terça-feira, dezembro 07, 2010

Festa para os vaqueiros em São José do Mipibu

Milhares de vaqueiros se reuniram neste domingo para numa grande confraternização realizada na Fazenda Bonfim, em São José de Mipibu, lugar em que funciona o Projeto Cultural Museu do Vaqueiro e o Forró da Lua. O evento é realizado há oito anos na primeira semana de dezembro. É uma homenagem aos homens que desbravaram a região Nordeste, diz o agrônomo e organizador da festa do vaqueiro, Marcos Lopes.

Os vaqueiros são homens responsáveis por cuidar de rebanhos. E o Nordeste, segundo Lopes, foi a primeira região do Brasil a apostar na criação de bois.

Ornamentados com suas “armaduras”, incluindo botas, chapéus e casacos de couro, homens de várias partes do Nordeste se reuniram, reavivando práticas tradicionais como a pega do boi, ação em que perseguem, enfrentam e derrubam o animal, usando a força do corpo, e que deu origem as vaquejadas.

Além do pega do boi, o evento incluiu missa do vaqueiro e, de forma inédita este ano, uma vaquejada com participação de amazonas. Também pela primeira vez o evento está integrado à cavalgada promovida pela igreja católica de Nísia Floresta. A cavalgada é realizada há três anos como parte da festa da padroeira do município, Nossa Senhora Doó.

Este ano, apenas na cavalgada, foram registrados mais de 100 participantes entre vaqueiros, ex-vaqueiros, membros da igreja e simpatizantes. ``O objetivo é integrar a população em torno da igreja´´, diz o organizador da cavalgada, Evalto Pereira do Nascimento. Padre José Lenilson de Morais, que está á frente da igreja, complementa que o objetivo é aproximar os homens que trabalham com o gado e com a terra da igreja e proporcionar um momento de lazer sadio a população. “Estamos unindo as pessoas em torno da fé”, comenta.

Os participantes saíram da igreja de Nísia Floresta até a Fazenda Bonfim. A cavalgada atraiu gente de todas as idades que tem em comum a paixão pelos animais. O pecuarista José Miranda, 45, participa desde a primeira edição. Já o agricultor Gilberto Borges, 39, se juntou ao grupo na edição deste ano e levou junto o filho, Gildson, de 10. Desde os quatro anos de idade o menino monta.

Complexo de Santa Rita já apresenta problemas na estrutura

Apenas cinco meses depois de ter sido inaugurado, o Complexo de Santa Rita, na cidade de Santa Cruz, já apresenta muitos problemas na estrutura. O assoalho de madeira, no hall dos restaurantes, está com desníveis e, o pior, já tem até buraco.

Esse cenário é um risco iminente para as pessoas que frequentam o Complexo de Santa Rita. Em alguns pontos do assoalho é possível observar que ele está na iminência de romper.

O Complexo, apontado como a principal obra dos últimos anos em Santa Cruz, custou aos cofres públicos quase R$ 4 milhões.

Governadora eleita recebeu a visita da cônsul britânica

A governadora eleita Rosalba Ciarlini recebeu a visita da cônsul britânica Paula Walsh e do Pro cônsul, Gareth Moore, que estão de férias em Natal. Durante o encontro, a governadora eleita e a cônsul falaram sobre a Copa 2014. Paula Walsh afirmou que os ingleses têm interesse em contribuir com os projetos sociais que o evento poderá trazer para o Estado. “A Copa é uma oportunidade unica que dará uma viabilidade ao o país ”, disse

Servidores planejam paralisar atividades em São Gonçalo do Amarante

Os servidores dos setores de saúde e educação de São Gonçalo do Amarante planejam a paralisação das atividades nesta quarta-feira para solicitar melhorias salariais e protestar contra a ameação de parcelamento do salário de dezembro. 

A paralisação está sendo organizada pelos sindicatos municipais da Saúde (Sindsaúde) e Educação (Sinte) e tem como principal bandeira a luta contra a informação de que a prefeitura pode suspender o décimo terceiro dos cargos comissionados e dividir os salários dos servidores, motivada pela crise financeira com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

"De acordo com as leis trabalhistas do país e com o estatuto do servidor do município, os salários devem ser pagos até o quinto dia útil de cada mês. Nenhum empregador pode dividir os salários dos trabalhadores de maneira que a remuneração de um mês seja paga no outro.", destaca a diretora do sindicato da Educação, Socorro Alves.
  
Para as diretorias dos Núcleos do Sindsaúde e do Sinte, o município possui recursos suficientes e não pode parcelar o pagamento dos salários.

Ceara-Mirim: Peça em cena "O Auto de Nossa Senhora"


Atores e atrizes iniciantes, oriundos das oficinas sob o comando do professor Washington Pereira, incansável defensor da arte de representar, deram um show de interpretação na peça montada em comemoração a padroeira da cidade. A apresentação em si foi de encher os olhos dos que estavam ali presentes. Um trabalho de primeira com atores e atrizes dublando as suas próprias vozes, numa sincronia perfeita.







Municípios que não tiverem bibliotecas vão perder verba federal

Municípios que não tiverem pelo menos uma Biblioteca Pública Municipal (BPM) em funcionamento poderão perder os repasses do Ministério da Cultura. É o que determina Portaria assinada pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira.

O Ministério identificou também, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), que alguns dos equipamentos estaduais estão defasados. Por isso, a exigência também se estenderá aos 27 estados e Distrito Federal.

De acordo com o Censo Nacional, foram encontrados 420 municípios sem biblioteca. O Ministério da Cultura garante que tem enviado material para a implantação das bibliotecas. Kits com 2 mil livros, mobiliário, TV, DVD e computador. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mesmo com os kits, a abertura das bibliotecas implica em gastos, contratação de pessoal, espaço físico e manutenção, verba que a maioria dos Municípios do país não tem.

Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a proposta deve ser discutida e não imposta. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, defende que cada Município instale a sua biblioteca. "Trata-se de uma ferramenta indispensável para educação, mas o seu funcionamento não pode aumentar os custos dos Municípios que estão com as contas estranguladas", lembra.

Mais Querido é destaque na festa dos melhores de 2010

Uma noite para ficar na história do ABC Futebol Clube e do futebol potiguar. O Mais Querido, campeão brasileiro da Série C, feito inédito para o clube e para o Rio Grande do Norte, foi um dos homenageados no Prêmio Craque do Brasileirão 2010, evento promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A festa, que foi realizada no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro (RJ), premiou os melhores da temporada 2010 e encerrou as atividades do futebol no país.
 
O Clube do Povo, primeiro campeão brasileiro do RN, foi também o primeiro homenageado da noite. Os apresentadores da festa, os atores Evandro Mesquita e Marcos Palmeira, convidaram o presidente Ricardo Teixeira ao palco, que entregou a taça de campeão brasileiro da Série C 2010 ao presidente abecedista, Rubens Guilherme Dantas, ao técnico Leandro Campos e o capitão Ricardo Oliveira, com direito a escudo do Alvinegro no telão e o hino do Mais Querido ecoando por todo o Theatro Municipal.

O ABC ainda foi destaque nos discursos do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e do presidente do Corinthians/SP, Andrés Sanchez, que parabenizaram os campeões brasileiros, enaltecendo ainda mais a conquista alvinegra.

O presidente abecedista, Rubens Guilherme, demonstrou um pouco do que sentiu. “Foi um momento marcante e histórico para o ABC e para o futebol do Rio Grande do Norte. Uma bela festa, com os maiores nomes do futebol brasileiro e que premiou os melhores de 2010. Está aqui não é para qualquer um. Isso mostra o quanto foi importante e grandiosa esta nossa conquista”.

O Craque da Galera e do campeonato

Pela segunda vez consecutiva, o meia argentino Conca, do Fluminense, foi escolhido o Craque da Galera no Prêmio Craque Brasileirão, com um total de 692.112 votos (40%). O jogador tricolor recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente do zagueiro Dedé, do Vasco, e o meia Bruno César, do Corinthians. Dedé ficou com o segundo lugar, e Bruno César foi o terceiro colocado. E mais, este ano, o maestro tricolor também foi eleito como o melhor jogador do campeonato.

Primeiro dia do Assu Open

Com o ginásio Arnóbio Abreu lotado três jogos abriram à primeira rodada do Assu Open de Futsal. Na primeira partida, Ipanguaçú aplicou 5 a 1 em São Rafael, na segunda partia a equipe Casa do Cimento/Limoeiro ganhou de 4 a 0 do Najas/Atacadão Vieira e, por fim, o Cleiltur/Seleção da Várzea venceu o Potiguar de Mossoró por 2 a 0.

A competição segue nesta terça-feira com outros três duelos. Às 19h, o campeão assuense Prisiaca/Cal Mossoró enfrenta o Real Juventude, outro time assuense. Às 20h, Najas/Atacadão Vieira tenta a recuperação em jogo contra Pendências. E, para fechar a noite, o Casa do Cimento/Limoeiro do Norte encara o Baraúnas, em jogo que promete ser movimentado, já que as equipes se enfrentaram em torneio na última sexta-feira (3) e empataram em 2 a 2.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

TALENTO SITIONOVENSE


A sitionovense Maria das Dores Nena de Araújo Silva, teve suas poesias expostas durante a realização da VI Semana de Arte e Cultura que foi realizada durante os dias 23 e 24 de novembro pela Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Medici, que acabou mobilizando a todos que foram até a escola conferir de perto as apresentações e exposições feitas durante o evento.

O nome Nena que antes era apelido, hoje é nome de registro legalmente reconhecido. Nena tem 48 anos, é funcionária pública municipal, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acarau – UVA.

AdImiradora e defensora da Poesia, a poeta sitionovense, adotou como tese de defesa durante seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, “A Poesia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental” de sua própria autoria.

Nena já escreveu mais de 40 titulos entre os quais: A Poesia em Mim, Ao cambalear da Noite, Água Uma Gota Pela Vida, Somos Dignos, Espaço Escolar, Vida... entre outros. Nenhum ainda publicado. Mas, sonha um dia os tornar reconhecidos.

Ouvinte fiel e correspondente da emissora de Rádio Santa Cruz AM, que já divulgou em sua programação todos os títulos da poeta sitionovense que iniciou suas obras em 2003 homenageando a rádio do trairi, quando escreveu sua primeira poesia com o titulo “NAS ONDAS DA RÁDIO SANTA CRUZ EU VOU”.

Além do curso superior, a sitionovense, também cursou outros cursos que a incentivou cada vez mais seu gosto pela poesia como: Professora Regente de Biblioteca em 2004, pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura e Programa de Rádio pelo UNICEF em 2006, que acabou despertando o interesse da poetisa pela rádio, área em também deseja atuar.

Entre os cursos já exposto acima estão os de: Língua Portuguesa, Líder Cidadão, Desenvolvimento Interpessoal e Ética. Além das participações em eventos como: Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva, Conferência Estadual da Assistência Social, II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2009/2012, I Seminário de Sensibilização do Projeto de Abastecimento D’água. A poeta ainda é membro do Comitê Municipal de Educação, do PAR – Plano de Ações Articuladas e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social.

Apesar das atribuições no social, profissional e familiar, ainda resta tempo para refletir e poetizar.

Do Blog: Quero aqui parabenizar a senhora Maria das Dores Nena de Araújo Silva, pelo seu talento, responsabilidade e competência como cidadã, profissional e mãe, por tudo que vimos nessa postagem. E dizer que o blog será parceiro da Poeta Sitionovense divulgando seus títulos em nosso portal.














Lagoa Nova sai na frente e começa a discutir Plano Municipal de Saneamento Básico

Lagoa Nova pode ser o primeiro município do Seridó a iniciar o processo de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, entre os 154 municípios do Rio Grande do Norte atendidos pela Caern. O prefeito Erivan Costa assinou a portaria que cria a comissão responsável em discutir esse projeto, garantindo também as condições para que seja assinado o Contrato de Programa, documento exigido pela legislação para a concessão do serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos.

O plano também é necessário para que os município se habilite a receber recursos estaduais e federais para a realização de obras de saneamento básico.

Campeão do Nordeste empata e cai para a Segunda Divisão

O Giro descobriu a zica que secou o timão no ano do centenário

CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010

A festa do pó de arroz está de volta. A torcida grita, com toda força, que o Fluminense é tricampeão brasileiro, lembrando a Taça de Prata conquistada em 1970. Para a CBF, ao menos por enquanto, é bicampeão. Mais importante, no entanto, é que ficou com o troféu quem mais a mereceu.

Nominuto destaca campanha: Adote uma carta e faça “Papai Noel” dos Correios

São pedidos simples que podem fazer valer o Natal de uma criança carente. Em carta endereçada a Papai Noel, um menino pede “um abraço”. Outros tantos – a maioria, segundo dito pela assessoria de imprensa dos Correios – pede material escolar para o próximo ano letivo. “Vou pedir um caderno, Papai Noel, mas o que eu queria mesmo era uma bicicleta”, uma menina escreveu.


Para apadrinhar uma dessas cartinhas e realizar o desejo de Natal de uma criança, basta se dirigir a uma das agências dos Correios e escolher uma das cartas disponíveis. De abraços a celulares, há pedidos para todos os bolsos e gostos. Na maioria das vezes, nem custa muito ajudar.



Todo ano, os carteiros recebiam milhares de cartas e não sabiam o que fazer com ela. Algumas chegavam até a ser incineradas. Até que começou na empresa um movimento para “adotar” as cartinhas e realizar os pedidos das crianças. Com o passar do tempo, o projeto foi integrado pela empresa como campanha institucional. 



Até o momento, 8 mil cartas válidas já foram computadas pela empresa. Por outro lado, apenas 80 presentes foram entregues na sede, localizada no bairro da Ribeira. De acordo com o chefe da assessoria da empresa, João Vianey, apesar do baixo número até o momento, a expectativa é de que 3 mil sejam entregues até o dia 17 de dezembro, data limite para doação.



As cartas ficam à disposição do público, por outro lado, somente até o dia 15. Mesmo as crianças cujos pedidos não forem adotados recebem uma carta assinada por “Papai Noel”. De acordo com o chefe da assessoria dos Correios, João Vianey, esta é uma forma de fazer com que as crianças se sintam acolhidas mesmo que não recebam o presente.

Para este ano, uma novidade: foram firmadas parcerias com as escolas da rede municipal tanto para incentivar as crianças a escreverem quanto para aumentar a qualidade do material recebido. O que acontece é que muitas cartas chegam com endereço insuficiente.


Para a coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor José Carlos, Erika Canhestro, “participar desse projeto gera esperança e expectativa”. Segundo relatou, muitas crianças não sabiam sequer o que pedir. “Elas não estão acostumadas a receberem presentes e ficam meio perdidas mesmo. Outras tentam compensar a falta cotidiana para pedir coisas caras”.



Outras ainda aproveitam para pedir algo para os outros membros da família. É o caso de um menino de dez anos, que queria receber uma cama de casal com colchão para a avó. Mesmo um colombiano radicado em Natal resolveu participar do projeto dos Correios pedindo uma pista de carros.

Nominuto.com

PRF impede assalto a banco na Paraíba e no RN

A Polícia Rodoviária Federal conseguiu evitar que bandidos fossem assaltar agências bancárias na Paraíba ou Rio Grande do Norte após interceptar a quadrilha na BR-101 na madrugada deste domingo (5). A PRF recebeu uma informação do Núcleo de Inteligência da própria PRF de Pernambuco, comunicando que quatro elementos fortemente armados estavam em uma camioneta e se dirigiram no sentido Recife – João Pessoa pela rodovia BR-230.

Uma barreira policial foi montada no Posto da PRF de Mata Redonda no km 107 da BR-101, quando aproximadamente às 01h10, deste domingo (5), o veiculo suspeito antes mesmo de ser parado, seus ocupantes começaram atirar nos policiais que revidaram e conseguiram parar a camionete metros depois.
Ainda debaixo de intensa troca de tiros, os quatros elementos conseguiram fugir pelo matagal e um deles que foi ferido na cabeça acabou sendo preso por uma equipe da Polícia Militar que está apoiando a PRF no sentido de capturar os demais elementos nas redondezas do município de Alhandra.

O preso, de prenome “Igor”, confessou que a quadrilha, todos os elementos residentes no município de Caruarú/PE, tinha o objetivo de explodir caixas eletrônicos em uma agência do Banco do Brasil no estado do Rio Grande do Norte, inclusive com o apoio de parceiros do crime residentes em João Pessoa. Igor também confessou que o veículo, o qual estava sendo utilizado pela quadrilha, uma camioneta Toyota HiLux de cor prata, tinha sido tomada de assalto no sábado (4) na cidade de Caruaru.

Neste momento equipes da PRF. GOE da Polícia Civil e Polícia Militar da Paraíba, estão fazendo diligências nas áreas de Alhandra, Conde, Caaporã, Pedras de Fogo e demais localidades próxima a divisa dos estados da Paraíba com Pernambuco. Enquanto que o acusado está sendo levado para ser entregue na Delegacia do Grupo de Operações Especiais – GOE da Polícia Civil em João Pessoa.
Fonte; Cardoso Silva

Vitória de Gildene em São Francisco do Oeste

Após a totalização dos votos das 10 seções eleitorais, a candidata Antônia Gildene Costa Barreto Lobo venceu as eleições suplementares para o cargo de prefeito de São Francisco do Oeste com 1.534 votos, 51,67 % dos votos válidos. Gildene foi eleita pela coligação “União e Vitória”, formada pelos partidos PTB, PDT, DEM e PMN, e tem como vice Leidemar Morais.

2º colocado: João Raulino Sobrinho – coligação “Paz, Trabalho e União” (PMDB, PC do B, PRB, PT e PSB) com 1.435 votos – 48,33% votos válidos.

Votos Válidos: 2.969 (96,27%)
Votos em Branco : 17 (0,55%)
Votos Nulos : 98 (3,18%)
Comparecimento : 3.084 (92%)

Parceria entre UERN e Prefeitura de Mossoró firma construção da Maternidade Universitária

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN e a Prefeitura de Mossoró vão formar parceria para a construção de Maternidade Universitária Pública na cidade. Os termos do acordo foram discutidos pela prefeita Fafá Rosado e o reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros, em audiência realizada nesta quinta-feira (2), no Palácio da Resistência, sede do Governo Municipal. 

Na audiência, que contou com a presença do secretário da Cidadania, Francisco Carlos, e da gerente da Saúde, Jaqueline Amaral, o reitor Milton Marques acatou a proposta feita por Fafá Rosado para que a equipe técnica da prefeitura elabore o projeto da maternidade, para agilizar a liberação das verbas federais assegurados em emenda coletiva de bancada, no valor de R$ 60 milhões. 

Além disso, a UERN e a prefeitura vão firmar um acordo de cooperação, a ser celebrado ainda este ano, formalizando a parceria entre as duas instituições. O reitor Milton Marques chegou a sugerir um terreno para construção da maternidade, ao lado da Faculdade de Ciências da Saúde, mas deixou a critério a prefeitura a escolha da área. Para Milton Marques, além de servir à população, a maternidade será de grande valia para os estudantes de Medicina, pois servirá como hospital-residência para os estudantes que concluírem seus estudos. 

União, Estados e Municípios não são responsáveis por pagamentos trabalhistas na inadimplência de empresas contratadas, decide STF

Por votação majoritária, o Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou, n última quarta-feira (24), a constitucionalidade do artigo 71, parágrafo 1º, da Lei 8.666, de 1993, a chamada Lei de Licitações. O dispositivo prevê que a inadimplência de contratado pelo Poder Público em relação a encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem pode onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis.

A decisão foi tomada no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 16, ajuizada pelo governador do Distrito Federal em face do Enunciado (súmula) 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, contrariando o disposto no parágrafo 1º do mencionado artigo 71, responsabiliza subsidiariamente tanto a Administração Direta quanto a indireta, em relação aos débitos trabalhistas, quando atuar como contratante de qualquer serviço de terceiro especializado.

Kaká rompe com a Igreja

O tempo afastado da mídia, após a Copa do Mundo da África do Sul, não serviu apenas para o meia Kaká se recuperar das contusões. Neste final de semana, uma reportagem da revista Veja confirmou o rompimento do jogador e sua esposa, Caroline Celico, com Igreja Renascer em Cristo.

A oficialização da saída do casal foi feita por Caroline. Ela explicou que eles estão afastados desde agosto deste ano, mas não detalhou sobre os motivos. Apenas ressaltou para a Veja que foram “por motivos pessoais”.

A esposa do craque do Real Madrid-ESP também não afirmou se o rompimento tem relação com as denúncias ao casal Estevam e Sônia Hernandes, fundadores e pastores da Igreja Renascer em Cristo.

“Não vou fazer nenhum comentário. Cada um tem o seu ponto de vista sobre inúmeros assuntos”, disse. “O meu tempo na Igreja Renascer acabou. E o que posso afirmar é que hoje minha busca constante é somente por Deus”, concluiu Caroline.
Fonte: Futebol do Interior