Mal entrou na Prefeitura Municipal de Angicos, o atual Prefeito Clemenceau Alves que assumiu o cargo de executivo do município após a morte de Jeime, O Ministério Público Federal do RN, ingressou com duas ações penais e duas ações de improbidade administrativa. Ele é acusado de irregularidades na aplicação de recursos federais repassados ao município pelo Fundo Nacional de Saúde e através de convênios com os Ministérios da Integração Nacional e do Turismo. Outros envolvidos também respondem pelas irregularidades apontadas. Clemenceau Alves foi o prefeito de Angicos entre 2001 e 2004.
Nesse período, a Prefeitura recebeu recursos públicos federais para obras de pavimentação, construção de praça e para assistência à saúde do município. Em todos os casos verificou-se a má aplicação da verba pública.
SÃO JOÃO DO SABUGI
Os vereadores Rutênio Humberto (DEM), Carlindo Júnior (DEM), Batista do Posto (DEM) e Alcides Carneiro (DEM) entraram em contato com o Ministério Público (MP) para questionar o motivo de diversos postes da cidade estar apagados e a iluminação da ponte, colocado pelo ex-prefeito Elísio Galvão (DEM), ter sido desligada. A reivindicação dos parlamentares é de que recursos oriundos da taxa de iluminação pública deveriam ser destinados para esse fim.
A resposta da prefeitura foi de que o imposto pago pela população para iluminar a cidade está sendo utilizado para pagar a conta de energia dos prédios públicos. Os vereadores questionam a legalidade do ato da prefeitura, praticado sem respaldo popular.
Após 10 meses e 15 dias de administração de Aníbal, a cidade enfrenta problemas de coleta de lixo, deficiência no atendimento médico e os prédios públicos estão em situação de abandono.
nesta semana, a prefeitura chegou a tocar fogo em lugares estratégicos para incinerar o lixo que domina os canteiros de São João do Sabugi, levando transtorno a moradores.
CARAÚBAS
No último dia 12, a Câmara Municipal de Caraúbas recebeu, durante a 13º sessão Ordinária do segundo período legislativo, a visita dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Leônia Gurgel e do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A presença dos estudantes aparece como mais uma das etapas do projeto "Pedagogia do parlamento", de autoria do vereador e presidente da casa, Assis Batista (PSB), que tem como objetivo aproximar a população do poder Legislativo Municipal.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos foram transportados de suas escolas até a sede do Legislativo Municipal. Nas dependências da Câmara, os alunos tiveram a oportunidade de todo o mecanismo de funcionamento e também participaram da sessão que estava acontecendo.
Com o encerramento da visita os alunos receberam uma cartilha que tem um conteúdo mais aprofundado sobre os trabalhos daquela Casa, conteúdos que agora serão vistos pelos professores nas salas de aula.
O maestro da banda de música do município de Maxaranguape, Ivanildo Valentim Silvestre, 65, natural do Recife, foi preso acusado de pedofilia. Embora negue as acusações e se diga inocente, o maestro teve a prisão preventiva decretada pela comarca de Extremoz e está detido na delegacia de polícia de Maxaranguape. O processo corre em segredo de justiça. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar do município, após a instauração de investigação no início de março, baseado em denúncias de mães e alunas da banda de música. De acordo com o delegado regional Fábio Rogério, que efetuou a prisão de Ivanildo, a juíza Anna Karina de Carvalho, da comarca de Extremoz, decretou a prisão preventiva e expediu um mandado de busca e apreensão baseado em inquérito policial instaurado pela delegacia regional, fruto da denúncia do Conselho Tutelar. "Alunos que freqüentavam a escola denunciaram que ele estaria cometendo pedofilia". Além da prisão, foram apreendidos na residência de Ivanildo, dois computadores, três fitas de vídeo cassete e 48 cds, cujo conteúdo será analisado pela polícia.
NOVA CRUZ
A festa da vitória do futuro prefeito Flávio Azevedo (PMDB), eleito nas últimas eleições, será realizada nesta segunda-feira, com a participação da banda Aviões do Forró.
De acordo com a Assessoria de Comunicação de Flávio Azevedo, a festa só não aconteceu antes porque a agenda de shows da Banda Aviões do Forró estava lotada.
A festa da vitória com a banda Aviões do Forró é um pedido da juventude novacruzense.
TAIPU
TAIPU
O prefeito de Taipu, Sebastião Melo está na parcela dos gestores que não sabem como agir para pagar seus servidores. "A coisa está tão difícil que a gente nem gosta de falar sobre o assunto, é de doer", lamentou. Segundo ele, entre as medidas adotadas para tentar melhorar a situação está a demissão de cerca de 100 servidores ligados à prefeitura através de contratos.
Vale lembrar que há dois meses, o prefeito afastou, aproximadamente, 70 funcionários e chegou a fechar as portas da prefeitura por uns dias, por não ter meios de pagar o quadro de pessoal. No entanto, Sebastião reconhece o risco do tiro sair pela culatra. "Tem funcionários que estão na prefeitura há 20 anos, então imagine quanto a gente vai ter que pagar de rescisão", declarou.
Para agravar a situação, Taipu possui uma dívida de R$ 260 mil em precatórios e cerca de R$ 1 milhão com fornecedores. "Essas obrigações com precatórios foram heranças da gestão passada e que deveriam ser pagas até dezembro deste ano. Os fornecedores também estão esperando esse pagamento, e eles não tem nada a ver com essa situação de crise. Mas nossa prioridade é pagar a folha de funcionários, que está em dia até outubro, mas agora no fim do ano, não sabemos como ficará", afirmou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário