Produtores de mel de todo o estado estarão reunidos hoje para discutir junto a estudiosos os principais temas relacionados à apicultura na atualidade, durante o 1º Workshop sobre Abelhas do Semiárido, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O evento será em Mossoró, no Centro Tecnológico de Apicultura (Cetec), da Ufersa, a partir das 8h30, e pretende fortalecer o setor apícola potiguar, que no ano passado alcançou o sexto lugar em exportações no Brasil.
O seminário conta com a realização de uma série de palestras com renomados estudiosos da apicultura. Entre eles está o professor Lionel Gonçalves, considerado um dos maiores especialistas do país. A programação tem início às 9h e segue até às 17h. Entre os temas a serem debatidos, destaque para os novos desafios do setor apícola, genética, polinização, análise de mel e produção de rainhas.
De acordo com o gestor de Apicultura do Sebrae, Valdemar BelchiorFilho, que falará da participação do Sebrae nos programas de expansão de apicultura e meliponicultura no Rio Grande do Norte, o seminário é uma ferramenta a mais de conhecimento repassada aos apicultores da região. Desde 2002, quando teve início o Projeto de Apicultura do Sebrae, mais de seis mil produtores de mel receberam capacitação, através de cursos, minicursos e palestras. No ano passado, as exportações potiguares alcançaram a marca de 1.950 toneladas de mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário