quarta-feira, junho 09, 2010

CURRAIS NOVOS

João Neto (DEM) e Marinaldo Francisco (PTB) foram cassados pelo Juiz Marcos José Sampaio de Freitas Júnior sob a alegação de improbidade administrativa.

Marinaldo era presidente da Câmara Municipal de Currais Novos quando assinou um contrato com a Rádio Ouro Branco AM. O veículo de comunicação era na época dirigido pelo então vereador João Neto.

Os dois vereadores ainda podem recorrer da decisão.
BLOG DO WALLACE

Dia Nacional do Sexo

Nunca antes na história deste país a libido do brasileiro foi tão discutida pelas autoridades. Nos Três Poderes, sobram ideias e conselhos para levar a cama para a varanda ou para o Congresso. Na Câmara, a Comissão de Educação e Cultura vai analisar projeto que cria o Dia Nacional do Sexo. A proposta, de autoria do ex-deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), suplente de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), pretende instituir um “segundo dia dos namorados” no calendário. A data escolhida é o dia do aniversário de Mão Branca, 14 de janeiro. “É meu aniversário. Parece brincadeira, mas escolhi a data porque vim ao mundo por um ato sexual”, afirma.

14º SALÁRIO

A exemplo da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (7) projeto de lei (PLS 319/08) que autoriza a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a concederem, anualmente, bonificação para profissionais da educação básica da rede pública de ensino. A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ainda vai ser votada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Para ter direito ao benefício, uma espécie de 14º salário, os professores deverão ajudar a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em 50% ou alcançar escore mínimo de seis nesse indicador de desempenho - ou em outro que o suceda. Outra exigência é estarem lotados e em exercício em escolas públicas de educação básica.

O PLS 319/08 foi alterado por substitutivo do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) na CAE, que aproveitou algumas das modificações aprovadas pela CE. Uma delas foi condicionar o pagamento da bonificação à existência de dotação específica no orçamento da cada ente da Federação.

Valdir Raupp também considerou que a aprovação do projeto não deverá gerar impactos financeiros expressivos no curto prazo, tendo em vista que apenas 1% das escolas municipais exibe, atualmente, nota igual ou superior a seis nas séries iniciais do ensino fundamental.

É provável que serão poucos os docentes a serem agraciados com a nova verba salarial - comentou o relator, na reunião da CAE.

O senador César Borges (PR-BA) apresentou questionamentos ao projeto, feitos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A entidade vê inconstitucionalidade no texto - apenas o Poder Executivo teria competência para apresentar proposta de caráter salarial -, além de apontar dificuldades financeiras dos municípios. O senador chegou a pedir vista do projeto, o que adiaria a votação. O impasse foi contornado, no entanto, pela intervenção do relator Valdir Raupp e do autor da proposta, Cristovam Buarque.

Extremoz

A cidade de Extremoz já está em clima junino para o evento “Extremoz te convida, Santo Antonio te espera”, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 no Espaço cultural São Miguel do Guajirú, localizado na rua Almirante Silveira Lobo, ao lado da Estação Ferroviária do Conjunto Estrela do Mar. A programação começa com brincadeiras populares, apresentação de quadrilhas folclóricas, e segue com shows durante a noite.

A festa oferecerá a “Pracinha dos Namorados”, uma cidade cenográfica aberta à visitação, com uma igrejinha de Santo Antonio e a Casa do Grude com figuras típicas como a rezadeira, barbeiro, fotógrafo lambe-lambe, cambista de jogo de bicho e violeiro. O evento terá estrutura com três camarotes, uma arquibancada para 2.500 pessoas, um bar central e tendas para venda de comidas e bebidas típicas, além de um tablado para as apresentações.

A festa começa no dia 10 com show da banda Cavalo de Aço e Assum e Preto e Forrozão Chamego Novo, no dia 11, Waldonis e Banda Dekalk, que gravará DVD, e no dia 12 Bandana e Swinganoz, encerrando a comemoração.

ASSU

Mais de 30 mil pessoas são esperadas para o São João de Assu, que acontece de 14 a 24 deste mês. A informação é do secretário municipal de turismo, Romildo Queiroz, que se baseia no total de reservas de pousadas e hotéis. A programação conta com a participação de Aviões do Forró, Forró do Muído, Garota Safada, Mastruz com Leite, Circuito Musical, Márcio Greyck, Ferro na Boneca e a dupla sertaneja Jorge & Mateus.

De acordo com o secretario pelas informações que tem recebido de proprietários de hotéis e pousadas, quase todos estão com as reservas esgotadas para o período da festa do padroeiro. “Este é um bom sinal de que poderemos contar com a turistas e visitantes durante a festa”, disse. Ele antecipou que a secretaria está providenciando todo um material publicitário que será distribuído durante o período junino, formado por banners, folders e abanadores, destacando algumas das principais instalações turísticas do município.

Romildo Queiroz disse que a intenção é aproveitar o instante em que a cidade acolhe milhares de pessoas para ampliar a divulgação do potencial turístico do Assu. Ele adiantou que o material conterá uma pequena roteirização turística do município.

Montagem

Já está sendo realizado o processo de montagem da estrutura na Praça São João, palco central do momento maior da festa do padroeiro. Além do itinerário religioso, o programa oficial será marcado por uma série de atrações musicais de expressão regional e nacional. O calendário de apresentações na estrutura central de palco, som e luz começará dia 16 e prosseguirá até o dia 24.

NATAL

Natal ficou em primeiro lugar na imunização de idosos contra a gripe comum no Nordeste. A campanha, que aconteceu entre 8 de maio e 4 de junho, vacinou 83,47% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O ranking é seguido por Maceió, com 81,43%, João Pessoa, com 80,47%. Em último lugar ficou Salvador, com imunização de 55,67%, bem abaixo da meta esperada pelo Ministério.

“Foram 60.994 idosos vacinados, Natal atingiu o índice de 83,47% de cobertura vacinal, ficando a capital do Nordeste em 1º lugar em meta alcançada, superando as expectativas”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cristiana Souto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado da meta superada deve-se a disponibilidade de doses de vacinas suficientes para atender nas unidades de saúde, ter realizado intensificações com postos de vacinação no Shopping Midway e no Edifício Ducal.

TRIBUNA DO NORTE

terça-feira, junho 08, 2010

CLASSICO POTIGUAR ABRE O CAMPEONATO DO NORDESTE

AMÉRICA
Após o treino da tarde desta segunda-feira (07), o técnico Gilmar Iser relacionou 20 jogadores para a partida desta terça-feira (08) contra o ABC-RN, às 21h00, no estádio Maria Lamas Farache, pela rodada de abertura do Campeonato do Nordeste.

A novidade da relação foi o meia Sandro, que havia sido liberado pelo Departamento Médico e estava à disposição do técnico. O lateral direito Thoni voltou a ser relacionado após ter ficado fora da lista na última partida pela Série B do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Adalberto também voltou a ser relacionado. Dos 20 jogadores escolhidos, 18 irão para a partida. Os atletas já iniciaram o regime de concentração após o treino de hoje, no CT Abílio Medeiros.

Confira os relacionados:

Goleiros: Fabiano Ribeiro e Rodolpho
Zagueiros: Edson Rocha, Asprilla, Adalberto e Carlão
Laterais: Thoni e Berg
Volantes: Jackson, Júlio Terceiro e Emerson
Meias: Juninho Silva, Saulo, Sandro, Rodrigo Dantas e Edimilson
Atacantes: Flávio Recife, Ronny, Pedro e Fábio Neves

ABC
O elenco do ABC realizou na manhã de domingo (6), no CT Alberi Ferreira de Matos, mais um treinamento preparatório para o clássico da próxima terça-feira (8), diante do América, que será realizado às 21h, no estádio Frasqueirão, no jogo de abertura do Campeonato do Nordeste.

O treinador Leandro Campos comandou um coletivo tático com o grupo, sempre paralisando os lances, corrigindo e acertando os últimos detalhes para que a equipe não venha a ser surpreendida na terça-feira (8). O técnico trabalhou o posicionamento, movimentação, marcação, além de fundamentos como o passe e a finalização.

O zagueiro André Alves, que torceu o tornozelo direito foi o único que não participou da movimentação. Ele está entregue ao Departamento Médico, em tratamento intensivo.

Já na tarde desta segunda-feira(7), o técnico Leandro Campos realizou um rachão em clima distraído. O único fato que chamou atenção foi a presença do atacante e ídolo Wallyson(liberado pelo Atlético-PR para decidir o seu futuro).

Segundo a assessoria de imprensa do clube, o jogador apenas solicitou um espaço para continuar mantendo a sua forma física, enquanto aguarda o desfecho de seu destino, que pode ser um grande time do futebol brasileiro.

Depois de uma intensa carga de treinos e de acordo com os amistosos diante do Agovv da Holanda e Boca Juniors da Argentina, o alvinegro deverá entrar em campo com a seguinte escalação: Welington, Ronaldo, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho; Basílio, Ricardo Oliveira, Claudemir e Cascata; Zulu e João Paulo.

O grupo ficará hospedado no Blue Marlin Resort, na praia de Cotovelo, onde acontecerá a concentração abecedista.

Assinado decreto que proíbe contratação de parentes no serviço público federal

A partir de agora, está proibida a contratação de parentes de ministros, autoridades administrativas ou de ocupantes de cargo de chefia no Governo Federal. O decreto que veda o nepotismo na União foi publicado, nesta segunda-feira (7/6), no Diário Oficial.

Pela lei, fica proibida a contratação de familiares do presidente e do vice-presidente da República. A Controladoria-Geral da União vai fiscalizar o cumprimento do decreto. No caso da confirmação de nepotismo, caberá aos titulares dos órgãos e entidades da administração pública federal exonerar ou dispensar o familiar das autoridades ou ocupantes de cargos de chefia.

Lula chega ao RN nesta quarta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (9) para assinatura do decreto presidencial que concede a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderes para fazer a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Até o momento o aeroporto de São Gonçalo do Amarante recebeu investimentos da ordem de R$ 150 milhões. O investimento total no aeroporto está orçado em R$ 1 bilhão. A solenidade está marcada para as 12h, no Centro de Convenções de Natal.

Na mesma cerimônia será assinado contrato entre o Governo do Estado e o governo federal, através do Ministério do Turismo, no valor de R$ 20 milhões para o saneamento básico do bairro San Vale, em Natal.

Também haverá assinatura de contrato de financiamento com o BNDES no valor de R$ 250 milhões para implementação da segunda etapa do Programa Emergencial de Financiamento (PEF 2). O PEF é voltado para apoiar os Estados, mediante concessão de colaboração financeira, para viabilizar despesas de capital e investimentos em obras públicas; equipamentos e instalações; material permanente e participação em constituição ou aumento de capital em atividades agrícolas.

Durante a solenidade, Lula também vai assinar decreto autorizando a instalação das Zonas de Processamento de Exportações, as chamadas ZPEs, para os municípios de Assú e Macaiba, municípios do RN; fazer a entrega 80 tratores, 10 retro-escavadeiras, seis motoniveladoras e 10 caminhões para fortalecer as ações no campo por meio do programa Campo Mais Forte e fortalecimento dos Territórios da Cidadania, um investimento da ordem de R$ 17 milhões.

SAMU - Antes, por volta das 10h, Lula estará na Zona Norte para a entrega de 64 ambulâncias para a universalização do Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no Rio Grande do Norte. Nessa mesma solenidade, o Presidente inaugura a Unidade de Pronto Atendiamento (UPA), no conjunto Pajuçara.

UMARIZAL

Na manhã da última sexta-feira (4), por volta das 7h, um homem identificado como José Linhares da Silva, "Zé Calungueiro", chegou à residência da sua ex-companheira e raptou duas crianças, uma com 12 anos de idade e a outra de cinco anos.

Segundo a ex-mulher do sequestrador, a dona de casa Francisca de Assis Sales Filha, 44 anos, a criança de 12 anos é filha dela com o acusado. Já a outra é fruto de relação incestuosa com a própria filha de "Zé Calungueiro", ou seja, é filho e neto do sequestrador, de acordo com a ex-mulher. Segundo informações de populares, o acusado pelos raptos se encontra num veículo tipo Chevette, de cor cinza.

A polícia local foi acionada e realiza buscas na região para encontrar o sequestrador, no entanto, até o fechamento desta edição, ainda não tinha sido localizado. O sargento Flávio, do destacamento de Umarizal, responsabiliza a ex-companheira do acusado por abandono de incapazes, visto que as duas crianças se encontravam em casa sob os cuidados de uma adolescente de 14 anos.

MOSSORÓ

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte ganhará uma nova Vara. Na cidade de Mossoró, será instalada a 10ª Vara Federal.

A solenidade acontecerá no próximo dia 1º de julho, às 17h, na sede da Subseção da Justiça Federal na capital do Oeste. Estão confirmadas as presenças do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho.

SANTA CRUZ

A preparação para a inauguração da imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, no próximo dia 27 de junho, já começou. Os cidadãos estão recebendo material informativo sobre o município, a vida da santa e o Santuário que está sendo construído, para receber os turistas com mais qualidade.

O primeiro bairro a receber a equipe do reitor do santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales, reuniu uma média de cinco mil habitantes. As escolas também estão sendo trabalhadas para que os alunos detenham o maior número de informações sobre a obra da maior imagem católica do mundo no Rio Grande do Norte. “Também estamos usando a rádio de Santa Cruz, no programa ‘Missão Santuário’, todos os dias, para informar a população. As obras estão bem adiantadas”, afirma o padre.

No topo da Igreja Matriz, no centro da cidade, foi colocado um relógio com a contagem regressiva de 22 dias - número que remete ao dia da santa padroeira, Rita de Cássia. A obra da imagem gigante, com 56 metros de altura, teve um investimento de cerca de R$ 3.700.000, com recursos municipais, estaduais e federais. Além da santa católica, o complexo do Santuário oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros.

MISS E MISTER SERIDÓ 2010

O Concurso Miss e Mister Seridó que aconteceu no Municipal Clube de Acari na noite deste sábado (05).


Centenas de pessoas lotaram as dependências do espaço, que ficou pequeno para acomodar tanta gente. A jovem Natália Clemente de Araújo, representante da cidade de Caicó e Daniel Dantas de Acari, respectivamente, são os grandes vencedores do Miss e Mister Seridó 2010.

MARTINS

Equipes da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) interditaram parte do Hospital Maternidade Dr. Manoel Villaça do município de Martins no Médio Oeste Potiguar, e a população sofre com a falta de assistência, principalmente as mulheres que precisam da á luz e ficam obrigadas a se deslocarem para unidades de saúde de cidades circunvizinhas como Umarizal, Caraúbas, Alexandria, Pau dos Ferros dentre outras.

O problema é grave e exige providencias por parte das autoridades, o desabafo é do vereador, Severiano Sobrinho de Paiva “Bibiu” (PMDB), que denuncia o descaso com o sistema de saúde de Martins e defende melhorias.

“A Covisa interditou a sala de parto e cirurgia, lavanderia e área de esterilização, já faz mais de 10 dias e nem uma providencia foi tomada pra que a unidade de saúde volte a funcionar”, denuncia o parlamentar.

De acordo com o vereador Severino Paiva “Bibiu”, a Maternidade Hospital Dr. Manoel Villaça existe a mais de 40 anos e é única unidade de saúde do município, precisa ser reaberta em regime de urgência.

“Essa Maternidade é muito importante para a população martinense, mas a sua interdição já era esperada porque vinha funcionando de forma que colocava a vida dos pacientes em riscos de contaminação, isso não foi surpresa, mas temos que resolver o grave problema”, explicou.

Os problemas da Maternidade Hospital Dr. Manoel Villaça vão bem mais além da interdição, os funcionários da unidade está há 90 dias sem receber pagamento dos seus salários e no ano de 2008 não receberam se quer um mês de salário, mas devido à falta de emprego na região foram obrigados a se manterem em seus postos de trabalho como também dividas com fornecedores.

O Hospital Maternidade Dr. Manoel Villça da cidade de Martins faz parte da Associação de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), mantida através de convênios com o Governo Estadual e Federal. Segundo o vereador Bibiu a prefeita da cidade, Maria Jose, se nega a ajudar ao Hospital Maternidade alegando que não é municipalizado, mas existem casos na região como em Apodi que a Prefeitura mantém um convenio com a APAMI de mais de R$ 50 mil e isso mantém a maternidade daquela cidade em funcionamento. “O que falta da prefeita de Martins é boa vontade e disposição para resolver o problema”, dispara Bibiu.

O vereador Bibiu ainda denuncia que na cidade de Martins existe um

Hospital dotado de excelente infra-estrutura física e ate equipamentos que se estivesse em funcionamento dava para oferecer uma saúde básica de qualidade à população, mas a prefeita Maria Jose não botou em funcionamento e tanto o prédio quantos os equipamentos estão sendo destruídos pela ação do tempo. “Toda estrutura pertence à Prefeitura de Martins, mas não é colocada em funcionamento”, finalizou o edil que esta levando os problemas ao conhecimento do Ministério Público para que tome providencias.

Em Martins as mulheres que estão a ponto de da à luz são levadas para maternidades de outras cidades pelas ambulâncias da Fundação Maria Fernandes dos Santos que de forma voluntaria garante um serviço de assistência no campo da saúde, social a população carente do município serrano.

A população de Martins é formada por 8.386. Sendo 3.242 mulheres. Sua Área é de 169 kMc representando 0.321 % do Estado, 0.0109 % da Região e 0.002 % de todo o território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.694 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

TIBAU

Não podendo mais disputar a prefeitura de Tibau, por ter tido sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito Sidrônio Freire(PMDB) lançou o filho, Rafael Freire(PMDB), para substituí-lo na eleição suplementar que irá acontecer no próximo dia 20.

O lançamento de Rafael aconteceu durante comício realizado neste domingo(6), que contou com as presenças da senadora Rosalba Ciarlini(DEM) e do deputado federal Felipe Maia(DEM).

Rafael tem 22 anos e, apesar da pouca idade, disse que está preparado para assumir a prefeitura de Tibau. "Estou preparado porque nasci e cresci aqui. Conheço os problemas de Tibau", afirmou.

O companheiro de chapa de Rafael continuará sendo José Francisco da Silva(Padeca), filiado ao DEM.
IPANGUAÇU EM DIA

IPUEIRA


O Promotor de Justiça, Geraldo Rufino de Araújo Júnior, que está atuando em substituição na comarca de São João do Sabugi/RN, instaurou Inquérito para investigar irregularidades ocorridas no Concurso Público Municipal de Ipueira/RN.

A prefeitura do município e a Fundação de Educação Superior Tecnológica e Ação Comunitária – FUC são as instituições a serem investigadas.

Em contato com Blog do Paulinho Barra Pesada, o promotor Geraldo Rufino disse que as denuncias feitas por Luis Felipe de Medeiros Brito, e outras pessoas, informam que pode ter havido vazamento das provas.

Segundo o representante ministerial, inicialmente foram pedidas informações a comissão organizadora a cerca da denúncia, mas, estas não foram convincentes, o que determinou a decisão de instauração do Inquérito Civil.

PORTO DO MANGUE

O prefeito Titico Gomes inaugurou na última sexta-feira (4) o Centro da Juventude Renan Maxwell Florêncio, que reúne programas sociais como os "Aprendizes do Porto", "Quebrando o Silêncio", PETI e Projovem adolescente da cidade de Porto do Mangue. Vários convidados prestigiaram o evento, entre ele figuras ilustres da política estadual, como os senadores Garibaldi Alves (PMDB), José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarline (DEM). Em seu discurso Garibaldi elogiou o trabalho de Titico - que ao lado do vice-prefeito, Antônio Tomás – vai computando avanços importantes para a cidade.


Toni Martins

SEVERIANO MELO

O senador, GARIBALDI Filho, foi surpreendido no último sábado (5), no município de Severiano Melo, quando participava da festa de aniversário do médico Francisco Filho, 60 anos. O prefeito da cidade, Silvestre Monteiro (PSB), e os nove vereadores que compõem a Câmara de vereadores anunciaram apoio ao projeto de reeleição do senador.

“Garibaldi Filho tem feito um trabalho muito brilhante aqui no nosso município. Por sinal, uma das maiores obras feitas aqui em Severiano Melo foi uma adutora construída por ele. Essa obra levou água para 80% da população da cidade. Nós somos muito gratos a ele e é por isso que vamos apoiar a sua reeleição”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal, Bruno Melo (PSDB) – que é filho do aniversariante – explicou que a unanimidade em torno do nome de Garibaldi se deve realmente ao fato dele ter dado atenção a Severiano Melo. “Ele foi muito correto com o nosso município. E é muito correto com o Rio Grande do Norte. A água de Severiano Melo foi ele quem trouxe, em 1998”, disse.

GARIBALDI Filho agradeceu à demonstração de apoio dada pelos vereadores e pelo prefeito; e afirmou que agora dará ainda mais atenção a Severiano Melo. “Nunca recebi um apoio tão espontâneo e unânime como este. Isso é uma responsabilidade muito grande à qual tenho o dever de retribuir”, declarou.

JAPI

O ex-vereador e candidato a prefeito na última eleição no município de Japi, Jodoval Ferreira (PMDB), reuniu cerca de trezentas pessoas, entre amigos, familiares e a população local para celebrar seu aniversário. O tradicional almoço de comemoração ocorreu na Granja São Miguel, na tarde do domingo (06). O evento também foi bastante prestigiado pela classe política do Rio Grande do Norte.

O deputado FELIPE Maia (DEM) um dos convidados da festa, ressaltou a qualidade do aniversariante em aproximar as pessoas.

“Jodoval é um homem muito querido na cidade, é o que vejo nas centenas de pessoas que participaram dessa comemoração. Deixo os meus votos de saúde e felicidades”, complementou o parlamentar.

Também participaram do evento os senadores ROSALBA Ciarlini, JOSÉ Agripino GARIBALDI Filho, deputados estaduais Raimundo Fernandes, Antônio Jácome ,vereador Paulo Wagner , pré-candidato a deputado estadual Miguel Weber, a prefeita de Sítio Novo, Wamira Holanda, ex-prefeito de Tangará, Giga e Cláudia Lopes , candidata a vice-prefeita na última eleição de Japi.

CAPOTE

CERRO CORÁ

Desde da última sexta-feira (04) o município de Cerro Corá vem sofrendo diversos apagões na tarde deste mesmo dia foram 03h e a noite 3,5 esse mesmo problema aconteceu no sábado pela manhã, tarde e a noite que aliais foi bem maior quase 05 horas.


Ninguém sabe o motivo a empresa responsável pelo fornecimento não informou, alias informar como se a telefonia celular e fixo ficaram inoperante até água faltou em Cerro Corá.
DJ AILDO

CAMPO GRANDE

Cerca de 300 pessoas das associações comunitárias de Campo Grande participaram do evento cujo objetivo era apresentar e debater o associativismo como estratégia central na promoção do desenvolvimento sustentável do município.

Na ocasião houve exposição fotográfica, amostra de produtos e palestras que demonstraram o êxito de 32 anos do associativismo campograndense. Participaram do evento as associações rurais, Grupo Transformação, Associação Casa e Cidadania e entidades regionais.

A realização foi partilhada entre o Conselho Municipal do FUMAC, Fórum de Associações, Prefeitura Municipal de Campo Grande, SETHAS/Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Projeto Dom Heldér Cãmara/SDT/MDA-FIDA/ONU.

JUCURUTU

Jipeiros de várias cidades do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos vão participar do IV Desafio da Serra de João do Vale a ser realizado de 11 a 13 deste mês em Jucurutu.

O evento considerado o mais importante do interior do Estado pelos admiradores e praticantes das atividades off road é promovido pelo Jeep Clube-RN – a mais antiga entidade potiguar nas atividades fora de estrada – com apoio institucional da Prefeitura de Jucurutu.

O comboio de jipeiros que sai de Natal chega a Jucurutu no início da noite de sexta feira, quando acontece a abertura oficial do IV Desafio. No sábado, haverá a subida da Serra de João do Vale por duas trilhas. A mais complicada é a Trilha do Pacífico, considerada a de maior dificuldade entre todas as trilhas fora de estrada do Rio Grande do Norte.

A outra é subida pelo Jacu, mais amena, utilizada nos três encontros anteriores. Na noite do sábado os jipeiros participam do Arraial Junino dos Namorados a ser realizado no pátio da rodoviária, na Vila Santa Isabel. No local haverá exposição e venda de artesanato do município, principalmente bordado renascença. Para o domingo está prevista a prova in door na pista ao lado do Posto Netinho Janúncio na saída de Jucurutu para Caicó, reunindo os melhores pilotos da região nas categorias Jeep, Força Livre e Diesel.

O evento agrega ação de cunho social. Desde o primeiro evento, os jipeiros entregam donativos para o Lar do Idoso Epaminondas Lopes, como lençóis, toalhas e utensílios domésticos. Este ano os jipeiros vão doar uma máquina de lavar roupas para a entidade e lençóis para o hospital maternidade Carlindo Dantas. Outro braço da promoção é divulgar as potencialidades turísticas da Serra de João do Vale, uma vez que Jucurutu está incluído no Pólo Turístico Seridó. A Serra de João do Vale é um cenário perfeito para a prática do turismo de aventura, ecológico e rural.

CAICÓ

A OAB nacional divulgou esta semana lista das instituições de ensino superior com melhor desempenho no exame da Ordem, por estado. O resultado da OAB 2009.

Com 75% de aprovados, o curso de Direito de Caicó (UFRN-CERES) ficou em terceiro lugar, em um ranking nacional. O curso de Caicó também foi considerado pela OAB o de melhor aprovação em todo o Rio Grande do Norte.

“Somos um curso novo e no interior do Estado, mas a interação entre os alunos e o curso garantiu esta importante conquista. Temos que comemorar este anuncio da OAB de que somos a melhor aprovação do RN e o terceiro lugar no Brasil”, comemorou o professor Rogério Lima, chefe do Departamento de Direito. O professor José Aranha também comemorou a colocação: “quando eu e Roldão fundamos o curso de Direito em Caicó, muitos acreditavam que não teríamos sucesso. Porém, sempre fomos um dos cursos mais concorridos no vestibular da UFRN. E agora recebemos esta outra boa notícia. O sucesso dos alunos é o nosso sucesso”.

Segundo o presidente da OAB no Seridó, Dr. Chiquinho, a Subsecção realizará uma solenidade para homenagear o curso de Direito do CERES-UFRN e os aprovados no exame, entregando as carteiras da OAB aos novos advogados. Lista das 10 instituições com melhores aprovações no Brasil:

Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 80% Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – 75,36% Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-CERES) – 75% Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 74,49% Universidade de São Paulo (USP) – 73,13% Universidade de Brasília (UnB) – 72,34% Universidade Federal do Piauí (UFPI) – 71,26% Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – 67,07% Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 66,67% Escola de Direito de São Paulo (DIREITO GV) – 66,67 %

NOVA CRUZ

O Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi recepcionado pelo Prefeito Flávio Azevedo – do mesmo partido – na manhã do último domingo (6), na maçonaria, onde um almoço fora oferecido aos convidados. Marluce e Laurita Arruda também participaram do evento.

O evento, que teve como anfitrião o prefeito de Nova Cruz, reuniu diversas lideranças políticas da região agreste e também de Natal. A realização deste encontro de políticos foi motivada pelo próprio deputado, que estaria preocupado em perder o apoio do Prefeito Flávio Azevedo.

Anteriormente, Henrique esteve em Nova Cruz para pedir que o prefeito votasse em Ibere; desta vez, interessadíssimo no apoio do prefeito, disse que não irá tocar no assunto que diz respeito a sucessão para o Governo do Estado, haja vista que Flávio vota em Rosalba e Henrique em Iberê, e o Deputado Federal Henrique Alves não tem o menor interesse em contrariar o prefeito de Nova Cruz, por depender muito do seu apoio.


sexta-feira, junho 04, 2010

ASSU


O Governo do Estado, por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab), vai iniciar a construção de novas casas populares em Assú. O diretor-presidente da Companhia, Damião Pita, estará no município na manhã desta sexta-feira (4) para dar a autorização para o início de 60 unidades habitacionais na comunidade Santa Clara.

Segundo Damião Pita, o investimento nessas 60 casas será de R$ 720 mil. "São recursos oriundos de convênio com o Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado", acrescenta.

Esta não é a única obra que está sendo executada pela Cehab em Assú. No mês passado, o órgão já havia iniciado a construção de outras 46 casas populares, estas na comunidade do Mendobim. Também através de parceria entre os governos federal e estadual, serão aplicados R$ 552 mil nesta obra.

CAPACITAÇÃO

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) promove nos próximos dias 8 a 10 de junho, no hotel Vila do Mar, na Via Costeira, a primeira etapa do curso de capacitação para operadores do Projovem Adolescente. O evento, realizado por meio de uma parceria com Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), vai capacitar 155 profissionais de 24 municípios do estado, das regiões da Grande Natal, Mato Grande e Litoral Norte.

A iniciativa tem como objetivo garantir o efetivo exercício de aprimoramento do Projovem Adolescente, através da qualificação continuada de seus gestores municipais, técnicos de referência e orientadores sociais. Durante os três dias de capacitação, serão discutidas e analisadas questões como: o adolescente e sua percepção de si, do outro, da sociedade e do Projovem Urbano; papel do orientador social e as ações do programa; além do tratado metodológico desse serviço socioeducativo e a elaboração de projetos sociais.

Ecocil é condenada a pagar mais de 200 mil

A construtora Ecocil foi condenada a pagar R$ 257.781,90, referente à denúncia feita pelo Ministério Público de abandono de um terreno baldio na Avenida Nelson Geraldo Freire, em Lagoa Nova. O processo durou quatro anos, tramitou em três instâncias e a empresa foi condenada em todas. O dinheiro vai ser revertido para o Fundo Estadual do Meio Ambiente. De acordo com a Promotoria do Meio Ambiente, o terreno estava acumulando lixo e provocando danos ao meio ambiente. A primeira decisão judicial, que foi em 2006, determinava que Ecocil limpasse a área e fizesse um muro em torno.

Caso descumprisse esta determinação, pagaria multa diária de R$ 2 mil. A decisão não foi cumprida, a multa foi se somando e chegou a cifra atual de R$ 257.781,90, aplicadas as correções do IPCA-E, utilizado pela Justiça Federal. No processo, os vizinhos do terreno baldio se queixavam de mosquitos, moscas, mau cheiro, queimadas e outros transtornos causados pelo excesso de sujeira no local. A construtora foi chamada para uma audiência de conciliação, mas não compareceu. Foi aberto o processo na justiça que posteriormente chegou ao Tribunal de Justiça do RN e depois ao STJ.

A Ecocil tem até o dia 7 de junho para pagar a multa de R$ 257.781,90. E terá que pagar também uma indenização pelos prejuízos ambientais, que não foi divulgada porque ainda será feita perícia no terreno baldio.

UMARIZAL

O procurador regional eleitoral do Ministério Público Federal, Fábio Nesi Venzon, deu parecer favorável à cassação dos mandatos do prefeito de Umarizal, Rogério Fonseca, e do vice Carlidson Onofre Pereira de Melo, a partir de recurso 9402/2009, da coligação Respeito pelo Povo. De acordo com a conclusão do parecer encaminhado ao juiz relator Fábio Hollanda, o procurador opina pelo provimento do recurso, além de cassar os diplomas do prefeito e do vice, que a Justiça determine a realização de novas eleições.

Conforme o relatório do dia 21 de fevereiro de 2010, trata-se de recurso eleitoral em face de sentença prolatada pelo Juízo Eleitoral da 39a Zona, que julgou improcedente representação por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político ofertada pela Coligação Respeito pelo Povo, visando a cassação de Rogério Fonseca e de Carlidson Onofre e a declaração de inelegibilidade dos candidatos investigados por três anos, contados do período eleitoral em curso.

Alega a recorrente que, ao julgar improcedente a ação, argumentando a insuficiência de provas, o julgador demonstrou equívoco interpretativo passível de reforma, vez que foi comprovado, no decorrer dos autos, que os investigados "desvirtuaram as eleições municipais em Umarizal", ao captarem ilicitamente votos.

O caso em foco se relaciona à doação de um aparelho de televisão a Sebastião Porciano da Costa e sua esposa Ana Lúcia em troca de votos, e que toda narrativa utilizada pela defesa não passa de subterfúgio para simular como contrato de compra a doação feita.

Nesse sentido, afirma que a televisão foi "comprada" na loja de um filho do prefeito eleito investigado, e que o então comprador não possuía renda para pagar a suposta entrada acordada.

Governo entregará 80 tratores e dez caminhões-caçamba


O Governo do Estado vai entregar durante este mês 80 tratores e dez caminhões-caçamba para fortalecer a agricultura familiar no interior do Rio Grande do Norte. Serão beneficiados com os tratores, caminhões, e mais dez retroescavadeiras e seis motoniveladoras os municípios integrantes dos Territórios da Cidadania existentes no Estado.

Os investimentos para aquisição dos tratores e equipamentos destinados à agricultura familiar são da ordem de R$ 17 milhões. Os recursos são fruto de parceria firmada entre Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Cada trator vem acompanhado de kit para atividades agrícolas - grade aradora, plaina dianteira, plaina traseira, carroção de seis toneladas, e pipa para seis mil litros.

No Rio Grande do Norte existem os Territórios da Cidadania do Alto Oeste (30 municípios), Assu/Mossoró (14 municípios), Mato Grande (15 municípios), Potengi (11 municípios), Seridó (25 municípios) e Sertão do Apodi (17 municípios). Os Territórios da Cidadania são áreas que têm aspectos sociais e econômicos semelhantes.

O objetivo da entrega dos tratores, caminhões e equipamentos é dar condições estruturais aos territórios rurais do Estado, fortalecendo as cadeias produtivas e, consequentemente, revitalizar as economias locais.

O Estado tem hoje 125 conselhos municipais dentro dos Territórios da Cidadania, e mais de oito mil pequenas redes associativas e de cooperação.

Potiguar é um dos Ganhadores da Quina

Um Potiguar foi um dos ganhadores do último concurso da Quina que pagou 1.424.535,61, o apostador fez sua aposta na casa Lotérica Ponto da Sorte/Sporloto situada no supermercado Nordestão da Avenida Salgado Filho, bairro Lagoa Nova.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o vencedor é fiel a essa modalidade lotérica, costumava apostar sempre na Quina. Também informou que a aposta foi simples.

A Quina é um jogo diário e consiste em acertar três, quatro ou cinco números. O apostador escolhe entre cinco e sete dezenas das 80 constantes no bilhete. O valor de cada aposta custa entre R$ 0,50 e R$ 5.

Projeto propaganda enganosa pela internet

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7052/10, do deputado Cléber Verde (PRB-MA), que estabelece pena de até dois anos de prisão e multa para autores de propaganda enganosa via internet ou telemarketing e para “spams” (mensagens de correio eletrônico não solicitadas).

O projeto inclui novos artigos no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). "A lei necessita de ajustes aos novos tempos e circunstâncias", argumenta o parlamentar.

Juros

O projeto também estabelece pena de até dois anos de prisão e multa em caso de propaganda enganosa sobre juros. Serão punidas as pessoas físicas e os responsáveis por empresas que anunciarem ausência de juros ou taxas de cadastro em operações de crédito e, posteriormente, efetuarem a cobrança.

GUAMARE

O presidente afastado da Câmara Municipal de Guamaré, Gustavo Henrique Miranda Santiago, conseguiu o decisão favorável que determina a restituição à titularidade de seu mandato legislativo, sendo reconduzido à Presidência daquela Casa Legislativa Municipal. A decisão foi do desembargador Amaury Moura.

Gustavo Henrique recorreu ao Tribunal de Justiça quando ficou inconformado com a decisão proferida pelo Juízo de Direito da Vara Cível da Comarca de Macau, nos autos da Ação Civil Pública nº 105.10.000711-6.

A ação de primeira instância deferiu liminar determinando "o afastamento da Casa Legislativa do Presidente da Câmara Municipal de Guamaré, enquanto durar a deliberação de requerimento que visa a cassação de seu mandato, mediante investigação de fatos correlatos a sua autoria, e caso seja aprovada a abertura de processo investigatório, até a conclusão de processo de cassação de seu mandato, devendo o seu representante legal, vice-presidente da Casa Legislativa, assumir a condução dos trabalhos, colocando em deliberação a votação da denúncia feita pelo eleitor com a urgência que o caso requer".

Após fazer diversas argumentações, Gustavo Henrique pediu a concessão de efeito suspensivo à decisão recorrida, de modo a restituí-lo à titularidade de seu mandato legislativo, sendo reconduzido à Presidência da Câmara Municipal de Guamaré e, no mérito, requer o provimento do recurso para tornar definitiva a sua restituição à titularidade de seu mandato legislativo e da Presidência da Câmara Municipal.

Ao analisar o caso, o desembargador Amaury Moura entendeu que o afastamento de Vereador da Presidência da Câmara Municipal deve ser baseada em fatos concretos e devidamente comprovado nos autos, sob pena de violação ao princípio constitucional da ampla defesa, o que, numa análise superficial, própria daquela fase recursal, não vislumbrou no momento.

Além do mais, a liminar determina o afastamento do Presidente da Casa Legislativa "enquanto durar a deliberação de requerimento que visa a cassação de seu mandato, mediante investigação de fatos correlatos a sua autoria, e caso seja aprovada a abertura de processo investigatório, até a conclusão de processo de cassação de seu mandato, devendo o seu representante legal, vice-presidente da Casa Legislativa, assumir a condução dos trabalhos, colocando em deliberação a votação da denúncia feita pelo eleitor com a urgência que o caso requer".

“Todavia, caso exista a demonstração da necessidade de adoção desta extrema medida, a própria Casa Legislativa poderá determiná-la, desde que preenchidos os requisitos para tal proceder”, explicou o desembargador, acrescentando que a medida adotada pelo Juiz de primeira instância, aparentemente, afronta a Lei 9.504/97, bem como, vislumbrou ser a matéria discutida nestes autos, inicialmente, como de caráter interna da Casa.

O desembargador concluiu destacando que a grave lesão se encontra patente diante do afastamento do autor do recurso da Presidência da Câmara Municipal sem que exista motivação legal que dê sustentação à adoção da medida, ao menos em análise superficial.

95 municípios do RN receberam ônibus escolar

O RN vai receber mais 138 ônibus escolares, distribuídos em 95 municípios, até o final deste ano. Os veículos serão adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do FNDE. A previsão foi apresentada à deputada Fátima Bezerra (PT), nesta terça-feira, 1º, em Brasília, pelo presidente do FNDE, Daniel Balaban. O investimento previsto é de quase R$ 26 milhões. Os novos ônibus escolares vão beneficiar cerca de 9.300 estudantes da zona rural. Desde o início deste ano, a deputada Fátima havia reivindicado ao presidente do FNDE mais ônibus escolares para o Estado. Quando adquiridos os novos ônibus, o RN terá sido contemplado com um total de 250 ônibus escolares em três anos de criação do programa Caminho da Escola, beneficiando cerca de 35 mil estudantes da educação básica que moram na zona rural do Estado.

Adesão – Existem três formas para estados e municípios participarem do programa: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão eletrônico; por meio de financiamento do BNDES, que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro; ou via convênio com o FNDE. Para os municípios aderirem ao programa é necessário que estejam em dia com as finanças públicas no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) e no Siope (Sistema Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação).

Famílias se beneficiam com Projeto

Até o final deste ano, mais de 800 associações do campo serão contempladas com aproximadamente R$ 50 milhões liberados pelo Programa Desenvolvimento Solidário, do Governo do Estado. Os recursos deverão ser aplicados nas áreas produtiva, infraestrutura e social e devem beneficiar cerca de 50 mil famílias.

Ielmo Marinho

A construção de uma fábrica de doces para a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Comunidade de Ramada I, no valor de R$ 82.357, beneficiará 30 famílias. Até hoje as mulheres fazem doces e sobremesas em suas casas. Elas utilizam as frutas que são produzidas no próprio quintal. “Nossa terra é muito rica. Aqui tem mamão, abacaxi, acerola, berinjela e, principalmente abacaxi”, destaca Maria Lenilda Souza. As mulheres fazem doces até da casca do abacaxi e utilizarão seu talo para artesanato.

O negócio tem dado tão certo que Lenilda até deixou o emprego em Natal para se dedicar apenas aos doces. Ela garante que a renda é suficiente para se manter e diz satisfeita que será ainda maior com a implantação da fábrica, uma vez que mais mulheres da comunidade trabalharão. Inclusive, a associação já solicitou ao Sebrae apoio para a realização de cursos voltados para a comercialização e elaboração da marca para os produtos. Em dois meses, o prédio deverá ser concluído. “Estamos muito felizes por termos sido contemplados com esse projeto do Programa Desenvolvimento Solidário”, disse o presidente da Associação, José Xavier de Andrade Júnior.

São Paulo do Potengi

A Associação para o Desenvolvimento Rural da Lagoa Cumprida, em São Paulo do Potengi, dá exemplo de organização e por isso está sendo contemplada com recursos do Programa Desenvolvimento Solidário pela terceira vez. Em outras fases, eles receberam matrizes bovinas e desta vez elaboraram um projeto para a construção de um centro de múltiplas atividades, que já está perto de ser concluído.

Segundo um dos beneficiários, José Mota da Silva, “a vida mudou mil por cento por causa do Programa” e comemora o fato desta associação já ter dinheiro em caixa para custear algumas despesas. O prédio, no valor de R$ 54.029, será usado para cursos de capacitações voltados para as 77 famílias dessa comunidade e como um lugar para as diversas reuniões que são realizadas durante o ano. “Não precisaremos mais ficar pedindo salas emprestadas”, comenta Silva.

Também em São Paulo do Potengi, os sócios da Associação dos Agricultores Familiares do São Francisco estão muito satisfeitos com a aquisição de matrizes bovinas para as oito famílias da comunidade. Assim, Erimar Franco, um dos beneficiários, já passa a ter uma renda com a venda do excedente do leite que é produzido. “Depois, pretendemos aumentar a criação do gado que recebemos para ampliarmos ainda mais essa produção”, falou Franco.

Lagoa de Velhos

As mais de 300 famílias da Comunidade de Iguatu, em Lagoa de Velhos, não precisarão mais se preocupar com as fortes chuvas. Elas sabem que não passarão mais pelo sofrimento de ficarem ilhados durante o período chuvoso, conforme contam Ivo Caetano e João Maria Andrade.

Todos os anos, devido ao aumento do nível do Rio São Pedro, essas famílias ficavam sem acesso à cidade, o que não acontecerá mais, uma vez que está sendo concluída uma passagem molhada, no valor de R$ 87.919. “Agora vamos ficar mais tranquilos, porque sabemos que não passaremos mais pelo desespero de ficarmos ilhados”, disse Ivo Caetano. O Programa Desenvolvimento Solidário é fruto de um Acordo de Empréstimo entre o Banco Mundial e o Governo do Estado, faz parte da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e é dirigido a associações comunitárias de trabalhadores rurais em todos os municípios que contam com área rural.

Segundo o coordenador do Programa, Luiz Augusto Santiago Neto, as metas para este ano são executar e prestar contas dos projetos que foram aprovados em 2009, bem como formular, junto com as associações comunitárias, sindicatos, conselhos municipais, ONG´s e demais parceiros, uma nova proposta de projeto para os próximos anos.

Crianças do Peti terão de comprovar frequência para manter Bolsa Família

Crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que também fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), precisarão ter frequência mensal mínima de 85% no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – atividades oferecidas fora do turno escolar – para continuar recebendo o benefício.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social a medida vale a partir do segundo semestre deste ano. No primeiro momento que a exigência não for cumprida, o ministério notificará a família. Caso insista no descumprimento, a família terá seu benefício bloqueado. Após cinco descumprimentos consecutivos, o Bolsa Família será cancelado.

Para manter o benefício, a família precisa comprovar a frequência escolar, a vacinação infantil e a exigência de pré-natal.

A coordenadora da Secretaria Nacional de Assistência Social do ministério, Maura Luciane, informa que agora é obrigatório que o gestor faça o registro da frequência mensal de todas as crianças e adolescentes atendidos no programa em seu município. Às famílias cabe a tarefa de garantir a frequência dos filhos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Segundo a coordenadora, a medida fortalece a frequência no serviço e garante os direitos de crianças e adolescentes de não trabalhar, de ter acesso a atividades esportivas, culturais e socioeducativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral.

Atualmente, 820 mil crianças e adolescentes de até 16 anos , que vivem em mais de 3.500 municípios, são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Dados do ministério indicam que o Bolsa Família beneficia 12,4 milhões de famílias, representando uma transferência mensal superior a R$ 1,1 bilhão. Entre os 49 milhões de beneficiários, cerca de 21 milhões são crianças e adolescentes

quarta-feira, junho 02, 2010

Classico Rei poderá ser assistido por todos

A TV Esporte Interativo fará a transmissão do Campeonato do Nordeste. A abertura do Campeonato será no dia 8 de junho (terça-feira), com o jogo ABC x América/RN às 21h00, ao vivo. Na quarta (09), o jogo será Fortaleza x Santa Cruz, ao vivo às 21h00.

Na quinta (10), a partida será entre Náutico x Ceará, ao vivo às 21h00. Estas partidas equivalem à primeira rodada do Campeonato. As informações são do twitter do Esporte Interativo.

ABC vence jogo solidário em interior

O ABC entrou em campo na tarde desta terça-feira (01), na localidade de Pititinga, município de Rio do Fogo (RN), para participar do Jogo da Solidariedade, que fez parte do projeto ABC Social, em que o Alvinegro promove ações junto a instituições de caridade, de apoio social, aliadas com os parceiros do clube.


O ABC venceu um selecionado local por 6 a 3, no confronto que marcou a inauguração do Centro Esportivo Giacinto Facchetti, pertecente à Fundação Vida a Pititinga, que coordena um projeto social voltado para crianças e famílias carentes da comunidade.

América vence a primeira partida na Série B

O América foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Duque de Caxias, e  voltou para Natal com a primeira vitória na Série B. O gol da partida foi marcado por Fábio Neves, aos 34 do segundo tempo. Com o resultado, o time rubro passou para a décima quinta colocação, com 6 pontos.

Wallyson ganha direito de assinar com outro clube

O atacante Wallyson, ex-ABC, não será obrigado a renovar automaticamente o contrato com o Atlético Paranaense. A Justiça do Trabalho de Curitiba considerou improcedente a ação impretada pelo clube para que fosse obedecida uma cláusula que o prorrogaria o vínculo do jogador até 2012.


Segundo informou o site Furacao.com, a Justiça acatou a tese da defesa de Wallyson, considerando a cláusula que prevê a prorrogação como "abusiva", pois contempla apenas os interesses do clube, não permitindo que o jogador aproveite uma eventual valorização.

Desta maneira, Wallyson está autorizado desde já a negociar e assinar um pré-contrato com outra equipe, o que garantiria uma transferência a "custo zero" no início de setembro, quando se encerra o vínculo do jogador com o Atlético/PR. Uma possível renovação com o rubro-negro paranaense também pode ocorrer, mas é menos provável, visto que um impasse no aspecto financeiro e a dificuldade na negociação foi o que fez o Atlético a procurar a Justiça.

Plano Nacional de Banda Larga

Este ano, todas as capitais e mais 100 cidades terão banda larga a um custo máximo de R$ 35 com o Plano Nacional de Banda Larga. Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, os resultados também serão sentidos em 2010.

“Ainda neste ano já terremos alguns resultados. Isso já ganha velocidade a partir do ano que vem, porque existe um período para que a empresa se estruture e faça as aquisições necessárias”, afirmou, durante o programa Bom Dia, Ministro.

Ela disse ainda que o maior problema para a unversalização da internet não é a aquisição de um computador, mas o preço pago pelo acesso. “O próprio mercado tem se encarregado de baratear o custo dos computadores. O equipamento em si não é o maior obstáculo, o preço da banda larga continua sendo impeditivo e por isso vamos atacar [isso].”

Perguntada sobre as criticas que a Telebras tem recebido sobre a gestão do serviço, a ministra chefe afirmou que a decisão de usar a empresa foi muito bem pensada. “Acho que as críticas são precipitadas. Podemos aguardar o estabelecimento efetivo das atividades dessa empresa, o desempenho dela para valiarmos melhor”, argumentou.

O Plano Nacional de Banda Larga, lançado em maio, tem como meta levar para 40 milhões de domicílios o acesso à internet até 2014 a um preço máximo de R$ 35.

“Nasce uma vida, plante uma árvore”


Um projeto de lei curioso tramita na Câmara Municipal do Natal. A vereadora Júlia Arruda (PSB) quer ligar diretamente a taxa de natalidade na capital à arborização da cidade. Para isso, a parlamentar apresentou a proposta de que, para cada criança que nasça na cidade, uma árvore seja plantada. A proposta está tramitando nas comissões da Casa.

O Projeto, que foi batizado como “Nasce uma vida, plante uma árvore”, está tramitando nas comissões e aguarda votação. A ideia é que a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) firme uma parceria com as maternidades locais da rede pública e forneça uma muda de árvore, frutífera ou não, a cada nascimento de crianças de pais residentes em Natal. As maternidades privadas também poderiam participar do projeto.

A muda, de acordo com o projeto, será entregue ao pai ou a mãe da criança na própria maternidade, acompanhada de deverá panfleto explicativo sobre as especificações da mesma e locais de plantio.

De acordo com a vereadora Júlia Arruda o projeto tem como finalidade preservar a vida e para que os cidadãos natalenses tomem consciência da necessidade do respeito à natureza desde o seu nascimento. “Quando um novo ser nasce ele deve ser educado para a convivência harmoniosa com o meio ambiente. Este projeto irá servir para que as gerações futuras tenham consciência permanente em respeito a vida”, afirma.

Artesã potiguar é destaque nacional.


A artesã Miracy Felipe, natural de São Gonçalo do Amarante, foi escolhida, pela segunda vez consecutiva, como uma das 10 melhores do país na tipologia pintura em cerâmica, durante o 5º Salão do Turismo Roteiros do Brasil e Vitrine Brasil, que ocorreu no Parque Anhembi, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de maio. Ela foi indicada pelo Ministério do Turismo e Comércio e esteve presente no estande Saber Fazer, ministrando oficina sobre Pintura em cerâmica azul.

Além da premiação, Miracy fechou parceria com um empresário de São Paulo para fornecer suas peças mensalmente para o mercado local e também foi à única artesã a ter produtos vendidos para outros cinco países – Argentina, França, Alemanha, México e China.

De acordo com o coordenador do Programa de Artesanato Potiguar (ProArt), Marcos Henrique, o desempenho do RN foi tão grande que das 10 mil peças que foram enviadas, só voltaram 630. “Isso mostra a valorização do produto do Rio Grande do Norte, recebendo reconhecimento, abrindo portas para a comercialização e mostrando também como o artesanato do estado nunca esteve tão em alta como agora”, destacou.

O coordenador comenta também que o valor das vendas superou os últimos três anos de participação no evento e que “várias tipologias como papel reciclado e bordado receberam muitas encomendas”.

O evento

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) montou um estande de 52m² para expor peças de artesãos de 12 municípios potiguares, totalizando 2,2 mil artistas beneficiados, de nove cooperativas e associações.

Do Rio Grande do Norte foram destaque os pólos de artesanato do Seridó, Costa das Dunas e Agreste Trairi, com peças em cerâmica, bordados, fibras naturais e esculturas em pedra e madeira. Também estiveram presentes na feira representantes do Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesanato do Seridó.

No evento foi estruturada uma grande mostra e exposição dos produtos associados ao turismo que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como artesanato, moda, produtos de agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia das 26 Unidades da Federação e Distrito Federal.

Natal

As cidades de Natal (RN) e Maceió (AL) receberão a primeira série de amistosos da seleção brasileira feminina de vôlei em 2010. Em preparação para o Grand Prix, que será realizado em agosto, na Ásia, as campeãs olímpicas jogarão quatro amistosos contra o Japão. A primeira partida será no dia 17 de junho, às 19h, no ginásio Nélio Dias, em Natal. No dia seguinte, às 21h, as seleções voltarão a se enfrentar no mesmo local.

Do Rio Grande do Norte, Brasil e Japão seguirão para a capital alagoana, onde jogarão outras duas vezes, ambas no ginásio do Sesi. O primeiro amistoso será no dia 21, às 18h. No dia 22, às 20h30, as equipes farão a última partida em Maceió.

Antes da estreia no Grand Prix, a seleção brasileira ainda jogará outra série de amistosos. Em julho, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães receberá a Alemanha, em Minas Gerais.

Extremoz

A adolescente de 17 anos portadora de paralisia cerebral, que teria sido vítima de estupro e engravidado do próprio padastro, no munícipio de Extremoz, teve a gestação de 17 semanas interrompida. A confirmação do aborto foi dada por uma das irmãs da adolescente.

De acordo com a irmã, o aborto foi feito devido ao útero da irmã ser muito pequeno e por isso ela não iria suportar a gravidez por muito tempo. A jovem foi internada no Hospital Santa Catarina, em Natal, no dia 27 de maio, e voltou para casa no último domingo (30). A irmã informou também que a vítima será acompanhada agora pelo Programa Saúde da Família (PSF) do município.

O delegado Silva Júnior, titular de Extremoz, responsável pelas investigações, afirmou que o padastro, principal suspeito de engravidar a jovem, continua foragido. Segundo o delegado, foram feitas diligências nessa segunda-feira no município de Ielmo Marinho, na casa de uma irmã do suspeito, mas ainda não conseguiu pistas do seu paradeiro.

Parelhas

A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu o projeto de engenharia e está abrindo licitação para executar melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de Parelhas. A Companhia vai investir R$ 831 mil, com recursos próprios, visando resolver o problema de irregularidade no fornecimento de água para a parte mais alta da cidade, onde são registrados problemas no abastecimento. O prefeito de Parelhas, Francisco Assis de Medeiros, foi recebido pelo presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, tendo na oportunidade se inteirado sobre os serviços que serão executadas naquele município seridoense.

A expectativa do gerente de Projetos da Caern, engenheiro Josildo Lourenço, é concluir os trabalhos em 180 dias, após a expedição da ordem inicial de serviços expedida pela Companhia. A rede de distribuição vai ganhar mais 1,5 quilômetro de tubulação, com diâmetro variando de 50 a 150 milímetros. Será construído um novo reservatório com capacidade para armazenar 50 mil litros de água, para abastecer as partas mais altas, onde existem problemas de falta de água. A Caern vai implantar ainda uma adutora com 150 milímetros de diâmetro e 300 metros de extensão e fazer a ligação de mais 130 casas, além de instalar hidrômetros.

A Caern também anuncia a recuperação dos reservatórios de água nas cidades de Sítio Novo, Parazinho, São Bento do Norte e nas comunidades de Mendubim I e II, no município de Assu. A Companhia vai ainda executar obras no Sítio Ubarana, em São Rafael e na cidade de Viçosa. Para realizar esses.



Pau dos Ferros

O governador Iberê Ferreira de Souza acompanhou na manhã desta terça-feira (02) a entrega de novas viaturas do Corpo de Bombeiros. Os automóveis seguem para Pau dos Ferros, onde uma nova unidade do CBMRN será implantada. A unidade funcionará em prédio ao lado da Unidade Regional de Saúde e atenderá a 20 municípios do Alto Oeste do Estado.

A unidade de Pau dos Ferros contará com caminhão de combate a incêndio, estação de rádio, e a presença de um efetivo inicial de 20 bombeiros militares.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Cláudio Christian Bezerril da Silva, com a implantação da unidade de Pau dos Ferros o Governo do Estado estará cobrindo todo o Alto Oeste e eliminando o problema da distância existente, até então, entre os municípios da região e a unidade mais próxima que fica em Mossoró.

Com a implantação do Corpo de Bombeiros em Pau dos Ferros passam a ser quatro as unidades no Rio Grande do Norte. As outras estão localizadas em Natal, Mossoró e Caicó. O Estado conta hoje com um efetivo de 680 bombeiros militares.

Lages

A Prefeitura de Lajes, através da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um micro-ônibus 0km, para transportar os pacientes que precisam de atendimento especializado em Natal.

Os recursos da ordem de R$ 184.000,00 (cento e oitenta e quatro mil reais), foram conseguidos através de um convênio entre Prefeitura de Lajes e SESAP (Secretaria de Saúde Pública do Estado).

O Município sempre prestou esse tipo de serviço, que recentemente vinha sendo feito através de um micro-ônibus locado.

Segundo a Secretária de Saúde do Município, Dra. Ana Karina, este ônibus chegou em boa hora, temos alguns programas que precisam que os pacientes se desloquem para Natal, como por exemplo o programa de cirurgia de cataratas, com o Micro-ônibus, já são 06 veículos novos adquiridos em pouco mais de um ano, são eles: Um Gol e um Voyage para a secretaria de saúde, um Fia Uno para a Secretaria de Assistência Social e um Trator, para a Secretaria de Serviços Urbanos, além de um Ônibus para transporte de Estudantes.

Dix-Sept Rosado

Mais uma agência dos CORREIOS foi assaltada. Desta vez o assalto aconteceu na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, dois elementos vestidos com roupas da empresa COSERN, entram na agência anunciando o assalto. Como em todas as outras ações, o valor subtraído não foi divulgado.