quarta-feira, abril 28, 2010

Governo anuncia início das obras dos centros profissionalizantes no RN


O governador Iberê Ferreira de Souza anuncia para junho o início das obras dos 10 centros de ensino profissionalizantes que serão implantados no Rio Grande do Norte numa ação conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O anúncio foi feito logo após a audiência que o governador teve com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta terça-feira (27) em Brasília. Os 10 centros vão totalizar investimentos da ordem de R$ 55 milhões, recursos dos governos do Estado e Federal.


Na audiência ficou acertada ainda a atuação conjunta entre os dois governos para agilizar a ampliação de 82 escolas de ensino médio no RN. Esta ação vai demandar investimentos de R$ 115 milhões, a serem partilhados entre Estado e União. Para isso, técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEEC) e da Infra-estrutura (SIN) se somarão aos técnicos do Ministério da Educação, em Brasília, para dar início aos trâmites que definirão o cronograma das obras.

Tanto a implantação dos centros de ensino profissionalizantes quanto as ampliações das 82 escolas estaduais são projetos que constam do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, mas em parceria com os estados. “O Rio Grande do Norte e o Paraná, foram os dois estados brasileiros que mais agilizaram as ações do programa Brasil Profissionalizado”, ressaltou o ministro Haddad.

Acompanhado do secretário de Educação Otávio Augusto Tavares, o governador Iberê Ferreira de Souza, destacou que “assim como o combate às drogas e à violência, a educação será prioridade nosso governo”.

Os 10 centros profissionalizantes serão implantados em Mossoró, Alto do Rodrigues, cuja licitação para as obras já está para ser aberta, Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. As escolas profissionalizantes serão dotadas de toda infra-estrutura necessária para o aprendizado teórico e prático de segmentos profissionais como computação, mecânica e informática. A previsão é de que até o final do ano todas elas estejam concluídas.

Ainda em Brasília, Iberê teve encontro, também, no início da tarde com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, a quem pleiteou a liberação de recursos para diversas áreas do Rio Grande do Norte.

Cantor José Augusto está confirmado para o dia 09 em Caicó

O Sesc vai presentear as mães do Seridó. Foi confirmado para o domingo, dia 09 de maio show musical com o renomado cantor José Augusto, intérprete de vários sucessos, como Agüenta Coração, Sábado, Fui Eu, De que vale ter tudo na vida, Sonho por sonho, Tudo deu em nada e tantos outros. O show será na concha acústica do Sesc Seridó, no bairro Boa Passagem. Por lá já passaram grandes atrações como Geraldo Azevedo, Pholhas, Fevers e outros. O primeiro lote de ingressos será vendido no inicio da próxima semana. Vai faltar chão. Informações: (84) 9108-6550/ 3421-2337.

Timbaúba dos Batistas

Em uma conversa ao Blog de Marcos Dantas, o prefeito de Timbaúba dos Batistas Ivanildinho Albuquerque, explicou como seu trabalho lhe rendeu em 2009 o título de prefeito empreendedor do Sebrae e que este ano também ficou entre os 25 classificados do Estado.

"Ano passado o projeto foi voltado para a área do artesanato. Várias bordadeiras foram beneficiadas... Hoje em torno de 80% da nossa economia gira em torno do artesanato. Nós voltamos a apresentar o projeto esse ano, já com várias inovações e tivemos a oportunidade de ser selecionado entre os finalistas pelo Sebrae", disse.

Ivanildinho também lembrou o apoio do Governo do Estado para a conquista desse reconhecimento via uma instituição séria como o Sebrae. "Fiquei muito feliz de ser lembrado tanto por Iberê, como por Wilma, que deu destaque também a nossa gestão. O Governo do Estado chegou inclusive a dá o incentivo fiscal, reduzindo a alíquota do ICMS de 17% para 1%, o que garantiu hoje a revenda do nosso artesanato em várias lojas grandes como a Rio Center. Ela coloca hoje uma ala na loja da Prudente de Morais à disposição para vender bordado deTimbaúba dos Batistas", revelou.

Caicó

O prefeito Bibi Costa (PR) já anunciou que apoiará à reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o deputado federal João Maia (PR) e o retorno de Vivaldo Costa (PR) para a Assembleia Legislativa. Para o Senado, o prefeito de Caicó também votará na ex-governadora Wilma de Faria (PSB), a novidade será o "único voto", que Bibi planeja adotar nessa eleição. "Tenho pregado as pessoas que me escutam, o voto único e exclusivo para o Senado em Wilma. Um voto só. Tem a opção de votar em dois candidatos, mas vejam bem: Nessa hora que estamos trabalhando, Wilma está precisando do apoio, não só de Caicó, mas do Rio Grande do Norte para chegar ao Senado", justificou.

"Nós não podemos ficar sem Wilma. Ela é importante para o projeto de Caicó", argumentou. Bibi Costa adiantou em exclusividade ao Blog que caso veja a vitória garantida de Wilma através das pesquisas, aí escolherá o segundo nome. "Lá na frente, mais ou menos em setembro, a gente tendo a absoluta certeza através de pesquisas de institutos sérios, dizendo que Wilma é franca favorita, aí o segundo voto com certeza nós daremos a José Agripino. Nesse momento a gente prega apenas o voto de Wilma, como forma de garantir a presença dela no Senado", frisou.

Questionado como ele conciliará a sua posição política para o Governo, já que pela primeira vez estará em palanque separado do ex-governador Vivaldo Costa (PR), seu irmão, que votará na governadorável Rosalba Ciarlini (DEM). "Desde 1972 nós estamos na luta do Papa Jerimum. De lá para cá todos os candidatos de Vivaldo foram os meus. Mas, é chegada a hora, por exemplo, nessa campanha que ele tomou uma posição diferente e nós somos gratos a quem veio para nossa campanha", explicou.

Indagado se vai se empenhar para a vitória do governador dentro de Caicó, Bibi Costa não titubeou: "Com certeza. Lutaremos com todos. Não é só o general que vai para a luta. São todos. Tenho conclamado os amigos, as lideranças de bairros, conselhos comunitários, pessoas que gostam do nosso trabalho... E até hoje, graças a Deus não ouvir um não. A gente sabe quem procurar, sabe as pessoas certas e essas pessoas sabem para que a gente continue com os investimentos e obras em Caicó é importante a reeleição de Iberê", argumentou.

Marcos Dantas

São José do Mipibu

Foi inaugurado nesta segunda-feira no município de São José de Mipibu, o novo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Estiveram presentes autoridades do Governo do Estado, da Polícia Rodoviária Federal, do ministério público, e do município de São José de Mipibu.

O recurso financeiro utilizado na execução do novo posto da PRF, foi proveniente de uma emenda orçamentária do deputadoo federal Fábio Faria, com articulação do deputado estadual Antonio Jácome.

Terminado o ato solene, as autoridades visitaram as instalações do novo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Blog do Adalto

Luis Gomes

Um jacaré de aproximadamente 30kg, foi capturado na noite da última quinta-feira(22), nas proximidades do sítio Amanço, localidade que fica na zona urbana do município de Luís Gomes.

De acordo com o adolescente, que prefere não ter seu nome divulgado, o réptil foi visto por volta das 22h30, momento em que ele voltava da escola.

Ainda de acordo com o estudante, o animal foi pego e preso no tronco de uma árvore com uma corda.

As chuvas voltaram a cair no Seridó

A cidade de Jucurutu teve registros nas comunidades Lagoa (52 mm) e Riacho de Santana (35 mm). Timbaúba dos Batistas registrou 60 milímetros na zona urbana.

Na zona rural de Serra Negra do Norte as chuvas banharam as comunidades Arapuá (50 mm), Alecrim e Barra da Maniçoba, estas últimas com 42 milímetros. Caicó registrou 26 milímetros na área da Brasilgás, no bairro Paraíba, e 25 milímetros no sítio Logradouro.

Os municípios de Jardim de Piranhas e São Fernando registraram as maiores precipitações pluviométricas desta segunda-feira. Inclusive, a zona rural jardinenses recebeu a maior chuva: 108 milímetros no sítio Logradouro. E ainda nos sítios Angicos (90 mm), Amparo (60 mm) e Fechado (45 mm). O escritório da Emater naquela cidade registrou 72 milímetros. Em São Fernando, foram informadas chuvas nos sítios Cruz (102), Ramada (101) e Garcia (100). A zona urbana contabilizou 48 milímetros. Com esses índices, o açude público de São Fernando alcançou a lâmina de sangria.
Robson Pires

Defensoria pública faz mutirão na Ilha de Santana

A próxima ação da Defensoria Itinerante - projeto da Defensoria Pública do Geral do Estado - acontecerá amanhã em Caicó e, em função do calor, terá um horário diferenciado. Os atendimentos acontecerão no horário de 17h à meia noite, na Ilha de Santana, junto com o Justiça na Praça.

Com o objetivo de garantir a prestação de assistência jurídica, gratuita e de qualidade aos cidadãos necessitados dos mais diversos municípios do estado a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte implantou a Defensoria Itinerante. Segundo o Defensor Público Geral do Estado, Paulo Linhares, esta ação faz parte do processo de capilarização dos serviços da instituição que já atingiu os municípios de Macaíba e Nísia Floresta e chega na próxima quinta, 29, a Caicó.

A presença de Defensores Públicos, através da Defensoria Itinerante já aconteceu nos municípios de Macaíba e Nísia Flo-resta. Com esta ação está sendo possível atender as demandas existentes nas cidades do interior do estado. Além da orientação as pessoas, quando necessário, os defensores também já recolhem a documentação para que seja dada entrada na ação.

Bandidos provocaram terror na divisa do RN com á Paraíba

Cerca de 10 homens fortemente armados provocaram terror na tarde desta segunda nas proximidades da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, entre os municípios de Vista Serrana(PB) e Serra Negra do Norte(RN).

A quadrilha montou uma "blitz" por volta de meio-dia e fizeram reféns todas as pessoas que passavam pela estrada ocupando motos e carros. Foram levados para o matagal a 200 metros da estrada, cerca de 50 pessoas, 20 carros e 10 motos.

As vítimas eram abordadas por dois bandidos que portavam espingardas calibre 12.Eram levadas para uma revista de outro bandido e em seguida conduzidas para um cativeiro onde ficavam sob a mira de armas de fogo de diferentes calibres de outros integrantes do bando.

O arquiteto Nei Douglas Dantas e o comerciante da empresa Madesel, Lúcio Bezerra Dantas, se deslocavam de Vista Serrana para Caicó. Os ladrões levaram de Lúcio, uma Saveiro Preta, de placas MYW - 2455/Caicó(RN).

No momento da abordagem aos dois caicoenses que estavam no mesmo carro, os bandidos gritaram:"É esse que vamos queimar", se relacionando a Nei Douglas. Eles perguntaram o nome do arquiteto que se identificou. Os bandidos não acreditaram e ordenaram que o mesmo entregasse um documento de identidade. Após o arquiteto mostrar a carteira de identidade, teve a certeza que não era quem eles estavam procurando, após atingir a vítima com uma coronhada de arma de fogo. Os bandidos pegaram celulares, dinheiro, jóias e objetos das vítimas, liberaram todos e fugiram em dois carros, um deles uma Saveiro pertencente ao comerciante.

Disseram a Lúcio Bezerra que o carro dele seria abandonado após a realização de uma "parada". A conversa entre o grupo girava em torno da execução de uma pessoa da região com muitos tiros. Até o momento a polícia não localizou os bandidos e o clima é de preocupação na região.

terça-feira, abril 27, 2010

Fabio Faria
"Há muito mesmo a ser feito para garantir o direito de ir e vir dos portadores de deficiência..!

COPA DO MUNDO 2010

Portugal



Portugal protagonizou a maior virada da história das Copas: depois de começar perdendo por 3 a 0 para a Coreia do Norte, nas quartas de final da Copa de 1966, conseguiu vencer por 5 a 3. Apenas mais uma vez uma seleção levou 3 a 0 e virou: foi a Áustria, que bateu a anfitriã Suíça por 7 a 5 em 1954.

Nas duas grandes campanhas que Portugal fez em Copas (terceiro lugar em 1966 e quarto lugar em 2006), a seleção era comandada por técnicos brasileiros. Otto Glória era o treinador na Copa da Inglaterra, e Luiz Felipe Scolari, na da Alemanha. Em suas outras duas participações em Copas, em 1986 e 2002, quando caiu na primeira fase, Portugal tinha como técnicos os lusitanos José Torres e António Oliveira, respectivamente.

Eusébio, maior jogador da história do futebol português, é nascido em Moçambique (antiga colônia portuguesa na África, país independente desde 1975).

"Pela classificação sofrida, acho que Portugal vai tentar fazer um bom papel na Copa e não deixar que todo esse esforço tenha sido em vão. O povo português quer muito um título e essa cobrança só vai acabar quando isso acontecer. Portugal tem uma grande equipe, mas, na minha opinião, dependerá muito da inspiração do Cristiano Ronaldo. Se ele estiver num bom momento até lá, acho que eles poderão pensar em algo a mais na competição. A entrada do Liedson aumentou demais o poder de fogo da equipe deles. É uma atacante muito rápido, que se movimenta bem e tem grande prestígio aqui em Portugal. No Benfica, Fábio Coentrão foi um dos convocados para o último jogo, mas costumam ir também César Peixoto e Nuno Gomes. Se eles estiverem confirmados na convocação final, torcerei para que tenham uma boa participação. Mas só se isso não atrasar o lado do Brasil, já que estou trabalhando para garantir minha presença na competição."

Ramires, meia do Benfica e da seleção brasileira

O CRAQUE
NOME: Cristiano Ronaldo
IDADE: 25 Anos
POSIÇÃO: Atacante
EQUIPE: Real Madri

Moradias do campo poderão ser reformadas com recursos do Minha Casa, Minha Vida


Famílias com renda anual entre R$ 10 mil e R$ 55,8 mil, habitantes de áreas rurais, sejam agricultores familiares ou trabalhadores rurais, podem contar com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para reformar ou construir seus imóveis.

O PNHR, que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, disponibiliza R$ 500 milhões para beneficiar trabalhadores rurais com renda bruta familiar anual de até R$ 10 mil (no Grupo 1), até R$ 22 mil (Grupo 2) e até R$ 55,8 mil (Grupo 3). Para famílias com renda anual de até R$ 10 mil, o programa continua voltado para a construção de novas unidades. Muitas famílias nessa faixa de renda já possuem
imóveis, moram no campo em decorrência da atividade produtiva e precisam melhorar a moradia por questões de segurança e saúde.

Os agricultores e trabalhadores rurais devem apresentar à Caixa Econômica Federal, às instituições inanceiras ou agentes financeiros do Sistema Financeiro da Habitação, comprovação de renda formal ou
informal, que permita atestar o enquadramento nos grupos definidos. A regulamentação do PNHR está
na Portaria Interministerial 181, publicada em 22 de abril no Diário Oficial da União.

Prefeito Empreendedor

Em solenidade que teve início ao meio-dia de ontem, no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa, em Natal. 25 prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte foram selecionados pela comissão julgadora e são finalistas do 6º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor "Governador Cortez Pereira", concorrendo na categoria principal de melhor projeto e também como destaques temáticos nas áreas: Compras Governamentais, Desburocratização, Educação Empreendedora e Inovação, Médios e Grandes Municípios, Formalização de Empreendimentos e Implantação da Lei Geral.

Veja os Prefeitos finalistas, Areia Branca, Assú, Baraúna, Caicó, Campo Grande, Ceará-Mirim, Florânia, Ielmo Marinho, Janduís, Jucurutu, Lagoa Nova, Luis Gomes, Major Sales, Messias Targino, Mossoró, Olho D'água do Borges, Santana do Matos, São Paulo do Potengi, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Vera Cruz.

Eles obtiveram pelo menos a metade da pontuação total máxima e, por isso, serão contemplados com o Selo Prefeito Empreendedor - Finalista Estadual.

A iniciativa do Sebrae/RN visa reconhecer e valorizar os gestores públicos municipais que realizaram as soluções mais inovadoras para estímulo ao fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPE) no Rio Grande do Norte e, especialmente, em seus municípios.

De acordo com o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto, um dos aspectos positivos da premiação é que os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. "O prêmio incentiva também outros gestores públicos a desenvolver ações semelhantes para o fortalecimento dos pequenos negócios. Além disso, é uma oportunidade de ampliar parcerias que futuramente levarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade local", disse.

Bolsa Familia

Vai até quarta-feira (28) o prazo para as prefeituras informarem a freqüência escolar dos cerca de 16,7 milhões de alunos atendidos pelo Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É o primeiro monitoramento de 2010.

Resultado parcial dos dados mostra que, até 20 de março, os municípios informaram a presença às aulas de 41% do total de crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos. As informações se referem aos meses de fevereiro e março e devem ser inseridas no sistema do Ministério da Educação. O acompanhamento parcial dos cerca de 1,3 milhão de adolescentes de 16 e 17 chegou a 32%.

Nova Cruz

Um funcionário de uma empresa, que preferiu não se identificar para não ser demitido, disse que está cansado de trabalhar na madrugada, trocar o dia pela noite, para descarregar mercadorias que chegam no estabelecimento sem nota fiscal. A rotina de caminhões, carros e carretas que abastecem algumas empresas do comércio nova-cruzense - sem nota fiscal - costuma acontecer na madrugada, para driblar a fiscalização dos fiscais da Secretaria de Tributação do Estado. Na Av. Assis Chateaubriand, principal de Nova Cruz, o fluxo de caminhões que circulam na madrugada têm aumentado e o barulho além de perceptivo já incomoda parte da população.

Os empresários que fazem destas as artimanhas para não pagarem impostos, cometendo crime de sonegação fiscal, geram uma concorrência desleal com quem paga imposto, e ainda explora o trabalho noturno dos funcionários. Muitas vezes estes trabalhadores são submetidos a uma carga horária de trabalho excessiva, e ainda não recebem hora extra pelo abusivo. “A sonegação é grande. É muita mercadoria sem nota fiscal e nada acontece”, disse o funcionário.

Em Nova Cruz a fiscalização para combater a sonegação só existe por parte do Governo do Estado, que fiscaliza a parte que compete ao estado. Por não existir fiscais federais, os impostos destinados a união federal não são fiscalizados com rigorosidade, deixando os empresários livres para sonegarem e transformar a cidade de Nova Cruz num verdadeiro paraíso da sonegação fiscal.

Gazeta do Agreste

Dr. Severiano

Confira as atrações da festa de emancipação política de Dr. Sereiano:


08/05 - Sirano e Sirino e Anízio Jr.


09/05 - Forró dos Plays e Arreios de Prata

10/05 - Toca do Vale e Cavalo de Aço

Campo Grande

Está tudo acertado para a implantação de uma grande marca têxtil que deverá gerar cerca de 120 empregos no município de Campo Grande. Neste final o empresário Marcondes conversou com o blog CG News e disse que está tomando as medidas executivas.

Nesta terça-feira as cinco primeiras mulheres campograndenses vão começar a capacitação para cooperarem na implantação da unidade.

Na quarta-feira, a partir das 19 horas, o empresário deverá se reunir com todas as interessadas para apresentação das condições de trabalho. A medida visa iniciar os procedimentos na perspectiva de implantação do pólo Campo Grande ainda no primeiro semestre de 2010. A chegada da franquia vem levantando muita expectativa na cidade uma vez que há uma demanda enorme de desempregados a procura de uma oportunidade como esta.
CG News

Pau dos Ferros


Na noite do último sábado (24), o prefeito de Pau dos Ferros, LEONARDO Rêgo, assinou a Ordem de Serviço para construção de uma quadra poliesportiva no Bairro São Benedito. O empreendimento está orçado em R$59.779,75 e será executado pela Construtora Collier Galvão.

O evento foi realizado na Praça da COHAB, e contou, também, com as presenças do Vice-prefeito, Fabrício Torquato, Secretários Municipais, Vereadores e uma expressiva participação popular.

Para a moradora Lizandra Medeiros, a construção dessa quadra será a realização do sonho de muitos pais que têm seus filhos residindo naquele bairro da cidade. “Esta é uma obra que esperamos há muitos anos e que, finalmente, temos a certeza que vai se concretizar”, afirmou.
Blog do Capote

Luiz Gomes


A Prefeitura de Luís Gomes entregou, na última sexta-feira (23), no “Sítio Arara”, a Unidade de Ensino VI Maria Umbelina.

O investimento – com recursos do Tesouro Municipal - foi superior a cem mil reais.

Para que a nova escola fosse construída, em local estratégico na comunidade, a Administração “Compromisso com o Futuro” recebeu a doação do terreno (vizinho à Capela), feita pelo cidadão Francisco Nivaldo.

A instituição funcionará com três turmas, sendo: 1 – Creche e Pré-escola; 2 – Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano) e 3 – EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Além do prefeito, Carlos José Fernandes (“Dedezinho”), e seu vice, Francisco Tadeu, participaram da solenidade os secretários municipais, vereadores, diretores escolares, estudantes da comunidade e adjacências e, ainda, um número considerável de populares.

Para abrilhantar o evento, foi realizada, à tarde, uma partida de futebol e, após o ato solene, houve festa com a cantora Gracinalda e Banda Impacto Musical.

Blog do Capote

Alto do Rodrigues


A Secretaria de Obras de Alto do Rodrigues embargou, na manhã desta sexta-feira (23), uma obra que estava sendo executada de maneira irregular num terreno público.

Segundo informações colhidas na secretaria, no mês de fevereiro último os responsáveis pela obra irregular haviam sido notificados por terem feito limpeza e terraplanagem do terreno. Hoje, com a insistência dos mesmos em construir numa propriedade pública, a obra foi embargada.

O terreno será usado para construção de casas populares para famílias carentes do município.

Fonte: Blog do Alto