A partir desta terça-feira (5), vários países do mundo ganham decoração em tons de rosa nos principais cartões postais para alertar a população sobre o combate ao câncer de mama.
Durante este mês será realizado internacionalmente o “Outubro Rosa”, movimento que prevê ações de diagnóstico precoce da doença que se manifesta com mais frequência entre as mulheres brasileiras.
No Rio Grande do Norte, o movimento é conduzido pelo Grupo Despertar, que trabalha com mulheres que tiveram câncer de mama, apoiando emocionalmente outras pacientes que estão em tratamento.
De acordo com os mais recentes dados divulgados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama ( Femama) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), 540 mulheres no RN são acometidas pela doença, dados de 2009. No Brasil, o número varia de 49 a 50 mil novos casos por ano, com destaque para a região sudeste que apresenta a maioria dos casos.
Segundo Maria Goretti Gusmão, volutária da Rede Feminina da Liga Norte-RioGrandense contra o Câncer, o Outubro Rosa é importante para lembrar, informar e divulgar a importância do diagnóstico precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário