quarta-feira, janeiro 13, 2010

Vistoria das barragens do RN começa hoje

Vários órgãos públicos estaduais e federais vão dar início hoje a uma vistoria em barragens e açudes do interior do Rio Grande do Norte. Serão inspecionados 22 desses equipamentos - especialmente os de médio porte - até o dia 21 de janeiro. A vistoria foi motivada por rachaduras encontradas na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado.


Estarão envolvidos na vistoria o Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com o presidente do CREA, Adalberto Pessoa, os açudes vistoriados que se encontrarem na área afetada pelos abalos sísmicos do último sábado (9) e terça-feira (11) também serão avaliados pelo Serviço Nacional de Informações (SNI).

No primeiro dia de atividades, as barragens visitadas serão as de Boqueirão de Angicos (Angicos), Armando Ribeiro Gonçalves (Assu), Mendubim (Assu) e Umari (Upanema). A fiscalização preventiva termina com a inspeção da Poço Branco (Poço Branco) e Campo Grande (São Paulo do Potengi).

Adalberto Pessoa afirma que já haviam planos de vistoria desde o ano passado e enfatiza a necessidade de checar as condições de cada barragem, principalmente na região de Poço Branco, afetada pelos últimos abalos sísmicos no RN.

Nenhum comentário: