quinta-feira, dezembro 24, 2009

FELIZ NATAL

NESSE MOMENTO DE PAZ, ONDE TODAS AS PESSOAS SE ABRAÇAM SE ENTENDEM, SE CUMPRIMENTAM E BUSCAM POR NOVOS SONHOS, PARA TENTAR DESCOBRIR A RAZÃO DE SER FELIZ DE VERDADE.

QUERO DESEJAR A TODOS OS LEITORES, QUE OS SEUS PASSOS NUNCA ESTEJAM SÓS; ESTEJAM SEMPRE AMPARADOS PELOS ANJOS QUE TÊM A MISSÃO DE CAMINHAR COM VOCÊ SEGURANDO FIRME EM SUAS MÃOS, PARA QUE OS SEUS PÉS NUNCA VENHAM A TROPEÇAR NO MEIO DO CAMINHO.

QUE NESTE NATAL VOCÊ POSSA SENTIR A PRESENÇA DE DEUS, DA PAZ, DO AMOR E DO PERDÃO.

FELIZ NATAL, NA PAZ DE DEUS, QUE SEMPRE PODE TODAS AS COISAS; POIS, PARA O SENHOR NADA É IMPOSSÍVEL.



Wilma e Iberê se confraternizam com secretários e auxiliares do Governo do Estado

A governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza foram os principais atores políticos na noite desta quarta-feira (23), quando aconteceu jantar de confraternização dos secretários e auxiliares do Governo do Estado. A confraternização foi no Olimpo Recepções.


Na próxima segunda-feira (28), a governadora Wilma de Faria recebe autoridades e a população em geral para os tradicionais cumprimentos de final de ano no Teatro Alberto Maranhão em Natal. A solenidade terá início às 16h e será aberta a qualquer cidadão que deseje cumprimentar a governadora. Blog do Marcos Dantas

Rogério Marinho

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), fazendo uma análise sobre a falta de apoio da deputada federal Fátima Bezerra (PT) à candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) a sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB), disse hoje, 24, durante entrevista na FM95, 9, que via essa questão de forma confortável. Rogério, que tinha a promessa do PSB de ser o candidato do sistema governista à sucessão de Carlos Eduardo, foi atropelado por ele e pelo partido, que preferiram embarcar no projeto do PT e do presidente Lula da Silva na tentativa frustrada de eleger a deputada Fátima Bezerra (PT) prefeita de Natal.


"O governo do Estado está sem rumo e sem possibilidade de união. Carlos Eduardo é um exemplo disso", disse Rogério.

Sobre o apoio do PSDB ao projeto da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que irá disputar o governo em 2010, o parlamentar reafirmou o apoio tucano e disse que a senadora foi recebida na nova sede da agremiação para várias conversas.

"Eu tenho vários motivos para apoiar Rosalba", informou Rogério. "Rosalba oferece a oportunidade de conversar sobre o Estado, que está estagnado e esse apoio permite a ampliação do palanque, em nível regional, para elegermos o José Serra presidente do Brasil", destacou. Portal RN

Natal em Natal para todo o Brasil

O Natal em Natal foi um dos destaques do Jornal Nacional na noite desta quarta-feira (23). O programa, exibido diariamente pela Rede Globo de Televisão e considerado um dos noticiários brasileiros mais respeitados do país, mostrou “o espetáculo de luzes e cores” do Desfile Estrela de Natal, que está sendo realizado na Praça Cívica, em Petrópolis, e as apresentações do Auto do Natal, que acontece no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


A matéria, produzida por Kátia Campos e realizada pela jornalista Michele Rincon, mostrou que em Natal o Papai Noel não possui trenó nem renas, mas chega em uma jangada puxada por golfinhos, e a árvore de Natal não é nenhum pinheiro, mas sim um grande cajueiro. A notícia também enfatizou que nesta sexta-feira (25), será comemorado os 410 anos da capital potiguar, justamente no dia do Natal. DN Olinne

Rosalba e Rogério Marinho confirmam aliança para 2010

"Agora nós temos uma casa do tamanho e da altura que o PSDB merece". Palavras do presidente estadual da legenda, deputado federal Rogério Marinho, durante a cerimônia de inauguração da nova sede tucana, na tarde desta terça-feira (22/12). A nova morada peessedebista recebeu a visita da Senadora Rosalba Ciarlini, que mostrou total afinidade com o anfitrião a casa, ressaltando a aliança PSDB/DEM e confirmando a pré-candidatura ao Governo do Estado em 2010.

"Ao chegar aqui tive o cuidado de entrar com o pé direito e estou otimista e preparada para 2010, principalmente pelo apoio da nova aliança formada para enfrentar a eleição estadual. Sim, eu serei candidata e quando entro numa luta, entro e corpo e alma, entro para vencer. Com a garra, a coragem e a experiência de Rogério e do PSDB ao nosso lado, a resultado será a vitória", declarou Rosalba.

A festa de inauguração contou com a participação de novos e antigos tucanos. Amaro Saturnino, vice-presidente estadual e João Faustino, presidente de honra, foram fundadores do partido no estado e dividiram a história do PSDB em duas: antes e depois de Rogério Marinho. "Em 20 anos, o partido não teve um crescimento desde a entrada de Rogério. Em 2006 não tínhamos nem palanque para receber nosso candidato à presidência e hoje estamos inaugurando nossa nova sede, com estrutura e organização para trabalharmos ainda mais", disse Saturnino.

Já João Faustino fez um discurso mais duro em tom de desabafo. Ele disse que o PSDB é o partido vivo, crescente e forte e que não se perdeu nos caminhos da barganha, vaidade e prepotência.

"Por isso agora vai ser importante na eleição de 2010 porque tem estratégia e presença forte no cenário nacional".


Rogério enfatizou aos amigos presentes que ali era o lar tucano, um lugar que abrigará os diretórios das mulheres, da juventude, do interior, de Natal, os prefeitos, os vereadores e os pré-candidatos. O líder a casa adiantou também que o partido já tem 49 pré-candidatos para assembléia legislativa e que o número de militantes ativos triplicou nos últimos meses, provando que o PSDB/RN cresce e se fortalece a cada dia. Portal RN


Samu Metropolitano assistirá todos os municípios do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou ao Ministério da Saúde (MS) o projeto da Regionalização do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do RN. Essa medida atende a Portaria 2970/08 do MS. O projeto foi apresentado e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e a expansão do Samu deve ter início em 2010. Com a ampliação, todos os municípios do RN serão assistidos pelo Samu.


É com muito otimismo que a coordenadora do Samu Metropolitano, Selma Santiago, vê a regionalização do Sistema. "É uma situação necessária e nós precisamos ainda readequar, reorganizar toda a rede hospitalar para dar suporte a esses profissionais que irão atender outras regiões. Para conseguir isso, estamos elaborando um projeto que deve ser apresentado no final de fevereiro de 2010".

Serão adquiridas 53 novas Unidades de Suporte Básico (USB) e 11 Unidades de Suporte Avançado (USA), que serão distribuídas em todo o RN. Na região metropolitana, a cobertura, que é atualmente de 550 mil pessoas, em 8 municípios, será ampliada para 1.100 milhão, atendendo 60 municípios das regiões Metropolitana, de São José de Mipibú, João Câmara e Santa Cruz. Portal RN

Kung Fu do RN terá especial na Band Natal

O professor e sifu Marcelo Sena, presidente da Federação Kung Fu Wushu Kuoshu Tradicional do RN, foi convidado a participar do programa esportivo da Band Natal, especial que será apresentado dia 5 de janeiro. Na ocasião, será apresentada uma retrospectiva de todas as ações desenvolvidas no estado pela modalidade de kung fu, as medalhas conquistadas na temporada como as do campeonato sul-americano deste ano, em São Paulo, e as expectativas para o ano que se inicia. O Band Esportes em Ação é apresentado por Ivana Negrão e Itamar Ciriaco, a partir das 11h30 (local) no canal 3 aberto e na Cabo TV.

Giro RN

Assu
A cantora Joana será a principal atração da véspera do Natal em Assu. A apresentação do show de Joana, "Natal da Família", ocorrerá à meia-noite desta quinta-feira, 24, no Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, Praça São João.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ivan Júnior, após o espetáculo "A Festa do Menino Jesus", realizada no centro da cidade, encenada por crianças e jovens dos programas PETI e ProJovem Adolescente.
A presença da artista de renome nacional nas festividades natalinas de Assu foi conquistada pelo prefeito depois de gestões realizadas no âmbito do Ministério do Turismo, em Brasília, acompanhado pelo deputado federal Fábio Faria.

Robson Farias
Depois do show de Joana, às 02h da sexta-feira, 25, haverá a apresentação do cantor Robson Farias e banda, apontado como uma das grandes revelações do forró do Rio Grande do Norte.

Patu
Apesar da falta de investimento para melhorar a prestação de serviço aos usuários do sistema de abastecimento de água, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) segue investindo na instalação de hidrômetros. A empresa anunciou a instalação de 2.400 novos hidrômetros na região do Alto Oeste. Os aparelhos serão instalados em seis municípios da região.

De acordo com a direção da Caern, os novos hidrômetros serão instalados com o objetivo de melhorar a oferta, socializar a distribuição da água e reduzir desperdícios. No total serão investidos mais de R$ 250 mil na aquisição e instalação dos equipamentos. Embora reconheçam a importância da medida, os usuários afirmam que sem água nas torneiras de nada vai adiantar a instalação dos hidrômetros.

O número de aparelhos a serem instalado no município de São Miguel será de 750. Em Patu, que vive constante problema de falta de água, serão 550. Para Messias Targino foram reservados 300 equipamentos, 250 para Paraú e 250 para Triunfo Potiguar. A Caern, no entanto, afirma que ao mesmo tempo em que ocorrerá a instalação dos equipamentos também será melhorado o fornecimento de água nesses municípios.

Para que a realização do serviço seja possível, a companhia realizará no próximo dia 29 licitação na modalidade tomada de preços para a aquisição dos equipamentos. De acordo com o edital de convocação, a empresa que se sagrar vencedora do processo licitatório terá o prazo de 90 dias para a conclusão do trabalho em cada município, a partir da expedição da ordem de serviços.

Areia Branca

Sessenta e oito famílias foram contempladas com a casa própria, ontem, 22, numa solenidade de entrega do conjunto Habitacional Pastor Joscelino Cavalcante. O prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), acompanhado da primeira-dama Joseana Nogueira Cunha, que responde pela pasta da Habitação, a secretária municipal de Assistência Social, Verônica Campos Pedrosa Bruno, entre outros, entregaram as chaves aos novos inquilinos do recém-construído Conjunto.

Encanto

O prefeito Alberone Néri inaugura no domingo, dia 27 de dezembro, três importantes obras no Sítio Conceição, sacramentando assim mais uma grande festa na zona rural do Encanto. Nesta data, o governo municipal vai inaugurar o posto de saúde que contará, inclusive, com gabinete odontológico, aterramento da lagoa, que deixava parte da comunidade ilhada quando do período invernoso, e recuperação total da estrada da comunidade.

Para comemorar mais esta grande inauguração, o prefeito Alberone Néri contratou para animar a festa Zé do Fole, Redondo e Banda Som do Norte, que vão tocar até o dia amanhecer.

Para a realização das três obras, a Prefeitura investiu um grande volume de recursos, frisou o prefeito Alberone Néri. A solenidade de inauguração marcará mais um compromisso honrado pelo prefeito Alberone Néri.

Estão confirmadas as presenças de várias autoridades locais, prefeitos da região e da comunidade em geral que se farão presentes em mais uma grande festa do governo Acreditando no Desenvolvimento.

Natal

O ex-prefeito de Natal Aldo Tinoco foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região a ressarcir os cofres públicos no valor de R$ 752 mil.

A decisão por unanimidade foi da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que acolheu o voto do relator do processo, o desembargador potiguar Francisco Barros Dias.

A condenação de Aldo Tinoco foi pelo fato de ter depositado em conta única da prefeitura recursos referentes a royalties e ao Fundo de Assistência ao Estudante. ''Amparado pela planilha anexa aos autos, folha 351 e Relatório TCU à folha 39, podemos constatar que os recursos permaneceram em média prazo de 47 dias na conta única da PMN, ocasionando prejuízo estimado de R$ 326.000,00 até a presente data. Este valor é resultado de cálculo financeiro, utilizando-se a taxa de CDI (depósitos interbancários) utilizada como base de remuneração das aplicações bancárias até a presente data'', escreveu o relator, desembargador Francisco Barros.

Os outros R$ 326 mil que Aldo Tinoco é obrigado a pagar são referente à multa civil. O ex-prefeito ainda terá os direitos políticos suspensos por seis anos, após o trânsito em julgado do processo.

São Rafael

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai implantar uma Unidade de Tratamento (Lagoa Anaeróbica), na Estação de Tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Rafael, beneficiando cerca de 40% da população da cidade, que estava sendo atendida apenas por um sistema de fossas sépticas construído pela prefeitura. Com esse objetivo, a Caern está investindo, com recursos próprios, cerca de R$ 100 mil, devendo o serviço ser executado em 90 dias, após o recebimento da ordem inicial de serviços pela empresa vencedora da concorrência, realizada ontem.

A obra vai solucionar um problema ocasionado pelo crescimento populacional da cidade, que, em 1980, foi totalmente saneada, quando surgiu a nova São Rafael, em decorrência do projeto de construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Atualmente, o sistema de esgotos da cidade beneficia a 61% da população, cerca de sete mil pessoas, o maior índice de coleta e tratamento de esgotos sanitários no Estado.

Varzea
No último domingo 20 de Dezembro de 2009, em comemoração aos 50 anos do município de Várzea e aos 150 anos da primeira imagem de São Pedro foi erguida na tarde do dia 20 a estátua do santo no topo da Paróquia da cidade. A população presenciou o momento em que a imagem foi posta, o momento foi celebrado com clima de festa.

Além da presença da população esteve presente o bispo Dom Matias de Natal que dei a benção a imagem, quem também esteve presente foi o Monsenhor Armando de Paiva, Prefeito Getúlio Ribeiro e demais autoridades do município. A estátua do Apóstolo São Pedro tem mais de dois metros de comprimento, a imagem veio de Recife capital pernambucana.

Tibau


A praia terá uma programação variada durante o mês de janeiro com muitas atrações. O verão 2010 será aberto oficialmente, no dia 02 de janeiro, com um show da Banda Aviões do Forró, Forró Pegada de Luxo e Forrozão Arrob@.

De acordo com informações divulgadas no site do evento, por lá ainda passarão Forró do Bom, Garota Safada, Forró dos Plays, Solteirões do Forró, Banda Inala, Saia Rodada, Jammil e Forró do Muido.

Mais informações: 3316-5366 ou pelo site: www.mossoromix.com.br.

Tangará
A cidade de Tangará recebe a unidade móvel do Cine Sesi Cultural, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, com a apresentação de três longas-metragens - “Se eu fosse você 2”, estrelado por Toni Ramos e Glória Pires, que narra as loucuras de um casal que tem seus corpos trocados mais uma vez, “Tapete Vermelho” e “A Era do gelo 3”. Além dos curtas “Até o Sol Raiar”, “Câmara Viajante” e “Vida Maria”. Como cinema combina com pipoca, durante as exibições, haverá distribuição gratuita de pipoca para os espectadores.

As projeções acontecem a partir das 18h30, ao ar-livre, em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura do Município. Pode ser numa praça ou local de conhecimento do público, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos. Os filmes serão apresentados em tela de 12m x 5m com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de 2 mil watts e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts; além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

A 8º edição do Cine Sesi Cultural já passou 336 cidades do interior dos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Sergipe e Paraíba. De setembro de 2009 a janeiro de 2010 o projeto visita 14 municípios do Rio Grande do Norte, projetando curtas e longas metragens ao ar livre para a população.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

São José do Seridó

O Governo Municipal realizou na noite de ontem, 22, o "Natal das Crianças". Uma noite pra ficar guardada para sempre na memória das crianças são-joseenses.

O evento organizado pelas Secretarias de Educação e Assitência Social, teve o apoio da Secretaria de Obras, da Primeira Dama Ilka Dantas e de muitos voluntários.

As crianças tinham brinquedos para se divertirem, pipoca, algodão doce, picolé, lanche e ao final ganharam lancheiras. A animação ficou por conta da banda do Professor Jonas que encantou a criançada com coreografias de músicas, palhaços, teatro e ao final a visita do Papai Noel.

São Fernando

O prefeito de São Fernando, Genilson Maia (PSB), parece que foi mesmo picado pela mosca azul. O poder lhe subiu à cabeça.

No almoço oferecido hoje (23), pelo prefeito de Jardim de Piranhas, Antonio Macaco (PDT), ao vice-governador, e pré-candidato ao governo do estado, Iberê Ferreira de Souza (PSB), o moço (de camisa amarela) agrediu verbalmente o presidente da Assembleia Legislativa, e também pré-candidato ao governo, Robinson Faria (PMN).

Chamou Robinson, em tom ameaçador, de semideus. Tudo por causa da decisão tomada pelo presidente em relação à redistribuição do ICMS para as prefeituras.
Ainda foi mais ousado: mandou que a Assembleia rasgasse o Regimento Interno da Casa e jogasse no lixo.
As lideranças presentes ao almoço ficaram envergonhadas com o tom ameaçador do prefeito.
Robinson não vai gostar nada de ser chamado de semideus. Afonte

Parelhas
Um tema natalino marcou o encerramento do projeto que levou teatro às escolas de Parelhas. “Um presente de Natal” foi a peça apresentada aos alunos durante o mês de dezembro, período de finalização do ano letivo 2009. A ação, que percorreu todas as creches e escolas do Município durante o intervalo, foi realizada durante quatro meses pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação.


O objetivo do projeto intitulado ‘O Teatro vai à Escola’ foi levar diversão e aprendizado aos estudantes. As atividades foram iniciadas em setembro de 2009 e transmitiram informações sobre a Gripe A – H1N1, saúde bucal e valores humanos.


quarta-feira, dezembro 23, 2009

Alecrim confirma mais dois reforõs

O Alecrim confirmou mais dois reforços para a temporada 2010. O goleiro Rodrigo Mineiro e o meio campo Adriano são os mais novos jogadores no elenco esmeraldino. A informação veio do vice-presidente e diretor de futebol do clube, Marcelo Henrique, em entrevista concedida à Rádio Globo Natal.


Sobre Rodrigo Mineiro, o vice-presidente revelou que o atleta deve chegar nos próximos três ou quatro dias para se juntar ao grupo que se prepara para o Campeonato Potiguar no município de Goianinha. O goleiro esteve no elenco do América que disputou a Série B deste ano. Mineiro era a quarta opção do alvirrubro para o gol, atrás de Rodolpho, Weverton e Adson. Ele também tem passagens pelo Paysandu e pelo Kalmer, da Suécia.

á no caso de Adriano, Marcelo Henrique disse tratar-se de uma revelação. "Ele não teve opção no futebol profissional e fomos buscar ele para integrar a equipe", explicou o vice-presidente. Ainda de acorco com Marcelo Henrique, o técnico Wassil Mendes conta com a chegada de mais dois nomes para fechar o grupo que vai disputar o Campeonato Potiguar. O Alecrim estreia no Estadual no dia 24 de janeiro, quando encara o Santa Cruz fora de casa.

Empresa Americana quer montar fábrica de geradores eólicos no estado

Após a conclusão do leilão de energia eólica, empresas interessadas na cadeia que os parques geradores vão atrair começam a apresentar seus interesses pelo Rio Grande do Norte. Uma delas seria a americana General Electric (GE) que, em parceria com a Dobrevê Energia S.A. (Desa) – uma das vencedoras do leilão –, estaria interessada em montar uma fábrica de fornecimento de aerogeradores no estado. O investimento poderia chegar a R$ 45 milhões, segundo uma fonte da TRIBUNA DO NORTE, e depende apenas de um acerto entre as duas empresas.


No início de novembro, a Desa e a GE entraram em contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Segundo a fonte, a negociação entre as duas já está bastante avançada, mas não há prazo para a instalação da fábrica que depende de uma série de circunstâncias para se tornar viável. Uma delas é a redução ao máximo dos custos. “É preciso preço e condições favoráveis para viabilizar o negócio”. Embora necessite de mão-de-obra especializada, a fábrica utilizaria trabalhadores locais que seriam capacitados pela própria empresa.

Ontem, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco de Paula Segundo, confirmou à reportagem a visita das duas empresas e o interesse de instalação no Rio Grande do Norte. Ele afirma que outras empresas ligadas à área de energia eólica se mostraram interessadas e estão procurando o governo. Os contatos começaram ainda em outubro, antes mesmo do leilão. “Estamos trabalhando com incentivos como o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) e o Progás que interessam bastante a essas empresas”, afirma.

O titular da Sedec acrescenta que o governo do estado está trabalhando para atrair cada vez mais empresas. “O Nordeste é a bola da vez e o RN está se integrando nesse processo. Temos muitas empresas mostrando interesse de vir se instalar aqui. Temos vários facilitadores”, explica.

O grupo Dobrevê também é proprietário da fábrica de confecções Malwee. Com a chegada de um empreendimento ao estado, o grupo estaria interessado também em disputar espaço na área da indústria têxtil.

Segundo a fonte da TRIBUNA DO NORTE, a fábrica teria o mesmo porte da potiguar Guararapes e daria mais fôlego ainda para o segmento no estado.

Leilão

O primeiro leilão exclusivo de energia eólica foi realizado no último dia 14 de dezembro e o Rio Grande do Norte conseguiu sair na frente. O estado fechou a disputa com 23 projetos vencedores, de um total de 71, e com 286 megawatts (MW) médios contratados, o que significa 37,98% de tudo o que foi comercializado ao governo federal e é equivalente a pelo menos 715 MW instalados.

Os projetos exigirão R$ 3,5 bilhões em investimentos e prometem gerar uma série de empregos em municípios do interior, até 2012, quando deverá ter início o fornecimento da energia. Os contratos têm duração de 20 anos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Leilão de Energia de Reserva negociou

Governo do Estado instala pólo de turismo das regiões Agreste e Trairi


Como uma das áreas mais importantes na economia do Rio Grande do Norte, o turismo ganhou mais um importante reforço nesta terça-feira (22) através da instalação do pólo Agreste Trairi. A ação faz parte do Programa de Interiorização do Turismo, que tem como objetivo fomentar a atividade turística nos municípios do Estado. O evento foi realizado no SENAI de Santa Cruz e teve a presença do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

A criação dos pólos de Turismo, que já são quatro em todo o Rio Grande do Norte, Costa das Dunas, Seridó, Agreste Trairi e Costa Branca, permite que as cidades se unam no desenvolvimento do potencial turístico da região, que oferece atrativos como gastronomia, religião, aventura e artesanato.

“Essa instalação tem uma enorme importância sobre o ponto de vista social e econômico, é uma caminhada rumo ao desenvolvimento sustentável, gerando renda e riquezas da nossa região”, salientou o vice-governador, destacando as ações de esgotamento sanitário, implantação de rodovias, criação de planos diretores já desenvolvidas pelo Governo. O secretário de Turismo, Fernando Fernandes, destacou a qualificação profissional como uma das prioridades na consolidação dos pólos de turismo.

O pólo Agrestre Trairi reúne 16 cidades: Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Montanhas, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, Santo Antônio, Sã Bento do Trairi, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, Serra Caiada, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tangará.

Depois de instalado o pólo, os esforços do Prodetur Nacional RN no Agreste Trairi serão para elaborar o plano de turismo na região, através da avaliação do potencial turístico da região e identificação dos atrativos. A atividade do Turismo representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, gerando cerca de 25 mil empregos. Atualmente o litoral é o que mais recebe turista, mas o Estado está abrindo caminhos para que o turista conheça o interior.

Além dos prefeitos das cidades integrantes do pólo, estiveram presentes no evento desta terça o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, representantes do CDL, IFRN e Prodetur.

Complexo Turístico – Em Santa Cruz, as atividades de turismo serão concentradas no complexo que abriga a maior estátua religiosa cristã do mundo, a imagem de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. Quando concluído, já no próximo ano, terá auditório, praça de alimentação, estacionamentos e espaço para realização de grandes eventos e festivais religiosos.

O vice-prefeito e secretário de turismo de Santa Cruz, João Olímpio Ferreira de Souza disse que o pólo Agreste Trairi, bastante esperado pela população, irá consolidar as ações na área de turismo, impulsionando de vez a economia dos municípios integrantes. Nomomento.com

Governo libera 225,4 Milhões para novas Unidades Básicas de Saúde em 2010

A meta é que até o final do ano que vem as novas estruturas estejam funcionando e possam receber as equipes de Saúde da Família. A atuação desses profissionais tem reduzido a mortalidade infantil no Brasil


Foram liberados pelo governo federal R$ 225,4 milhões para construção de 880 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 779 municípios brasileiros. As UBSs são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família, que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades. Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram beneficiados.

"As Unidades Básicas de Saúde são um grande avanço para a qualificação da atenção básica e terão impacto direto na saúde dos brasileiros. Com elas, será possível reforçar e melhorar o atendimento da população por meio do Estratégia Saúde da Família. Além disso, vão contribuir diretamente para o trabalho de redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas, que vêm sendo feito pela atuação das equipes do Saúde da Família. A presença desses profissionais é de extrema importância para que mais mães e crianças vivam com saúde", afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O dinheiro deverá ser utilizado para a construção dessas unidades que contarão com consultórios médicos e odontológicos, banheiros e salas de espera. O custo das unidades é de R$ 200 mil – para locais onde serão acolhidas uma equipe de Saúde da Família – ou R$ 400 mil – no caso dos espaços com capacidade para receber três equipes. Os recursos para equipamentos dos postos são de responsabilidade dos municípios.

Os investimentos são orientados pelo Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde, que prevê a utilização de um valor total R$ 330 milhões para a construção de UBSs em 2009 e 2010.

O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, explica que a ação vai fortalecer a Estratégia Saúde da Família. "É a primeira vez que o Ministério financia a construção de Unidades Básicas de Saúde nessa modalidade, por transferência fundo a fundo – o que facilita a execução e agiliza a implantação das unidades. Vamos aumentar a qualidade dos centros de saúde e ampliar o alcance do Saúde da Família. Além disso, com a padronização, fortalecemos a identidade das unidades e qualificamos a atenção primária à saúde", afirma Beltrame.

Repasse - Para garantir mais agilidade na construção das UBS, o Ministério adotou uma nova estratégia de repasse dos recursos. Com a publicação das portarias que habilitam o recebimento do dinheiro, a pasta encaminha 10% do valor estipulado. Depois que apresentarem comprovantes de contratação das empresas que realizarão a construção, receberão 65% do montante. Com a finalização da construção, serão depositados os 25% finais. Nos últimos dez anos, o repasse era feito por meio de convênio e a execução podia demorar até cinco anos para ser concluída.

Saúde da Família
É a principal estratégia do Ministério da Saúde para oferecer assistência básica à população. Equipes multidisciplinares – formadas por um médico, um enfermeiro e entre 5 a 12 agentes comunitários – atendem as famílias em ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além de promoção e manutenção da saúde dessas comunidades. Os casos mais graves são encaminhados a unidades de saúde com melhor infra-estrutura.

O Santa Cruz realiza amitosos de preparação para o Estadua

O Santa Cruz continua se preparando para o Campeonato Estadual 2010. Ontem, o técnico Lourival Silva comandou o primeiro coletivo da atual pré-temporada e começou a desenhar o time que terá o seu primeiro teste nesta quarta-feira, quando enfrenta um combinado da cidade de Macaíba.


A partida será no estádio Iberezão, a partir das 20h, e servirá para o treinador observar melhor os atletas que compõem o elenco do Santa Cruz.

Além do jogo contra o combinado da Macaíba, o Santa Cruz realizará outros três amistosos de preparação antes da estréia no certame potiguar, dia 24 de janeiro diante do Alecrim, no Iberezão.

Futebol Amador

A maior copa de futebol amador do interior do RN bateu um recorde em 2009, sua oitava edição: 74 equipes participantes das regiões Agreste, Trairi, Litoral Sul e cidades de Parnamirim e Natal. Após a final, realizada em Brejinho, neste sábado, 12, o deputado Robinson Faria avaliou o desempenho da competição e revelou seus planos de expandi-la: “Vamos estender a copa para toda a Região Metropolitana de Natal”, disse o parlamentar.


Robinson se disse muito satisfeito com o resultado obtido esse ano. “A copa se superou em diversos aspectos, provando que veio para ficar e que o futebol amador do nosso estado está em constante evolução, revelando equipes e novos atletas para o Rio Grande do Norte, Nordeste e Brasil”.

A copa cumpriu um dos seus propósitos: além de promover o entretenimento saudável e colaborar para a geração de emprego e renda, mais uma vez revelou talentos para os times profissionais e teve o time Palmeiras da Una disputando o campeonato estadual da segunda divisão.

Nesse sentido, somente o Alecrim contratou três jogadores para o campeonato estadual e Série C. Nino e Thiago (Palmeiras) e Jamerson (Estrela) foram contratados pessoalmente pelo presidente alecrinense, Orlando Caldas, que assistiu ao jogo. Esse fato deixou o deputado Robinson Faria, idealizador do campeonato bastante satisfeito.

A grande final, realizada no último sábado, 12, no estádio municipal de Brejinho, foi prestigiada por cerca de cinco mil torcedores e também por políticos da região, como a deputada estadual Gesane e os prefeitos João Gomes, de Brejinho e Junior Rocha, de Goianinha.

O Palmeiras da Una sagrou-se o grande campeão da oitava edição da Copa Robinson Faria de Futebol Amador. A equipe de Goianinha fez valer a vantagem do empate e ficou no 1 x 1 contra o forte time de Estrela do Mar- Passagem, conquistando o inédito título. Os gols foram marcados por Jandir (Estrela) e Alex (Palmeiras).

Na disputa do terceiro lugar, o Brasil de Cobé levou a melhor e venceu o Santa Cruz de Lajedo Grande por 2 x 1. A maior competição do interior do estado premiou o campeão com o troféu mais R$ 3 mil. O vice recebeu o troféu mais R$ 1.500,00, enquanto o terceiro ganhou o troféu mais R$ 1.200,00 e o quarto, troféu, mais colocado R$ 1 mil. A premiação foi entregue por Robinson Faria. Bastante emocionado, Robinson agradeceu a todos os participantes.

Os melhores da Copa RF


Campeão: Palmeiras da Uma

Artilheiro: Pelé (12 gols) - Flamengo-L.Cosme

Craque do jogo: Adriano - Palmeiras da Uma

Melhor atleta: Teci - Estrela do Mar

Melhor goleiro: Hilton - Boca Juniors-L.Salgada

Melhor técnico: Miton - Palmeiras da Uma

Melhor dirigente: Nuna - União N.Cruz

Melhor árbitro: Michel Martins

Troféu Fair Play: Flamengo-Brejinho

Ney Lopes Jr. é liberado do hospital e descansa em casa

O vereador Ney Lopes Jr. já está em casa após período de internamento no hospital Promater com diagnóstico de pneumonia e suspeita de Gripe A. Os últimos exames comprovaram a melhora das taxas sanguíneas, porém ele continua em repouso.


De acordo com as orientações médicas, Ney Jr. só deve retomar suas atividades normais no próximo sábado (26). “Só estarei 100% liberado no sábado. Aí sim com vida absolutamente normal e imunizado contra a Gripe H1N1”, disse. Tribuna do Norte

Giro RN

Areia Branca

A Câmara Municipal de Areia Branca aprovou em primeira e única votação, na sessão extraordinária realizada na ultima sexta-feira, o Projeto de Lei nº 27/2009, de autoria do Executivo municipal, que dispõe sobre a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) no município. Atrelado à lei, foram criados os Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, a serem regulamentados por ato próprio do Executivo.

Na justificativa do projeto, o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), explicou que o Saae é uma autarquia municipal, ou seja: tem personalidade jurídica própria, dispondo de patrimônio próprio e autonomia administrativa, financeira e técnica.

O serviço será exercido na área rural, sendo que no primeiro momento o foco será a localidade de Ponta do Mel.

Para o governante, a criação do Saae significa para o município um "divisor de águas" entre o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, praticado até então, e a moderna gestão dos recursos hídricos, cuja eficácia é comprovada nas diversas localidades onde o sistema foi implantado. O Mossoroense

Tibau

Ontem, não houve expediente em repartições públicas, escolas e comércio em geral, devido ao feriado de emancipação política de Tibau. Nessa data, em 1995, o então distrito de Grossos se tornou independente e surgia um novo município no Rio Grande do Norte.

Apesar do momento propício para uma grande festa, a prefeitura comunicou com antecedência que não haveria comemorações, em virtude da atual situação econômica, especialmente do Executivo tibauense. Na sua justificativa, o prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB) disse que optou por manter o funcionalismo em dia, já que os recursos arrecadados no período são insuficientes para fazer as duas coisas. O Mossoroense

Apodi
O encerramento das atividades das creches e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Apodi foi marcado pela distribuição de 2.000 lancheiras a crianças.


A distribuição foi feita pela prefeita da cidade, professora Goreti da Silveira Pinto, secretária de Educação e Cultura, Mara Marlizete Marinho Duarte de Paiva, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Laete Oliveira, pela Comissão de Articuladores do Selo Unicef Apodi. O Mossoroense

Itaú

A cidade de Itaú, que acabou de viver um de seus maiores eventos, já começa a se organizar para realizar o seu primeiro e grande réveillon popular. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Turismo.

A festa, que acontecerá pela primeira vez, irá ocorrer na praça da matriz na noite do dia 31 e contará com a apresentação da Banda Forró Magote e o forrozeiro Anísio Júnior, além de uma grande estrutura de palco, som e iluminação, que será montada especialmente para o evento.

Para marcar a virada do ano, a programação do evento inclui ainda a realização de um show pirotécnico, com a queima de fogos de artifício, saudando a chegada do ano vindouro, que promete encher os olhos dos munícipes. Gazeta do Oeste

Parelhas

O Vice-Governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, visitou, no último sábado (19), as obras de recapeamento asfáltico da cidade de Parelhas (RN 086). O trabalho, que já foi finalizado em toda a extensão da Rua Padre Bento, segue na Avenida Mauro Medeiros, 7 de setembro, Lauro Virgílio e Inácio Soares Barbosa.

A vistoria foi acompanhada pelo Prefeito Francisco Medeiros, equipe da administração municipal e pelo assessor do Vice-Governador, Hudson Pereira. "Estamos muito otimistas com a obra, que está bastante adiantada. É um sonho antigo e finalmente está se concretizando", afirmou Francisco.

Para complementar o embelezamento da cidade, a Prefeitura investe na Urbanização de algumas ruas. O projeto, que inclui a Padre Bento e a Comendador José Gomes, compreende a construção de um calçadão nos canteiros centrais existentes em toda extensão local, além de equipamentos para ginástica, instalação de bancos e restauração da iluminação. Correio da Tarde

Patu

Se depender do apoio da Prefeitura de Patu, a tradicional Romaria de 1º de janeiro - que acontece anualmente no Santuário do Lima - vai se transformar em um documentário. Proposta foi apresentada à prefeita Evilásia Gildênia por estudantes do Curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Os quatro alunos que estão à frente do projeto se reuniram na semana passada com a prefeita para solicitar apoio à produção do documentário, que tem como titulo provisório "Nas Pegadas dos Fiéis".

A proposta dos estudantes é mostrar todos os detalhes sobre a romaria no Santuário do Lima, destacando a fé do povo nordestino e a importância do santuário para o turismo religioso, não apenas para a cidade de Patu, mas em toda a região. Correio da Tarde

Santa Maria
O senador Garibaldi Filho participou na noite de segunda-feira da festa de comemoração pelos 14 anos de emancipação política do município de Santa Maria. Garibaldi Filho foi à cidade atendendo ao convite do prefeito Nilson Urbano, que antes da festa, relatou ao senador as dificuldades que a cidade enfrenta por causa da falta de água. Segundo o prefeito, quando Garibaldi Filho era governador e levou água para Santa Maria, a situação era confortável. Naquela época, o município possuía uma população aproximada de 2,5 mil habitantes.

Em seu discurso, Garibaldi Filho afirmou que essa situação não poderia continuar assim. É preciso encontrar uma solução para isso porque uma pessoa não pode passar sem água". E acrescentou: "É preciso encontrar uma maneira da água voltar a jorrar nas torneiras de Santa Maria".

Santa Cruz
O PSDB cobrou uma posição do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Josemar Bezerra.

O partido pede que ele seja candidato a Deputado Estadual. O Presidente da Câmara de Santa Cruz está conversando com Dudu (Presidente Municipal do PSDB) e com o Prefeito Péricles. BLOG DO WALLACE


terça-feira, dezembro 22, 2009

Prefeitos do Seridó se revoltam com Robinson Faria

Alguns prefeitos da região do Seridó voltaram frustrados de Natal, na noite desta segunda-feira (21), já que a convocação extra da Assembléia Legislativa não aconteceu. Na oportunidade seria apreciado o projeto de redistribuição do ICMS, beneficiando os pequenos municípios do Rio Grande do Norte. Com isso, prefeitos estão acusando o presidente da Assembléia, deputado estadual Robinson Faria (PMN) de fazer corpo-mole na convocação dos deputados para votar o projeto.


Um dos mais exaltados, o prefeito Antônio Carlos (PR), de Acari disse ter sido a última vez que foi a Assembléia Legislativa cobrar a aprovação do projeto, mas em compensação, usará emissoras de rádio da região para divulgar sempre que possível, os nomes dos deputados que votarem contra a matéria. "Robinson Faria não honrou o compromisso assumido conosco, que era de colocar o projeto em votação nesta segunda", reclamou Tom.

Outro que ficou chateado com as atitudes de Robinson Faria foi o prefeito de São Fernando, Genilson Maia (PSB), que chegou ao ponto de afirmar que o presidente da Assembléia Legislativa estava fazendo os prefeitos dos pequenos municípios do Estado de moleques e bonecos.

Até gestores da região Agreste, um dos principais redutos eleitorais do deputado Robinson Faria andam chateados com seu comportamento nesta discussão. Fontes informaram ao Blog que na semana passada, prefeitos do agreste só conseguiram ser recebidos pelo presidente da Assembléia, depois que alguns ameaçaram romper politicamente com o mesmo. blogdoarilson.zip.net



Giro RN

Santa Cruz
O Prefeito Municipal de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, abriu concurso público visando o preenchimento de 216 vagas em vários cargos do município.


As inscrições serão realizadas no período de 04 a 29 de janeiro de 2010, no site www.acaplam.com.br, e no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. As taxas são de R$ 20,00 R$ 25,00 de R$ 40,00 e R$ 45,00.
As provas escritas serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2010, e a validade do concurso é de dois anos.

Caicó

Brevemente será criada em Caicó a Associação de Produtores e Consumidores de Queijo. A idéia partiu do produtor rural Altévio Clemente Filho (Tevi) que vem liderando junto a outros produtores da região, uma luta em prol da criação do selo de qualidade, para que o produto possa ser vendido sem qualquer restrição, principalmente pelas grandes redes de supermercados no Nordeste. A Noticia da Hora

Currais Novos
 


Nesta terça-feira (22), os organizadores da vinda de Túlio Maravilha a Currais Novos farão à divulgação da programação oficial do jogador na cidade no próximo dia 10 de janeiro para o aniversário do time do Potyguar.

O local é o auditório da Credautos, às 17h. O advogado Carlson Gomes integra a organização da vinda de Túlio, que jogará com a camisa do Leão do Seridó. Blog Afonte

São José do Seridó

O 1º Carnabonita, Carnaval fora de época de São José do Seridó, superou as expectativas de seus organizadores. De acordo com Fábio e Ieda, proprietários da Casa de Shows Shangrylar, o evento foi bem melhor que o esperado. Também é bom registrar que nenhuma alteração foi registrada e o evento foi marcado pela alegria dos participantes.
















Fábio Loló agradeceu à todos os patrocinadores que fizeram o possível para o evento acontecer, e disse que, no ano que vem o Carnabonita será ainda maior.

O evento teve concentração no Posto João Paulo II e depois os foliões se divertiram na Casa Show Shangrilá. Bolg São Jose do Seridó




Confraternização entre lideranças

A deputada estadual Márcia Maia promoveu uma confraternização entre as lideranças de Natal e do interior do estado, na tarde desta segunda-feira (21), no atêlie Dorian Gray, no bairro de Lagoa Nova.



Para a vice-presidente da Assembleia Legislativa, a chegada do final do ano exige um momento de reflexão de tudo que foi feito e de tudo que ainda há por fazer. "Queremos um estado com cada vez mais oportunidade para todos. E tenho certeza de que o trabalho a partir de uma soma de esforços, como a que é promovida pelas pessoas que aqui estão, estamos no caminho certo", declarou.

Além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Rio Grande do Norte, estiveram presentes a governadora Wilma de Faria e o vice-governador, Iberê Ferreira de Sousa.

Carlos Eduardo: “declaração de Iberê é mentirosa"



O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), negou “veementemente” que tenha mantido conversa com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza no sentido de apoiá-lo ao governo do estado em 2010.


De acordo com ele, não houve contato com Iberê nos últimos dias. "E o vice-governador afirmou que tivemos conversas avançadas. Isso não é verdade. Nem mantive conversa com ele, muito menos avançadas”, enfatizou.

O vice-governador Iberê Ferreira declarou , durante a reunião com membros do PT na manhã desta segunda-feira (21), que Carlos Eduardo e João Maia o apoiariam na candidatura ao governo do estado em 2010.

O pedetista reafirmou que é candidato ao governo, realidade da qual não abre mão para apoiar nenhum outro aspirante.

“Não sei de onde saiu essa informação dele, mas digo que sou candidato ao governo do estado. É uma declaração mentirosa. Eu nego veementemente essa declaração dele. O que estou fazendo é articulando com grupos para viabilizar minha candidatura e sair vitorioso”, encerrou Carlos Eduardo. Nominuto.com