quinta-feira, março 18, 2010

O retorno

Ronaldo, enfim, voltou a balançar as redes com a camisa do Timão. Melhor ainda: seu gol decidiu a partida contra o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, no Paraguai. A vitória por 1 a 0 colocou o Timão em situação tranquila no Grupo 1 da competição. É líder, com sete pontos. Satisfeito, Mano Menezes comemorou o "retorno" do Fenômeno.

Eu fiquei feliz pela atuação do Ronaldo. Desde o que ele fez no Paulista, contra o Santo André. Fico satisfeito também pela equipe de um modo geral. Quando todos estiverem bem, vamos melhorar cada vez mais – analisou o comandante.

Pela Libertadores, o Corinthians volta a campo no próximo dia 1º de abril, novamente contra o Cerro Porteño. Só que agora no estádio do Pacaembu. No Paulistão, o desafio na 15ª rodada é domingo, contra o Prudente, às 17h (de Brasília), fora de casa.

Bruno falha, e Flamengo perde liderança.


Herói no último domingo ao defender dois pênaltis de Dodô no clássico contra o Vasco, o goleiro Bruno falhou feio no gol que deu a vitória ao Universidad de Chile por 2 a 1, em Santiago, na noite desta quarta-feira. É a gangorra do futebol. Um dia em alta, outro em baixa. O goleiro aceitou um chute de Seymour de fora da área e viu a bola passar por baixo do seu corpo. E o Flamengo, que descontou com Rodrigo Alvim, conheceu, no estádio Monumental, a primeira derrota nesta Taça Libertadores.

Com o resultado, o Flamengo perdeu a liderança do Grupo 8. O clube carioca permanece com seis pontos e foi ultrapassado justamente pelo Universidad de Chile, que chegou aos sete.

O Universidad Católica tem dois pontos e o Caracas está em último, com um. Agora, o Flamengo volta a enfrentar o Universidad de Chile na próxima rodada. A partida vai ser no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril. Também nesta quarta-feira, Caracas e Católica empataram por 0 a 0, na Venezuela.

Estadual

ABC 4 X 0 Baraúna

No Frasqueirão o ABC aplicou mais uma goleada dessa vez a vitima foi o Baraúnas, os gols foram marcados 3 por Éderson e um pelo estreante Cascata.

Com esse resultado, o alvinegro segue liderando com seis pontos ao lado do Centenário de Pau dos Ferros que também tem seis pontos, mas perde no saldo de gols. Centenário e ABC se enfrentam na próxima rodada no sábado no Frasqueirão às 20h00m.

Santa Cruz 1 X 0 America

No Iberezão O Santa Cruz conseguiu sua primeira vitória no segundo turno do estadual. O tricolor do trairi venceu o América com gol marcado por Célio, aos 27 minutos da primeira etapa.

Em uma cruzamento na área, o volante aproveitou e balançou a rede de Rodolpho.

Com este resultado o Santa Cruz agora ocupa a 6ª colocação com três pontos conquistados em dois jogos.

O América é o 7ª com um ponto em duas rodadas. Domingo o Santa Cruz enfrenta o Corintians no Marizão e o América faz o clássico com o Alecrim no Machadão.

Centenário 4 X 3 Alecrim

Em Pau dos Ferros após a bela vitoria na estréia sobre o Potyguar – CN, o Centenário venceu o Alecrim e manteve a média de 4 gols por partida. Marcaram para o Centenário, Murilo, Diego, Mogir e Canindezinho; Júlio César (02) e Torona fizeram os gols do verdão.

Assu 1 X 0 Corinthians

O Assu, jogou em casa e venceu o Corinthians com gol de Luciano Paraíba no primeiro tempo. Leandro Mineiro ainda perdeu um pênalti para o camaleão no segundo tempo.

Potiguar de Mossoro 2 X 1 Potyguar - CN

Em Mossoró, o Potiguar-M venceu o de Currais Novo com gols marcados por Helinho, e Didi marcou o gol do tricolor do Seridó.

O detalhe é que o leão empatou a partida aos 43 do segundo tempo, tendo Helinho marcado o gol da vitória aos 47 quando o jogo seguiria até os 50 minutos.

Classificação:
1º ABC
2 Centenário
3º Potiguar-MOS
4 Assu
5º Alecrim
6 Santa Cruz
7º América RN
8 Baraúnas
9º Corinthians-RN
10 Potyguar-CN

Representante de Serrinha dos Pintos vencer o Miss RN


Foram quase três horas de espera até o que o público presente no Vila Hall conhecesse a Miss RN 2010. Joyce Christiny Oliveira, representante do município de Serrinha dos Pintos, foi eleita a mulher mais bonita do estado, em cerimônia que aconteceu na noite desta quarta-feira (17).


Aos 19 anos, a estudante de arquitetura Joyce Cristiny recebeu a faixa e a coroa da Miss RN 2009 e atual Miss Brasil, Larissa Costa.

As 27 candidatas abriram a cerimônia com o traje Cocktaill Dress. Animadas com os aplausos e apoio de familiares e amigos que vieram de várias regiões do estado, as misses desfilaram, apresentando-se aos jurados.

Após desfilarem seus trajes de gala, foram eleitas 16 semifinalitas: Miss Macaíba, Deyse Benício; Miss São Gonçalo do Amarante, Hyúcha Nunes; Miss Acari, Nicole Medeiros; Miss Mossoró, Jiokonda Rocha, Miss Parnamirim, Maraiana Mamede; Miss Caraúbas, Denise Tavares, Miss Felipe Guerra, Carol Reis; Miss Parelhas, Paula Priscila Pereira; Miss Apodi, Flávia Daniele Fernandes; Miss Natal, Giovana Germek; Miss Patu, Vanessa Fernandes; Miss Macau, Raissa Campelo, Miss Acari, Nicole Medeiros;Miss Monte Alegre, Mara Laiza, Miss Touros, Ana Heloísa;e a Miss Serrinha dos Pintos, eleita Miss RN 2010.

A Miss Monte Alegre, Mara Laíza, ganhou o título de Miss Simpatia, eleita pelas próprias colegas.
Logo após, veio os desfiles da Miss Paraíba 2010,


Miss Terra RN 

Miss RN Mirim.

Uma das horas mais esperadas por tudos foi o desfile com traje de banho. É a oportunidade que os jurados têm de analisar o corpo das candidatas. Só então, chegaram às 5 finalistas: Miss Macaíba, Miss Natal, Miss Parnamirim, Miss Macau e Miss Serrinha dos Pintos.

A última fase do concurso foi decisiva. É a hora de testar a desenvoltura das misses no microfone. Elas responderam às perguntas e mostraram que conteúdo é fundamental.

Foi aí que se destacou a Miss Serrinha dos Pintos, eleita minutos depois Miss RN 2010.

Logo após ser coroada, Joyce externou seu sentimento. “Quero agradecer a todo mundo, todos que me ajudaram, muito obrigada”, disse.

A estudante vai representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil 2010, que acontecerá no dia 8 de maio, em São Paulo.

Resultado
1º lugar: Miss Serrinha dos Pintos - Joyce Christiny Oliveira;


2º lugar: Miss Macaíba – Deyse Benício;

3º lugar: Miss Macau – Raissa Campelo;

4º lugar: Miss Natal – Giovana Germek;

5º lugar: Miss Parnamirim – Mariana Mamede.

