O sistema de abastecimento de água da cidade de Japi voltou a funcionar provisoriamente na tarde desta sexta-feira (28), quando a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu o trabalho de escoramento da adutora, utilizando estacas de madeira. O fornecimento foi suspenso no início da semana, por causa das fortes chuvas registradas nas proximidades da RN 092, que provocaram o rompimento da adutora (derivada da “Monsenhor Expedito”).
Segundo informações do chefe da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, Dídimo Oliveira Dantas, a Caern está trabalhando na construção das estacas de concreto para o escoramento definitivo dos 60 metros de extensão do trecho comprometido. Dídimo lembra que resultado do trabalho está associado ao tempo, porque com chuva é impossível executar serviços de concretagem das estacas.
A adutora que abastece Japi era enterrada, à margem da estrada onde um barreiro cheio de água transbordou, arrastando toda a areia que apoiava a tubulação de 150 milímetros em ferro fundido. Sem sustentação, a adutora precisa de ancoragem resistente para suportar o peso dos canos que transportam água tratada até a cidade de Japi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário