terça-feira, janeiro 26, 2010

Anvisa Apreende sal do Rio Grande do Norte


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a apreensão, em todo o país, do lote 9016DZ, do sal Miramar, da Norsal, cuja produção é no Rio Grande do Norte - de onde saem mais de 90% do sal consumido no Brasil. O motivo é a quantidade de iodo abaixo do exigido. Segundo a empresa, todo o material foi recolhido no mês passado, mas a entidade reguladora insiste que o alerta é válido tanto para as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais quanto aos consumidores.


Foi identificado através de análise de amostras que o produto comercializado em embalagens de um quilo, com validade até 01.01.2011, continha apenas 14,5mg/kl de iodo, limite bem inferior aos 20mg por quilo de sal, preconizado na legislação sanitária vigente. O teor de iodo, exigido para prevenção de doenças como o bócio, deve variar entre o mínimo de 20mg e o máximo de 60mg por quilo de sal.

A resolução determinando a apreensão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Porém, segundo a empresa, o problema foi identificado entre o fim de novembro e o início do mês passado, pela vigilância sanitária de Fortaleza, cidade para onde o lote foi enviado. O diretor industrial da Norsal, Luiz Santiago, afirma que o lote, de aproximadamente 500 quilos, foi retirado do mercado da capital cearense logo em seguida. Contudo, a Anvisa esclarece que a possível demora entre o aviso da visa cearense e a publicação da apreensão ontem pode ter sido fruto da espera por novas análises de laboratório, que ratificaram a irregularidade.

A agência informou ainda que não seria possível saber se a empresa conseguiu realmente recolher tudo e quanto do produto pode ter ido para outros mercados do país. Por isso, o alerta continua válido, tanto para as visas quanto para o consumidor.

Santiago destacou que a Norsal produz cerca de 22 milhões de quilos de sal por mês - assim, o lote fora da especificação exigida representaria 0,002% desse total. "Foi um problema pontual que já foi resolvido", assegura. Com a constatação da falha, a Norsal vira alvo de uma investigação administrativa. Nestes casos, os resultados podem ir de uma simples notificação a multa de até R$ 1,5 milhão e interdição.

Em busca da vida

A Central de Transplantes do RN lançará no próximo dia 1º de fevereiro, no Hospital Walfredo Gurgel, a Organização de Procura de Órgãos (Opos). A iniciativa, que conta com a parceira do Ministério da Saúde, terá uma escala de nove médicos em plantões presenciais, que irão atuar principalmente na UTI e no pronto-socorro na busca ativa por potenciais doadores e na manutenção saudável dos órgãos que podem ser transplantados.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Francinete Guerra, "os médicos intensivistas identificarão os potenciais doadores que terão cuidados especiais para manter os órgãos que serão futuramente transplantados". Os médicos que atuarão na Opos vão passar por treinamentos no Samu Natal, nos próximos dias 29 e 30. Através de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, enfermeiros também passarão por treinamentos para atuar na captação de órgãos.


Em 2010, a Central de Transplantes já recebeu duas doações múltiplas de órgãos, quatro rins, além de um transplante cardíaco. De acordo com Francinete Guerra, a meta são 10 doações de órgãos para cada um milhão de habitantes até o final deste ano. Em 2009, foram seis doações/por milhão, mas para este ano, a coordenadora está otimista. "Acredito que conseguiremos ultrapassar essa meta, com ações de conscientização e melhoria da qualidade do fluxo de órgãos para serem transplantados", afirmou Francinete Guerra.

No ano passado, a Central realizou 173 transplantes de córneas e um transplante cardíaco. A atual demanda para receber órgãos no RN está com 920 pessoas para receber rins; 284 para córnea, quatro para coração e oito para fígado. A partir de março, a Central de Transplantes do RN passará a usar um novo sistema digital para cadastro de pacientes que necessitem de órgãos hepáticos, cardíacos, córneas e medula óssea. "Os próprios médicos passarão a cadastrar seus pacientes e acompanhar o andamento das doações de órgãos", explicou Francinete Guerra.

Campanha

Entre as ações programadas pela Central de Transplantes, está a campanha de conscientização nas escolas públicas, com palestras, camisetas, premiações e orientações sobre a importância da doação de órgãos. Na área médica está prevista uma Jornada de Enfermagem nos hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Hospital da Polícia Militar. A iniciativa visa a capacitação de enfermeiros e profissionais de saúde sobre doação e captação de órgãos para serem transplantados.

Wilma discute sucessão em Mossoró

Sucessão, alianças e apoios. Durante almoço, oferecido pelas deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado, do PSB, à governadora Wilma de Faria e ao vice Iberê Ferreira de Souza, esses assuntos foram discutidos. Embora o encontro tivesse sido anunciado como algo social e sem espírito político, a reunião de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas da região teve o foco centralizado nas questões que permeiam o processo sucessório deste ano, como a composição das chapas majoritária (governador, vice e senadores) e proporcional (deputados federais e estaduais).


O encontro lotou a casa de Sandra Rosado em Tibau. Tinha até banda de música. O reitor da Uern, professor Milton Marques de Medeiros, participou doda reunião. Fotos e abraços foram distribuídos por Wilma e Iberê. De mesa em mesa, eles foram cumprimentando prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Câmara de Areia Branca amplia canais de informações entre o legislativo e a população.

A internet tem sido uma ferramenta indispensável para a propagação do trabalho dos vereadores da atual legislatura, em Areia Branca, mantendo a população informada sobre o desempenho dos seus representes na câmara municipal. Para ampliar essa prestação de serviços, breve estará sendo colocado no ar o novo site da Casa, tornando as atividades mais transparentes.


Segundo o presidente do Legislativo municipal, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), o antigo site está sendo reformulado para dar mais mobilidade ao sistema de atualização das matérias, de forma que a informação chegará com formato e linguagem mais acessíveis.

De acordo com o dirigente, com o uso da internet a Câmara Municipal de Areia Branca proporcionará uma maior interação com a comunidade. "A mídia eletrônica vem reforçar o sistema de comunicação implantado na nossa gestão, como forma de deixar a população bem informada sobre o desempenho do seu representante na Casa Legislativa", explica.

O vereador Aldo Dantas destaca ainda o uso da emissora de rádio local, a Costa Branca (FM 104,3) na divulgação das ações da Casa. "Também está sendo importante, pois permite àqueles que residem na zona rural ou mesmo em outras localidades acompanhar as sessões, conhecer a sistemática funcional da Casa", acrescenta.

Diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30, a emissora apresenta o programa "Legislativo Em Foco", um resumo diário das ações desenvolvidas em plenário. Os vereadores também contam com espaço no programa "Costa Branca Em Debate", apresentado na emissora pelo seu diretor, empresário Cleodon Bezerra, no horário nobre do rádio, das 12h às 13h. "Com esses canais de informação, o trabalho do vereador ficará está sendo bem mais difundido, fazendo justiça ao seu trabalho em prol da cidade e do seu povo", reforça Aldo Dantas.

Fonte; O Mossoroense

Ex-prefeito de Angicos pode integrar relação de "secretariáveis"

O médico e ex-prefeito de Angicos, região Central do Estado, Ronaldo de Oliveira Teixeira (PSB) pode estar incluído na lista de nomes que possuem chances reais de figurar no secretariado de primeiro escalão do Governo do Estado a partir de abril. Informações de bastidores citam o ex-mandatário, que atualmente exerce a direção-geral do Hospital Regional de Angicos, no rol de opções que estariam sendo analisadas pelo vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza (PSB).


Fontes do círculo pessoal do ex-prefeito revelam que ele recebeu sondagens sobre a hipótese de ocupar a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública a partir do mês de abril, quando Iberê assume a chefia do Executivo potiguar. Cauteloso, o ex-prefeito não se manifestou acerca das especulações até agora. O médico Ronaldo Teixeira foi alçado à condição de diretor-geral do Hospital Regional de Angicos pouco tempo depois do insucesso eleitoral que experimentou em 2008, quando buscou a reeleição.

Fonte: Mossoroense

Ex-prefeito é processado pelo Sec. do Meio Ambiente

O Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Cruz, Francisco Assis da Silva, impetrou em face do Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara, dois processos no Juizado Especial, um no cível, outro no criminal. No processo, o impetrante acusa o ex-prefeito de denegrir a sua imagem perante a sociedade, em emissora de rádio e também em Blog na Internet.


Na peça, os advogados do secretário inclui a parte acusada nos artigos 138, 139 e 140 c/c 141 do Código Penal, e anexaram um material impresso do extinto Blog famadeperiquito.blogspot.com que difama a imagem do impetrante do processo.

De acordo com o processo, o que faz pensar ser o ex-prefeito autor das postagens difamatórias contra o Secretário Francisco Assis, ou mandante das postagens, é que o referido Blog era amplamente divulgado na emissora de rádio, Agreste FM, pelo ex-prefeito, e parte das fotos publicadas eram de posse somente do secretário e do ex-prefeito, segundo relata a peça.

O Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara diz não ser o autor do blog e nega qualquer envolvimento com o mesmo, e deverá se pronunciar em breve com sua defesa. Ainda não há datas para audiências. Gazeta de Nova Cruz

Prefeito de João Câmara promete deixar o cargo

O prefeito Ariosvaldo Targino, de João Câmara que enfrenta um processo de cassação do seu mandato por improbidade administrativa, promete deixar o cargo até o dia 30 deste mês, caso o FPM continue caindo.


Em seu programa de rádio neste domingo, o gestor apresentou um retrato da situação crítica que a administração atravessa com a diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e voltou a admitir que deixará o cargo por não ter como administrar o município nessa situação.

O prefeito atribui à crise nas prefeituras ao Governo Lula que, segundo ele, ao invés de ajudar os municípios, fica mandando dinheiro para os desabrigados do terremoto do Haiti.

Ainda no seu programa de rádio, o prefeito Ariosvaldo Targino disse que, diante da situação que o município enfrenta com poucos recursos, será obrigado a demitir contratados e até alguns secretários que segundo ele, estariam atrapalhando sua administração.

Ao se referir em dispensa de contratados, ele citou o caso de um contratado que ao saber que iria ser dispensado disse não podia, pois tinha feito um empréstimo no banco no valor de R$ 5 mil. O gestor por sua vez, disse que não tinha nada com isso. Informações do Blog jardimdeangicos.zip.net/

Flagrante em Parazinho.

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte flagrou um caso de prática ilegal da Medicina em um dos postos de saúde do município de Parazinho, havia um estudante de Medicina cumprindo o plantão e atendendo à população.



O chefe do Departamento de Fiscalização do conselho, Jeancarlo Cavalcante, acredita que a própria prefeitura da cidade tenha contratado o estudante para atuar como profissional formado. A ação do Cremern foi motivada por denúncias da própria população.

Ex-Prefeito de Florânia declara apoio Rosalba

O ex-prefeito de Florânia Titi Nobre (PR) conversou com o Blog Quixabeira News, anunciou o apoio a senadora Rosalba Ciarlini, enquanto isso seu aliado, o atual prefeito ficará com o vice-candidato Iberê Ferreira. "Eu não tenho nada contra ao apoio de Salomão a Iberê. Mas, ele não contará comigo, já que vou pedir votos para Rosalba", informou. O ex-prefeito anunciou voto aos senadores José Agripino e Garibaldi, além de já estar fechado com os deputados João Maia e Ezequiel Ferreira.

Implantação de academia em Umarizal

O Prefeito de Umarizal conseguiu através do Governo Federal verbas para implantação de uma Academia para terceira idade que será instalada na Praça Praça do Eucalipto.


O governo federal estar fazendo parcerias com as prefeituras para implantação de academia de ginástica para a terceira idade, os espaços são totalmente adaptado ao público da Terceira Idade.

Tudo acompanhado por um professor de Educação Física, na academia não tem contra-indicação, pois não utilizam pesos. “Todos os movimentos nos aparelhos utilizam o peso do próprio corpo, a academia é indicada para quem sofre de doenças como diabetes e problemas nas articulações”.

Artistas de São Gonçalo vão ganhar as ruas do município

O município de São Gonçalo do Amarante vai fazer valer o título de "Berço da Cultura Popular". Nesta terça (26) os artistas locais vão compor um grande Cortejo Cultural que vai percorrer as principais ruas do centro da cidade. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana.


O percurso do cortejo tem pouco mais de um quilômetro e sairá do largo do teatro municipal em direção à Praça Senador Dinarte Mariz. Mais de 14 grupos estão confirmados. São dezenas de artistas que integram grupos folclóricos, atores, cantores, dançarinos, artesãos e artistas independentes.

A manifestação artística vai contar com a participação da bateria da Escola de Samba Balanço do Morro, que no carnaval desse ano vai homenagear São Gonçalo, além de uma trivela e a banda de música do município. O ponto alto do evento acontecerá na dispersão, com o encontro de todos os artistas e a apresentação de alguns grupos.

Começou o Estadual

A primeira rodada do Campeonato estadual 2010, foi muito disputada, dos cinco jogos apenas um não ficou no empate. O Centenário de Pau dos Ferros saiu a frente na disputa de campeão estadual derrotando o Potyguar

Resultados da 1° Rodada:


No Frasqueirão ABC 2X2 Corintians

No Nogueirão Potiguar 1X1 América

No Iberezão Santa Cruz 1X1 Alecrim

No Edgarzão Assu1X1 Baraúnas

No Bezerrão Potyguar 0X1 Centenário.

Próxima rodada:

Quarta Feira 27.01.10

No machadão às 19h00m Alecrim X Centenário

No Machadão às 21h00m América X Santa Cruz

No Nogueirão às 20h30m Baraúnas X ABC

No Bezerrão às 20h30m Potyguar X Potiguar

No Marizão às 20h30m Corintians X Assu

JF abre inscrição para programa "Escola na Justiça

Estão abertas as inscrições para os colégios que desejam participar do programa "Escola na Justiça", desenvolvido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar escolas públicas e privadas.


No "Escola na Justiça" os alunos de 10 a 15 anos assistem palestra de um Juiz Federal sobre cidadania e ainda têm a oportunidade de conhecer um pouco do Judiciário Federal potiguar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone: 3235-7604

Convênio amplia assistência técnica e extensão rural no RN



Os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) no Rio Grande do Norte receberam um incentivo maior na última sexta-feira (22), com a assinatura de quatro convênios para a execução de novos projetos de fortalecimento da agricultura familiar. A parceria foi firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) e da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN).


A solenidade aconteceu no Olimpo Recepções, em Natal, com as presenças da governadora do Estado, Wilma de Faria, do vice-governador, Iberê Ferreira de Souza e dos secretários de Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Sanches Peraci e de Desenvolvimento Territorial do MDA, José Humberto de Oliveira. Estavam presentes ainda o diretor-geral da Emater-RN, Luís Cláudio de Souza Macedo, deputados federais, estaduais, secretários, representantes de entidades voltadas à agricultura, entre outros.

O evento oficializou o projeto Campo Mais Forte, que soma investimentos da ordem de R$ 4 milhões, sendo cerca de R$ 3, 6 milhões investidos pelo MDA, repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A contrapartida estadual foi de R$ 10% do valor global. Na ocasião, foram entregues 70 automóveis e kits de informática a 70 municípios de várias regiões do Rio Grande do Norte. Prefeitos ou seus representantes assinaram um termo de comodato no qual se comprometem a ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural gratuita para 120 novos agricultores familiares por ano, conforme previsão do Pacto Federativo.

A governadora Wilma de Faria destacou a atuação eficiente do MDA para o fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte e de todos que fazem assistência técnica e extensão rural no estado. “Vamos aumentar o número de municípios que serão contemplados com os serviços, tanto os da zona rural como os que tem até 10 mil habitantes”. Ela ressaltou a importância de vários programas desenvolvidos pela Emater-RN, como o Letras do Campo, que combate o analfabetismo no meio rural, as Escolas de Inclusão Digital e Cidadania e o Compra Direta, que garante a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.

O MDA, Governo do Estado, CEF e Emater-RN também assinaram contratos de repasse para a aquisição de equipamentos para uma Central de Comercialização, em Natal, no qual os agricultores familiares terão oportunidade de vender seus produtos, o que representa um investimento de R$ 1,5 milhões.

O secretário da SAF/MDA destacou os sete anos de parceria entre o governo federal e o governo estadual para o fortalecimento da agricultura familia. Peraci apontou como positiva a liderança que o Governo do Rio Grande do Norte, a Emater-RN vêm tendo no sentido de responder aos programas do governo federal, seja no desenvolvimento do Pronaf, na atuação junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Programa de Biodiesel e na Lei da Alimentação Escolar, entre outros.

O diretor-geral da Emater-RN, Luís Cláudio de Souza Macedo, destacou as mudanças na assistência técnica e extensão rural a partir de 2003, com a reestruturação do órgão, a aquisição de novos equipamentos e a contratação de pessoal, através de concurso público. “Hoje são 101 escolas de inclusão digital, mais técnicos sendo capacitados, e agricultores com mais acesso ao crédito rural”,destacou.

Os representantes do MDA também receberam do Governo do Estado placas em homenagem aos trabalhos desenvolvidos em nome da agricultura familiar do estado. Para o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério, José Humberto Oliveira, atualmente, as prefeituras do interior estão também no mapa de investimentos do governo Lula, não apenas as capitais. “Queremos que o Brasil do campo também seja reconhecido”.

Territórios

Outro convênio foi destinado a melhorar a infraestrutura dos territórios rurais, com a compra de máquinas e equipamentos, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas e a dinamização das economias territoriais. Esse projeto representa um repasse de R$ 17,4 milhões.

O último convênio assinado pelos parceiros foi o que garantirá mais investimento às demandas do Programa Territórios da Cidadania, no valor de aproximadamente R$ 2,2 milhões. Esta parceria engloba diversos projetos de investimentos para estruturação e fortalecimento dos serviços de Ater no Rio Grande do Norte.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Na última quarta-feira (20) a população sitionovense lotou a igreja para prestigiar o fim da Festa Reiliosa de São Sebastião, onde foi realizada uma grande Missa Solene  celebrada pelo Padre Irineu da cidade de Santa Cruz, em seguida a população saiu em procissão.













sábado, janeiro 23, 2010

Fim da V Copa Janeiro de Futsal 2010


Chegou ao fim a V Copa Janeiro de Futsal 2010 que foi realizada pela Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.


Este ano a competição contou com 09 (nove) equipes divididas em 02 (dois) grupos. O grupo A composto pelas equipes Avaí, Malokas, Cruzeiro, Cruzeiro Serrano e Holanda. Já no grupo B as equipes eram DBU, Fênix, Jucuri e Papão.

A equipe do Malokas era a princiapal favorita ao titulo de campeão. Durante a primeira fase a euipe liderou o grupo A somando com a soma de 10 (dez) pontos. Mas não passou daí e teve que se contentar cum o 4º lugar.

Mas não teve pra ninguém a equipe Fênix que durante a primeira fase liderou o grupo B terminou campeão com 100% de aproveitamento além de ter levado os prêmios de artilheiro e goleiro menos vazado.

1º Fase
Fenix 4 x 0 DBU
Fenix 4 x 1 Papão
Fenix 1x 0 Jucuri

Semi-final
Fenix 4 x 2 Cruzeiro

Final
Fenix 8 x 1BDU

Cruzeiro F.C (3° Colacada)


DBU (Vice-Campeão)

Fenix F.C (Campeão Sitionovense de Futasl 2010)

Artilheiro ( 08 gols marcados)

Goleiro Menos Vazado (04 gols sofridos)

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Festa de São Sebastião em Sitio Novo

A Prefeitura Municipal de Sitio Novo juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza pelo 5º ano a grandiosa e tradicional Festa de São Sebastião que este ano contará com as seguintes atrações musicais:




















Forró da Pegação




















Ferro na Boneca

Venha participar desta grande festa popular que será realizada amanhã 19/01 em praça pública, a entrada será trocada por 01 (um) kg de alimento.
Não deixe de participar desta que é uma das maiores festas de padroeiro da região

Prefeito de Tangará consegue seis projetos com recursos do PDS

O prefeito de Tangará, conseguiu carimbar junto ao governo dos estado seis projetos com recursos do Programa de Desenvolvimento Solidário(PDS) para seu município.



Dentre os programas estão a recuperação de um açude na comuniade do Assentamento Três Voltas, uma passagem molhada no Assentamento Ronda, abastecimento de água para a comunidade do Irapuru, reconstrução de açude no Riacho Pau do Leite e construção de 48 cisternas no Assentamento Freitas, Ronda e Irapuru.

Prefeito de Lages sai de férias

O Prefeito Benes Leocádio, se licenciou no ultimo sabado do cargo de Prefeito de Lajes, para tratar de assuntos pessoas e descansar alguns dias.



O Vice-Prefeito Mário Madruga, assumirá a pela primeira vez, a prefeitura de Lajes, e terá o desafio de continuar o trabalho que vem sendo feito pelo Prefeito Benes, o próprio Mário e toda a sua equipe.

Estiveram presentes á solenidade, Presidente da Câmara, Vereadores, Secretários Municipais e a população lajense. Informação blog de lages

CAERN

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, abriu Processo Seletivo para o preenchimento de 10 vagas, no cargo de Engenheiro Civil, com salário mensal de R$ 3.652,12.

As inscrições serão aceitas de 18 a 20 de janeiro de 2010, na Gerência de Desenvolvimento Humano da CAERN.
As entrevistas serão realizadas no período estipulado de 28 a 29 de janeiro de 2010, no horário de 8h00 às 11h30 e 14h00 às 17h30.
O contrato para a execução dos serviços será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Banco do Nordeste abre vagas para nível médio e superior



O Banco do Nordeste do Brasil – BNB, realizará concurso público para preenchimento de vagas de nível médio, e nível superior.


Veja as vagas e os cargos:
Analista Bancário 1, Analista Técnico 1 – Técnico Agrícola ou em Agropecuária, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista Técnico 1 – Advogado, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Assistente Social, Comunicador Social, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho, visando à formação de cadastro de reserva.

Serão aceitas inscrições no endereço eletrônico www.acep.org.br, de 26 de janeiro a 9 de fevereiro de 2010. A taxa é de R$ 60,00 para o cargo de Analista Bancário 1, de R$ 70,00 para o cargo de Analista Técnico 1, e de R$ 100,00 para o cargo de Especialista Técnico 1.

A provas serão aplicadas na data provável de 28 de março de 2010, a partir das 13h00.

