A Penitenciária Federal em Mossoró está entre as quatro nacionais que serão dotadas de Pontos de Leitura. Também receberão livros Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), graças às doações feitas através do projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Os equipamentos necessários para montagem de uma mini-biblioteca chegaram ao presídio em agosto, de acordo com a chefe da divisão de reabilitação, a pedagoga Fernanda Monteiro.
“Estão havendo reuniões esta semana dos Ministérios da Educação e da Cultura para que tracem as estratégias de como serão colocadas em funcionamento”, explicou a pedagoga, antecipando que na penitenciária onde trabalha já existe um espaço que poderá abrigar a biblioteca, que possui computadores, mesas, DVDs, cadeiras, estantes e 1300 livros, dentre os quais encontram-se títulos de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil e enciclopédias.
Em Mossoró, o projeto beneficiará os 60 presos da instituição, seus servidores e ainda familiares. Segundo Fernanda Monteiro, a escolha das penitenciárias foi feita em Brasília, pelos Ministérios da Justiça e Cultura, mas as unidades estão participando ativamente do planejamento para o funcionamento das novas bibliotecas.
Ela destaca também a importância da leitura para os cárceres. “A leitura é um dos principais contatos que os presos têm com o mundo exterior. Se para nós ela já tem um grande valor, aqui dentro, para os presos a leitura é ressignificada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário