segunda-feira, agosto 09, 2010

Janduís abre inscrições para oficina de grafitagem

Dando continuidade ao trabalho de capacitação promovido pela Prefeitura de Janduís e Agência Cultural do Sebrae, o município recebe no mês de setembro a Oficina de Grafitagem, ministrada pelo artista plástico Cláudio Ferreira.

A data programada para a realização dessa oficina cultural é a seguinte: entre os dias 20 e 24 de setembro.

Na semana anterior, a cidade recebe duas oficinas que estavam agendadas para o mês de junho e foram remarcadas para setembro: Dramaturgia para Teatro de Bonecos e Contadores de Histórias, ambas com Antônio Leal que será realizada na semana de 13 a 17 de setembro. Ambas as turmas já foram formadas e entregues à Agência Cultural do Sebrae.

Para a Oficina de Grafitagem, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto a partir de amanhã (10/08) com o coordenador de Cultura Rogério Silva. Os interessados precisam levar a documentação básica (RG, CPF) para fazer a inscrição.
Fonte: JANDUÍS ONLINE

Odon Junior recebe apoios de jovens Acarienses

O Jovem candidato Odon Júnior (PT) recebeu apoio de jovens acarienses que são simpatizantes com seu projeto político em uma reunião realizada na manhã deste domingo (08).


Em seguida ao lado da Deputada Fátima Bezerra com quem faz dobradinha na região, o jovem candidato caminhou pela feirinha de Acari.  

Prefeito entrega CRAS a população

O prefeito de Tangará Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra, entregou a população do município o Centro de Referência da Assistência Social – “CRAS”.

O CRAS municipal recebeu o nome de José Felipe, uma homenagem póstuma ao patriarca da família Honorato. Jorginho no seu discurso parabenizou aos famíliares e relembrou um pouco da trajetória de um homem que contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento de Tangará.
Fonte O TANGARAENSE

Veiculo de Antônio Jácome choca-se com animais em estrada do RN

Mais um candidato sofre acidente de carro, desta vez o deputado estadual Antônio Jácome (PMN) e o seu motorista Gideão Marrocos saíram sem ferimentos de um acidente ocorrido na noite de sábado, por volta das 23h, na estrada que liga Pau dos Ferros a Alexandria. O veiculo Pajero que transportava o deputado chocou-se com dois jumentos. Mesmo após o acidente o candidato cumpriu a sua agenda pela região oeste em outro carro de correligionário.

Ricardo Motta recebe apoio do ex-prefeito e vereador de Carnaúbas dos Dantas

O ex-prefeito Zeca Pantaleão e o vereador peemedebista, José de Azevedo Dantas “Dué”, garantem apoio a Ricardo Motta.

ENEM 2010

Mais de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro.

O número de inscritos em 2010 é o maior desde que o exame foi criado em 1998. O recorde anterior tinha sido registrado no ano passado, quando a prova passou a ser utilizada nos processos seletivos das universidades federais. Cerca de 4,1 milhões de estudantes se inscreveram para o exame em 2009, mas a abstenção foi superior a 30%.

Oportunidade

A Defensoria Pública do RN iniciou o processo seletivo para contratação de estagiários do curso graduação em Direito. Estão sendo oferecidas um total de 30 vagas distribuídas na sede e nos núcleos de Mossoró, Caicó, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Assu e Parnamirim. Os interessados devem realizar a inscrição no período de 22 de fevereiro a 8 de março, no horário das 8h às 12h.

Poderá participar do Teste Seletivo o estudante que estiver comprovadamente cursando o 3º, 4º ou 5º. ano, ou semestre equivalente, do Curso de Bacharelado em Direito. A bolsa mensal de complementação educacional decorrente do Estágio é de 01 (um) salário mínimo, não originando nenhuma espécie de vínculo empregatício entre o estagiário e a Defensoria Pública do Estado.

O Teste Seletivo, consistente na aplicação de uma prova objetiva, contendo 60 questões de múltipla escolha, sobre conhecimentos jurídicos (direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito penal e processual penal, estatuto da criança e do adolescente e legislação institucional).

No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar: a) declaração comprovando estar regularmente matriculado no 3º, 4º. ou 5º. ano, ou semestres equivalentes, do curso de Bacharelado em Direito mantido por estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido pelo MEC; b) cópias do RG e CPF; c) duas fotografias 3x4, recentes; d) comprovante de pagamento da taxa de inscrição, mediante depósito identificado com número do CPF do candidato, em origi nal ou fotocópia autenticada; d) instrumento procuratório com firma reconhecida em cartório, na hipótese de inscrição realizada por terceiro-outorgado.

Para o Defensor Geral Paulo Linhares, a seleção irá possibilitar escolher pessoas mais vocacionadas e ao mesmo tempo, viabilizar para estas, o conhecimento de como é a prática em um órgão efervescente e dinâmico.

Mais informações podem ser adquiridas no Edital de n. 001/2010 publicado no Diário Oficial do Estado do dia 05 de fevereiro de 2010.

Definido o tempo dos candidatos para rádio e tv

A propaganda eleitoral - que começa no próximo dia 19 de agosto - para as eleições 2010 foi dividida por coligação entre os oito candidatos que disputam o pleito. A propaganda eleitoral para os candidatos ao Governo do Estado será feita nas segundas, quartas e sextas-feiras. Na rádio, das 7h às 7h18 e das 12h às 12h18 e na televisão: 13h às 13h18 e das 20h30 às 20h48.

O tempo entre os candidatos:

Iberê Ferreira (PSB) - 6 minutos e 12 segundos
Rosalba Ciarlini (DEM) - 5 minutos e 46 segundos
Carlos Eduardo (PDT) - 2 minutos e 3 segundos
Sandro Pimentel (PSOL) - 51 segundos
Roberto Ronconi (PTC) - 51 segundos
Simone Dutra (PSTU) - 45 segundos
Bartô Moreira (PRTB) - 15 segundos
Camarada Leto (PCB) - 47 segundos

DEBATE

Nesta quinta-feira (12) o Diário de Natal e a Band Natal realizarão um o debate entre os candidatos ao governo do estado. Na ocasião, os candidatos irão discutir suas idéias, responder perguntas dos adversários e jornalistas e se posicionar com relação às propostas apresentadas.

Trio elétrico da Coligação Vitória do Povo é apreendido na Zona Norte

O veículo estava sendo utilizado neste sábado pela coligação de forma vedada pela legislação, que só autoriza o uso desse tipo de veículo de forma fixa, em sonorização de comícios.

O trio elétrico foi apreendido por fiscais da 3ª Zona Eleitoral, que tem poder de polícia, e transportado para a Superintendência da Polícia Federal, onde o delegado ouvirá os envolvidos.

O uso de trios elétricos é vedado em campanhas eleitorais, exceto para a sonorização de comícios, conforme prevê a Lei das Eleições em seu art.39, § 10, e Resolução TSE n.º 23.191, art. 10, § 2º.
DN Online

Flagrante de irresponsabilidades em Jardim do Seridó

O Conselho Tutelar e a Polícia Militar de Jardim do Seridó flagraram na manhã deste sábado(07) um ato de irresponsabilidade durante a realização dos serviços de limpeza pública do município.

Após várias reclamações recebidas um conselheiro tutelar conseguiu flagrar adolescentes trabalhando tranquilamente como motoristas de caminhão na retirada de entulhos pelas ruas da cidade.
Fonte: PAULINHO BARRA PESADO 

domingo, agosto 08, 2010

Fabio Faria cavalga pelas ruas de Jaçanã

Deputado Fabio Faria participou neste sábado de cavalgada em Jaçanã na companhia de lideranças do município. “Além de ser um evento, que promove o desenvolvimento turístico do município, a Cavalgada também é uma grande confraternização entre os moradores de Jaçanã e cidades vizinhas, que eu tive o prazer de participar”, disse Fábio Faria.

Coligação “Coragem pra Mudar” realiza carreata na Grande Natal

A caravana “Coragem pra Mudar” partiu às 15 horas do Mercado da Redinha e ganhou força com a receptividade da população e com as militâncias do PCdoB e do PDT à medida que avançava por Pajuçara, Gramoré, Santarém, Soledade 2, Santa Catarina, Nossa Sra. da Apresentação, Vale Dourado e Parque dos Coqueiros.

Em carro aberto, acompanhado do candidato a vice, deputado estadual Álvaro Dias (PDT), do candidato ao Senado, jornalista Sávio Hackradt (PCdoB), do candidato a deputado estadual, vereador George Câmara (PCdoB), do vereador Raniere Barbosa (PRB), dentre outras lideranças, Carlos Eduardo deu e recebeu carinho das pessoas que saíram de suas casas para vê-lo.

Após passar por Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim, Carlos Eduardo fez comício de despedida em Macaíba, onde o aguardavam o candidato a deputado estadual Kelps Lima (PR) e lideranças locais, como o vereador Eduardo “Rodo” (PMN), o presidente estadual do PTdoB, Mano Targino, e o estudante (e futuro presidente municipal do PDT), Jean Rocha. A eles se juntaram os outros candidatos.


“Nesta eleição, dê oportunidade à mudança, à renovação política do Rio Grande do Norte. Nossa aliança é com você, meu caro cidadão, vamos juntos construir um novo Rio Grande do Norte, vamos à luta, vamos à vitória”, disse Carlos Eduardo.
Fonte: ROBSON PIRES

Fuga de detentos em Patu

Na manhã deste sábado os presos provisórios Antonio Cândido da Silva Barreto, mais conhecido por "Antonio Lacráia", o qual se encontrava preso pela prática de assaltos e furtos e Ailton Ferreira Farias, mais conhecido por "Ailton de Antonio das máquinas", que se encontrava preso pela prática de furtos, aproveitaram o momento em que um agente penitenciário abriu o portão principal do presídio para a saída de um preso do regime semi-aberto, utilizaram a tática do "cavalo doido", que consiste em um ou mais presos forçarem a saída utilizando a força no momento em que o agente ou policial abre um portão ou a grade de uma cela. 

Os presos empurraram o portão e o agente e sairam correndo, pulando o muro da 7ª DRPC provavelmente em direção a serra. O agente ainda tentou impedir a fuga entrando em luta corporal com os fugitivos, mas não conseguiu dominá-los. 

A Polícia Militar foi avisada e vez várias diligências na tentativa de capturar os fugitivos, mas até o presente momento os mesmos ainda não foram localizados. 
Fonte: Roberto Flávio

Prefeito de Jardim de Piranhas anuncia dobradinha com João Maia e Nelter Queiroz

O prefeito Antônio Macaco (PDT) reuniu centenas de aliados durante almoço no Sítio Sobrado em Jardim de Piranhas, para anunciar sua dobradinha nas eleições deste ano. “Voto em João Maia para federal e Nelter Queiroz para estadual, porque eles têm compromisso com Jardim de Piranhas e sempre ajudam nosso município”, declarou Antonio.

O prefeito conseguiu reunir um grande número de vereadores que também apóiam a candidatura do filho da terra João Maia, como Jane Maia, Gute, João Dantas, Nié, Júnior, Rosinha, Edmilson, Chó e Luiz Macaco, que diferentemente do seu prefeito irmão, apóia o pessebista Lauro Maia. João Maia e Nelter Queiroz chegaram ao sítio, acompanhados do prefeito Antonio Macaco, do vice Galbê Maia e de sua esposa, a ex-prefeita Josidete Maia.
Fonte: CARSOSO SILVA 

Adversários políticos de Baia Formosa se unem no apoio a Garibaldi

O ex-prefeito de Baía Formosa, Samuel Monteiro (DEM), recebeu nesta sexta-feira (6), os candidatos da coligação “Força da União”, Garibaldi Filho (PMDB), Rosalba Ciarlini (DEM), Robinson Faria (PMN) e José Agripino (DEM). Prefeitos e lideranças políticas da região Agreste também prestigiaram o aniversário do ex-prefeito, que completou 71 anos.
Em Baía Formosa, dois ex-prefeitos adversários históricos se unem para assegurar apoio à candidatura de Garibaldi Filho: Samuel Monteiro (DEM) e “Parrudo” (PMDB). Para Garibaldi, a grande responsável pelas uniões entre lideranças rivais tem sido Rosalba Ciarlini.
“As lideranças estão deixando questões partidárias de lado para trabalhar em conjunto pelo Rio Grande do Norte. Rosalba está tendo a capacidade de fazer a união entre adversários históricos, não só em Baía Formosa, mas em todo estado”, disse Garibaldi.
O ex-prefeito, Samuel Monteiro, agradeceu a presença dos políticos e enfatizou que o trabalho em conjunto deve ser feito em prol da população do estado, e deve ficar acima de questões políticas locais. “Estamos com vocês. Baía Formosa espera que vocês possam vencer e assim trabalhar na melhoria do nosso município”, completou Monteiro.

A carreata “Lula-Berê, Vilma-Bará”

A carreata “Lula-Berê, Vilma-Bará”, que saiu da zona Sul de Natal, no começo da tarde, e terminou, seis horas depois, em Soledade II, na zona Norte. Ao final da mobilização, Iberê, Vilma, Hugo, Vagner e todos os candidatos que acompanharam a carreata, participaram de um grande comício na avenida Pico do Cabugi, em Soledade II.

Vilma de Faria relembrou o trabalho desenvolvido por ela como secretária de Estado, prefeita e governadora, em favor da zona Norte e de Natal. Vilma enumerou obras importantes como a Central do Cidadão, a construção da Ponte de Todos, o Campus da UERN e o Centro Cultural, instalado no prédio da antiga penitenciária João Chaves. “Quero continuar esse trabalho agora como senadora da República para lutar ainda mais pelo meu Estado”, afirmou.
.
O governador Iberê Ferreira disse que “depois do carinho, da alegria e da vibração do povo em todos os bairros, a carreata se transformou num prenúncio de uma grande vitória em 3 de outubro”. 

A Força da União Cruza a Região Metropolitana em Carreata

A Força da União percorreu em carreata, neste sábado (07), os municípios de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Durante cerca de cinco horas, Rosalba foi saudada com entusiasmo pela população que mais uma vez saiu às ruas para recebê-la.
Rosalba lembrou, ainda, que a carreata da grande Natal foi para ela um momento de muita emoção. "Em Parnamirim não foi diferente de Macaíba e de São Gonçalo. As pessoas estão vindo de maneira espontânea. A mãe que acena fala de esperança, o jovem que fala de futuro. Quero ser governadora para que a criança que precisa seja bem cuidada, tenha uma creche decente, uma escola de qualidade”, afirmou Rosalba emocionada.
“Sou médica e, por isso, lutei para que a mãe tenha seis meses de licença-maternidade. No meu governo, o Aeroporto de São Gonçalo, sonho da Rosa, vai acontecer. O aeroporto tem que vir para gerar empregos e desenvolvimento. Como governadora, irei criar cursos profissionalizantes para que os jovens possam ser aproveitados no Aeroporto e nas ZPE’s de Macaíba e do Sertão, farei isso para que os empregos sejam para os norte-rio-grandenses”, finalizou.
Rosalba destaca apoio de para-atleta e movimento cultural
O para-atleta João Paulo de Sousa, vice-campeão nacional de halterofilismo, nos últimos três anos, participou da carreata da coligação A Força da União, neste sábado (07). Ele acompanhou todo o trajeto da mobilização, que passou por Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
João Paulo foi dizer a Rosalba que acredita na sua disposição de apoiar o esporte norte-rio-grandense, que anda carecendo de atenção, e ouviu da candidata que essa é mais uma de suas prioridades para a juventude. “João Paulo é um exemplo de superação. Ele superou obstáculos e hoje projeta o nosso Estado”, destacou Rosalba em seu discurso no comício de encerramento, no conjunto Amarante, em São Gonçalo.
Ao lado dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho e dos candidatos à deputado federal e estadual, Rosalba assegurou que implementará políticas públicas para o fortalecimento do esporte potiguar.
Rosalba Ciarlini também recebeu a manifestação de apoio à sua candidatura ao governo do Estado por membros do movimento cultural da capital. Com figurino rosa, artistas natalenses acompanharam a mobilização.
O grupo disse que está com a Rosa porque deseja que ela faça pelo Rio Grande do Norte o mesmo que fez por Mossoró, apoiando os grupos e criando eventos para fortalecer a cultura norte-rio-grandense. Rosalba tem repetido que dará total apoio às manifestações culturais. Na agenda de governo da candidata, ela assegura a criação de um Fundo da Cultura para investimentos no setor. Além disso, quer criar um calendário de eventos para todo o Estado, a exemplo do que fez em Mossoró.
Quando prefeita, Rosalba criou o Mossoró Cidade Junina, com o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró - conhecido em todo o país -, o Auto da Liberdade, que marca a abolição da escravatura na cidade; o motim das mulheres - movimento que impediu a ida dos homens para a guerra do Paraguai; o primeiro voto feminino da América Latina e a invasão frustrada do bando de Lampião à Mossoró. “São eventos que valorizam nossos talentos e geram emprego e renda, impulsionando o turismo”, afirmou, ressaltando que com o apoio de Garibaldi e José Agripino promoverá o fortalecimento da cultura do RN

Seridó realiza parada Gay

A população de São Jose do Seridó mostrou que sabe respeitar as diferenças e foi ás rua ver o desfile do orgulho gay, organizado pelo estilista Raniel Pio.
Cerca de 800 pessoas acompanharam a mobilização que reuniu Gays, Lesbicas,  Bissexuais e Transexuais de várias cidades como Parelhas, Caicó, Cruzeta, Jardim do Seridó e São José do Seridó.
Blogueiros e jornalista acompanharam a I Parada Gay de São José do Seridó, que segundo seus organizadores, tem o objetivo de mostrar as diversidades e opções da cada um.
Fonte: CARLOS FELIPI

sábado, agosto 07, 2010

Secretário de Saúde de Sitio Novo também está entre os 100 melhores do país.

Quero deixar aqui meus parabéns ao município de Sitio Novo que mais uma vez é referência no cenário nacional, desta vez em um dos serviços mais debilitado no país, a Saúde Pública.

O município que soma pouco mais de cinco mil habitantes e está localizado na Região do Pólo Agreste/Trairi, conseguiu um dos mais desejado e importante prêmio para quem está à frente de uma política pública que é o “Prêmio de Qualidade e Excelência na Saúde Pública”.
   
O blog conversou com o secretário municipal de Saúde de Sitio Novo Josué Ferreira Lima, que foi escolhido e também está entre os cem melhores secretários de Saúde do País.

O Secretário Josué Ferreira aproveitou a abertura da 1º Capacitação de Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva, evento que foi realizado durante os dias 05 e 06 em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e coordenado pelo Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), para comunicar a todos que participavam do primeiro dia de Capacitação, sobre a escolha de seu nome como gestor da saúde municipal de Sitio Novo, para receber um prêmio pela qualidade e excelência na saúde pública sitionovense. 

O “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários da Saúde 2010, que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Camboriú, Santa Catarina.

De acordo com os organizadores do evento, o prêmio é destinado a gestores públicos que são destaque em nível nacional e um reconhecimento pela gestão desenvolvida por eles à frente das secretarias de Saúde dos municípios onde atuam.
  
Josué Ferreira de Lima assumiu a secretaria em fevereiro de 2009, com o propósito de gerenciar e melhorar a saúde municipal.

Entre os desafios que o secretário enfrentou, estavam às demandas nas marcações de exames, consultas e principalmente a dificuldade de conseguir médico com plantões de 24 horas para o Distrito da Serra da Tapuia.

Uma das primeiras medidas tomada pelo secretário foi a padronização do fardamento de toda a rede municipal de Saúde. A segunda medida foi colocar 90 mil reais de equipamentos que estavam parados em funcionamento.  

“Conseguimos aumentar a quantidade de Ultrassonografias, que antes o município dispunha de apenas 3 vagas mensais para este tipo de exame. Hoje, são realizadas no próprio município 30 Ultrassonografias por mês. Aumentamos ainda especialidades de atendimentos médicos, além de Clínico Geral e Ginecologista que já existiam, conseguimos ofertar Cardiologista e Ortopedista. Já a demanda para realização de exames de endoscopia eram de 150 pacientes, demos prioridade a estes pacientes e conseguimos zerar o número de pessoas em espera”.

“Daqui para o final do ano deste Ana estaremos instalando uma academia com piscina ao ar livre para os nossos idosos”. Declarou Josué Ferreira.