Veja as cidades onde as provas acontecerão:
Aracaju-SE, Barreiras-BA, Brasília-DF, Campina Grande-PB, Caruaru-PE, Caxias-MA, Feira de Santana-BA, Floriano-PI, Fortaleza-CE, Garanhuns-PE, Imperatriz-MA, Irecê-BA, Itabuna-BA, João Pessoa-PB, Juazeiro do Norte-CE, Juazeiro-BA, Linhares-ES, Maceió-AL, Montes Claros- MG, Mossoró-RN, Natal-RN, Parnaíba-PI, Patos-PB, Petrolina-PE, Recife-PE, Salvador-BA, São Luís-MA, Sobral-CE, Teixeira de Freitas-BA, Teófilo Otoni-MG, Teresina-PI e Vitória da Conquista-BA.

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Iberê e Rosalba participam de festejos municipais

Vida de pré-candidato ao governo do estado não é fácil, e os dois principais pleiteantes à sucessão de Wilma de Faria (PSB) neste ano são a prova concreta disto. Iberê Ferreira (PSB) e Rosalba Ciarlini (DEM), mesmo em mês de veraneio, cumprem agenda pelo interior do estado no fim de semana, buscando firmar suas bases eleitorais.

Líder nas pesquisas, Rosalba Ciarlini não demonstra acomodação com o bom posicionamento perante o eleitorado potiguar. A senadora, que está em Tibau, participa, no sábado (16), da missa em memória aos 10 anos da morte de Monsenhor Expedito, que ocorre em São Paulo do Potengi.

No mesmo dia, a Rosa segue para Caiçara do Rio dos Ventos, onde prestigia a festa em comemoração aos 47 anos de emancipação política. Ainda no sábado, a parlamentar vai a São Bento do Trairi, atendendo a convite do prefeito Zé Nildo (PMDB), onde participa de mais um festejo.

No domingo, Rosalba segue percorrendo o estado e estará em Caraúbas participando do “Almoço dos Filhos Ausentes”, que faz parte da programação da semana do padroeiro da cidade. À noite, a pré-candidata do DEM ao governo do estado segue para Governador Dix-Sept Rosado, onde assiste ao Auto da Cidade, também dentro da programação dos festejos do padroeiro, São Sebastião.

Já o vice-governador Iberê Ferreira terá a missão de conciliar a agenda política com a função que ocupa na administração. No sábado, junto à governadora Wilma de Faria, Iberê estará em Caraúbas participando da festa do padroeiro local (São Sebastião). No domingo, segue para a praia de Tibau, onde ocorre mais uma edição do “Verão de Todos”.
 

Maior e menor homem do mundo


O homem mais baixo do mundo, He Pingping (74,61 cm), posa ao lado do homem mais alto do mundo, Sultan Kösen (2,46 m), em evento do livro Guinness de recordes em Istambul, na Turquia. (Foto: Mustafa Ozer/AFP)

Carnaval de São José do Seridó será realizado na nova praça de eventos

A notícia que o Carnaval já será na Praça de Eventos que está sendo construída em São José do Seridó, foi dada na última terça-feira (12) pelo prefeito Jackson Dantas (PMDB) e o vice Noel Carcará. As atrações também já foram anunciadas. Este ano serão três dias de festa, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Para o domingo (14), está sendo organizada uma matinê para a criançada. As bandas: Detona, Forró Suado e uma Orquestra de Frevo animarão os foliões.


Poderá também acontecer um arrastão no sábado (13) pelas ruas de São José do Seridó com Trio Elétrico puxando o tradicional bloco "Os Peçonhentos". Noel Carcará, que acompanha de perto as obras da Praça de Eventos, garantiu que tudo está caminhando para ser inaugurada na sexta-feira de carnaval com uma grande festa.

A obra é uma emenda do deputado federal João Maia (PR) e está orçada em quase R$ 200 mil.

Pau dos Ferros é referência no corte de terra

Desde o início de janeiro começou o programa de corte de terra, que é promovido pela Prefeitura de Pau dos Ferros, através Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, junto aos agricultores dentro do município.


Atualmente, a Secretaria de Agricultura do município possui um cadastro atualizado com 530 agricultores aptos a receber os trabalhos das máquinas em suas terras. No entanto, havendo a necessidade, o agricultor que não possui o cadastro deve procurar a Secretaria e agendar os trabalhos das máquinas e o atendimento será imediato. Algumas propriedades já foram beneficiadas.

Inscrições prorrogadas

As inscrições para o concurso dos correios foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro de 2010. O concurso oferece 6.565 oportunidades de emprego, em várias cidades. Leia a seguir, as informações completas:


Publicados os editais que regem as vagas do concurso dos Correios, que oferecerá 6.565 vagas para nível médio e superior em todo o país.

As inscrições poderão ser feitas de 28 de dezembro de 2009 a 22 de janeiro de 2010, pelo site www.correios.com.br, ou nos postos de inscrição credenciados. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00.

A data de aplicação das provas ainda será divulgada, e a validade do concurso é de um ano.
Somente à noite o país parou para ver a estreia da 10ª edição do Big Brother Brasil, da Globo. Mas, em Casa Nova, cidade baiana, a população já se agita por conta da participação da policial militar Anamara Barreiro. A sister corre o risco de deixar a atração já no início e seguir direto para a cadeia.


Logo que soube que estaria na atração, Anamara pediu férias na corporação e deveria voltar ao trabalho em 2 de fevereiro. Ela terá um prazo de oito dias, a contar desta data, para se apresentar na 25ª Companhia da PM de Casa Nova (BA). Caso contrário, será apontada como desertora.

"Anamaria está sujeita de seis meses a dois anos de detenção", disse Luiz Augusto de Santanna, promotor de Justiça Militar da Bahia. Caso tivesse mais de três anos na corporação, Anamaria poderia ficar mais tempo afastada.

Plano de Saneamento Básico

O Rio Grande do Norte deu o pontapé inicial para a criação de Plano de Saneamento Básico para os municípios. Uma reunião presidida na manhã desta quinta-feira (14) pelo vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Iberê Ferreira de Souza, reuniu representantes da Sociedade Civil, governos municipais, estadual e federal e Ministério Público para definir as primeiras estratégias para a elaboração das políticas públicas na área de saneamento. Um novo encontro vai acontecer no próximo dia 25.


"O Governo está duplicando a área saneada de todo o Rio Grande do Norte e também da Capital Natal e esse plano terá o objetivo de possibilitar um planejamento nas ações para o futuro", disse o vice-governador. Segundo ele, esse trabalho deve ser feito em conjunto com o Ministério Público.

A reunião contou ainda com a participação da promotora do Meio Ambiente Rachel Germando, do diretor-geral da Caern, Walter Gasi, além de representantes da Funasa, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam). "Saio muito feliz desse encontro por ser o marco inicial dos nossos trabalhos em favor da concretização desse plano", afirmou a promotora Rachel Germano. De acordo com a promotora, no dia 26 de janeiro o Ministério Público divulgará as metas para o setor ambiental estadual.

Ações - Em todo o Estado, o investimento governamental em saneamento, entre obras concluídas, em andamento ou a iniciar totaliza mais de R$ 916 milhões. Através da Caern, o Governo do Estado está realizando serviços de saneamento em 23 municípios e duplicará a área saneada em todo o Rio Grande do Norte, passando dos atuais 20 por cento para 40. Na Capital do Estado, a área saneada passará de 32 para 60 por cento em 2010.

Governadora entrega carros e equipamentos à Defensoria Pública do RN

A governadora Wilma de Faria entrega nesta sexta-feira (15), carros e equipamentos para aparelhar a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. Serão entregues oito veículos, entre eles uma van que irá possibilitar a ação itinerante da Defensoria por todo o Estado, móveis que equiparão a sede e demais municípios onde a instituição já está presente, além de material de informática (incluindo 38 notebooks para os novos defensores), computadores e impressoras. A solenidade está marcada para as 9h, na sede do órgão, na Ribeira.


O montante investido ultrapassa a cifra de R$ 1 milhão e conta com recursos do próprio Governo do Estado, viabilizados através do BNDES, e também de convênios firmados entre a Defensoria e o Ministério da Justiça, pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O defensor público geral do Estado, Paulo Linhares, conta que todo o investimento realizado na Defensoria garante ainda mais serviços e benefícios à população, dentro do processo de ampliação estrutural que a Defensoria do Estado vem experimentando ao ser implantada em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Paulo Linhares destaca a importância dos investimentos e revela que somente nos veículos foram investidos R$ 353,3 mil, possibilitando a compra de oito automóveis – entre eles, a van que irá prestar um importante serviço à Defensoria Itinerante, na qual os defensores devidamente equipados poderão atender em áreas onde não existe ainda uma presença física da instituição no Estado.

Outro dado levantado pelo defensor geral é o investimento em informática e mobiliário, que ultrapassa os R$ 500 mil e vai permitir, além do equipamento para os novos defensores, já que cada um irá ganhar um notebook, a melhoria dos serviços na sede e também dos núcleos onde a Defensoria está presente e já desenvolve um relevante trabalho pelo Estado.




Freira seridoense é uma das sobrevivente no Haiti

A freira seridoense Dulcimar Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, é uma das sobreviventes do terremoto de sete graus na escala Rither que devastou o Haiti na última terça. Ela manteve contato hoje por e-mail com a família que reside em Natal e que estava apavorada com a notícia de que uma freira brasileira havia morrido na tragédia. "Graças a Deus ela está viva. Apesar de toda dor pela tragédia, esa é uma notícia que nos traz muita alegria", disse a sobrinha Solange Azevedo, em entrevista a Intertv Cabugi.


No e-mail, irmã Dulcimar reafirma que o país está devastado e que há muita gente morta e mutilada. "Tudo é muito triste", diz ela em determinado trecho. Dulcimar, que é de família com 17 irmãos, estava há 10 anos no Haiti e lá trabalhava como professora em uma creche para crianças carentes. Em Natal, ela trabalhou por seis anos no abrigo Juvino Barreto.

Reconstruindo São Luiz do Paraitinga

Foram liberados, nesta terça-feira (12), R$ 10 milhões para a restauração e reconstrução do patrimônio histórico de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O município ficou praticamente submerso por causa das chuvas do primeiro dia do ano, e teve cerca de 80% do centro histórico destruído.



A verba está disponível e deve ser liberada emergencialmente, por meio do programa PAC Cidades Históricas, assim que os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) concluírem as avaliações. Desde o dia 5, os técnicos fazem plantão para avaliar as perdas e resgatar peças importantes para a recuperação da cidade.

O valor e o modelo de trabalho para reconstruir São Luiz do Paraitinga foram estabelecidos com base nos investimentos utilizados na reconstrução da cidade de Goiás Velho - GO, que, em 2001, também teve 170 imóveis destruídos pela cheia do Rio Vermelho, que corta a cidade. O município foi totalmente recuperado e, dois anos após a tragédia, os monumentos do Centro Histórico haviam sido restaurados e reconstruídos.

Barracas das Forças Armadas irão abrigar os objetos de valor histórico recuperados nos escombros por técnicos e moradores. Um escritório montado em um dos casarões que resistiram à força das águas será utilizado também como depósito do material a ser restaurado e reutilizado na reconstrução dos imóveis. Será dado início a serviços imediatos, como a seleção de materiais construtivos reutilizáveis, escoramentos emergenciais, cadastramentos de imóveis, projetos e obras de recomposição, restauro e consolidação de paredes e estruturas.

Segundo o ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, o processo de tombamento, para que a região seja reconhecida como patrimônio nacional, deverá ser antecipado pelo Iphan/MinC. O ministro explica que esta ação fortalece a estratégia de reconstrução, facilita a liberação de verbas e garante maior presença do Estado na região.

Em cerca de 90 dias, o Ministério da Cultura destinará um kit de biblioteca do Programa Mais Cultura, contendo um acervo de mil livros, mobiliário e um telecentro com onze computadores para instalar uma biblioteca pública na cidade. A única biblioteca do município, que ficava em frente à igreja matriz, foi destruída em decorrência das chuvas.

A prefeitura municipal cederá um prédio para o funcionamento da biblioteca. “A população não pode esperar um ano pra ter uma biblioteca. É preciso garantir o acesso da comunidade a um espaço vivo, dinâmico e essencial para a formação leitora”, destacou a coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles. Também serão implantados um Cine Mais Cultura – espaço para exibição gratuita de filmes – e um espaço cultural multiuso em Paraitinga.

Depoimento

O depoimento do senador Garibaldi Filho (PMDB) ao desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte Caio Alencar, nesta quinta-feira (14), durou 40 minutos, mas o peemedebista deixou o gabinete do magistrado dizendo que não “acrescentou quase nada ao processo”. Garibaldi é testemunha de defesa do deputado estadual Luiz Almir (PV) no caso conhecido como “Escândalo dos Gafanhotos” – o suposto desvio de recursos públicos ocorrido no governo Fernando Freire em 2002.


Garibaldi repetiu o que já havia declarado à imprensa: recebia pedidos do então vereador Luiz Almir, mas encaminhava as solicitações ao seu vice na época, Fernando Freire (PMDB), que mais tarde assumiria a titularidade do governo.

“Fui indagado sobre o encaminhamento que eu dava às solicitações do deputado Luiz Almir e disse que fazia da mesma maneira como fazia com os outros deputados [encaminhando os pedidos para o vice, Fernando Freire], porque não podia estabelecer nenhum privilégio com os parlamentares”, comentou

Diante da justificativa do senador, o representante do Ministério Público Estadual (MPE) que acompanhava o depoimento, promotor assistente Erickson Girley Barros dos Santos - representando o procurador-geral de Justiça Manoel Onofre Neto -, quis saber se Garibaldi se envolvia diretamente nas negociações entre Fernando Freire e os parlamentares. O senador afirmou que não se envolvia nessas questões porque seu vice tinha “autonomia”. “O vice-governador tinha autonomia para fazer contatos com os parlamentares. Ele não era como um secretário qualquer”, respondeu.

Garibaldi assegurou que nem ao menos recebia retorno dessas conversas entre Freire e os deputados estaduais e destacou que desconhecia quem era o ordenador de despesas da Vice-Governadoria. O promotor questionou ainda se o senador lidava diretamente com a movimentação de recursos públicos, o que recebeu uma negativa enfática de Garibaldi.

“Acredito que nenhum governador – como é o meu caso – tenha essa faculdade de liberar verbas diretamente”, retrucou. O representante do MPE, porém, ponderou que, enquanto gestor, Garibaldi deveria estar a par do que ocorria em seu governo e teria “responsabilidade solidária” sobre o caso.

O advogado do senador, Paulo de Tarso, argumentou que Garibaldi não tinha qualquer envolvimento com o processo, porque os fatos denunciados teriam ocorrido “no gabinete do vice-governador”.

“Até onde a imprensa tem divulgado essa questão diz respeito ao gabinete do vice-governador [Fernando Freire]. Todos sabem que ele tinha autonomia. Fica difícil avaliar previamente até onde o governador teria algum esclarecimento a prestar sobre um assunto interno de outro órgão”, frisou.

Próximos passos
O promotor assistente Erickson Girley espera que o processo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano, mas admitiu a possibilidade de atraso no andamento porque as testemunhas que ainda serão ouvidas moram em outros Estados (Maranhão e Pernambuco). Além disso, não se pode descartar a chance de algum desembargador pedir vistas da matéria, atrasando ainda mais a conclusão do processo.

Após o encerramento dos depoimentos o desembargador vai abrir o processo para vistas do Ministério Público e da defesa dos réus. Depois, Caio Alencar apresenta seu relatório e o submete ao Pleno do Tribunal de Justiça, quando os desembargadores apreciarão o voto do relator.

Em caso de condenação, Fernando Freire e Luiz Almir ainda poderão recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, em virtude do foro privilegiado.

Em dezembro de 2009, Fernando Freire foi condenado, em primeira instância, a devolver R$ 5,5 milhões aos cofres públicos. Além disso, o ex-governador teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.

Senadores potiguares aparecem entre que mais aumentaram custos para divulgação do mandato



Os senadores potiguares aparecem entre os 13 parlamentares que mais aumentaram os gastos com publicidade em 2009, em comparação com o ano anterior. Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que o uso do dinheiro público para divulgação de mandatos aumentou 52% com relação a 2008, o que representa um salto de R$ 1,16 milhões para R$ 1,78 milhões. No ranking dos senadores, Garibaldi Alves Filho (PMDB) aparece em quarto lugar, Rosalba Ciarlini (DEM) ficou em quinto e o senador José Agripino (DEM), está na 13º colocação.


Nominalmente, o senador que teve maior aumento nos gastos foi Garibaldi, que em 2008 usou R$ 47.924,44 e em 2009 saltou R$ 95.128,34. No entanto, os parlamentares democratas, praticamente triplicaram os gastos. Rosalba utilizou em 2008 um total de R$ 21.587,50 e no ano passado, o número foi para R$ 92.266,36. José Agripino saltou de R$ 17.783,60, em 2008, para R$ 51.515,00 em 2009. Embora seja legal a destinação da verba indenizatória paradivulgação da atividade parlamentar, a matéria do Congresso em Foco chama a atenção para o aumento no ano em que o Senado viveu a maior crise administrativa de sua história.

Rosalba explicou, através da assessoria de imprensa, que usou a verba para produzir boletins informativos, veicular programas de rádio no estado e divulgar os trabalhos da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da qual é presidente. Ela nega que a publicidade tenha alguma relação com a disputa ao governo. Agripino explicou que usou a verba com despesas de programas de rádio, para presta contas de suas ações parlamentares. "Cerca de 90% é para pagamento dessas rádios. É muito simples identificar o destino desse dinheiro", disse.

Garibaldi afirmou que os gastos de seu gabinete estão dentro do que é estipulado pelo Senado. A assessoria do senador informou que dos R$ 180 mil permitidos por ano para usar com despesas do mandato, Garibaldi utilizou R$ 176 mil. O senador também alegou que precisa fazer a divulgação de suas ações para as cidades que não têm acesso a jornais e desconhecem o que é feito no Senado.

Saiba mais
A verba indenizatória é um benefício destinado aos parlamentares para cobrir gastos relacionados ao mandato como aluguel de escritório, materiais de escritório, locomoção, consultoria, alimentação. Cada senador tem direito a ser ressarcido em R$ 15 mil por mês mediante apresentação de nota fiscal, ou seja, a R$ 180 mil por ano. O crédito não utilizado em um mês pode acumular e ser usado em outro. A matéria do Congresso em Foco destava que o uso da verba indenizatória para a divulgação do mandato é legal, mas controverso. "O Senado oferece gigantesca estrutura de comunicação aos senadores, como a TV Senado, a Rádio Senado, o Jornal do Senado e a Agência Senado, além do site onde cada senador tem espaço para hospedar sua página pessoal. Além disso, os senadores podem usar a gráfica do Senado para imprimir publicações relacionadas ao seu mandato".

Bolsa Família será ampliado em Natal

Em audiência, ontem, com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), acompanhada pela secretária de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, teve uma audiência, ontem, tiveram a confirmação de que a parceria entre o ministério e a a prefeitura será ampliada esse ano. O ministro assegurou a inclusão de mais 6 mil cadastros no Bolsa Família na capital e o apoio no projeto modelo de construção de três novos Centros de Referência de Assistência Social, integrados a centros de capacitação de mão de obra profissional e encaminhamento ao trabalho. Além disso, Patrus Ananias comprometeu-se em apoiar projetos de segurança nutricional da alçada da Alimentar, com ênfase para o novo modelo de feiras livres.


A prefeita entregou ao ministro um projeto piloto que visa dotar os Cras de uma estrutura paralela de inclusão produtiva e qualificação profissional. Os Centros de Referência de Natal já contemplam Telecentros, instalados pela Prefeitura. A secretária Rosy de Sousa apresentou ao ministro dados comprovando a evolução da política social em Natal, como a instalação de 17 novas unidades gestoras do Bolsa Família, o crescimento do ProJovem, a Construção de três Casas de Passagem e a organização do Bolsa Família. Sobre esse último programa, Rosy informou ao ministro que hoje recebem o benefício em Natal 50.713 pessoas, para um universo de 56.717 cadastradas.

"Há uma determinação clara do presidente Lula. As pessoas que estiverem seguindo as normas da lei, enquadradas no direito, terão o benefício assegurado. Vamos analisar com carinho a situação destas seis mil famílias", respondeu o ministro. Patrus Ananias antecipou ainda à prefeita a informação de alguns editais que serão disponibilizados e comprometeu-se em apoiar a prefeitura na captação de projetos importantes do MDS.

Durante a audiência, a prefeita Micarla de Sousa solicitou a inclusão de Natal no Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Construção Civil. O objetivo é qualificar beneficiários do Bolsa Família para a atuação nas obras do PAC em Natal, referentes à Copa de 2014. O ministro encaminhou para uma análise dos técnicos do MDS. "Prefeita, atenderemos o pedido de vocês. E vamos analisar a possibilidade. Acredito que é possível, sim, firmarmos mais esta parceria", declarou o ministro.

Esposa de militar morto no Haiti estava de férias no RN

A potiguar Heloiza Chagas Maia, esposa do subtenente do Exército Raniel Batista de Camargos, de 42 anos, morto no terremoto de sete graus na escala Richter que devastou o Haiti na última terça, relatou hoje em entrevista a um TV local os últimos momentos com o marido.


De férias em Parnamirim, onde tem familiares, a potiguar relatou que conversava com o marido no momento do terremoto. "A gente estava no Skipe, falando com ele. O Raniel deu os parabéns a Giovanna, nossa filha que fazia seis anos. Pedi para ele ficar mais um pouco para cantar os parabéns, ele sabia da festinha que a gente estava fazendo para ela. No entanto, a conexão caiu por volta das 18h30 (horário de Natal) e depois daí aconteceu tudo", disse ela, emocionada a TV Cabugi.

Heloiza relatou ainda que antes do terremoto, ainda pelo Skipe, Raniel disse que estava feliz. "Ele relatou que estava bem, feliz, e que a missão estava acabando. Disse também que estava louco para voltar para casa", afirmou. O encontro entre os dois seria aqui em Natal, onde Raniel serviu durante vários anos, no 16º Batalhão de Infantaria do Exército. O subtenente retornaria ao país no dia 28.


Raniel estava no Exército há 21 anos. Em 1989, ingressou na escola de sargentos, em Três Corações, em Minas Gerais. Depois que se formou, além de Natal, ele passou por Brasília (DF), Assis Brasil (AC) e Botucatu (SP). Antes de morrer, trabalhava no 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins, interior de São Paulo, onde morava com a esposa Heloísa e dois filhos, Giovana, de 6 anos, e Luis Gustavo, de 2 anos. Ele será enterrado em Pato de Minas.