segunda-feira, abril 25, 2011

Prefeita solicita apoio do Ministério da Justiça para a Segurança Pública em Natal


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, esteve no Ministério da Justiça na tarde desta segunda-feira (18) e participou de audiência com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Filomena de Luca Miki. Durante o encontro, a prefeita apresentou a atual situação das atividades da Segurança Pública no município do Natal e solicitou apoio para os projetos que envolvem a área. A secretária garantiu que as solicitações serão atendidas e se comprometeu a visitar a capital potiguar em breve.
Dentre as ações apresentadas por Micarla de Sousa na área de Defesa Social e Defesa Civil, está em fase de execução o projeto de reestruturação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que inclui o convênio de implementação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com observatório de segurança por meio de videomonitoramento com 30 câmeras e o Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública da Copa do Mundo da Fifa 2014. Está em execução ainda, a consolidação da implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública com fóruns regionais previstos para os meses de junho e julho.

Além disso, a Guarda Municipal do Natal está sendo reestruturada de acordo com a padronização nacional e está sendo fechado um convênio com a Polícia Federal relacionado aos portes de armas da Guarda Municipal e com a Polícia Militar envolvendo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Em relação à Copa do Mundo Fifa 2014, está sendo realizada uma parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Na audiência com a secretária Regina Miki, Micarla de Sousa pediu a liberação de recursos para o GT para a Copa do Mundo de 2014 e a instalação de quatro bases comunitárias com Centro Integrado de Segurança Pública. A prefeita do Natal solicitou, ainda, a inclusão do território de paz em Natal com os projetos ‘Protejo’ e ‘Mulheres de Paz’ e a implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, além dos equipamentos necessários para a estruturação da Guarda Municipal e a liberação imediata de 50 armas taser com seu devido treinamento para os guardas.


Nenhum comentário: