quinta-feira, março 18, 2010

Indefinição no Mato Grande

A Região do Mato Grande talvez seja a única região do Estado onde o número de prefeitos estão em cima do muro. A começar pela cidade pólo.

Até o momento não há uma definição oficial do posicionamento do prefeito de João Câmara Ariosvaldo Targino(PMDB), mesmo com grande probabilidade do gestor apoiar a candidata e sua correligionária Rosalba Ciarlini.

Em Bento Fernandes o prefeito Ivanaldo também ainda não anunciou oficialmente seu apoio, mas devido a aproximação que o gestor tem como o deputado Ricardo Motta, do qual é assessor, é bem provável que Ivanaldo fique mesmo com a senadora Rosalba Ciarlini, já que Ricardo é ligado a Robinson Faria que é o vice de Rosalba.

Em Jardim de Angicos, o prefeito Agnelo Bandeira deverá ficar com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Já em Poço Branco, há indícios que tanto oposição como situação vão caminhar juntos com Rosalba Ciarlini.

Na cidade de Parazinho, o prefeito Genival ainda não se pronunciou oficialmente mas a probabilidade é grande no apoio a Rosalba.

Na vizinha cidade de Pedra Grande, o prefeito Marcão é do PMDB. Não se sabe ainda se ele acompanhará a ala de Henrique Alves ou de Garibaldi Filho.

Infomações da Folha do Mato Grande

Câmara aprova lei que aumenta o salário de professores

A Câmara Municipal de Umarizal aprovou por unanimidade na última sexta-feira, dia 12, o Projeto de Lei 001/2010 que trata sobre a remuneração dos professores do ensino básico. Depois de várias reuniões e discussões sobre o Piso Nacional entre a classe e o Executivo, finalmente, após um consenso, foi enviado para a Câmara Municipal de Umarizal o projeto para apreciação e votação.

Pelo projeto, fica autorizado o Executivo Municipal a complementar o valor da remuneração dos professores do ensino básico, a título de complementação PSPN, quando o valor final do cálculo previsto neste artigo for inferior ao estabelecido na Lei Federal nº 11.738/08, para a carga horária proporcional de 30 (trinta) horas trabalhadas. O piso salarial profissional da carreira do magistério público municipal será atualizado, anualmente, a partir do ano de 2010. A atualização será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente.

O piso salarial profissional do magistério público municipal compreende a soma do salário-base do cargo de professor mais as vantagens pecuniárias Quinquênio, Coeficiente de Progressão e Gratificação por Capacitação a título de remuneração que o titular do cargo efetivo de professor fizer jus na da publicação desta lei, a demais vantagens pecuniárias estão fora da base de cálculo até a decisão final da medida liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal da ADIN Nº. 4.167, de 29 de outubro de 2008. As vantagens pecuniárias deverão permanecer nominalmente identificadas na folha de pagamento.

No âmbito do município de Umarizal, os professores do ensino básico que estiverem na sala de aula com carga horária total, receberão a título de incentivo o valor de R$ 50,00 para professores I Nível Especial I, R$ 60,00 professores I Nível I e R$ 70,00 professores I Nível II.

No prazo compreendido entre março e junho de 2010 será enviado ao legislativo, o Projeto de Lei do novo Plano de Carreira para o magistério com observância na legislação pertinente. As despesas decorrentes desta lei ocorrerão por conta dos recursos oriundos do Fundeb. - A lei entra em vigor na data de sua publicação, surtindo seus efeitos financeiros a partir de 1º de fevereiro de 2010 do corrente ano, revogadas as disposições em contrário.

Fica instituído como piso salarial profissional do magistério público municipal, objetivando a definição do valor da menor remuneração dos professores do ensino básico da rede municipal de ensino, de acordo com o nível, na seguinte forma: Professor I, Nível Especial I - R$ 768,50; Professor I, Nível I - R$ 899,15; Professor I, Nível II - R$ 1.007,05.

Santo Antonio

A ex-prefeita de Santo Antônio, Liliane Barbalho, promoveu na semana passada um mega churrasco no parque de vaquejada, de propriedade do seu esposo, Marcelo Barbalho. Cerca de 500 pessoas participaram da festa, entre elas, vereadores e lideranças políticas local. Liliane promoveu uma homenagem às mulheres, e aproximadamente 10 bovinos foram abatidos para garantir o churrasco.

Bacuraus de Nova Cruz não querem dividir palanque com Cid

As críticas dos bacuráus no município de Nova Cruz em relação ao apoio do ex-prefeito Cid a Rosalba soam fortes e tem peso politico. A rejeição para que Cid mantenha distância do palanque de Rosalba é parecida com o que aconteceu em 2008: quando o ex-prefeito se uniu com a família Targino que abandonou o PMDB para tentar derrotar Flávio em Nova Cruz e o resultado deste união de palanque indesejada pelo povo proporcionou uma vitória do PMDB por mais de 2 mil votos de maioria sobre seu adversário.

A possibilidade de Cid Arruda e Flávio subirem no mesmo palanque começou quando Robinson Faria anunciou apoio a Rosalba Ciarlini. O fato é que, por ser aliado de Robinson o ex-prefeito de Nova Cruz teria que também seguir a Rosa.

Agora cabe a Rosalba Ciarlini, prezar pelo apoio do PMDB de Nova Cruz vetando que Cid Arruda tenha passe livre dentro do bloco dos "bacuráus" que será coordenado por Flávio Azevedo, liderança de maior aproximação da pré-candidata ao governo Rosalba Ciarlini.

quarta-feira, março 17, 2010

COPA DO MUNDO 2010

Gurpo D
ALEMANHA


Os três títulos dos alemães foram conquistados sob a bandeira da "Alemanha Ocidental" (1954, 1974 e 1990). Desde a reunificação, a melhor colocação dos alemães foi o vice em 2002 (derrotados pelo Brasil).

Lothar Matthäus, principal jogador na campanha vitoriosa de 1990, divide com o mexicano Carbajal o recorde de participações em Copas: foram cinco (entre 1982 e 1998).

O uniforme da seleção alemã (camisa branca e calção negro) é inspirado nas cores da bandeira da Prússia (estado que fazia parte do norte da Alemanha no fim do século XIX e no início do século XX).

"A seleção alemã é forte, tem tradição. É tricampeã . Acredito que os destaques são Michael Ballack, do Chelsea, e Schweinsteiger, do Bayern de Munique, que são experientes e têm qualidade. Isso sem contar com o goleiro René Adler, que é meu companheiro no Bayer Leverkusen. Também jogo no Bayer com outros jogadores que vestem a camisa da Alemanha como Rolfes, Helmes e Kiessling. A marcação é o ponto forte, mas a equipe alemã não se destaca tecnicamente. Acho que a a seleção alemã pode chegar ao menos até a semifinal na próxima Copa do Mundo."

Renato Augusto, ex-Flamengo, meia do Bayer Leverkusen

O CRAQUE
NOME: Michael Ballack
IDADE: 35 Anos
POSIÇÃO: Meia
EQUIPE: Chelsea

Prefeito de São João do Sabugi não pode usar taxa de iluminação para pagar contas dos prédios públicos

O prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira (PMDB), recebeu recomendação do Ministério Público, para regulamentar a taxa de iluminação pública naquele município.

A promotoria sugeriu que a taxa não seja cobrada dos imóveis que não sejam favorecidos com a iluminação pública ou da zona rural. A própria lei municipal 467, de 2005, já determina os princípios dessa cobrança. Baseado nessa legislação, o promotor Sérgio Gouveia de Macêdo lembrou que os montantes arrecadados não podem servir para o pagamento da conta de energia dos prédios públicos pertencentes ao Executivo ou Legislativo municipal. Apenas nos postes de iluminação pública espalhados por São João do Sabugi.

Vereadores do PSB querem apoiar Rosalba.

O prefeito Dr. Bezerra e o ex-prefeito Joci Lins, ambos do PSB já definiram que irão apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza ao Governo do Estado. Mas, nem todos os vereadores do PSB irão seguir o candidato governista.

O problema são as questões locais. O presidente da Câmara, vereador Erivan Laurentino (PSB) adiantou ao Blog Quixabeira News que já conversou com a senadora Rosalba Ciarlini e também com o deputado Álvaro Dias, vice na chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. "Ainda não definimos, mas estamos conversando e vamos ter nosso candidato", disse o vereador.

Erivan Laurentino explicou que não tem condições de apoiar o mesmo candidato de Dr. Bezerra. "Os quatro vereadores foram praticamente expulsos do sistema do prefeito" Por não aprovar tudo que o atual Prefeito tem feito na administração do Município, lembrou Erivan, em alusão a ele e os vereadores Betinho (PSB), Zé Vander (PR) e Raimundo Nonato (PPS). O grupo só definiu até agora apoiar a candidatura da governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado e a do advogado Lauro Maia (PSB), a Assembleia Legislativa. Ainda serão definidos os votos para o segundo nome ao Senado e o do deputado federal. Erivan justificou o apoio a Lauro Maia, que conseguiu uma ambulância 0km para a APAMI de São Vicente.

Com informações do Quixaneira News.

PORTALEGRE É DESTAQUE NA 14ª PUBLICAÇÃO DO GUIA NATAL 2010

A Prefeitura Municipal de Portalegre firmou parceria com o Guia Natal no intuito de promover a divulgação do município. O Guia é uma publicação turística de renome em todo o Estado do Rio Grande do Norte e é distribuído em vários pontos de interesse turístico em Natal e em todo o Estado, a começar pelo Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Traz informações sobre os melhores locais turísticos do Estado: praias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, museus, passeios, as regiões serranas com destaque para Portalegre (com três páginas) e Martins. Traz ainda: Locadoras de automóveis; Receptivos e Operadoras; Telefones úteis.

Em termos de hospedagem em Portalegre, o Guia destaca o Hotel Portal da Serra e a Pousada Boa Vista.

O encontro das oposições

No último domingo o distrito da Pouza foi palco de um encontro que reuniu várias lideranças políticas do município de Poço Branco.

O chamado “Encontro das Oposições” levou vários partidários ligados ao ex-prefeito de Poço Branco, João Maria de Góis, a se encontrarem num animando churrasco. O encontro que contou com a participação do jovem líder político, Waldemar de Góis, serviu também para apresentar algumas das novas adesões àquele grupo político.

No entanto, a eleição desse ano foi o assunto mais discutido nas rodas de conversas embaixo das grandes árvores da Pouza. Entre as principais lideranças presentes destacaram-se o ex-prefeito de Poço Branco, João Ferreira da Cruz, além de Gaspar Bandeira, Junior Águia, Naldinho de Eráquio, Thiago Freitas, dentre outros.

Fonte: Blog de Poço Branco

Escola estadual de Areia Branca aprova o maior número de alunos no vestibular da Uern

O resultado do vestibular da UERN, divulgado na sexta-feira, 12, confirmou um fato que vem se repetindo há três anos, em se tratando de Areia Branca. Pela terceira vez consecutiva a Escola Estadual Desembargador Silvério Soares é a instituição de Areia Branca que mais aprova em vestibulares, superando instituições particulares de ensino no município.

Apesar das deficiências e da carência de recursos que tem caracterizado a educação pública, esse resultado se deve ao trabalho conjunto que a direção e professores da escola vêm realizando cotidianamente, visando preparar o alunado para o competitivo mundo capitalista pós-moderno.

Para este ano, os resultados devem ser mais promissores, pois está sendo implantado na escola um projeto-piloto da educação do Estado, que é o Ensino Inovador, por meio do qual o estabelecimento ampliará a jornada de ensino e será aparelhado com laboratórios e outras tecnologias que melhoram a qualidade da educação.

Comprovando a performance de seus alunos do Processo Seletivo Vocacionado (PVS) da Uern, 15 estudantes concluintes da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares obtiveram aprovação no recente certame.

Vereador alerta

Empreendimento que se arrasta há vários anos e que somente agora deverá ficar concluído, entrando na agenda de inaugurações da governadora Wilma de Faria por todo este mês de março, o futuro ginásio poliesportivo - que deverá receber o nome do falecido ex-deputado Arnóbio Abreu - poderá ser entregue à população com alguns problemas que, se não forem corrigidos , fatalmente comprometerão sua estrutura.

A advertência é feita pelo vereador Carlos Alberto da Costa Bezerra, "Carlinhos de Éverton" (PSC).

"Estou preocupado com esta situação", disse o vereador.

O parlamentar-mirim declarou que pôde visitar recentemente a estrutura e constatou que existem imperfeições na cobertura da praça esportiva. Segundo ele, estas incorreções poderão trazer sérias consequências ao piso com a chegada do período invernoso.

"Carlinhos de Éverton" declarou que tratou do tema com alguns engenheiros e ouviu destes que realmente a falha poderá gerar problemas futuros à obra física que está em processo de acabamento. "Inclusive, conversei com o engenheiro que concluiu a obra, e ele próprio reconheceu a existência deste problema", reiterou.

ALERTA

"Carlinhos de Éverton" disse que sua intenção é chamar a atenção para que o caso seja equacionado antes que o ginásio poliesportivo seja inaugurado. "Peço que os órgãos responsáveis pelo projeto analisem este problema e corrijam antes de a obra ser inaugurada pela governadora", exclamou. De acordo com informação prestada pela assessora especial do governo do estado, Maria de Fátima Moraes, a governadora Wilma de Faria deverá inaugurar oficialmente a estrutura no dia 20 de março próximo. Uma grande programação está sendo delineada com este propósito, incluindo uma partida amistosa do ABC/Art&C, da capital, e o Cruzeiro local e show com a banda Cavaleiros do Forró

Apuração legal atestará se Pedro Avelino adotou política e plano de saneamento básico

Com o objetivo de identificar se houve a instituição da política e do plano de saneamento básico do município, a representação do Ministério Público Estadual (MPE), da comarca de Pedro Avelino, região Central do Estado, instaurou um Inquérito Civil.

O procedimento foi materializado por intermédio da Portaria nº 006/2010, de 3 de março, assinada pelo promotor de justiça da cidade, Djalma Gusmão Feitosa. Cópia do ato está publicada no exemplar de quinta-feira, dia 11, do Diário Oficial do Estado (DOE).

A peça investigatória tem objetivo definido: apurar se o município de Pedro Avelino instituiu sua política de saneamento básico e o respectivo plano e, em caso negativo, buscar, numa ação conjunta e solidária com os órgãos do poder público e da sociedade em geral, a formulação das políticas e do plano municipais de saneamento básico, de modo a concluir, se for o caso, o inquérito, com a celebração de Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas, expedição de recomendações e eventual propositura de Ação Civil Pública em face dos responsáveis, sem prejuízo, se for o caso, da adoção das providências legais, entre as quais as criminais competentes.

O agente do MPE determinou uma série de diligências para dar cabo à investigação.

Uma delas, expedição de ofício ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores dando ciência da instauração do Inquérito Civil e ressaltando a importância de os poderes constituídos dirigirem tratamento prioritário às ações a serem implementadas em razão da medida.

FESTEJANDO SÃO JOSÉ

O município de Coronel João Pessoa está comemorando o seu padroeiro São José. Festa organizada pela Igreja Católica, a programação religiosa começou no último dia 10 e termina no dia 19 Sexta feira com a tradicional procissão e a consagração do Santíssimo na Igreja de São José. Já a festa social em homenagem ao Padroeiro patrocinada pela Prefeitura Municipal de Cel. João Pessoa - RN será na sexta feira 19 às 22h na praça Matriz. Vão animar a festa as bandas Forró do Bom, Forró Bota pra Moer e Anízio Jr.

SELEÇÃO DO SUB 17 DE FRANCISCO DANTAS TREINA PARA OESTADUAL.

A Prefeitura Municipal de Francisco Dantas em parceria com a ACDAJO (Associação Cultural Desportiva Antonio Justino de Oliveira, trouxe para nossa cidade uma escolinha de Jogadores de Categoria de Base até 17 anos, com a iniciativa de reabilitar e restaurar o esporte de Francisco Dantas e região. O objetivo dessa parceria é resgatar o esporte de Francisco Dantas, de transformar os jogadores em grandes atletas e também em cidadãos, tirando esses jovens das bebidas e das drogas. Essa equipe abaixo relacionada irá participar do Campeonato Potiguar Sub 17, que terá início no mês de abril/2010, que terá como preparador e treinador de goleiro o Desportista Lencastre.

Trilhas Potiguares em Janduís

Janduís participará pela primeira vez do programa Trilhas Potiguares que será lançado no dia 16 de março as 10:00. O Projeto Trilhas Potiguares, da UFRN, será executado na nossa cidade, com a coordenação da professora especialista Eriama de Araújo. No primeiro momento a professora Eriama de Araújo fará apresentação do Trilhas Potiguares e a tarde uma visita para conhecer as instalações e a estruturação da cidade para o evento que acontecerá em agosto com vários alunos da UFRN.

O Secretário Cácio Santos, destacou o valor do município estar envolvida em tal programa: “É de suma importância para nós recebermos alunos de uma instituição como a UFRN, pois isso vem suprir necessidades existentes na nossa comunidade. Além disso, também é uma chance dos estudantes devolverem à sociedade o aprendizado em uma universidade pública”.

O programa desenvolve atividades como combate ao alcoolismo, apresentação de teatro mamulengos, palestras sobre prevenção de hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis Aborto e gravidez na adolescência. Também serão ministrados minicursos com as temáticas : Relações humanas no trabalho, Conselho Tutelar e sua importância, Fotografia, uso da internet, Apicultura e Organização de eventos. Além disso, serão desenvolvidas ações inerentes a gestantes e idosos com atividades físicas e a saúde bocal.

RN e CE terão marco regulatório para aquíferos da Chapada do Apodi

O Rio Grande do Norte e o Ceará terão um marco regulatório a fim de garantir o uso sustentável da água subterrânea dos aqüíferos da Chapada do Apodi. Nesta quarta-feira (13), às 9h, no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em Natal, a Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Hídricos Subterrâneos dos aqüíferos da Chapada do Apodi reúne-se para discutir a questão. Os trabalhos serão dirigidos pelos técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), com participação de pesquisadores e profissionais que lidam com água subterrânea no Estado do Ceará.

O propósito da reunião, que acontece mensalmente em diferentes cidades, é discutir o resultado dos estudos desenvolvidos por um consórcio de duas empresas (Projetecne e Techne). Os dados são coletados no aqüífero, comum ao Rio Grande do Norte e Ceará, que irão subsidiar o Marco Regulatório. O projeto do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional), financiado pelo Banco Mundial, é considerado experiência piloto por envolver dois estados brasileiros que compartilham águas subterrâneas comuns aos solos potiguar e cearense.

Os aqüíferos da capada do Apodi são denominados Açu e Jandaíra, alvos da avaliação de reservas para evitar a exploração excessiva, capaz de prejudicar os dois estados. O aqüífero Açu abastece o Rio Grande do Norte através de poços, parte de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix Sept Rosado. Já o Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna e também na fruticultura do Ceará, especialmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo.

1º encontro de negócios entre RN e a China

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais, realizará nesta quinta-feira (18), às 14 h, na Casa da Indústria, o 1° Workshop de Negócios RN-China, com o tema "Identificação de oportunidades e investimentos com a China".

O workshop conta com o apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Sebrae-RN e tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre as oportunidades de negócios e desafios com a China. A programação é composta de um panorama sobre a China: características do mercado consumidor, modo de atração de investimentos e venda, competitividade com custos de produção e infra-estrutura logística dos negócios.

Durante o evento serão realizadas palestras com o especialista em atração de investimentos e negócios com a China, Vladimir Milton Pomar, diretor de negócios na China da BWP, empresa de consultoria especializada no mercado asiático, e com o advogado Marcelo de Oliveira Mello, responsável por coordenar os processos jurídicos de incorporação e atuação da Petrobras na China.

O workshop é voltado para empreendedores, profissionais liberais, dirigentes de entidades empresariais do Estado, além de integrantes das áreas da agricultura, turismo, indústria, comércio, serviços, planejamento e finanças, energia e relações internacionais do governo do Rio Grande do Norte e de diversos municípios do Estado.

Prefeita encara crise e não admite faltar com pagamento

A grave crise econômica, que vem afetando a maioria dos municípios do estado com a drástica diminuição nos repasses do FPM, é responsável por mudanças significativas que os prefeitos têm optado por fazer, mas sem nunca desprezar o setor social e as áreas de infraestrutura. É o caso da Prefeita de Tabuleiro Grande, Maria Miriam Pinheiro que, tão logo tornou-se ciente da problemática acionou uma espécie de plano B para que maiores problemas não se alavancassem.

Sabedora do momento difícil pela qual passa todas as administrações públicas, Maria Miriam pela segunda vez consecutiva administra o município com pouco mais de 2400 habitantes, conforme estimativas, optou por reorganizar as contas públicas e não permitir que em momento algum os servidores públicos viessem ser prejudicados com o grave problema, bem como não deixar que os serviços básicos como a saúde e a área de educação sofressem algum dano.

"Passamos por uma grave situação financeira que nos obriga neste momento a deixar de colocar em prática alguns projetos. Mas em nenhum momento haveremos de adiar o compromisso com a folha de pagamentos do funcionalismo público, bem como as contas que temos a pagar", disse a executiva que se embasa em outras situações quase semelhantes, pela qual passou e conseguiu sobressair-se .

O município de Taboleiro Grande, tem como atividades econômicas a agropecuária, o extrativismo e o comércio que nesta época do ano passa por momentos de dificuldade em decorrência do afastamento - motivado pelas mudanças climáticas que afetam o planeta - do período chuvoso. Diante destas circunstâncias, o poder público se vê na obrigatoriedade de buscar meios de evitar problemas causados pela seca e mais uma vez a prefeita Maria Miriam é determinada a "fazer milagres" para dar melhores condições de subsistência a seus munícipios.

Prefeitura entregou 50 cheques do Reforma Cidadã

“Falta concluir a cozinha, que não tinha o piso, como também, não tinha reboco. Com este programa, vou poder terminar minha casa. Com essa parte concluída, vou me mudar para lá, e sair do aluguel", declara a sorridente Maria do Carmo Ferreira da Silva.

Esse programa ao qual se refere Maria do Carmo é o Reforma Cidadã, implantado pela Prefeitura de Pau dos Ferros e que, além de concluir a reforma da casa dela, vai possibilitar que outras 49 famílias pau-ferrenses tenham oportunidade de melhorar as condições do seu lar.

Na noite da última sexta-feira, 12, no centro da cidade, com a presença das 50 famílias que participam da primeira etapa do Programa Reforma Cidadã, foram entregues os cheques aos contemplados. Ao todo, serão duas parcelas de R$ 500,00 para cada beneficiado, para que possa haver um acompanhamento dos trabalhos realizados pelas famílias.

A Prefeitura oferece, além dos recursos financeiros, acompanhamento de profissionais para que a reforma possa acontecer de forma segura e com uma maior eficiência.

O Reforma Cidadã foi implantado neste ano de 2010, e é coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social, beneficiando 200 famílias apenas este ano, através de quatro grupos de 50 beneficiados.

Segundo o prefeito Leonardo Rego, um dos entusiastas do projeto, o programa proporcionará às famílias carentes de Pau dos Ferros a oportunidade de efetuarem melhorias em suas residências. Isso, de forma legal e transparente.

Além disto, outro fator positivo gerado pela implantação do Reforma Cidadã é a movimentação da economia e a geração de empregos dentro de Pau dos Ferros, através da aquisição de material de construção junto ao comércio local, além da contratação dos trabalhadores para tocarem os serviços. Fato confirmado pelo empresário Miguel Arcanjo dos Santos, que afirma serem positivos os frutos gerados por um programa assim. "Sem dúvidas, é uma forma de incentivo ao comércio. Com a comercialização desses produtos, temos condições de manter nossos funcionários, fazendo a economia funcionar", afirma Miguel Arcanjo.

"É através de ações como essas que mostramos à comunidade onde os impostos são aplicados. Nesta administração, eles estão sendo reinvestidos na cidade e na população. Essa sim é a forma séria de se trabalhar com o dinheiro público", declarou o prefeito Leonardo Rego.

Finalizando o seu discurso, o prefeito Leonardo destacou que os planos serão beneficiar, até 2012, um total de 600 famílias. No entanto, segundo ele, haverá um grande esforço para que seja alcançada a marca das 1000 famílias beneficiadas até o final da sua administração.

Delegação potiguar conquista 86 medalhas


A delegação potiguar composta por 28 atletas representou bem o estado na Etapa Regional Norte-Nordeste das Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e natação. O campeonato aconteceu neste último final de semana (13 e 14) em Belém do Pará.

Apesar das dificuldades em enviar a equipe completa, que conta com mais quatro técnicos e um chefe de delegação, a Sociedade Amigos do Deficiente, a Sadef, conseguiu se superar mais uma vez e conquistou 86 medalhas, sendo 36 de ouro, 26 de prata e 24 de bronze.

A natação foi a modalidade que rendeu mais medalhas ao Rio Grande do Norte. Foram 43 medalhas, sendo 20 de ouro, 12 de prata e onze de bronze. No atletismo, a delegação ganhou nove de ouro, onze de prata e onze de bronze, enquanto o halterofilismo rendeu sete de ouro, três de prata e duas de bronze.

A Sadef agora se prepara para as etapas nacionais que são seletivas para o mundial e acontecerão, respectivamente, em Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre.

TRE rejeita recurso contra Larissa Rosado

A deputada Larissa Rosado (PSB) se livrou de denúncia por suposta compra de votos na eleição para a Prefeitura de Mossoró, em 2008. Na tarde desta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do estado alegou insuficiência de provas e não comprovação da participação de Larissa, Lahyre Neto, Laíre Rosado e do capitão PM Alessandro Gomes em esquema de captação ilícita de votos na eleição de Mossoró.

O episódio foi bastante exposto pela imprensa potiguar, quando o capitão Gomes foi acusado de participar da liberação de veículos em Mossoró em troca de votos na então candidata Larissa Rosado. Para as acusações, inclusive, foram utilizadas gravações que supostamente comprovariam o esquema fradulento. No entanto, o desembargador Cláudio Santos, relator do recurso na Corte do TRE, disse que não ficou comprovada a participação dos acusados.

“A improcedência deste recurso já poderia ser de pronto declarada, somente com a observância das gravações trazidas aos autos, pois não são a mídia original das falas colhidas, segundo perícia realizada pela Polícia Federal. Os áudios foram redigitalizados”, afirmou o desembargador.

Ainda de acordo com Cláudio Santos, a coligação de Fafá Rosado (DEM), que recorreu da decisão em primeira instância, foi intimada a trazer as gravações originais, mas não o fez. Para o desembargador, mesmo que fossem as gravações originais, essas não trazem elementos que comprovem a realização da captação ilícita de sufrágio e tampouco a conduta vedada. Cláudio Santos lembrou ainda que a voz que é atribuída a militar Gomes “não partiu do aparelho fonador do capitão”.

A decisão da Corte foi proferida à unanimidade, em consonância com parecer da Procuradoria Regional Eleitoral e o voto do relator. O entendimento geral foi de que, mesmo havendo indícios, não havia provas das irregularidades.

Ainda na sessão, o TRE decidiu, por maioria de votos, aplicar multa de R$ 5.320,00 à prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, ao diretório do DEM e a Coligação “Força do Povo”, em virtude de realização de propaganda eleitoral irregular, em logradouro público da cidade. O processo também foi relatado por Cláudio Santos.

MP quer que Adriano explique compra de moto

O Ministério Público do Rio pediu, nesta terça-feira (16), a instauração de um inquérito policial pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) para apurar “supostas práticas dos crimes de ação penal pública incondicionada” envolvendo o nome do jogador Adriano. O craque do Flamengo teria comprado uma moto e registrado o veículo em nome da mãe de um traficante, conforme reportagem do jornal "O Dia”.

O promotor de Justiça, Alexandre Murilo Graça, titular da 17ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos, considerou os fatos relatados na reportagem como “gravíssimos”.

De acordo com a reportagem, o jogador teria comprado uma moto, em 2008, e colocado no nome de Marlene Pereira de Souza, mãe de Paulo Rogério de Souza Paes, conhecido como o traficante Mica, da favela da Chatuba, na Penha, onde Adriano nasceu e recentemente se envolveu em uma confusão com sua noiva, Joana Machado.

A reportagem informa que, em julho de 2008, Adriano comprou a moto avaliada em R$ 35 mil, que foi registrada em nome de Marlene, então com 64 anos, e que jamais tirou a carteira de habilitação.

Na época, o atacante era jogador do São Paulo. Ele teria comprado duas motos novas, uma vermelha e outra preta, em uma loja no bairro Vicente de Carvalho, no subúrbio. O atacante teria pago por volta de R$ 70 mil pelas motos. Uma ficou no nome da mãe do traficante e outra no nome do próprio Adriano.

Segundo a reportagem, as motos já não pertencem mais aos seus donos. O jornal mostra o documento do veículo revelando que Marlene, dez meses mais tarde, em 26 de maio de 2009, transferiu a moto que o craque comprou para um morador de Duque de Caxias.

Promotor quer que Adriano seja intimado

O promotor Alexandre Graça quer que o "Imperador" seja intimado para se explicar à polícia. Também devem ser ouvidos os funcionários da concessionária que vendeu a moto e localizada a beneficiária do bem, a mãe de Mica, para também prestar esclarecimentos.

Ele ainda solicita ao Detran que informe se Marlene possui habilitação para dirigir motocicletas.

O jogador Adriano está viajando nesta terça-feira (16) com a delegação do Flamengo do Rio para Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde a equipe ficará concentrada para jogo de quarta-feira em Santiago do Chile, pela Libertadores da América.

A reportagem do G1 procurou o assessor do jogador, Gilmar Rinaldi, que não retornou as ligações. O G1 procurou também o advogado do craque, Michel Assef Filho, que não foi localizado.

Corinthians


Artilheiro do Corinthians na temporada passada, com 23 gols, o atacante Ronaldo já está há seis partidas sem balançar as redes adversárias. Em sua chegada a Assunção, onde nesta quarta-feira o Timão encara o Cerro Porteño, pela Taça Libertadores, o camisa 9 amenizou a má fase lembrando de uma pior pelo Barcelona.

Eu me lembro de uma vez que fiquei sete jogos sem marcar no Barcelona. Tem fases que a bola não entra. Mas no último jogo já foi bem melhor. Uma hora vai sair. Sempre saiu, né – comentou o atacante, lembrando que participou das jogadas dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Santo André, no último domingo, em Barueri (veja o vídeo com os gols).

Em 2010, o Fenômeno marcou apenas um gol até agora, contra o Mirassol, mesmo jogo em que sofreu uma lesão na coxa direita, problema que o tirou de seis partidas. O jejum de gols, porém, parece não incomodar tanto o atacante corintiano.

Tem outras coisas que me incomodam muito mais – disse o craque.

Bem-humorado na chegada ao hotel em Assunção, o Fenômeno disse que espera voltar a marcar nesta quarta-feira, contra o Cerro Porteño, no Defensores del Chaco, estádio em que foi campeão da Copa América de 1999, marcando um dos gols do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai.

Qualquer hora é hora para fazer gol, mas espero que seja amanhã. O importante é que todos os jogadores se apresentem na hora que for preciso, porque estarei sempre mais vigiado, por dois ou três zagueiros – finalizou o Fenômeno.

Assim que chegou ao hotel, Ronaldo e os jogadores partiram para o quarto. Nesta quarta-feira, ainda sem local e horário definidos, eles devem fazer um leve treinamento de preparação para a partida das 21h50m (de Brasília).





terça-feira, março 16, 2010

COPA DO MUNDO 2010

ESLOVENIA




Apenas três jogadores eslovenos defenderam a Iugoslávia em toda a história das Copas do Mundo: Branko Oblak (1974), Danilo Popivoda (1974) e Srecko Katanec (1990).

Apesar de sua bandeira ter as cores branca, azul e vermelha, a seleção de futebol da Eslovênia usa o verde em seus uniformes (o principal é branco com detalhes verdes, o número 2, ao contrário). Não há uma explicação oficial, mas alguns fatores ajudam a compreender o porquê da cor: o verde é considerado "a cor da independência" eslovena (era a cor predominante dos principais partidos separatistas); os maiores clubes eslovenos de futebol ou basquete têm uniformes verdes; a árvore tilia, símbolo nacional, é verde. Há um movimento que visa unificar no futuro os uniformes de todos os esportes na Eslovênia. Ainda não se sabe se o verde será mantido ou se as cores da bandeira serão adotadas.

Em sua única Copa do Mundo (2002), foi eliminada na primeira fase, com três derrotas. Um desentendimento entre o técnico Srecko Katanec e o craque do time, Zlatko Zahovic, minou qualquer chance dos eslovenos naquele Mundial.

"Os pontos fortes do time são a disciplina tática e o espírito de equipe implantado pelo técnico Matjaz Kek. Os jogadores estão em suas melhores fases, há também jovens, o que antecipa um futuro promissor para a seleção. Todos os jogadores são verdadeiros guerreiros e não desistem facilmente. Os zagueiros, entretanto, são um pouco lentos. Outro ponto fraco é a falta de criatividade. Os destaques são Samir Handanovic (excelente goleiro), Bostjan Cesar (organiza muito bem a defesa), Robert Koren (se ele vai bem, todo o setor de meio vai bem) e Milivoje Novakovic (perigoso no ataque, faz boa parceria com Zlatko Dedic). Para a Eslovênia, apenas a classificação para a Copa já é encarada como uma grande conquista. Se jogarem como contra Polônia, Rússia e Eslováquia, há chances de ir à segunda fase. Mas a realidade é eliminação na primeira fase."

Leon Rosa, jornalista da "Slovenian Press Agency"

O CRAQUE

NOME: Robert Koren
IDADE: 30 Anos
POSIÇÃO: Meia
EQUIPE: West Bromwich

Santo Antonio do Salto da Onça


A Comarca de Santo Antônio do Salto da Onça recebeu, na última sexta-feira dia 12, as novas instalações da justiça estadual. O novo fórum, Desembargador José Humberto de Azevedo Barbalho segue o padrão das diversas sedes que o Tribunal de Justiça vem edificando pelo interior do Rio Grande do Norte, todas com recursos próprios do Judiciário. O prédio é moderno, com equipamentos tecnológicos de ponta à altura do prestígio e da distinção da cidade e do povo.

A solenidade foi bastante concorrida, com a presença de diversas autoridades do Poder Judiciário, presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro, procurador do Estado, Francisco Sales, representou a governadora no evento, juiz de direito da Comarca, Eduardo Feld, promotor de justiça Gerson Barbosa de Sousa, advogados Valério Marinho e José Moraes, lideranças políticas como o senador José Agripino, o deputado federal Rogério Marinho, o deputado estadual Ricardo Mota, o advogado José Moraes, o Monsenhor Manoel Antônio Xavier, prefeito de Santo Antonio, Gilson Geraldo e de outros municípios.
No evento, Ana Valéria Barbalho Cavalcante, representando a família do homenageado falou da trajetória de vida e profissional do desembargador José Humberto de Azevedo Barbalho. Ela ressaltou as ações e projetos do judiciário que beneficiam o povo, principalmente o mais carente. Ao final, agradeceu a homenagem.

O juiz de direito da Comarca, Eduardo Feld, falou um pouco da história do antigo fórum, das dificuldades que ele e sua equipe enfrentaram. Ele disse que construção daquele fórum foi a realização de um sonho e que a edificação é dotada de um planejamento estratégico de manutenção, com substituição de equipamentos quando necessário. O magistrado também ressaltou a evolução que a justiça estadual está experimentando nos últimos dez anos, com as administrações melhorando as condições de trabalho e tornando o judiciário mais apto a atender as demandas dos jurisdicionados.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro disse que aquele fórum é o nono a ser inaugurado na sua gestão e demonstra que o judiciário está cumprindo sua missão. Ele disse que as construções dos fóruns são possíveis porque o judiciário tem uma pequena autonomia financeira (garantida pelo Fundo de Desenvolvimento da Justiça-FDJ) e isso contribui para que a justiça possa cumprir o bem comum e deixe o judiciário bem mais instrumentalizado. Sobre o homenageado, des. Rafael Godeiro falou que o conheceu e que ele era um magistrado com enorme senso de justiça e equilíbrio, agindo sempre com isenção e imparcialidade.

Governo inaugura mais um Restaurante Popular no RN

A governadora Wilma de Faria inaugurou ontem o 16º Restaurante Popular no Rio Grande do Norte. A nova unidade funcionará na Rua João Nogueira, 103, Centro, no município de Apodi. Serão 500 refeições diárias pelo preço simbólico de R$ 1,00.

Com o funcionamento dos 16 restaurantes, o Governo do Estado realiza um investimento anual de mais de R$ 14 milhões. Só no município de Apodi foram investidos recursos da ordem de R$ 950 mil. "Ainda em nosso governo, que só se encerra no dia 31 de dezembro, devemos entregar mais seis unidades do Restaurante Popular.

Será mais unidade na cidade de Mossoró e os outros em Macau, João Câmara, Canguaretama, Ceará-Mirim e Santa Cruz. Com estas novas unidades, os investimentos no programa vão chegar a R$ 9,3 milhões por ano.

O projeto social tem como finalidade fornecer alimentação saudável à população carente e simultaneamente realizar um trabalho de educação alimentar, como propõe as normas sanitárias e recomendações nutricionais. De acordo com a nutricionista e coordenadora do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS), Vera Barbosa, os cardápios são repassados das empresas para o Meios mensalmente.

Município ganhará feira de animais

O Ministério do Desenvolvimento Agrário disponibilizou R$ 200 mil para a criação da Feira de Animais e Agricultura Familiar do município de Assú.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Francisco Paulo de Morais, declarou que o reforço financeiro permitirá que o projeto seja dimensionado.

Na última sexta-feira, 12, o prefeito Ivan Júnior discutiu investimentos neste setor com o gerente da agência local do Banco do Nordeste, Lívio Barreto.

Está sendo pensado também o projeto que se propõe a promover, em abril, uma grande feira de produtos da Agricultura Familiar. O investimento que prevê a criação da Feira está orçado em R$ 195 mil e absorverá recursos da União, por intermédio do MDA. O projeto foi aprovado em 2009 na instância do Território da Cidadania Assú/Mossoró.

Legislação
Publicada por intermédio do Diário Oficial do Município (DOM), a Lei nº 305, de 18 de dezembro de 2009, autoriza o município a abrir crédito especial destinado a fazer face ao projeto de implantação do Parque de Exposição de Animais da Agricultura Familiar do Vale do Açu.

Assinada pelo prefeito municipal e pelo secretário de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra, a Lei define uma contrapartida financeira que corresponderá a R$ 30 mil para o projeto do MDA. O recurso será extraído da dotação orçamentária municipal relativa ao exercício de 2010.

Miss RN

Amanhã às 20 horas, no espaço Vila Hall no Hotel Vila do Mar , em Natal, será realizado o Miss RN 2010.

Este ano, o evento tem um sabor mais especial após a vitória da potiguar Larissa Costa no Miss Brasil 2009. Serão 28 candidatas concorrendo ao titulo.

A apresentação do concurso ficará por conta do jornalistas Luciano Jr. e Suzana Schott. A noite terá ainda a presença da cantora Solange Almeida (vocalista da banda Aviões do Forró) que vai cantar duas músicas em homenagem a Larissa Costa e Salete Campari, uma das drag queens mais famosas de São Paulo.

Os ingressos estão sendo vendidos na Sol Bijoux do Natal Shopping 3217-4400 e na Estrela Viva 3223-1035. Mais informações: 3206-3052/ 99097880

Espirito Santo

A prefeita da cidade de Espírito Santo, Daíze Florêncio Correia, foi cassada novamente em primeira instância na Comarca de Goianinha, e hoje à noite a festa está sendo grande no município de Espírito Santo, com a presença de Chico Araújo e povo, segundo as informações do locutor, Chagas Silva, que adiantou que a posse de Chico Araújo, está prevista para esta terça-feira dia 16.

Fonte: Lenilson do Agreste

Polo Serrano de Turismo realiza IV reunião ordinária

Será realizada hoje a IV reunião ordinária do Pólo Serrano de Turismo. O encontro ocorrerá no Hotel Portal da Serra, em Portalegre, e pretende reunir chefes do executivo municipal das cidades que integram o polo, além de secretários de Turismo e representantes de classe.

Durante a reunião está prevista a participação do secretário de estado de Turismo Fernando Fernandes.

A IV reunião do Pólo Serrano terá em sua pauta assuntos de interesse regional para o desenvolvimento da atividade turística.

Integram o Conselho do Pólo as entidades: Banco do Nordeste do Brasil S/A - BNB; Caixa Econômica Federal; Emater; Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR); Secretaria de Estado Turismo (SETUR); Prefeituras de Dr. Severiano, Lucrécia, Major Sales, Martins, Patu, Pau dos Ferros, Portalegre, São Miguel e Venha-Ver.

Da parte da sociedade civil os representantes são: Associação dos Municípios do Oeste do RN (AMORN), Associação de Artesãos de Lucrecia, Associação de Cultura de Major Sales, Associação das Pequenas Comunidades Rurais de Portalegre, Associação dos Produtores Rurais de Portalegre, Associação Comunitária Catarina de Siena, Fundação da Rádio de Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); CDL / Pau dos Ferros, Cooperativa Agropecuária de Lucrecia, Sebrae/RN, Separn, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Objetivando trabalhar por melhorias para o desenvolvimento da atividade turística na região também são membros do pólo as prefeituras: de Alexandria, Viçosa, Antônio Martins, Campo Grande, Caraúbas Felipe Guerra e Luís Gomes..

Prefeito investe na saúde pública do Encanto

O prefeito Alberone Neri, desde quando assumiu o Governo Municipal, ano passado, tem investido pesado, não só no quesito assistencial com ambulâncias 24 horas à disposição da comunidade, como também com medicamentos para todos e contratação de uma equipe médica multiprofissional disponibilizada para atendimento à população todos os dias da semana, no Hospital Municipal Érica Emanuelle Arquileu, no Encanto.

Segundo o prefeito Alberone Neri, a Prefeitura tem investido alto e ao mesmo tempo os frutos colhidos são bastante positivos. "O nosso Governo tem feito o que muitas prefeituras, até de grande porte da região, não estão conseguindo realizar. Oferecer à população saúde de alta qualidade", disse.

O prefeito Alberone Neri citou inclusive a atitude pioneira tomada por sua administração, de implantar ainda no primeiro ano de sua gestão o programa Vida Nova, quando mais de 600 encantenses recebem mensalmente em suas residências os medicamentos de uso contínuo. Apenas com este programa, a sua gestão, disse Alberone Neri, está desembolsando mensalmente cerca de R$ 18.000,00.

Ele cita que no Encanto nenhum cidadão precisa bater a porta do prefeito ou de um representante popular para pedir o seu remédio de uso contínuo, pois as pessoas inseridas nesta situação são identificadas pelos agentes de saúde e automaticamente são cadastradas no Vida Nova.

Com relação à atitude tomada pelo seu governo de contratar uma equipe médica multiprofissional, o prefeito Alberone Neri não pesou duas vezes. "É mais uma ação inovadora, tratando-se de um pequeno município, mas de grande resultado". Ele citou que o Hospital Municipal do Encanto realiza atendimentos tanto de médio como também de pequeno porte, sendo que os casos mais criteriosos são transferidos para os grandes centros com todo o acompanhamento do Governo Acreditando no Desenvolvimento.

Alberone Neri citou inclusive a equipe médica que está atendendo todos os dias da semana no Hospital Municipal do Encanto. Segunda-feira, manhã e tarde, e terça-feira pela manhã, Dra. Nigéria Cibelli; terça à tarde, Dr. José Ferrari; quarta-feira o dia todo, Dr. José Ferrari; quinta-feira manhã e tarde, Dr. Dario Vieira; sexta-feira o dia todo, Dr. José Ferrari e sábado e domingo, Dr. Jacó Bessa. Na área de pediatria, Dr. Ana Batista nas segundas e quartas à tarde; nutricionista, Dra. Cieliza Soares às quartas à tarde e o bioquímico, Dr. Alex Medeiros trabalhando todos os dias da semana, inclusive de sobreaviso.

O prefeito conclui dizendo que a saúde é compromisso de sua administração e o povo é a grande referência da satisfação com o trabalho que está sendo realizado nesta importante área no Encanto..

Petrobras inicia atividades do Programa de Criança

Na última terça-feira, 9, tiveram início as atividades do Programa de Criança Petrobras em Macau, para o ano de 2010. O programa atenderá 150 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 16 anos e 11 meses, estudantes da rede pública de ensino, residentes nas comunidades de Diogo Lopes, Barreiras, Sertãozinho, Pau Feito, Chico Martins, Cacimba da Baixa, Soledade, Canto do Papagaio, Cohab, Vila da Alcanorte, Posseiros e Maxixe.

Através das atividades artísticas, culturais e esportivas, os alunos recebem assistência educativa complementar ao aprendizado escolar, e são estimuladas a desenvolver o hábito de uma leitura crítica e autônoma. Além disso, interagem com a arte em suas diferentes formas de linguagem.

O Programa de Criança Petrobras contribui para a melhoria da qualidade de vida e amplia o campo das possibilidades educacionais, culturais e existenciais das crianças e jovens atendidos. Isto proporciona a possibilidade de construção de um projeto de vida, fundamentado em valores e princípios éticos e de cidadania.

No Rio Grande do Norte, o Programa de Criança Petrobras funciona desde 1996, com cerca 880 beneficiados em todo o Estado, e está alinhado ao Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, que tem como foco três linhas de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em Macau, o programa existe há 14 anos, e tem o acompanhamento pedagógico da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Centro Social Pio XI. As oficinas do programa são desenvolvidas no Rancho - Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável, em Macau.

Relatos da ventania em Barra de Cunhaú

Francisco Silvestre acordou com o barulho do vento e abriu a janela para ver o que estava acontecendo. "Vi um redemoinho dentro do mar. Pensei que ia acabar tudo. Deu vontade de sair correndo de casa". Foi da janela que ele avistou os pescadores e donos de embarcações tentando livrar os barcos das ondas. Ednardo de Oliveira Silva, 31 anos, foi um dos que enfrentou as ondas para recuperar a embarcação. "Levantei às 3h para procurar minha balsa, que foi parar lá no mangue", relata. O choque contra o mangue chegou a quebrar parte da balsa - uma das poucas que continuou operando depois do vendaval. Ednardo explica que algumas embarcações chegaram a ser lançadas contra as pedras e canoas afundaram em meio ao temporal.

A polícia ambiental foi acionada às 5h pelo grupo de pesquisadores da ONG Navima e deslocou duas equipes para trabalhar num possível resgate a vítimas. Mas segundo o major da Polícia Ambiental Túlio César, não houve vítimas. A ventania, considerada por ele como "fora do normal" não causou grandes prejuízos à população. O tenente da Polícia Ambiental Gustavo Dantas descarta a hipótese de um tornado ter atingido Barra de Cunhaú. "Se houve tornado não foi na costa. Pode ser que tenha ocorrido no oceano e se dissipado antes de chegar no continente. O epicentro não chegou aqui", explicou o tenente.

Algumas árvores caíram sobre os fios da rede de energia elétrica, interrompendo o abastecimento da comunidade. A energia só reestabecida às 10h.

Animais mortos
A equipe de pesquisadores da Navima - que desenvolve pesquisas no local desde 2009 - também encontrou moreias, baiacus e uma tartaruga mortos na praia. Para a presidente da ONG, Rosimeire Dantas, a morte de peixes e a ventania são reflexos do aumento da temperatura no mar. Ela não descarta a possibilidade de outros vendavais ocorrerem no litoral potiguar. "Podemos ter mais problemas na costa, se a temperatura do mar aumentar mais".

Para Rosemeire, o que ocorreu em Barra do Cunhaú foi um tornado com epicentro no oceano. "O tornado quebrou no mar. Se tivesse quebrado na costa, não teria sobrado nada em Barra do Cunhaú", defendeu a pesquisadora, mesmo após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) afirmar que o fenômeno não passava de um vendaval. Segundo ela, os ventos fortes também atingiram os municípíos de Vila Flor e Baía Formosa.

Potiguar conquista título do GP Brasil

Durante a pré-final, Victor passou por alguns problemas de saúde e, por causa de uma queima de largada, acabou perdendo a primeira posição. Segundo Glaucio Uchôa, pai do piloto, desde que tinham chegado às dependência do kartódromo, Victor vinha sendo medicado, pois apresentava crise alérgica e muita tosse. Mas isso não foi o suficiente para desanimar o garoto.


O potiguar Victor Uchôa (New Balance/ Livraria Câmara Cascudo/ Sacolão/ Senscience) sagrou-se campeão mirim do GP Brasil de Kart - RBC no último domingo, em Belo Horizonte. O kartista, que conta também com o apoio de sua equipe Leste Competições, largou na pole e se destacou na competição que contou com os melhores atletas do Brasil.

Apesar da direção de prova não ter feito nada quanto a largada, o kartista demonstrou muita concentração e foi em busca desse sonho. Numa disputa acirrada com o paulista Raikkonen Sakzenian, ele conseguiu o melhor tempo e garantiu a primeira fila.

Durante a final, o piloto apenas repetiu o bom rendimento que apresentou durante os treinos classificatórios na quinta e sexta-feira. A prova, como era de se esperar, foi bastante concorrida e o potiguar mais uma vez fez linda disputa com o paulista. Raikkonen liderava a corrida até última volta, até que Victor Uchôa conseguiu fazer a ultrapassagem e levar o Rio Grande do Norte mais uma vez ao topo do pódio. Os dois disputavam a liderança durante todas as voltas da prova.

Após essas belíssimas atuações, Victor deixará as competições nacionais e vai em busca de um longo desafio. A partir de abril, o jovem passará uma temporada na Europa, onde já estão confirmadas seis viagens. Sua primeira atuação será em solo Português

Municípios do RN recebe obras e autorização de serviços


Segundo a governadora Wilma de Faria deverão ser entregues, ainda este ano, mais seis unidades do programa Restaurante Popular - contemplando as cidades de Macau, João Câmara, Canguaretama, Ceará-Mirim, Santa Cruz, e mais um em Mossoró. Essa expansão elevará o custo de manutenção do programa para R$ 9,3 milhões por ano.


Também em Apodi, Wilma inaugurou o Entreposto do Mel, com investimentos de R$ 424 mil, que deverá beneficiar 3.400 agricultores. Ela ainda inaugurou o Núcleo de Tecnologia Educacional e entregou kits esportivos para onze escolas dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú, Taboleiro Grande e Caraúbas.

Parque de Mossoró
Ainda em Mossoró, Wilma de Faria assinou a ordem de serviço para a construção do Parque da Cidade Santa Luzia, representando um investimento superior a R$ 30 milhões. A assinatura ocorreu, às 11h, em solenidade realizada na área do futuro parque, rua Lauro Monte, proximidades do Hotel Termas.

Na oportunidade, a governadora Wilma de Faria destacou a importância da obra para a cidade de Mossoró e para a melhoria de vida da população. O Parque da Cidade tem uma área de 63.599 m² e contará com centro de convenções para 3 mil pessoas, lago artificial, anfiteatro com palco coberto, duas quadras de esportes, museu do semi-árido, pista para Cooper, praça recreativa, estacionamento para 660 veículos, grande área para feiras e eventos, e o centro de estudos e pesquisas do semi-árido. Segundo informações do secretário de infraestrutura, Dâmocles Trinta, as obras do Parque serão iniciadas esta semana e concluídas até de dezembro deste ano.

Centro
Antes, às 10h, Wilma de Faria inaugurou o Centro Tecnológico do Agronegócio de Mossoró na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O Centro Tecnológico representa investimento da ordem de 3,3 milhões de reais, sendo 825 mil reais de recursos do Governo do Estado.

O projeto prevê, além da sede do Cetarn, a execução de novas obras e reformas, como também a compra de equipamentos para 15 laboratórios e 6 estações experimentais da Ufersa. Na oportunidade, Wilma destacou o esforço do Governo do Estado em tornar o sonho da Ufersa em realidade. “A Ufersa tem hoje 22 cursos de graduação e seis de pós-graduação. Antes a então Escola Superior de Agronomia de Mossoró (Esam) oferecia apenas dois de graduação e um de pós-graduação”, afirmou.

Ainda em Mossoró, ao meio dia, Wilma de Faria visitou a Casa do Estudante e, depois, almoçou com empresários produtores e exportadores de melão no Hotel Garbos. O almoço contou com a presença de 80% dos exportadores de melão da região e do Estado. O setor produtor de melão da região de Mossoró gera 15 mil empregos diretos e 45 mil indiretos. A exportação de melão, que conta com incentivos fiscais do Governo do Estado, alcança a cifra de 200 milhões de dólares por ano.

À tarde, a governadora esteve no município de Areia Branca, onde assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital Municipal Sara Kubitschek.

A Tribuna destaca o político mais votado do Estado


Um número que impressiona: 3.885.424. Essa é a quantidade de votos que o senador Garibaldi Alves Filho acumula nas 10 eleições que participou; e que garante a ele o título de político potiguar que mais recebeu votos na história do Rio Grande do Norte. A descoberta desta marca vem em boa hora. Este ano Garibaldi Filho está comemorando suas ‘bodas de esmeralda’ com a política, segunda paixão com a qual sua mulher, Denise Alves, sempre teve de dividi-lo.

A carreira política dele começou há 40 anos, quando elegeu-se para a Assembleia Legislativa, ainda pelo MDB. Desde então, além de ser deputado estadual, Garibaldi Filho foi prefeito de Natal, senador (está no segundo mandato) e governador do Estado por duas vezes. Recentemente, em 2008, o político obteve mais uma marca de exclusividade: tornou-se o único potiguar eleito por votação direta para presidir o Congresso Nacional.
O namoro de Garibaldi Filho com a política começou quando ele ainda era criança e participou da campanha ‘Cruzada da Esperança’, que levou seu tio, Aluízio Alves, ao governo do Estado. Adolescente, atuou no jornalismo político, trabalhando no rádio e em jornal impresso. Depois, com 18 anos, Garibaldi Filho foi nomeado chefe da Gabinete Civil do prefeito de Natal eleito Agnelo Alves.

A cassação dos direitos políticos de seu pai, Garibaldi Alves; e de seus tios, Aluízio e Agnelo Alves em 1969, sacramentou a relação que Garibaldi Filho já nutria com a política. Em 1970, veio o casamento de fato: ele candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa e elegeu-se com 22.266 votos (o mais votado da época). O ex-deputado estadual Antônio Câmara foi seu companheiro de parlamento naquela época. E destaca que Garibaldi Filho “sempre foi um homem que se identificou com o povo”. “Ele honra o Rio Grande do Norte. Pela seriedade, pela vocação política e pela consciência que possui de sempre querer ajudar os mais necessitados”, afirmou.
Outro que conhece o senador desde o início de sua carreira política é o ex-deputado estadual Roberto Furtado, que também foi vice-prefeito de Natal na gestão Garibaldi Filho, de 1986 a 1988. De acordo com ele, o político sempre foi muito ligado às classes sociais mais necessitadas. “Ele é um político sério, correto e honesto”, afirmou.

Nesses 40 anos de vida política, uma das pessoas que também acompanha a trajetória de Garibaldi Filho é o padre Pio Hengsens, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco. Ele recorda que conheceu Garibaldi Filho ainda nos tempos da Ditadura, quando o senador era contrário ao Regime. Segundo o padre, Garibaldi nunca mudou seu jeito de ser, mesmo depois de tantas eleições. “É uma pessoa muito humilde e simples. E sempre visa o bem comum”, afirma. E acrescenta: “Acho que ele é um político de verdade. É íntegro, exemplar e ouve os mais humildes. A gente nota isso com a convivência”.

O jornalista Woden Madruga - que foi auxiliar de Garibaldi Filho quando ele foi prefeito (secretário de Turismo) e governador (presidente da Fundação José Augusto) - observa que o sucesso do senador, em grande medida, se deve ao fato dele possuir vocação para a política. “Ele nasceu nesse ambiente, cresceu e se tornou líder porque gosta e sabe fazer política. Sabe servir a seu povo. E tem essas características que lhe diferenciam: é humilde e sabe ouvir o povo”.

Mais um que está ao lado de Garibaldi Filho desde os anos 1970 é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que também completa 40 anos de vida política em 2010. “Garibaldi é uma das vidas públicas mais honradas, mas dignas, mais respeitadas e das mais vitoriosas”, disse. E acrescentou: “É um cidadão, homem público e chefe de família exemplar. Me honra muito estar ao lado dele nesses 40 anos”, afirmou.

Nesses 40 anos de vida política, uma das pessoas que também acompanha a trajetória de Garibaldi Filho é o padre Pio Hengsens, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco. Ele recorda que conheceu Garibaldi Filho ainda nos tempos da Ditadura, quando o senador era contrário ao Regime. Segundo o padre, Garibaldi nunca mudou seu jeito de ser, mesmo depois de tantas eleições. “É uma pessoa muito humilde e simples. E sempre visa o bem comum”, afirma. E acrescenta: “Acho que ele é um político de verdade. É íntegro, exemplar e ouve os mais humildes. A gente nota isso com a convivência”.

O jornalista Woden Madruga - que foi auxiliar de Garibaldi Filho quando ele foi prefeito (secretário de Turismo) e governador (presidente da Fundação José Augusto) - observa que o sucesso do senador, em grande medida, se deve ao fato dele possuir vocação para a política. “Ele nasceu nesse ambiente, cresceu e se tornou líder porque gosta e sabe fazer política. Sabe servir a seu povo. E tem essas características que lhe diferenciam: é humilde e sabe ouvir o povo”.

Mais um que está ao lado de Garibaldi Filho desde os anos 1970 é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que também completa 40 anos de vida política em 2010. “Garibaldi é uma das vidas públicas mais honradas, mas dignas, mais respeitadas e das mais vitoriosas”, disse. E acrescentou: “É um cidadão, homem público e chefe de família exemplar. Me honra muito estar ao lado dele nesses 40 anos”, afirmou.

Exemplo
Durante sua passagem pela presidência do Senado, em 2008, sua postura independente foi muito elogiada. Exemplo disso foi o editorial publicado pelo jornal Estado de São Paulo enaltecendo a medida que proibiu a contratação de servidores sem concurso público. E o depoimento dado pelo presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter: “Há pessoas que, mesmo sob a maior pressão, não perdem o humor nem a criatividade. Sempre com um estado de espírito leve, o senador Garibaldi Filho consegue conduzir os mais variados temas sem perder a profundidade nas soluções de questões complexas e a contundência necessária para posicionar-se politicamente. Este perfil humano diferenciado, de uma simplicidade cativante, faz com que pessoas tenham respeito e um enorme apreço de conviver e ouvir Garibaldi Alves Filho”

Esta semana que passou, Garibaldi Filho recebeu mais uma demonstração de reconhecimento de seu trabalho em prol das prefeituras do Brasil. Em reunião da Confederação Nacional dos Municípios, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, afirmou que “se todos os parlamentares do Congresso tivessem o comprometimento que o senador Garibaldi Filho sempre teve com as causas municipalistas, nossas reivindicações seriam agilizadas e os projetos não ficariam parados”. E acrescentou: “Garibaldi sempre foi um defensor das causas municipais”.

Obras marcantes permeiam vida política
“O senador é um político de credibilidade e que nunca se cansou de trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Em todas as funções que ocupou, ele demonstrou credibilidade e disposição para trabalhar”. A declaração é do atual prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (DEM), que conhece Garibaldi Filho desde os tempos do MDB. A história política do senador comprova o que ele diz. De acordo com o jornalista João Batista Machado, no livro “Resgate da Memória Política”, foi Garibaldi Filho prefeito quem “introduziu a campanha do leite para as famílias carentes”; duplicou a avenida João Medeiros Filho; e enfrentou o problema das lagoas de estabilização; entre outras obras, como escolas e hospitais.

Como governador, anos depois, novamente ele priorizou a área social “levando o programa do leite a todos os municípios do Estado”. Foi o governo Garibaldi Filho também que criou as Centrais do Cidadão e construiu o Complexo Viário do 4º Centenário. Contanto, de todas as obras, a que mais marcou foi o Programa de Recursos Hídricos, que promoveu a construção de sete adutoras. Esse conjunto promoveu a distribuição de água para 46 cidades (Mossoró, por exemplo) e 145 pequenas comunidades, beneficiando uma população de 544.249 habitantes. As adutoras, as Centrais do Cidadão e o Programa do Leite até hoje são continuados pelo governo que sucedeu Garibaldi Filho.

Além de distribuir, o programa de recursos hídricos também desenvolveu obras voltadas à reserva de água. Exemplos disso são as barragens de Santa Cruz (em Apodi), de Umari (em Upanema) e de Carnaúba (entre os municípios de Caicó e São João do Sabugi). Juntas, as três acumulam 918.524.550 de metros cúbicos. Quando foi presidente do Congresso, contando com o apoio do deputado Henrique Eduardo, Garibaldi Filho conseguiu empenhar R$ 102 milhões em emendas para os municípios do RN. E incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a reforma do terminal salineiro de Areia Branca e o projeto de irrigação da barragem em Apodi.

No Senado, Garibaldi Filho aprovou recentemente a anistia para 5 mil policiais, impedindo que eles perdessem o emprego. Por meio de outros projetos que tramitam no Senado, ele propõe ainda a criação de um seguro-desemprego para os agricultores vitimados pela seca; a regularização trabalhista para as trabalhadoras domésticas; e ainda a destinação para asilos e orfanatos de produtos apreendidos em operações de repressão à pirataria e ao contrabando.


Ex-secretário de Tenente Laurentino morre em acidente

O ex-secretário de esportes do município de Tenente Laurentino Cruz/RN, Francisco de Paula Araújo, 26 anos, morreu na madrugada deste domingo, vítima de um acidente de moto.
De acordo com informações da PM de Tenente Laurentino, Francisco voltava da cidade de Florânia, com sintomas de embriaguez, com destino ao sítio Monte Alegre, onde residia.
Por volta das 04h30, ele colidiu sua moto Titan 125, de cor preta e placa MNO-6708/RN com uma carroça de boi que estava na estrada vicinal.
Quando os policiais chegram ao local, ele já estava sem vida. Uma equipe do ITEP de Caicó foi acionada e removeu o corpo para Caicó, onde foi necropsiado e liberado em seguida para sepultamento.

A renúncia

A renúncia de Wilma de Faria (PSB) ao governo do estado será publicada no Diário Oficial do Estado do dia 31 de março. Segundo o secretário estadual de Comunicação, Rubens Lemos Filho, essa decisão foi tomada pela governadora, levando em consideração que do dia primeiro de abril (Quinta-feira Santa) até o dia 3 (Sábado de Aleluia) - prazo final para a desincompatibilização - não haverá compromissos administrativos em decorrência dos pontos facultativos.


Com a renúncia de Wilma, a Assembleia Legislativa deverá conduzir a transmissão do cargo e dar posse ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). A sessão especial é organizada pelo cerimonial do Legislativo e deve ocorrer no dia 31. Junto com a governadora, estão confirmadas, até o momento, as exonerações do secretário Rubens Lemos Filho, do controlador Geral do Estado, Jorge Galvão, e do secretário-chefe do Gabinete Civil, Vagner Araújo. Este último pode ser candidato a deputado federal.

Emater-RN convoca mais aprovados em concurso

O Governo do Estado convoca, em caráter efetivo, os três últimos candidatos aprovados no concurso público, realizado no ano de 2006, para preenchimento de vagas no quadro de pessoal do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), conforme portaria n. 017/2009 de 08 de julho de 2009, publicada no Diário Oficial do Estado de dezembro de 2009.

Os nomes e cargos dos novos convocados para as funções de extensionista rural 2 são: Cláudio Adriano Correia de Lima (zootecnista), Ilana Queiroz Pereira (técnica em Recursos Humanos com qualificação em Psicologia) e Nael Gomes Dantas (médico veterinário).

Os extensionistas rurais atuarão em diversas regiões do Grande do Norte prestando assistência técnica aos agricultores familiares executando programas em diversas áreas, como: segurança alimentar, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), alfabetização, inclusão digital, agroecologia. Eles têm até 30 dias para se apresentar no setor de Recursos Humanos da Emater-RN, no Centro Administrativo do Estado, das 8 às 13 h, portando os documentos constantes no edital do concurso.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (84) 3232-2232/2231 ou via email: gap@rn.gov.br , com o servidor Walmir Augusto.

Explosão

Um ar-condicionado explodiu no primeiro andar do edifício Harmony Medical Center causando um incêndio no início da tarde desta segunda-feira (15). O edifício está localizado na rua Joaquim Manoel, em Petrópolis, zona leste.
No prédio funcionam várias clínicas e a explosão aconteceu em uma sala onde funciona uma clínica de oftalmologia. O corpo de Bombeiros e uma equipe de resgate foram ao local para controlar o incêndio.