quinta-feira, junho 24, 2010

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DO NORDESTE

Classificação

   
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
   
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
1
ABC ABC
11
5
3
2
0
13
4
9
2
CSA CSA
10
4
3
1
0
10
6
4
3
CRB CRB
8
4
2
2
0
4
2
2
4
VIT Vitória
7
4
2
1
1
10
5
5
5
ARN América-RN
7
4
2
1
1
5
4
1
6
TZE Treze
6
3
2
0
1
6
6
0
7
CON Confiança
6
4
2
0
2
9
10
-1
8
STC Santa Cruz
5
3
1
2
0
6
5
1
9
FFS Fluminense de Feira
5
3
1
2
0
4
3
1
10
CEA Ceará
5
5
1
2
2
7
7
0
11
FRT Fortaleza
4
4
1
1
2
6
8
-2
12
NAU Náutico
4
4
1
1
2
6
9
-3
13
BAH Bahia
2
5
0
2
3
4
10
-6
14
SGP Sergipe
1
4
0
1
3
2
9
-7
15
BPB Botafogo-PB
0
4
0
0
4
3
7
-4










ALECRIM

O técnico Ferdinando Teixeira resolveu antecipar os trabalhos com bola no time Periquito, após uma semana de trabalhos físicos puxados. O Time Alviverde será, ao lado do ABC, o segundo representante do RN na Série C do Brasileirão 2010.

As atividades com o elenco do Alecrim estão ocorrendo no estádio Juvenal Lamartine, bairro do Tirol, onde está sendo alterado suas dependências para transformá-lo em um Centro de Treinamento, com alojamentos, banheiros, etc. 

AMÉRICA

O América tem uma difícil missão hoje a noite, em Feira de Santana, vencer o Fluminense. É o jogo da estreia do novo técnico Lula Pereira e os jogadores estão sabendo que precisam mostrar um bom futebol, pois a faca já está afiada e algumas cobeças rolaram até o fim da Copa do Mundo, quando time alvirubro da Avendia Rodrigues Alves retornará as partidas pelo Brasileirão - Série B.

ABC

O Mais Querido é o novo líder do Campeonato do Nordeste. Jogando na noite desta quarta-feira (23), no estádio Frasqueirão, o Clube do Povo enfrentou o Náutico/PE, pela 5ª rodada da competição, e goleou por 4 a 1. Os gols da vitória abecedista foram marcados por Éderson, João Paulo, Edson e Zulu, enquanto Wallace descontou para os pernambucanos.
Com o resultado, o Alvinegro manteve a invencibilidade e chegou aos 11 pontos ganhos, um a mais que o CSA/AL, que agora é vice-líder, mas ainda joga amanhã (24), contra o Santa Cruz/PE, no estádio do Arruda, em Recife (PE).
O próximo compromisso do ABC no campeonato será no domingo (27), quando a equipe alvinegra irá até Campina Grande (PB), enfrentar o Treze/PB, às 16h, no estádio Amigão.

Governo propõe salário mínimo de R$ 550

Salário mínimo maior e garantia de recursos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento são os principais pontos do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. Na arena da disputa eleitoral deste ano, o governo tenta manter o PAC como prioridade nos investimentos do Executivo, independentemente do presidente a ser eleito no fim do ano. Enquanto o relator da LDO de 2011, senador Tião Viana (PT-AC), esmiúça normas e regulamentações para garantir equilíbrio financeiro e margem para investimento para o próximo governo, a oposição reclama e boicota as sessões da Comissão Mista de Orçamento. Na terça-feira, pela terceira semana consecutiva, a reunião foi novamente cancelada sem deliberações. O governo afirma que conseguiu acordo para votar o relatório, mas a oposição promete fazer barulho para barrar pontos considerados polêmicos. 

Parlamentares do DEM e do PSDB reclamam dos R$ 32 bilhões reservados prioritariamente para obras do PAC, mas também no bojo dos políticos que disputarão a reeleição este ano comemoram a possibilidade de reajuste maior para o mínimo. A sugestão de Tião Viana de usar a média de variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008, que teve um bom crescimento, e de 2009, com índice negativo, foi recebida de forma unânime na comissão. Com isso, a previsão é que o salário mínimo de 2011 possa chegar a R$ 550, na proposta enviada pelo governo a estimativa era de R$ 535,90 — atualmente está em R$ 510. Ou seja, um aumento de até 7,8% no ano que vem.

Restos a pagar

O coordenador da bancada do PSDB na comissão, Rogério Marinho (PSDB-RN), argumenta que ao reservar R$ 32 bilhões apenas para o PAC o governo deixa outras áreas de investimento desguarnecidas. O parlamentar aponta a existência de aproximadamente R$ 70 bilhões em restos a pagar que poderiam ser direcionados a obras do programa, sem a necessidade de reservar montante tão alto ao PAC no próximo ano. “Reservaram recursos para o PAC e investimento em estatais, mas tem R$ 70 bilhões em restos a pagar. A oposição tem sido penalizada, apenas 3% ou 4% das emendas foram pagas. O índice de empenho para o PSDB é muito pequeno”, reclama.

Tião Viana explica, no entanto, que o relatório deve conter dispositivo para usar recursos dos restos a pagar quando o montante for específico para alguma obra, aliviando o total reservado para investimento no PAC. “Quando há restos a pagar para áreas específicas, usam-se restos a pagar.”

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), criticou as propostas com cunho eleitoral presentes no Orçamento e afirmou que a oposição vai examinar a peça com lupa, para tentar retirar questões contraditórias do texto. “O governo age com utopia e a utopia tem que ser dissecada. Pode guardar dinheiro para investimento, desde que não seja vender gato por lebre”.

Veto de obras

O relator também encontrou um meio termo para driblar a proposta do governo que previa a retirada da competência do Congresso em decidir sobre obras consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União. O relatório de Viana estabelece cinco critérios para enquadrar as obras antes de paralisá-las. Os parlamentares terão que avaliar os impactos econômicos do atraso da obra, os riscos sociais e ambientais da interrupção, os custos da deterioração monetária em caso de veto, as despesas para manter o canteiro de obra sem funcionários e as medidas utilizadas para sanar as irregularidades. A oposição reclamou da saída escolhida pelo relator argumentando que as Casas não dispõem de mão de obra técnica para fazer esse tipo de avaliação e a fiscalização ficaria a cargo do Executivo.

O equilíbrio das contas também é motivo de preocupação do governo. No relatório de Tião Viana, o petista estabelece que as despesas com gastos de custeio nunca cresçam em ritmo maior que o de investimentos. O relator acatou 1.763 emendas das 3.028 aprovadas. A maioria das contribuições ao texto consideradas pelo petista referem-se a obras consideradas prioritárias pelo governo.

Timbaúba dos Batistas

O governador Iberê Ferreira de Souza inaugura na noite desta sexta-feira (25) a estrada que liga o município de Timbaúba dos Batistas (RN-084) a BR-427. A inauguração está marcada para as 19h. Depois, Iberê segue para Caicó, onde às 21h inaugura a praça doutor José Augusto, construída com recursos do município em parceria com o governo federal através de emenda parlamentar do, então, deputado federal Iberê Ferreira, com investimentos da ordem de R$ 1 milhão. 

A RN-084 (entre a BR-427 e Timbaúba dos Batistas), com oito quilômetros de extensão, foi reconstruída, com pavimentação do tipo tratamento superficial simples (TSS), com investimentos de R$ 1,2 milhão. A obra faz parte da terceira etapa do Programa de Reconstrução de Rodovias, que prevê investimentos do Governo do Estado de mais de R$ 72 milhões. Estão em reconstrução ou implantação 39 trechos de rodovias em todo o Rio Grande do Norte. 

A reconstrução dessa rodovia é de fundamental importância para quem reside em Timbaúba dos Batistas por se tratar do único acesso pavimentado a BR-427 e demais municípios da região do Seridó e também para escoamento da produção de artesanato da região. 

Na reconstrução de estradas, foram concluídos no período de 2003 a 2009 mais de 2.150 quilômetros de estradas, com um investimento superior a R$ 184 milhões. 

Em janeiro deste ano, foi iniciada a terceira etapa do Programa de Reconstrução de Rodovias. Desse programa, estão em execução cinco rodovias, com 78 quilômetros e investimentos de R$10,7 milhões. A serem iniciados são mais 457 quilômetros de estradas com investimentos de R$ 60 milhões.

DNIT fará interrupção na BR 405

O Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte (DNIT/RN) informa que nesta sexta-feira (25), das 9h às 11h e de 15h às 17h, no sábado (26), das 7h às 9h e de 14h às 16h, e no domingo (27), das 08h às 10h, haverá interrupção do tráfego na BR-405/RN, km 78, no trecho da Ponte sobre o Rio Apodi, em virtude dos serviços de alargamento da referida ponte.

Perigo

Um homem foi preso na manhã de ontem em Natal, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sob acusação de deixar bovinos de sua propriedade soltos em via pública. José Mateus Júnior, 46 anos, foi detido. A pena para a contravenção é de prisão simples de dez dias a dois meses, ou multa. De janeiro a junho, a PRF registrou no Rio Grande do Norte 96 acidentes com animais. Foram 64 feridos e cinco mortes. No mesmo período, a PRF já recolheu 678 animais. 

SÃO JOSÉ DO MIPIBU

A 22º edição do São João de São José do Mipibu, na Grande Natal, segue até o próximo sábado. Uma estrutura composta de palco, barracas, pontos de apoio com serviços médicos de emergência está montada num corredor formado entre as Avenidas Moizaniel de Carvalho, Olavo Feliciano e Prefeito Inácio Henrique. Além do show das bandas, haverá também apresentação de quadrilhas, a cargo da Fundação Mipibu de Cultura, priorizando as comunidades rurais e o centro da cidade. 

PEDÓFILIA

O agricultor Ivonaldo de Araújo, de 44 anos, foi preso no final da tarde desta quarta-feira (23) sob acusação de abusar sexualmente de uma enteada dele de apenas 10 anos. A menina é deficiente mental. Exames de conjunção carnal feitos no Itep comprovam que a menor já em vida sexual ativa.

O delegado Márcio Delgado Varandas foi quem prendeu Ivonaldo. "A mãe da menina procurou a polícia e disse que há cerca de um mês notou que a menor tinha mudado o comportamento, principalmente quando o Ivonaldo se aproximava dela. O inquérito chegou a mim na segunda-feira passada e logo pedimos a prisão preventiva dele, que foi expedida pela comarca de Ceará-Mirim na tarde desta terça".

Ivonaldo de Araújo prestou depoimento ao delegado Márcio Varandas na manhã desta quarta-feira (24) e confessou que já havia abusado da menor deficiente. "Mas ele se defendeu dizendo que era a menor que o seduzia. De qualquer forma, houve o crime de estupro de vulnerável e o Ivonaldo vai ficar preso por isso", disse o policial.

Outras duas irmãs da menor também foram ouvidas por Márcio Delgado e disseram que Ivonaldo também teria tentado abusar delas. "Esses crimes só não foram consumados porque as duas já são adolescentes e não permitiram os abusos. Mas a própria menor violentada me relatou parte do que ocorreu com ela", disse.

Ivonaldo de Araújo está preso na delegacia de Ceará-Mirim, mas deverá ser levado para outra delegacia ainda nesta quinta-feira. Por motivo de segurança, o delegado Márcio Delgado preferiu não divulgar onde o agricultor ficará detido.

quarta-feira, junho 23, 2010

HOJE NA COPA


Bom para a Copa do Mundo, que tem um de seus protagonistas classificado. Bom para o futebol, que já tem o primeiro duelo de gigantes agendado. Bom para a África, que respira aliviada por não ficar fora precocemente do primeiro Mundial no continente. O 1 a 0 da Alemanha sobre Gana, nesta quarta-feira, no Soccer City, em Joanesburgo, esteve longe de ser empolgante, mas foi suficiente para garantir as duas seleções nas oitavas de final.


A Austrália venceu a Sérvia por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Mbombela Stadium, em Nelspruit, pela terceira e última rodada do Grupo D da Copa do Mundo. Com a derrota de Gana para a Alemanha por 1 a 0, no outro jogo do grupo, ambos os times ficaram próximos de conquistar vaga. Mas, com uma sequência incrível de gols perdidos, australianos e sérvios deixaram o Mundial de mãos dadas.


No gramado do Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, o árbitro alemão Wolfgang Stark apita o fim do jogo. A vitória da Inglaterra sobre a Eslovênia por 1 a 0, gol de Defoe, caía como uma luva para as duas seleções, que avançavam abraçadas para as oitavas de final. No exato momento em que o juiz apontava o centro do campo, o pé direito de um americano, a 940km dali, fez um estrago na festa. Em Pretória, Donovan marcou para os Estados Unidos aos 45 minutos do segundo tempo contra a Argélia. No apagar das luzes, ele colocou seu time na próxima fase como líder do grupo, mandou os eslovenos para casa e derrubou os britânicos para o segundo lugar do grupo, criando o primeiro clássico das oitavas: Inglaterra x Alemanha.


Em uma chave emboladíssima, na qual todos os países tinham chances de passar para as oitavas de final da Copa do Mundo, os Estados Unidos viveram um dia de Super Bowl e se classificaram com uma vitória dramática na última rodada do Grupo C. Graças a um gol de Donovan aos 45 minutos do segundo tempo, os americanos derrotaram a Argélia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Pretória, e festejaram do mesmo modo como são acostumados a fazer nos touchdowns do futebol americano. O empate eliminaria ambas as seleções, e a definição da chave veio no apagar das luzes no estádio Loftus Versfeld.

Wilma se livra de multa

Entendendo que não houve prática de propaganda eleitoral antecipada, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) julgou procedente recurso da ex-governadora Wilma de Faria, afastando a aplicação de multa no valor de R$ 5 mil. 

Por 4 votos a 2, a Corte rejeitou as alegações do Ministério Público Eleitoral que defendia a existência da propaganda fora de época no conteúdo das mensagens publicitárias veiculadas na Intertv Cabugi, entre os dias 6 de 8 maio, nas quais a pré-candidata ao Senado, destaca o Dia das Mães.

A juíza auxiliar da propaganda eleitoral, Maria Zeneide Bezerra, em julgamento recente, expediu sentença condenando Wilma ao pagamento de R$ 5 mil. A magistrada reiterou o entendimento ao relatar o recurso interposto por Wilma de Faria, com o número de processo 2863-16.2010.6.20.0000, na sessão de hoje (22).

“Apesar de não haver pedido de voto, isto não descaracteriza sua conotação eleitoral, pois ocorreu de forma indireta, pois apesar de todos os cuidados de marketing da recorrente, as palavras usadas (conquista, nova vida, mundo melhor, capacidade) fazem com que se esteja diante de forte apelo eleitoral” – observou a relatora durante a leitura do seu voto. Ela enfatizou que a conduta infringiu o art. 36 da Lei das Eleições (9.504/97).

O único a acompanhar o voto da juíza Zeneide Bezerra foi o colega magistrado, Ricardo Moura, para quem houve sim propaganda extemporânea a multa é plausível.

Divergiram do entendimento da relatora, os juízes Fábio Hollanda, Marcos Duarte, Marco Bruno e o desembargador e vice-presidente da Corte, Claudio Santos.

Em seu voto, o juiz Marco Bruno lembrou que Wilma foi governadora duas vezes e por três oportunidades, prefeita da capital. “Esta senhora sempre enviou congratulações às mães nesta data, seja ou não ano eleitoral, não sendo uma prática isolada” – destacou o magistrado ao anunciar que acompanharia a divergência.

SANTA CRUZ

A programação de atividades para a inauguração ocorre neste fim de semana. No sábado, começa com uma missa e a solenidade de inauguração da obra, com presença do governador Iberê Ferreira de Souza. Haverá também uma procissão, levando a imagem da santa do templo para o complexo, no alto do morro. O domingo, dia 27, começa com missa. Depois, haverá diversos momentos de bênçãos, terços à Santa Rita e confissões no complexo que abriga a imagem. Todo o dia de domingo será dedicado à visitação pública à obra. Haverá ainda shows culturais e religiosos para o público presente.

Além da imagem gigante, o complexo "Alto de Santa Rita" oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz. Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura está sendo montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu). 

O Corpo de Bombeiros estará com um efetivo de 60 homens para os dois dias e disponibilizará três ambulâncias, uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio. A Saúde municipal e o Samu montarão postos médicos no alto do complexo e no estacionamento e uma unidade móvel de assistência ao lado da Igreja Matriz. “Além disso, a retaguarda médica no hospital regional está garantida”, assegura o secretário de Saúde de Santa Cruz, Jaumir Simões.

Desde o dia 05 de junho, a cidade já começou a se preparar para a inauguração. No topo da igreja, ficou um relógio com a contagem regressiva de 22 dias. O número 22 também remete ao dia da santa padroeira do município - Santa Rita.

RN é o Estado que melhor acompanha o Bolsa Família

O Rio Grande do Norte está no topo do ranking dos estados que melhor acompanham a gestão do  Programa Bolsa Família (PBF), mas algumas metas terão de ser alcançadas, como a redução em pelo menos 25% a baixa frequência escolar dos alunos beneficiados e ainda do número de crianças não localizadas e que deixam de ir à sala de aula.

Essas questões foram levantadas,  esta semana durante a reunião dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com os operadores do PBF na área de educação, nos 167 municípios do Estado.

A coordenadora estadual do PBF, Rosângela Medeiros, diz que o RN está em primeiro lugar no nível de acompanhamento (77%) na área de saúde e em segundo lugar (92%) na educação, atrás apenas do Piauí. “Em maio atingimos 324 mil beneficiários, superando a  estimativa de 319 mil”.

Assim mesmo, segundo ela, a gestão do PBF tem algumas falhas, como a falta de computadores que permitam o acesso on line aos Siscom do MDS. “Existem municípios que nem sala tem para o Bolsa Família”, diz ela, para adiantar que alguns gestores, quando indicam uma pessoa para gerir o programa, empurram outras atribuições que terminam dificultando a sua operacionalização.

Outro problema na gestão do PBF, segundo ela, é a dificuldade de se executar um trabalho intersetorial, de maneira que as informações das áreas de educação e saúde, relativo ao acompanhamento das chamadas condicionalidades para que os beneficiários continuem a receber a renda mínima, possam chegar à área de assistência social.

Segundo ela, de posse de informações sobre a frequência escolar, que é de no mínimo 80%, ou se a vacinação das crianças ou nutrizes estão passando por avaliação médica, é possível “a assistente social trabalha aquela família”, que está em falta e com isso orientá-la a cumprir as condições exigidas para ter direito à Bolsa Família.

Os técnicos do MDS realizaram a primeira reunião na sexta-feira, dia 18, com os operadores da área de saúde. Até a próxima sexta-feira, eles acompanham a gestão do PBF no município de Natal.

De acordo com o coordenador técnico do MDS, Márcio Maurício a finalidade da visita é desenvolver um projeto de acompanhamento da qualidade das gestões. “Basicamente essa visita é para discutir o programa, as ações e buscar soluções para a melhoria das gestões municipais do Bolsa família, além de estruturar diagnósticos e proceder a uma avaliação objetiva das dificuldades enfrentadas pela gestão municipal do programa”, explica.

Rosangela Medeiros destacou a importância dessa visita para a melhoria de diversos aspectos das gestões e como forma de buscar soluções conjuntas com o MDS. Ela afirmou que os técnicos ficaram satisfeitos com a visita. “Eles acharam a coordenação muito boa e de qualidade. Além disso, acharam bastante interessante o e-mail institucional que criamos para comunicação com as 167 secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselhos de assistência Social”, destacou.

Os representantes do MDS permanecem uma semana no RN para analisar questões como as intersetorialidade de ações, instalações físicas e tecnológicas da gestão local, alimentação e atualização do sistema, cadastramento das famílias e acompanhamento dos beneficiados nas atividades educativas de saúde e de qualificação profissional do programa e posterior inserção no mercado de trabalho.

APODI

A prefeitura de Apodi vai implantar um projeto, por meio de palestras e oficinas nas escolas da rede municipal com professores, pais e alunos, mostrando os problemas que as drogas geram nas famílias. O projeto é de autoria de Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha "As fábulas das drogas". Em Apodi, será desenvolvido junto às escolas. "Estamos preocupados com o uso indevido do álcool e outras drogas e com a busca de alternativas para a diminuição do sofrimento de jovens e famílias atingidas pela dependência química, vamos levar esse projeto as escolas do nosso município", comentou a prefeita Goreti Pinto 

CANGUARETAMA

Um homem foi morto a golpes de faca ao amanhecer de ontem na zona rural de Canguaretama, a 75km de Natal, no Litoral Sul. Segundo informações colhidas na delegacia do município, Severino Justo de Sales, conhecido por Bino, de 40 anos, morreu no local. Pessoas conhecidas de Severino informaram que ele costumava ficar muito tempo andando nas ruas ou consumindo bebida alcoólica nos bares do Sítio Jiqui. De acordo com o agente Albuquerque da Polícia Civil, por volta das 5h de hoje, Severino foi encontrado morto perto de um bar. 

Provão deste ano vai dar acesso a seis cursos da UFRN

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com inscrições abertas até às 23h59 do dia nove de julho. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. O exame é voltado a estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2010. A avaliação é obrigatória para quem quer participar do Sistema de Seleção Unificada, do Prouni e, a partir de 2011, do Fies (Financiamento Estudantil). Além disso, diversas faculdades utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos de forma total ou parcial. 

Este ano a UFRN vai aderir ao Enem para seis cursos: Engenharia de Software, Geofísica; Formação Profissional em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal; Zootecnia e Tecnológico em Gestão Hospitalar.

PARNAMIRIM

O município de Parnamirim passa a disponibilizar mais uma unidade de saúde. Desde sexta-feira(18), está em funcionamento o posto do Parque de Exposições II, localizado na rua Nova Vida, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.Parnamirim acaba de ganhar mais uma unidade de saúde. A direção da unidade está a cargo de Maria das Graças Ferreira de Lima e o quadro de pessoal é composto por 15 pessoas, sendo três médicos e um dentista.  

MACAIBA

A história pode parecer a mesma, um projeto cultural tira crianças da rua e devolve a elas a oportunidade de continuar sonhando. Mas para cada uma dos 500 meninos e meninas da Escola de Música de Macaíba, o projeto faz toda a diferença. Vindos de famílias carentes e algumas imersos em contextos socioeconômicos delicados, como tios ou pais envolvidos em tráfico de drogas, os integrantes da escola festejam cada uma das etapas do projeto, como a que acontece hoje durante o Concerto 2010, às 19h30, no Teatro Municipal de Macaíba, Pax Clube. A entrada vai ser franca.


No evento serão oferecidas ao público todas as vertentes musicais desenvolvidas na escola: a orquestra, a banda sinfônica, a música popular e o coral. Além dos alunos, Carlinhos Zens e Sérgio Farias (diretor da Escola de Música Waldemar de Almeida). Segundo o coordenador da Escola de Música de Macaíba, Fábio Presgrave, o repertório engloba músicas dos compositores da MPB e da Bossa Nova, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga e dos eruditos Johann Strauss e Marcos Nogueira (compositor alagoano). 

A escola de Música é mantida pela Prefeitura de Macaíba, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A prefeitura garante a manutenção e o pagamento de bolsas de estudo e a UFRN, os professores. A escolada de Musica de macaíba exista desde 2006 e passou a receber o apoio pedagógico da universidade em 2008. Os 500 alunos da escola vêm da rede pública de ensino e estudam música gratuitamente. A escola é distribuída em quatro eixos: orquestra, banda sinfônica (com instrumentos de sopro), coral e o núcleo de música popular. 

Além dos moradores de Macaíba, a escola também atende a comunidades circunvizinhas, como a quilombola Capoeiras e ao Assentamento Agrário José Coelho de Souza, onde está sendo implantado um pólo da Escola de Música de Macaíba, onde as aulas serão ministradas por seus ex-alunos.

Fábio Presgrave conta que a escola tem feito bons trabalhos, inclusive promovendo a interação das crianças e os jovens com artistas de renome nacional, como Renato Bandel (coordenado do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão) e internacional como Fany Solter (reitora da Universidade de Karslruhe, na Alemanha).

O coordenador da Escola de Música de Macaíba relembra um dos grandes momentos da escola, quando os alunos participaram de uma apresentação durante o congresso de juristas em Natal. “Eles foram convidados para fazer a música de fundo e chamou a atenção de um dos juristas mais conhecidos do país, Dalmo Dallari”, disse Fábio. Ao ouvir a orquestra, Dalmo falou que não estava mais pensando em se aposentar e jogar tudo para o ar, já que o Brasil ainda tinha jeito. 

Apesar do pouco tempo de atuação da escola, ela já colhe bons resultados, como a aprovação de cinco alunos no curso técnico da Escola de Música da UFRN. Um número alto, já que as avaliações são bastante exigentes. “Eles executam uma avaliação teórica bem pesada e executam peças avançadas”, disse Fábio. 

Georgino Avelino

A pequena Senador Georgino Avelino, distante 25 quilômetros de Natal, está entre as cidades alvo de investigação do Ministério Público Federal em razão da destinação de recursos do Ministério do Turismo. Tradicionais no Nordeste e palanques em potencial nas eleições, as festas juninas são o alvo da averiguação. No Brasil, há pelo menos 13 investigações em andamento que apuram irregularidades na aplicação das verbas. Só este mês foram liberados R$ 14,9 milhões para festas juninas em 19 estados. Desse valor, R$ 13,8 milhões são referentes a emendas parlamentares. O restante é de programas do próprio ministério. 

Este ano, o governo estabeleceu regras mais rígidas para comemorações com dinheiro federal durante o período eleitoral. Entretanto, as normas só valem a partir do início de julho. É o volume de recursos distribuídos pelo ministério e a participação ativa dos políticos que chama a atenção do MPF. 

Um dos procedimentos mais recentes na região é o da Procuradoria do Rio Grande do Norte. O MPF apura o uso do dinheiro pela prefeitura de Senador Georgino Avelino. Uma das menores cidades do estado, com apenas 3 mil habitantes, recebeu mais de R$ 1,3 milhão do ministério, sendo R$ 30 mil para festejos juninos. No âmbito estadual, também estão sendo investigados convênios entre prefeituras e a Fundação José Augusto.

Sanguessugas

O suposto esquema, segundo investigações do MPF, segue o modelo da máfia das sanguessugas, que fraudava licitações de ambulâncias. O dinheiro liberado pelo ministério para as prefeituras vem por meio de emendas parlamentares apresentadas ao Orçamento da União. Cabe ao Executivo municipal contratar toda a estrutura da festa. E é nesse ponto que, segundo as investigações, ocorre a possível fraude. 

MOTANHAS

Um crime chocou a população do município de Montanhas durante a madrugada desta terça-feira. De acordo com informações da polícia local, Rosival Barbosa de Lima, de 32 anos era casado com Joana D´arc - que completaria 26 anos no próximo dia 24. Eles moravam em uma casa no bairro Boa Esperança, com a mãe de Joana e os quatro filhos - os policiais não souberam detalhar as idades, mas a criança mais velha tem 11 anos.

A mãe da vítima relatou aos policiais que aparentava estar tudo tranquilo na hora do jantar. Por volta das 4h30, ela acordou com um barulho e quando andou pela casa encontrou a filha morta com golpes de foice. De acordo com a polícia, os filhos pequenos estavam dormindo no momento do crime, mas acordaram e ainda chegaram a ver a mãe morta.

Segundo o soldado Dos Santos, a vítima morreu no local. Os policiais ainda não descobriram o motivo do crime, mas a unica informação é que ela estava trabalhando em Natal e chegou em casa ontem. Possivelmente, o marido matou a esposa por ciúmes.

o acusado fugiu e até o momento os policiais não sabem onde Rosival se encontra.

MAXARANGUAPE

Um operador de ponte rolante identificado como José Robeci Alexandre da Silva foi encontrado morto com vários disparos na estrada que liga Dom Marcolino a Pureza, em Maxaranguape, por volta das 18h30.  Acredita-se que o homem tenha sido vítima de latrocínio, já que havia acabado de sacar dinheiro do FGTS para o batizado da filha.

Ex-Prefeitos de Sitio Novo aparecem entre os 144 inelegíveis no RN

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista dos 5 mil inelegíveis em todo o país. No Rio Grande do Norte, 144 agentes públicos, em sua maioria ex-prefeitos e ex-secretários, tiveram as contas julgadas irregulares e por isso são impedidos de disputar cargos eletivos no pleito deste ano. Ao que tudo indica nenhuma das pessoas do RN que integram a relação do TCU tem a pretensão de ser candidato nas eleições deste ano.

Entre os nomes do RN citados na lista estão os ex-gestores: Ailton Araújo (Lagoa de Velhos); Aldo Tinoco (Natal); Flávio Martins (Parnamirim); João Pedro Filho (Guamaré); Núbia Costa (Maxaranguape); Sidrônio Freire (Tibau); Theodorico Bezerra Neto (Tangará); além de Francisco Hudson Xavier Cunha e João Raimundo Sobrinho (ambos de Sítio Novo), Carlos Ivan Melo (ex-diretor da Codern) e Rômulo Macedo (ex-secretário de Recursos Hídricos).

terça-feira, junho 22, 2010

Coreia do Sul sofre, faz contas, mas passa


Empate em 2 a 2 diante da Nigéria, combinado com a vitória argentina sobre a Grécia, leva os sul-coreanos às oitavas de final como segunda colocada do Grupo B, com quatro pontos. Adversário será o Uruguai

Sem 'marmelada'

As suspeitas de um possível jogo de compadres, em que um empate classificaria as duas equipes, não se confirmaram. Em uma partida disputada normalmente, até porque o vencedor muito possivelmente evitaria enfrentar a temida Argentina - a virtual vencedora do Grupo B - já nas oitavas de final, o Uruguai venceu o México por 1 a 0, gol de Suárez aos 43 minutos do primeiro tempo, garantindo a primeira posição do Grupo A e voltando às oitavas de final de um Mundial, fase que não disputava desde 1990, quando foi derrotado pela Itália por 2 a 0.

TRISTEZA DOS BAFANA BAFANA


Foi uma festa incompleta, com sorrisos constrangidos e vuvuzelas sem força. Diante das arquibancadas do Free State tingidas de amarelo, a África do Sul enfim arrancou sua primeira vitória na Copa do Mundo. Era tarde. Os 2 a 1 em cima da França, sob os olhares do presidente do país, Jacob Zuma, não foram suficientes para garantir o salto heroico às oitavas de final. Os 39.415 torcedores aplaudiram seus ídolos ao fim do jogo, mas a euforia que envolve o time da casa sofreu o golpe definitivo. Com Uruguai e México classificados no grupo A, os Bafana Bafana morrem abraçados com os franceses, que voltam para casa levando na bagagem uma crise do tamanho de Paris e uma das piores campanhas de sua história.

ANIVERSSARIANTE DO DIA

O BLOG PARABENIZA A PREFEITA DE SITIO NOVO POR MAIS UM ANO DE VIDA E REALIZAÇÕES

Este é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

É ser grato, reconhecido, forte, destemido.

É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;

Parabéns a você nesse dia tão grandioso e especial.

Ministra Márcia Lopes assina convênios para combater a pobreza no RN

Mais reforço na segurança alimentar e nutricional no Rio Grande Norte. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, estará nesta terça-feira (22), em Angicos, para assinar três convênios com o governo estadual. As parcerias para atendimento às famílias de baixa renda e agricultores são com os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e cisternas. A solenidade será às 10h, na Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (Apasa).

São dois convênios com o PAA: um para o PAA Leite, no valor de R$ 18 milhões, e outro, de renovação do PAA Alimentos, com recursos de R$ 20 milhões. A primeira parceria, com o Estado em convênio com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), destina-se à compra, até 2011, de 11 milhões de litros de leite bovino e caprino de 1.566 agricultores familiares de 93 municípios. O produto adquirido será entregue para 153 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. A distribuição é uma ação do Programa Leite Fome Zero e beneficia crianças de 2 a 7 anos de idade, atendidas em creches e pré-escolas; gestantes; lactantes; e pessoas com mais de 60 anos. Para ter o direito ao benefício, as famílias devem ter renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo.

O outro convênio é a renovação do PAA Alimentos, com R$ 18 milhões do MDS e R$ 2 milhões do Estado. A renovação garante a compra de 8,2 toneladas de alimentos produzidos por 5,3 mil agricultores familiares, em 140 municípios, para a distribuição a 2.055 entidades socioassistenciais, beneficiando 616,5 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Em relação às ações de combate à pobreza rural e de melhorias para convivência com o semiárido, a ministra Márcia Lopes assinará convênio para a construção de 2,8 mil cisternas de placas em 60 municípios afetados com o abastecimento de água. Os recursos são da ordem de R$ 3,9 milhões, dos quais R$ 3 milhões de investimentos a serem repassados pelo MDS e R$ 901,5 mil a contrapartida do governo estadual.

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) busca garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão econômica e social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, abastece equipamentos públicos de alimentação e nutrição – Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Bancos de Alimentos e a rede socioassistencial.

O programa prevê a compra de alimentos da agricultura familiar para doá-los a entidades socioassistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Parte dos alimentos é destinada, também, à recomposição dos estoques estratégicos do Governo Federal. Os alimentos adquiridos pelo PAA são isentos de licitação e comprados por preços justos. Por ano, os agricultores podem receber entre R$ 4,5 mil e R$ 8 mil.

Em 2009, R$ 501 milhões foram aplicados no programa, permitindo a aquisição de 378 mil toneladas de alimentos e beneficiando 120 mil agricultores e 13 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade. Para 2010, os recursos totais do programa são de R$ 623 milhões com meta de adquirir R$ 360 toneladas de alimentos de 140 mil agricultores e atender a 15 milhões de pessoas.

Cisternas – A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva. Representa solução de acesso a recursos hídricos para a população rural dispersa no semiárido brasileiro. Construída com placas de cimento, permite armazenar 16 mil a 52 mil litros de água para beber e uso no preparo de alimentos. O programa visa o acesso e o gerenciamento da água como direito essencial da vida e da cidadania, ampliando a compreensão e a prática da convivência sustentável e solidária com o ecossistema do semiárido.

O público das cisternas é formado por famílias de baixa renda que moram na área rural de municípios da região e que não tenham fonte de água ou meio de armazená-la adequadamente para o suprimento de suas necessidades básicas.

Entre 2003 e janeiro de 2010, o MDS já apoiou a construção de 323 mil cisternas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas na região.





Plano Nacional de Banda Larga

O presidente da Telebras, Rogério Santanna, participa hoje (22), às 14h20, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília, de plenária sobre o Plano Nacional de Banda Larga. Será durante a 9ª Oficina para Inclusão Digital, promovida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Também serão debatidos no encontro, que termina quinta-feira (24), o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), o marco civil na internet, lixo eletrônico, as redes sociais, a educação a distância e o balanço das ações de inclusão digital realizadas no país de 2001 a 2010.

Governo discute ajuda aos estados do Nordeste atingidos pelas chuvas

O Gabinete de Crise, coordenado pela Casa Civil e pelo Gabinete de Segurança Institucional, se reúne hoje (22) com representantes dos governos de Pernambuco e de Alagoas para avaliar os estragos causados pelas chuvas que atingem os dois estados desde quinta-feira (17).

No encontro, também serão discutidas estratégias de envio de ajuda à região o mais rápido possível e as necessidades mais urgentes, como água, comida e remédio, além de um reforço no efetivo do Exército para ajudar na distribuição de doações e na segurança da população.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou 12 mil cestas de alimentos para Pernambuco e 8 mil para Alagoas. Os produtos devem ser enviados aos estados a partir de hoje. Também já estão em Alagoas quatro técnicos da secretaria para ajudar no apoio à população vítima das chuvas.

TSE não vê irregularidade no apoio do PT à candidatura de Roseana Sarney

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o PT tem o direito de apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão na eleição de outubro. O entendimento é do ministro Hamilton Carvalhido, que julgou o mandado de segurança de autoria de alguns filiados e dirigentes do PT maranhense, que queriam derrubar a resolução do diretório nacional assinada no último dia 11.

Carvalhido argumentou que os autores - entre eles o deputado federal Domingos Dutra (PT/MA) e o militante petista Manoel da Conceição, que fizeram greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados contra a decisão do PT - não demonstraram legitimidade ativa para entrar com o mandado de segurança. Também alegou que não havia prova da existência de ato abusivo do partido.

Os autores da ação anexaram ao processo cópias do Estatuto do PT, do Regulamento do Processo de Definição de Candidaturas do PT 2010, da Ata do Encontro Estadual de Definição de Candidaturas do PT do Maranhão para as Eleições 2010, e do relatório do Encontro Estadual do PT, acompanhados de notícias retiradas da internet.

Segundo Carvalhido, os documentos anexados “não se prestam a comprovar nem a efetiva legitimidade dos impetrantes, nem a existência de decisão do Diretório Nacional do PT determinando coligação majoritária com o PMDB no estado do Maranhão, nem o alegado apoio à candidata Roseana Sarney”, ressaltou o relator.

MEC divulga selecionados em primeira chamada para o ProUni

Já está disponível no site do Ministério da Educação a lista dos 52.419 pré-selecionados em primeira chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total de bolsas oferecidas, 37 mil são integrais e 15 mil, parciais - que custeiam 50% da mensalidade.

Os candidatos pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino onde vão estudar, no período de 22 de junho a 2 de julho, para comprovar os dados informados durante a inscrição. A lista de documentos que devem ser apresentados está no site do ministério.

Depois desse período, caso ainda haja bolsas disponíveis, o MEC convocará até cinco chamadas para preencher as vagas. Mais de 232 mil candidatos se inscreveram para disputar as 60 mil bolsas disponíveis para o segundo semestre de 2010.

O ProUni oferece bolsas para que estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino superior. O candidato precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

286 Inelegiveis no RN

O Rio Grande do Norte está com 286 pessoas inelegíveis devido a irregularidade na prestação de contas ao Tribunal de Contas da União.

A lista completa desses gestores foi entregue ontem pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, ministro Ricardo Lewandowski.

Em todo Brasil são 4.922 agentes públicos, entre os quais governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias, que tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos.

Wilma participa de eventos em São João do Sabugi

A ex-governadora Wilma de Faria foi ao encontro dos agricultores de são João do Sabugí, no Seridó, no dia dedicado ao homem do campo, dentro dos festejos do padroeiro São João Batista.

O Dia do Agricultor também foi marcado por cavalgada com missa e almoço na praça de eventos. “É um momento de confraternização e de encontro com os amigos e lideranças que tenho aqui e na região”, comentou Wilma.

A pré-candidata ao senado pelo PSB, foi recebida pelo líder do Democratas de são João do Sabugi, ex-prefeito Elísio Galvão e vereadores do DEM que apóiam Wilma: Alcides Carneiro, Rutênio, Carlindo Jr. e Batista do Posto.

VENHA VER

O Arraiá já está sendo montado para a realização da 14ª edição da Festa de São Pedro/2010, da cidade do Venha Ver, que acontecerá no dia próximo sábado, dia 26 de junho.

Bandeiras e balões, multicoloridos, já enfeitam a cidade, que promoverá uma das maiores e tradicionais festas juninas da região do Alto-Oeste potiguar.

Em todas as escolas estão sendo realizadas pesquisas e trabalhos desenvolvidos para a perpetuação da cultura e do folclore local, no intuito, único, de enaltecer os santos juninos. Quadrilhas também serão apresentadas nas unidades de ensino.

Os grupos do PETI e dos Idosos, farão as suas apresentações culturais.

Toda a população está envolvida neste momento festivo. É grande a participação do povo, como, também, de visitantes e filhos ausentes que retornam à cidade, oriundos de diversas partes do país, para viverem intensos dias festivos, junto aos seus familiares, numa prova, incontestável, de que, de fato, intencionam preservar a cultura regional.
Capote

AGRESTE

O governador Iberê Ferreira, anunciou o início da obra de recuperação das estradas do Agreste. e ficou para a próxima quinta - feira (25), a empresa vencedora da licitação para recuperar as estradas foi a empresa do empresário Flávio Azevedo. O mesmo estava na hora que o governador falou da importância da recuperação das estradas. O próprio Flávio Azevedo, disse que na próxima quinta - feira as obras estão sendo iniciada na Região.

A RN que liga a cidade de Brejinho até a cidade de Santo Antonio vai ser a primeira a ser resolvida. Os serviços de recuperação da estrada. Em seguida as demais RNs do Agreste.
Lenilson do Agreste

AREIA BRANCA

O Prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, o Souza (PP) anunciou seu apoio a Iberê e revela que 10 dos 17 membros do PP devem optar por aliança com PSB.

CARNAÚBAS DOS DANTAS

Ao lado do presidente da Companhia Estadual de Habitação do Rio Grande do Norte (Cehab), Damião Pita, o prefeito Alexandre Dantas entregou nesta segunda-feira (21), o conjunto habitacional "Seu Anísio", as 25 unidades habitacionais em Carnaúba dos Dantas. Na cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Sérgio Oliveira, a presidente da Câmara, Nana Medeiros e os vereadores Fabinho e Marfran. O ex-prefeito Paulo Medeiros também foi outra presença registrada no ato.

O prefeito agradeceu ao Governo do Estado pelo investimento, fruto de um trabalho iniciado pela ex-governadora Wilma de Faria e concluído pelo governador Iberê Ferreira de Souza. A prefeitura fez a doação do terreno, com infraestrutura de água e energia. "Na primeira gestão entregamos 31 casas ás famílias carentes que, somadas as atuais 25 entregues e mais 30 que serão iniciadas, chegaremos até o final do ano com 86 unidades habitacionais concluídas em Carnaúba dos Dantas", destacou o prefeito. Até o final do seu mandato, Alexandre Dantas pretende construir 200 moradias numa ação de amenizar o déficit habitacional do município.
Marcos Dantas

EXTREMOZ

O Presidente da Câmara Municipal de Extremoz, Valdemir Cordeiro Lopes, encaminhou na última sexta-feira, a Promotoria Pública de Extremoz, ofício registrando a ausência em três sessões consecutivas de alguns vereadores. As ausências têm acarretado atrasos na votação de matérias de interesse público, que terminam por prejudicar a administração do poder executivo de Extremoz. Na sessão desta sexta-feira, o presidente afirmou que apenas compareceram os vereadores Bruno Diniz, Gilson de Sales e Lúcia Ramalho.

“Já não temos sessões há quase um mês porque os demais vereadores se negam a comparecerem”, reclamou Valdemir Lopes. “Por isso, várias matérias de interesse público deixaram de ser aprovadas por falta de quorum”, denunciou o presidente da Casa.

Os vereadores que não compareceram a sessão de hoje foram Jaeusdes Xavier, Kiara lucy, Joaz Oliveira, Djalma Sales e Arilândia Ferro. O grupo compõe atualmente a bancada de oposição ao prefeito Klauss Rêgo.

SÃO JOÃO DO SABUGI

O senador Garibaldi Filho prestigiou ontem a festa de São João, padroeiro da cidade de São João do Sabugi. Ele atendeu ao convite do prefeito Aníbal Pereira e chegou à cidade a tempo de participar do tradicional almoço do agricultor. Quem acompanhou o senador nesse compromisso foi o deputado estadual Walter Alves.

Na hora dos discursos, o prefeito aproveitou para agradecer a Garibaldi Filho pela atenção que ele dispensa a São João do Sabugi desde que foi governador. Na cidade, além das emendas federais como senador, Garibaldi Filho construiu a barragem de Carnaúba, reservatório que fica localizado sobre o rio Quixeré (na bacia do Piranhas- Açu) e tem como principal objetivo sua perenização.

A barragem Carnaúbas também possibilita a irrigação de 250 hectares de terras e cultivo de vazantes, além da produção de pescado em sua bacia hidráulica. O reservatório tem capacidade de acumular até 26 milhões de metros cúbicos de água e foi resultado de um investimento de R$ 8.078 milhões. A obra foi iniciada em dezembro de 2001 e concluída em outubro de 2002; beneficiando na época uma população de 10 mil habitantes.

Garibaldi Filho agradeceu a Anibal e deixou claro que se depender dele o município poderá continuar contando com a ajuda. “Contem comigo sempre para o que der e vier”, assegurou.

Ainda na cidade, o senador e o prefeito se encontraram com o deputado federal João Maia; e conversaram rapidamente na festa. Garibaldi Filho visitou o vereador Wilson Pereira; e o ex-vereador Ananias Fernandes, conhecido como “Netão”.

FLORÂNIA


O prefeito do município de Florânia Sinval Salomão e o vice-prefeito Ednilson Pinheiro Borges (Bebé) estiveram presentes no Povoado João da Cruz, ao lado de toda a população, que teve a enorme alegria de ver um antigo sonho tornar-se realidade: a iluminação pública daquela comunidade, que vai proporcionar bem estar social, segurança pública e dignidade à população que ficou muito feliz pelo empenho do prefeito que, com recursos próprios realizou esta grande obra.
Edson Dantas

FLORÂNIA

A juíza Dra Manoela de Alexandria juíza da cidade de Jucurutu foi vítima de acidente de carro agora a pouco.

Segundo as informações repassadas ao nosso blog de Cardoso Silva, ela perdeu o controle do seu carro na altura da serra da garganta no município de Florânia capotando várias vezes.

A juíza foi levada para o hospital da cidade de Jucurutu com ferimentos pelo corpo onde está sendo atendida. A informação é que ela passa bem.

Agência banária é assaltada em Monte Alegre

Ontem por volta das 13hs seis homens encapuzados invadiram e assaltaram a agência do Banco do Brasil no município de Monte Alegre. De acordo com a Polícia Militar, 5 homens renderam um cliente e forçaram a entrada no local. Durante a ação, os bandidos roubaram alguns clientes e levaram um malote com valor ainda não divulgado pelo banco.

Segundo a Polícia Militar, as testemunhas confirmaram que os indivíduos usaram armas de grosso calibre, como metralhadoras. Enquanto isso, um deles ficou do lado de fora dentro de um Ford K preto aguardando a saída dos bandidos.

A ação durou cerca de 4 minutos e o refém foi solto pouco metros após o banco. Neste momento, as polícias militar e civil seguem em diligências pela região em busca dos assaltantes.

TCU encontra falhas em PSF no interior

Mossoró, Tibau e Tibau do Sul estão entre os 28 municípios brasileiros que apresentaram falhas no planejamento local do Programa de Saúde da Família (PSF). As informações foram constatadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que realizou uma auditoria em 56 cidades de 18 estados do país. A auditoria foi solicitada pelo Congresso Nacional como forma de fiscalizar os recursos do Ministério da Saúde repassados ao custeio do PSF. O relatório do TCU foi divulgado no final da semana passada. O relator do processo foi o ministro José Jorge.

Entre as falhas apresentadas pelos municípios estão: falta de organização e estruturação dos sistemas municipais de saúde; fraude nos dados repassados ao Sistema Único de Saúde (SUS); municípios que ultrapassaram 10 consultas anuais por habitante e inexistência do Plano Municipal de Saúde (PMS) e da Programação Anual de Saúde (PAS).

Os gestores dos municípios de Tibau e Tibau do Sul afirmaram que quando assumiram a gestão não encontraram nenhuma documentação referente ao planejamento da saúde no município (uma das irregularidades contidas no relatório), seja porque o gestor anterior não elaborou o plano ou porque nenhuma documentação foi encontrada nos arquivos.

Já Mossoró e Tibau relataram também enfrentar dificuldade nos deslocamentos de equipes para a realização de visitas domiciliares devido à ausência de veículos para tal finalidade. A falta de carros específicos para as equipes prejudica a filosofia do programa, pois as equipes devem realizar atendimentos domiciliares, especialmente aos pacientes que não possuem condições de se locomover às unidades de saúde. Nos três municípios do RN foi constatado que em muitos casos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) trabalham sem materiais básicos como mochilas, pranchetas, fitas métricas, uniformes, crachás e calçados, além de equipamentos de proteção como guarda-chuva, protetor solar e boné. Além dos três municípios do RN, outros 26 dos 56 visitados apontaram o mesmo problema. A equipe do TCUconstatou ainda que os profissionais de saúde, especialmente os médicos, não cumprem a carga horária de 40 horas semanais.
DN Oline

segunda-feira, junho 21, 2010

BRASIL

A Seleção Brasileira voltou a fazer um jogo-treino conta o time sub-20 do The Birds, da cidade de Vaal. Nesta segunda-feira, no campo da St Stithians College, em Joanesburgo, o time fez 7 a 1, com gols de Grafite (dois), Daniel Alves, Julio Baptista, Ramires, Kleberson e outro contra.

Gomes foi o goleiro do The Birds. A Seleção jogou com Doni, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

Os 11 jogadores que iniciaram o jogo contra Costa do Marfim treinaram no hotel, com exercícios na academia e relaxamento muscular na piscina aquecida, com o preparador físico Fábio Mahseredjian e o fisioterapeuta Odir de Souza.

TENTAÇÃO


A namorada de Casillas, Sara Carbonero, trabalha de novo atrás do gol (Foto: Getty Images)

COPA DO MUNDO


Antes de Portugal, três das mais bem cotadas seleções que disputam a Copa do Mundo da África do Sul haviam sucumbido na Cidade do Cabo. França, Itália e Inglaterra não conseguiram vencer seus jogos no charmoso estádio Green Point. A equipe de Cristiano Ronaldo destruiu essa sequência e com estilo. Despachou nesta segunda-feira a Coreia do Norte com uma vitória por 7 a 0, a maior goleada deste torneio e a sexta maior da história das Copas, cumprindo a promessa feita pelo técnico Carlos Queiroz:



Com ajuda de um mago e um gol “sul-africano”, o Chile derrotou a Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Tendo pela frente uma forte defesa, que bateu o recorde de seleção a ficar mais tempo sem ser vazada na história do torneio, os sul-americanos contaram com uma linda jogada de Valdivia e um tento de Mark González, que nasceu em Durban, para praticamente assegurar sua passagem às oitavas de final.



Sabe aquela Espanha que encantou o planeta na Eurocopa de 2008, liderou o ranking da Fifa por muito tempo e foi apontada como candidata para vencer a Copa do Mundo? Pois é, ela finalmente apareceu na África do Sul nesta segunda-feira. Após a decepcionante derrota para a Suíça na estreia, a Fúria apresentou bom futebol, venceu Honduras por 2 a 0 no Ellis Park - com direito a pênalti perdido por David Villa, autor dos dois gols - e agora só depende de si para ficar com o primeiro lugar do Grupo H, evitando um provável confronto com o Brasil nas oitavas de final.

Comemoração passa do limite em Caraúbas

O comandante do pelotão da Polícia Militar em Caraúbas, tenente Eromar Sátiro, foi preso na noite deste domingo (20) por desordem. O oficial se exaltou durante as comemorações pela vitória da Seleção Brasileira e efetuou cerca de dez disparos em plena praça central, onde mais de 400 pessoas estavam.

Os policiais civis que fazem parte da Operação Oeste foram imediatamente acionados e conseguiram deter o tenente Sátiro, antes que ele atingisse alguém com os disparos. De acordo com a polícia, o policial militar foi conduzido até Mossoró, onde foi autuado e ficou detido no Batalhão da PM.

Ainda segundo os policiais que fizeram a condução do tenente Sátiro, ele apresentava sinais de embriaguez quando foi detido. Testemunhas disseram ainda que o oficial bebia e comemorava a vitória do Brasil, inclusive, com som automotivo em alto volume.

A reportagem do Nominuto.com conversou com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, e ele confirmou a prisão. “Segundo os relatos, ele efetuou disparos em via pública na noite de ontem. Com isso, foi detido e levado ao Batalhão”, destaca.

Coronel Araújo informou também que um procedimento administrativo foi instaurado para investigar as circunstâncias do incidente envolvendo o tenente Sátiro. “De imediato, nós o afastamos do cargo de comandante do pelotão em Caraúbas”, frisa.

De acordo com o comandante geral da PM, outro oficial deverá assumir o comando da PM em Caraúbas.



Governo implanta programa de honda escolar

Na manhã desta segunda-feira (21), o governador Iberê Ferreira de Souza implantou o Programa Ronda Escolar, uma iniciativa inédita no Rio Grande do Norte, que inicialmente vai atuar em Natal e Parnamirim e terá um efetivo exclusivo de 60 policiais militares e 15 viaturas. O policiamento será ostensivo e interativo, das 7h às 22h30, atuando especificamente nas áreas das escolas, com o objetivo de inibir a violência, a venda e o consumo de álcool e drogas. A solenidade de lançamento foi realizada na Escola Estadual Dulce Wanderley, na Redinha, zona Norte da capital.

“São necessários o combate às drogas e a reação da sociedade. Enquanto governo, estamos fazendo nossa parte. Já tínhamos o Proerd com um trabalho focado no interior das escolas, estudantes e famílias, agora chegamos às proximidades das instituições de ensino. Esse é um programa de extrema necessidade, e vamos priorizá-lo e fazê-lo crescer sempre mais”, destacou o governador.

Ao assumir o governo, Iberê Ferreira de Souza anunciou a segurança como uma das prioridades de sua gestão. Só para citar um exemplo, a Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred) tinha um efetivo de 70 policiais militares que atuavam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e tinham apenas uma viatura. Recentemente, o governador destinou mais 30 homens e mais dois veículos para o programa, e agora mais 60 PMs e 15 viaturas para serem exclusivos do Ronda Escolar. Ou seja, um aumento de quase 150% no efetivo do Cipred.

“Assim que recebi o convite do governador para comandar a Polícia Militar, recebi também a determinação para desenvolver esta forma de policiamento e aí está o Ronda Escolar. Vamos fazer abordagens em torno das escolas para combater com firmeza o tráfico, prostituição e a violência dentro de marginais infiltrados em torcidas organizadas. Mas também seremos parceiros das famílias e da comunidade estudantil”, disse o Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Com o Ronda Escolar, diretores, educadores, líderes estudantis e os 60 policiais militares da Cipred estarão mais próximos, interagindo entre si para uma escola mais segura. Para orientar o trabalho dos PMs, já foi feito um mapeamento das áreas vulneráveis ao uso e comércio de drogas nos bairros de Natal, junto às gangues e torcidas organizadas. A ação resultou nos "Corredores Educacionais", que são as áreas onde estão instaladas a maioria das escolas particulares e públicas.

O Ronda Escolar será implantado nas áreas de atuação do Proerd. De caráter social e preventivo, o programa desenvolvido no Rio Grande do Norte é destaque em todo o país. O trabalho é feito por policiais militares em salas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses em média, em escolas públicas e provadas, para os alunos que estejam cursando 5º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha, Lagoa Nova são os municípios atendidos pelo Proerd no Estado.

TIBAU


O universitário Rafael Freire, de 22 anos, filiado ao PMDB, é o novo prefeito de Tibau. Disputando com outros três candidatos, Freire venceu com 249 votos de diferença para o segundo colocado, no caso, a vereadora/prefeita interina Evaneide Fernandes, Neinha, do PSB. O resultado da eleição suplementar foi anunciado pela juíza eleitoral Uefla Fernandes às 17h40.

O prefeito eleito em outubro de 2008, Francisco Diniz (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral, por entender que ele se elegeu comprando votos. O cargo passou a ser administrado pela presidenta da Câmara, Evaneide Fernandes, conhecida por Neinha, do PSB.

O município de Tibau tem aproximadamente 5 mil habitantes e está distante 42 quilômetros de Mossoró. É o principal reduto dos mossoroenses no período férias escolares. Apesar de seu potencial para o turismo, tem evoluído pouco nos últimos dez anos.

Abaixo o resumo dos números de Tibau:

1º colocado: Brígido Rafael Freire PMDB/DEM - 1.452 votos, 47,31 % dos votos válidos.
2º colocado: Evaneide Fernandes da Costa - PSB/PPS – 1.203 votos – 39,20% votos válidos
3º colocado: João Nolasco Neto – PSC – 314 votos – 10,23% votos válidos
4º colocado: Lúcia de Fátima de Souza – PDT – 100 votos – 3,26% votos válidos

Votos Válidos : 3.069 (95,22%)
Votos em Branco : 37 (1,15%)
Votos Nulos : 117 (3,63%)
Comparecimento : 3.223 (88,96%)
Abstenção : 400 (11,04%)