Homenagem para Larrissa Costa
A organização do concurso preparou um vídeo em homenagem a Larissa Costa que se emocionou muito. Chorando, a miss Brasil fez um discurso falando da mudança de sua vida, dos projetos sociais que participou e agradeceu aos amigos que lhe ajudaram "Sou muito grata a todos que me ajudaram a chegar até aqui". Deixou também um recado de perseverança às cinco finalistas da noite. Ao final, Larissa costa desfilou para o público.

Larissa Costa conversa com os apresentadores e fala o quanto o título de MISS Brasil mudou sua vida. Solange Almeida também entrevista Larissa e pergunta a ela qual a maior expectativa quando ela saiu so país. "Minha mãe é assistente social e desde pequena eu tive muitas vontade de abraçar causas. E foi a maior realização que tudo isso me proporcionou", disse a Miss Brasil.

Fotos do Restaurante Popular de Apodi

HENRIQUE ORIENTA EX-PREFEITO A VOTAR NO PRIMO.

O deputado Henrique Alves (PMBD), um defensor e coordenador da candidatura de Iberê, fez uma orientação curiosa ao ex-prefeito da cidade de Lages Pintadas, Jussier Furtado.

O Jussier afirmou que Henrique, havia orientado que se ele não votasse em Iberê, poderia votar em seu primo e também candidato ao governo do estado Carlos Eduardo Alves (PDT).

Vendo essa orientação do deputado, muitos irão ficar com um pulga atrás da orelha, quanto ao posicionamento do pmdbista, já que todos somos sabedores, que a alguns dias atrás aconteceu uma conversa entre os dois primos.

Fátima no Potengi

Em sua passagem por São Tomé, Fátima prestou contas do trabalho que o mandato vem fazendo pela cidade, como a creche do Programa Pró-Infância no valor de 1 milhão e 200 mil reais, o ônibus do programa Caminhos da Escola, o Programa Esporte e Lazer na cidade que já está em funcionamento, além de outras conquistas do mandato federal do PT e do Governo Federal para a cidade de São Tomé.

Depois das atividades de São Tomé, Fátima participou de um almoço em Lagoa de Velhos com o vice-prefeito Nildo, e companheiros do PT do Potengi, estavam presentes companheiros das cidades de São Tomé, São Paulo do Potengi, São Pedro, além dos companheiros de Lagoa de Velhos.

A Deputada Fátima Bezerra participou de uma intensa agenda nesse fim de semana. No sábado, ela fez uma caravana na Região do Potengi, onde visitou na cidade de São Tomé a Assembléia dos Trabalhadores Rurais de São Tomé. Logo depois a deputada participou da plenária das mulheres do PT da região, onde estavam presentes além do vice-prefeito Miguel, o vereador do PT Emerson, os companheiros do Programa “Esporte e Lazer na Cidade” e outras lideranças mulheres da região do Potengi.
Fonte: Vereador Emerson

Carnaubais

Foi realizada em Carnaubais a aula inaugural da banda filarmônica do município, fruto do convênio MDS/PDS, Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e a Associação Comunitária do Sítio Pai João.

O projeto custou R$ 80.000,00, sendo R$ 72 mil reais do MDS e R$ 8 mil da prefeitura. 86 alunos estarão estudando música em dois turnos com o professor maestro Jorge Luiz.

Segundo o secretário Carlos Augusto Pereira da Silva, a banda é um sonho antigo e só agora conquistado através do projeto da Secretaria de Cultura. O prefeito Luizinho costuma dizer que se a cidade não tem uma banda, falta uma “banda”.
Agora não falta mais. Essa banda, então, vai completar os anseios dos jovens talentos musicais que vão preencher o tempo com a arte de aprender música.

Fonte: Toni Martins

Jucurutu

Algumas comunidades da zona rural de Jucurutu estão sofrendo com a falta de água tanto para o consumo humano, animal, quanto para abastecimento que atenda à demanda dos pequenos e médios agricultores da região.

Visando minimizar o problema, o vereador Rubens Batista do (PMDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando ao Executivo que seja criada uma política hídrica direcionada às comunidades de: Pedra Branca, Soledade, Saquinho do Padre e Espinheiro que, em síntese, são as mais afetadas pelo problema.

De acordo com o membro do Legislativo jucurutuense Rubens Batista, o problema pode ser solucionado com a construção de adutoras e com a perfuração de poços. ´´ Como vereador, não posso ficar parado com as constantes reclamações daquelas comunidades, que há tempos necessitam de água de qualidade para implementação da agricultura familiar, assim como para consumo humano e animal. Por isso solicitamos ao Executivo uma política voltada para sanar esta deficiência, através da construção de pequenas adutoras nas comunidades `` disse.
Fonte: Edilson Silva

Reabertura do ginásio em Alto do Rodrigues


O Prefeito Eider Medeiros entregou à população o ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra totalmente revitalizado.

Além das obras de reboco e pintura, o ginásio recebeu um placar eletrônico e estrutura para que outras modalidades esportivas pudessem usufruir do ginásio. Em anos anteriores, apenas o futsal era praticado no local. O ginásio recebeu, também, uma bonita placa com a foto do jogador Ivanildo Bezerra, que foi Meia do ABC.

Na ocasião, o prefeito fez entrega de ternos às equipes que participarão do campeonato que acontecerá durante este mês de março pelas comemorações do aniversario de emancipação política da cidade.

Fonte: Mylene Medeiros

Tudo pronto para a 2° Etapa do Rally de Baja.

Está concluída a pista para a realização da 2ª etapa do Rally de Baja do estado do Rio Grande do Norte, que será realizada no próximo domingo dia 21 em Lajes, a partir das 09:00 horas, deverão participar cerca de 70 pilotos, inscritos pela Federação de Motociclismo do RN.


A Prefeitura está cuidando de toda a preparação para o recebimento dos pilotos e suas equipes, no sábado à noite terá show acústico comandado por Liz Noga, grande nome da Música popular do RN.

João Câmara

A governadora Wilma de Faria deverá está em João Câmara na próxima segunda-feira para inauguração da Casa da Cultura e Restaurante Popular. Neste mesmo dia, será convidada a inaugurar também o novo terminal rodoviário construído pela prefeitura.

Petrobras lança Programa em Mossoró

A Petrobras lançou ontem (16) a 2ª edição do Programa Jovem Aprendiz em Mossoró, que beneficiará 67 jovens em condições de vulnerabilidade social. Além deles, três adolescentes de Aracati (CE) participarão do programa.


Participou da solenidade o ex-aprendiz Antônio Nielson Lopes, que participou da edição anterior e hoje trabalha como técnico de segurança da empresa Plena, contratada da Petrobrás. Uma colega de Nielson, Francisca Amanda Alves, também se fez presente. Ela foi homenageada por ter ganhado uma medalha de bronze na Olimpíada do Conhecimento promovida pelo Senai no Rio de Janeiro.

Também participaram do evento o promotor da Infância e da Juventude, Olegário Gurgel Ferreira Gomes, representando o Juizado da Infância e da Juventude de Mossoró e a 10ª Promotoria da Infância e da Juventude; o coordenador técnico-administrativo da Funcern, Antonio Soares de Araújo, representando a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); a diretora do Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna, Dilena Dantas Bezerra Maia, representando o Senai; o coordenador de informática do CVTEC, Daniel Bastos Coutinho, representando o Centro Vocacional Técnico (CVTEC), e a presidente da Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro.

O Programa

O Programa Jovem Aprendiz visa a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Estes jovens têm a possibilidade de participar de cursos de capacitação, aulas de informática e empreendedorismo, além de proporcionar noções gerais de mercado. Os beneficiados recebem um salário mínimo, 13º salário, vale-transporte e alimentação, férias, FGTS e Previdência Social. Além disso, todos têm carteira de trabalho assinada durante o desenvolvimento do projeto.


Tremores no RN não são risco para população, diz sismólogo

A região nordeste do Brasil concentra cerca de 65% das atividades sísmicas do país. Grande parte destas atividades está localizada na borda da Bacia Potiguar, local que compreende os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Este fato, entretanto, não é motivo suficiente para alarmar as populações desta região, que segundo o coordenador do laboratório de Sismologia da UFRN, professor Joaquim Ferreira, não corre grande perigo de sofrer com os tremores de terra. O pesquisador foi o entrevistado desta quarta-feira (17) do programa Diógenes Dantas Nominuto.

Apesar da grande incidência deste tipo de fenômeno no Estado, o professou revelou que a UFRN ainda sofre com a pouca quantidade de equipamentos necessários para o estudo dos tremores.

“Algumas máquinas, fruto de uma parceria com a UFRN, estão vindo do Rio de Janeiro para reforçar nosso trabalho. A universidade sozinha não tem condições de arcar com as despesas que o estudo demanda, é preciso também a ajuda do governo”, disse.

O programa Diógenes Dantas Nominuto vai ao ar às 13h, com reprises às 18h e 21h no canal 27 da Cabo Telecom, a TV Nominuto.

Eventos como estes são praticamente imprevisíveis, mas pelos registros históricos que possuímos posso afirmar que a probabilidade da população do Rio Grande do Norte sofrer as consequências de um tremor de grande intensidade é muito pequena”, afirmou, lembrando que o terremoto que aconteceu em João Câmara na década de 80 e atingiu 5.1 graus na escala Ricther não causou grandes danos estruturais.

O especialista esclareceu também que não existe nenhuma conexão entre os abalos ocorridos no Estado durante o mês de janeiro deste ano e os tremores que dizimaram populações no Haiti e, mais recentemente, no Chile.

Macaíba ganhará nova sede do Senac

A nova unidade já começou a ser construída e é resultado de uma concorrência pública para locação do imóvel ao Senac. Durante o evento, que reuniu autoridades, políticos e empresários do comércio de Macaíba, foi divulgado o ganhador de concorrência pública para locação do imóvel ao Senac, o empresário Venício Gama Pacheco.

A proposta é que a nova sede ofereça aos alunos todas as condições para um melhor aprendizado. Serão instalados novos laboratórios, salas de aula com mobiliários ergonômicos, sala de depilação para a prática dos cursos de imagem e beleza, além de um amplo estacionamento.

No projeto apresentado também foram contempladas as normas de acessibilidade para os portadores de deficiência motora, que se deslocarão pelo imóvel através de portas mais largas; pisos emborrachados; barras de apoio e outros itens que atendem as especificações exigidas pelo Senac.

A nova unidade já começou a ser construída e é resultado de uma concorrência pública para locação do imóvel ao Senac. Durante o evento, que reuniu autoridades, políticos e empresários do comércio de Macaíba, foi divulgado o ganhador de concorrência pública para locação do imóvel ao Senac, o empresário Venício Gama Pacheco.

Pelo contrato firmado, o ganhador da concorrência, o empresário assume todos os custos da construção e somente após a conclusão da obra será assinado um contrato de locação, com cláusula suspensiva, com validade de cinco anos.

Para o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, esse formato de construção delegada a terceiros com compromisso de locação é um modelo que oferece muitas vantagens. “Como vantagens para o Senac RN, podemos salientar o fato de não depender de altos investimentos imobilizados na construção de um prédio, cujos investimentos dependem de recursos do Senac Nacional e são bastante expressivos”, explica.

A ideia é que o novo prédio ofereça também condições de ampliação da grade de cursos, passando a oferecer, inclusive, o cursos de idiomas na unidade.

Bandidos assaltam Oficial de Justiça aposentado em Japi

O Oficial de Justiça aposentado da cidade de Japi, o Sr. Manuel Lopes Pimenta, teve sua residência assaltada na tarde desta segunda-feira (15). Segundo informações do mesmo dado a polícia, os bandidos levaram um cofre com grande quantia em dinheiro.

Três homens encapuzados chegaram em um carro tipo Troller, branco, com placas frias, invadiram a casa do Sr. Manuel e anunciaram o assalto. Apenas um deles estava armado e acertou o aposentado com uma coronhada, depois que ele tentou reagir a ação.

No assalto, os bandidos levaram o cofre do Oficial de Justiça aposentado. A partir daí, policias da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tem sede em Santa Cruz, iniciaram uma perseguição, comandada pelo sub-comandante, o Tenente Costa Neto.

Os policiais procuraram por pistas dos bandidos nos sítios Canoas, Barra do Japi e Favela, onde neste último encontraram por volta das 17h30 de ontem o carro Troller, que havia sido assaltado um dia antes em um lava-jato em Natal.

Depois disso, a partir das 4h desta terça, policiais montaram campana no local onde encontraram o carro e encontraram o cofre ainda intacto, fechado, sem que os bandidos tivessem conseguido tirar o dinheiro que havia dentro.

O carro e o cofre encontram-se na sede da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz. Os bandidos continuam foragidos, mas a 4ª Companhia acredita que eles ainda estejam por perto e pede a colaboração da população na busca por três elementos que estiverem em atitude suspeita. A população pode denunciar de forma anônima pelo 190.

O caso agora será investido pela 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP) de Santa Cruz.

Com informações da Rádio Santa Cruz.

Espírito Santo


Durou pouco tempo a comemoração da oposição pela cassação da Prefeita Daize Florêncio no município de Espírito Santo.
O Juiz eleitoral, Marcos Dantas, do TRE, deferiu ontem uma liminar dando o direito de retorno da prefeita ao cargo.

Ex-Prefeito de Apodi Apóia Agripino


O médico e ex-prefeito José Pinheiro Bezerra acertou há poucos dias apoio ao senador José Agripino Maia. Pinheiro sempre se mostrou chateado com a governadora Vilma de Faria, que nunca abriu espaços em seu governo para sua participação, nem mesmo na época em que era prefeito.

Quem participou de todo o processo de aproximação entre Pinheiro e Vilma reconhece que a governadora nunca se mostrou satisfeita com a chegada do ex-prefeito, é tanto que nenhum convênio foi firmado naquela época. O mesmo aconteceu já no início desse ano quando o ex-prefeito pleiteou cargos no governo e mais uma vez foi escanteado por Vilma.

O relacionamento de Pinheiro com Garibaldi também não é amistoso, principalmente depois do telefonema feito por Garibaldi anunciando que no PMDB de Apodi quem mandava era Goreti Silveira.

A partir dali ficou rompido o relacionamento de Pinheiro com o PMDB do estado. Contudo, ainda falta Pinheiro declarar de quem será seu 2º voto ao senado, que poderá ficar entre Garibaldi ou Vilma, ou mesmo ir para uma terceira opção.
Fonte: Apodi Atualizado

Fafá Rosado obtém absolvição junto ao TSE

Rejeitado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso do Ministério Público contra a decisão da ministra Carmem Lúcia, que havia monocraticamente rejeitado a denúncia de conduta vedada da então candidata a prefeito de Mossoró, Fafá Rosado (DEM) nas eleições de 2008. A denúncia consistia na informação de que Fafá teria participado de uma inauguração no então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), hoje Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia (IFRN), em período proibido pela legislação. A corte, por unanimidade, rejeitou a denúncia com o placar de 7x0.

Município seleciona profissionais na área de saúde

A prefeita Lanice Ferreira confirmou que a administração de Governador Dix-sept Rosado abrirá ainda neste mês inscrição para o Processo Seletivo Público que objetiva o atendimento ao Programa Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde.

Também será contemplado com profissionais o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ao todo, serão 27 vagas a serem preenchidas de acordo com a abrangência das Unidades de Saúde da Família (USF), nos cargos de Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnico de Consultório Dentário, Psicólogo e Assistente Social. A jornada de trabalho será de 40h semanais.

As inscrições somente poderão ser realizadas em Governador, a partir do dia 25 março e até 31 do corrente mês, das 8h às 12h, exceto sábados e domingos, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Padre Leonardo, nº 163, Centro.

A inscrição para o processo seletivo terá o custo de R$ 100,00 para nível superior (Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Assistente Social, Psicólogo) e R$ 50,00 para os cargos de nível fundamental ou médio (Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Dentário).

Segundo o secretário de Saúde do município, Reginaldo Claudino, a inscrição deverá ser feita pessoalmente, não sendo admitida inscrição por meio de procuração, correios ou e-mail. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar diversos documentos com original e cópia, entre eles cédula de identidade (R.G.), Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.), foto 3 x 4 atual, Provas de quitação do serviço militar e de quitação das obrigações eleitorais, comprovante de registro profissional do respectivo conselho, bem como currículo atualizado do candidato.

A seleção para as contratações dos profissionais consistirá de duas etapas, sendo uma de caráter eliminatório e classificatório constituída de análise de curriculun vitae. A segunda etapa, de caráter será constituída de entrevista (todos os cargos), quando serão verificados o preenchimento dos requisitos exigidos para o cargo e adequação do perfil profissional às atribuições da função.

A remuneração do Processo Seletivo vai de até R$ 1.000,00, para os cargos de nível técnico, e de até 7.800.00 reais para os cargos de nível superior. O resultado final do Processo Seletivo, segundo a comissão organizadora, está previsto para o dia 19 de abril.

População de São João do Sabugi ainda colhe frutos da gestão passada.

Depois de receber um carro zero quilômetros do governo do Estado devido à conquista do Selo Unicef, resultado da administração do ex-prefeito Elísio Galvão (DEM), o município de São João do Sabugi ainda hoje colhe os frutos de mais uma conquista da gestão passada: a aquisição de um micro-ônibus para a realização do transporte escolar.

O meio de transporte foi conseguido pelo ex-prefeito por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Banco do Brasil. O ex-secretário de educação da cidade, Walter Júnior, também participou da luta de Elísio para conseguir o benefício, que foi solicitado com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte dos estudantes sabugienses.

Além do selo Unicef e da conquista de melhorias vindas do Governo Federal, Elísio Galvão comemora o fato de ter feito de São João do Sabugi o segundo município de melhor educação no Rio Grande do Norte, de acordo com o Ideb; o terceiro melhor gestor de merenda escolar do Nordeste; e a evolução na Saúde do município, que se tornou referência no Seridó durante sua administração.

Já de 2009 pra cá, o município não teve nenhuma conquista. A atual gestão é obrigada a aplaudir de pé as conquistas de Elísio, pois, até o momento, todos os benefícios que chegaram foram resultados da administração do ex-prefeito. Segundo moradores da cidade, os serviços públicos prestados pelo município pioraram desde o início de 2009, quando o atual prefeito Aníbal pereira (PMDB) assumiu o cargo.

Apesar de a população ter comemorado a recepção do micro-ônibus conseguido pela gestão passada, o clima é de desconfiança entre os moradores. Uma fonte sabugiense informou que o carro conseguido por causa do selo Unicef está sendo utilizado para fins particulares de interesse do prefeito e seus familiares. A fonte teme que o mesmo aconteça com o novo benefício.

Indefinição no Mato Grande

A Região do Mato Grande talvez seja a única região do Estado onde o número de prefeitos estão em cima do muro. A começar pela cidade pólo.

Até o momento não há uma definição oficial do posicionamento do prefeito de João Câmara Ariosvaldo Targino(PMDB), mesmo com grande probabilidade do gestor apoiar a candidata e sua correligionária Rosalba Ciarlini.

Em Bento Fernandes o prefeito Ivanaldo também ainda não anunciou oficialmente seu apoio, mas devido a aproximação que o gestor tem como o deputado Ricardo Motta, do qual é assessor, é bem provável que Ivanaldo fique mesmo com a senadora Rosalba Ciarlini, já que Ricardo é ligado a Robinson Faria que é o vice de Rosalba.

Em Jardim de Angicos, o prefeito Agnelo Bandeira deverá ficar com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Já em Poço Branco, há indícios que tanto oposição como situação vão caminhar juntos com Rosalba Ciarlini.

Na cidade de Parazinho, o prefeito Genival ainda não se pronunciou oficialmente mas a probabilidade é grande no apoio a Rosalba.

Na vizinha cidade de Pedra Grande, o prefeito Marcão é do PMDB. Não se sabe ainda se ele acompanhará a ala de Henrique Alves ou de Garibaldi Filho.

Infomações da Folha do Mato Grande

Câmara aprova lei que aumenta o salário de professores

A Câmara Municipal de Umarizal aprovou por unanimidade na última sexta-feira, dia 12, o Projeto de Lei 001/2010 que trata sobre a remuneração dos professores do ensino básico. Depois de várias reuniões e discussões sobre o Piso Nacional entre a classe e o Executivo, finalmente, após um consenso, foi enviado para a Câmara Municipal de Umarizal o projeto para apreciação e votação.

Pelo projeto, fica autorizado o Executivo Municipal a complementar o valor da remuneração dos professores do ensino básico, a título de complementação PSPN, quando o valor final do cálculo previsto neste artigo for inferior ao estabelecido na Lei Federal nº 11.738/08, para a carga horária proporcional de 30 (trinta) horas trabalhadas. O piso salarial profissional da carreira do magistério público municipal será atualizado, anualmente, a partir do ano de 2010. A atualização será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente.

O piso salarial profissional do magistério público municipal compreende a soma do salário-base do cargo de professor mais as vantagens pecuniárias Quinquênio, Coeficiente de Progressão e Gratificação por Capacitação a título de remuneração que o titular do cargo efetivo de professor fizer jus na da publicação desta lei, a demais vantagens pecuniárias estão fora da base de cálculo até a decisão final da medida liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal da ADIN Nº. 4.167, de 29 de outubro de 2008. As vantagens pecuniárias deverão permanecer nominalmente identificadas na folha de pagamento.

No âmbito do município de Umarizal, os professores do ensino básico que estiverem na sala de aula com carga horária total, receberão a título de incentivo o valor de R$ 50,00 para professores I Nível Especial I, R$ 60,00 professores I Nível I e R$ 70,00 professores I Nível II.

No prazo compreendido entre março e junho de 2010 será enviado ao legislativo, o Projeto de Lei do novo Plano de Carreira para o magistério com observância na legislação pertinente. As despesas decorrentes desta lei ocorrerão por conta dos recursos oriundos do Fundeb. - A lei entra em vigor na data de sua publicação, surtindo seus efeitos financeiros a partir de 1º de fevereiro de 2010 do corrente ano, revogadas as disposições em contrário.

Fica instituído como piso salarial profissional do magistério público municipal, objetivando a definição do valor da menor remuneração dos professores do ensino básico da rede municipal de ensino, de acordo com o nível, na seguinte forma: Professor I, Nível Especial I - R$ 768,50; Professor I, Nível I - R$ 899,15; Professor I, Nível II - R$ 1.007,05.

Santo Antonio

A ex-prefeita de Santo Antônio, Liliane Barbalho, promoveu na semana passada um mega churrasco no parque de vaquejada, de propriedade do seu esposo, Marcelo Barbalho. Cerca de 500 pessoas participaram da festa, entre elas, vereadores e lideranças políticas local. Liliane promoveu uma homenagem às mulheres, e aproximadamente 10 bovinos foram abatidos para garantir o churrasco.

Bacuraus de Nova Cruz não querem dividir palanque com Cid

As críticas dos bacuráus no município de Nova Cruz em relação ao apoio do ex-prefeito Cid a Rosalba soam fortes e tem peso politico. A rejeição para que Cid mantenha distância do palanque de Rosalba é parecida com o que aconteceu em 2008: quando o ex-prefeito se uniu com a família Targino que abandonou o PMDB para tentar derrotar Flávio em Nova Cruz e o resultado deste união de palanque indesejada pelo povo proporcionou uma vitória do PMDB por mais de 2 mil votos de maioria sobre seu adversário.

A possibilidade de Cid Arruda e Flávio subirem no mesmo palanque começou quando Robinson Faria anunciou apoio a Rosalba Ciarlini. O fato é que, por ser aliado de Robinson o ex-prefeito de Nova Cruz teria que também seguir a Rosa.

Agora cabe a Rosalba Ciarlini, prezar pelo apoio do PMDB de Nova Cruz vetando que Cid Arruda tenha passe livre dentro do bloco dos "bacuráus" que será coordenado por Flávio Azevedo, liderança de maior aproximação da pré-candidata ao governo Rosalba Ciarlini.

quarta-feira, março 17, 2010

COPA DO MUNDO 2010

Gurpo D
ALEMANHA


Os três títulos dos alemães foram conquistados sob a bandeira da "Alemanha Ocidental" (1954, 1974 e 1990). Desde a reunificação, a melhor colocação dos alemães foi o vice em 2002 (derrotados pelo Brasil).

Lothar Matthäus, principal jogador na campanha vitoriosa de 1990, divide com o mexicano Carbajal o recorde de participações em Copas: foram cinco (entre 1982 e 1998).

O uniforme da seleção alemã (camisa branca e calção negro) é inspirado nas cores da bandeira da Prússia (estado que fazia parte do norte da Alemanha no fim do século XIX e no início do século XX).

"A seleção alemã é forte, tem tradição. É tricampeã . Acredito que os destaques são Michael Ballack, do Chelsea, e Schweinsteiger, do Bayern de Munique, que são experientes e têm qualidade. Isso sem contar com o goleiro René Adler, que é meu companheiro no Bayer Leverkusen. Também jogo no Bayer com outros jogadores que vestem a camisa da Alemanha como Rolfes, Helmes e Kiessling. A marcação é o ponto forte, mas a equipe alemã não se destaca tecnicamente. Acho que a a seleção alemã pode chegar ao menos até a semifinal na próxima Copa do Mundo."

Renato Augusto, ex-Flamengo, meia do Bayer Leverkusen

O CRAQUE
NOME: Michael Ballack
IDADE: 35 Anos
POSIÇÃO: Meia
EQUIPE: Chelsea

Prefeito de São João do Sabugi não pode usar taxa de iluminação para pagar contas dos prédios públicos

O prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira (PMDB), recebeu recomendação do Ministério Público, para regulamentar a taxa de iluminação pública naquele município.

A promotoria sugeriu que a taxa não seja cobrada dos imóveis que não sejam favorecidos com a iluminação pública ou da zona rural. A própria lei municipal 467, de 2005, já determina os princípios dessa cobrança. Baseado nessa legislação, o promotor Sérgio Gouveia de Macêdo lembrou que os montantes arrecadados não podem servir para o pagamento da conta de energia dos prédios públicos pertencentes ao Executivo ou Legislativo municipal. Apenas nos postes de iluminação pública espalhados por São João do Sabugi.

Vereadores do PSB querem apoiar Rosalba.

O prefeito Dr. Bezerra e o ex-prefeito Joci Lins, ambos do PSB já definiram que irão apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza ao Governo do Estado. Mas, nem todos os vereadores do PSB irão seguir o candidato governista.

O problema são as questões locais. O presidente da Câmara, vereador Erivan Laurentino (PSB) adiantou ao Blog Quixabeira News que já conversou com a senadora Rosalba Ciarlini e também com o deputado Álvaro Dias, vice na chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. "Ainda não definimos, mas estamos conversando e vamos ter nosso candidato", disse o vereador.

Erivan Laurentino explicou que não tem condições de apoiar o mesmo candidato de Dr. Bezerra. "Os quatro vereadores foram praticamente expulsos do sistema do prefeito" Por não aprovar tudo que o atual Prefeito tem feito na administração do Município, lembrou Erivan, em alusão a ele e os vereadores Betinho (PSB), Zé Vander (PR) e Raimundo Nonato (PPS). O grupo só definiu até agora apoiar a candidatura da governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado e a do advogado Lauro Maia (PSB), a Assembleia Legislativa. Ainda serão definidos os votos para o segundo nome ao Senado e o do deputado federal. Erivan justificou o apoio a Lauro Maia, que conseguiu uma ambulância 0km para a APAMI de São Vicente.

Com informações do Quixaneira News.

PORTALEGRE É DESTAQUE NA 14ª PUBLICAÇÃO DO GUIA NATAL 2010

A Prefeitura Municipal de Portalegre firmou parceria com o Guia Natal no intuito de promover a divulgação do município. O Guia é uma publicação turística de renome em todo o Estado do Rio Grande do Norte e é distribuído em vários pontos de interesse turístico em Natal e em todo o Estado, a começar pelo Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Traz informações sobre os melhores locais turísticos do Estado: praias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, museus, passeios, as regiões serranas com destaque para Portalegre (com três páginas) e Martins. Traz ainda: Locadoras de automóveis; Receptivos e Operadoras; Telefones úteis.

Em termos de hospedagem em Portalegre, o Guia destaca o Hotel Portal da Serra e a Pousada Boa Vista.

O encontro das oposições

No último domingo o distrito da Pouza foi palco de um encontro que reuniu várias lideranças políticas do município de Poço Branco.

O chamado “Encontro das Oposições” levou vários partidários ligados ao ex-prefeito de Poço Branco, João Maria de Góis, a se encontrarem num animando churrasco. O encontro que contou com a participação do jovem líder político, Waldemar de Góis, serviu também para apresentar algumas das novas adesões àquele grupo político.

No entanto, a eleição desse ano foi o assunto mais discutido nas rodas de conversas embaixo das grandes árvores da Pouza. Entre as principais lideranças presentes destacaram-se o ex-prefeito de Poço Branco, João Ferreira da Cruz, além de Gaspar Bandeira, Junior Águia, Naldinho de Eráquio, Thiago Freitas, dentre outros.

Fonte: Blog de Poço Branco

Escola estadual de Areia Branca aprova o maior número de alunos no vestibular da Uern

O resultado do vestibular da UERN, divulgado na sexta-feira, 12, confirmou um fato que vem se repetindo há três anos, em se tratando de Areia Branca. Pela terceira vez consecutiva a Escola Estadual Desembargador Silvério Soares é a instituição de Areia Branca que mais aprova em vestibulares, superando instituições particulares de ensino no município.

Apesar das deficiências e da carência de recursos que tem caracterizado a educação pública, esse resultado se deve ao trabalho conjunto que a direção e professores da escola vêm realizando cotidianamente, visando preparar o alunado para o competitivo mundo capitalista pós-moderno.

Para este ano, os resultados devem ser mais promissores, pois está sendo implantado na escola um projeto-piloto da educação do Estado, que é o Ensino Inovador, por meio do qual o estabelecimento ampliará a jornada de ensino e será aparelhado com laboratórios e outras tecnologias que melhoram a qualidade da educação.

Comprovando a performance de seus alunos do Processo Seletivo Vocacionado (PVS) da Uern, 15 estudantes concluintes da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares obtiveram aprovação no recente certame.

Vereador alerta

Empreendimento que se arrasta há vários anos e que somente agora deverá ficar concluído, entrando na agenda de inaugurações da governadora Wilma de Faria por todo este mês de março, o futuro ginásio poliesportivo - que deverá receber o nome do falecido ex-deputado Arnóbio Abreu - poderá ser entregue à população com alguns problemas que, se não forem corrigidos , fatalmente comprometerão sua estrutura.

A advertência é feita pelo vereador Carlos Alberto da Costa Bezerra, "Carlinhos de Éverton" (PSC).

"Estou preocupado com esta situação", disse o vereador.

O parlamentar-mirim declarou que pôde visitar recentemente a estrutura e constatou que existem imperfeições na cobertura da praça esportiva. Segundo ele, estas incorreções poderão trazer sérias consequências ao piso com a chegada do período invernoso.

"Carlinhos de Éverton" declarou que tratou do tema com alguns engenheiros e ouviu destes que realmente a falha poderá gerar problemas futuros à obra física que está em processo de acabamento. "Inclusive, conversei com o engenheiro que concluiu a obra, e ele próprio reconheceu a existência deste problema", reiterou.

ALERTA

"Carlinhos de Éverton" disse que sua intenção é chamar a atenção para que o caso seja equacionado antes que o ginásio poliesportivo seja inaugurado. "Peço que os órgãos responsáveis pelo projeto analisem este problema e corrijam antes de a obra ser inaugurada pela governadora", exclamou. De acordo com informação prestada pela assessora especial do governo do estado, Maria de Fátima Moraes, a governadora Wilma de Faria deverá inaugurar oficialmente a estrutura no dia 20 de março próximo. Uma grande programação está sendo delineada com este propósito, incluindo uma partida amistosa do ABC/Art&C, da capital, e o Cruzeiro local e show com a banda Cavaleiros do Forró

Apuração legal atestará se Pedro Avelino adotou política e plano de saneamento básico

Com o objetivo de identificar se houve a instituição da política e do plano de saneamento básico do município, a representação do Ministério Público Estadual (MPE), da comarca de Pedro Avelino, região Central do Estado, instaurou um Inquérito Civil.

O procedimento foi materializado por intermédio da Portaria nº 006/2010, de 3 de março, assinada pelo promotor de justiça da cidade, Djalma Gusmão Feitosa. Cópia do ato está publicada no exemplar de quinta-feira, dia 11, do Diário Oficial do Estado (DOE).

A peça investigatória tem objetivo definido: apurar se o município de Pedro Avelino instituiu sua política de saneamento básico e o respectivo plano e, em caso negativo, buscar, numa ação conjunta e solidária com os órgãos do poder público e da sociedade em geral, a formulação das políticas e do plano municipais de saneamento básico, de modo a concluir, se for o caso, o inquérito, com a celebração de Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas, expedição de recomendações e eventual propositura de Ação Civil Pública em face dos responsáveis, sem prejuízo, se for o caso, da adoção das providências legais, entre as quais as criminais competentes.

O agente do MPE determinou uma série de diligências para dar cabo à investigação.

Uma delas, expedição de ofício ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores dando ciência da instauração do Inquérito Civil e ressaltando a importância de os poderes constituídos dirigirem tratamento prioritário às ações a serem implementadas em razão da medida.

FESTEJANDO SÃO JOSÉ

O município de Coronel João Pessoa está comemorando o seu padroeiro São José. Festa organizada pela Igreja Católica, a programação religiosa começou no último dia 10 e termina no dia 19 Sexta feira com a tradicional procissão e a consagração do Santíssimo na Igreja de São José. Já a festa social em homenagem ao Padroeiro patrocinada pela Prefeitura Municipal de Cel. João Pessoa - RN será na sexta feira 19 às 22h na praça Matriz. Vão animar a festa as bandas Forró do Bom, Forró Bota pra Moer e Anízio Jr.

SELEÇÃO DO SUB 17 DE FRANCISCO DANTAS TREINA PARA OESTADUAL.

A Prefeitura Municipal de Francisco Dantas em parceria com a ACDAJO (Associação Cultural Desportiva Antonio Justino de Oliveira, trouxe para nossa cidade uma escolinha de Jogadores de Categoria de Base até 17 anos, com a iniciativa de reabilitar e restaurar o esporte de Francisco Dantas e região. O objetivo dessa parceria é resgatar o esporte de Francisco Dantas, de transformar os jogadores em grandes atletas e também em cidadãos, tirando esses jovens das bebidas e das drogas. Essa equipe abaixo relacionada irá participar do Campeonato Potiguar Sub 17, que terá início no mês de abril/2010, que terá como preparador e treinador de goleiro o Desportista Lencastre.

Trilhas Potiguares em Janduís

Janduís participará pela primeira vez do programa Trilhas Potiguares que será lançado no dia 16 de março as 10:00. O Projeto Trilhas Potiguares, da UFRN, será executado na nossa cidade, com a coordenação da professora especialista Eriama de Araújo. No primeiro momento a professora Eriama de Araújo fará apresentação do Trilhas Potiguares e a tarde uma visita para conhecer as instalações e a estruturação da cidade para o evento que acontecerá em agosto com vários alunos da UFRN.

O Secretário Cácio Santos, destacou o valor do município estar envolvida em tal programa: “É de suma importância para nós recebermos alunos de uma instituição como a UFRN, pois isso vem suprir necessidades existentes na nossa comunidade. Além disso, também é uma chance dos estudantes devolverem à sociedade o aprendizado em uma universidade pública”.

O programa desenvolve atividades como combate ao alcoolismo, apresentação de teatro mamulengos, palestras sobre prevenção de hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis Aborto e gravidez na adolescência. Também serão ministrados minicursos com as temáticas : Relações humanas no trabalho, Conselho Tutelar e sua importância, Fotografia, uso da internet, Apicultura e Organização de eventos. Além disso, serão desenvolvidas ações inerentes a gestantes e idosos com atividades físicas e a saúde bocal.

RN e CE terão marco regulatório para aquíferos da Chapada do Apodi

O Rio Grande do Norte e o Ceará terão um marco regulatório a fim de garantir o uso sustentável da água subterrânea dos aqüíferos da Chapada do Apodi. Nesta quarta-feira (13), às 9h, no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em Natal, a Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Hídricos Subterrâneos dos aqüíferos da Chapada do Apodi reúne-se para discutir a questão. Os trabalhos serão dirigidos pelos técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), com participação de pesquisadores e profissionais que lidam com água subterrânea no Estado do Ceará.

O propósito da reunião, que acontece mensalmente em diferentes cidades, é discutir o resultado dos estudos desenvolvidos por um consórcio de duas empresas (Projetecne e Techne). Os dados são coletados no aqüífero, comum ao Rio Grande do Norte e Ceará, que irão subsidiar o Marco Regulatório. O projeto do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional), financiado pelo Banco Mundial, é considerado experiência piloto por envolver dois estados brasileiros que compartilham águas subterrâneas comuns aos solos potiguar e cearense.

Os aqüíferos da capada do Apodi são denominados Açu e Jandaíra, alvos da avaliação de reservas para evitar a exploração excessiva, capaz de prejudicar os dois estados. O aqüífero Açu abastece o Rio Grande do Norte através de poços, parte de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix Sept Rosado. Já o Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna e também na fruticultura do Ceará, especialmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo.

1º encontro de negócios entre RN e a China

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais, realizará nesta quinta-feira (18), às 14 h, na Casa da Indústria, o 1° Workshop de Negócios RN-China, com o tema "Identificação de oportunidades e investimentos com a China".

O workshop conta com o apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Sebrae-RN e tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre as oportunidades de negócios e desafios com a China. A programação é composta de um panorama sobre a China: características do mercado consumidor, modo de atração de investimentos e venda, competitividade com custos de produção e infra-estrutura logística dos negócios.

Durante o evento serão realizadas palestras com o especialista em atração de investimentos e negócios com a China, Vladimir Milton Pomar, diretor de negócios na China da BWP, empresa de consultoria especializada no mercado asiático, e com o advogado Marcelo de Oliveira Mello, responsável por coordenar os processos jurídicos de incorporação e atuação da Petrobras na China.

O workshop é voltado para empreendedores, profissionais liberais, dirigentes de entidades empresariais do Estado, além de integrantes das áreas da agricultura, turismo, indústria, comércio, serviços, planejamento e finanças, energia e relações internacionais do governo do Rio Grande do Norte e de diversos municípios do Estado.

Prefeita encara crise e não admite faltar com pagamento

A grave crise econômica, que vem afetando a maioria dos municípios do estado com a drástica diminuição nos repasses do FPM, é responsável por mudanças significativas que os prefeitos têm optado por fazer, mas sem nunca desprezar o setor social e as áreas de infraestrutura. É o caso da Prefeita de Tabuleiro Grande, Maria Miriam Pinheiro que, tão logo tornou-se ciente da problemática acionou uma espécie de plano B para que maiores problemas não se alavancassem.

Sabedora do momento difícil pela qual passa todas as administrações públicas, Maria Miriam pela segunda vez consecutiva administra o município com pouco mais de 2400 habitantes, conforme estimativas, optou por reorganizar as contas públicas e não permitir que em momento algum os servidores públicos viessem ser prejudicados com o grave problema, bem como não deixar que os serviços básicos como a saúde e a área de educação sofressem algum dano.

"Passamos por uma grave situação financeira que nos obriga neste momento a deixar de colocar em prática alguns projetos. Mas em nenhum momento haveremos de adiar o compromisso com a folha de pagamentos do funcionalismo público, bem como as contas que temos a pagar", disse a executiva que se embasa em outras situações quase semelhantes, pela qual passou e conseguiu sobressair-se .

O município de Taboleiro Grande, tem como atividades econômicas a agropecuária, o extrativismo e o comércio que nesta época do ano passa por momentos de dificuldade em decorrência do afastamento - motivado pelas mudanças climáticas que afetam o planeta - do período chuvoso. Diante destas circunstâncias, o poder público se vê na obrigatoriedade de buscar meios de evitar problemas causados pela seca e mais uma vez a prefeita Maria Miriam é determinada a "fazer milagres" para dar melhores condições de subsistência a seus munícipios.

Prefeitura entregou 50 cheques do Reforma Cidadã

“Falta concluir a cozinha, que não tinha o piso, como também, não tinha reboco. Com este programa, vou poder terminar minha casa. Com essa parte concluída, vou me mudar para lá, e sair do aluguel", declara a sorridente Maria do Carmo Ferreira da Silva.

Esse programa ao qual se refere Maria do Carmo é o Reforma Cidadã, implantado pela Prefeitura de Pau dos Ferros e que, além de concluir a reforma da casa dela, vai possibilitar que outras 49 famílias pau-ferrenses tenham oportunidade de melhorar as condições do seu lar.

Na noite da última sexta-feira, 12, no centro da cidade, com a presença das 50 famílias que participam da primeira etapa do Programa Reforma Cidadã, foram entregues os cheques aos contemplados. Ao todo, serão duas parcelas de R$ 500,00 para cada beneficiado, para que possa haver um acompanhamento dos trabalhos realizados pelas famílias.

A Prefeitura oferece, além dos recursos financeiros, acompanhamento de profissionais para que a reforma possa acontecer de forma segura e com uma maior eficiência.

O Reforma Cidadã foi implantado neste ano de 2010, e é coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social, beneficiando 200 famílias apenas este ano, através de quatro grupos de 50 beneficiados.

Segundo o prefeito Leonardo Rego, um dos entusiastas do projeto, o programa proporcionará às famílias carentes de Pau dos Ferros a oportunidade de efetuarem melhorias em suas residências. Isso, de forma legal e transparente.

Além disto, outro fator positivo gerado pela implantação do Reforma Cidadã é a movimentação da economia e a geração de empregos dentro de Pau dos Ferros, através da aquisição de material de construção junto ao comércio local, além da contratação dos trabalhadores para tocarem os serviços. Fato confirmado pelo empresário Miguel Arcanjo dos Santos, que afirma serem positivos os frutos gerados por um programa assim. "Sem dúvidas, é uma forma de incentivo ao comércio. Com a comercialização desses produtos, temos condições de manter nossos funcionários, fazendo a economia funcionar", afirma Miguel Arcanjo.

"É através de ações como essas que mostramos à comunidade onde os impostos são aplicados. Nesta administração, eles estão sendo reinvestidos na cidade e na população. Essa sim é a forma séria de se trabalhar com o dinheiro público", declarou o prefeito Leonardo Rego.

Finalizando o seu discurso, o prefeito Leonardo destacou que os planos serão beneficiar, até 2012, um total de 600 famílias. No entanto, segundo ele, haverá um grande esforço para que seja alcançada a marca das 1000 famílias beneficiadas até o final da sua administração.

Delegação potiguar conquista 86 medalhas


A delegação potiguar composta por 28 atletas representou bem o estado na Etapa Regional Norte-Nordeste das Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e natação. O campeonato aconteceu neste último final de semana (13 e 14) em Belém do Pará.

Apesar das dificuldades em enviar a equipe completa, que conta com mais quatro técnicos e um chefe de delegação, a Sociedade Amigos do Deficiente, a Sadef, conseguiu se superar mais uma vez e conquistou 86 medalhas, sendo 36 de ouro, 26 de prata e 24 de bronze.

A natação foi a modalidade que rendeu mais medalhas ao Rio Grande do Norte. Foram 43 medalhas, sendo 20 de ouro, 12 de prata e onze de bronze. No atletismo, a delegação ganhou nove de ouro, onze de prata e onze de bronze, enquanto o halterofilismo rendeu sete de ouro, três de prata e duas de bronze.

A Sadef agora se prepara para as etapas nacionais que são seletivas para o mundial e acontecerão, respectivamente, em Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre.

TRE rejeita recurso contra Larissa Rosado

A deputada Larissa Rosado (PSB) se livrou de denúncia por suposta compra de votos na eleição para a Prefeitura de Mossoró, em 2008. Na tarde desta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do estado alegou insuficiência de provas e não comprovação da participação de Larissa, Lahyre Neto, Laíre Rosado e do capitão PM Alessandro Gomes em esquema de captação ilícita de votos na eleição de Mossoró.

O episódio foi bastante exposto pela imprensa potiguar, quando o capitão Gomes foi acusado de participar da liberação de veículos em Mossoró em troca de votos na então candidata Larissa Rosado. Para as acusações, inclusive, foram utilizadas gravações que supostamente comprovariam o esquema fradulento. No entanto, o desembargador Cláudio Santos, relator do recurso na Corte do TRE, disse que não ficou comprovada a participação dos acusados.

“A improcedência deste recurso já poderia ser de pronto declarada, somente com a observância das gravações trazidas aos autos, pois não são a mídia original das falas colhidas, segundo perícia realizada pela Polícia Federal. Os áudios foram redigitalizados”, afirmou o desembargador.

Ainda de acordo com Cláudio Santos, a coligação de Fafá Rosado (DEM), que recorreu da decisão em primeira instância, foi intimada a trazer as gravações originais, mas não o fez. Para o desembargador, mesmo que fossem as gravações originais, essas não trazem elementos que comprovem a realização da captação ilícita de sufrágio e tampouco a conduta vedada. Cláudio Santos lembrou ainda que a voz que é atribuída a militar Gomes “não partiu do aparelho fonador do capitão”.

A decisão da Corte foi proferida à unanimidade, em consonância com parecer da Procuradoria Regional Eleitoral e o voto do relator. O entendimento geral foi de que, mesmo havendo indícios, não havia provas das irregularidades.

Ainda na sessão, o TRE decidiu, por maioria de votos, aplicar multa de R$ 5.320,00 à prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, ao diretório do DEM e a Coligação “Força do Povo”, em virtude de realização de propaganda eleitoral irregular, em logradouro público da cidade. O processo também foi relatado por Cláudio Santos.

MP quer que Adriano explique compra de moto

O Ministério Público do Rio pediu, nesta terça-feira (16), a instauração de um inquérito policial pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) para apurar “supostas práticas dos crimes de ação penal pública incondicionada” envolvendo o nome do jogador Adriano. O craque do Flamengo teria comprado uma moto e registrado o veículo em nome da mãe de um traficante, conforme reportagem do jornal "O Dia”.

O promotor de Justiça, Alexandre Murilo Graça, titular da 17ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos, considerou os fatos relatados na reportagem como “gravíssimos”.

De acordo com a reportagem, o jogador teria comprado uma moto, em 2008, e colocado no nome de Marlene Pereira de Souza, mãe de Paulo Rogério de Souza Paes, conhecido como o traficante Mica, da favela da Chatuba, na Penha, onde Adriano nasceu e recentemente se envolveu em uma confusão com sua noiva, Joana Machado.

A reportagem informa que, em julho de 2008, Adriano comprou a moto avaliada em R$ 35 mil, que foi registrada em nome de Marlene, então com 64 anos, e que jamais tirou a carteira de habilitação.

Na época, o atacante era jogador do São Paulo. Ele teria comprado duas motos novas, uma vermelha e outra preta, em uma loja no bairro Vicente de Carvalho, no subúrbio. O atacante teria pago por volta de R$ 70 mil pelas motos. Uma ficou no nome da mãe do traficante e outra no nome do próprio Adriano.

Segundo a reportagem, as motos já não pertencem mais aos seus donos. O jornal mostra o documento do veículo revelando que Marlene, dez meses mais tarde, em 26 de maio de 2009, transferiu a moto que o craque comprou para um morador de Duque de Caxias.

Promotor quer que Adriano seja intimado

O promotor Alexandre Graça quer que o "Imperador" seja intimado para se explicar à polícia. Também devem ser ouvidos os funcionários da concessionária que vendeu a moto e localizada a beneficiária do bem, a mãe de Mica, para também prestar esclarecimentos.

Ele ainda solicita ao Detran que informe se Marlene possui habilitação para dirigir motocicletas.

O jogador Adriano está viajando nesta terça-feira (16) com a delegação do Flamengo do Rio para Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde a equipe ficará concentrada para jogo de quarta-feira em Santiago do Chile, pela Libertadores da América.

A reportagem do G1 procurou o assessor do jogador, Gilmar Rinaldi, que não retornou as ligações. O G1 procurou também o advogado do craque, Michel Assef Filho, que não foi localizado.

Corinthians


Artilheiro do Corinthians na temporada passada, com 23 gols, o atacante Ronaldo já está há seis partidas sem balançar as redes adversárias. Em sua chegada a Assunção, onde nesta quarta-feira o Timão encara o Cerro Porteño, pela Taça Libertadores, o camisa 9 amenizou a má fase lembrando de uma pior pelo Barcelona.

Eu me lembro de uma vez que fiquei sete jogos sem marcar no Barcelona. Tem fases que a bola não entra. Mas no último jogo já foi bem melhor. Uma hora vai sair. Sempre saiu, né – comentou o atacante, lembrando que participou das jogadas dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Santo André, no último domingo, em Barueri (veja o vídeo com os gols).

Em 2010, o Fenômeno marcou apenas um gol até agora, contra o Mirassol, mesmo jogo em que sofreu uma lesão na coxa direita, problema que o tirou de seis partidas. O jejum de gols, porém, parece não incomodar tanto o atacante corintiano.

Tem outras coisas que me incomodam muito mais – disse o craque.

Bem-humorado na chegada ao hotel em Assunção, o Fenômeno disse que espera voltar a marcar nesta quarta-feira, contra o Cerro Porteño, no Defensores del Chaco, estádio em que foi campeão da Copa América de 1999, marcando um dos gols do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai.

Qualquer hora é hora para fazer gol, mas espero que seja amanhã. O importante é que todos os jogadores se apresentem na hora que for preciso, porque estarei sempre mais vigiado, por dois ou três zagueiros – finalizou o Fenômeno.

Assim que chegou ao hotel, Ronaldo e os jogadores partiram para o quarto. Nesta quarta-feira, ainda sem local e horário definidos, eles devem fazer um leve treinamento de preparação para a partida das 21h50m (de Brasília).