A Secretaria de Estado da Saúde Pública, por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) divulgou na manhã desta terça-feira (6), os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), no Auditório do Conselho Regional de Medicina do RN. O objetivo é melhorar as ações sanitárias relacionadas aos produtos hortifrutícolas.
No ano de 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou nove itens analisados e de 2009 para 2010 as pesquisas chegaram a 20 itens, ou seja, aumentou mais que o dobro. Deste último estudo, foram pesquisados 3.130 produtos alimentícios, dos quais 29% obtiveram resultado insatisfatório em todo Brasil e 24% somente no Rio Grande do Norte - os resultados considerados insatisfatórios são aqueles que apresentam uma quantidade de agrotóxicos superior ao permitido ou um alimento com substâncias que são proibidas por lei.
Das 3.130 mostras recolhidas, 907 foram consideradas insatisfatórias. Tendo como destaque as de pimentão, pepino, uva, morango e abacaxi. Os produtos que apresentaram melhor resultados foram a banana e a batata com 3,5% e 1,2%, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário