quinta-feira, março 17, 2011

Publicada lista de Cidades potiguares que serão contempladas com creches e quadras


Como já aviamos noticiado no ultimo dia 04 deste mês os 15 municípios potiguares selecionados para receber recursos destinados a construção de novas escolas de educação infantil e quadras de esportes. Nesta segunda-feira (14), saiu à publicação no Diário Oficial da União, a lista engloba os municípios de menor porte, até 50 mil habitantes e envolve pelo menos 15 cidades potiguares.

Veja a lista das cidades potiguares contempladas com creches
Extremoz – Martins - Monte Alegre - Poço Branco - São Paulo do Potengi - Sítio Novo.

Veja a lista das cidades potiguares contempladas com praça
Alto do Rodrigues – Apodi - Currais Novos – Extremoz - Governador Dix-sept Rosado - João Câmara – Jucurutu - Monte Alegre - Poço Branco - São Paulo do Potengi - Serra Negra do Norte – Serrinha - Taipu

Senadores do NO e NE cobram mais acesso à Internet


Senadores que representam estados do Norte e do Nordeste cobraram do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, medidas para resolver dificuldades de acesso à internet enfrentadas por boa parte dos municípios dessas regiões. Para eles, a universalização da banda larga no país é hoje condição para a superação das desigualdades regionais no Brasil.

Em resposta, o ministro afirmou que está prevista uma revisão do PNBL, quando então serão incluídos todos os estados brasileiros. Também destacou ações no sentido de ampliar as redes de fibra ótica, citando como exemplo a chegada a Manaus de linha que vem da Venezuela.

De virada ABC vence Santa Cruz no primeiro jogo da desição


Foi chorado, mas de virada o ABC venceu o Santa Cruz, nesta quarta-feira (16), no Frasqueirão com o placar de 2X1 e terá vantagem do empate na decisão do primeiro turno do campeonato estadual contra a equipe do trairi. Os gols do alvinegro foram marcados por Leandrão e Ray, enquanto Marciano fez o gol do Santa Cruz. 

Vereador ataca a imprensa e diz que a Rádio FM Tangará é um “poleiro de pato”


O vereador Clécio baixou o cacete na Rádio FM Tangará, na última sessão legislativa da casa. O vereador não gostou das críticas que sofreu por parte dos professores tangaraenses, pois o mesmo defende os interesses do Prefeito Jorginho Bezerra.
Chateado, em virtude do possível cancelamento da contratação de cargos comissionados, o vereador chamou a oposição de Tangará, liderada pelo ex-prefeito Gija, pelo vice-prefeito Erociano e o líder político Ilo Marinho, de raivosa e incompetente.
A parte mais baixa do seu discurso foi quando chamou a Rádio FM Tangará de “poleiro de pato”.
O vereador “pegou ar”, quando em plena sessão foi vaiado pelos professores, que observaram que o mesmo não está comprometido com a classe.
Do Blog do Wallace

Tiroteio deixa mais um policial ferido


Um tiroteio na noite desta quarta feira (16-03) deixou o comandante da Rocam de Mossoró Tenente Eromar Ferido. Segundo informações foi uma tentativa de assalto que aconteceu no bairro nova betania. O comandante foi ferido com um disparo de arma de fogo na perna e o outro policial que estava em sua companhia de nome Jurian pereira Junior 23 anos de idade foi ferido com um disparo na região das nadegas. Os dois Militares estavam conversando na calçada de uma residência quando dois indivíduos chegaram numa motocicleta e anunciaram um assalto, mandando que os mesmos se deitassem. O tenente Eromar reagiu à tentativa e foi alvejado juntamente com o companheiro. Há informações que um dos elementos foram alvejado com disparo. O tenente e o companheiro foram socorridos para o hospital regional Tarcisio Maia e não correm riscos de morte.
Fonte: O camera

Policia Ambiental de Caicó realizou operação em São João do Sabugi e Ipueira


A Guarnição Militar com Policiais da 2ª Companhia Independente de Proteção Ambiental de Caicó (CIPAM) esteve durante a manhã desta quarta feira nas cidades de São João do Sabugi e Ipueira para realizar mais operações de combate a crimes ambientais aqui na Região do Seridó.

A Viatura CIPAM 01 comandada pelo Sargento Cincinato e ainda composta pelos PMs Kastibeg, Jailson e Batista apreendeu diversos pássaros e gaiolas tanto em São João do Sabugi como tambem em Ipueira.  
No balanço final de mais uma operação da CIPAM os Policiais contabilizaram a apreensão de 58 gaiolas, 05 periquitos, 16 golinhas, 06 galos de campina, 06 rolinhas caldo de feijão, 01 azulão, 02 papa capim, 02 bigodes, 02 canários da terra, 02 concrizes, 01 rolinha branca, 05 rolinha cascavilinhas e 01 gavião ripina. totalizando 48 aves e 58 gaiolas.

As aves apreendidas serão devolvidas a natureza sendo colocadas na Estação Ecologica do Seridó.

Ao pés do Cristo


O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, confirmou nesta terá-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7, visitarão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O passeio ao principal cartão-postal do Rio vai ocorrer no domingo (20) pela manhã. No entanto, ele não mencionou a visita à comunidade pacificada de Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.



Instalada comissão sobre prevenção de catástrofes climáticas


Foi instalada nesta tarde a Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes. O relator será o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) e a mesa será composta pela presidente: deputada Perpétua Almeida (PcdoB-AC); 1º vice-presidente: Onofre Santo Agostini (DEM-SC); 2º vice-presidente: Jorginho Mello (PSDB-SC); e 3º vice-presidente, Dr. Paulo César (PR-RJ).

A comissão foi criada após enchentes e deslizamentos terem provocado centenas de mortes no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais, no início do ano.

Segundo Glauber Braga, existem mais de 100 projetos em tramitação na Câmara e no Senado relativos à prevenção de catástrofes climáticas. O parlamentar pretende fazer um levantamento das propostas e sintetizá-las em um único substitutivo.

Glauber Braga, que mora em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, disse que ele próprio vivenciou o problema dos deslizamentos, ao acordar de madrugada com a casa balançando. 

A criação do colegiado foi recomendada pela Comissão Representativa do Congresso Nacional, que se reuniu no dia 20 de janeiro, durante o recesso parlamentar, para analisar a liberação de recursos às vítimas das chuvas.

Ainda não foi marcada a data da próxima reunião.

Terremoto no Chile




Um terremoto de magnitude 5,3 abalou prédios em Santiago do Chile na noite desta quarta-feira (16), segundo testemunhas.
O tremor ocorreu às 19h36 locais (mesmo horário de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O epicentro localizou-se no continente, a 72 km da cidade portuária de Valparaiso e a 135 km da capital, e a uma profundidade de 24,7 km.
Ainda não havia registro sobre vítimas ou danos, segundo a imprensa local.

Chuvas no Espírito Santo

Treze cidades do Espírito Santo decretaram emergência por causa de prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o dia 9 de março, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (16). Os municípios em situação crítica são: Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Bom Jesus do Norte, Marechal Floriano, Domingos Martins, São Gabriel da Palha, Apiacá, Muniz Freire, Governador Lindenberg, Rio Bananal, Viana e Cariacica.

De acordo com a Defesa Civil, o estado tem 546 desabrigados e 3.608 desalojados em 19 cidades que registraram prejuízos. No total, mais de 154 mil pessoas foram afetadas.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Júnior, disse ao G1 que, nas últimas 24 horas, choveu em Cachoeiro de Itapemirim o volume previsto para todo o mês. Alegre também registrou chuva intensa.

“Do dia 13 até esta quarta-feira (16), choveu 800 milímetros. A média anual na cidade é de 1400 milímetros. Ou seja, choveu em pouco mais de 20 dias quase o volume de todo o ano”, afirmou Aguiar Junior.

Depois de formalizar projeto instituindo “dia do homem”, Nelter Queiroz garante que vai colocar o “dia do gay”


Se na Assembleia Legislativa o projeto de lei instituindo o "dia do homem" no dia 25 de março em âmbito do Rio Grande do Norte gerou polêmica... O deputado Nelter Queiroz (PMDB) chegou à Casa nesta quarta-feira (16) com a ideia de também apresentar um projeto de lei colocando o dia 24 de março como a data em homenagem ao gay no Estado.
Antes de começar a sessão extraordinária em que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apresentou mensagem sobre a Copa do Mundo 2014 em Natal, Nelter chegou a pedir a deputada Márcia Maia (PSB) e a outros colegas apoio para a ideia. 

Wilma acende cachimbo da paz no PSB

Acabou a crise no PSB. A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do partido, informou ao DN que não haverá reunião para discutir punição aos pessebistas Cláudio Porpino e Vagner Araújo, que aceitaram fazer parte da gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV), adversária da sigla. Wilma disse que eles já se licenciaram, como foi exigido, o que colocou uma pedra sobre o assunto.
De acordo com Wilma de Faria, o episódio não abalou a união do PSB. “Como Cláudio e Vagner disseram, eles foram escolhas de caráter técnico e não político. Não existe aproximação do PSB com a prefeita. Eles estão afastados do partido. O assunto já está definido. Nossa legenda continua unida. Não ficou nenhum clima ruim no PSB”, declarou.
Observatório Político DN

José Adécio quebra compromisso com funcionários da Rádio Farol

O ex-deputado José Adécio (DEM) quebra, mais uma vez, compromisso assumido com o Sindicato dos Radialistas. No dia 26 de janeiro o ex-deputado recebeu, na Central de Abastecimento – CEASA, o presidente do Sindicato dos Radialistas, Jailson Gomes, quando acordaram que os salários referentes aos meses de setembro e outubro seriam pagos naquele mesmo mês, enquanto novembro e dezembro seriam pagos no mês de fevereiro.
Mas José Adécio só repassou recursos referentes a um dos quatro meses atrasados.
Desde que as denúncias foram expostas que os funcionários da Rádio Farol estão sendo assediandos moralmente (o que é crime) e ameaçandos de serem demitidos por justa causa caso não compareçam ao expediente diariamente.
A situação da Rádio Farol é tão calamitosa que o seu gerente, Sr. Ozimar Caldas, não repassa a cota das vendas de comerciais que são vendidos pelos próprios funcionários e, quando o faz, se apropria indevidamente de 10% do valor que deveria pagar.
Hoje, dia 16 de março, a Rádio Farol está há três meses sem pagar o salário dos funcionários. Não há paciência que suporte tanto descaso e desrespeito.

Carlos Eduardo apresenta nova direção do PDT em Natal


O diretório do PDT em Natal tem uma nova comissão provisória. Os membros da comissão foram anunciados na tarde desta quarta-feira (16) pelo presidente regional do partido, Carlos Eduardo, após reunião da Executiva Estadual. O advogado Ricardo Pinto será o presidente da comissão provisória, que também terá como integrantes a vereadora Sargento Regina, o médico e ex-secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, o empresário Kleber Fernandes e o jornalista Fernando Cardoso.
Segundo Carlos Eduardo, a renovação do diretório em Natal é necessária, pois o corpo dirigente anterior já havia expirado seu prazo estatutário. Ele explicou também que esta é uma etapa de outras que virão, com o igual propósito de regularizar diretórios, agora no interior do Estado.
Além de Carlos Eduardo e dos novos membros da comissão provisória do PDT em Natal, participaram da reunião desta quarta o ex-deputado Álvaro Dias, integrante da Executiva Estadual, o secretário-geral do PDT/RN, Johnny Costa, e o jornalista Sávio Hackradt (PCdoB). A vereadora Sargento Regina não pôde participar porque está em Belo Horizonte (MG), atendendo a compromissos familiares.

Programa Transporte Escolar tem a adesão de 160 prefeituras

O programa Transporte Escolar da Secretaria Estadual de Educação tem a adesão de 160 prefeituras do Rio Grande do Norte. Serão beneficiados, ao todo, 62.194 alunos da rede pública, representando investimentos de mais de R$ 32 milhões. São R$ 24.877.600,00 de recursos próprios da Secretaria de Educação e R$ 7.463.280,00 do governo federal.

Através do programa, a Secretaria Estadual de Educação transfere para os municípios recursos destinados ao transporte de alunos da zona rural e localidades distantes para as escolas públicas. As prefeituras têm a responsabilidade de administrar e aplicar os recursos em alocação de veículos, manutenção e compra de combustível.

O prazo para adesão das prefeituras ao programa foi de 08 a 11 de fevereiro. Não aderiram as prefeituras de Natal, Macaíba, Mossoró, Caicó, Paraú, Vila Flor e Viçosa.

Esses municípios somados representam um contingente de 7.771 alunos que moram na zona rural ou em locais distantes das escolas da rede pública estadual. Natal tem 3.822 alunos que necessitam do benefício, Caicó tem 594, Macaíba tem 1.876, e Mossoró tem 1.451. Os outros têm bem menos estudantes a serem beneficiados: Vila Flor (07), Paraú (20) e Viçosa (01).

Nos municípios que não aderiram ao programa, estão sendo abertos procedimentos licitatórios pela Secretaria Estadual de Educação. Os processos visam à contratação de transporte escolar para garantir o acesso às escolas dos alunos da rede estadual que moram em áreas distantes e na Zona Rural dos municípios.

As novas licitações irão contemplar critérios de acessibilidade, de acordo com a legislação vigente, para as pessoas com deficiência. 

Produtores rurais de municípios do RN serão beneficiados com projeto do governo


Produtores rurais de 20 municípios do Rio Grande do Norte vão receber, nos próximos dois anos, o projeto Balde Cheio. Baseado em uma metodologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto tem o objetivo de aumentar a produtividade e promover a profissionalização da gestão da propriedade rural, nos próximos dois anos, com investimentos diretos de R$ 760 mil.

Nessa terça-feira (15), uma importante reunião, realizada na Câmara Municipal de Janduís, apresentou a metodologia do programa e demonstrou o termo de adesão com as contrapartidas de cada Município e dos seus parceiros: BNB, Sebrae e Senar.

No encontro, estavam presentes representantes dos municípios de Janduís, Campo Grande, Apodi, Messias Targino e Felipe Guerra, além de gerentes regionais do BNB, do Sebrae, coordenadores municipais, técnicos capacitados para o programa e proprietários rurais desses municípios. 

Nessa primeira etapa serão beneficiados os seguintes municípios: Apodi, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Felipe Guerra, do médio oeste; Assú, Carnaubais e Ipanguaçu, do Vale do Assú; Encanto, Doutor Severiano, do Alto Oeste; Carnaúba dos Dantas, São Fernando, São José do Seridó e São João do Sabugi, do Seridó; e Brejinho, Nova Cruz, Passa e Fica e Santo Antônio, do agreste.

De acordo com o cronograma apresentado, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai investir R$ 240 mil, o Sebrae, mais R$ 240 mil, o Senar investirá R$ 40 mil, e cada prefeitura entra com um montante de R$ 12 mil, totalizando mais R$ 240 mil de investimentos.

Para o prefeito Salomão Gurgel, o projeto Balde Cheio vai revolucionar as técnicas de manejo da produção leiteira, no município de Janduís, ao proporcionar técnicas modernas e a profissionalização das pequenas propriedades rurais. De acordo com o gestor, será uma oportunidade ímpar para impulsionar o empreendedorismo na zona rural de Janduís.

Deputados querem CPI para investigar comitê organizador da Copa


Enquanto o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, pede ajuda da Câmara para acelerar as obras necessárias à Copa do Mundo de 2014, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) recolhe assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPIComissão de caráter temporário criada a requerimento de pelo menos um terço do total de integrantes da Casa, destinada a investigar fato de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País. Tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais. ) que investigue o comitê organizador do evento. Na prática, a investigação recairia principalmente sobre Teixeira. O deputado contabiliza 117 assinaturas de deputados para criar a CPI. São necessárias 171.

Garotinho quer que a comissão analise, entre outros pontos, denúncias de irregularidades na composição societária do comitê, no critério de divisão dos lucros da Copa e nos acordos firmados pela CBF com redes de TV e patrocinadores. "O futebol é a paixão do povo brasileiro, e no momento em que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo é preciso que haja mais transparência da principal entidade do futebol, que é a CBF. O senhor Ricardo Teixeira tem conduzido a entidade como se fosse uma propriedade particular sua. Não pode. Nós precisamos que muitos pontos sejam esclarecidos", destaca.

O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), pediu em plenário o apoio de mais parlamentares. "O futebol brasileiro merece uma investigação séria de tudo o que está sendo articulado para a importantíssima Copa do Mundo do Brasil de 2014, que não pode só ser um megaevento empresarial para enriquecer uns poucos", afirmou.

Ibama apreende 2,6 toneladas de pescado no porto de Natal


O Ibama apreendeu na manhã desta quarta-feira (16) 2.619 kg de pescado que estava numa embarcação nas imediações do Porto de Natal. A embarcação passava por fiscalização de rotina da Capitania dos Portos. Ao perceberem que os porões estavam carregados de peixes os oficiais da Marinha chamaram o Ibama, que constatou a ausência de licença de pesca.
 
Os proprietários do barco foram autuados em R$ 102 mil e responderão a processo por crime ambiental. Se condenados poderão sofrer penas de até 3 anos de reclusão.
 
Entre os peixes apreendidos estavam 1.895 kg de peixe-prego; 659 kg de atum e 65 kg de cavala-preta. Todo o pescado será doado a entidades beneficentes ou públicas do Rio Grande do Norte.

SMS prorroga inscrições para médicos do Saúde da Família


A Secretaria Municipal de Saúde Natal (SMS) prorrogou até o dia 31 de março as inscrições para o processo seletivo interno, edital 001/2011, de profissionais médicos que irão compor as equipes da Estratégia da Saúde da Família. Estão sendo oferecidas 43 vagas.

Os interessados devem fazer as inscrições no Núcleo de Cadastro e Lotação – NCL da secretaria que fica na Rua Fabrício Pedrosa, 915, térreo, Areia Preta, no horário das 12 às 14 h.

O processo seletivo será para profissionais efetivos do quadro da SMS, cedidos por força da municipalização de Natal, e de outros órgãos da Administração Pública.

A carga horária será de 40 horas semanais distribuídas diariamente das 7:30 às 11:30h e das 13:30 às 17:30 horas.

“O servidor aprovado deverá desenvolver atividades de promoção e prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde das famílias cadastradas, nas referidas áreas de abrangências, conforme normas técnicas da SMS em consonância com as orientações do Ministério da Saúde”, destaca a coordenadora da Estratégia Saúde da Família - ESF, Ariane Rose.

Será ofertada uma gratificação de incentivo ao Programa Saúde da Família no valor de R$ 3.800,75 (três mil e oitocentos reais e setenta e cinco centavos) para o profissional médico mais a gratificação de atividade médica em Saúde da Família de R$ 1.199,25 (hum mil cento e noventa e nove reais e vinte cinco centavos), atribuída a médicos estatutários do Município de Natal, em efetivo exercício na Estratégia da Saúde da Família.

Potiguar no Japão narra terremoto através do Twitter


O biólogo potiguar Paulo de Tasso Oliveira, 26, passou pelo maior susto de sua vida na madrugada desta sexta-feira. Ele estava assistindo aula quando sentiu a terra tremer. “Terremoto muito forte aqui no Japão. Aulas interrompidas. 8,9 graus. Tsunami, incêndios, acidentes de trânsito. Não para de tremer. Fui”, escreveu em sua página no Twitter. O contato do Diário de Natal com o potiguar ocorreu através de sites de relacionamento e de sua página no microblog.

Mesmo estando em Tóquio, que fica a 300 km de distância de Sendai, a cidade mais atingida pelo terremoto seguido de tsunami, o potiguar se mantém em estado de alerta. Por volta das 6h dessa sexta-feira (horário do Brasil), publicou na internet: “Não posso sair pra lugar nenhum. Não tem trem. Não tem nada. É muito perigoso sair. Enquanto a energia não for cortada, tô (sic) aqui”.

Horas depois do abalo sísmico, por volta das 14h aqui no Brasil, Paulo de Tasso afirmou que ainda era possível sentir tremores de terra. “Toda hora treme. De cinco em cinco minutos. Não treme forte como os primeiros, mas treme e os objetos balançam”, disse. Impressionado com o que passou e com o que está vendo na internet, o potiguar que está no Japão há cerca de dois meses para estudar japonês, faz um relato estarrecido. “O bom é que Tóquio é longe da praia, mas Chiba, onde fica o aeroporto de Narita, estragou. A Tokyo Disneyland foi inundada. É perigoso sair de casa. Se tremer pode cair fios. As pessoas estão em alerta”, disse. A previsão é que o biólogo volte para Natal no mês de abril para lecionar japonês. 

Bar vira sala de aula em Nova Cruz


Que ponto chegou à educação do Município de Nova Cruz, o prefeito Flávio Azevedo (PMDB) alugou um prédio onde funciona um bar para servir de sala de aula para os alunos da escola Municipal Márcio Marinho, localizada no bairro Santa Maria Gorete.

Veja que a sala de aula fica a uns cem metros da sede da escola, e a sala de aula improvisada não tem a menor condição de acomodar os poucos alunos que frequentam a sala aula, duas sinucas dentro da sala, banheiros totalmente fora dos padrões sem nenhuma higiene, as carteiras ultrapassadas para o tempo de hoje, o professor sem nenhuma acomodação adequada para ministrar o seu plano de aula.

O professor Niedson disse que os alunos ficam triste porque não estão dentro da escola, onde eles veem os outros alunos e amigos que estudam no mesmo horário e são obrigados a estudarem fora do espaço da escola e ficam perguntando ao professor por que só eles não podem ficar dentro da escola.

A escola Municipal Márcio Marinho já passou por várias reformas em outras administrações mais até hoje ainda não se adaptou ao número de alunos que estão matriculados atualmente na escola. O professor disse ainda que a escola precisa construir mais salas de aulas para suprir a demanda, terreno tem só falta a boa vontade do prefeito de cumprir o que prometeu de construir mais salas de aulas na escola.

Nominuto.com entra em crise financeira e sai do ar por tempo indeterminado


É com imensa tristeza que eu tenho de falar sobre a crise que se instalou no portal de notícias Nominuto.com. Desde a última sexta-feira, o portal está fora do ar cumprindo minha determinação para se refazer e entrar numa nova fase.
Pode ser o fim do Nominuto? Talvez. Afinal, este é o risco de qualquer empresa que enfrenta dificuldades financeiras e que está sujeita às intempéries de mercado. Eu tenho total consciência dos perigos que rondam minha empresa neste instante.
Mas eu acredito que estamos iniciando um processo que pode consolidar e tornar o portal Nominuto.com mais forte. Porque, independente da crise, o Nominuto é uma marca que conquistou o respeito e a credibilidade de milhares de internautas ao longo de quase quatro anos de atividades.
Diógenes Dantas – Nominuto.com

Guardas municipais evitam crime ambiental


Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) lotados no Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) evitaram na manhã desta quarta-feira (16) a prática de crime ambiental no Barro Vermelho. A equipe foi acionada pelo serviço de atendimento de ocorrências do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e abordou dois carroceiros que despejavam lixo proveniente de poda de árvores direto no Canal do Baldo.

A ocorrência foi constatada pelo Fiscal de Área da Companhia de Serviço Urbanos de Natal (Urbana), Nelson Silva, que visualizou os dois homens se aproximando do terreno baldio pertencente à Prefeitura na tentativa de depositar os dejetos naquela área. “Quando falei que era proibido colocar lixo naquele local, eles irritaram-se e começaram a jogar todo o material dentro do Canal do Baldo, então solicitei apoio da Guarda Municipal”, relatou o fiscal.

Uma viatura do GAAM, com três agentes, foi enviada de imediato para a área deparando-se com os dois carroceiros ainda no local e o lixo já dentro do canal. Os suspeitos foram abordados, em seguida foi realizada revista pessoal, não sendo encontrada nenhuma arma ou droga. No momento  em que a guarnição preparava-se para conduzi-los à delegacia, para registrar o crime ambiental, os mesmos  prontificaram-se a  retirar todos detritos por eles depositados, no Canal do Baldo.

Após a retirada do material depositado no Canal do Baldo a equipe do GAAM deu informações ambientais aos dois homens sobre o que aquele crime poderia acarretar de mau à sociedade e os liberou. “É preciso combater duramente os crimes ambientais, mas nós – Guarda Municipal – sabemos que é a conscientização que vai produzir um mundo sustentável”, assegurou o comandante da viatura Carlos Eugênio.

IFRN abre inscrições para o ProItec 2011


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta terça-feira (15) o período de inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania, o ProITEC.

O programa prepara os estudantes do 9º ano da rede pública de ensino por meio de livros e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado do IFRN. Ele funciona como um cursinho preparatório para o processo seletivo.

As inscrições estarão abertas até as 22h do dia 15 de abril no site www.ifrn.edu.br ou de forma presencial nos diversos campi do IFRN espalhados pelo Estado.

Em Santa Cruz, os alunos podem se inscrever de forma presencial no período da tarde e da noite. A taxa de inscrição é de R$ 20,00, mas aqueles que são beneficiários dos programas sociais do governo federal podem pedir a isenção da taxa também no campus de Santa Cruz.

A coordenadora de extensão do IFRN de Santa Cruz, Samira Delgado ressaltou a importância da participação de todos os jovens do 9º ano no ProItec. “O programa é uma grande chance e uma bela preparação. Os alunos de escolas públicas realmente são convocados para fazer o cursinho e se preparar para ingressar no ensino médio integrado do IFRN”.

O programa, que oferece livros e teleaulas aplicadas no campus de Santa Cruz, ainda busca uma interação com os professores de português e matemática das escolas da região para um assessoramento especial aos alunos inscritos no proitec.

Não há limites para inscrição no ProItec. Qualquer aluno que estiver matriculado no 9º ano em uma instituição de ensino pública pode efetuar a inscrição e receberá todo o material necessário, além de participar das vídeoaulas.
O ProItec disponibilizará ao aluno, como material didático, um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, além de um livro de atividades para subsidiar os estudos.

No período de 3 a 6 de maio os alunos inscritos deverão comparecer ao campus com uma foto 3x4 e cópia da Carteira de Identidade e CPF, a fim de receber o material didático oferecido pelo programa.

Administração Fafá Rosado é reprovada por 53,83% da população de Mossoró


A pesquisa realizada pelo Instituto Consult divulgada ontem pelo blog do jornalista Carlos Santos apontou que 53,83% da população de Mossoró reprova a administração da prefeita Fafá Rosado (DEM). O levantamento constatou ainda que 35,17% dos entrevistados aprovam o atual governo e 11% não souberam responder.

A pesquisa do Instituto Consult foi realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2011. Foram ouvidas 600 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
Fonte: O Mossoroense

Justiça localiza mães de crianças flagradas pelo Fantástico em boate de Natal


Durante entrevista coletiva, realizada na tarde desta quarta-feira (16), o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal, José Dantas de Paiva, disse que as mães das duas crianças flagradas dançando em boate pela equipe do Fantástico já foram localizadas pela equipe técnica da 1ª Vara. 
As mães das meninas são dançarinas do estabelecimento e estão sendo atendidas pelas psicólogas e assistentes sociais da Vara da Infância, para que seja produzido um relatório sócio-familiar. De acordo com o magistrado, as mães poderão receber punição administrativa, com multa de 3 a 20 salários mínimos, ou perder o poder familiar, o que levaria as crianças para adoção.

Garibaldi estuda proposta de idade mínima para aposentadoria

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, defendeu nesta quarta-feira a manutenção do fator previdenciário - fórmula usada no cálculo dos benefícios pagos aos trabalhadores do setor privado que reduz os ganhos de quem se aposenta mais cedo. Embora tenha votado pelo fim do fator quando estava no Congresso, ele afirmou que, ao assumir o ministério, constatou que o mecanismo não pode simplesmente ser eliminado. Segundo Garibaldi, já está em estudo na Previdência uma proposta que fixa idade mínima para aposentadoria no Brasil como uma alternativa ao fator previdenciário.
"Eu aprovei o fim do fator, mas quando cheguei na Previdência, verifiquei que ele não pode simplesmente ser eliminado, pois passou a constar de uma equação que não pode ser mexida de qualquer maneira. Estamos estudando uma proposta de idade mínima para confrontar com o fator. Vamos apresentar as duas à presidente Dilma Rousseff para que ela decida. Ela é quem manda - disse o ministro ao participar do seminário "O Futuro da Previdência no Brasil", organizado pelo Ministério da Previdência e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)".
Segundo Garibaldi, Dilma pediu empenho da Previdência na aprovação do fundo de previdência complementar dos servidores públicos. O projeto tramita no Congresso desde 2007, mas não avança por resistência do Judiciário. O projeto define que o fundo reúna todos os servidores públicos, mas o Judiciário quer um fundo próprio para seus funcionários. Por isso, de acordo com o ministro, algumas alterações terão que ser feitas:
"Há setores do Judiciário que acham que deveria haver um fundo próprio. E como está lá, se prevê apenas a criação de um fundo único. Temos que enfrentar esse problema". disse Garibaldi.

Fátima Bezerra é eleita presidenta da Comissão de Educação da Câmara


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) foi eleita ontem presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Para vice, foi escolhido o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES).

A escolha da mesa diretora da comissão deveria ter ocorrido há duas semanas. Contudo, devido à falta de acordo entre os partido presentes no colegiado, a eleição só pôde ser realizada hoje.

Professora da rede pública municipal de Natal e do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra afirmou, após ser eleita, que a Comissão de Educação não poderá deixar de participar do debate em torno do Plano Nacional de Educação (PNE).

"Esse é um debate que não podemos deixar de participar, acompanhar e apresentar sugestões", disse.

Segundo Fátima Bezerra, já na próxima quarta-feira (23) a comissão receberá o ministro da Educação, Fernando Haddad, e, na semana seguinte, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Seara realizará audiência pública em Santana do Matos


A Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) realizará uma audiência pública referente aos trabalhos de georreferenciamento e cadastros de terras no município de Santana do Matos. O debate acontecerá na próxima nesta sexta-feira, às 9h, no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade.
O trabalho executado é fruto de uma parceria do Governo do RN com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Reordenamento Agrário. A partir desse processo, todas as propriedades rurais do município serão cadastradas e mapeadas através de georreferenciamento. A partir de então, elas terão suas plantas e memoriais descritivos, com os quais podem ser registradas. Já as terras de posse serão objeto de arrecadação pelo Estado e, posteriormente, titulação aos seus posseiros.
O secretário da Seara, Gilberto Jales, adiantou que "esse trabalho tem grande importância pelo fato de transformar situações de vulnerabilidade social dos posseiros em situação de legítima posse da terra e cidadania. Podendo, a partir de agora, as agricultoras e agricultores familiares terem acesso às políticas públicas".
Assim, a Seara está convidando as instituições, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicatos, associações, clubes de serviço e o público em geral da cidade e do campo para participar dessa audiência.

Biólogos soltam 120 tartarugas no mar de Ponta Negra

O lançamento ao mar de 120 tartaruguinhas de pente na praia de Ponta Negra, na tarde de ontem, chamou a atenção de turistas e da criançada. “Escolhemos o local para divulgar o nosso trabalho e para mostrar as pessoas a necessidade da preservação dos animais”, disse o biólogo Ricardo Feitosa, do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio) em Natal, que tem uma parceria com o Projeto Tamar.
Fonte – Projeto Tamar

Policia prende suspeito na morte do PM Smith


A Polícia Militar prendeu, no início da noite desta quarta-feira (16), um suspeito de participação na morte do soldado PM Bruno Smith, em Jucurutu, na semana passada. O suspeito foi detido em Parnamirim, quando tentava fugir de uma guarnição da Polícia Militar que estava no local.

De acordo com tenente-coronel PM Jair Júnior, a Polícia recebeu informações anônimas sobre o possível paradeiro do suspeito e iniciou as diligências há dois dias. Já com o endereço de onde poderia estar o criminoso, na Cohabinal, os policiais foram até o local para realizar a prisão. No entanto, antes de chegarem, o suspeito foi visto em uma rua próximo à casa onde estaria escondido e correu dos policiais, que já tinham fechado o cerco na região.

O suspeito é conhecido como Dantinha seu nome é José Dantas Lima Filho.

TRF-5 confirma nova condenação contra ex-prefeito de Jucurutu


O ex-prefeito de Jucurutu Luciano Lopes de Araújo e a ex-tesoureira do município Francisca Martins Sobrinha Lopes foram condenados novamente à reclusão em outra ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal em Caicó. Dessa vez, em virtude do uso de documento falso e desvio de recursos de um convênio firmado com o Ministério da Saúde. O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região confirmou a condenação proferida pela Justiça Federal de 1º grau. Além de reconhecer a decisão, o TRF aumentou a pena-base imposta, passando para 6 anos e 5 meses ao ex-prefeito e 5 anos e 4 meses à ex-tesoureira.

No mês passado, fevereiro, foi noticiada a condenação deles em outra ação penal proposta pelo MPF em Caicó (nº 0000626-42.2009.4.05.8402). Naquele processo, a Justiça Federal em Caicó determinou mais de 4 anos de reclusão a cada um por desvio de verba do Programa Agente Jovem em Jucurutu. Já na presente ação penal nº 0000956-73.2008.4.05.8402, a acusação trata de desvio de recursos provenientes de convênio com o Ministério da Saúde, destinados ao desenvolvimento de ações de combate à dengue no município.

Fonte: Procuradoria da República no RN

Nova Cruz e Afonso Bezerra receberão vistoria da Defesa Civil Estadual


A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, subordinada a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) se prepara para vistoriar novos municípios na próxima semana.
O Coordenador Estadual do órgão, Tenente Coronel Josenildo Acioli, divulgou que estará na segunda feira, dia 21, no município de Nova Cruz e na sexta feira, dia 25, no município de Afonso Bezerra. As vistorias no município seguem o processo de estruturação do órgão que busca mapear todas as áreas de risco do Estado visando à realização de ações preventivas que visem se antecipar a situações de desastres, semelhantes ao que ocorreu em Jucurutu, em janeiro deste ano, quando a enchente provocada pelas chuvas acarretou em danos materiais e sociais para os moradores da região.

DNIT responsabiliza açudes clandestinos pelas recentes destruições de estradas potiguar


Em entrevista à Rádio Caicó AM, o chefe de engenharia do DNIT/RN, engenheiro José Antoniel Feitosa disse que as obras de recuperação do trecho da BR-226, destruída pelas chuvas caídas em Florânia, deve levar até no mínimo, uma semana. Este prazo vai depender, na opinião do engenheiro, se não continuar chovendo na região. Os serviços serão feitos pela empresa CLC Engenharia, responsável pela construção da estrada. Antoniel também confirmou que o DNIT providenciará, em um curto período de tempo, a construção de um desvio no local, para a liberação do trafego de veículos. 
O que pode ter ocasionado as últimas destruições de estradas, na avaliação do chefe de engenharia, são as constantes construções de açudes clandestinos, as margens das BRs, que quando transbordam, provocam graves destruições. E para isso, de acordo com José Antoniel, o DNIT vai acionar os órgãos responsáveis pela fiscalização, que não vem agindo para evitar com que estas construções sejam feitas. Além do trecho entre as cidades de Florânia e Jucurutu, nos últimos dias o trecho asfáltico próximo a Campo Grande, na região Oeste também foi destruído pelas fortes águas.

Ruptura de adutora na BR 226 pode deixar população de cidades do Seridó sem água


Não foi apenas a BR-226 que sentiu os estragos provocados pelas chuvas caídas no final da tarde desta terça-feira (15) em Florânia. As águas também destruíram uma parte da adutora que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para as cidades de Florânia, Tenente Laurentino, São Vicente, Cerro Cora, dentre outras. Se o problema não for rapidamente consertado pela CAERN, estes municípios poderão sofrer com falta dágua nos próximos dias. O alerta foi feito pelo prefeito Sinval Salomão (PTB), em entrevista ao Panorama Seridó (Rádio Caicó AM), nesta quarta-feira (16).
"A adutora sempre passou pelo lado da BR, mas nessa parte ela passava por dentro do subsolo que dá sustentação a BR, então a água também levou o cano da adutora. A ligação está cortada", disse. De acordo com Sinval Salomão, a água que existe armazenada na maioria das casas de Florânia, não deve ser suficiente para abastecer a cidades, pelos próximos três dias. "Antigamente o povo tinha cisterna e armazenava água. Hoje em dia, com a adutora, as pessoas deixaram de se preocupar com o armazenamento dágua e no máximo em três dias, a água de Florânia já não dê mais para suprir a demanda. Por isso que já estamos orientando todos a economizar água", informou.