela ainda inspira cuidados.

Corpo de atirador de Realengo é enterrado no cemitério do Caju


Foi enterrado às 9h desta sexta-feira (22) o corpo de Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, autor do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, onde 12 estudantes foram mortos e outros 12 ficaram feridos no último dia 7. Oliveira foi sepultado em uma cova rasa no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na zona norte carioca.

A Justiça do Rio autorizou a Santa Casa de Misericórdia a fazer o enterro, já que nesta sexta chegou ao fim o prazo de 15 dias para que algum parente liberasse o corpo dele no IML (Instituto Médico Legal). Como isso não aconteceu, o rapaz foi enterrado como corpo não reclamado, já que foi identificado formalmente pela polícia.

Como praxe do IML, um corpo pode ser mantido por até 15 dias no órgão. O cadáver de Oliveira foi levado para o IML dia 7, após o rapaz ter se matado com um tiro na cabeça.

Passados os 15 dias, um amigo de Wellington, portando alguma documentação do rapaz, poderia fazer o reconhecimento e liberar o corpo, mas como o caso teve grande repercussão, inclusive na imprensa internacional, o IML informou que apenas parentes estavam autorizados. A medida foi adotada pelo órgão foi para evitar que o corpo sofresse algum tipo de violação.

PRF interdita rodovia em São Vicente

A Polícia Rodoviária Federal interditou um trecho da BR 226, em São Vicente, mais precisamente no km 203,5. O ponto foi totalmente bloqueado a partir 16h desta quinta-feira (21).


De acordo com a PRF, a interdição foi feita em virtude das fortes chuvas na região. A Polícia Rodoviária Federal encontra-se monitorando a situação e orientando o trânsito. 



Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit) fo acionado, mas ainda não esteve no local. 



A PRF sugere àqueles que se dirigem as cidades além do ponto de interdição, que tomem a rodovia estadual que passa por Cruzeta, seguindo até Caicó, e de lá tomar a RN 118 até Jucurutu.

Portaria amplia número de vagas para 4.600

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no país.


Portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que será publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira altera anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais.

Na prática, a medida amplia o banco e o quadro de referência, permitindo que as instituições contratem, via concurso público, pelo menos 2.800 professores e 1.800 técnicos administrativos. Aqueles institutos que possuam concurso válido poderão convocar e nomear o candidato aprovado de imediato.

O banco de professor-equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal.

Bullying nas escolas do RN preocupa deputada


Em pronunciamento no Grande Expediente da sessão plenária desta quarta feira, dia 20, a deputada Larissa Rosado-PSB defendeu a necessidade de se criar mecanismos para prevenir, atenuar e evitar o bullying- (termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos)- nas escolas do Rio Grande do Norte.

Ela disse que não é de hoje que esse problema lhe preocupa. Lembrou que no ano passado apresentou Projeto de Lei para instituir o Programa Estadual de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A Assembleia aprovou a matéria, mas o governo do Estado vetou, alegando vício inconstitucional.

“Fizemos a nossa parte e continuaremos a fazer, cobrando do governo ações concretas. A tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro reforça a nossa idéia de que o bullying não pode ser negligenciado nas escolas do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Segundo Larissa, a negligência favorece a continuidade do problema e pode levar os alunos-vítimas a avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação na comunidade escolar, entre outras conseqüências.

“Por isso, precisamos conscientizar as escolas sobre sua responsabilidade no combate ao bullying, envolver os pais nessa rede do bem, educar os alunos para acabar com práticas preconceituosas e violentas contra seus colegas”, sugeriu a deputada.

Prefeitura atrasa repasses e compromete cirurgias


O convênio entre a Prefeitura do Natal e os hospitais Memorial e  Médico-cirúrgico está com dois meses de atraso. Segundo o diretor do Memorial, Francisco Gomes, a Prefeitura não faz o repasse do convênio referente à cirurgias eletivas ortopédicas desde janeiro. Por conta do atraso, os hospitais, após publicar ontem uma nota de esclarecimento à população, deram um prazo de 72 horas para o pagamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Caso contrário, o serviço será interrompido.

O convênio com os dois hospitais particulares é custeado com verbas municipais e estaduais. Trata-se de uma parceria para a realização de cirurgias eletivas na área de ortopedia. Dessa forma, o primeiro atendimento é realizado pelo Hospital Walfredo Gurgel, para estabilizar o paciente vítima de trauma, e após essa estabilização a cirurgia de correção, quando necessária, é de responsabilidade da rede conveniada. Sem esse atendimento, espera-se que a fila de pacientes nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel aumente.

Apodi se prepara para campanha de vacinação contra Influenza


A Prefeitura do Apodi, via Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 25 de abril a 13 de maio, tendo o dia 30 de abril como o dia de mobilização nacional, o dia "D". O slogan da campanha é ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS".

A campanha de vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza, na população acima de 60 anos, nos trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para influenza, nas crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos e nas gestantes.

Emparn prevê chuvas até a próxima semana no interior


A Emparn prevê que o volume de chuvas será acima da média nos meses de maio e junho. O céu estará nublado em todas as regiões do Rio Grande do Norte durante o feriadão. O meteorologista Gilmar Bristot explica que as chuvas intensas nas regiões Sudeste e Centro Oeste influíram no sistema que traz as chuvas à região Nordeste, ocasionando um veranico no mês de abril que tradicionalmente tem bons índices de precipitações. O serviço de meteorologia da Emparn recomenda que os prefeitos e chefes de Defesa Civil do Estado adotem providências de prevenção urgentes diante do quadro de previsão de chuva para os próximos dias.

Mossoró é a 28ª no país em mortes por acidente de motos


O estudo divulgado pelo Instituto Sangari apontando Mossoró como a 28ª cidade do país no ranking de mortes por acidente de motos colocou as autoridades em alerta. Por esse motivo, o comandante do Pelotão de Trânsito de Mossoró, capitão Maximiliano, deve se reunir na próxima semana com Francisco Carlos, gerente de Cidadania da Prefeitura de Mossoró, para tratar sobre como reduzir os.

No ano que o Instituto Sangari realizou o levantamento, em 2008, só em Mossoró morreram 50 pessoas vítimas de acidente de moto, ou seja, 22,5 mortes por universo de 100 mil habitantes e o número de vítimas feridas quase 10 vezes mais.

O comandante Maximiliano disse que uma das ideias é trabalhar a educação de trânsito nas escolas, como já acontece em dois estados na região Sul do Brasil. Nestas cidades, conforme o comandante, o índice de acidentes é baixo.

Neste caso, ele sugere um trabalho teórico quando a criança está no Fundamental I, um pouco mais no Fundamental II e no Ensino Médio já propõe aulas práticas, participando de blitz e até multando junto com os policiais na rua. “Aproxima o cidadão da PM e o jovem aprende na prática como sobreviver no trânsito.


Futsal tem inscrição até quarta-feira
As inscrições para a 5ª edição da Taça RN de Futsal, etapa de Natal, terminam nesta quarta-feira, 27, às 17h30. O aviso é do diretor técnico da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, Charles Eliont de Freitas. Conforme o dirigente, neste mesmo dia, porém, às 19h30, será realizado o Congresso Técnico, na sede da federação, no ginásio Humberto Nesi, Machadinho. A taxa de inscrição é de R$ 300.
A competição está prevista para o período de 2 a 7 de maio, no ginásio Nélio Dias, na zona norte de Natal. Até a semana passada 16 agremiações tinham feito a pré-inscrição, e apenas uma confirmado participação.

A etapa potiguar das Olimpíadas Escolares já tem data para começar. No dia 3 de junho, atletas de 12 a 14 anos disputarão o título da etapa estadual da competição, em 12 modalidades. Os campeões representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional, marcada para o período de 9 a 18 de setembro, em João Pessoa, Paraíba. A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, com apoio das federações esportivas e da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE), realiza a competição.

O esporte é um dos que mais crescem no País e, no Rio Grande do Norte, a federação já está em contato com as escolas para fazer as inscrições dos participantes. Além do badminton, também vão ocorrer competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

"Todas as escolas que tiverem o interesse poderão participar. Essa é a mais importante competição escolar do Brasil e é um incentivo ao surgimento de novos atletas de ponta", disse o presidente da FNDE, Gileno Souto.
Os formulários para as inscrições, além do regulamento e demais informações sobre a competição, serão disponibilizadas no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br) a partir da quarta-feira (27). O prazo de inscrições vai até o dia 5 de maio.
Fonte: SEEL

Sem premiação, surfistas ficam indignados

Atletas de várias regiões do Rio Grande do Norte foram até o pontal de Baia Formosa, no final de semana - 16 e 17 -, em busca da premiação de quatro pranchas e quatro passagens para Fernando de Noronha oferecida pela marca Noronha Agitos.


A onda do pontal funcionou e mesmo estando pequena proporcionou um show de surf, com destaque para o local, Chico, que venceu a categoria sênior com direito a um lindo tubo na semifinal que teve media 9,8. Outro destaque foi o pequeno e também local Gabriel Teixeira, que surfando com muita velocidade, mostrou estar seguindo os passos trilhados pelo conterrâneo Alan Jhones.
Porém, quando acabaram as disputas na água, começou um problema na areia. Os organizadores da Noronha Agitos não chegavam com a premiação e os atletas e publico presentes já estavam impacientes. Depois de uns 40 minutos de espera, eles chegam com apenas uma parte da premiação. Ninguém recebeu troféus. Os quarto primeiros lugares de cada categoria não tinham premiação. Os terceiros receberam R$ 50, e os segundos ganharam quites com apenas uma peça de roupa. Das quatro pranchas, apenas duas chegaram para os vencedores.
Os atletas ficaram indignados e alguns chegaram a ir à delegacia prestar queixa contra os organizadores. Mas de acordo com Valdecir, responsável pelo evento, o restante da premiação não chegou porque os parceiros dele não mandaram a tempo, porem garante que os vencedores irão receber as pranchas e as passagens, como foi combinado.
Fonte: Vida Surf

quinta-feira, abril 21, 2011

LUIZ CANTANDO NA ESCOLA

Escola comemora, Páscoa, Literatura e Familia na Escola com missa e apresentações literarias e religiosas


A direção da Escola Municipal Emilio Garrastazu Medici, juntamente com seus professores, convidaram alunos e pais para participarem do evento realizado na tarde desta quarta-feira em comemoração a Semana da Páscoa, Literatura Infantil e do Dia da Família na Escola.

O evento contou com diversas apresentações de danças, cantos, leituras e interpretações, todas realizadas pelos próprios alunos e assistidas por pais e responsáveis. A turma da professora Aderdivania contou um pouco da historia de Monteiro Lobato e de seus mais famosos personagens do Sitio do Pica-pau Amarelo que foram interpretados por alunos da turma.

Ao fim das apresentações a confraternização entre pais, alunos e educadores aconteceu com uma missa que foi celebrada Padre João Batista e lembrou alunos, professores e funcionários da escola já falecidos, mas que também ajudaram a fazer parte da historia da escola.      

Após a benção final o padre parabenizou a direção da escola pelo momento religioso vivido em um ambiente escolar e pediu para que a escola continuasse recebendo celebrações religiosas como a vivida na tarde desta quarta-feira, como forma de evangelizar os jovens que a cada dia estão mais distante da Casa de Deus. 
 
 
 
 
 
 

PUBLICIDADE


ON LINE FOR MEM: O homem que tem estilo veste ON LINE


MERCADINHO SERRANA 2

Hoje o blog apresenta a nossa unidade situada na Rua José Ferreira Lima – Centro – Sitio Novo/RN.








Giro Nacional

Prazo para família reclamar corpo de atirador no IML termina na sexta-feira

A família de Wellington Menezes de Oliveira – o atirador de 23 anos que matou 12 crianças no ataque a uma escola em Realengo, na Zona Oeste do Rio – ainda não reclamou o corpo do parente no Instituto Médico Legal (IML). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (20) pela assessoria da Polícia Civil, que acrescentou que o prazo de 15 dias para ir ao IML reclamar o corpo de Wellington termina na sexta-feira (22).
Após esse prazo, segundo a polícia, o rapaz será enterrado como "corpo não reclamado".       


São Paulo: bebê é deixado em caçamba de lixo

A recém-nascida que foi abandonada em uma caçamba em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (18), já tem novos pretendentes a pais. Vários casais manifestaram o desejo de adotá-la após acompanharem o caso.
Câmeras de vigilância registraram a cena dramática. Às 21h50 da segunda-feira, uma mulher que caminhava pela rua vazia deposita um embrulho na caçamba de lixo e vai embora. As imagens mostram que, 23 minutos depois, um catador se aproxima da caçamba e começa a revirar o lixo.

Ele leva um susto, parece desorientado e corre em direção a uma escola. Logo, volta acompanhado de um professor, que mexe no lixo e retira um bebê. Com a criança nos braços, o homem volta à escola.

A professora Manira Lúcia Garcia ajudou a reanimar a menina. Ela conta que fez respiração boca a boca e que a criança mexeu os lábios. “Mas a criança não chorou”, relembra. “Deus coloca na vida da gente várias experiências, e essa foi uma experiência válida”, complementa.

Segundo os médicos, a recém-nascida tem entre 7 e 10 dias de vida. Ela está internada na UTI pediátrica de um hospital. Até a noite desta quarta-feira (20), não havia notícia da mãe. Não se sabe nem se era a mulher que pôs a criança no lixo. veja o vídeo
Do G1
MEC libera recursos para levar água potável a escolas rurais

De acordo com o Censo Escolar de 2010, 838 escolas das áreas rurais do país declararam não ter acesso à água potável. Este ano, o orçamento do Ministério da Educação prevê a destinação de R$ 11,6 milhões, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), à resolução do problema. A meta é atender 388 unidades de ensino, que receberão R$ 30 mil cada uma. O dinheiro servirá para a abertura de poços e cisternas, canalização, instalação de caixas d’água e, em último caso, o abastecimento com caminhões-pipa.


As normas e pré-requisitos para o recebimento dos recursos serão regulamentados em resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a ser publicada nos próximos 30 dias.

Desde o ano passado, parte do PDDE é reservada ao abastecimento de água potável das escolas do campo. Com a iniciativa — PDDE Água na Escola —, foram atendidas 146 escolas em 2010. “Não é preciso projeto; a transferência dos recursos é direta e cai na conta das escolas”, disse o coordenador-geral de educação do campo do MEC, Antônio Lídio. “A intenção é solucionar o problema rapidamente.”

Para receber os recursos, a escola deve ter declarado, no Censo Escolar de 2010, que não tem abastecimento de água potável. Além disso, deve ter sede em terreno público, unidade executora própria e atender até 50 estudantes. Estarão impedidas de receber os recursos em 2011 aquelas que já receberam em 2010.

A estimativa do MEC é levar água a todas as escolas do campo nos próximos anos.

Caixa anuncia que jogos da Mega-Sena podem ser feitos pela internet

A Caixa Econômica Federal iniciará hoje um processo de adaptação em ambiente virtual para que seus clientes possam fazer apostas lotéricas também pelo Internet Banking Caixa, revelou ontem o presidente da instituição, Jorge Hereda.

Inicialmente, o projeto piloto permitirá apostas online só para os jogos da Mega-Sena, mas a ideia é ampliar os canais de comercialização para todas as modalidades de loteria exploradas pela Caixa, que, atualmente, são vendidas exclusivamente pelas casas lotéricas.

Dedicada ao correntista pessoa física maior de 18 anos, a nova modalidade de aposta está limitada ao valor máximo de R$ 100 por dia. Mas a direção da Caixa pretende, em breve, atingir outros públicos de apostadores.

Para realizar as apostas pela internet, basta o cliente acessar o endereço eletrônico www.caixa.gov.br, clicar em loterias e escolher as dezenas na tela do próprio computador. Em seguida, o sistema gera uma aposta, que é imediatamente debitada da conta-corrente. O serviço estará disponível das 12h às 18h (horário de Brasília). Por enquanto, não há opção de jogo online para as opções 'surpresinha' e 'teimosinha'.


Prêmio de R$ 70 milhões da Mega-Sena vai para SP e PR

O prêmio do concurso 1.276 da Mega-Sena, sorteado nesta quarta-feira (20), em Franco da Rocha (SP), saiu para um bilhete de Limeira (SP) e São José dos Pinhais (PR). Cada apostador vai levar o prêmio de R$ 35.704.303,03.

Confira os números sorteados: 05 - 09 - 11 - 22 - 36 - 40

Nesse sorteio, 560 apostadores acertaram a quina e receberão R$ 10.159,62 cada um. Já a quadra será dividida entre 30.367 apostadores que ganharão R$ 267,64 cada. A Caixa Econômica Federal informou que o prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (23), será de R$ 2,5 milhões.



Giro Internacional

Russia: extraterrestre é encontrado 

O site de notícias belga "Vandaag" divulgou nesta terça-feira imagens do que seria, supostamente, o corpo de um alienígena morto. A criatura foi filmada na cidade de Irkutsk, localizada a 5,185 km de Moscou, na Rússia, e tem aparência e formato humanoide, com boca, membros, e olhos. veja o vídeo

Japão: Sobe para mais de 14 mil o número de mortos por tsunami

O mais recente balanço sobre o terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do Japão no dia 11 de março aponta que o número de mortos chegou a 14.027. Cerca de 84% das vítimas já foram identificadas. Outras 13.754 continuam desaparecidas. 


A província de Miyagi, a mais atingida, contabiliza 8.505 mortes, seguida de Iwate, com 4.047 vítimas e Fukushima, que soma 1.412. Ainda segundo o balanço mais recente, 136 mil pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para abrigos.

EUA: Obama faz campanha em visita ao Facebook


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu aos jovens que votaram nele nas eleições de 2008 que renovem seu apoio para reelegê-lo em 2012, durante uma visita à sede do Facebook, em Palo Alto (Califórnia).


Em uma sessão de perguntas de usuários da rede social, Obama enumerou as conquistas obtidas durante seu mandato, como a reforma do sistema de saúde e a nomeação de duas mulheres para o Supremo Tribunal.


O presidente disse aos jovens eleitores que precisa de sua ajuda para permanecer na Casa Branca e enfrentar desafios de alto nível, como o déficit e a dívida públicos.


"Não posso fazer isto só. A única maneira é com seu envolvimento, se continuam comprometidos", disse Obama, cujo nível de aprovação caiu abaixo de 50% em algumas pesquisas.


Obama anunciou na segunda-feira sua candidatura à reeleição em 2012 em sua conta no Facebook, onde tem 19 milhões de "amigos".



Casamento do príncipe William e Kate Middleton será transmitido pelo YouTube

A cerimônia do casamento do príncipe William com a jovem plebéia Kate Middleton será transmitida ao vivo pela internet, no canal oficial da família real no YouTube. (www. youtube.com/theroyalchannel)


O enlace será o primeira com transmissão online no Reino Unido.

O casamento mais esperado da década será realizado na manhã da próxima sexta-feira, 29 de abril – no Brasil, por volta das 5h da manhã(!!) – e deverá ser assistido por cerca de dois bilhões de pessoas no mundo.
A cerimônia também poderá ser acompanhada em um blog multimídia ao vivo, compilado por autoridades reais.
O Palácio de St. James, cujas autoridades representam os príncipes William e Harry, emitiu uma nota explicando outros detalhes da transmissão oficial.

“Funcionários da Clarence House (residência oficial do príncipe Charles) e do palácio de St. James irão publicar comentários em tempo real com informações históricas, links interessantes, fotos adicionais e imagens de vídeo, além de integrar um site no Twitter”, disse o palácio em comunicado.

A TRIBUNA DO NORTE vai fazer uma cobertura especial do casamento com vários posts especiais no blog ELAS durante a próxima semana. Aguardem!!



IFRN abre seleção para professor substituto em Natal; salário R$ 2.130,33


O Campus Natal-Central do IFRN selecionará professores substitutos para as disciplinas de Biologia, Construção de Estradas e Pavimentação, Eletricidade e Eletrônica, Eletrotécnica e Eletrônica e também para Sistemas de Controle de Processos e Automação de Sistemas Elétricos, totalizando cinco vagas.

Os candidatos devem inscrever-se no site http://professorsubstituto.ifrn.edu.br/ no período das 10h do dia 26 de abril às 20h do dia 3 de maio. Esta prevista para o dia 9 de maio a divulgação das datas, horários e locais de realização dos sorteios dos temas.

FIQUE SABENDO: Porque balançamos os braços ao caminhar


A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e revelou algo que há muito tempo intrigava os cientistas.


Por que balançamos os braços ao caminhar? Você já notou que a mão que vai à frente é oposta à perna que executa o passo?

Perguntas como estas intrigavam cientistas de todo o mundo há bastante tempo. Acreditava-se que o balanço dos braços era um resquício evolutivo de nossos antepassados quadrúpedes.

No entanto, cientistas da TU Delft (Universitade de Tecnologia de Delft) e da Universidade de Michigan realizaram uma pesquisa e descobriram o verdadeiro motivo do balanço de nossos braços enquanto andamos. Eles construíram um modelo mecânico para se ter uma idéia da dinâmica do movimento e contaram com o apoio de dez voluntários.

Aos voluntários foi pedido que caminhassem de um lado para o outro normalmente, depois com os braços presos ao corpo e, por fim, com os braços movimentando-se em sincronia com os passos de cada perna.

Os pesquisadores constataram que segurar os braços enquanto se caminha requer 12% a mais de gasto metabólico do que andar normalmente.

Quando se faz o movimento conhecido como antibalanço, no qual o braço que vai à frente é do mesmo lado que a perna que excuta o passo, é necessário 26% a mais de energia.

Com os resultados, os cientistas conluíram que o movimento dos braços contrabalança o movimento giratório do corpo durante a caminhada, além de suavizar o movimento e diminuir a necessidade de gasto energético.

“Longe de ser um resquício facultativo das necessidades locomotoras de nossos ancestrais quadrúpedes, o balanço dos braços é uma parte integral da economia energética do caminhar humano”, concluíram os pesquisadores.

Agricultor rouba trator e morre atropelado pelo próprio veículo no interior


Um acidente inusitado após o roubo de um trator no município de Apodi, região Oeste do Estado, na manhã desta quarta-feira deixou um agricultor morto. A vítima foi identificada apenas como  “Neguinho”. Segundo a polícia, “Neguinho” e um outro homem ainda não identificado estariam embriagados e furtaram o trator em um sítio na zona rural de Apodi, na noite da última terça-feira. Os dois seguiram no veículo em direção a BR-405, quando estavam subindo uma ladeira, “Neguinho” caiu para trás do trator quando o veículo desceu e o atropelou.
O outro homem abandonou o trator em uma fazenda, após bater em um ônibus escolar e fugir a pé. A polícia realiza diligências para localizá-lo.
Informações DN

Secretário esclarece morte de animais com suspeita de calazar em Alto do Rodrigues


O secretário de Saúde da cidade de Alto do Rodrigues se pronunciou sobre a matança de 26 cachorros suspeitos de contaminação com calazar. Pelo site oficial da prefeitura, o secretário Arnóbio Abreu destacou que o programa visa prevenir o surto da doença na cidade.

Segundo Arnóbio, a ação foi acompanhada por agentes de endemias e veterinários e aconteceu devido à preocupação com os vários registros de casos da doença na cidade de Alto do Rodrigues. "Nós avisamos à população durante a semana que os cachorros de rua seriam recolhidos e os donos tinham o prazo de 24 horas para buscá-los. A ação foi planejada pelo programa de erradicação de calazar", afirmou o secretário.

O programa teria levado em consideração a presença de sintomas da doença como emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, feridas nas orelhas, patas e focinho, perda de pelo no corpo e ao redor dos olhos, mas o comunicado não informa se foram realizados exames laboratoriais para a comprovação da doença.

Segundo informações repassadas pelo site, existem cerca de 2.400 cães na cidade. Dos 60 cachorros de rua levados pela carrocinha, 26 deles tiveram que ser sacrificados sob suspeita da doença. Ainda segundo informações do site todo, o processo foi acompanhado por agentes e veterinários. Os animais foram sedados para depois acontecer o procedimento. 
Fonte: O Mossoroense