segunda-feira, janeiro 11, 2010

Assaltantes de Banco presos em São Tomé

Foram presos domingo no município de São Tomè dois acusados de assaltar a agência do Banco do Brasil na cidade de Cerro Corá na última quinta-feira neste A polícia prendeu neste domingo (10), Edson Adriano da Silva, 21 anos, e Gutemberg Farias da silva, 31 anos, acusados de assaltar a agência do Banco do Bradesco da cidade de Cerro Corá, na última quinta-feira (7).


Edson Adriano da Silva de 21 anos e Gutemberg Farias da silva de 31, serão encaminhados para o sistema prisional, segundo a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).

Prefeito de Angicos, começa a exonerar apadrinhados do ex-Prefeito Jaime Batista.

O prefeito da cidade de Angicos, o peemedebista Clemenceau Alves, que assumiu o comando da prefeitura coma morte do prefeito Jaime Batista, começou a substituir os ocupantes de cargos apadrinhados pelo prefeito falecido.


Na última quinta-feira foram exonerados de uma canetada só, 10 ocupantes de cargos comissionados do terceiro escalão.

Circulam informações nos meios políticos e administrativos da cidade, que novos ocupantes de cargos comissionados serão atingidos. BLOG DE LAGES

Prefeita Luciana recepcionou Lauro e Wilma

A governadora Wilma de Faria e seu filho, Lauro Maia, estiveram no último domingo na abertura oficial do “Verão Total” em Touros, onde prestigiaram o show do cantor Ricardo Chaves. Até o carnaval, será realizada uma série de shows no litoral do Estado com cantores e bandas de renome nacional. Em Touros a governadora e Lauro Maia foram recepcionados pela prefeita Luciana Farias e o esposo Marcos Farias. O advogado Lauro Maia, pré-candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa, terá o apoio da prefeita Luciana na cidade de Touros.

Nova Cruz entra 2010 em crise



A Prefeitura de Nova Cruz entrou 2010 em crise. O valor do repasse do FPM, neste início de janeiro, para os cofres do município, no valor de R$ 402 mil reais, foi subtraído na mesma quantidade pelo Governo Federal e a Prefeitura de Nova Cruz ficou sem nada.


Dia 8 de janeiro entrou R$ 402.057,64 e saiu R$ 402.057,64. Deixando saldo em R$ 0,00.

Em janeiro de 2009, época em que Flávio Azevedo acabara de assumir o cargo de Prefeito Municipal, entrou R$ 498 mil reais, e foi debitado somente R$ 331 mil, deixando um saldo para o município no valor de R$ 157 mil reais.

Em janeiro de 2008, quando no comando do município estava o Prefeito Cid Arruda, o valor recebido no início do ano foi de mais de R$ 517 mil reais, e debitado somente R$ 275 mil; deixando para a Prefeitura de Nova Cruz mais de R$ 242 mil reais de saldo. Resumindo. Início de 2008 o saldo da primeira parcela do FPM foi de R$ 242 mil; em 2009 caiu para R$ 157 mil e em 2010 para R$ 0,00.

Esta queda brusca vai causar problemas financeiros, neste inicio do ano, para o município como atraso nos pagamentos de funcionários e fornecedores. Gazeta Nova Cruz

Obras em fase de conclusão em Poço Branco





O município de poço branco está concluindo três obras importante para o município. Usando recursos próprios a Prefeitura Municipal estendeu a capacidade do Cemitério Público Municipal. Esta realização só foi possível porque o terreno utilizado foi cedido à prefeitura, sem qualquer ônus, por um comerciante da cidade. A prefeitura também está tocando as obras de um Laboratório de Análises Clínicas (na Maternidade Virginia de Carvalho) e concluiu mais uma etapa do calçamento da Avenida Nóbrega Machado. informações do Blog de Poço Branco


quinta-feira, janeiro 07, 2010

Rede de educação profissional irá contratar cinco mil professores

Foi autorizada a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos, para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2010, todos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia promoverão concursos públicos.


As vagas autorizadas serão distribuídas entre as instituições federais de educação profissional em todo País, e os salários variam de R$ 1,5 até 6,5 mil. Os editais serão lançados este mês. A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União do dia 31 de dezembro de 2009.

A demanda por novos professores e técnicos administrativos veio com a expansão da rede federal, iniciativa que entregou 102 novas escolas em 2009. Para os docentes, são 5 mil vagas e salários com piso de R$ 2,8 mil para profissionais com graduação e teto de 6,5 mil para doutores com dedicação exclusiva. Já para técnicos, são 3,9 mil vagas e remuneração média de 1,5 mil.

A contratação de servidores indica o aumento dos investimentos em educação profissional. “Com esses 8,9 mil novos profissionais, injetaremos R$ 300 milhões anuais no setor” destacou Alexandre Vidor, coordenador-geral de orçamento e gestão da rede federal. Outras 8,8 mil vagas para concursos públicos da rede devem ser autorizadas até o fim do ano. Os cargos foram criados pelo Congresso Nacional para garantir a expansão da rede. A política permitiu outras 11,2 mil contratações desde 2006.

Crescimento – O número de professores e técnicos administrativos não foi o único a aumentar com a política de expansão. Antes da iniciativa, o País contava com 140 escolas federais de educação profissional. Hoje, são 236 escolas em funcionamento, e esse total deve chegar a 380 até o fim deste ano. No mesmo período, o total de alunos subirá dos atuais 215 mil para 500 mil.

Brasil é 38º em ranking de qualidade de vida

O Brasil é o 38º país do mundo em qualidade de vida, segundo um ranking com quase 200 países publicado pela revista americana International Living.


A liderança do ranking, que leva em consideração nove itens - custo de vida, cultura e lazer, economia, ambiente, liberdade, saúde, infraestrutura, segurança e risco e clima - ficou com a França, pelo quinto ano consecutivo.

O Brasil subiu da 43ª posição no ranking de 2009 para a 38ª neste ano. Em 2008, o país havia ficado na 39ª posição.

As melhores avaliações do Brasil ficaram nos quesitos liberdade (83 pontos de 100 possíveis), risco e segurança (83) e clima (82). Os itens mais mal avaliados foram lazer e cultura (58 pontos de 100 possíveis) e infraestrutura (59).

Apesar disso, entre o ranking do ano passado e o deste ano, as notas para infraestrutura passaram de 47 para 59, enquanto a avaliação para a economia foi de 45 para 65.



São Gonçalo do Amarante

A subcoordenadoria de combate as endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante divulgou um balanço das ações realizadas em 2009. O levantamento aponta uma redução das notificações dos casos da dengue. Segundo o órgão, o número notificações caiu de 935 em 2008 para 62 em 2009.

De acordo com os números, a atuação das equipes atingiu mais de 144 mil residências em 2009, o dobro dos domicílios visitados em 2008. Esse reforço no combate ao mosquito Aedes aegipty refletiu na quantidade de focos encontrados, de acordo com a subcoordenadoria. Em 2008 foram erradicados 572 focos, enquanto que em 2009 esse dado saltou para 1.074 focos debelados. Diario de Natal

Homem chega ao RN após ser baleado na cabeça no CE

Um homem identificado como José Valdenir Moreira Gomes, de 43 anos, deu entrada nesta quarta-feira, por volta das 15, no hospital regional de Apodi com uma bala alojada na cabeça.


O fato chamou a atenção dos policiais de Apodi, ue foram até o local colher informações. Segundo José, ele e um amigo estavam em um bar, no sítio Sessenta, na zona rural de Limoeiro do Norte-CE, quando se iniciou um briga com outra pessoa que estava no bar.

"Esta pessoa teria sacado uma arma e efetuado vários disparos contra eles, sendo que seu amigo morreu no local e ele foi atingido com um tiro na cabeça", contou um policial da cidade de Apodi. José Valdenir disse que após os disparos correu para o mato e veio correndo do Ceará até o sítio do Góis, onde reside. O fato teria ocorrido no sábado e ele só apareceu hoje.

A policia militar de Apodi comunicou que vai entrar em contato com a delegacia em Limoeiro do Norte-CE para esclarecer esses fatos. dn online

ABC goleia em primeiro jogo-treino

Diante de um público surpreendentemente bom após o fiasco da temporada 2009, estimado em mais de 500 torcedores, o ABC goleou o time da Asseplan na tarde desta quarta, feriado de Reis em Natal, em seu primeiro jogo-treino visando o estadual 2010.


O time natalense venceu a partida por 4 a 0, com gols de João Paulo (2), Wesley (contra) e Paulinho. A equipe alvinegra começou jogando com Wellington; Paulinho, Renê, Alexandre e Delano; Sorato, Deivid, Gabriel e Wlademir; João Paulo e Carlinhos.

Dos novos contratados, só iniciaram a partida Alexandre, Deivid e Carlinhos, este bastante elogiado pelo presidente Rubens Guilherme Dantas, que assistiu tudo das arquibancadas. "É um jogador que tem a cara do ABC e que será xodó dessa torcida, pode escrever", afiançou.

Na segunda parte do jogo, o técnico Didi Duarte fez várias modificações para observar o elenco e ficou notado que o time ainda sente o desgaste do ritmo forte da pré-temporada. Dos gols, três foram marcados no primeiro tempo e apenas um no segundo.

Pelo lado do Asseplan, o lateral Everton, de 20 anos e que já foi jogador do São Gonçalo chamou atenção, mas já foi contratado pelo Alecrim. "É um atleta amigo meu, que esteve comigo no São Gonçalo anos atrás. É um bom jogador, que futuramente poderá vestir a camisa do ABC, pois agora ele já foi contratado pelo Alecrim", afirmou o vice-presidente do ABC, Poti Cavalcanti.

O ABC volta a campo agora no sábado, para enfrentar a seleção de Elói de Souza. O jogo será às 16h. A estreia no estadual acontece dia 24 de janeiro, diante do Corinthians de Caicó. Dn online

América bate seleção de Elói de Souza

Após 22 dias de treinamentos físicos, o América fez seu primeiro jogo-treino preparatório para o estadual 2010. Jogando em Elói de Souza, o time de Paulo Moroni bateu o selecionado local pelo placar de 3 a 0. Um dos gols foi do estreante Deivid, o outro foi marcado pelo zagueiro Adalberto e o terceiro pelo também estreante Diogo, que veio do futebol alemão.


O garoto Deivid, de apenas 18 anos e que é cria do clube, foi considerado um dos destaques do time. Aliás, o jovem valor vem se destacando também nos treinamentos no CT Abílio Medeiros. Na partida de hoje, ele entrou no segundo tempo e deixou sua marca. A baixa foi o também meia Leandro Sena.

O atleta veterano treinou ao longo da semana no CT aprimorando a parte física e seria observado durante o jogo-treino com possibilidade de ser novamente contratado pelo alvirrubro. No entanto, momentos antes da partida em Elói de Souza ele foi sacado da relação.

"Fui impedido de jogar o amistoso pelo América na tarde de hoje. Pela história no clube, merecia mais respeito. Aos torcedores, obrigado!", disse ele em seu Twitter. Sena deve viajar para o Rio de Janeiro, onde pode acertar seu ingresso no Americano de Campos.

Depois do teste de hoje, o rubro volta a campo no sábado, quando enfrenta, às 8h30, no CT Abílio Medeiros, a seleção do bairro Planalto. Dn online

Potiguar é o melhor entre os brasileiros no Dakar

Mais um dia de superação. Ontem, a caravana do Dakar deixou Copiapó e seguiu até Antofagasta, em um percurso de 670 km. Após a quinta etapa do Rally Dakar, ontem, o piloto Tiago Fantozzi (ALE/Governo do Rio Grande do Norte/Locaweb) ficou em 18º lugar com o tempo de 06:39:55, 00:47:15 de diferença para o primeiro colocado. Na classificação geral extra-oficial divulgada pelo site do Dakar, Fantozzi aparece em 20º, sendo o melhor brasileiro entre as motos. O Dakar 2010 teve largada no dia primeiro de janeiro em Buenos Aires, onde terminará no dia 17. O espanhol Marc Coma foi o quarto piloto a vencer uma especial de velocidade no Dakar esse ano.


O único piloto que representa o Rio Grande do Norte no maior rally de velocidade do mundo (Dakar), Tiago Fantozzi, pode ser acompanhado mesmo que de longe pelos internautas que admiram o esporte através do microblog Twitter no endereço twitter.com/equipeale. A atualização com todas as informações do que acontece no dia a dia da prova, com 17 dias de duração, é feita pelaprópria namorada do piloto, Naya Alencar. Ela irá acompanhar o dia a dia da equipe e os bastidores da prova, que recebe pilotos de carro, moto e quadriciclo de várias partes do mundo. No Twitter da equipe, ontem, Fantozzi disse: ""A maior dificuldade foi na parte física, areia é muito fofa. Venho bem e estou feliz com a classificação". Dn online

Multinacional recruta candidatos no RN

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está recrutando candidatos para o Programa de Estágio da Schneider Electric Brasil, multinacional líder em gerenciamento de energia elétrica. Para o estado de São Paulo, há 37 vagas divididas pelas unidades da empresa na Capital, em Guararema, em Sumaré e em Ribeirão Preto. Há ainda 12 vagas para as unidades de Curitiba (PR), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Joinville (SC).


As inscrições vão até o dia 17 de janeiro pelo site www.ciee.org.br. Podem se candidatar estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Logística, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Pedagogia, Comércio Exterior e Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Eletrotécnica e Produção). Os candidatos devem concluir o curso entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011, além de ter conhecimento do idioma inglês do nível intermediário ao avançado.

A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 1.300 para estudantes do penúltimo ano e de R$ 1.410 para os do último ano do curso, para jornada de 6 horas em dias úteis, além de alimentação no local ou vale-refeição, vale-transporte, ônibus fretado e/ou estacionamento, assistência médica e odontológica estendida aos dependentes legais (filhos e cônjuges) e seguro de vida em grupo.

O processo seletivo é composto por testes de raciocínio lógico, inglês e dinâmicas de grupo realizados nas unidades do CIEE. Passada essa fase, os pré-aprovados serão convocados para entrevista pessoal com gestores da Schneider.

Caicó

Prefeitura Municipal de Caicó, no Rio Grande do Norte, lançou o edital de abertura do concurso que oferece 852 vagas. Há chances para os níveis fundamental (completo e incompleto), médio e superior. Os salários variam de R$ 465 a R$ 7 mil.


As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coveiro, eletricista, encanador, gari, jardineiro, motorista, pedreiro, vigia, agente comunitário de saúde, agente fiscal ambiental, assistente administrativo, operador de sistema, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, topógrafo, arquiteto, arquivista, assistente social, contador, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, médico, professor, veterinário, entre outros.

O Concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao

Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). As provas serão aplicadas no dia 7 de março.

As inscrições presenciais serão realizadas no período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro no IFRN Campus de Caicó, que fica à Rodovia RN 118, em dias úteis. Os cadastros também podem ser feitos pelo site da Funcern. A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 60.

São Gonçalo do Amarante

A subcoordenadoria de combate as endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante divulgou um balanço das ações realizadas em 2009. O levantamento aponta uma redução das notificações dos casos da dengue. Segundo o órgão, o número notificações caiu de 935 em 2008 para 62 em 2009.


De acordo com os números, a atuação das equipes atingiu mais de 144 mil residências em 2009, o dobro dos domicílios visitados em 2008. Esse reforço no combate ao mosquito Aedes aegipty refletiu na quantidade de focos encontrados, de acordo com a subcoordenadoria. Em 2008 foram erradicados 572 focos, enquanto que em 2009 esse dado saltou para 1.074 focos debelados. Diario de Natal

Encanto

O Governo Municipal do Encanto, através da Secretaria de Educação, realizará nesta quinta-feira, dia 7, e nessa sexta-feira, dia 8 de janeiro, a solenidade de colação de grau dos concluintes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município.


De acordo com o prefeito Alberone Néri (DEM), os concluintes são oriundos de duas turmas formadas na Escola Municipal José Oliveira, do sítio Terra Boa, e da Escola Municipal Maria Pereira Leite, localizada na zona urbana do Encanto.

A missa solene de formatura dos concluintes do Programa de Educação de Jovens e Adultos acontecerá hoje, dia 7, na Igreja Nossa Senhora dos Impossíveis, no sítio Terra Boa às 19h, e a solenidade de formatura se dará no Balneário do Encanto, amanhã, também a partir das 19h.

O prefeito Alberone Néri frisou que desde o início da gestão, o governo municipal tem primado pela formação de turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos. Prova disso, segundo Alberone Néri, é a atitude tomada pela administração que todos os meses sorteia uma cesta básica em cada escola que abriga turmas desta modalidade de ensino.

A cerimônia de conclusão das duas turmas será conduzida pelo governo municipal, oportunidade em que o prefeito Alberone Néri fará um pronunciamento para enaltecer a determinação de seu Governo que elegeu a educação como uma de suas prioridades administrativas. O prefeito aproveitará a ocasião para fazer um balanço das várias ações do governo, principalmente voltadas para a promoção da educação de qualidade no Encanto. Gazeta do Oeste

Apodi

Em uma operação realizada pela polícia militar, polícia civil e IBAMA em Apodi, resultaram na apreensão de mais de 40 galos de briga e várias aves silvestres. A operação acabou conduzindo a delegacia de polícia civil os Senhores. Francisco Marcelo de Lima, 39 anos, e Francisco Ferreira de Lima, 42 anos, ambos serão autuados por crime ambiental e tráfico de animais silvestres. Informações Apodi atualizado

Areia Branca

A cidade passa a viver o clima carnavalesco motivado pelo Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal, concurso para escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010, além de outros eventos paralelos que acontecerão no período que antecede ao reinado de Momo deste ano.


Com relação ao carnaval de Areia Branca, a expectativa é de que a programação da festa, incluindo as bandas e a estrutura que será montada no Largo da Folia, seja anunciada na festa do padroeiro de Ponta do Mel, São Sebastião, no próximo dia 17.

Segundo a assessoria de imprensa do prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), o anúncio da programação oficial do carnaval poderá ser feito naquele dia, durante a apresentação da banda Grafith no encerramento das festividades em homenagem ao padroeiro da vila/praia. Além de manter o padrão de qualidade das bandas que animarão os foliões durante o carnaval deste ano, o prefeito "Sousa" antecipou à reportagem que tanto os "arrastões" quanto a estrutura da festa armada no Largo da Folia contarão com novos incrementos. O fator segurança será priorizado para que Areia Branca continue liderando o ranking das cidades onde se brinca o melhor, maior e mais tranquilo carnaval no Estado. O Mossoroense

São Miguel

O prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, esteve em Recife nesta terça-feira, 5, para a assinatura de dois convênios em parceria com o Governo Federal através da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que garantem novas pavimentações para os bairros Vila Oiteiro e Cavalo Morto.


As duas localidades que receberão os investimentos são importantes pontos de moradia de várias famílias micaelenses. Há um bom tempo estes moradores aguardam as melhorias de infra-estrutura e esta medida vem complementar as várias ações que a Prefeitura de São Miguel tem desenvolvido nos referidos locais.

Este investimento é mais um passo na concretização dos compromissos firmados pelo prefeito Galeno Torquato em assegurar à população micaelense melhores condições de vida e acessibilidade, através do Projeto Municipal de Pavimentação em todos os bairros da cidade.

O prefeito Galeno Torquato comemora as ações de impacto quem vêm transformando para melhor a vida da população de São Miguel e destaca a importância do seu trabalho contínuo para garantir, além do acesso gratuito e de excelência aos serviços de saúde e educação, também melhorias na qualidade de vida e infraestrutura em todo o município. Gazeta do Oeste

Carnaubais

Pode se transformar numa querela judicial a decisão do Poder Executivo municipal, chancelada pelo Legislativo, de aumentar em 15% a Contribuição sobre Iluminação Pública (CIP). A elevação da tarifa incidente sobre o consumo mensal de energia elétrica foi uma das últimas mensagens discutidas no âmbito da câmara municipal no exercício de 2009. O projeto foi encaminhado para deliberação da câmara pelo prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, “Luizinho” (PSB).


A hipótese de que o assunto chegue à esfera judicial é admitida pelo vereador Francisco Wanderley Mendes (PMDB). O parlamentar-mirim, integrante da ala que se opõe ao governo municipal, argumenta que a aprovação da matéria atropelou o Regimento Interno da câmara e acusa diretamente o presidente da mesa diretora, vereador João Batista Timóteo da Costa (PSB), de patrocinar o gesto arbitrário. Aprovação do projeto só foi possível por conta da atitude do presidente e a vantagem matemática da bancada situacionista.

Wanderley Mendes diz que o presidente da câmara desconsiderou a decisão tomada em primeira instância pela Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final, que se posicionou contra o conteúdo da matéria. "A decisão da comissão era suficiente para que a mensagem não fosse colocada em votação plenária, mas o presidente, num ato de abuso de autoridade, levou o projeto à votação e houve a aprovação por parte dos vereadores governistas", descreveu. O vereador do PMDB disse que está, juntamente com outros vereadores de oposição, estudando providências para contestar o assunto na Justiça. O Mossoroense

Assu

O gabinete do prefeito Ivan Lopes Júnior (PP) foi palco ontem de uma rápida cerimônia que marcou a assinatura de um convênio de parceria entre o poder público municipal e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


O ato registrou a participação do prefeito, do coordenador regional da instituição federal no Estado, José Antônio de Abreu; do vereador e líder do governo na câmara, Carlos Alberto da Costa Bezerra, bem como secretários municipais e a imprensa local.

"Este é um acontecimento de grande importância porque representa o primeiro degrau de um ousado projeto que viabilizará um empreendimento em Assú que será o primeiro do Rio Grande do Norte", ressaltou o prefeito.

O projeto prevê a construção, em Assú, de um Centro de Referência Regional em Ações de Controle de Qualidade da Água. O projeto chega por intermédio do programa Água na Escola, do Governo Federal. Consequência de um encontro que trouxe a Assú, em novembro de 2009, uma equipe técnica do departamento de qualidade de água da fundação, o projeto prevê um investimento de R$ 1,8 milhão. O Mossoroense

Rejeitada PEC que submete tarifa de transporte a câmaras municipais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) arquivou a Proposta de Emenda à Constituição 326/09, que obriga os prefeitos a enviarem propostas de alteração das tarifas de transporte público urbano para análise das câmaras municipais.O objetivo da PEC, de autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), era evitar que a política tarifária fosse decidida apenas por decreto do Poder Executivo, sem passar pela avaliação dos vereadores.


O relator, deputado João Magalhães (PMDB-BA), recomendou a rejeição da proposta, por entender que ela viola a competência privativa da União de definir normas gerais de contratação pública. Magalhães lembrou que a Lei das Concessões (8.987/95), aplicável a todos os entes federativos, é clara ao disciplinar que o valor da tarifa é fixado pelo preço da proposta vencedora da licitação e mantida pelas regras de revisão previstas na lei, no edital e no contrato.

“Assim, a tarifa inicial de um serviço público, inclusive do serviço de transporte público coletivo urbano, será aquela resultante da proposta vencedora da licitação, a qual poderá sofrer os ajustes que forem necessários, ou seja, revisões ou reajustes, desde que em conformidade ao previsto no edital e no contrato de concessão”, disse.

O relator ressaltou também que, segundo a Lei das Concessões, o ato de homologação das alterações tarifárias é privativo do poder concedente. “Os possíveis reajustes ou revisões de tarifa não necessitam ser submetidos ao crivo do Poder Legislativo. Caso fosse necessário, tal obrigação estaria expressa na Lei da Concessões”, disse.

Governo lança o Bolsa Copa

O governo lançará, no próximo dia 26, um pacote de ações com o objetivo de reforçar o esquema de segurança da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, que será no Rio. Uma das principais medidas prevê complemento salarial de R$ 1.200, uma espécie de "Bolsa-Copa", para cerca de 50 mil policiais que trabalharão nos dois eventos. O benefício valeria, além do Rio, para outras 11 cidades que sediarão jogos da Copa.


Os recursos sairão do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O benefício valerá de junho deste ano até o fim da competição. A ideia é que os governos estaduais assinem termo de adesão ao programa, com o compromisso de incorporar o valor da bolsa ao salário dos policiais a partir de 2016, por projeto de lei a ser enviado à Assembleia local. No Estadão

Concessão de crédito rural é 20% maior

Quase ao final da primeira metade da safra 2009/2010, o financiamento rural é 20% superior ao aplicado na safra passada. Nesse período em que a maior parte das despesas concentra-se na aquisição de insumos, preparo do solo e plantio da safra, a aplicação em custeio e comercialização chegou a R$ 30 bilhões, 20% maior que na safra passada.


Destaca-se, também, a aplicação de recursos ao amparo do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger Rural), para médios produtores rurais, cujos financiamentos ultrapassam R$ 1,37 bilhão, entre julho e novembro deste ano.

"Um dos principais objetivos do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010 é fortalecer o apoio aos médios produtores. Aperfeiçoamentos no Proger, nesta safra, propiciaram mais acessos ao financiamento rural por maior número de beneficiários", avalia o coordenador-geral de análises econômicas do Mapa, Marcelo Guimarães.

Entre as medidas mais importantes do programa, Guimarães ressalta o aumento dos limites de financiamento para custeio e investimento (respectivamente R$ 250 mil e R$ 200 mil por produtor); nova modalidade de crédito rotativo (R$ 50 mil); maior limite de renda para fins de enquadramento do beneficiário (R$ 500 mil) e, principalmente, a criação da subexigibilidade de 6% sobre os depósitos à vista dos bancos.

Menos imposto para cultura

Produções cinematográficas, artísticas e culturais entraram definitivamente no regime de tributação para Micro e Pequenas Empresas. O projeto de lei foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na prática, isso vai permitir que, a partir de 2010, trabalhadores do setor cultural passem a pagar uma alíquota mínima de 6%, em vez dos atuais 17,5%. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, página 1), de 29 de dezembro.


Ao todo, o Simples da Cultura - como ficou conhecida a Lei Complementar nº 133/2009 - une quatro impostos federais, um estadual e um municipal. O texto sancionado altera a Lei Complementar nº 123/2006 (que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) para que trabalhadores do setor cultural possam ser enquadradas na tabela do chamado Simples Nacional.

Recursos para merenda e transporte escolar terão aumento de 37%

Os recursos para merenda e transporte escolar em 2010 terão aumento de 37%. Os valores contemplam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa Nacional do Transporte Escolar (Pnate). Executados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ambos os programas repassaram cerca de R$ 2,67 bilhões a estados e municípios em 2009. A previsão é de que o montante de 2010 atinja R$ 3,65 bilhões, sendo R$ 3 bilhões para o Pnae e R$ 650 milhões para o Pnate.


Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida servirá para recompor o poder de compra de alimentos para as escolas no caso da merenda, que não tinha reajuste desde 2006. Já para o transporte, o aumento dos valores vai beneficiar os municípios mais pobres, com mais matrículas de alunos do campo.

Novos valores - O cálculo para repasse do dinheiro da merenda a estados e municípios subiu de R$ 0,22 para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas, que recebiam R$ 0,44, passarão a contar com R$ 0,60. As escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação terão R$ 0,90 por dia. O Pnae beneficia cerca de 47 milhões de estudantes da educação básica.

Usados para manutenção da frota dos estados e municípios, compra de combustível e terceirização do serviço, os recursos do transporte escolar passarão dos atuais R$ 88 a R$ 125 por aluno ao ano para R$ 120 a R$ 172. Em 2009, o programa chegou a cerca de 4,8 milhões de estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, apenas na área rural.

Ministro se irrita com vazamento

O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse ontem, por meio de sua assessoria, que mantém o que declarou em dezembro sobre a renovação dos caças da Aeronáutica, no sentido de que “a FAB não fará ranking de proposta, analisará os critérios individualmente, e o presidente é quem fará juízo de valor sobre a relevância de cada um”. A seus assessores, Jobim disse que se sentiu “pressionado” com a divulgação do resultado do relatório técnico da Aeronáutica sobre o programa F-X2 –no qual o francês Rafale, preferido da área política, ficou atrás do sueco Gripen e do americano F-18. Jobim determinou ontem tanto à Defesa como ao Comando da Aeronáutica que não houvesse declarações nem detalhes para a imprensa que possam aumentar a natural tensão para definir o vitorioso final. A decisão, formalmente, compete ao presidente Lula. POLITICA LIVRE.

PSDB vai ao TSE contra PT e Dilma

Numa demonstração de que o ano eleitoral já começou, o PSDB partiu para ofensiva para tentar deter o crescimento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) registrado no último Datafolha. Antes acomodados numa confortável liderança, tucanos mudaram de estratégia e até entraram com duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a exibição do programa do PT em maio.


Nelas, o PSDB acusa o PT de “terrorismo eleitoral”, propaganda antecipada e promoção pessoal de Dilma no programa partidário veiculado em dezembro. A propaganda eleitoral só é permitida a partir de julho. Em São Paulo, o PT já apresentou duas representações contra o governador José Serra (PSDB) no Ministério Público Eleitoral por veiculação de propaganda fora do Estado e uma série de entrevistas a programas populares. POLITICA LIVRE.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Currais Novos

O Vereador e o Jogador Túlio Maravilha, que chegará no próximo sábado em Currais Novos tem postado no site de relacionamento, Twitter, depoimentos demonstrando a relevância que tem dado ao evento.


Num dos depoimentos, Túlio agradece ao apoio que o Deputado Ezequiel Ferreira e o Vice-Governador Iberê Ferreira tem dado para que vista a camisa do Potyguar.

Já em outro depoimento o jogador demonstra o desejo de conhecer o Prefeito Geraldo Gomes e de vestir a camisa do Leão do seridó.

a repercussão da passagem de Túlio Maravilha por Currais Novos tem sido destaque em todo Brasil e tem colocado o nome do Potyguar em evidencia nacional.

O advogado Carlson Gomes informou que Túlio desembarca em Natal, no sábado às 12:30H, tendo como primeiro compromisso no estado um almoço com a diretoria do clube, ainda na capital.

A chegada do Jogador em Currais Novos é esperada para o final da tarde e às 19:30 H o maior artilheiro do mundo em atividade, ministrará uma palestra no aeroclube e a entrada será um 1 Kg de alimento.

O amistoso contra a equipe do Santa Cruz, será no domingo às 17:00 H, no estádio Coronel José Bezerra em Currais Novos. Pulsação.com

Massias Targino

Para alguns prefeitos do Médio Oeste a definição sobre os candidatos nas eleições de outubro pode significar o rompimento de alianças formadas há mais de quatro anos. No caso de Messias Targino é provável que a prefeita Shirley Targino (PR) tenha que abrir mão do apoio de parceiros importantes para sua administração. A prefeita, que tem recebido ajuda de vários representantes da bancada federal, deverá enfrentar dificuldade para definir quem vai apoiar.

Além do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, a prefeita tem contado com o apoio da deputada Fátima Bezerra (PT).

Já no senado, ele tem recebido contribuição dos senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e da cunhada Rosalba Ciarlini (DEM), eventual nome na disputa pelo governo do estado.

As pessoas ligadas à prefeita acreditam que sua definição sobre em quem vai votar deve depender da orientação do deputado João Maia.

Com relação aos nomes para deputado estadual, a prefeita se mostra simpática ao nome de Walter Alves (PMDB), que deverá disputar a renovação do seu mandato. Mesmo assim ela tem conversado com o ex-prefeito de Antonio Martins, José Júlio (PT), que também se mostra disposto a enfrentar a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. A princípio a prefeita tem se negado a falar sobre o assunto. Para Shirley muita coisa ainda deverá acontecer até o período das convenções partidárias. "Ainda estamos longe das convenções, quando serão definidos os nomes para disputar as eleições. Até lá muita coisa pode acontecer. Vamos aguardar os acontecimentos, porque qualquer definição no momento pode ser precipitada", comentou a prefeita em entrevista. Correio da Tarde

São João do Sabugi

Chegam informações de São João do Sabugi sobre a virada de ano tão prometida pelo prefeito Aníbal Pereira (PMDB) no município. Quem foi ao evento decidiu que não voltaria mais à cidade durante festas organizadas pelo poder público. Pessoas que estiveram presentes contam que não conseguiam entender nem as palavras do cantor da única banda que se apresentou durante a festa.


A prometida grande atração chama-se Chinelo Nela, uma banda que dizem ser de Fortaleza, mas que ninguém ouve falar pelo Seridó. Logo que começou a festa, já era visível um paredão de som, próximo ao local, com músicas de Alcimar Monteiro. Para não perder a noite de ano novo, os sabugienses começaram a improvisar.

Em São João do Sabugi, populares também questionam o fato de um palco ter sido alugado na véspera de Natal e mantido até a véspera do ano novo. No intervalo entre as duas festas, não houve sequer uma apresentação. Mas, mesmo assim, a prefeitura pagou o aluguel do palco com recursos públicos. O intrigante é que ninguém na cidade sabe a quem pertence o "valioso" palco. O dono faturou um bom dinheiro.

Outro fato que chamou atenção nesse período festivo foi a queda de duas árvores de Natal situadas em frente à prefeitura, que não agüentaram o peso dos enfeites presos nelas e desabaram.

Tentaram atribuir a tragédia à ação de sabugienses, que sempre cuidaram do patrimônio da cidade. Mas a farsa logo foi descoberta e as denúncias infundadas foram desmentidas.

Durante o período de festas, a população reclama que não existia atendimento médico. Diante disso, o ex-prefeito e médico Elísio Galvão foi prestar serviço à população do município e ficou no consultório de 7h às 19h, onde atendeu 119 pessoas, que precisavam de assistência, mas não puderam contar com o atendimento da saúde pública municipal. Correio da Tarde

Umarizal

Um funcionário público municipal, identificado como Eniézio Suassuna Pereira, de 52 anos, foi vítima de vários disparos de arma de fogo nesta terça-feira (05), em frente à própria residência, localizada no bairro São José, em Umarizal, município a 334 km de Natal.


De acordo com o soldado Bandeira, da Delegacia de Polícia local, o homicídio ocorreu por volta das 10h50, quando uma dupla em uma moto não identificada chegou à rua das Flores, onde a vítima reside, e, segundo testemunhas, já chegou atirando várias vezes contra Eniézio Suassuna.

Ainda de acordo com o soldado, o funcionário público não resistiu às graves lesões e morreu. No entanto, ninguém no local soube informar quem eram os suspeitos, mas sabe-se que a motivação do crime está ligada a um possível acerto de contas. Populares também disseram que Eniézio tinha vários inimigos.

O soldado Bandeira informou que a vítima era casada e natural de Almino Afonso (a 339 km de Natal). O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Umarizal.

Mossoró

Dois homens ainda não identificados, armados em uma moto de cor e placa também, não identificadas assaltaram o motorista do caminhão de uma distribuidora de cimento, na tarde desta terça-feira (5), na Rua Marechal Deodoro, bairro Paredões, centro do município de Mossoró, cidade distante 285 km da capital Natal.


De acordo com o 2º Batalhão de Polícia do município, o motorista estava estacionado em frente a um material de construção por volta das 15h, quando os dois homens o abordaram e anunciaram o assalto.

Segundo a polícia os assaltantes conseguiram fugir levando dois celulares e uma quantia calculada em R$ 6.000. O motorista não quis se identificar.

O caso está sendo investigado e ainda não há pistas dos suspeitos.

Presídio federal de Mossoró começa a funcionar em janeiro

O presídio federal de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, começa a receber presos em janeiro. Ele está pronto desde julho, mas dependia de processo seletivo para contratação de 200 agentes penitenciários e diversas licenças públicas e licitação para fornecimento de alimentação para poder funcionar.

A unidade prisional tem capacidade para 208 presos, em celas individuais, e de acordo com o secretário de justiça, Leonardo Arruda, foi construído pelo governo federal na tentativa de normatizar a questão de superlotação de presídios.

Os condenados que serão enviados para Mossoró passam por critérios estabelecidos pelo Ministério da Justiça.

Como o perfil do presídio é de isolamento, com tecnologia para evitar rebeliões, ele poderá receber presos perigosos de outros sistemas prisionais, porque são esses que ameaçam pessoas e provocal revoltas.

LOST

Os fãs do seriado Lost estão indignados com a Globo. A emissora carioca exibiu, na noite desta segunda (4), um resumo dos capítulos que ainda irão ao ar na quinta temporada.


Pelas chamadas, a emissora deu a entender que exibiria um resumo da temporada anterior, sem revelar os rumos dos personagens da misteriosa ilha. Mas acabou exibindo fatos que ainda estão por vir para quem acompanha a série na TV aberta.

Fã de Lost, o estudante de turismo Vilson Malacrida, de 21 anos, morador de Presidente Prudente (SP), afirmou ao R7 que ficou frustrado com o que viu.

Eles exibiram um resumo do que irá acontecer. Eu fiquei frustrado, porque aparentemente as chamadas pareciam que mostrariam um resumo da temporada anterior. Quem acompanha pela Globo ficou muito frustrado, porque a gente ficou sabendo de coisas que vão acontecer só no meio da temporada.

O que a Globo fez é chamado de “spoiler”, que é quando se revela antes da hora o mistério de uma história. Nos Estados Unidos, o capítulo que a Globo mostrou, The Story of the Oceanic 6, só foi exibido antes do 14º episódio da quinta temporada e não antes dela toda. com informações do R7



Anuladas 54 questões do Enade

O Ministério da Educação (MEC) anulou 54 questões do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no ano passado a universitários de 27 carreiras, em todo o país. Outras três questões discursivas também tiveram itens cancelados.


O caso extremo ocorreu no teste para estudantes de teatro: 7 das 40 perguntas foram excluídas, 17,5% da prova. Nos cursos de jornalismo, design e tecnologia em gastronomia, 6 questões foram anuladas. Em estatística, 4 perguntas objetivas foram descartadas e 2 discursivas tiveram itens cancelados.

Substituto do antigo Provão, o Enade tem como objetivo avaliar o ensino superior público e privado. As 27 provas aplicadas no ano passado continham, somadas, 745 questões. As perguntas anuladas — 49 objetivas e 5 discursivas — representam 7% do total.

Seres humanos

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Neto, disse que pode ter havido problema na formulação das questões. A tarefa coube à Consulplan, contratada pelo instituto para realizar o exame.

"Todo exame é feito por seres humanos e pode ter problemas de formulação. Se teve um número exagerado de anulações, a gente vai apurar a responsabilidade", disse Neto.

Segundo Joaquim Neto, o Inep vai analisar as provas e, conforme a gravidade do caso, poderá tomar as seguintes providências em relação à Consulplan: notificar a empresa, multá-la ou até excluí-la de futuras licitações. Outra medida em estudo é transferir para o Inep a formulação das provas. Hoje isso é tarefa da empresa contratada, que segue diretrizes de especialistas vinculados ao Inep.

Funcionária de deputada do RN é investigada na farra das passagens

Uma funcionária do gabinete da deputada federal Sandra Rosado (PSB) foi incluída na lista de servidores investigados por supostamente participar de esquema de venda de créditos de passagens aéreas na Câmara dos Deputados.


A informação foi publicada no site Congresso em Foco. De acordo com o portal, Clarissa Soares Fernandes continua em atividade enquanto tramita processo administrativo contra ela.
A deputada potiguar, no entanto, não é investigada. DN Oline

ASSU tropeça em amistoso no Recife

Apesar de ter mostrado uma boa movimentação e vigor físico, o ASSU não conseguiu vencer o Santa Cruz-PE, em Recife, e foi derrotado pelo placar de 2 a 0. Os gols do Tricolor pernambucano foram marcados por Val Barreto e André Leonel.

Conselho Estadual de Saúde realiza eleição

O Conselho Estadual de Saúde do RN (CES) irá realizar, no dia 20 deste mês, eleição complementar para preenchimento de uma vaga de titular e outra de suplente no segmento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na categoria de entidades ambientalistas. A eleição ocorrerá no horário das 9h às 12h, na sala do CES, no 12º andar da sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), situada na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730, Centro.

As entidades que pretenderem concorrer às vagas devem se dirigir ao CES, para efetuar a inscrição, nos próximos dias 11 e 12 (segunda e terça-feira), das 9h às 17h. Na ocasião, precisarão apresentar seu CNPJ, estatuto e declaração de que existe há mais de dois anos, além de indicar um representante titular e outro suplente para votar.

Segundo o conselheiro estadual de Saúde Francisco Canindé, “a importância desse processo eletivo se deve ao fato de que, ao disputarem e conquistarem as vagas, as entidades assumirão um mandato de dois anos na instância máxima de deliberação do controle social do SUS no Estado”.

Piso nacional dos professoes sobe em 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad ter convicção de que estados e municípios têm condições de pagar o piso salarial dos professores, no valor de R$ 1.024,67, conforme interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU). O reajuste do piso passou a vigorar em 1º de janeiro de 2010 e corresponde a uma jornada semanal de 40 horas.


Haddad apresenta três razões que justificam a capacidade de governadores e prefeitos de honrar o reajuste de 7,86% no piso dos professores. A primeira, o aporte adicional de R$ 1 bilhão, a serem transferidos pelo governo federal no próximo ano aos cofres de estados e municípios, com o aumento de 36% nos repasses para merenda e transporte escolares. Governadores e prefeitos haviam solicitado R$ 400 milhões adicionais ao presidente da República.

A segunda razão é o aumento das transferências da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos sobem de R$ 5,07 bilhões em 2009 para R$ 7 bilhões em 2010. Ao juntar a transferência de R$ 1 bilhão da merenda e do transporte com os R$ 2 bilhões de complementação do Fundeb, o ministro diz considerar que o reajuste de 7,86% no piso nacional dos professores é “suportável” para estados e municípios.

A terceira questão relacionada por Haddad refere-se às projeções do Produto Interno Bruto (PIB) para 2010. Todas indicam crescimento de 5% na arrecadação. O parecer da AGU sobre o índice de reajuste do piso salarial dos professores, em resposta a consulta feita pelo Ministério da Educação, tomou por base a diferença entre o valor efetivo do Fundeb por aluno ao ano praticado em 2008 (R$ 1.132,34) e o de 2009 (R$ 1.221,34). A diferença apurada é de 7,86%. Com isso, o piso da jornada de 40 horas passa dos R$ 950 atuais para R$ 1.024,67 em janeiro de 2010.

CREA-RN faz vistoria em barragem

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) realizou na tarde dessa segunda-feira (04), uma vistoria na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu. A barragem apresenta duas faixas de erosão na parede de contenção das águas.


O problema está localizado à jusante da barragem e foi provocado pelo rompimento das calhas de drenagem. As fissuras têm aproximadamente dois metros de largura por seis metros de extensão. A informação chegou ao Crea-RN através de reportagem veiculada na imprensa do estado.

A vistoria foi realizada pelo gerente de Fiscalização, Luiz Carlos Madruga, o Ouvidor do Crea-RN, engenheiro civil, Eunélio Silva, acompanhados por um funcionário do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), órgão responsável pela manutenção da barragem.

De acordo com o engenheiro Eunélio Silva, o problema está localizado no talude de contenção e não compromete a estabilidade da barragem. Mas alerta, que a manutenção deve ser feita pelo DNOCS antes da chegada do inverno, para evitar a extensão do dano e maiores riscos de segurança da barragem.

As duas calhas romperam devido à obstrução provocada pelo avanço do mato. A solução é simples, basta fazer a desobstrução das calhas e a manutenção nas áreas afetadas?, avalia o engenheiro Eunélio Silva. O Crea-RN está preparando um relatório da vistoria, que deve ser encaminhado ao DNOCS ainda no decorrer da semana.

No entanto, conforme informações do funcionário Jailson Adriano, o DNOCS, através dos seus técnicos, já esteve fazendo o levantamento da situação deve adotar a s providências nos próximos dias. O reservatório tem capacidade para armazenar dois milhões de metros cúbicos de água.

América X Seleção de Elói de Souza

Hoje o América fará um amistoso no municipio de Sen. Eloi de Souza, a partir das 16h contra a seleção local. A cidade irá ser palco do primeiro jogo sob o comando do técnico Paulo Moroni. A entrada será um quilo de alimento não-perecivel.


Para Moroni, o objetivo deste amistoso é avaliar cada atleta individualmente. "Como estamos fazendo nos treinamentos aqui no CT, quero ver o posicionamento, a característica individual de cada um mais de perto. Lá vai ser o primeiro time que colocamos em campo, com os primeiros jogadores que chegaram, no dia 14 de dezembro, depois o pessoal que chegou no dia 26, como o caso de Robson, Júlio Terceiro, são jogadores que deverão jogar de 25 a 30 minutos, para não estourar ninguém. Já vai dar para observar alguma coisa, principalmente a questão da característica e da vontade dentro de campo", concluiu.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Luiz gomes

Presente na vida dos luís-gomenses há mais de 40 anos, a Banda de Música Dr. Vicente Lopes, patrimônio imaterial de Luís Gomes, comemora o lançamento do seu primeiro CD. A apresentação inicial do trabalho se deu no mês de dezembro, no Complexo Turístico Mirante.


Segundo o portal luisgomesrn.com, o concerto foi um patrocinado por um empresário local, admirador da Banda de Música Dr. Vicente Lopes.

Com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, o maestro João Batista Ferreira apresentou para todos os convidados e presentes, alguns dos mais bonitos dobrados já tocados pela referida banda. O disco deverá ser comercializado em todo o Rio Grande do Norte. Correio da Tarde

Areia Branca

No município de Areia Branca a sucessão estadual ainda é tratada com reservas pelos principais líderes políticos. No entanto, o povo já começa a definir simpatias em relação aos eventuais candidatos. Embora entre as principais lideranças exista uma forte corrente em prol da candidatura de Rosalba Ciarlini (DEM), as definições somente devem acontecer durante o período das convenções municipais. Mas uma coisa é certa: independente de quem esteja no palanque com a candidata do DEM, ela é a preferida entre os areia-branquenses.


De acordo com a avaliação dos analistas da política local, a situação da senadora poderá melhorar ainda mais, caso o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, deputado estadual Robinson Faria (PMN) seja definido como seu companheiro de chapa. Já que existe essa possibilidade.

O retrospecto das campanhas eleitorais não mostra bom desempenho do vice-governador Iberê Ferreira de Souza nas urnas de Areia Branca. Na última vez que Iberê, virtual candidato do governismo, foi votado para deputado federal no município obteve somente 97 votos. Foi na campanha de 2002, quando o mesmo pertencia aos quadros do PTB.

Rosalba Ciarlini, por sua vez, tem ao longo de sua carreira política presença constante na cidade. Na última eleição, na condição de candidata ao Senado, Rosalba obteve 8.123 votos em Areia Branca. Correio da Tarde

Robinson Faria confirma conversas com Rosalba

Embora negue que esteja fechada a candidatura de vice-governador na chapa da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado estadual Robinson Faria (PMN) confirmou que está mantendo conversas para a aliança e os entendimentos continuarão ao longo do mês de janeiro.


“Não houve (na conversa com Rosalba Ciarlini) o fechamento de chapa. Mas houve uma definição para novas conversas no decorrer do mês de janeiro”, comentou o deputado Robinson, em entrevista ao Jornal do Dia, na TV Ponta Negra.

O parlamentar admitiu que a formação do bloco “Unidade Potiguar”, firmado com os deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB) e João Maia (PR), foi “um sonho”. Com o líder do PR, Robinson Faria firmou, ainda em 2008, um acordo para estarem na mesma aliança em 2010.

Major Sales

O dia 31 de dezembro de 2009 no município de Major Sales já começou em festa. Bem no início da manhã, a prefeita Maria Elce entregou 25 casas populares que beneficiaram famílias carentes do município.


À noite, na praça de eventos, aconteceu a confraternização de ano novo realizada pela Prefeitura Municipal, que organizou uma bela festa para marcar a chegada de 2010.

Em um clima bem familiar, a noite iniciou ao som do seresteiro Lula Moreno. O líder Político Pio X Fernandes fez o uso da palavra com sua mensagem aos presentes, seguindo da prefeita Maria Elce, que também com palavras simples expressou seus votos e agradeceu a Deus e a todos os majorsalenses pelo sucesso do ano de 2009.

A noitada continuou com sorteios de brindes para quem pagou em dia o IPTU e para as famílias presentes na confraternização. O ano de 2010 foi acolhido por um belo show pirotécnico que durou cerca de 10 minutos. Para encerrar, a Banda os Maninhos do Forró e Piaza Show tocaram muito forró.

Macau

A Prefeitura de Macau iniciou no último dia 30, uma série de inaugurações de obras executadas pela administração do prefeito Flávio Veras, nos últimos meses. Uma ampla programação foi elaborada pelo poder público para ser levada a efeito do dia 30 de dezembro, se estendendo até 2 de janeiro.


A programação, além das inaugurações, contou com eventos culturais, corrida ciclística, maratona, passeio motociclístico, caminhada, shows musicais e o pré-carnaval com Trio OVNY e Banda Grafith. Os participantes das competições receberam da Prefeitura de Macau prêmios em dinheiro e muitos brindes, as inscrições foram feitas no ginásio de esportes.

O prefeito Flávio Veras destacou que Macau está cada vez melhor e para comemorar os avanços, a cidade salineira viveu intensa movimentação festiva na virada do ano. "Essas obras contribuem para a melhoria de vida da população, como é o caso do anel viário na avenida da integração trecho da Pedro Lopes de Araújo com a antiga vala negra, hoje totalmente erradicada", disse Flávio. Gazeta do Oeste

Acidente com ônibus da banda Grafith

Um ônibus da banda Grafith colidiu com um outro veículo no sentido Parnamirim-Natal, a colisão não deixou ninguém ferido gravemente, apesar do Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarem no local.

Marcelino Vieira

Após os festejos de fim de ano, a região Oeste prepara a realização de mais uma edição do Jegue Folia, carnaval fora de época da cidade de Marcelino Vieira, realizado em parceria com o jornal O Mossoroense.


Antecipando a realização da festa, os foliões terão acesso aos abadás a partir da manhã desta quarta-feira em pelo menos quatro cidades da região.

Segundo Éverton Laércio, coordenador do evento, está tudo pronto para a entrega das vestimentas, um dos últimos passos encaminhados pela organização do evento.

"Está tudo pronto para o início da festa. Vamos iniciar a entrega dos abadás nesta quarta-feira nas cidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Alexandria e Marcelino Vieira e esperar o início da festa, que está marcado já para esta quinta-feira", destaca Éverton.

Na quinta-feira, a folia ficará por conta da prévia, promovida pelo bloco Os Karas e a irreverência do Bloco das Virgens.

O evento, que se estenderá até a madrugada da segunda-feira, reunirá milhares de foliões para a festa que contará com grandes atrações nacionais e regionais, como Tomate, que abrirá a agenda com as atrações do bloco oficial, e seguirá com as presenças de Cheiro de Amor no sábado e Inala no domingo.

"Investimos na contratação de atrações com o perfil que elevaram o Jegue Folia a condição de uma das principais micaretas do Nordeste. Estamos preparados para manter o nível de organização e garantir a realização das mais animadas edições da história do evento", conclui o coordenador.

Pai e Filho



Kaká publicou nesta segunda-feira (4), uma foto do filho Luca. A criança é fruto do casamento do craque com Caroline Celico.


“Especialmente para vocês, nosso lindo filho no Natal”, escreveu o jogador de futebol na legenda da imagem.

Recentemente, Kaká já tinha escrito uma mensagem se derretendo ao falar sobre o garoto: "Agora à tarde mais um treino físico...Mas não é com o Madrid. Com quem? Com o Luca!! É bom demais ser pai.”

Nova Cruz

A Cadeia Pública de Nova Cruz está em fase de conclusão. Foi o que garantiu o Secretário do Interior, Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda, depois de visitar a obra que está sendo construída pelo Governo do Estado. A Cadeia Pública de Nova Cruz representa um desejo antigo tanto da população quanto da justiça local e visa dar dignidade aos presos e mais segurança para a população novacruzense, que hoje convive todos os dias com um verdadeiro barril de pólvora preste a explodir, bem no centro da cidade.


O presídio está sendo equipado com padaria, lavanderia, cozinha industrial, refeitório e outros aparelhamentos. Mas, ainda não foi estabelecido um prazo de inauguração. "Deverá ser logo que se conclua o treinamento com os agentes penitenciários", adiantou o secretário.

Vacina contra gripe suina

O Ministério da Saúde comprou 83 milhões de doses da vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína para a campanha de vacinação no país que deve ter início em março ou abril deste ano.


As doses foram adquiridas de três laboratórios diferentes. A maior parte, 40 milhões de doses, foi comprada do laboratório inglês Glaxo Smith Kline (GSK), em novembro de 2009. Cada uma pelo custo de US$ 6,43, totalizando desembolso de R$ 444,7 milhões.

O segundo lote, de 33 milhões de doses, foi encomendado ao Instituto Butantan. O instituto informou hoje (5) que já recebeu 600 mil doses prontas do laboratório francês Sanofis-Pasteur. O preço unitário é de US$ 7,6, o maior a ser pago pelo governo federal devido ao custo de transferência de tecnologia da organização francesa para a produção da vacina no Brasil. O gasto total é de R$ 438,9 milhões.

Recursos para redes estaduais chegaram a R$ 800 milhões

O Ministério da Educação investiu, em 2009, R$ 800 milhões em 24 estados no apoio e na reestruturação das redes estaduais de educação profissional. Os dados são do balanço anual do programa Brasil Profissionalizado, que repassa recursos federais para investimentos no ensino profissionalizante.


“A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está em plena expansão, mas só com as escolas estaduais atenderemos toda a demanda que o Brasil apresenta”, afirma o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Os recursos do Brasil Profissionalizado são investidos de acordo com a demanda. Cada estado traça as metas e principais necessidades e as transmite ao MEC, que faz a análise do pedido e o repasse. É possível investir na aquisição de material didático, na construção, ampliação e reforma de escolas e na capacitação de professores.

Caso a opção do estado seja a construção de uma escola, cabe ao MEC apresentar o projeto-padrão — ao custo de R$ 6 milhões, prevê seis laboratórios, 12 salas de aula, biblioteca e capacidade para atender 1,2 mil estudantes.

Patu

Os moradores do município de Patu no Médio Oeste vêm enfrentando problemas relacionados ao abastecimento de água em suas residências, há mais de dois anos e a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) tem se mostrado impotente para resolver o grave problema.


A população mais carente é que sente na pele o sofrimento de trabalhar o dia inteiro, chegar em casa, e não poder se quer tomar um banho. Mas o vereador e presidente da Câmara Municipal de Patu, Alexandrino Suassuna, “Xanxan”, mostrou preocupação com o grave problema na última Sessão Ordinária, e já que a Caern não tem resolvido o problema da falta de água, cobrou da Prefeitura de Patu que disponibilizasse carros-pipas para abastecimento de água do conjunto habitacional Nova Patu, e em razão do descaso, resolveu contratar carros-pipas e pagar com recursos próprios, e hoje junto aos moradores do referido conjunto distribuiu água com a população que vem sofrendo há mais de dois anos com a falta d'água.

O presidente Alexandrino Suassuna também recebeu o apoio da vereadora Lourdes Leão que também cobra providência em regime de urgência dos Poderes Público Municipal e Estadual para resolver o impasse. “Já cobramos melhorias no abastecimento de água de Patu junto a Caern e nada foi feito”, comentou Xanxan Suassuna. Gazeta do Oeste

Jundiá





































No próximo sábado 9 de Janeiro de 2010, o Município de Jundiá/RN comemorará seus 13 anos de Emancipação Política e a festa ficará por conta dos shows de : Cavalo de Aço e Assum Preto , As coleguinhas do forró e Dedim Gouveia. A festa será em praça pública.

São José do Mipibu


À noite era dedicada ao sogro-deputado Robinson Faria, mas quem acabou roubando a cena foi mesmo a apresentadora do Pânico, Sabrina Satto, que acompanhou o namorado-deputado Fábio Faria e assistiu tudo da primeira fila. Lotado por autoridades e populares que ninguém sabe se foram com a intenção de prestigiar o homenageado ou a nora-famosa da Rede TV!

Caicó

Artesanato, moda, culinária típica, agroindústria e manifestações culturais. Produtos associados ao turismo de 15 municípios brasileiros serão retratados no Guia Turístico de Produção Associada. Caicó é uma das cidades escolhidas.


Essa é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) desenvolvida em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP).

A ideia é apoiar a promoção e comercialização dos 15 destinos turísticos por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional. O Guia contará com versões impressa e digital por meio de site.

Entre os municípios contemplados, além de Caicó (RN), estão Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Nova Olinda (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Poço Redondo (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC).

As cidades foram escolhidas, com apoio do Sebrae, por serem destinos indutores contemplados no Programa de Regionalização do Turismo ou pólos turísticos regionais notáveis, e, ainda, por possuírem organização e infraestrutura turística, artesãos com capacidade de comercialização e estrutura de visitação nas unidades produtivas.

Segundo a coordenadora geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque, o Guia será uma ferramenta importante para incluir a produção associada ao turismo, como, por exemplo, os famosos bordados, o queijo de coalho e a carne de sol de Caicó, na Região do Seridó, no Rio Grande do Norte, nos roteiros turísticos locais.

“A ideia é fazer com que o turista, encantado pela beleza e identificação cultural dos produtos, gaste mais e fique por um tempo maior na região, gerando emprego e renda”, explica Albuquerque.

Em janeiro, os técnicos vão a campo para realizar um levantamento dos produtos associados ao turismo que serão divulgados no Guia. Entre os critérios para seleção dos produtos estão a representatividade cultural; a identidade que valorize a arte popular; a utilização de técnica de produção tradicional ou inovadora que atraia o turista e desperte o interesse em conhecer o processo produtivo; e a utilização de matéria-prima de origem local, controle e manejo sustentável.

Cerro Corá

Com a chegada das chuvas chegam também as destinções, as maravilhas que só aparecem no período chuvoso, e os problemas com as estradas.


As cachoeiras do escorrego que se formam com as chuvas trazem o lazer para os visitantes e os residentes, as estradas trazem os problemas de deslocamento e a buraqueira e o mato invadindo a pista causam os transtornos, é assim todo inicio de ano em Cerro Corá/RN. Blog do DJ Aildo

Ceara-Mirim

O assalto ocorrido recentemente em Porto Mirim, na residência onde se encontrava a família da secretária do gabinete do prefeito Antônio Peixoto, Luiza Moreira, só mostra o descaso do Governo do Estado e da Prefeitura de Ceará-Mirim com a questão da segurança pública nas praias de Muriú, Jacumã e Porto Mirim. As três praias pertencem ao município de Ceará-Mirim.


Só para se ter uma idéia, existe apenas um posto policial em Muriú para atender às três praias, com um número insuficiente de policiais e com uma viatura policial. Embora constitucionalmente seja do Governo do Estado a responsabilidade pela segurança pública, o município não pode e nem deve ficar omisso ao problema.

E é isso que está acontecendo com a Prefeitura de Ceará-Mirim. O fato é mais grave tendo em vista ser o prefeito Peixoto um delegado de polícia, que conhece como ninguém a realidade do município de Ceará-Mirim. E durante a campanha eleitoral de 2008 a segurança pública foi o tema mais explorado por Peixoto.

Mas ainda há tempo de Peixoto usar do seu prestígio como prefeito e delegado de polícia e, junto ao Governo do Estado, conseguir um número suficiente de policiais com viaturas e equipamentos para garantir a segurança dos nativos e dos veranistas de Muriú, Porto Mirim e Jacumã. Folha do mato grande

Lages pintada

O presidiário Flávio dos Santos Damasceno, 29 anos, conhecido como "Boy Serrado", garante que foi apenas fazer uma visita a um desafeto, cujo o nome foi preservado, mas, segundo o sargento PM Emanuel Silva, ele estaria tentando matá-lo na noite do domingo, no município de Lajes Pintadas, a 128 km de Natal. Ele foi preso com um revólver calibre 38 e seis munições, juntamente com outros três supostos comparsas. O acusado estava foragido do Presídio de Parnamirim, onde cumpre pena em regime semi-aberto por dois homicídios e, segundo o sargento, é suspeito de outras duas mortes no município de Santa Cruz. Diário de Natal

RN é apontado o 2º estado da região com melhor infra-estrutura

O Rio Grande do Norte está entre os estados brasileiros mais preparados para o futuro, segundo estudo da Fundação Dom Cabral, instituição criada em 1976 como desdobramento do Centro de Extensão da Universidade Católica de Minas Gerais.


Os pesquisadores da Fundação elaboraram um ranking dos estados com a melhor infraestrutura, tomando por base setores como energia, combustíveis, saneamento, transportes e telecomunicações.

Entre os estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte é o segundo mais preparado, ficando atrás apenas da Bahia, que é o sétimo no ranking geral. O estado de São Paulo é o que ocupa a primeira posição, seguido de Minas Gerais (2º) e Rio de Janeiro, o 3º colocado no ranking.

Os estudos foram tema de matéria de capa na edição de dezembro de 2009 da revista Anuário Exame, que está nas bancas – na internet, o acesso é pago. Cada indicador avaliado – foram considerados 12 indicadores entre 2004 e 2009 – recebeu uma pontuação conforme sua importância para a geração de riquezas, contribuição ao desenvolvimento social, econômico e para a atração de investimentos.


Ranking dos estados coloca RN entre os 10 com melhor infraestrutura:

1º - São Paulo

2º - Minas Gerais

3º - Rio de Janeiro

4º - Paraná

5º - Espírito Santo

6º - Distrito Federal

7º - Bahia

8º - Rio Grande do Sul

9º - Rio Grande do Norte

10º - Goiás

Chove em 50 municípios do estado

Ruas inundadas em Mossoró, relâmpagos e trovões em Caicó, dia de pouco movimento nas praias de Natal. O primeiro domingo de 2010 mais parecia o 19 de março, dia de São José em ano de bom inverno. De acordo com a Emparn, entre a madrugada de 1º de janeiro e a manhã de ontem choveu em cinquenta municípios do Rio Grande do Norte. As de maior intensidade foram em Janduís, na região Médio Oeste (196 milímetros), 154 em Cruzeta, no Seridó, 150 em Mossoró, região Oeste e 120 em Santana do Matos, região Central.


Mas as chuvas deste período não configuram 2010 como um ano de bom inverno no sertão nem no litoral. No RN, a temporada de chuvas só começa a partir de março, com o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para o Hemisfério Sul, gerando condições meteorológicas propícias à formação de “cumulus nimbus”, nuvens carregadas de eletricidade, que se elevam no céu como grandes torres de algodão, brancas no alto e escuras na base. Tendo em vista o fenômeno El Niño, que está atuando na costa do Pacífico, os meteorologistas preveem um ano com menos chuvas no sertão potiguar.

Em Natal, uma chuva fina começou por volta das 9h30, sem causar maiores problemas. À tarde meia hora de chuva mais intensa no centro da cidade, Tirol, Lagoa Novas, praias da Zona Leste, espantando os banhistas das praias. No final da manhã, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a temperatura estava nos 31 graus, mas a sensação térmica chegou aos 35ºC.

Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, essas chuvas de intensidade moderada a forte, foram provocadas pela presença de ventos com circulação ciclônica em altos níveis da atmosfera, associados a restos de uma frente fria que está atuando sob o sul do nordeste. Ainda segundo o meteorologista, essas da pré-estacão chuvosa não significam que teremos um bom inverno.

Em Mossoró as chuvas provocaram estragos. O canal do Termas transbordou, inundando ruas e o pátio do Bom Preço. Os 150 milímetros registrados pela Emparn, representam mais que o dobro da média do mês todo, que é de 66 mm.

Em Assu a chuva foi de 50 milímetros, mas a preocupação dos moradores estava voltada não para o céu, mas para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do RN, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos (o volume atual é de 2 bilhões de metros cúbicos). O extensionista da Emater Samuel Júnior publicou no último domingo fotos mostrando que o problema das fissuras na parede da barragem só se agravam. “Até hoje a erosão continua do mesmo jeito; nada foi feito. Fui neste domingo à barragem e constatei o fato”, disse Samuel.O engenheiro do Dncos, José Augusto Tostes, disse que no ano passado o órgão fez dois planos de trabalho. No primeiro, solicitaram ao Ministério da Integração Nacional verba da ordem de R$ 30 milhões para recuperação das paredes de barragens e açudes no Nordeste, entre elas a da Armando Ribeiro, mas a verba não foi liberada. O outro plano de trabalho era recuperar todos os açudes que apresentam avarias na rota da transposição do rio São Francisco. Do total de R$ 10 milhões solicitados, R$ 400 mil seriam usados para a barragem do Açu. “O dinheiro não foi liberado por vários motivos”, disse o engenheiro.