Com uma taxa de 17% sobre o número total de mortes de pessoas do sexo masculino, o Rio Grande do Norte é o quarto entre os nove estados da região Nordeste com o maior número de mortes que tem como causa a violência, sejam por homicídios, afogamentos, suicídios, acidentes de carros ou outras causas. Os dados são do IBGE, com base em pesquisa sobre Estatísticas do Registro Civil de 2009, resultado da coleta de informações prestadas pelos Cartórios de Registros das Pessoas Naturais, Varas de família, Foros ou Varas Cíveis e os tabelionatos de todo o país. Afora o Rio Grande do Norte, os estados nordestino com taxas mais altas de mortes violentas entre homens são Alagoas (21,1), Sergipe (18,6) e Maranhão (17,2). A taxa mais baixa é do Piauí, apenas 9,3.
Os índices do Rio Grande do Norte ficam acima, inclusive, da taxa brasileira, que é de 14,9 e da própria região Nordeste, de 15,5. As duas taxas mais alta do país estão no Mato Grosso, com 23,8 e Espírito Santo, com 21,3.
O analista da superintendência regional do IBGE, Ivanilton Passos de Oliveira, diz que a pesquisa leva em conta as mortes violentas dos homens, porque “a taxa de mortalidade violenta entre as mulheres é muito baixa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário