domingo, setembro 11, 2011

Jornal Rational entrará no lugar do SBT Brasil para concorrer com o JN


Silvio Santos bateu o martelo, novamente, e decidiu colocar o Jornal Rational, apresentado pelo ancora Ratinho, no lugar do SBT Brasil (principal jornal da emissora), e modificar o horário para as 20hs para concorrer diretamente com o Jornal Nacional, apresentado por Willian Bonner e Fátima Bernardes. 

O Jornal Rational atualmente é exibido durante um quadro, no programa do Ratinho. Mas com a decisão do dono do SBT, Silvio Santos, o telejornal do Ratinho passará a ser exibido como o principal telejornal do SBT, ocupando o horário nobre e concorrendo diretamente com o jornalismo da Rede Globo. 

Ratinho achou estranho mas aprovou a ideia. “Silvio Santos está caducando, mas como ele é o dono, temos que obedecer, e apresentarei o jornal com o maior prazer”, disse Carlos Massa, o Ratinho. 

Do G17
Esta postagem não pode ser levado a sério.

sábado, setembro 10, 2011

GIRO PARABENIZA


As dedicatórias de feliz aniversário deste sábado do blog vai para o jovem Wendel e o pequeno Ericleiton, esse último filho da nossa querida leitora e amiga recém formada em pedagogia Jeane Cristina e Erinaldo. 

Aos dois o blog só deseja longa vida e muitas felicidades em sua vidas.

FELIZ ANIVERSÁRIO ! 

Lucrécia: Agricultor colhe macaxeira de 18 kg


A cidade de Lucrécia, localizada a 348 km de Natal, virou manchete com um fato inusitado. O agricultor Aldo Gerônimo da Silva colheu no último domingo(4), no quintal de sua residência, uma macaxeira  gigante, pesando 18 kg. O achado causou muita alegria ao agricultor e admiração da população. Muitos curiosos tem ido à residência do agricultor para ver de perto e contar de certo.

Fonte: Assis Silva

Sitio Novo: Prefeitura é condenada a pagar indenização por erro de agente de saúde


O município de Sítio Novo (RN) foi condenado a pagar indenização por danos morais, no valor de R$2.500,00, a uma cidadão cujos animais faleceram depois de terem recebido insulina ao invés da vacina contra raiva. Ele recorreu da decisão da Comarca de Tangará por achar que o valor a ser pago deveria ser maior (R$10 mil), já que foram quatro animais de estimação - dois gatos e dois cachorros.

Consta nos autos que em 10/09/2009, o cidadão recebeu em sua residência agentes de saúde de Sítio Novo, cujo objetivo era a vacinação contra a raiva dos animais do povoado. Sendo que após a vacinação de seus dois cachorros e de seus dois gatos, os animais de estimação começaram a passar mal, vomitando e tendo convulsões, vindo a óbito no mesmo dia, por volta das 23 horas.

Ainda de acordo com o processo, houve uma reunião entre os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e foi detectado o equívoco da vacinação, visto que, no lugar de vacina contra a raiva, foi aplicado insulina nos mencionados animais.

O município de Sítio Novo apresentou contestação afirmando a inexistência de comprovação de que foi aplicada insulina nos animais, bem como não restou demonstrado que eles vieram a falecer em virtude da citada vacinação, o que afastaria o nexo de causalidade em relação ao pedido indenização.

Após analisar o processo e a sentença proferida pela Comarca de Tangará, o desembargador Amaury Moura Sobrinho decidiu que observados os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, não assiste razão para majorar a quantia arbitrada. "Nestes termos, entendo que o valor do dano moral arbitrado em R$ 2.500,00, se apresenta na esfera da razoabilidade, coadunando-se às peculiaridades do caso concreto e se mostrando razoável, devendo ser rechaçada a tese abarcada nas razões do apelo quanto ao pedido de majoração da referida quantia, evitando-se, como já dito, o enriquecimento ilícito", relatou o Desembargador.

* Fonte: TJ/RN

Natal: Mãe pariu em vaso sanitário no pronto socorro


Tá no blog da jornalista Eliana Lima(Abelinha.com) da Tribuna do Norte.

Aconteceu no pronto-socorro do bairro de Cidade Satélite.

Uma senhora chegou à unidade se queixando de dor abdominal e pediu que a medicassem com Buscopan (para alívio rápido e prolongado de cólicas, dores e desconforto abdominal).
Assim foi feito. Passaram-se uns minutos, ela pediu para ir ao banheiro.

De lá saiu para ir embora. Foi abordada pela enfermeira se já estava tudo bem, ela disse que sim, que fora só indisposição. Intrigada, a enfermeira foi ao banheiro e quando olhou para o vaso sanitário estava um bebê ainda dentro da placenta, com 28 semanas (seis meses). 

Ao procurar a mulher, o lugar mais vazio. Imediatamente a enfermeira acionou o Samu.

São G. do Amarante: TAC prevê melhorias em empreendimento agropecuário


O Termo de Ajustamento visa à melhoria no empreendimento e a obediência as normas vigentes para o comércio de produtos agropecuários. Dentre as solicitações, estão: pintura de algumas paredes da área de produção, haja vista encontradas algumas sem acabamento que podem danificar a qualidade do produto; instalação de portas automáticas nos banheiros; providenciar instalações elétricas embutidas; criar programas de exames médicos e acompanhamento profissional; higienização das instalações e o transporte dos produtos em acordo com as temperaturas especificadas no rótulo. 

Todas essas providências e as demais solicitadas no Termo de Ajustamento de Conduta têm o prazo de seis meses para serem colocadas em práticas pelos responsáveis da empresa. Após o término do prazo de seis meses, deve ser enviado dentre dez dias um relatório com as medidas tomadas a Promotoria de Justiça de São Gonçalo do Amarante.

Umarizal: Promotoria quer saber se ainda há vagas no cemitério


Para verificar a capacidade do cemitério de Umarizal e possibilitar que o problema de lotação seja sanado, a Promotoria de Justiça da Comarca de Umarizal resolveu instaurar o Inquérito Civil Público nº 16/2011. O Ministério Público tem a pretensão de fomentar a adoção de medidas por parte poder público diante desta questão. No último dia 28 de agosto, uma moradora do município faleceu e, até o dia posterior, o local do enterro ainda não tinha sido disponibilizado pelo poder público, já que não havia espaço.

O Prefeito de Umarizal terá de fornecer informações para a Promotoria de Justiça sobre a capacidade total do cemitério existente na cidade, bem como se há covas disponíveis para sepultamento e a relação de funcionários que exercem atribuições no cemitério. O MP quer saber também se houve atraso no sepultamento da moradora.

Serrinha dos Pintos: MP sugere reajuste de prazos do concurso público


A Promotoria de Justiça da Comarca de Martins, Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, e o município de Serrinha dos Pintos/RN, representado por Francisco das Chagas Freitas, prefeito do município, firmam Termo Aditivo do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, feito em 5 de abril de 2011. A finalidade é reajustar os prazos fixados anteriormente no Termo de Ajustamento de conduta.
 
O Termo de Conduta foi fechado, no âmbito do Inquérito Civil 9/2011, para regularizar a situação dos cargos de servidores públicos municipais e para realizar concurso público no município. Por meio do Inquérito, o MPE ficou responsável pelo acompanhamento das etapas da realização do concurso público para servidores municipais em Serrinha dos Pintos.
 
O Termo Aditivo inclui cláusulas que asseguram o comprometimento do município em inaugurar, no prazo de 20 dias, a contar do dia 30 de agosto, o processo de licitação para contrato do responsável pela realização do concurso público para provimento dos cargos públicos do Município.
 
O município deverá, também, concluir o procedimento licitatório para contratação da empresa responsável pela organização do concurso público no prazo de 90 dias. Como também, a conclusão do concurso público deverá ocorrer no prazo máximo de quatro meses, a contar da data da contratação da empresa responsável pela organização.
 
Caso a prefeitura não atenda de maneira injustificada as obrigações e os prazos constantes no Termo Aditivo assumidas pela prefeitura de Serrinha dos Pintos, haverá imposição de multa diária pessoal no valor de R$ 500,00, por cada cláusula descumprida, sendo cobrada do patrimônio particular do Prefeito Municipal.

Também será cobrada multa diária no valor de R$1.000,00, por cada cláusula descumprida, ao Município de Antônio Martins, revertidos para conta específica do Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Jardim de Piranhas: MP pede o fim da propaganda política antecipada


O Ministério Publico recomendou aos partidos políticos e futuros candidatos à cargos públicos do município de Jardim de Piranhas, que se abstenham de veicular qualquer tipo de propaganda política antecipada. A recomendação vale ainda para a rádio comunitária do município e para os promotores de eventos, que devem orientar os artistas contratados a não citar nomes de futuros candidatos e evitar referências elogiosas.  

Segundo a Promotora de Justiça, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim, o Ministério Público Eleitoral tomou conhecimento de que pré-candidatos do município, há mais de um ano da eleição, vêm se comportando de forma a antecipar o lançamento da sua candidatura.

Ainda segundo a Promotora de Justiça, a imprensa local já divulga nomes de possíveis pré-candidatos nas próximas eleições, associando inclusive seus nomes a festas populares realizadas no município. “Com a proximidade dos festejos alusivos à Padroeira do município, momento em que há grande concentração de pessoas, é preciso que se evite tais condutas”, disse. 

O Código Eleitoral Brasileiro prevê pena de detenção de seis meses a um ano, cassação do registro de candidatura ou aplicação de multa que varia de  R$ 5 mil a R$ 25 mil reais, para aqueles que forem flagrados promovendo algum tipo de propaganda polícia antecipada.

Clique AQUI e veja a recomendação

Justiça determina destruição de máquinas caça-níqueis


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte anunciou na tarde desta sexta-feira (9) a determinação da destruição imediata de mais de 700 máquinas caça-níqueis apreendidas pela Polícia em todo o Estado. 

Para o juiz corregedor auxiliar, Paulo Maia, o armazenamento da máquinas é oneroso para o estado por causa do local onde elas ficam guardadas. Pensando nisso, foi marcada uma perícia para a próxima segunda-feira (12), a ser realizada pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) no depósito judicial da Comarca de Natal.

De acordo com informações do Tribunal de Justiça, as partes eletrônicas (HD's, placas e monitores), poderão ser doadas para instituições públicas para fins de reaproveitamento.

Currais Novos: Vereadores aprovam 11 vagas para a câmara em 2012


A câmara municipal de Currais Novos aprovou em primeira votação nesta quinta-feira Emenda a Lei Orgânica do Município que aumenta de 09 para 11 o número de vereadores para o município a partir de 2012.

O vereador Odon Junior votou contra a Emenda, por achar que com 13 vereadores, a sociedade curraisnovense ficaria mais bem representada.

Já o vereador Moreira se absteve de votar, justificando que no passado entrou na Justiça buscando o aumento para 13 vagas, o que lhe beneficiaria, “agora não poderia ter outra posição”.

Silvano Araújo também se absteve de votar. Ela votaria a favor se a Emenda fosse para 13 vagas.

Os vereadores que votaram a favor da Emenda justificaram entre outras coisas, que com 09 ou 13 vereadores, a população de Currais Novos está representada. “A população de quatro em quatro anos é quem coloca ou tira o vereador da câmara municipal”.

Atenção Vaquerama de Sitio Novo e Região: hoje tem Bolão de Vaquejada no Parque Rocha e Filho.

SENHAS E CAMISAS ESTÃO SENDO VENDIDAS DA LOJA LÍVIA PRESENTES NA RUA JOSÉ FERREIRA LIMA AO LADO DA PREFEITURA MUNICIPAL.

Plantão de Noticias do Governo

Professor receberá aumento salarial em setembro
Rosalba voltou a fazer apelo aos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para que retornem às salas de aula.
A I Semana de Reabilitação de Urgência e Emergência na Área do Trauma será realizada no período de 12 a 15 de setembro.
A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o edital já está pronto e que, a partir do seu lançamento, no dia 30, o passo seguinte será a execução do projeto.
O Hemocentro pode ser encontrado no Twitter (@hemocentrorn e @clube25natal), Facebook (Hemonorte Doe Sangue), Orkut (clube25natal), e no site www.hemonorte.rn.gov.br.
Os municípios que se destacarem na redução da mortalidade materna e infantil receberão prêmios.
Rosalba informou que o Governo do Estado pretende investir mais na área do campo e citou como exemplo de ação direta nesse sentido o programa “RN Maior”, cuja atividade será marcada pelo combate à miséria.
De janeiro até agora, a administração da governadora Rosalba Ciarlini já beneficiou diretamente 287 famílias, investindo R$ 3 milhões na aquisição de terras e de mais R$ 6,5 milhões na garantia de infraestrutura no campo.
A atual elaboração da proposta do orçamento será concluída brevemente, obedecendo aos prazos legais para ser encaminhado à Assembléia Legislativa onde será debatido e submetido à aprovação.
A 7ª Conferência Estadual de Saúde será realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções de Natal.
Mostra será das 8h30 às 17h, na Folha das Artes.
A solenidade, voltada à Comunidade Científica, acontecerá no auditório da Governadoria, a partir das 10h.
O dia de campo será realizado na Fazenda Pitombeira e destinado aos pequenos e médios criadores da região.
As próximas ações serão realizadas nesta sexta (9), na cidade de São Francisco do Oeste, e no sábado (10) nas cidades de Natal e São Gonçalo do Amarante.
Turmas de Natal e Mossoró participam dos cursos, que têm como objetivo buscar a qualificação profissional e aperfeiçoar a atuação nas ações de segurança.


RN é 2º estado em projetos voltados à superação da miséria

O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar na concorrência pública para a seleção de projetos de desenvolvimento sustentável promovida pela Secretaria Nacional de Economia Solidária. 


Os projetos inscritos garantiram ao Estado, a nota de 96 pontos – numa escala de zero a 100 –, superando estados maiores e ficando atrás apenas de Minas Gerais, que obteve a primeira colocação, com 98 pontos. 



A seleção inclui projetos que permitam a execução de ações municipais integradas de economia solidária como estratégia de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável visando a superação da extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias. 



Em torno de R$ 2 milhões serão destinados ao Rio Grande do Norte para a execução do plano de trabalho do estado."A pontuação obtida pelo Estado do Rio Grande do Norte na concorrência pública demonstra que o nosso projeto caminha para essa integração", ressalta o secretário Luiz Eduardo Carneiro, da Sethas. 



O secretário relatou ainda que essa foi uma seleção técnica criteriosa, com aprovação do Conselho Nacional de Economia Solidária.

FPM cai 26% em setembro e 38 municípios do RN ficam com saldo zero


Setembro negro para os municípios. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de recursos de boa parte das cidades do Rio Grande do Norte, terá este mês queda de 26% em relação a agosto. A previsão inicial era de queda de 15%.

O resultado disso é que pelo menos 38 prefeituras , segundo levantamento feito pela FEMURN, amanheceram hoje com saldo zero nas contas de FPM após a dedução da contribuição para o INSS. E o que é mais preocupante: no próximo dia 20, muitos dos municípios que tiveram a conta zerada hoje deverão ter de novo saldo zero. Detalhe: no dia 20, as Prefeituras são obrigadas, por lei, a efetuar o repasse do duodécimo para manutenção das Câmaras Municipais.

Vejam quais são os 38 municípios que ficaram saldo zero após o repasse do FPM neste dia 10:

Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Boa Saúde, Brejinho, Campo Grande, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Goianinha, Dix-sept Rosado, Grossos, Ielmo Marinho, Jardim do Seridó, João Câmara, Jucurutu, Luiz Gomes, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Parelhas, Parnamirim, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Rui Barbosa, Santo Antônio, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Umarizal e Upanema.

Justiça mantém bloqueio de quase R$ 14 mi do Governo do Estado


A decisão é do Desembargador Vivaldo Pinheiro, para quem “compactuar com a omissão do Estado, postergando o direito à vida e à saúde dos pacientes, que estão tendo o seu estado de saúde agravado diuturnamente, por falta de medicamentos, é reconhecer que as decisões judiciais em desfavor da Fazenda Pública não têm efetividade real”.

O magistrado manteve o bloqueio entendendo ainda que “até mesmo porque o alto custo de tais medicamentos deve-se ao fato de serem voltados ao enfrentamento de doenças graves, muitas delas degenerativas, e que necessitam de longos períodos de tratamento, como, por exemplo, a doença de parkinson, dentre outras elencadas pela Portaria nº 2.577/2006 do Ministério da Saúde”.

Rapidinhas


CMN: Embora já tenha colocado no ar um novo site desde o semestre passado, o Portal da Transparência da Câmara continua apenas no “link”, já que não há qualquer informação sobre verba de gabinete, gastos, receitas e destino do dinheiro que é repassado mensalmente para o Legislativo da capital potiguar.

DETRAN: O Detran-RN informa que, em virtude da manutenção corretiva que a Cosern vai realizar neste sábado (10) na rede elétrica em sua sede, as unidades do órgão situadas nas Centrais do Cidadão da capital e interior do Estado não irão funcionar nesse dia. Isso porque as unidades das Centrais são interligadas ao sistema, que vai ser desligado  durante o serviço.

MP: O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou ontem junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Ação Direta de Inconstitucionalidade contra Lei Municipal n° 4.968/98, a qual proíbe a instalação de postos de combustíveis em supermercados e hipermercados de Natal. A ADI foi ajuizada pela Procuradora Geral de Justiça Adjunta, Mildred Medeiros de Lucena, nesta sexta-feira, há pouco mais de uma semana dos vereadores de Natal derrubarem em segunda votação projeto de lei que instituiria nova disciplina da matéria.

CEI: Foram analisados na reunião da CEI os contratos celebrados entre a empresa ITCI e Secretaria Municipal de Saúde, os contratos de aluguéis do Novotel e do prédio que funciona a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e os contratos de locação de serviços e equipamento contratados pela Secretaria Municipal de Defesa Social, além do convênio que envolveu o Instituto Ary Carvalho e a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

GNV: O Gás Natural Veicular (GNV), foi encontrado por R$ 1,30 em São Paulo, R$ 1,52 no Mato Grosso e por R$ 1,61 no Rio de Janeiro. Na Paraíba, o produto estava sendo comercializado por R$ 1,78. O valor mais caro foi constatado no Rio Grande do Norte, R$ 1,95, seguido por Espírito Santo, R$ 1,85, e Ceará, R$ 1,84.

NATAL: O ex-jogador e deputado federal Romário, do PSB/RJ, desembarcou na manhã desta sexta-feira, 09, em Natal. Ele deve aproveitar o final de semana na capital, onde tem um grupo de amigos, dentre eles empresários e políticos.

CORREIOS: A direção do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio Grande do Norte-SINTECT/RN, que representa cerca 1.400 trabalhadores, no estado do Rio Grande do Norte, publicou comunicado a população potiguar esclarecendo que, caso a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos não apresente uma contra proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que contemple a categoria, será deflagrada uma greve por tempo indeterminado à partir da 0h do dia 14 de setembro.

PRODUÇÃO: A produção de feijão terá uma queda de 10,8% no Rio Grande do Norte, devido ao excesso de chuvas. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, as fortes precipitações ocorridas no estado prejudicaram o cultivo do grão. A produção de feijão, considerando as três safras, está avaliada em 3.624.623 toneladas, 1,9% inferior à informação de julho e assim distribuída: 1.955.843 toneladas da 1ª safra (54,0%), 1.233.339 toneladas da 2ª safra (34,0%) e 435.441 toneladas da 3ª safra (12,0%).

GREVE: Os agentes penitenciários podem entrar em greve a partir da próxima semana, caso o Governo do Estado não atenda as reivindicações da categoria. Os agentes realizarão uma paralisação de advertência durante este final de semana, e vão discutir o indicativo de greve na segunda-feira (12). Se o Estado não sinalizar nenhuma proposta, a paralisação começa na quarta-feira (14).

OBRAS: O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, realiza nesta segunda-feira (12), às 15h, uma visita técnica às obras para a construção do complexo Arena das Dunas. Durante a visita, o secretário irá apresentar os detalhes do desenvolvimento do projeto à imprensa natalense, com o objetivo de esclarecer todas as questões relativas ao trabalho do Governo do Estado na preparação para a Copa do Mundo FIFA 2014.

Triunfo Potiguar: Acusado de estuprar adolescente é preso


Policiais Civis da 7ª Delegacia Regional de Jucurutu prenderam quinta-feira (8), no município de Triunfo Potiguar, um homem acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 14 anos no sábado (3).

De acordo com o delegado Getúlio Medeiros, responsável pelas investigações, a vítima estava indo encontrar com algumas amigas no campo de futebol quando foi chamada pelo acusado a ir até a casa dele sob o pretexto de entregar uma encomenda ao pai dela. A adolescente acompanhou o acusado até a calçada da residência dele, onde ele aplicou um spray ardiloso nos olhos dela e a puxou pelos cabelos para dentro da casa. Lá, ele a abusou sexualmente. 

Ainda segundo o delegado, Wilian Clemente de Oliveira cometeu o crime em outras três oportunidades e a mantia sob a ameaça de matar seus pais caso ele o denunciasse. Semana passada, a mãe da adolescente percebeu o comportamento estranho da filha e ao questioná-la, a menina contou o ocorrido.

De imediato, os país da menina informaram a polícia, que passou a investigar o crime. A adolescente foi submetida a exames no Intituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), e após conprovado os abusos, o juíz da comarca de Campo Grande expediu o mandado de prisão preventiva do acusado.

Preso, Wilian afirmou ter cometido os abusos por vingança ao pai da vítima que, segundo ele, havia o difamado com o intuito de que ele não fosse aceito na Associação da Comunidade Rural da cidade. Além dos estupros, ele é acusado de ter realizados vários furtos nas cidade de Triunfo Potiguar, Jucurutu e Campo Grande. E com ele, foram apreendidos vários objetos roubados.

Potiguar é eleito presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia


O cirurgião potiguar Marco Rey de Faria assumiu na última quarta-feira (7) a gestão 2011-2013 do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 


Marco Rey é oftalmologista e diretor da Prontoclínica de Olhos de Natal. Essa é a segunda vez que um médico nordestino assume a presidência da entidade.

No Dia Internacional contra o Analfabetismo, Fátima defende mais recursos para a educação

Num mundo totalmente interconectado, em que trilhões de palavras circulam diariamente pela internet, ainda há 793 milhões de pessoas que não conseguem ler palavras singelas como casa. No Brasil são 14 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que não sabem ler, escrever e fazer contas simples.

É quase 10% da nossa população que não teve direito ao ensino e que ainda continua analfabeta. Para acabarmos com essa vergonha, temos de ter 10% do PIB (Produto Interno Bruto) investidos em educação, defendeu a deputada Fátima Bezerra, em entrevista hoje (8/9) à Rádio Câmara, em matéria sobre o Dia Internacional contra o Analfabetismo, estabelecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

Ela lembrou que o fracasso do PNE em vigor se deve à falta de financiamento, já que na época da sanção da lei, o então presidente Fernando Henrique Cardoso vetou o artigo que propunha o investimento de 7% do PIB em educação, percentual que está sendo proposto hoje pelo governo federal. “Para que o mesmo erro não ocorra, temos de garantir, agora, 10% para a educação. Só dessa forma o novo PNE não se transformará em outra bela carta de intenções, argumentou Fátima Bezerra.

UFRN abre pré-inscrições para professores que desejam cursar licenciatura à distânciac


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS, abriu as pré-inscrições para os professores em exercício da rede pública de Educação Básica que desejam cursar uma Licenciatura na modalidade a distância no primeiro semestre de 2012.

Para se inscrever, os candidatos devem se cadastrar na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br) até o dia 18 de setembro. São 1.500 vagas disponíveis nas Licenciaturas em Letras (Português), Pedagogia, Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física e Geografia.

sexta-feira, setembro 09, 2011

BNDES aprova R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas


O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas, em Natal, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os recursos equivalem a 75% do valor total do projeto, de acordo com teto estabelecido pelo programa BNDES ProCopa Arenas, no âmbito do qual a operação foi aprovada.

A colaboração financeira reembolsável destina-se à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A (ADCE), controlada pelo grupo OAS. A SPE será responsável por construir e operar o equipamento por um prazo de 20 anos, de acordo com o modelo de concessão administrativa definido pelo governo do Estado.

A Arena das Dunas será erguida no lugar dos atuais Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão) e Ginásio Humberto Nesi (Machadinho), que serão demolidos. Prevista para estar concluída em dezembro de 2013, a nova Arena terá 32 mil assentos permanentes. A eles serão acrescidos, durante a Copa do Mundo, 10 mil assentos temporários, para que seja atendida a exigência mínima da FIFA, de 40 mil lugares. A estrutura temporária será de responsabilidade do Governo Estadual.

Aquicultores do RN inovam com rastreamento de tilápias


Assim como já acontece com a carne bovina e as frutas tropicais, a tilápia produzida no Rio Grande do Norte trará aos consumidores informações sobre origem, fabricante e elos da cadeia do produto. Todas as sete toneladas deste peixe que a Associação de Aquicultores do Apodi (Aquapo) produz mensalmente terão sistema de rastreamento, com dados precisos sobre a qualidade e a procedência do alimento. Atualmente, toda a produção da entidade é direcionada para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que adquiriu 32 toneladas este ano.



A associação faz parte do programa da Incubadora do Agronegócio de Mossoró, implantado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A iniciativa é pioneira na área e está sendo viabilizada por meio do Sistema Brasi leiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), programa de computador que dá apoio à aquicultura.

Por intermédio do software, o produtor pode inserir todas as informações referentes ao cultivo e captura do pescado e o acesso às informações é feito online, pela internet. O cadastro da Aquapo no sistema está sendo intermediado pela incubadora, criada em outubro de 2007 e que atende 19 empresas.

O software foi desenvolvido pela Aquabio Aquicultura, empresa atendida pelo programa SebraeTec, voltado para micro e pequenas empresas que buscam ferramentas na área de inovação e tecnologia. "O Sibrap organiza informações como quem é o produtor ou pescador, espécie, procedência do pescado, tipo e método de cultivo, insumos e medicamentos utilizados", explica o diretor da Aquabio Aquicultura, Francisco Pedro Guilherme Neto, informando que o software já tem registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

TSE deve julgar criação de quatro partidos para eleição de 2012


Quatro novos partidos aguardam julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 7 de outubro para disputarem a eleição de 2012 - a lei que determina que, para participar da eleição, o candidato deve estar filiado na legenda, no mínimo, um ano antes do dia da votação. Se todos forem aprovados, o Brasil passará a ter 31 partidos políticos oficialmente registrados. 

Tentam o aval do TSE o Partido Social Democrático (PSD), articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM); o Partido Pátria Livre (PPL), formado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro, grupo que participou do sequestro do embaixador norte-americano no Brasil Charles Burke Elbrick, durante a Ditadura Militar; o Partido dos Servidores Públicos e da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB), formado inicialmente por funcionários públicos de Goiás (GO); e o Partido Democrático da Vida Social (PDVS), criado no Rio de Janeiro.  

Os quatro partidos ingressaram com lista assinada por, no mínimo, 492 mil eleitores a favor da criação do partido. O número, que representa 0,5% do total de eleitores do país, é o mínimo exigido pela legislação para formar uma legenda e precisa estar dividido entre nove Estados.


 Da Agência O Globo 

Sitio Novo: Políticos entregam premiações aos vencedores das competições da VII Semana Cívica de Arte e Cultura

Após o fim do desfile cívico autoridades, lideranças e políticos sitionovenses realizaram a entrega das premiações aos vencedores das competições esportivas realizadas todos os anos durante toda semana cívica que começa no dia primeiro e se encerra com o tradicional desfile de 7 de Setembro.  

VENCEDORES DA CORRIDA DE CANOAS

VENCEDORES DA CORRIDA DE PEDESTRE NA CATEGORIA  ATLETAS DA CASA


VENCEDORES DA CORRIDA DE PEDESTRE NA CATEGORIA VISITANTES

José da Penha: Adolescente dispara tiro acidental e mata irmão


Uma brincadeira com um revólver calibre 38 vitimou um adolescente de 13 anos, em um sítio na zona rural do município de José da Penha distante 416 km de Natal, na manhã desta quinta-feira. O irmão da vítima de 14 anos disparou um tiro acidentalmente que atingiu a região do tórax.

O adolescente chegou a ser socorrido para o Hospital de José da Penha, mas não resistiu e morreu antes mesmo de dar entrada no hospital. De acordo com as informações da polícia, os adolescentes estavam no sítio de um tio que guardava um revólver sobre o guarda-roupa.

O adolescente pegou o revólver e teria ido mostrar ao irmão quando sem saber manusear efetuou o disparo. No momento do disparo, o tio não estava em casa. A polícia apreendeu a arma do crime e o adolescente.

Fonte: DN Online

Tomba pede instalação de clínica de hemodiálise para Currais Novos


O deputado Tomba de Farias (PSB) encaminhou requerimento ao governo do estado, nesta terça-feira (06), solicitando a instalação de uma clínica de hemodiálise na cidade de Currais Novos. Em sua justificativa, ele disse que a locomoção dos pacientes para Natal aumenta o desgaste com os efeitos advindos com o tratamento. Para Tomba, essa unidade também serviria para o atendimento de Santa Cruz e região.



Rapidinhas

Sejuc inaugura berçário na Penitenciária João Chaves
Foi inaugurado o berçário do Complexo Penal Dr João Chaves - Pavilhão Feminino, nesta quinta-feira (8), pela Secretaria de Estado de Justiça e da Cidadania (Sejuc). A nova instalação garante um espaço apropriado para atender as necessidades das presas gestantes, mães e dos bebês, de até seis meses.

Audiência Pública vai discutir direitos das pessoas com deficiência
As políticas públicas e a cidadania para pessoas com deficiência serão debatidas na próxima segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Márcia Maia (PSB). O encontro tem por objetivo garantir a construção de mecanismos de inclusão da pessoa com deficiência no Estado.Márcia apresentou dados de que o RN tem cerca de 17% das pessoas portadoras de necessidades especiais do país. O Estado é o segundo em número de pessoas com deficiência, atrás apenas da Paraíba. Os números são do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deputado George Soares propões o Dia do Vaqueiro
De acordo com George, a iniciativa é uma homenagem a esses homens que merecem um reconhecimento pela bravura e por praticar um dos esportes mais tradicionais do estado. A escolha da data proposta para ser comemorado todo dia 18 de junho é uma homenagem especial ao vaqueiro Helio Santiago Lopes Júnior que faleceu, neste dia, nos festejos juninos do São João em Assú.

CMN aprova o projeto de lei que institui a Política Municipal do Livro
A Câmara Municipal de Natal aprovou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 100/2010 de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB) que dispõe sobre a instituição da Política Municipal do Livro. A propositura da vereadora segue agora para sanção do Executivo. De acordo com Júlia Arruda, "o projeto visa formar uma sociedade leitora através da dinamização do acesso ao livro. Além disso, busca fomentar a pesquisa social e científica, conservar o patrimônio cultural do município e principalmente melhorar a qualidade de vida e o estímulo à produção literária", defendeu a parlamentar. O projeto ainda institui o dia e a semana alusiva ao livro.

Polícia vai investigar furto de hidrômetros na Zona Norte de Natal
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está tomando providências para resolver dois problemas na Zona Norte de Natal: o furto de hidrômetros e a ação de pessoas inescrupulosas, que tentam executar serviços de ligação de ramais cortados mediante o pagamento indevido. A Caern e os próprios usuários já detectaram alguns desses indivíduos e encaminharam o caso à polícia, informa o gerente da Regional Natal Norte (RNN), Ricardo César Marinho.

Natal sedia seletiva para mundial de Jiu-Jitsu em Abu Dhabi
Nos dias 17 e 18 de setembro, Natal receberá os melhores lutadores de jiu-jitsu do Brasil para a seletiva do campeonato mundial dda modalidade em Abu Dhabi, que ocorre entre os dias 13 e 15 de abril de 2012, nos Emirados Árabes. A disputa na capital potiguar terá a participação de aproximadamente 400 atletas de todo o Brasil, disputando a premiação total de US$ 50 mil, além do "Free Pass", que é corresponde aos custos da passagem de ida e volta, visto, estadia e alimentação em Abu Dhabi. As inscrições continuam abertas até amanhã (9), através do site www.worldpronatal.com. As inscrições para as categorias adulto e sênior custam R$ 150, e para os jovens é de R$ 120.


Prazo final para municípios questionarem dados do IBGE se aproxima
Termina em 20 de setembro o prazo para que os Municípios apresentem reclamações em relação aos dados da estimativa da população de 2011 publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 31 de agosto.



Hospital Walfredo Gurgel terá mais 14 leitos de terapia intensiva


As recentes contratações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já têm destino certo para ocupação. Os novos contratos vão suprir a demanda que surgirá no Hospital Walfredo Gurgel (HWG) com a abertura de 14 novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva.


A ampliação havia sido adiantada pelo Nominuto já no fim do mês de julho, quando, em entrevista ao portal, o secretário de saúde Domício Arruda descreveu as intenções de trabalho para este segundo semestre de 2011.

Só com os novos contratos confirmados, a Sesap anunciou oficialmente a ampliação da UTI do Walfredo. Os novos leitos a serem abertos será divididos da seguinte forma: 10 leitos deverão ser usados para tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e mais 4 para semi intensivo, atendendo a critérios que estabelecem a quantidade de médicos e de enfermeiros. 

A abertura dos 14 novos leitos de unidade intensiva foi recebida com entusiasmo pela atual gestão do hospital. “Esses leitos vão trazer mais conforto para os pacientes e melhorar a assistência no hospital”, afirmou o diretor geral do hospital, Mozar Dias.

De acordo com o que normatiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada hospital de urgência deve, dentro de seu quadro total de leitos, ofertar de 6% a 8% para Tratamento Intensivo. Já segundo o Ministério da Saúde (MS),esse percentual deve ser de 10%. Atualmente, o Hospital Walfredo Gurgel ultrapassa ambas as recomendações, dos 250 leitos que possui, 31 são de UTI, chegando a 12,4%.

MPF/RN quer garantir qualidade da polpa de fruta no RN


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), em atuação conjunta com o Ministério Público Estadual, recomendou às prefeituras dos municípios potiguares e a diversos órgãos públicos (ver lista abaixo) que adotem providências necessárias para adquirir somente polpas de frutas em situação regular, com o devido registro no Ministério da Agricultura. No total, foram enviadas 182 recomendações, com o objetivo de garantir a qualidade das polpas de frutas comercializadas no RN, inclusive as destinadas à merenda escolar, à execução do Programa Fome Zero e as oferecidas em restaurantes populares.

As recomendações têm como base investigações em curso no âmbito do MPF/RN, que apuram a qualidade das polpas de frutas comercializadas no estado. Segundo as investigações, vários órgãos públicos estariam adquirindo polpas de frutas de fornecedores desprovidos de registro no Ministério da Agricultura. O registro é obrigatório tanto para a produção quanto para o comércio de bebidas, como é o caso da polpa de fruta, conforme determina o artigo 1º da Lei nº 8.918/94.

"Os produtos não registrados não são submetidos a qualquer tipo de controle por parte do órgão competente, não havendo garantia de que atendem a condições mínimas de consumo", alerta a procuradora da República Caroline Maciel da Costa, que assina as recomendações. "Dessa forma, a polpa de fruta não registrada está mais sujeita a apresentar problemas de falsificação, corrupção ou adulteração", acrescenta a procuradora.

As recomendações também advertem que distribuir ou entregar a consumo substância alimentícia ou produto falsificado, corrompido ou adulterado é crime punido com reclusão, de quatro a oito anos. Em tais casos, sendo elas entregues para consumo, ainda que em órgãos públicos, o administrador também responde pelo referido crime.

Parte dos documentos encaminhados também foram assinados conjuntamente pelo promotor de justiça José Augusto Peres. As recomendações enviadas a municípios integrantes da atuação do MPF em Caicó receberam, ainda, a assinatura da procuradora da República Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais.

Os destinatários abaixo listados terão o prazo de dez dias, a contar do recebimento da recomendação, para informar sobre o acatamento das medidas recomendadas.

* Prefeituras de todos os municípios potiguares
* Secretarias Municipais de Educação
* Secretaria Municipal de Saúde de Natal
* Secretaria Estadual de Saúde do RN
* Superintendência da Conab/RN
* Diretoria da Emater
* Secretaria do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas (que administra Restaurantes Populares)
* Comando do 3º Distrito Naval
* 2º Comando Aéreo do Nordeste (Comar)
* Comando Militar do Nordeste (CMNE)
* Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol)
* Hospital de Pediatria (Hosped)
* Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC)
* Hospital Universitário Ana Bezerra (Nova Cruz/RN)

Com informações do MPF-RN

Bactéria pode ser um novo remédio contra a depressão


O HypeScience, site que apresenta conteúdo científico voltado para a saúde e outras áreas de estudo, trouxe um artigo que mostrou definitivamente que as bactérias probióticas fazem um bem muito grande à nossa saúde. Segundo a matéria, cientistas descobriram recentemente uma ligação entre estas bactérias e a depressão no cérebro de ratos.

A descoberta pode motivar o desenvolvimento de novas maneiras de controlar a depressão, a ansiedade e outros distúrbios psicológicos. Apesar dos ratos servirem bem como modelos para a compreensão de aspectos do cérebro humano, os pesquisadores lembram que os resultados precisam ser replicados antes de qualquer sentença definitiva a respeito.

Entretanto, o resultado é importante porque dá força aos indícios de que as bactérias presentes no nosso intestino estão diretamente ligadas ao nosso bom humor, mantendo uma ligação com o funcionamento do nosso cérebro. A suspeita se fortalece cada vez mais, já que muitos dos distúrbios intestinais podem estar ligados ao estresse ou a transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão.

Não perca essa super promoção inspirada em você !!!