quinta-feira, julho 29, 2010

5 horas de terror

Por volta das 18h30 de ontem (28), dois homens invadiram a casa do motorista José Viana Júnior, 45 anos, na rua Batuque, no bairro Nordeste, na zona Oeste de Natal. Os ladrões fizeram reféns a mulher e os dois filhos do proprietário, que havia saído minutos antes.


Um dos dois aparentava ser menor de idade e estava de botas sujas de lama, dando a entender que teriam chegado pela maré, já que a rua é a última do bairro, antes do mangue do rio Potengi. 
Por volta das 22h30, Júnior Viana, como o motorrista é mais conhecido, voltou à sua residência e também foi detido pelos dois ladrões. Ele teve as mãos e os pés amarrados com fitas adesivas e foi deixado de bruços na cozinha enquanto os filhos, um garoto de 15 e uma menina de 12 anos ficaram com a mãe no quarto. 

Os ladrões comeram, beberam e aparentavam estar sob efeito de drogas. Eles só deixaram a casa por volta das 23h50, quando Júnior Viana se livrou das fitas que o amarravam, pulou a janela e chamou os vizinhos, que ligaram para a polícia. Os bandidos fugiram levando pertences de valor da casa. De acordo com o relato das vítimas aos policiais, os criminosos foram muito agressivos, embora não tenham molestado nenhuma delas.


Os policiais da equipe do 9º Batalhão de Polícia Militar empreenderam buscas na região do mangue e junto à comunidade do Mosquito, perto da ponte de Igapó. A investigação deve ficar a cargo da 7ª Delegacia de Polícia, no bairro das Quintas. 
Tribuna do Norte

Lauro Maia no conjunto potengi


“É conversando com a população que nós podemos descobrir quais são suas maiores necessidades, suas principais reivindicações. Quero ser eleito deputado estadual para lutar por melhorias para o povo potiguar, principalmente para projetos voltados para os jovens, que precisam de lazer e emprego”, disse o candidato.

O candidato, filho do deputado estadual Lavoisier Maia (PSB), ficou no bairro até o início da noite, visitando casas e conversando com cada um dos moradores. Acompanhado de integrantes da Juventude Guerreira, Lauro Maia discursou e foi aplaudido pela população.

Juízes das 69 Zonas Eleitorais reúnem-se para tratar das Eleições 2010

Os juízes eleitorais das 69 Zonas do Rio Grande do Norte reúnem-se nesta sexta-feira (30) com a administração do TRE-RN para debater sobre diversos temas das eleições gerais de 2010.

A reunião será aberta pelo presidente do Tribunal, desembargador Expedito Ferreira de Souza. Na sequência, o corregedor e vice-presidente da instituição, des. Claudio Santos, falará aos juízes sobre a necessidade dos dois documentos no ato da votação, novidade trazida pela Lei 12.034/09. 

Mais três temas ainda serão abordados durante a tarde. O juiz da Corte Eleitoral, Marco Bruno Miranda tratará do poder de polícia dos juízes eleitorais; o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar, abordará a segurança das eleições; e a diretora geral do Tribunal, Andrea Campos, apresentará o plano institucional das eleições: novidades para o pleito. Após a explanação dos temas, o encerramento será com o des. Expedito Ferreira. 

A reunião com os juízes eleitorais ocorre no Plenário do TRE-RN, em 30 de julho, às 14 horas.

Recurso contra Garibaldi e Henrique Alves é julgado improcedente

Em sessão realizada na tarde de ontem (28), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, pelo voto da maioria dos seus Membros, conheceu e negou provimento a recurso contra Garibaldi e Henrique Alves. O recurso foi interposto pelo Ministério Público Eleitoral e pedia a reforma da sentença monocrática do juiz da propaganda Aurino Vila, que julgou improcedente Representação do MPE. Nesta Representação, o MPE pleiteava aplicação de multa aos recorridos, por suposta prática de propaganda extemporânea, ocorrida em evento promovido por Garibaldi e Henrique Alves, em comemoração pelos seus 40 anos de vida pública.
O relator do processo não vislumbrou no evento apelo às eleições vindouras, não reconhecendo assim a propaganda eleitoral. Deste modo, votou pelo improvimento do recurso, e consequente manutenção da sentença recorrida em todos os seus termos. Foi acompanhado pelos juízes Fábio Holanda e Lena Rocha. Os juízes Marco Bruno e Ricardo Moura divergiram do relator, entendendo que houve a propaganda extemporânea, e votaram, assim, pela aplicação de multa, mas foram vencidos.



Recurso contra Adão Eridan
Ainda na oportunidade, o juiz Aurino Vila trouxe para julgamento recurso do MPE contra o vereador do município de Natal Adão Eridan, por suposta prática de propaganda extemporânea em inserções veiculadas pelo Partido da República, em seu espaço reservado para propaganda político-partidária. 

O relator entendeu que a mídia questionada não extrapolou os limites definidos para a propaganda partidária e votou pelo improvimento do recurso. Os demais Membros acompanharam o voto do relator, à exceção do juiz Ricardo Moura que conhecia e dava provimento.

Assim, o Tribunal, por maioria, conheceu e negou provimento ao recurso ora tratado, mantendo a sentença recorrida em todos os seus termos.

Rosalba apresentou propostas para o turismo, em Extremoz

Em encontro organizado pelo prefeito da cidade de Extremoz, Klaus Rego (PMDB), Rosalba disse que vai fazer prosperar as vocações naturais de cada cidade, destacando o turismo da região, que atrai milhares de turistas durante todo ano para conhecer as belezas naturais da cidade, principalmente as dunas de Genipabu.

“Aqui está localizado um dos mais belos cartões postais do Estado, porque não dizer do país, que são as dunas de Genipabu. No nosso governo, vamos capacitar as pessoas, dotar o acesso a praia com total infraestrutura para que o turista se encante. A praia vai ficar preparada para receber, sem esquecer de preservar o meio ambiente”, afirmou Rosalba.

O encontro contou com a presença dos senadores candidatos à reeleição José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) e do deputado federal e candidato à reeleição Henrique Eduardo Alves (PMDB).


Emanuel Ferreira em João Câmara

O tucano foi recebido com muito carinho pelos seus conterrâneos, que acreditam na vontade de mudar do candidato que vai representar sua região na Assembléia Legislativa.
Emanuel ouviu os principais anseios da população e se deparou com o abandono do atual governo. “Falta trabalho, falta investimentos em moradia e projetos que impulsionem a economia local. As pessoas já estão cansadas de votar em ‘Deputados copa do mundo’ que só aparecem de quatro em quatro anos para alimentar financeiramente as lideranças políticas”, enfatizou o candidato.
Fonte: Assis Silva 

Parnamirim ganha novos empreendimentos do Minha Casa

Parnamirim ganha mais dois empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, ampliando para oito o número de condomínios destinados a mutuários com renda familiar até três salários mínimos. Os residenciais Iderval Medeiros e Salatiel Rufino, com 996 apartamentos, serão construídos pela Borges e Santos Ltda. no Loteamento Santa Cecília, bairro Santa Tereza.

São 62 blocos com 16 apartamentos cada, sendo quatro por andar, com área interna de 45 metros quadrados, sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de guarita de entrada, área de lazer com duas quadras esportivas e vaga de estacionamento.

O valor de cada unidade é da ordem de R$ 41 mil, sendo R$ 17 mil subsidiados pelo Governo Federal, sendo financiado pelo prazo de 10 anos. A prestação varia de R$ 50,00 a R$ 139,00, segundo contrato firmado na quarta-feira (21) entre a construtora e a Caixa Econômica Federal.

Trabalhadores fazem protesto em Ceará-Mirim

Trabalhadores da antiga Usina São Francisco, que faz parte da Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim, fizeram uma mobilização nesta manhã (28) para cobrar o pagamento de salários atrasados. A usina está parada há mais de um mês, mas alguns funcionários continuavam trabalhando em funções como o corte de cana. Eles estão com salários atrasados há cerca de um mês.

No protesto, os trabalhadores fizeram uma caminhada do Centro de Ceará-Mirim até a entrada da usina, e lá foram recebidos pelo proprietário, Manoel Dias Branco Neto, que afirmou, no entanto, que a empresa está sob intervenção judicial, e que, estando ele afastado, não pode tomar providências para o pagamento dos salários. 

Assim, foi marcada uma nova reunião para a próxima sexta-feira (30), às 10h, com o interventor judicial e o próprio Manoel, com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceará-Mirim, com o objetivo de definir como será feito esse pagamento. 

O sindicato também anunciou que vai negociar a suspensão temporária dos contratos de trabalho desses funcionários, já que a empresa alega que não tem como pagá-los. Os trabalhadores vêem a medida como uma forma de garantir seus empregos.
Fonte: Tribuna do Norte

Mossoroense é vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu

O mossoroense Marco Antônio, de 21 anos de idade, logrou-se vice-campeão mundial de Jiu-Jítsu na categoria Pluma (64 Kg), faixa marrom.

A grande conquista se deu no último dia 17 de julho, na cidade de São Paulo, em evento organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo.

Além deste título, o acadêmico logrou-se terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e atualmente é Campeão Pan-Americano de Jiu-Jítsu e do Campeonato Cearense.

O atleta é patrocinado pelas empresas: Joaquim Patrício Metais; FACENE; Gelo Zero Grau; Hotel Dunas, e Mossoró Pré-Moldados.

Nomomento.com

Recuperação da RN177 que liga São Miguel a Venha-Ver

A restauração da RN177 no trecho que liga os municípios de São Miguel/Coronel João Pessoa/Venha-Ver deverá ter inicio até o final de setembro. A informação foi confirmada pelo Engenheiro Caio Múcio da Rocha Pascoal, Diretor de Obras e Operação do DER/RN.

A obra de recuperação da RN-177 no trecho São Miguel/Coronel João Pessoa/Venha-Ver teve a sua ordem de serviço assinada pelo Governador do Estado em 12 de abril deste ano. Somente nesse trecho de 21 km, serão investidos R$ 2.177.587,71, em todo o estado investimento é superior a R$ 72 milhões.
Fonte: Noticias de São Miguel

Pau dos Ferros no combate à raiva humana

Em parceria com vários órgãos, a exemplo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado um trabalho ostensivo no combate e prevenção ao contágio do vírus da raiva humana no município de Pau dos Ferros.

Após a confirmação que duas crianças que sofreram um incidente com um morcego no Bairro João XXIII, zona norte do município, a Secretaria Municipal de Saúde prestou total assistências às crianças. Foram disponibilizados exames, a soroterapia e a vacina anti-rábica, além de consulta com especialistas em Pau dos Ferros e também na capital do Estado. “Essas crianças receberam toda a tratamento necessária, e hoje encontram-se perfeitas e sem nenhuma sequela ou perigo de vida” comemora o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato.


Além do trabalho de assistência a essas vítimas, os Agentes de Controle de Endemias de Pau dos Ferros, passaram por uma série de treinamentos, além de tomarem o esquema de vacina para pré-exposição. Isso possibilitou que eles pudessem realizar a captura dos morcegos hematófagos (espécie que se alimenta com sangue), sem estarem expostos a nenhum risco.


Fonte: Blog de Francisco Dantas

Messias Targino

A prefeitura municipal de Messias Targino através da secretaria municipal de saúde em parceria com Ministério da Saúde firmou um consorcio com as cidades de Patu e Almino Afonso com objetivo de implantar o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) nos municípios citados. O programa será implantado no mês de agosto


Com a implantação do Programa o município ganhará uma equipe composta por mais 5 (cinco) profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, sendo 01 fonoaudiólogo, 01 Psicólogo, 01 Nutricionista, 01 Pediatra e 01 Ginecologista que atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes.

Banhista é encontrado morto no interior do RN

Foi encontrado nesta manhã (29), por volta das 6h, o cadáver de um banhista que desapareceu no final da noite de terça-feira passada (27), enquanto tomava banho nas águas do rio Mossoró. Policiais militares do Corpo de Bombeiros estavam à procura do corpo há quase 24 horas. A vítima ainda não foi identificada, já que era morador de rua e não tinha documentos de identificação.
Fonte: DN Online

Volante do ABC capota carro na Grande Natal

O volante Ricardo Oliveira do ABC sofreu um acidente de carro no fim da tarde desta quarta-feira (28). quando estava a caminho do aeroporto para viajar a Belém, capital do Pará para resolver questões trabalhistas com o time Remo.  Ao desviar de um buraco, perdeu o controle e o carro capotou.

Segundo informações da assessoria do clube alvinegro, o volante abcdista foi levado ao hospital, com dores no pescoço e pequenos cortes na mão e no braço. Após uma série de exames, Ricardo foi liberado e passa bem.

Na manhã desta quinta-feira, o jogador treinou separado dos outros atletas e ser dúvida para o clássico de domingo contra o Alecrim.

Vitória do Santos na Vila


Um jogo emocionante, tenso, com o Santos pressionando muito, perdendo gols incríveis (desperdiçando até pênalti), mas derrotando o Vitória por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo primeiro duelo das finais da Copa do Brasil. O time baiano poderia até ter dado adeus ao título já nessa primeira partida, tamanha a superioridade santista, mas tem de agradecer o fato de os alvinegros não estarem com a pontaria em dia. E também ao goleiro Lee, que pegou um pênalti e fez defesas incríveis nos minutos finais.

Inter faz 1 a 0 no São Paulo



No duelo entre Internacional e São Paulo, venceu quem quis vencer. Giuliano, aos 23 minutos do segundo tempo, furou o bloqueio tricolor e deu ao Colorado uma vitória que não poderia ser mais justa.

Rosalba anuncia hospital para a Zona Oeste de Natal

Na caminhada que fez na tarde desta quarta-feira, (28), no bairro Felipe Camarão, em Natal, a candidata ao governo, Rosalba Ciarlini, deu uma boa notícia, depois de ouvir muitas queixas sobre o atendimento de saúde. “Vou construir o Hospital Geral de Natal aqui na Zona Oeste da cidade”, declarou, criticando o sucateamento do Hospital Walfredo Gurgel. “Hospital é para acolher, não para maltratar”, disse Rosalba, acrescentando que irá melhorar a urgência e emergência também no interior.
Além da construção de um novo hospital para a capital e o aparelhamento das unidades do interior, Rosalba priorizará o saneamento básico, entendendo que, com esgotamento sanitário, a população será mais saudável. "Encontrei esgotos à céu aberto nas ruas", observou, ressaltando que o saneamento terá atenção especial em todos os municípios, assim como outras ações na saúde pública.
A candidata da Força da União também afirmou que valorizará a juventude, com ensino profissionalizante e investimentos no esporte e cultura.

Carlos Eduardo terá apoio da oposição em Ilemo Marinho

O grupo de oposição do município de Ielmo Marinho, liderado pelos ex-prefeitos Hostílio Medina (PMN) e Tonico Menezes (PSB), receberá a visita do candidato ao Governo do Estado pelo PDT, Carlos Eduardo, e do deputado estadual candidato à reeleição pelo DEM, José Adécio.

O vereador Gileno (PTB), a vereadora Peba Soares (PTB) e o ex-candidato a vice-prefeito, Dr. Cássio (PHS), também participarão do encontro, que acontecerá na residência do ex-candidato a prefeito, Hostílio.
Fonte: Blog do Wallace.

João Maia terá o apoio de Tomba para Câmara Federal

Mais de 1.200 pessoas lotaram as dependências do Trairi Clube, em Santa Cruz na noite desta terça-feira onde o deputado João Maia recebeu a notícia de que terá o apoio do candidato a deputado estadual Tomba (PSB), com quem faz dobradinha no município, do prefeito Péricles Rocha (PSDB) e do vice-prefeito Joca Ferreira. Além de todas essas lideranças, João Maia vai contar como mais sete dos nove vereadores da Câmara Municipal, como o presidente Josemar Bezerra, Edmilson Silva, Odete Dantas, Terezinha Cavalcanti, Josenaide Palhares, Tarcísio Reinaldo e Fábio Dias, além do grupo do PR, liderado na cidade por Arilson Araújo.

Deputado Nelter em Jucurutu nesta quinta

Após uma reunião em Currais Novos, Nelter Queiroz segue para Jucurutu, onde se encontra com seus coordenadores de campanha e o ex-prefeito Luciano Lopes, que oficializará o apoio ao projeto do deputado nesta eleição. O objetivo da reunião é organizar os últimos detalhes para a visita do governador Iberê Ferreira de Souza e da ex-governadora e candidata ao Senado, Wilma de Faria a Jucurrutu.

Depois o deputado segue para Caicó, onde participará da tradicional Feirinha de Santana e reuniões com seus coordenadores locais e lideranças políticas da cidade, como o vereador Almir Filho.
Fonte: Edilson Silva

27ª edição da Feira de Artesanato do Seridó

Foi aberta na noite desta quarta-feira, 28 de julho, a 27ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

Segundo a comissão organizadora do evento, 98 estandes foram montados para apresentar o trabalho de, pelo menos, 500 artesãos representados por diversas associações e entidades da região, como o Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesanato do Seridó (CRACAS).
Fonte: Robson Pires

MP entra com ação de improbidade administrativa contra Ex- prefeito de Pendências

O Ministério Público Federal em Mossoró ajuizou nesta quarta-feira (28), ação civil pública contra o ex-prefeito de Pendências (RN), Jailton Barros de Freitas, e outras 17 pessoas físicas e jurídicas por ato de improbidade administrativa. Eles são acusados de cometer irregularidades em licitações, com o objetivo de direcionar a execução das obras. 



Caso a ação de improbidade seja julgada procedente pela 8ª Vara da Justiça Federal, os envolvidos podem ser penalizados com o ressarcimento integral do dano, perda dos valores ilicitamente acrescidos ao patrimônio, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento da multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MPF

Governo do Estado anuncia, nesta quinta-feira, medidas para solucionar déficit de professores nas escolas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), anuncia, nesta quinta-feira (29), às 10 horas, na sede da Governadoria, diversas medidas para solucionar o número insuficiente de professores nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte. 

O secretário estadual de Educação, Otávio Tavares, detalhará as ações que estão sendo adotadas pela pasta. "Nosso objetivo é fazer com que a própria comunidade tenha conhecimento sobre a realidade da escola e cobre a presença dos professores em sala de aula", observa o secretário.

O déficit abrange, nas escolas de Ensino Médio, as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Espanhol, além de Artes, Língua Portuguesa, e Matemática, no Ensino Fundamental, e professores polivalentes, no caso das primeiras séries do Ensino Fundamental.
Em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira (28), ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), candidata ao Governo do Estado pela Coligação "A Força da União" (DEM, PSDB, PMN, PSC, PSL e PTN) falou sobre suas propostas para governo nas áreas da saúde e educação, sobre a Copa 2014 e ainda rebateu as críticas que a candidata à presidência da República, Dilma Roussef (PT), fez ao Partido Democratas.
Confira os principais trechos da entrevista:
O que a faz se candidatar?
O RN está andando pra trás. Quero trabalhar pra ver as coisas acontecerem. Para governar o Estado, é preciso ter, acima de tudo, comprometimento. Tem muita coisa que eu não aceito: pacientes esperando dias e dias numa fila; os nossos jovens com ensino precário, escolas sem professores. Cada escola fechada hoje, é um presídio que se abre amanhã. Vejo que nosso futuro está comprometido, as pessoas estão desestimuladas. Vejo que é necessário trabalhar sério. Quero trabalhar e dotar o Estado de investimentos nas mais diversas áreas. É preciso fazer acontecer.
Pesquisas apontam Rosalba com vitória no 1º turno. Há o clima de já ganhou?
Nada disso. O que há é muita disposição. Trabalhando todos os dias, mostrando nossas propostas. Vamos intensificar o contato com a população. Eu quero contribuir para meu estado trazendo soluções. Essa é a hora de mudar.
Saúde

A candidata ao governo do Estado disse que será parceira das UPAs, afinal foi ela quem implantou a primeira do Nordeste, quando prefeita em Mossoró. “Nossa meta é acabar com a demanda reprimida das cirurgias eletivas. Há pacientes que esperam dias e dias para fazer uma cirurgia. Ao assumir o Governo, sei como fazer. Em Natal, começa com a ampliação do programa das UPAs. Irei construir um novo hospital de emergência, pois a estrutura do Walfredo não comporta mais. Ela já existe há 40 anos. Vamos estruturar os hospitais regionais. Em cada região terão núcleos para alta complexidade, com isso vai diminuir a demanda para Natal. Vamos criar o programa município saudável, com metas onde o Governo vai premiar quem atingir os objetivos.
Sobre a saúde, Rosalba disse, ainda, que o Senado votou pelo fim da CPMF, mas que, para melhorar a saúde, o Governo Federal precisa regulamentar a Emenda 29, que destina 10% dos recursos arrecadados na saúde. “Mas, o atual governo não quer regulamentar essa emenda que vai favorecer a saúde. Saúde é vida. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Senado. Está faltando vontade política do Governo Federal”, disse.
Educação
Indagada sobre IDEB, cujos números são extremante negativos - a média estadual do RN atingiu: 3,9 nos anos iniciais do ensino fundamental; 3,3 nos anos finais e 3,1 no ensino médio. Isso numa escala de 0 a 10 - Rosalba afirmou que vai criar condições para que o ensino melhore. “Vamos fazer um pacto pela educação. Vamos dar as mãos. Criar programas, profissionalizar, valorizar o professor, colocando-os em capacitação permanente, para que ele esteja preparado. Trabalhar para que as coisas aconteçam também nas escolas”.

Dilma Rousseff

Em relação às críticas que a candidata à presidência da República, Dilma Roussef (PT), fez ao partido Democratas no cenário nacional, Rosalba disse que lamenta, lamenta muito que uma candidata venha ao nosso Estado e que, ao invés de mostrar soluções, trazer propostas, faça uma campanha de agressões e radicalismo. “O povo quer soluções para o Estado melhorar. Para o aeroporto que ainda não foi concluído, perdemos Refinaria, a Trasnordestina. Projetos importantes que nós queremos e esperamos”, afirmou Rosalba.
Copa 2014
Para Rosalba, a Copa em Natal é importante e fundamental para o desenvolvimento da cidade. Rosalba afirmou que como governadora não criará dificuldade, adotará parcerias para melhorar a infraestrutura, principalmente de trânsito em Natal e Grande Natal, e não medirá esforços para que Natal tenha destaque na Copa e receba muito bem os turistas que virão

Coligação Vitória do Povo fará carreata neste sábado

Neste sábado (31), Iberê, Vilma, Hugo e todos os candidatos e amigos da coligação Vitória do Povo (PSB, PT, PTB e PPS) farão a primeira grande carreata partindo da Grande Natal para a região Agreste. A movimentação está sendo chamada de “Berê, Bará, com Lula vai ganhar” e tem concentração marcada para as 13h, no Gancho de Igapó, na zona Norte da capital.

De lá, os candidatos Iberê, Vilma e Hugo, percorrerão as cidades de São Gonçalo do Amarante, Macaíba, seguem pelo acesso ao município de Vera Cruz, pelas "Quatro Bocas", passam por Lagoa de Pedras, Serrinha, Santo Antônio e finalizam a mobilização em Nova Cruz.

Garibaldi foi vaiado em Natal

O senador Garibaldi Filho (PMDB) foi vaiado e chamado de “traíra” e “oportunista” por vários populares, no Bairro do Alecrim quando acompanhava a candidata Dilma Rousseff (PT) na sua carreata em Natal.
Fonte: Robson Pires

TV tropical pode ser multada por privilégios Rosalba

O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à representação ajuizada pela coligação Vitória do Povo contra a TV Tropical, sob a alegação de que a candidata do Democratas ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini estaria tendo tratamento privilegiado.

Na ação, proposta pelo advogado Erick Pereira, questiona o tratamento privilegiado dispensado pela TV Tropical à senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Foram 104 aparições da candidata do DEM, em horário nobre, no período de janeiro a junho, contra apenas 20 do governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição. A TV Tropical é filiada à rede Record e pertence ao senador José Agripino (DEM).

“A partir da reforma eleitoral, de setembro de 2009, ficou estabelecida a obrigatoriedade de tratamento isonômico, inclusive em período anterior a 1º de julho para punir qualquer aparição potencialmente abusiva”, explicou o advogado Erick Pereira.

O advogado da coligação Vontade do Povo pediu à Justiça a condenação da TV Tropical ao pagamento de R$ 1,3 milhão de multa. Para chegar a esse valor, Erick Pereira aplicou a tabela de preços praticado pela emissora para inserções comerciais sobre o tempo dispensado à candidata do DEM (4 horas e 39 minutos).

Gesane e seu pai são multados por propaganda eleitoral


O juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Ivan Lira de Carvalho, em sentença monocrática, julgou procedente Representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral para multar a deputada estadual Gesane Marinho (PMN) por prática de propaganda eleitoral antecipada em relação às eleições de 03 de outubro de 2010. Ainda na sentença, o pai de Gesane, Jurandir Freire Marinho, também representado, foi multado da mesma forma.

Segundo consta nos autos, no dia 1º de junho deste ano a equipe de fiscalização de propaganda da 3ª Zona Eleitoral recebeu uma denúncia por telefone, e após dirigir-se à Ponte de Igapó, constatou a presença de dois caminhões, tipo baú, com fotografia e lema de Gesane Marinho, candidata à reeleição, sendo que um desses veículos distribuía alimentos a moradores locais. Para o MPE, o fato configurou propaganda eleitoral extemporânea, e era impossível que Gesane não tivesse conhecimento, haja vista que os caminhões eram de propriedade de seu pai, Jurandir Marinho. Com isso, o representante pediu a aplicação das sanções previstas no art. 36, §3º, da Lei das Eleições, em seu valor máximo, ou seja, R$ 25 mil.

O juiz Ivan Lira, julgou o pedido parcialmente procedente, condenando Gesane Marinho e Jurandir Marinho, ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil, cada um.
TRE

Rogério Marinho também rebateu Dilma e critica oposição feita pelo PT durante gestão FHC

A declaração da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT), candidata à Presidência da República, sobre a forma como o Democratas e o PSDB fazem oposição ao atual Governo Federal foi rebatida pelo presidente do PSDB no Rio Grande do Norte, deputado federal Rogério Marinho. O dirigente partidário lembrou a postura do PT durante o período em que fez oposição ao Governo de Fernando Henrique Cardoso e disse que Dilma tem "memória curta".



Durante a manhã desta quarta-feira (28), em Natal, Dilma Rousseff disse que não seria possível que democratas e tucanos posassem de "civilizados, que fizeram uma oposição civilizada". A candidata acusou os oposicionistas de fazerem críticas pessoais ao presidente Lula e de chamar o Bolsa Família de "Bolsa Esmola". No entanto, o presidente do PSDB rebateu as críticas da ex-ministra.

"O PT, quando era oposição, era oposição contra tudo e contra todos. O PT não votou em Tancredo Neves, e quem votou foi expulso. O PT votou contra o Plano Real. O PT votou contra o Proer, que reestruturou o sistema financeiro do país. O PT que acusou a rede social criada pelo PSDB de ser o bolsa esmola, e essa mesma rede social é a bandeira do PT", acusou Rogério Marinho.

"A oposição tem feito o seu papel, de fiscalizar, de ser contra o aumento da carga tributária, de denunciar os aloprados e o mensalão, impedir o aparelhamenrto do estado, a farra do cartão corporativo e denunciar o fato que o RN tem sido um estado deixado à margem das prioridades do Governo Federal", criticou.



Quanto o Aeroporto


"Quem tem sido contra o aeroporto, no sentido de empurrar com a barriga, é o atual governo. Ela como ministra da Casa Civil teve todas as chances de acelerar o processo, mas a última notícia que tive foi que o modelo de gestão não será definido nesse ano, provavelmente. Eles estão no poder há quase oito anos, e não se pode mais olhar pelo retrovisor", disse.

José Agripino X Dilma no Jornal 96



Agripino não perdoá governo pelas perdas no RN


“Eu não perdôo o Governo por ter levado a refinaria para Pernambuco. O Rio Grande do Norte é a sede da exploração de petróleo do Nordeste, em terra e em mar, como antes era a Bahia. Era aqui que a refinaria deveria estar, em Guamaré e ao invés disso, nos deram um arremedo, levando para outro estado. Esse é um bem que se foi e que nunca mais conseguiremos recuperar”, destaca o senador.

Em tom critico, José Agripino afirmou que o Rio Grande do Norte é excluído de obras que beneficiam o desenvolvimento. “O Rio Grande do Norte tem sido uma espécie de filho enjeitado da República”, frisa o senador. 



. “Eu destinei recursos através de emendas coletivas para obras de infraestrutura como a construção da Barragem de Oiticica, que está há mais de cinco anos na lista de prioridades e poderia estar evitando cheias no Vale do Açu, que prejudicam as plantações de frutas e a produção de camarão. O que eu critico é que eu coloco essas obras como minha prioridade e o Governo não aprova”, explica. 


Dilma ironiza críticas de José Agripino 



"Se o senador José Agripino achava tão importante a Transnordestina, ele deveria ter construído pelo menos 1 km da ferrovia no Nordeste". A declaração, em tom irônico, foi feita pela ex-ministra Dilma Rousseff, quando indagada durante a entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, e à TV Nominuto, o que ela achava da declaração do senador José Agripino (DEM) de que não perdoava o Governo Federal por obras que não vieram para o Rio Grande do Norte.

"Nós do Governo Lula fizemos. O Brasil vai voltar a ter ferrovias e aqui no Rio Grande do Norte tem que chegar a partir do Ceará, ou de Pernambuco. Será um dos centros para o qual convergirá essa ferrovia, mas isso é um processo", acrescentou.

Dilma falou que a ligação da Transnordestina com o resto do Nordeste se dará nas outras etapas. "O senador José Agripino disse que vai fazer, mas nunca fez", enfatisou.

Quanto à barragem de Oiticica, Dilma também foi enfática contra as críticas do "democrata" e disse que a obra foi incluída no PAC II, com as verbas do Governo Federal e não através das verbas do senador José Agripino.

Da recepção ao calor do povo







Caminhada de Dilma no RN




Uma onda colorida, vermelha principalmente, tomou conta das ruas do Alecrim na tarde desta terça-feira (28) na passagem da candidata Dilma Rousseff (PT) para presidente da república. 



Por onde a carreata passou, entre a Av. 6 e a praça Gentil Ferreira, foi aplaudida por milhares de pessoas. Os candidatos da Vitória do Povo seguiram em carro aberto. 

O governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição, seguiu em carro aberto ao lado de Dilma.“Superamos todas as expectativas e estou muito feliz com as manifestações de carinho e de apoio do povo”, comemorou Iberê.

Os candidatos ao Senado, Vilma de Faria (PSB) e Hugo Manso (PT), estavam no segundo veículo com Fátima Bezerra, Sandra Rosado, Larissa Rosado, Márcia Maia e Cláudio Porpino.

Na praça Gentil Ferreira, todos se juntaram a Dilma em um grande ato político que reuniu uma multidão. A candidata Dilma enumerou as parcerias entre o governo de Vilma, continuadas pelo governador Iberê Ferreira e o governo do presidente Lula e citou os indicadores sociais e econômicos como resultado de um trabalho bem feito.


Vilma considerou a visita da candidata do presidente Lula bastante positiva.



“Dilma é a certeza de que estamos no rumo certo. Trabalhamos juntos com o presidente Lula, lá e cá, e vamos manter essa parceria com Dilma na presidência e Vilma no Senado”, declarou Vilma.



Carlos Eduardo e Iberê unidos ?

Para o candidato a vice-presidente Michel Temer sim, em seu discurso no bairro do Alecrim comentou a “união absoluta” entre Carlos Eduardo e Iberê.




“Eles estão unidos pelo Brasil. Estamos confiantes na vitória de Dilma e não digo isso pelo número de pessoas que vejo, mas pelo entusiasmo que sinto em todos os lugares do Brasil pelos quais passo”, declarou.

Ela subiu no carro à rua dos Pajeús, ao lado de dois candidatos ao Governo do Estado, Carlos Eduardo e Iberê Ferreira de Souza, e o vice de Dilma, Michel Temer. Em outro carro, seguiram Vilma de Faria, Fátima e Hugo Manso.


Garibaldi garante apoio de Dilma


A candidata do PT Dilma Rousseff, garantiu em entrevista à rádio 96FM, que apóia o projeto de reeleição de Garibaldi Filho ao Senado Federal.

Além de se tratar de um candidato que compõe a base aliada do governo, Dilma citou Garibaldi como um dos responsáveis pela garantia da instalação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

“O senador Garibaldi Filho, mais a bancada federal do Rio Grande do Norte, participou de diversas reuniões para tratar da vinda desse aeroporto para São Gonçalo do Amarante. Ele trabalhou em conjunto com o presidente Lula”, informou Dilma.

DILMA NO RN

No Jornal 96
Durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, para o Jornal 96,
96 FM, na manhã desta quarta-feira (28), a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, declarou que pretende concluir a transposição do Rio São Francisco.

Ela argumentou que a obra deve incluir não somente a transposição em si, mas também a criação de sistemas de fornecimento d’água para os estados contemplados. Segundo ela, não há fundamento nas críticas que o empreendimento recebeu.

“O que significa a transposição do São Francisco? Levar água para esta região do país, o Nordeste. Sem água, você não se desenvolve. Tanto as pessoas e os animais precisam dela para sobreviver, como sem ela as empresas não têm como tocar seus negócios”, afirmou.

Dilma disse ainda que este é um sonho de 100 anos dos governos de estados como o próprio Rio Grande do Norte, além de Pernambuco e da Paraíba. “Quero dizer que vou continuar com esta transposição”, ressaltou.

Moradias

"Minha mensagem é muito clara: vamos continuar avançando cada vez mais e contriubindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte com obras de infraestrutura. Nas obras de infraestrutura, temos o Minha Casa, Minha Vida que já investiu R$ 1 milhão e teremos mais R$ 2 milhões contratados de 2011 a 2014. Hoje temos previsão de 19 mil moradias e podemos chegar a 38 mil", destaca.
Aeroporto de São Gonçalo
A candidata à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, garantiu, na manhã desta quarta-feira (28), que, caso eleita, vai trabalhar em prol da conclusão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, obra que se arrasta desde a década de 90
Dilma concede entrevista na SBPC
Em seguida A candidata petista à presidência da República, concedeu uma coletiva de imprensa nas instalações da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A coletiva foi marcada pro problemas de organização e prejuízo do acesso às informações por parte dos jornalistas presentes, que não puderam, sequer, fazer perguntas à presidenciável.

Dilma falou durante doze minutos e voltou comentar sobre a educação, à exemplo do que já havia feito mais cedo, em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, no Jornal da 96 FM.

Criticou, mais uma vez, o partido Democratas, a quem acusou ser contra o Programa Universidade Para Todos, do governo Lula.

“Eles foram contra o Prouni com palavras e gestos. O governo luta pela integração da educação, favorecendo o desenvolvimento acadêmico dos brasileiros”, destacou durante coletiva.

Segundo a ex-ministra, o DEM deu entrada em um processo de inconstitucionalidade do Programa, na época de sua criação.

Encerrando sua participação em seminário, a candidata petista à presidência, prometeu que vai ampliar de a participação do setor de Ciência e Tecnologia no PIB, passando de 1,34% para 2%.

Além desta meta, Dilma destacou o Desenvolvimento Tecnológico como a outra base de suas metas para a educação. “Temos que nos preocupar com tecnologia porque seremos o maior consumidor dela, por causa do pré-sal. A exploração de petróleo em águas profundas tem que ser feita cuidadosamente para que não ocorram desastres, como o recente no Golfo Pérsico, causado descaso e inadequação técnica”, destacou a ex-ministra.

Sobre o assunto, Dilma falou ainda sobre o Centro de Tecnologia das Forças Armadas, para o qual pretende aumentar o número de bolsas. A candidata petista fez ainda uma promessa: se eleita, pretende fazer com o Brasil chegue a ter 220 mil doutores e 450 Centros Vocacionais Tecnológicos.

Na abertura do evento, a ex-ministra falou sobre a questão do acesso à internet. Segundo ela, sua meta é ampliar a internet banda larga em todo o Brasil. “Vou levar internet banda larga para todos os estados”, garantiu.

Dilma Rousseff falou ainda da importância dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s) para a formação profissional dos jovens brasileiros. O Rio Grande do Norte conta atualmente com três CVT’s: o do Agronegócios, em Mossoró, e da Mineração, em Currais Novos, e o Têxtil, em Caicó.

“Vou dar continuidade ao trabalho de Lula. Eu parto de um alicerce construído por ele, a partir do momento em que inaugurou a era da inclusão social para mais de 190 milhões de brasileiros”, destacou.
Informações do Nominuto.com