Escolhido o sucessor do engenheiro Jáder Torres na direção geral do Departamento de Estradas e Rodagens. O indicado é Gleidson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia e filho do ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia.
A escolha de Gleidson confirma o fechamento da aliança de João Maia com o vice-governador Iberê Ferreira, que será candidato a governador pelo PSB. panorama politico
segunda-feira, janeiro 11, 2010
João câmara sofre abalo sísmico
Na tarde desse sábado (09), a população de João câmara e pega de surpresa por um abalo sísmico, fazendo com que alguns moradores saíssem de suas residências, amedrontados com o tremo de terra, o abalo aconteceu às 15h10min, e foi sentido em toda região do mato grande, e chegado até a zona norte de Natal, com isso chamo atenção de toda a impressa do estado, que fizeram matérias falado do acontecido, e lembrado que João câmara foi uma das cidades brasileiras que teve o maior abalo sísmico do pais, no ano de 1986 chegado até 5.3 na escala ritcher, o abalo desse sábado segundo sismógrafos do setor de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte chego a 3.0 na escala. Da Redação: Baixaverde.com
Lula sanciona lei de assistência técnica e extensão rural
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (11) a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Ela é voltada à agricultura familiar, a assentados de reforma agrária, aos povos indígenas e aos remanescentes de quilombos, entre outros, e servirá para assessorar as diversas fases das atividades econômicas, de forma a aumentar a produção e a qualidade das atividades e serviços agropecuários, não agropecuários e agroextrativistas. A lei também cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
A lei permite que empresas públicas contratem assistência técnica sem licitação, desde os prestadores de serviço sejam pré-qualificadas, explicou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. “Essas empresas só vão receber do governo depois que os agricultores atestarem ter recebido um serviço de qualidade”, disse ele, durante a cerimônia de assinatura da lei, que contou com a presença de Lula.
O governo tem agora 30 dias para editar decreto regulamentando a lei. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é que já seja possível trabalhar amparado nas novas regras a partir de fevereiro ou março.
O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica Extensão Rural (Asbraer), José Silva, comemorou a sanção da lei. Lembrou também que na década de 1990 esse serviço foi sucateado, o que levou a agricultura a passar por dificuldades.
O orçamento para a área de assistência técnica e extensão rural passou de R$ 42 milhões, em 2003, para R$ 482 milhões em 2009. Neste não, a lei orçamentária destinou R$ 626 milhões para a área. O número de agricultores e assentados da reforma agrária atendidas por intermédio de programas de extensão rural passou de 291 mil famílias, em 2003, para 2,3 milhões, em 2009.
Rosalba é acusação de improbidade
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que é candidata ao Governo do Rio Grande do Norte, está sendo acusada de improbidade administrativa, durante o período em que foi prefeita da cidade de Mossoró.
O procurador da República Fernando Rocha, que atua na jurisdição de Mossoró, ingressou com uma ação cível contra a parlamentar. Ela é acusada de superfaturamento na compra de ambulâncias.
A ação foi impetrada na Justiça Federal no último dia 18 de dezembro. O procurador estava entrando em uma reunião e disse que não haveria tempo para dar mais detalhes sobre o assunto.
Rosalba Ciarlini administrou a cidade de Mossoró por três mandatos e conseguiu eleger a sucessora, a atual prefeita Fafá Rosado.
Candidata declarada ao Governo do Estado, a senadora está no seu primeiro mandato no Congresso Nacional.
RN no 50 por 1
O Programa 50 por 1 da Rede Record veio ao estado e mostrou a culinária surpreendente, personagens incríveis, praias, aventura, maior micareta do mundo e o maior farol do Brasil.Para abrir a terceira temporada. Entre os destaques, Álvaro Garnero foi ao Restaurante Mangai e experimentou as delícias de Dona Párea, cuja especialidade é o pão de macaxeira na chapa. Já no ritmo do carnaval, o apresentador conheceu nosso Carnatal, a maior micareta do mundo onde aproveitou e subiu no trio elétrico de Claudia Leitte.
O programa também explorou as belezas naturais do Estado. Álvaro se aventurou em um passeio de buggy "com emoção" pelas dunas de Genipabu e andou de kite-surf pelas areias de São Miguel do Gostoso. Ainda no mesmo local, ele conheceu a lendária Urca do Tubarão, uma mistura de alambique e restaurante comandado por Edson, um inventor que gosta de declamar o poeta Augusto dos Anjos.
O apresentador também subiu os quase 300 degraus do Farol de Calcanhar, o maior do Brasil, e mergulhou nos parrachos (ou barreiras de coral que formam piscinas naturais) da praia de Maracajaú. "O Rio Grande do Norte, mais do que surpresas, sempre me traz alegrias", afirmou o apresentador Álvaro Garnero
Internautas do DN relatam suas experiências após tremor
Logos após ser noticiado pelo DN Online o tremor que abalou algumas regiões de Natal, do interior e de mais três estados do Nordeste, chegaram inúmeros comentários de leitores do DN relatando suas experiências após o abalo, que segundo especialistas atingiu 3,8 graus na escala Richter.
Ricardo, residente no bairro de Candelária relatou que sentiu tudo tremendo, móveis e janelas batiam com muita intensidade, além de ter ouvido um barulho muito alto.
Arimatea, morador do município de São Vicente a 200 km de Natal, disse que estava deitado em uma rede, vendo TV, quando sentiu um solavanco como se a parede tivesse balançando “Só entendi o que estava acontecendo quando vi a notícia na TV de que tinha havido um abalo sísmico”, disse.
“Chegou até aqui em Pernambuco. Recife, Caruaru, São Caetano...”, disse outro internauta residente no estado, também atingido pelo tremor.
Ciro, residente em parnamirim, disse que estava estudando quando o som começou. “Fazendo uma analogia, parecia um caminhão carregado de areia molhada passando na sua frente, aquela zoada ensurdecedora "Bôôôôôôôôô" por um período de tempo que infelizmente não tinha como calcular, conjuntamente, peças da casa leves começaram a tremer, só vim a perceber que era um tremor justamente pela falta do caminhão e pela cara do meu irmão de inacreditável!! Concluiu.
IFRN abre vagas para curso de Tecnologia em Gestão Pública
Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte divulgou hoje (11) um edital abrindo inscrições para o Processo Seletivo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2010.
São 12 vagas oferecidas, turno da noite, e a seleção se dará exclusivamente pelo uso do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009.
A inscrição do candidato será feita pela internet, por meio do site do IFRN, www.ifrn.edu.br, entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro. Para a inscrição, será obrigatória a informação do número de inscrição do Enem 2009.
O resultado do Processo Seletivo será divulgado até o dia 19 de fevereiro de 2010. O candidato classificado dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverá se matricular na Diretoria Acadêmica responsável pelo curso, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2010.
Assaltantes de Banco presos em São Tomé
Foram presos domingo no município de São Tomè dois acusados de assaltar a agência do Banco do Brasil na cidade de Cerro Corá na última quinta-feira neste A polícia prendeu neste domingo (10), Edson Adriano da Silva, 21 anos, e Gutemberg Farias da silva, 31 anos, acusados de assaltar a agência do Banco do Bradesco da cidade de Cerro Corá, na última quinta-feira (7). Edson Adriano da Silva de 21 anos e Gutemberg Farias da silva de 31, serão encaminhados para o sistema prisional, segundo a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).
Prefeito de Angicos, começa a exonerar apadrinhados do ex-Prefeito Jaime Batista.
O prefeito da cidade de Angicos, o peemedebista Clemenceau Alves, que assumiu o comando da prefeitura coma morte do prefeito Jaime Batista, começou a substituir os ocupantes de cargos apadrinhados pelo prefeito falecido.
Na última quinta-feira foram exonerados de uma canetada só, 10 ocupantes de cargos comissionados do terceiro escalão.
Circulam informações nos meios políticos e administrativos da cidade, que novos ocupantes de cargos comissionados serão atingidos. BLOG DE LAGES
Prefeita Luciana recepcionou Lauro e Wilma
A governadora Wilma de Faria e seu filho, Lauro Maia, estiveram no último domingo na abertura oficial do “Verão Total” em Touros, onde prestigiaram o show do cantor Ricardo Chaves. Até o carnaval, será realizada uma série de shows no litoral do Estado com cantores e bandas de renome nacional. Em Touros a governadora e Lauro Maia foram recepcionados pela prefeita Luciana Farias e o esposo Marcos Farias. O advogado Lauro Maia, pré-candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa, terá o apoio da prefeita Luciana na cidade de Touros.
Nova Cruz entra 2010 em crise
A Prefeitura de Nova Cruz entrou 2010 em crise. O valor do repasse do FPM, neste início de janeiro, para os cofres do município, no valor de R$ 402 mil reais, foi subtraído na mesma quantidade pelo Governo Federal e a Prefeitura de Nova Cruz ficou sem nada.
Dia 8 de janeiro entrou R$ 402.057,64 e saiu R$ 402.057,64. Deixando saldo em R$ 0,00.
Em janeiro de 2009, época em que Flávio Azevedo acabara de assumir o cargo de Prefeito Municipal, entrou R$ 498 mil reais, e foi debitado somente R$ 331 mil, deixando um saldo para o município no valor de R$ 157 mil reais.
Em janeiro de 2008, quando no comando do município estava o Prefeito Cid Arruda, o valor recebido no início do ano foi de mais de R$ 517 mil reais, e debitado somente R$ 275 mil; deixando para a Prefeitura de Nova Cruz mais de R$ 242 mil reais de saldo. Resumindo. Início de 2008 o saldo da primeira parcela do FPM foi de R$ 242 mil; em 2009 caiu para R$ 157 mil e em 2010 para R$ 0,00.
Esta queda brusca vai causar problemas financeiros, neste inicio do ano, para o município como atraso nos pagamentos de funcionários e fornecedores. Gazeta Nova Cruz
Obras em fase de conclusão em Poço Branco
O município de poço branco está concluindo três obras importante para o município. Usando recursos próprios a Prefeitura Municipal estendeu a capacidade do Cemitério Público Municipal. Esta realização só foi possível porque o terreno utilizado foi cedido à prefeitura, sem qualquer ônus, por um comerciante da cidade. A prefeitura também está tocando as obras de um Laboratório de Análises Clínicas (na Maternidade Virginia de Carvalho) e concluiu mais uma etapa do calçamento da Avenida Nóbrega Machado. informações do Blog de Poço Branco
quinta-feira, janeiro 07, 2010
Rede de educação profissional irá contratar cinco mil professores
Foi autorizada a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos, para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2010, todos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia promoverão concursos públicos.
As vagas autorizadas serão distribuídas entre as instituições federais de educação profissional em todo País, e os salários variam de R$ 1,5 até 6,5 mil. Os editais serão lançados este mês. A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União do dia 31 de dezembro de 2009.
A demanda por novos professores e técnicos administrativos veio com a expansão da rede federal, iniciativa que entregou 102 novas escolas em 2009. Para os docentes, são 5 mil vagas e salários com piso de R$ 2,8 mil para profissionais com graduação e teto de 6,5 mil para doutores com dedicação exclusiva. Já para técnicos, são 3,9 mil vagas e remuneração média de 1,5 mil.
A contratação de servidores indica o aumento dos investimentos em educação profissional. “Com esses 8,9 mil novos profissionais, injetaremos R$ 300 milhões anuais no setor” destacou Alexandre Vidor, coordenador-geral de orçamento e gestão da rede federal. Outras 8,8 mil vagas para concursos públicos da rede devem ser autorizadas até o fim do ano. Os cargos foram criados pelo Congresso Nacional para garantir a expansão da rede. A política permitiu outras 11,2 mil contratações desde 2006.
Crescimento – O número de professores e técnicos administrativos não foi o único a aumentar com a política de expansão. Antes da iniciativa, o País contava com 140 escolas federais de educação profissional. Hoje, são 236 escolas em funcionamento, e esse total deve chegar a 380 até o fim deste ano. No mesmo período, o total de alunos subirá dos atuais 215 mil para 500 mil.
Brasil é 38º em ranking de qualidade de vida
O Brasil é o 38º país do mundo em qualidade de vida, segundo um ranking com quase 200 países publicado pela revista americana International Living.
A liderança do ranking, que leva em consideração nove itens - custo de vida, cultura e lazer, economia, ambiente, liberdade, saúde, infraestrutura, segurança e risco e clima - ficou com a França, pelo quinto ano consecutivo.
O Brasil subiu da 43ª posição no ranking de 2009 para a 38ª neste ano. Em 2008, o país havia ficado na 39ª posição.
As melhores avaliações do Brasil ficaram nos quesitos liberdade (83 pontos de 100 possíveis), risco e segurança (83) e clima (82). Os itens mais mal avaliados foram lazer e cultura (58 pontos de 100 possíveis) e infraestrutura (59).
Apesar disso, entre o ranking do ano passado e o deste ano, as notas para infraestrutura passaram de 47 para 59, enquanto a avaliação para a economia foi de 45 para 65.
São Gonçalo do Amarante
A subcoordenadoria de combate as endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante divulgou um balanço das ações realizadas em 2009. O levantamento aponta uma redução das notificações dos casos da dengue. Segundo o órgão, o número notificações caiu de 935 em 2008 para 62 em 2009.
De acordo com os números, a atuação das equipes atingiu mais de 144 mil residências em 2009, o dobro dos domicílios visitados em 2008. Esse reforço no combate ao mosquito Aedes aegipty refletiu na quantidade de focos encontrados, de acordo com a subcoordenadoria. Em 2008 foram erradicados 572 focos, enquanto que em 2009 esse dado saltou para 1.074 focos debelados. Diario de Natal
Homem chega ao RN após ser baleado na cabeça no CE
Um homem identificado como José Valdenir Moreira Gomes, de 43 anos, deu entrada nesta quarta-feira, por volta das 15, no hospital regional de Apodi com uma bala alojada na cabeça.
O fato chamou a atenção dos policiais de Apodi, ue foram até o local colher informações. Segundo José, ele e um amigo estavam em um bar, no sítio Sessenta, na zona rural de Limoeiro do Norte-CE, quando se iniciou um briga com outra pessoa que estava no bar.
"Esta pessoa teria sacado uma arma e efetuado vários disparos contra eles, sendo que seu amigo morreu no local e ele foi atingido com um tiro na cabeça", contou um policial da cidade de Apodi. José Valdenir disse que após os disparos correu para o mato e veio correndo do Ceará até o sítio do Góis, onde reside. O fato teria ocorrido no sábado e ele só apareceu hoje.
A policia militar de Apodi comunicou que vai entrar em contato com a delegacia em Limoeiro do Norte-CE para esclarecer esses fatos. dn online
ABC goleia em primeiro jogo-treino
Diante de um público surpreendentemente bom após o fiasco da temporada 2009, estimado em mais de 500 torcedores, o ABC goleou o time da Asseplan na tarde desta quarta, feriado de Reis em Natal, em seu primeiro jogo-treino visando o estadual 2010.
O time natalense venceu a partida por 4 a 0, com gols de João Paulo (2), Wesley (contra) e Paulinho. A equipe alvinegra começou jogando com Wellington; Paulinho, Renê, Alexandre e Delano; Sorato, Deivid, Gabriel e Wlademir; João Paulo e Carlinhos.
Dos novos contratados, só iniciaram a partida Alexandre, Deivid e Carlinhos, este bastante elogiado pelo presidente Rubens Guilherme Dantas, que assistiu tudo das arquibancadas. "É um jogador que tem a cara do ABC e que será xodó dessa torcida, pode escrever", afiançou.
Na segunda parte do jogo, o técnico Didi Duarte fez várias modificações para observar o elenco e ficou notado que o time ainda sente o desgaste do ritmo forte da pré-temporada. Dos gols, três foram marcados no primeiro tempo e apenas um no segundo.
Pelo lado do Asseplan, o lateral Everton, de 20 anos e que já foi jogador do São Gonçalo chamou atenção, mas já foi contratado pelo Alecrim. "É um atleta amigo meu, que esteve comigo no São Gonçalo anos atrás. É um bom jogador, que futuramente poderá vestir a camisa do ABC, pois agora ele já foi contratado pelo Alecrim", afirmou o vice-presidente do ABC, Poti Cavalcanti.
O ABC volta a campo agora no sábado, para enfrentar a seleção de Elói de Souza. O jogo será às 16h. A estreia no estadual acontece dia 24 de janeiro, diante do Corinthians de Caicó. Dn online
América bate seleção de Elói de Souza
Após 22 dias de treinamentos físicos, o América fez seu primeiro jogo-treino preparatório para o estadual 2010. Jogando em Elói de Souza, o time de Paulo Moroni bateu o selecionado local pelo placar de 3 a 0. Um dos gols foi do estreante Deivid, o outro foi marcado pelo zagueiro Adalberto e o terceiro pelo também estreante Diogo, que veio do futebol alemão.
O garoto Deivid, de apenas 18 anos e que é cria do clube, foi considerado um dos destaques do time. Aliás, o jovem valor vem se destacando também nos treinamentos no CT Abílio Medeiros. Na partida de hoje, ele entrou no segundo tempo e deixou sua marca. A baixa foi o também meia Leandro Sena.
O atleta veterano treinou ao longo da semana no CT aprimorando a parte física e seria observado durante o jogo-treino com possibilidade de ser novamente contratado pelo alvirrubro. No entanto, momentos antes da partida em Elói de Souza ele foi sacado da relação.
"Fui impedido de jogar o amistoso pelo América na tarde de hoje. Pela história no clube, merecia mais respeito. Aos torcedores, obrigado!", disse ele em seu Twitter. Sena deve viajar para o Rio de Janeiro, onde pode acertar seu ingresso no Americano de Campos.
Depois do teste de hoje, o rubro volta a campo no sábado, quando enfrenta, às 8h30, no CT Abílio Medeiros, a seleção do bairro Planalto. Dn online
Potiguar é o melhor entre os brasileiros no Dakar
Mais um dia de superação. Ontem, a caravana do Dakar deixou Copiapó e seguiu até Antofagasta, em um percurso de 670 km. Após a quinta etapa do Rally Dakar, ontem, o piloto Tiago Fantozzi (ALE/Governo do Rio Grande do Norte/Locaweb) ficou em 18º lugar com o tempo de 06:39:55, 00:47:15 de diferença para o primeiro colocado. Na classificação geral extra-oficial divulgada pelo site do Dakar, Fantozzi aparece em 20º, sendo o melhor brasileiro entre as motos. O Dakar 2010 teve largada no dia primeiro de janeiro em Buenos Aires, onde terminará no dia 17. O espanhol Marc Coma foi o quarto piloto a vencer uma especial de velocidade no Dakar esse ano.
O único piloto que representa o Rio Grande do Norte no maior rally de velocidade do mundo (Dakar), Tiago Fantozzi, pode ser acompanhado mesmo que de longe pelos internautas que admiram o esporte através do microblog Twitter no endereço twitter.com/equipeale. A atualização com todas as informações do que acontece no dia a dia da prova, com 17 dias de duração, é feita pelaprópria namorada do piloto, Naya Alencar. Ela irá acompanhar o dia a dia da equipe e os bastidores da prova, que recebe pilotos de carro, moto e quadriciclo de várias partes do mundo. No Twitter da equipe, ontem, Fantozzi disse: ""A maior dificuldade foi na parte física, areia é muito fofa. Venho bem e estou feliz com a classificação". Dn online
Multinacional recruta candidatos no RN
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está recrutando candidatos para o Programa de Estágio da Schneider Electric Brasil, multinacional líder em gerenciamento de energia elétrica. Para o estado de São Paulo, há 37 vagas divididas pelas unidades da empresa na Capital, em Guararema, em Sumaré e em Ribeirão Preto. Há ainda 12 vagas para as unidades de Curitiba (PR), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Joinville (SC).
As inscrições vão até o dia 17 de janeiro pelo site www.ciee.org.br. Podem se candidatar estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Logística, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Pedagogia, Comércio Exterior e Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Eletrotécnica e Produção). Os candidatos devem concluir o curso entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011, além de ter conhecimento do idioma inglês do nível intermediário ao avançado.
A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 1.300 para estudantes do penúltimo ano e de R$ 1.410 para os do último ano do curso, para jornada de 6 horas em dias úteis, além de alimentação no local ou vale-refeição, vale-transporte, ônibus fretado e/ou estacionamento, assistência médica e odontológica estendida aos dependentes legais (filhos e cônjuges) e seguro de vida em grupo.
O processo seletivo é composto por testes de raciocínio lógico, inglês e dinâmicas de grupo realizados nas unidades do CIEE. Passada essa fase, os pré-aprovados serão convocados para entrevista pessoal com gestores da Schneider.
Assinar:
Postagens (Atom)





