Tendo em vista a falta de chuvas, um plano de emergência está sendo desenvolvido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), para garantir o abastecimento de água da população de João Dias, até que seja concluído o trecho da Adutora do Alto Oeste, com captação na Barragem de Santa Cruz, em Apodi, que deve acontecer até outubro próximo. Até lá, a Caern irá disponibilizar carros-pipa e suspender a emissão de contas para as famílias que não receberem água nas torneiras.
A falta de recarga do lençol freático, em decorrência da escassez de chuvas registrada nos últimos meses no município, prejudicou a produção de água dos cinco poços artesianos e um amazonas que abastecem a cidade de João Dias. Por esse motivo, o fornecimento de água está sendo reduzido e a Companhia, desde junho, não emite a conta de água para cerca de 20% dos 450 clientes ativos daquela cidade, que moram nas partes mais altas.
Segundo o gerente da Regional de Pau dos Ferros, Esmeraldo Alves do Nascimento, para abastecer os 600 clientes cadastrados, são necessários 20 mil litros de água por hora e a produção dos poços está reduzida a apenas 7 mil litros de água por hora, em decorrência da falta de chuvas. O abastecimento voltara à normalidade quando for ativado o trecho da Adutora do Alto Oeste, que vai beneficiar os municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Viçosa, Umarizal, Olha D´ Água dos Borges, Lucrécia, Martins, Serrinha dos Pintos, Antonio Martins e João Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário