terça-feira, abril 20, 2010

Governo abre 7.000 vagas para qualificação na área de turismo


Mais de 7.000 pessoas poderão participar gratuitamente da segunda etapa do programa de qualificação profissional, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com recursos do Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur II). O evento que lançou oficialmente os cursos foi realizado nesta segunda-feira (19), no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal.

Ao todo, serão 5.894 vagas na capital potiguar, 1.378 em Parnamirim, e 390 em São Gonçalo do Amarante - municípios que compõem o Pólo Costa das Dunas. Os alunos poderão se inscrever gratuitamente em cursos de barman, garçom, camareira, organizador de eventos, cozinheiro, agente de turismo receptivo, qualidade no atendimento, manipulação segura de alimentos, empreendedorismo, qualidade no atendimento, além de informática, artesanato e línguas (inglês, espanhol e italiano).

"O Rio Grande do Norte vem fazendo o seu dever de casa adequadamente. Esta iniciativa é de fundamental importância para o turismo em nosso Estado, porque vai gerar empregos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Há um alinhamento perfeito na equipe do governo", observou o secretário estadual de Turismo, Múcio Sá.

Os recursos investidos somam mais de R$ 8 milhões, disponibilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Prodetur II, e a expectativa é de expandir, posteriormente, o programa para outros municípios, como Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso, em um convênio com o Ministério do Turismo.

"Nosso foco é trabalhar com os bairros pobres, que estão ao longo do corredor turístico, para que as pessoas tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho", destacou o coordenador do Prodetur, Carlos Alberto Medeiros. Em Natal, segundo ele, os bairros contemplados serão Ponta Negra, Mãe Luiza, África e Rocas; em São Gonçalo, Pajuçara; e, em Parnamirim, Pium e Pirangi.

"Esta é uma visão empreendedora do Estado, que vem em boa hora, especialmente por causa da proximidade da Copa do Mundo de 2014. Nosso objetivo é formar profissionais e não somente oferecer conhecimento teórico", destacou Laumir Barreto, diretor regional do Senac, empresa executora do projeto no RN.

O Prodetur foi criado pelos governadores dos Estados do Nordeste, com o apoio do Governo Federal e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de desenvolver e consolidar a atividade turística na região Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário: