terça-feira, maio 03, 2011

Bin Laden morto em operação preparada ao milímetro

Foi neste complexo fortificado, avaliado em mais de um milhão de dólares, pouco mais de 675 mil euros, que foi abatido o inimigo público número um dos Estados Unidos.


Osama Bin Laden mandou construir a vivenda em 2005, em Abbotabad, uma estância de férias popular no noroeste do Paquistão, não muito longe da região de Caxemira.

Sem ligação telefónica ou à Internet, a residência tem muros com arame farpado de uma altura entre os três metros e meio e os cinco metros e meio e está equipada com portões de segurança e um local para queimar detritos.

A operação durou cerca de 45 minutos. Três helicópteros, que descolaram do Afeganistão, aterraram junto à residência com 25 membros das forças especiais norte-americanas. Bin Laden, o filho e mais dois homens e uma mulher foram mortos no decorrer da operação.

Em conferência de imprensa, o conselheiro de Barack Obama para as questões de segurança nacional e contraterrorismo, John Brennan, explicou que “houve uma troca de tiros com os militares que entraram pelas traseiras da casa. Se disparou alguns tiros, fracamente não sei. Mas quando analisamos a situação, estávamos perante Ben Laden, a viver num complexo de mais de um milhão de dólares, a viver numa área longe da linha da frente, a esconder-se atrás de mulheres de que se serviu como escudos humanos. Acho que prova a falsidade dos seus discursos ao longo dos anos.”

Depois do ataque coube às forças de segurança paquistanesas assumir o controlo da zona.



Uma mulher foi usada como escudo humano pelo líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, durante a ação que resultou na morte dele por forças americanas no Paquistão, na madrugada desta segunda-feira (2), afirmou o assessor do presidente Barack Obama, John Brennan.


"Havia uma mulher que estava na linha de fogo que foi usada como escudo humano para proteger Bin Laden dos ataques que se aproximavam", disse Brennan, um dos principais assessores da Casa Branca sobre segurança e ações antiterrorismo. Segundo ele, a mulher foi morta na operação.


A Casa Branca também informou que ainda não decidiu se vai liberar ou não algum registro fotográfico que comprove a morte de bin Laden.



Veículos de imprensa americanos afirmaram que o corpo do líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi 'enterrado' no mar nesta segunda-feira (2).


De acordo com o jornal 'New York Times ' e a agência de notícias Associated Press, o funeral seguiu o preceito americano de enterrar o corpo no mesmo dia da morte.


Ao mesmo tempo, divulgou a agência AP, as autoridades americanas justificaram o enterro no mar afirmando que seria difícil encontrar um país que aceitasse receber o corpo de um dos mais procurados líderes extremistas do mundo.

Nenhum comentário: